• Nenhum resultado encontrado

IGREJA METODISTA 4ª REGIÃO ECLESIÁSTICA CANTINHO DA... DICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IGREJA METODISTA 4ª REGIÃO ECLESIÁSTICA CANTINHO DA... DICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS..."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA 4ª REGIÃO ECLESIÁSTICA

CANTINHO DA....

DICAS DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS...

Quando falamos em Ministério Infantil, não somos apenas contadores de histórias. Somos ministros da palavra de Deus. E devemos fazer tudo com excelência. Primeiro, o Espírito Santo irá falar ao nosso coração. Em seguida, iremos nos preparar para levarmos a Mensagem ao coração de nossas crianças.

(2)

-Oração ( Antes de começar a Contação de história faça uma oração com as crianças) -Preâmbulo ( Música)- Para as crianças saberem que está na hora da História

-Expressão Corporal (Procure sempre ficar de pé. Facilita a expressão do corpo e demonstra prontidão de sua parte).

-Entonação Vocal (Fale em tom gentil e com variação da entonação vocal nos momentos mais emocionantes.)

- Gesticule com entusiasmo o enredo da história (faça caras e bocas triste, feliz, desanimado, cansado, orando, estátua, festa, saudade, som de choro, voz de malvado, dê risadas, imite animais, peça para eles imitarem também, pule, marche, dance, conte a história com seu corpo.)

- Use roupas e sapatos confortáveis; Use roupas e acessórios atrativos para esse momento. (Mas nunca deixe que uma roupa chame mais atenção que sua Mensagem/ história).

\

Jesus era um grande contador de histórias! Ele criava histórias a partir da realidade e da vivência do povo segundo o tempo e a cultura. Essas histórias Ele chamava de parábolas.

Leve em consideração a faixa etária da criança no momento da história:

-Crianças até 3 anos: Histórias com duração de 2 a 4 minutos. (Use recursos visuais na hora da história)

(3)

- Crianças de 4 a 6 anos: Histórias com duração de 5 a 10 minutos. (As histórias podem conter ritmos e podem ser repetitivas. Podemos usar recursos visuais grandes também). -Crianças de 6 a 9 anos: Histórias com duração de 10 a 15 minutos. (Gostam de interagir com a história)

-Crianças de 10 a 12 anos: Histórias com duração de 15 a 20 minutos. (Gostam de Dramatização; participação na história).

Dica: Se iremos ministrar para todas as faixas etárias ao mesmo tempo. A duração da Ministração (história) deve ser de 10 a 15 minutos no máximo.

Sugestões de histórias para crianças de 0 a 6 anos:

Criação, Adão e Eva, A arca de Noé, Jesus segura a criança, nascimento de Jesus, Zaqueu, Jonas, As parábolas, o plano da salvação através das cores, etc.

Sugestões de histórias para crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos:

As parábolas, Abraão, Jacó e Esaú, A armadura de Deus, Moisés, Paulo, José do Egito, etc.

HISTÓRIA DA VERDADEIRA PÁSCOA CRISTÃ...

A Bíblia conta que o povo escolhido por Deus, o povo de Israel, vivia como escravo no Egito: (MOSTRAR A IMAGEM DE UMA CORRENTE)

Mas Deus ouviu o clamor do seu povo e enviou Moisés para libertar o povo do Egito.

Deus enviou 10 pragas (MOSTRAR A IMAGEM DO NÚMERO 10) sobre o Egito para que Faraó deixasse o povo de Israel livre da escravidão.

(4)

Mas o rei Faraó (MOSTRAR A IMAGEM DE UMA COROA DE REI) endureceu o coração e não queria libertar o povo. Até que Deus enviou a última praga- a morte dos primogênitos do Egito: “E todo primogênito do Egito morrerá, mas nada acontecerá com Israel para que saibam que Eu sou Deus”.

Disse o Senhor a Moisés: Cada família de Israel matará um cordeiro (MOSTRAR A IMAGEM DO CORDEIRO) e passarão o sangue nas ombreiras e nas vergas das portas e comerão a carne assada no fogo. “ É a Páscoa do Senhor! Quando eu vir o sangue, passarei por vós e não haverá morte na casa”.

Quando Faraó viu a morte de todos os primogênitos do Egito e soube que Deus salvou todos os primogênitos de Israel que obedeceram a Deus e colocaram o sangue no portal, deixou o povo ir. (QUEBRAR A CORRENTE)

Assim Deus libertou seu povo, e até hoje os judeus comemoram a Páscoa como libertação da escravidão do Egito.

Aprendemos o que a Bíblia conta da Páscoa dos Judeus. E como nós os cristãos comemoramos a Páscoa?

