• Nenhum resultado encontrado

PROPOSTA DE AJUSTES NO PROJETO DE ABERTURA DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL DO CÂMPUS APUCARANA DA UTFPR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPOSTA DE AJUSTES NO PROJETO DE ABERTURA DO CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL DO CÂMPUS APUCARANA DA UTFPR"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

PROPOSTA DE AJUSTES NO PROJETO DE ABERTURA DO

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA CIVIL DO CÂMPUS

APUCARANA DA UTFPR

(4)

1. INTRODUÇÃO

Esta proposta visa adequar a matriz curricular inicialmente feita pela comissão designada pela portaria no 17 de 27 de fevereiro de 2012 para elaboração do Curso Superior de Engenharia Civil do Câmpus Apucarana. Essas adequações decorrem de uma análise criteriosa feita pelo grupo multidisciplinar de docentes do curso supracitado no sentido de uma melhora significativa do processo de aprendizado dos alunos.

Os ajustes apresentados neste documento foram norteados nos seguintes princípios: (i) manutenção da coerência com a matriz curricular em sua primeira versão; (ii) oportunizar melhor aproveitamento das disciplinas e maior garantia de qualidade à formação profissional;

(iii) distribuir de forma mais adequada semestres das disciplinas de topografia e de projeto arquitetônico;

(iv) distribuir de maneira mais adequada a troca de semestres das disciplinas de Instalações Elétricas Prediais e hidrologia, de modo que o acadêmico curse as disciplinas de Hidráulica aplicada e Hidrologia em conjunto, no sexto semestre.

(v) Inclusão e ajuste das disciplinas do banco de disciplinas de ciências sociais, humanas e cidadania.

O Curso Superior de Engenharia Civil do Campus Apucarana da UTFPR foi aprovado através da 10a. Reunião Ordinária do COGEP, realizada na data de 08 de março de 2013 e registrado na Resolução n°. 006/13 COGEP.

Iniciado a partir do primeiro semestre letivo de 2015, tendo implantado até o

momento apenas o primeiro período do curso que tem um total de dez períodos.

A proposta de modificação da matriz curricular inicialmente planejada está sendo sugerida após reuniões entre a coordenação e o grupo de professores que atuam no curso, ouvindo as considerações de todos os membros chegando, dessa forma, a um consenso sobre a melhor distribuição das disciplinas na matriz curricular.

É importante salientar que os ajustes propostos não alterará a carga horária

(5)

os alunos egressos terão ao final do curso, ou seja, essa proposta apenas tem

impacto na ordem cronológica das unidades curriculares.

As alterações devem ser implementadas no segundo semestre de 2015 caso ocorra a aprovação do COEPP. Faz-se importante também esclarecer que as

mudanças propostas não implicarão em prejuízos para as turmas que já iniciaram o curso, pois as unidades curriculares envolvidas nessa mudança fazem parte do segundo, quinto e sexto semestre e não foram ainda ofertadas no curso.

2. PROPOSTA DE AJUSTES

As seções seguintes foram dividas em:

2.1) Matriz Curricular aprovada pela Resolução n° 06/13 COGEP. (matriz atual); 2.2) Matriz Curricular com os ajustes propostos (matriz modificada pela proposta atual);

2.3) Ajustes de disciplinas da área específica do curso;

2.4) Inclusão de disciplinas no banco de disciplinas da área de formação humana do Curso de Engenharia Civil.

2.5) Ajuste de disciplinas do banco de disciplinas da área de formação humana do Curso de Engenharia Civil.

(6)
(7)
(8)

2.3) Ajustes propostos e suas respectivas justificativas

2.3.1) Topografia e Projeto Arquitetônico 1:

Decidiu-se a modificação do posicionamento das disciplinas (anexo abaixo e vide matriz) de Projeto Arquitetônico 1 (segundo semestre) para o Terceiro semestre, em troca da disciplina de Topografia, antes na matriz antiga, no terceiro semestre, para o segundo semestre. Em reunião com os professores da coordenação, verificou-se a necessidade da disciplina de Topografia ser anterior a de Projeto Arquitetônico 1, pois o acadêmico necessita-se do conhecimento do relevo e de levantamento topográfico (conteúdo obtido na disciplina de Topografia) para depois iniciar-se na disciplina de Projetos Arquitetônico 1 e 2.

Consequências: a carga horária do curso não se altera, e não terá modificações de

pré-requisito.

2.3.2) Hidrologia Aplicada e Instalações Elétricas Prediais.

Decidiu-se a modificação do posicionamento das disciplinas (anexo abaixo e vide matriz) de Hidrologia Aplicada (sétimo semestre) para o sexto semestre, em troca da disciplina de Instalações Elétricas Prediais, antes na matriz antiga, no sexto semestre, para o sétimo semestre. Em reunião com os professores da coordenação, verificou-se a necessidade da disciplina de Hidrologia ser em conjunto com a disciplina de Hidráulica, pois o acadêmico necessita-se do conhecimento dos conteúdos de hidrologia para o dimensionamento de projetos na disciplina de hidráulica e também para a disciplina de Instalações Hidrossanitárias Prediais, que está inserida no sétimo período.

Consequências: a carga horária do curso não se altera, pois ambas as disciplinas

apresentam a mesma carga horária, e não terá modificações de pré-requisito. 2.3.3) Disciplinas para Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR tem como lema proporcionar aos seus estudantes formação técnica aliada a formação humanística. Nesse sentido e atendendo também uma diretriz nacional para os cursos de engenharia, todos os cursos de engenharia da UTFPR possuem em sua matriz curricular um conjunto de disciplinas que objetivam garantir a formação humana de seus alunos ao longo do curso. Sendo assim o Curso de Engenharia Civil do Câmpus Apucarana da UTFPR solicita ao Conselho de Graduação e Educação Profissional – COGEP autorização para

(9)

proceder à inclusão de disciplinas da área de ciências sociais, humanas e cidadania no banco de disciplinas dessa área de formação do Projeto de Abertura do Curso de Engenharia Civil do Câmpus Apucarana da UTFPR aprovado através da resolução 06/13 do COGEP. As disciplinas as quais estamos solicitando a inclusão com exceção das disciplinas de Inglês Instrumental e Estudos Culturais e Relações Étnicos Raciais seguem descritas no item 2.4 contendo o ementário e carga horária conforme descrito no Banco de Disciplinas da UTFPR aprovado em 2012.

Além da solicitação de inclusão de disciplinas no banco de disciplinas da área de formação humana do Projeto de Abertura do Curso de Engenharia Civil do Câmpus Apucarana da UTFPR, constatamos que algumas disciplinas pertencentes á área de formação humana constante no referido projeto do curso possuem ementário diferenciado daquele constante no Banco de Disciplinas da UTFPR aprovado em 2012. Sendo assim, solicitamos ao Conselho de Graduação e Educação Profissional – COGEP autorização para proceder aos ajustes necessários visando padronizar o ementário das disciplinas abaixo descritas no item 2.5 conforme consta no Banco de Disciplinas da UTFPR aprovado em 2012. Com essa solicitação será possível ampliar o número de vagas ofertadas para os alunos, oportunizará a preparação dos alunos com vistas aos processos de intercâmbio e mobilidade internacional, otimizará carga horária do corpo docente, propiciará estudos sobre cultura afro-brasileira e indígena e promoverá maior flexibilidade para que os alunos do nosso curso e de outros cursos de engenharia do Câmpus Apucarana da UTFPR possam cursar as disciplinas de formação humana.

(10)

2.4 Inclusão de Disciplinas da Área de Ciências Sociais, Humanas e Cidadania no Rol de Disciplinas da Área de Formação Humana do Projeto de Abertura do Curso de Engenharia Civil do Câmpus Apucarana da UTFPR.

HISTÓRIA DA TÉCNICA E DA TECNOLOGIA

Carga Horária: AT(34) AP(00) APS(2) TA(36) Pré-Requisito: não tem

Ementa: Construção histórico-social da técnica e da tecnologia. Contribuições e contradições no processo de desenvolvimento humano. Tecnologia e modernidade no Brasil.

SOCIEDADE E POLÍTICA NO BRASIL

Carga Horária: AT(34) AP(00) APS(2) TA(36) Pré-Requisito: não tem

Ementa: Concepções clássicas e contemporâneas – sociedade e cidadania. Política, economia e cultura no Brasil. Organização do trabalho e globalização. Movimentos sociais.

TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Carga Horária: AT(34) AP(00) APS(2) TA(36) Pré-requisito: não tem.

