• Nenhum resultado encontrado

Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Psicogênese da

Linguagem Oral e

(2)
(3)

Compreender a relevância da metalinguagem para a aprendizagem

da linguagem escrita

Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita

Responsável pelo Conteúdo:

(4)
(5)

Unidade

Compreender a relevância da metalinguagem para

a aprendizagem da linguagem escrita

Nesta Unidade da disciplina “Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita: subsídios para Alfabetização e Letramento” abordaremos a importância que a metalinguagem possui na linguagem escrita. Vamos destacar em que medida a metalinguagem pode contribuir para o trabalho do professor, fazendo com que as crianças aprendam de forma mais eficiente.

Conhecemos a importância da metalinguagem na aprendizagem da linguagem escrita. Nesta unidade, vamos abordar a relevância da metalinguagem para a aprendizagem da linguagem escrita. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possui todas as informações, materiais didáticos e atividades referentes a esta unidade. Estão à sua inteira disposição diversos recursos, elementos visuais e audiovisuais para auxiliar o seu processo de aprendizagem a fim de torná-lo mais acessível, mais significativo e interativo.

Não esqueça de que você pode contar com o auxílio do professor-tutor que, prontamente, tentará sanar suas dúvidas. Se houver problemas técnicos, você tem a possibilidade de contar com a equipe de suporte!

Nesta unidade, trabalharemos os seguintes tópicos:

• Compreender a relevância da metalinguagem para a aprendizagem da linguagem escrita

(6)

6

Unidade: Processos e áreas de conhecimento em Projetos

Conforme definição do relatório do “Grupo de Trabalho - Alfabetização Infantil: os novos caminhos” (Brasil, 2005, p.20) “escrever consiste na capacidade de codificar graficamente os sons correspondentes a uma palavra”.

Para o aprendiz, a percepção dos sons pode representar um problema porque existem diferenças linguísticas entre eles. A percepção dos sons é muito importante porque cada som falado tem uma letra certa para simbolizá-lo (Lemle, 2009).

Dito de outra forma, ao encontrar as diferenças linguísticas, a criança precisa fazer uma análise e uma distinção consciente para saber quais são os pedacinhos que compõem a fala corrente. Para a aprendizagem da leitura e da escrita, a criança deve ser capaz de perceber a ligação simbólica entre as letras e os sons da fala, conseguir perceber as diferenças entre as letras e ouvir conscientemente os sons da fala, com suas diferenças linguísticas. Daí, a importância da habilidade de reflexão sobre a língua falada (Lemle, 2009).

Com isso, podemos dizer que expor a criança apenas ao contato com a linguagem escrita não garante a instalação de habilidades que possibilitem o tratamento desse nível da linguagem. É essencial, no caso do professor alfabetizador, conhecer os aspectos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita, pois assim, o ensino pode caminhar sobre uma estrutura capaz de dar suporte às ações planejadas por ele e auxiliá-lo durante o percurso dessas aprendizagens.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Brasil, 1996, Lei 9394, p. 12) traz como objetivo principal do Ensino Fundamental proporcionar aos estudantes a formação básica para a cidadania e por meio da escola, desenvolver a aprendizagem, “tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita e do cálculo.” No entanto, os resultados de avaliações realizadas com uma amostra de alunos brasileiros, a despeito de frequentarem a escola, não revelam competência na leitura e na escrita (PISA, 2009; IDEB, 2011; SARESP,2009; INAF, 2011).

As pesquisas sobre aprendizagem da leitura adquiriram uma posição indiscutível dentro dos avanços da Psicologia Cognitiva da Leitura. No entanto, as políticas públicas adotadas no Brasil, ainda não estão acompanhando a evolução desses conhecimentos produzidos pela área. Os resultados das pesquisas relacionadas a essa área permitem uma discussão teórica que traz à luz os conhecimentos inerentes aos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita (Brasil, 2005).

Os especialistas em alfabetização infantil, participantes da elaboração do Relatório (Brasil, 2005), destacam que assim como ocorreu em países como Estados Unidos, Inglaterra e França, o Brasil pode ter resultados muito melhores com a utilização dos conhecimentos gerados pelas pesquisas dentro dessa perspectiva, uma vez que esses conhecimentos podem ter vigor suficiente para respaldar a revisão das diretrizes políticas voltadas à alfabetização.

