• Nenhum resultado encontrado

Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 16/2018 de 27/04/2018. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 16/2018 de 27/04/2018. Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Aconteceu na Escola ...

02

ESE (Equipe de Supervisão de Ensino)...

04

NPE (Núcleo Pedagógico)...

05

CIE (Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar)...

17

CRH (Centro de Recursos Humanos)...

21

Diretoria de Ensino - Região de Piraju. Ano II - Circular nº 16/2018 de 27/04/2018

DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO

PIRAJU

CIRCULAR

Nº 16/18

Sandra de Fátima Tavares Rodrigues Tonon

Dirigente Regional de Ensino

(2)

º

O espetáculo teatral "Um Sonho de Ser Elvis Presley", dirigido pelo professor José Rafael Gonçalves, tem como colaboradoras as professoras Fabiane Vieira Martins Zanata, Eliana Brustolim Faria, Vivian Garcia Cury e Tatiana Albanezi Napolitano. A peça estreou em Piraju no dia 04 de dezembro de 2017. Desde então, tem sido apresentado em cidades da região.

O projeto foi inscrito no 1º Festac - Festival Estudantil de Teatro Arte em Cena/Plínio Barreto, em São Paulo, e foi selecionado, representando a E.E. Cel Nhonhô Braga – PEI e a cidade de Piraju no dia 21 de abril.

O evento é uma realização do Grupo Arte em Cena e da E. E. Plínio Barreto e tem como objetivo estimular o interesse e o entusiasmo pelas Artes Cênicas nos estudantes do ensino regular e de cursos livres. Além de "Um Sonho de Ser Elvis Presley", outros espetáculos de grupos da cidade de São Paulo e de outras regiões participaram do festival, a fim de promover o intercâmbio cultural, incentivar o estudo de textos, divulgar as Artes Cênicas como produto e processo de socialização e exercício da cidadania.

ACONTECEU NA

ESCOLA

(3)

ª

A escola Isabel Cristina Fávaro Palma, localizada no Distrito de Ribeirão Bonito, cidade de Tejupá, conta com aproximadamente 30% de sua clientela provinda da zona rural. No período vespertino essa demanda que utiliza o transporte escolar chega com muita antecedência para as aulas e fica ociosa por muito tempo.

Portanto, o projeto surgiu para proporcionar atividades em que os alunos possam exercer habilidades de concentração, de raciocínio lógico entre outros, durante o tempo que esperam para iniciar as aulas.

O projeto é ministrado pelo Vice-Diretor Ademir e conta com a ajuda do aluno Rian Bruno da Silva, da 2ª série A do Ensino Médio, que se dispõe a auxiliar as aulas de xadrez para qualquer estudante que frequente o período da tarde.

(4)

Informamos que as escolas participantes dos Programas Mais Educação (até 2016) e Novo Mais Educação (2017) que possuem recursos em conta e efetuaram a reprogramação para utilização em 2018 deverão realizar coleta de classes no Portal da Secretaria Escolar Digital (SED), localizado no endereço eletrônico https://sed.educacao.sp.gov.br. Para auxiliá-los nesta tarefa, segue um tutorial. Para coletar as turmas quantitativamente, é preciso efetuar o cálculo pensando em, no máximo, 25 alunos. Por exemplo: 60 alunos formariam 3 turmas. Todos os alunos, devem passar por todas as atividades, pedagógicas e diversificadas.

As escolas devem encaminhar para Diretoria de Ensino, através do e-mail (depjucie@educacao.sp.gov.br): ● Código CIE

● Nome da unidade escolar

● Quantidade de turmas requisitadas ● Quantidade de alunos

● Informar o nível (2 para Anos Iniciais e 3 para Anos Finais) ● Atividades realizadas

Silvia Helena Novaga Baqueta

Supervisora de Ensino - (14) 3352.6003

Prezado(a) Diretor(a) de Escola

Foi enviado formulário de pesquisa de acompanhamento de como se desenrolou o processo eleitoral e conhecer as novas diretorias gremistas

Solicito especial atenção para que a referida pesquisa seja respondida até dia 05/05/2018,

impreterivelmente.

Valdemir de Brito Martins

Supervisor de Ensino - (14) 3352.6002

ESE

(5)

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, considerando a importância de incentivar a pesquisa, a produção artística e cultural e promover o conhecimento da história e da cultura de Portugal entre os alunos da Rede Estadual de Ensino, institui o Concurso de Vídeo “Portugal

e Eu” em parceria com o Consulado Geral de Portugal em São Paulo.

OBJETIVOS

O Concurso tem por objetivos:

• Valorizar produções artísticas e culturais, em diferentes linguagens e mídias, de alunos e alunas da Rede Pública Paulista, centradas no Currículo;

• Ampliar o conhecimento dos alunos sobre a história e a cultura de Portugal, reforçando os laços de amizade entre o povo brasileiro e português;

• Incentivar o olhar dos alunos sobre aspectos culturais de Portugal presentes na cultura brasileira.

CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

A participação do(a) aluno(a) se dará por adesão da escola;

• O trabalho deverá ser realizado individualmente, ou em grupo de até 03 (três) alunos e alunas - independente do ano/série que cursa;

NPE

(NÚCLEO PEDAGÓGICO)

(6)

• O grupo poderá ser composto por alunas e alunos de diferentes anos do Ensino Fundamental e Médio;

• Os participantes deverão escolher, democraticamente, um (a) professor (a) orientador (a), que será responsável pelo acompanhamento de todo o processo de produção do Vídeo e também pela autenticidade da obra.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO O Vídeo produzido deverá:

• Ter duração de até 1(um) minuto, ser gravado de forma caseira ou profissional, com qualidade sonora audível e postado na plataforma YouTube.

Na publicação do YouTube os participantes deverão seguir o seguinte padrão: no campo Título colocar o Título e o nome Concurso de Vídeo “Portugal e Eu”, no campo Descrição colocar o nome da Diretoria de Ensino, Escola e nome do/as participantes e professor/a orientador/a.

• Abordar um ou mais itens abaixo:

➢ a experiência pessoal do(s) alunos(s) com a cultura ou com a comunidade portuguesa; ➢ a interação, semelhanças e diferenças entre Brasil e Portugal;

➢ a história, gastronomia, arte, estilo de vida, economia e política de Portugal. Em caso de grupo, os alunos devem escolher um nome para o grupo.

Cada participante ou grupo poderá apresentar apenas um Vídeo de sua autoria.

FASE ESCOLA

A escola deverá formar uma Comissão Multidisciplinar, composta por profissionais que serão responsáveis pela avaliação e seleção de até 05(cinco) Vídeos inscritos.

A critério da Direção da Escola deverá ser organizada uma votação, com a participação de

alunos, professores, gestores e comunidade escolar, para a seleção de 01(um) Vídeo, que

representará a escola nas fases subsequentes do Concurso.

A Escola será responsável pela inscrição dos Trabalhos no seguinte endereço:

http://www.crmariocovas.sp.gov.br e pelo encaminhamento da música mais votada, à Diretoria de Ensino até 30/04/2018:

CLIQUE AQUI para acessar o edital e as informações completas do CONCURSO

CLIQUE AQUI para acessar os anexos do CONCURSO.

Cibele Tucunduva Alves Scacheti

(7)

ª

Uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e parceria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O objetivo é estimular estudantes e professores do Ensino Médio de escolas públicas a desenvolverem soluções sustentáveis para melhorar o lugar onde vivem, integrando conhecimentos da área de Ciências da Natureza e Matemática aos projetos inovadores em prol da sociedade e de suas comunidades.

Cada projeto deverá ser desenvolvido por uma turma de estudantes (grupo composto por qualquer quantidade de integrantes que estejam, necessariamente, matriculados na mesma série do Ensino Médio) e até três professores, sendo um professor orientador, que, obrigatoriamente, deverá lecionar nas áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática, e outros dois professores parceiros, que poderão lecionar em outras áreas, como Linguagens e Códigos e Ciências Humanas.

As inscrições serão realizadas até 25 de junho pelo professor orientador.

Mais informações podem ser obtidas por meio dos links indicados a seguir: Site www.respostasparaoamanha.com.br

• Facebook: https://www.facebook.com/premiorespostasparaoamanha

• Instagram: https://www.instagram.com/premiorespostasparaoamanha

• Regulamento: https://respostasparaoamanha.com.br/regulamento-2018

Maria Cecília do A. Soldera

(8)

Inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista – até 31/07

O Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de impulsionar a pesquisa científica no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram soluções inovadoras para desafios da sociedade.

A 29ª edição do prêmio terá como tema: “Inovações para Conservação da Natureza e

Transformação Social”.

O trabalho de pesquisa deve ser original (com no mínimo 3 páginas e no máximo 10 páginas, em tamanho A4, fonte Arial, corpo 12 e espaçamento 1,5), contendo:

• Nome do aluno, título do trabalho de pesquisa, nome do orientador e nome da escola (endereço, telefone, e-mail);

• Apresentação (problema, justificativa e objetivos), desenvolvimento (metodologia e análise) e conclusão (resultados da pesquisa).

Podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio e Profissional e Tecnológico e que tenham menos de 25 anos de idade em 31 de dezembro de 2018. As inscrições podem ser feitas por meio do site: http://www.jovemcientista.cnpq.br/.

Maria Cecília do A. Soldera

(9)

Informamos que as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2018 terão início no dia 28 de março e irão até 28 de maio.

O PJB é uma oportunidade para que jovens do Ensino Médio de todo o país possam experimentar a jornada de trabalho dos deputados federais, com a diplomação, posse e exercício do mandato como “Deputados Jovens”, durante cinco dias, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os custos com a viagem, hospedagem e alimentação serão subsidiados pela Câmara dos Deputados.

O grande objetivo do PJB é fomentar nas escolas a discussão de temas como política, cidadania e participação popular.

Critérios de participação

• Ter entre 16 e 22 anos até 31/12/2018 (ou seja, só podem participar do PJB quem nasceu entre 1996 e 2002);

• Estar matriculado(a) e frequentando regularmente a 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio, em escolas públicas ou particulares, ou matriculado no 2º, 3º ou 4º anos do Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio;

• Não ter participado como “Deputado Jovem” em nenhuma outra edição do PJB.

Para participar, acesse a Ficha de Inscrição na página do PJB, no Portal da Câmara dos Deputados (http://www.camara.leg.br/pjb) e preencha com atenção e de forma completa todas as informações. Anexe os seguintes documentos à sua Ficha de Inscrição:

1. Projeto de lei elaborado por você.

2. Cópia de documento de identidade válido e legível;

3. Termo de autorização do responsável, devidamente assinado, caso você tenha menos de 18

anos. O modelo do Termo de Autorização está disponível no site juntamente com a Ficha de Inscrição;

4. Declaração de que está matriculado(a) regularmente no Ensino Médio/Técnico. Atenção, peça

à Unidade Escolar que emita uma declaração de matrícula com a data provável de conclusão do Ensino Médio.

Os documentos devem ser encaminhados até o dia 28/05 exclusivamente para o e-mail

(10)

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA ETAPA ESTADUAL PESO PARA CADA CRITÉRIO P1- JUSTIFICAÇÃO DA PROPOSIÇÃO

A justificação ou justificativa é a parte final da proposição em que o candidato a deputado jovem apresenta as razões e os argumentos que justificam a matéria proposta. Nesse quesito, deverá ser avaliada a qualidade o aprofundamento da justificação apresentada.

3

P2- RELEVÂNCIA/MÉRITO DA PROPOSIÇÃO PARA A SOCIEDADE

Busca-se avaliar, neste critério, se a proposição apresenta grande valor, relevância, mérito para a sociedade.

2

P3- TÉCNICA LEGISLATIVA (ADEQUAÇÃO AO GÊNERO TEXTUAL)

Avalia-se, neste critério, se há adequação ao gênero textual, ou seja, se a proposição apresenta texto estruturado em forma de proposição legislativa, conforme os modelos apresentados no anexo ao Manual de Procedimentos.

1

Nota Estadual NE = (NP1 + NP2 + NP3) / 0,18. Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios, nesta ordem: 1. Maior nota no quesito Justificação da Proposição; 2. Maior nota no quesito Relevância/mérito da proposição para a sociedade; 3. Aluno cursando o último ano do Ensino Médio ou Técnico; 4. Maior idade.

Para mais orientações, sugerimos os seguintes links:

• Orientações de como elaborar um Projeto de Lei podem ser encontradas no site da Câmara dos Deputados: CLIQUE AQUI

• Orientações de como trabalhar o Projeto de Lei em sala de aula podem ser encontradas no site da Câmara dos Deputados: CLIQUE AQUI

• Regulamento e materiais de apoio: CLIQUE AQUI

A participação neste programa não é intermediada pela Diretoria de Ensino, que apenas é

responsável pela divulgação e esclarecimentos, as inscrições são realizadas diretamente com a Secretaria da Educação pelo e-mail supracitado.

Alexandre Mazetto Vieira

PCNP de História/Filosofia/Sociologia (14) 3352.6033

(11)

ª

O momento mais aguardado do ano para os alunos compositores e cantores chegou! Estão abertas as inscrições para a 3ª Edição do Concurso Vozes Pela Igualdade de Gênero. Em 2018, a iniciativa traz o tema “Em todos os lugares. Em pé de igualdade”. Agora é só se inspirar e construir uma canção bem bonita que agrade os júris técnico e popular. A competição musical é uma parceria entre a Educação e o Ministério Público, com apoio da gravadora Midas Music, e tem como objetivo conhecer e difundir a reflexão entre os estudantes sobre o exercício efetivo dos direitos da mulher, como a promoção da igualdade e empoderamento feminino em todos os âmbitos sociais, econômico e político, refletir sobre a desigualdade na construção de gênero e promover a participação plena e efetiva das mulheres na sociedade.

Destina-se aos alunos regularmente matriculados e frequentes nos cursos de Ensino Médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual paulista. A inscrição poderá ser individual ou em grupo de até cinco alunos. Haverá um professor orientador, que deve ser indicado pelos próprios estudantes. Atenção! Em caso de participação em grupo, é obrigatório incluir uma integrante do gênero feminino.

Serão critérios de avaliação a forma de apresentação, como expressividade, capacidade de comunicação de “ideias”, discurso e capacidade de dar destaque aos temas do concurso, fluência e originalidade.

CLIQUE AQUI para acessar o regulamento e os documentos necessários para inscrição:

Atenção ao cronograma!

Alexandre Mazetto Vieira

PCNP de História/Filosofia/Sociologia (14) 3352.6033

De 12/04 a 19/06/2018. Fase Escola.

Até 19/06/2018. Envio para a Diretoria de Ensino.

De 19/06 a 06/07/2018. Fase Diretoria de Ensino.

Até 06/07/2018. Envio para a SEESP/CRE Mario Covas/EFAP.

De 06/07/2018 a 30/07/2018. Seleção estadual SEESP.

30/07/2018 Divulgação dos finalistas para votação popular.

De 30/07/2018 a 13/08/2018. Votação popular online

(12)

ª

Com apoio da Secretaria de Educação de São Paulo, Hospital de Amor lança 6ª

edição do Concurso de Redação

Câncer de pele é o tema da edição 2018 do concurso. Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental têm até o dia 25 de maio para a produção dos textos

“Câncer de Pele: um olhar para a sua pele pode mudar a sua vida”. Esse é o tema da 6ª edição do Concurso de Redação, iniciativa do Hospital de Amor com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

Voltado para alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental das escolas estaduais de São Paulo e nas escolas municipais e privadas de Barretos, o Concurso será lançado no dia 26 de março, às 14h, na sede da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

O objetivo do concurso é difundir o conhecimento, popularizar a ciência e estimular jovens talentos a gerar inovações que beneficiem toda a sociedade. De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) dos 600 mil casos de câncer diagnosticados por ano no Brasil, 200 mil são de pele.

A competição cultural é dividida em etapas locais, regionais e estaduais. Os alunos deverão produzir as redações até o dia 25 de maio e enviar às escolas. O texto deve ser inédito e destacar os principais fatores que desencadeiam a doença, seus grupos de risco e as possibilidades de prevenção e diagnóstico precoce.

Após passar por uma banca de professores, as redações serão encaminhadas para as Diretorias Regionais de Ensino que, por sua vez, selecionarão as melhores e as repassarão para Hospital até o dia 11 de julho.

O material será avaliado por meio dos seguintes critérios: criatividade, relevância, organização do texto, ortografia e gramática da língua portuguesa. Todos os textos devem ser manuscritos e redigidos à caneta, preta ou azul, na folha padrão disponível para download no Portal da Educação, CLIQUE AQUI.

(13)

A lista com os finalistas estará disponível no site do Hospital de Amor a partir do dia 12 de julho.

Os autores das cinco melhores redações serão premiados com três dias de estágio no Hospital de Amor, onde participarão de várias atividades científicas e laboratoriais. Os alunos serão estimulados a respeito da conscientização sobre o câncer e medidas de prevenção. Além disso, o primeiro colocado e seu professor orientador receberão um notebook. Os demais serão contemplados com um tablet.

Resultados – Em 2017, o Concurso de Redação obteve a adesão de 43 Diretorias Regionais do

Estado de São Paulo, contabilizando 11.041 redações produzidas e a participação de 378 docentes e 195 escolas.

Serviço

Lançamento do Concurso de Redação 2018

Local: Sede da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo - Casa Caetano de Campos - Salão Nobre

Endereço: Praça da República, 53 – Centro – São Paulo/SP

Data: 26 de março de 2018. Horário: 14h. Mais informações, CLIQUE AQUI

Sobre o Hospital de Amor

Excelência em oncologia, o Hospital de Amor de Barretos registra 6.000 atendimentos por dia, 100% gratuitos. Acolhe pacientes de todo o Brasil, com profissionalismo e humanização. Com 55 anos de história, o Hospital possui unidades de tratamento e prevenção. Nas cidades de Barretos (SP), Jales (SP) e Porto Velho (RO) encontram-se os hospitais que oferecem tratamento para as pessoas que já têm a doença. Os Institutos de Prevenção, que realizam exames de diagnóstico precoce, estão presentes nas seguintes cidades: Barretos (SP), Fernandópolis (SP), Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Campo Grande (MS), Nova Andradina (MS), Juazeiro (BA) e Lagarto (SE) e Campinas (recém-inaugurado). Há projetos em andamento em Macapá (AP) e novas parcerias estão sendo fechadas em Rio Branco (AC) e com o estado de Mato Grosso para a construção de Centros de Prevenção. Em Palmas (TO), o Hospital de Câncer de Barretos dará início à construção de um hospital para o tratamento da doença.

Mylene Bergamo Villas Boas

(14)

Avaliação da Aprendizagem em Processo - Décima Nona Edição - Primeiro Bimestre - abril de 2018

A Coordenadoria de Gestão da Educação Básica em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional, considerando a importância de:

- apoiar as ações de desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades escolares;

- diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;

- subsidiar as atividades de planejamento e replanejamento escolar no decorrer do ano letivo; - subsidiar as escolas e os docentes, para elaboração dos planos de ação e processos de recuperação da aprendizagem.

Comunicam que:

1 - As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP - ocorrerão em 2018 com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio.

2 - A AAP, de caráter diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constitui em instrumento investigativo da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão das aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de planos, pelo professor, para o desenvolvimento do currículo em sala de aula.

3 - A AAP é referenciada pelos conteúdos e habilidades constantes na Matriz de Avaliação Processual - MAP, elaborada pela CGEB, para todos os anos e séries, disponibilizada à rede no início de 2016 e também disponível na plataforma Foco Aprendizagem da SEE, além de atualizações específicas orientadas pela CGEB, entendidas como necessárias.

4 - Na presente edição, serão avaliadas habilidades e conteúdos específicos propostos para o primeiro bimestre na MAP, mencionada no item 3, para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de cada um dos anos e séries dos Ensinos Fundamental e Médio.

5 - A 19ª edição da AAP será constituída por provas de Língua Portuguesa e provas de Matemática para cada um dos anos do Ensino Fundamental e para cada uma das séries do Ensino Médio.

6 - A unidade escolar organizará a aplicação das provas pelos próprios professores, e, no caso dos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, preferencialmente em aulas duplas e que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina.

(15)

7 - A aplicação deve ser programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 16 a 27-04-2018.

8 - O material de aplicação da AAP, mencionado no item 5 (provas dos alunos), será entregue impresso para as Diretorias de Ensino, embalado e devidamente identificado com o nome da escola, disciplina e ano/série.

9 - As provas mencionadas no item 5 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo que teve como referência a data base de 05-03-2018, cuja quantidade foi ajustada a pacotes múltiplos de 25 ou 50, de forma a garantir o atendimento das respectivas demandas. 10 - Além das provas destinadas às escolas, serão entregues nas Diretorias de Ensino, exemplares para reserva técnica de todas as provas mencionadas no item 5, dos anos/séries atendidos na respectiva jurisdição para atendimentos específicos que se façam necessários. 11 - As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado - CAPE, serão entregues nas Diretorias de Ensino encaminhadas pelo próprio CAPE.

12 - A previsão de entrega das provas impressas desta edição, nas Diretorias de Ensino, está programada para o período de 20 de março a 09-04-2018.

12.1 - Na ocorrência de problemas com a entrega, a Diretoria de Ensino deverá enviar e-mail para aap.cima@educacao.sp.gov.br.

13 - Para cada disciplina, ano e série, foi produzido o correspondente material pedagógico, sob o título “Avaliação da Aprendizagem em Processo - Caderno do Professor”, contendo:

a) Apresentação;

b) Quadro de habilidades utilizadas na elaboração dos itens da prova; c) Prova do Aluno;

d) Gabarito;

e) Instruções para aplicação e orientações para correção (Anos Iniciais do EF); f) Grade de correção e recomendações pedagógicas.

14 - Os materiais “Prova do Aluno” do 1º Bimestre, constantes do item 5 e os correspondentes “AAP - Caderno do Professor”, mencionados no item 13, serão publicados na intranet, espaço do servidor, na biblioteca CIMA, com o título: AAP 19ª Edição - 1º Bimestre de 2018, a partir de 09-04-2018.

15 - Os resultados das provas deverão ser inseridos no SARA, da Secretaria Escolar Digital, que estará aberto para esta finalidade no período de 16 a 04-05-2018.

(16)

15.1 - Para otimizar a atividade de inserção dos resultados, mencionados no caput, todas as provas dos alunos apresentam na capa a folha de respostas sobre a qual poderá ser utilizado o aplicativo Leitor Resposta, cujo tutorial de instalação e uso também está disponível no link da intranet, espaço do servidor, biblioteca CIMA, sob o título: Tutoriais SARA.

16 – Após o encerramento do período programado para digitação dos resultados no SARA, conforme o item 15, estes serão incorporados na plataforma Foco Aprendizagem, permitindo uma visualização dinâmica dos mesmos, facilitando e ampliando o apoio ao trabalho pedagógico com as habilidades avaliadas, por parte dos docentes, escolas e Diretorias de Ensino.

17 - As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.

Mylene Bergamo Villas Boas

(17)

A plataforma Secretaria Escolar Digital (SED) tem um novo canal de atendimento, disponível no endereço: http://atendimento.educacao.sp.gov.br . Este novo canal substitui o SED Suporte (sed.suporte@educacao.sp.gov.br). Assim, as demandas anteriormente encaminhadas ao SED Suporte devem ser cadastradas no Portal de Atendimento - SED.

Para saber como utilizar o novo portal veja o tutorial anexo, CLICANDO AQUI. Para servidores da Rede Estadual, orientamos que seja realizado o cadastro via e-mail institucional para melhor aproveitamento da plataforma.

As demandas que devem ser enviadas neste canal são solicitações de dúvidas, suporte técnico, sugestões, críticas e elogios de módulos da Plataforma SED.

Lembramos que não é o objetivo desse canal de atendimento orientações do seguinte tipo: - Dúvidas a respeito de legislação;

- Solicitações a respeito de Portalnet/GDAE;

- Solicitações de módulos da SED que possuem um procedimento específico para atendimento: por exemplo, matrículas de alunos sem idade mínima com diferença superior a um (1) ano da série;

- Solicitação de assuntos não pertinentes a plataforma SED (exemplo: dúvidas sobre o SARESP);

O novo canal possui as seguintes vantagens:

- Base do Conhecimento pública: a pessoa solicitante poderá pesquisar sua dúvida e verificar se já há alguma informação que o responda, agilizando o seu atendimento;

- Gestão das Ocorrências abertas pelos usuários: pelo portal, será possível acompanhar cada ocorrência aberta e a respectiva devolutiva;

- Notificações sobre o andamento da solicitação: avisos sobre as tratativas de cada ocorrência serão enviados para o e-mail da pessoa até a finalização do chamado;

CIE – Centro de Informações Educacionais e Gestão da Rede Escolar

(14) 3352.6025 / (14) 3352.6028 / (14) 3352.6047

CIE

(CENTRO DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E GESTÃO DA

Solicitamos que as demandas sejam encaminhadas previamente à Diretoria de Ensino, para análise e verificação, pois algumas dúvidas

(18)

A Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional – CIMA, por meio do Departamento de Avaliação Educacional – DAVED, ao qual compete a atribuição de elaborar e emitir os documentos provenientes dos Exames de Certificação e, à vista das Portarias MEC nº 3.415, de 21 de outubro de 2004 e nº 783, de 25 de junho de 2008, que instituem o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, Portaria nº 147, de 04 de setembro de 2008 e Edital nº 43, de 24 de julho de 2017, que torna pública a realização do ENCCEJA Nacional 2017, COMUNICA os procedimentos complementares no que concerne à recepção de requerimento do candidato ao controle, emissão e entrega do Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Declaração Parcial de Proficiência.

1) O participante do ENCCEJA interessado em obter o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou Declaração Parcial de Proficiência (Atestado de Eliminação de Áreas de

Conhecimento) deverá atender os requisitos abaixo:

• Possuir, no mínimo 15 (quinze) anos completos, na data de realização do Exame para o Ensino Fundamental.

• Atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja. • Na área de Língua Portuguesa, o participante deverá adicionalmente obter proficiência na prova de Redação para obter certificação.

• Será considerado habilitado na Redação o participante que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

Emissão de Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental – ENCCEJA/2017 ao participante que indicou a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como instituição certificadora:

• Se atendeu todos os requisitos do item 1 clicar abaixo, para requerer/indicar/selecionar o local de retirada do Certificado e imprimir o seu protocolo.

(19)

2) Se concluiu o Ensino Fundamental por meio de aprovação no ENCCEJA 2017, com o aproveitamento de áreas/disciplinas eliminadas em exames anteriores, solicitar a emissão do

Certificado na Diretoria de Ensino de Piraju ou outra Diretoria de maior conveniência para o participante, anexando a documentação abaixo relacionada e, posteriormente, retirando-o no mesmo local de solicitação:

✓ Requerimento de solicitação, informando telefone e e-mail, caso os tenha; ✓ Cópia do RG e Cópia do CPF;

✓ Original do Atestado/Declaração Parcial de Proficiência e/ou Atestado de Eliminação de Áreas.

3) Emissão da Declaração Parcial de Proficiência (Atestado de Eliminação de Área de

Conhecimento) ao participante que indicou a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo como instituição certificadora:

• Solicitar a Declaração Parcial de Proficiência (Atestado de Eliminação de Áreas de Conhecimento) na Diretoria de Ensino de Piraju ou outra Diretoria de maior conveniência para o participante, anexando a documentação abaixo relacionada e, posteriormente, retirando-a no mesmo local de solicitação:

✓ Requerimento de solicitação, informando telefone e e-mail, caso os tenha; ✓ Cópia do RG e Cópia do CPF.

Thiago Augusto das Chagas

(20)

Reforçamos que o atendimento ao público, principalmente, no início do ano letivo, seja o mais eficiente possível, esclarecendo todas as dúvidas e encaminhamentos de modo que as vagas abertas sejam suficientes para o atendimento de todo o público que procurar a escola.

Magaly Bergamo

(21)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA

1. DATA, HORÁRIO E DURAÇÃO DA PROVA

A prova será realizada no dia 06/05/2018 (domingo) e terá a duração de 4 (quatro) horas, observado o horário de Brasília/DF.

– Horário de abertura dos portões: 7h30.

– Horário de início das provas e do fechamento dos portões: 8h00. – Duração da Prova: 04 (quatro) horas.

– O tempo mínimo de permanência em sala é de 2h00 (duas horas), sendo que os candidatos não poderão levar os Cadernos de Questões da prova.

2. LOCAL DA PROVA

1. EE “CEL. NONHÔ BRAGA” – PIRAJU.

Rua Coronel Nhonhô Braga, nº 60 – Centro – Piraju/SP;

2. EE “ATALIBA LEONEL” – PIRAJU.

Rua Nenê Freitas, nº 494 – Centro – Piraju/SP.

Os interessados poderão acessar o site da Diretoria de Ensino Região de Piraju (https://depiraju.educacao.sp.gov.br) e consultar nominalmente o local e a sala onde farão a prova.

Para mais informações consultar o site da Diretoria de Ensino, no link EDITAIS. (Clique aqui)

Solicitamos às unidades escolares que divulguem a prova na unidade escolar.

CRH - Centro de Recursos Humanos

3352.6036 / 3352.6037

CRH

(22)

º

27 de abril de 2018

Referências

Documentos relacionados

Prevenção de inalação e de contato: Utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar o contato direto com o solvente.. Precauções ao

Com isso, a questão que se coloca, no âmbito dos poderes constituídos, dentro da matriz americana e francesa, é a seguinte: se o legislador, detentor de

Os investidores estão avisados de que tais previsões acerca do futuro estão e serão sujeitas a inúmeros riscos, incertezas e fatores relacionados às operações e aos

Esse deslocamento de uma medida provisória e excepcional para uma técnica de governo ameaça transformar radicalmente – e, de fato, já transformou de modo

Valores observados, médias e desvio padrão da contagem de leucócitos totais (células/µl) nos diferentes dias de avaliação, para os 12 cães com ehrlichiose tratados com

a) Ser español ou nacional dalgún dos estados membros da Unión Europea ou nacional dalgún Estado en que en virtude dos tratados internacionais realizados pola

BASES REGULADORAS DO PROCESO SELECTIVO PARA A CONTRATACIÓN DUN MÁXIMO DE 9 AUXILIARES DE POLICÍA LOCAL (PERSOAL LABORAL TEMPORAL) DURANTE O EXERCIZO 2018

Além disso, são apontadas: a necessidade da atuação rigorosa dos órgãos de fiscalização, principalmente em relação ao controle da velocidade, à habilitação