Ementa: Distinção das Ciências Sociais e Ciências Naturais. Conhecimento científico e Tecnológico. Trabalho. Processos Produtivos e Relações de Trabalho na sociedade capitalista. Técnica e Tecnologia na sociedade contemporânea. Cultura e Diversidade Cultural

(11)

RELAÇÕES HUMANAS E LIDERANÇA

Carga Horária: AT(34) AP(00) APS(2) TA(36) Pré-requisito – não tem.

Ementa: Liderança. Comunicação humana. O indivíduo e o grupo. Competências interpessoais.

ESTUDOS CULTURAIS E RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS

Carga Horária: AT(34) AP(00) APS(2) TA(36) Pré-requisito – não tem.

Ementa: A história africana e indígena no Brasil e a compreensão dos processos de diversidade étnico-racial e étnico-social na formação político, econômica e cultural do Brasil. Educação para as relações étnico-raciais. Conceitos de raça e etnia, mestiçagem, racismo e racialismo, preconceito e discriminação. Configurações dos conceitos de raça, etnia e cor no Brasil: entre as abordagens acadêmicas e sociais. O processo de naturalização da pobreza e a formação da sociedade brasileira. Igualdade jurídica e desigualdade social.

INGLÊS INSTRUMENTAL

Carga Horária: AT(34) AP(00) APS(2) TA(36)

Ementa: Conscientização do processo de leitura. Utilização dos elementos iconográficos do texto. Noção do texto como um todo linear, coeso e coerente. Estratégias de leitura. Gramática da língua inglesa. Aquisição de vocabulário. Reconhecimento de gêneros textuais. Análise textual de um gênero.

(12)

2.5 Ajustes de Ementários das Disciplinas da Área de Ciências Sociais, Humanas e Cidadania constantes no Projeto de Abertura do Curso de Engenharia Civil do Câmpus Apucarana da UTFPR em conformidade com o Banco de Disciplinas da UTFPR aprovado em 2012.

Ementário e Distribuição da Carga Horária Atual das Disciplinas da Libras 1 e Libras 2 (Área de Formação Humana) constante no Projeto de Abertura do Curso de Engenharia Civil – Apucarana.

Proposta de Ajuste de pré-requisito e Distribuição da Carga Horária das Disciplinas de Libras 1 e Libras 2 (Área de Formação Humana) constante no Projeto de Abertura do Curso de Engenharia Civil – Apucarana em conformidade com o Banco de Disciplinas da UTFPR.

LIBRAS 1

Carga Horária: AT(34) AP(00) APS(02) TA(36) Pré-Requisito: não tem

Ementa: Aspectos educacionais e sócio-antropológicos da surdez; a língua de sinais brasileira – Libras; prática de libras: o alfabeto; expressões manuais e não manuais; diálogos curtos com vocabulário básico, conversação com frases simples e adequação do vocabulário para situações informais

LIBRAS 1

Carga Horária: AT(24) AP(10) APS(2) TA(36) Pré-Requisito: não tem

Ementa: Aspectos educacionais e sócio-antropológicos da surdez; a língua de sinais brasileira – Libras; prática de libras: o alfabeto; expressões manuais e não manuais; diálogos curtos com vocabulário

básico, conversação com

frases simples e adequação do vocabulário para situações informais

LIBRAS 2

Carga Horária: AT(34) AP(00) APS(2) TA(36) Pré-Requisito: não tem

Ementa: A educação de surdos no Brasil; cultura surda e a produção literária; emprego da Libras em situações discursivas formais: vocabulário; morfologia; sintaxe e semântica; prática do uso da Libras em situações discursivas mais formais.

LIBRAS 2

Carga Horária: AT(10) AP(24) APS(2) TA(36) Pré-Requisito: Libras 1

Ementa: A educação de surdos no Brasil; cultura surda e a produção literária; emprego da Libras em situações discursivas formais: vocabulário; morfologia; sintaxe e semântica; prática do uso da Libras em situações discursivas mais formais.

(13)

Anexos

(14)

Referências

Documentos relacionados

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para

Diretamente relacionados ao estágio do curso de Nutrição da UFJF, temos as Normas para os Estágios Obrigatórios que disciplinam as atividades desta comissão no âmbito dos

[r]

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

[r]

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)