As pesquisas demonstram que é possível desenvolver a consciência fonológica com instruções planejadas em conjunto com as demais atividades curriculares e, que ao ter essa intenção, o professor pode acelerar a aprendizagem da leitura e da escrita (Adams et al., 2006).

Fonte: Siccherino, L.A.F. (2013). Primeiras Fases da Alfabetização: como a intervenção em consciência fonêmica ajuda as crianças na aprendizagem inicial da leitura. Tese de Doutorado em Educação: Psicologia

da Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC/SP.

(7)

Compreender a relevância da metalinguagem para a aprendizagem da

linguagem escrita

Consciência

Fonológica estrutura fonológica da línguaReflexão sobre a

Consciência da segmentação das palavras em sílabas. Exemplo: sa – co - la Consciência de rima. Exemplo: PETECA

termina com o mesmo som de BONECA

Consciência da aliteração. Exemplo: PALHAÇO começa com o mesmo

som de PAÇOCA.

Consciência fonêmica (consciência das menores

unidades da fala)

Consciência da segmentação das sentenças em palavras. Exemplo: o / pirulito / caiu

Siccherino, 2013

De acordo com o material teórico da unidade três, a consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir sobre a linguagem oral de forma intencional, de acordo com as unidades sonoras que a constituem. Dito de outro modo, a consciência fonológica faz referência à conscientização de que a linguagem oral pode ser segmentada e os segmentos podem ser manipulados.

Conforme já abordamos no capítulo anterior, a consciência fonológica está inserida na metalinguagem (conforme ilustração) e pode ser entendida como:

“a habilidade de desempenhar operações mentais sobre o que é produzido por mecanismos mentais envolvidos na compreensão de sentenças. Portanto, a consciência metalinguística envolve tanto a consciência de certas propriedades da linguagem quanto a habilidade de tomar as formas linguísticas como objeto de análise”. (Mota, 2009, p.20)

A metalinguagem e todas suas habilidades são conscientes, intencionais e precisam da instrução formal e explícita para a aquisição.

Para o desenvolvimento da consciência fonológica os professores precisam conhecer, pelo menos, um pouco sobre a estrutura da língua, como a fonologia, que se refere ao estudo das regras inconscientes da produção da fala. Já a fonética refere-se ao estudo de como os sons da fala são articulados (Adams e cols., 2006).

(8)

8

Unidade: Processos e áreas de conhecimento em Projetos

O nosso cérebro faz a classificação e a percepção das menores unidades de som, a que chamamos de fonemas. Os fonemas fazem diferença no significado porque um fonema trocado modifica o significado da palavra, conforme o exemplo:

DEDO DADO

Imagens: Thinkstock/Getty Images

Se trocarmos o fonema /a/ pelo fonema /e/ muda o significado da palavra: a palavra dado muda para a palavra dedo.

Dito de outro modo, os fonemas são unidades da fala, mas são representados pelas letras da língua alfabética. Quando uma criança está aprendendo a ler e a escrever deve receber um ensino explícito e sistematizado desses sons e das devidas correspondências com as letras para que se tornem conscientes de como as palavras são formadas. A isso damos o nome de consciência fonêmica.

Mas quando deve ser iniciado esse ensino?

Na Educação Infantil, as crianças podem ser iniciadas na conscientização da consciência fonológica porque é um trabalho oral e deve ser lúdico e prazeroso. As atividades devem ser bem planejadas e preparadas para que as crianças aprendam brincando, embora já sendo inseridas nesse tipo de tomada de consciência da linguagem.

De acordo com Maluf e Barrera:

“É durante os anos pré-escolares e início da escolarização que as crianças aprendem a ler e a escrever e desenvolvem a capacidade de prestar atenção à fala analisando-a em seus diversos segmentos, a saber, fonemas, sílabas e palavras. (1997, p. 126)”.

Vejamos alguns exemplos:

Jogos de escuta Jogos com rimas Consciência de palavras e frases Consciência silábica Introduzindo fonemas iniciais e finais

(9)

Jogos de Escuta

Os jogos de escuta permitem que as crianças sejam introduzidas na arte de ouvir de forma atenta e analítica os sons da fala. Na escola, a professora pode solicitar que as crianças ouçam diversos tipos de sons: vento, portas batendo, outras pessoas conversando, crianças cantando, entre outros. As crianças podem permanecer de olhos fechados e ir descobrindo de onde vêm os sons, podem ouvir poesias, músicas. A professora pode trocar as poesias e as músicas por trechos incorretos para que as crianças identifiquem qual a parte incoerente com o habitual. Com isso, a professora estará permitindo a inserção das crianças no trabalho metalinguístico de ouvir de forma consciente os sons (Adams e cols, 2006).

Jogos com rimas

As rimas vão se tornando sensíveis aos ouvidos das crianças com muita facilidade. Os jogos, as músicas, as poesias e o ritmo são excelentes atividades para iniciar as crianças no trabalho com a consciência fonológica. O planejamento da professora deve conter atividades que convidem as crianças a prestarem atenção e a brincar com as diferentes formas de sons que ouvirem. Essas atividades são todas orais, uma vez que são direcionadas às crianças bem pequenas. Conforme as crianças vão progredindo na escolarização da Educação Infantil e conhecendo as letras, a professora poderá introduzir mais palavras nas rimas e mostrar a elas que as formas rimadas são escritas de forma semelhante (Adams e cols, 2006).

Exemplo:

PETECA BONECA

Consciência de palavras e frases

Essa habilidade é um pouco mais complexa porque possibilitará que crianças comecem a entender a lógica do sistema de escrita, ou seja, as crianças começam a ter consciência básica das palavras e frases. Essa consciência será aprimorada durante todo o processo de alfabetização, mas as crianças já podem começar a conhecer que as frases que falamos são formadas por uma sequência de palavras com significado e que podem ser faladas e que a ordem das palavras que falamos em uma frase pode alterar o significado.

Exemplos:

1) Palavras fora da ordem modificam o sentido da frase,

CABELO MENINA PRETO. É O O CABELO DA MENINA É PRETO.

2) As palavras devem ser separadas por espaços em branco quando são escritas. Na fala contínua, esses espaços em branco não são percebidos. A professora pode brincar com as crianças colocando fichinhas para cada pedaço falado.

(10)

10

Unidade: Processos e áreas de conhecimento em Projetos Consciência silábica

Depois que as crianças entenderem que as frases são formadas por palavras, a professora pode começar a mostrar que as palavras são formadas por sequências de unidades menores: as sílabas, que não possuem um significado, na maioria das vezes, como no exemplo a seguir:

SÍLABA COM

SIGNIFICADO

BA

SIGNIFICADOSÍLABA SEM

Esse trabalho é chamado de consciência silábica. É importante para desenvolver a consciência fonêmica. Os jogos e as brincadeiras podem ser, por exemplo, bater palmas, dar pulinhos, colocar fichinhas. Adams destaca que as palavras devem ser conhecidas pelas crianças para serem utilizadas nos jogos para que elas possam se lembrar dos sons. Exemplo:

SAPATO SA PA TO

Introduzindo fonemas iniciais e finais

Nesse momento, a professora deve elaborar atividades para as crianças começarem a perceber que os fonemas possuem identidades isoladas, como no exemplo:

BA

/b/ /a/

Os fonemas iniciais das palavras são mais fáceis de serem percebidos em comparação aos fonemas finais e mediais. É importante que a criança comece a perceber que quando os fonemas são trocados as palavras mudam de significado. Veja o exemplo:

POTE

BOTE

/p/ /b/

Conciência Fonêmica

Perceber que as palavras são formadas por fonemas significa descobrir e compreender o princípio alfabético. Essa percepção é semelhante ao entendimento de que as frases são formadas por palavras. Contudo, quando se trata de fonemas é mais difícil porque eles não são facilmente percebidos na fala contínua. As palavras e as sílabas são mais fáceis de as crianças perceberem. Essa dificuldade pode ser justificada pelo fato de os fonemas serem as menores unidades da língua e por não terem significado.

(11)

Uma possibilidade para as crianças perceberem os fonemas pode ser a percepção da pronúncia, utilizando espelhos a fim das crianças observarem o movimento das próprias bocas enquanto pronunciam as palavras.

Adams e seus colaboradores destacam:

“As pesquisas demonstram que, uma vez que as crianças tenham dominado a consciência fonêmica dessa forma, geralmente se segue um conhecimento útil do princípio alfabético com bastante facilidade. Isso não é de admirar: tendo aprendido a prestar atenção e a pensar sobre a estrutura da língua dessa forma, o princípio alfabético faz sentido. E tudo o que falta para que ele se torne utilizável é o conhecimento da letra específica pela qual cada fonema é representado.” (2006, p 124)

Introduzindo as letras e a escrita

Até agora as orientações se referem à estrutura da linguagem oral, embora as crianças já começam a conhecer e as reconhecer as letras. Assim, elas passam a aprender a perceber a correspondência entre as letras e seus respectivos fonemas. A professora pode trabalhar com a nomeação, o reconhecimento e a escrita das letras. O trabalho pedagógico deve estar pautado no ensino do funcionamento do alfabeto.

Segundo Adams e cols. (2006), a professora deve apresentar, primeiramente, um conjunto limitado de letras e ensinar nas correspondências letras/fonemas. Após a familiaridade com o primeiro conjunto de letras, a professora poderá introduzir outras. Não há a necessidade de ter pressa porque o importante é trabalhar com as crianças de forma consciente e reflexiva (metalinguagem). Outro fator que deve ser levado em consideração é que quando as crianças entendem a natureza do sistema, o avanço e o entendimento delas ocorrerão de forma muito rápida e fácil, uma vez que as crianças já terão entendido o princípio básico: as letras representam sons.

Com o início do Ensino Fundamental, a manipulação da escrita torna-se mais sistemática, o que possibilita as aprendizagens implícitas, mas em nada diminui o esforço que a criança faz para a aquisição da linguagem escrita.

O que dizem as pesquisas...

Pesquisas relacionadas às habilidades metalinguísticas e à aquisição da leitura sugerem que o desenvolvimento da consciência fonológica é um bom indicador de sucesso na alfabetização (Zuanetti, Schneck, & Manfredi, 2008; Siccherino, 2007; Gindri; Keske-Soares & Mota, 2007; Pestun, 2005; Capovilla, Gütschow & Capovilla, 2004; Salles & Parente, 2002; Maluf & Barrera, 1997; Capovilla & Capovilla, 1997; Soares & Cardoso-Martins, 1989).

Apontam, também, que programas de intervenção em consciência fonológica são facilitadores para aquisição da leitura e da escrita (Carvalho, 2010; Santos, 2004).

Barrera (2003) verificou que os alunos prestam mais atenção no aspecto sonoro e segmental da linguagem oral, no momento de aquisição da linguagem escrita. Para a autora a consciência fonológica representa um facilitador para o processo de aprendizagem da escrita.

Vários autores são favoráveis ao trabalho mencionado nesta unidade, de que as atividades pedagógicas que visam o desenvolvimento da consciência fonológica podem ser facilitadoras no desenvolvimento da consciência fonológica em seus vários níveis, promovendo a percepção de palavras enquanto sequências sonoras, possibilitando a análise e síntese dos sons dos quais as palavras

(12)

12

Unidade: Processos e áreas de conhecimento em Projetos

As atividades de intervenção fonológica e fonêmica vêm sendo bastante estudadas na literatura da Psicologia Cognitiva em diversos países. Os estudos sobre essas intervenções mostram de maneira clara que o desenvolvimento da consciência fonológica indica sucesso na alfabetização das crianças.

Outros estudos mostram (Dehaene, 2012; Snowling, 2012) que o desenvolvimento da consciência fonológica também é importante para crianças com dislexia, tendo em vista de que essa consciência é uma das habilidades prejudicadas e tem consequências diretas na alfabetização.

Concluindo

Diante disso, podemos dizer que as crianças, desde pequenas são capazes de utilizar a linguagem como forma de comunicação. Sem um ensino formal e explícito, as crianças vão adquirindo o conhecimento linguístico de forma implícita porque estão inseridas em um meio social no qual as pessoas utilizam a linguagem oral para se comunicar.

Entretanto, quando se trata da linguagem escrita, é necessário o conhecimento linguístico que envolve a manipulação intencional da linguagem, como objeto de pensamento. É aqui que podemos citar a metalinguagem, ou seja, a habilidade de refletir sobre os aspectos formais da língua.

Desde a década de 1980, vários pesquisadores da área da Psicologia Cognitiva vêm apresentando interesse em estudar os aspectos metalinguísticos. Hoje, há um consenso de que o conhecimento metalinguístico está relacionado à aquisição da linguagem escrita. Os estudos demonstram que para essa aprendizagem deve haver certo grau de reflexão sobre a linguagem. Além disso, os estudos mostram que a reflexão sobre a linguagem é fruto de um ensino explícito, ou seja, de natureza escolar.

Sobre a importância da metalinguagem Roazzi e Carvalho destacam: “Quanto mais a criança

possui experiências com a linguagem e quanto mais reflete sobre seu uso, maior será sua consciência metalinguística.” (1995, p. 480).

De acordo com a literatura da área e com as pesquisas, podemos afirmar que a metalinguagem e suas diferentes habilidades são essenciais para a aprendizagem da linguagem escrita, especialmente a consciência fonológica, uma vez que ela se refere à reflexão da linguagem em várias unidades: sons, frases, palavras, letras e fonemas.

Devemos adquirir cada vez mais conhecimentos a respeito de questões que cercam a aprendizagem da linguagem escrita, os estudos mais recentes e as implicações pedagógicas trazidas por esses estudos.

Na medida em que os resultados de pesquisas vão surgindo mais questões técnico-metodológicas vão sendo preparadas. Diante disso, mais conhecimentos vão chegando para auxiliar os profissionais da educação a lidar com as questões da alfabetização.

Por fim, Maluf e Gombert, (2008, p. 134), afirmam:

Pesquisas recentes, realizadas no contexto da teoria cognitiva da leitura, vêm produzindo evidências de que o método de alfabetização mais eficiente é aquele que favorece a instalação de duas competências básicas: consciência fonêmica e o domínio do princípio alfabético. Aí reside a captação da lógica indispensável para aprender a ler e a escrever.

As pesquisas e seus resultados podem dar aos profissionais da Educação conhecimentos sobre os processos implicados na aprendizagem da leitura. A partir desses conhecimentos, os profissionais podem desenvolver práticas e procedimentos que possam permitir um ensino mais eficiente e eficaz.

(13)

Material Complementar

Para ampliar seus conhecimentos, leia os dois artigos científicos indicados a seguir:

Revista CEFAC

Vol. 16, n. 1, pp. 328-335, Out, 2012

A influência das habilidades em consciência fonológica na terapia para os desvios fonológicos

Carolina Lisbôa Mezzomo et.al

Psicologia Escolar e Educacional

Vol.8 n.2 Campinas Dec. 2004

O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização

(14)

14

Unidade: Processos e áreas de conhecimento em Projetos

Referências

ADAMS, M. e cols. Consciência Fonológica em crianças pequenas. Artmed. 2006. DEHAENE,S. Os neurônios da leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso. 2012.

FARACO,C. A. Linguagem Escrita e Alfabetização. São Paulo: Contexto. 2012.

GUIMARÃES, S. R. K.; Maluf, M.R. Aprendizagem da linguagem escrita: contribuições da pesquisa. Vetor. 2010.

MALUF, M. R.; CARDOSO-MARTINS, C. Alfabetização no século XXI: como se aprende a ler e a escrever.Porto Alegre:Penso. 2013.

MORAIS, J. Criar Leitores para Professores e Educadores. Manole.2013. ________. A arte de ler. Unesp. 1996.

SNOWLING, M. ; Hulme, C. A Ciência da leitura. Penso. 2013. PULIEZI, S. Ensinando com sons e letras. Schoba. 2012.

(15)
(16)
(17)
(18)

Referências

Documentos relacionados

Durante todo o estágio notei a importância do Treinamento de Força e da Ginástica Laboral para o trabalhador da indústria praticante dos mesmos, favorecendo a sua socialização e

Os jogos dão grandes contribuições para a sala de aula, tornando-a como local diferente e prazeroso, porém para o professor dá trabalho e requer um pouco mais de

No que se refere a barreiras, a Europa tem como principais restrições à compra da carne suína do Brasil os itens ligados a bem-estar ani- mal, resíduos, food safety, rastreabilidade

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

O Reitor da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, considerando o disposto na Portaria Normativa MEC nº 21, de 05 de novembro de 2012, torna público as normas

Em razão da importância do tema, verificamos a ocorrência de infecções da corrente sanguínea causadas por Klebsiella spp., e a produção de ß-lactamases de espectro ampliado,

1)Revisão do Mínimo Divisor – Revista de Direito do Trabalho e Previdenciário Nº 38/ Lex Magister. Como bem sabemos, trata-se de uma ação que se discute a

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.. Ex-professor visitante do Mestrado em Direito da Faculdade de Direito