A Bíblia diz que todos nós pecamos e somos escravos do pecado. (MOSTRAR A CRUZ COR PRETA)

Mas Deus nos ama tanto que enviou Jesus, O Cordeiro de Deus, para libertar o povo da escravidão do pecado.

Jesus veio ao mundo (MOSTRAR A CRUZ COR VERMELHA) derramou seu sangue na cruz para nos libertar da escravidão dos nossos pecados e para nos dar vida eterna com Deus. João 3:16

A Bíblia diz que Jesus não ficou morto, (MOSTAR A CRUZ COR BRANCA) mas no terceiro dia ressuscitou. Ele venceu a morte, está vivo e por isso todo aquele que crê que o sangue de Jesus nos liberta dos pecados está livre para viver uma vida perto de Deus.

(MOSTRA A CRUZ COR AZUL) E antes de ir para o céu, Jesus nos deixou uma promessa que Ele estaria conosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

(MOSTRAR A CRUZ COR VERDE) Jesus nos deu nova esperança.

(MOSTRAR A CRUZ COR AMARELA) E um dia estaremos com Ele no céu, na nova Jerusalém, onde as ruas são de ouro e de cristal. Estaremos para sempre louvando ao Senhor dizendo SANTO, SANTO, SANTO.

A PÁSCOA NÃO É OVO DE CHOCOLATE E NEM O COELHINHO COMO O MUNDO DIZ. A NOSSA PÁSCOA É JESUS QUE SE SACRIFICOU POR NÓS COMO UM CORDEIRO! ALELUIA! ELE VIVE!

(5)

SUGESTÃO DE MÚSICA PARA A PÁSCOA:

Eu olho para a cruz ( Quebrantado)

https://www.youtube.com/watch?v=NuRhM0e99aQ

Por que me amou tanto assim- Crianças Diante do Trono

https://www.youtube.com/watch?v=S2rdni8X14o

Páscoa, vida amor maior-

https://www.youtube.com/watch?v=YQzGKOznX-A

Ressuscitou – Minha Vida é uma viagem

https://www.youtube.com/watch?v=dV2kQ8PVkYU

(6)

DICA DE LIVRO:

CRIANÇA COM C - Os 5 Cs do Ministério com crianças. Lucas e Jackeline Hayashi

(7)

Um líder de excelência precisa estar sempre lendo! Se deseja aprender mais, este livro é super indicado. Muitas igrejas fazem audição para quem deseja entrar no Ministério de crianças, a partir do estudo desse livro.

É uma obra voltada para pais, líderes e voluntários de crianças, e traz uma metodologia para levantar crianças com valores do Reino de Deus de forma prática e sustentável. O livro apresenta cinco pontos baseados em princípios cristãos, onde crianças são discipuladas, capacitadas e direcionadas para seus chamados. Tem como objetivo esclarecer a importância e o poder que o Ministério com Crianças carrega para transformar famílias, sociedade e nação.

O CARDÁPIO NO MINISTÉRIO INFANTIL

No cardápio do Ministério Infantil de sua igreja tem cachorro-quente?

A nutricionista Michele Nascimento da igreja Metodista em Areias- Ribeirão das Neves/ MG nos orienta sobre os malefícios da salsicha:

É importante saber que se trata de um alimento embutido, ou seja, é formado por carne picada e condimentada e envolvida em um produto sintético ou de origem animal.

Para se terem maior duração, esses alimentos são modificados quimicamente.

Um dos graves problemas em relação aos alimentos embutidos é o fato de eles carregarem um teor alto de gorduras saturadas, que estão associadas ao aumento dos níveis de colesterol e a elevação do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Para ter uma noção, uma porção de 100 g de salsicha apresenta 9 g de gorduras saturadas. Os embutidos como a salsicha são abundantes em aditivos. E esses aditivos deixam o fígado

(8)

sobrecarregado, devido ao fato de que o órgão não consegue eliminá-los da maneira apropriada.

Devemos honrar nossas crianças com o lanche que preparamos para elas. Você tem honrado suas crianças?

Laura Melo dos S. Serafim Pedagoga/Psicopedagoga

Contadora de histórias/Especialista em Ministério Infantil Igreja Metodista - Juiz de Fora/ Minas Gerais

Referências

Documentos relacionados

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

¾ Segundo nível • Terceiro nível – Quarto nível A FAMÍLIA PROFIBUS A FAMÍLIA PROFIBUS PROFIBUS-FMS PROFIBUS-FMS é a solução de propósito geral para comunicação de

Você não deve tomar BISOLTUSSIN se tiver alergia à substância ativa ou a outros componentes da fórmula; em tratamento concomitante ou tratamento nas 2 semanas anteriores com

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam