• Nenhum resultado encontrado

Grande parte do discurso público ouvido no Brasil não merece outra coisa além de ser pendurado na linguiça

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Grande parte do discurso público ouvido no Brasil não merece outra coisa além de ser pendurado na linguiça"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

CADERNO DE ADAPTAÇÃO CURRICULAR DO 3º ANO – 4º BIMESTRE EDUCAÇÃO FÍSICA

Habilidades Relacionadas

● Identificar as necessidades de lazer na comunidade;

● Propor formas de organização do tempo disponível a partir dos interesses e conteúdo do lazer; 1. Classifique as figuras abaixo em espaço de lazer público ou espaço de lazer particular.

___________________________ ____________________________

__________________________ ____________________________

2. O lazer (sinónimo de ócio) é o tempo livre de que dispõe uma pessoa. Trata-se dos momentos em que não se trabalha ou, pelo menos, não de forma obrigatória. Pode-se definir o lazer como o tempo recreativo em que um indivíduo pode organizar e usar da forma que lhe bem entender. O lazer não só excluiu as obrigações laborais, mas também o tempo despendido para satisfazer necessidades básicas como comer ou dormir. Sendo assim, marque um X nas atividades de lazer abaixo:

(2)

3. Tirar um tempo de lazer para você vai fazer com que você seja mais produtivo. O ócio criativo é uma realidade e você deve saber como utilizá-lo da melhor forma. Sendo assim, selecione três ações que te ajudará a ter mais tempo livre para o lazer.

Definir prioridades Trabalhar em casa Fazer listas

Usar as férias para estudar Descobrir aquilo que ama

Ter outra atividade nas horas livres

LÍNGUA PORTUGUESA Habilidades relacionadas

Relacionar linguagem verbal literária com linguagem não verbal presente em textos literários. Inferir significados, apoiando-se em pistas presentes no texto e na mobilização de conhecimentos prévios.

Jogar futebol profissionalmente Ler um livro para o vestibular Andar de skate

Fazer uma receita de bolo Caminhar descalço na praia Monitorar piscina com crianças

Levar o cãozinho para passear no parque Cortar a grama da chácara

(3)

Linguiça

Grande parte do discurso público ouvido no Brasil não merece outra coisa além de ser pendurado na linguiça

Luis Fernando Verissimo, O Estado de S.Paulo 29 de outubro de 2020 | 03h00

Minha avó Ema usava uma expressão que nunca chegamos a decifrar exatamente, embora seu sentido fosse claro: “Pendura na linguiça”. Uma notícia sem importância, uma informação

absolutamente inútil, uma fofoca irredimível? Pendura na linguiça. De onde a vó Ema tirara a linguiça, de que lembrança de um remoto passado rural ela trouxera a frase pronta, ninguém sabia – acho que nem ela. Mas a frase foi adotada pela família. O destino do que era falso ou irrelevante era ser

pendurado numa linguiça, na companhia presumível de tudo que tradicionalmente enche as linguiças. Grande parte do discurso público ouvido no Brasil não merece outra coisa além de ser pendurado na linguiça. Não se trata do fake news fabricado especificamente para confundir, ou a retórica vazia do discurso político, facilmente caricaturável, nem o folclore instantâneo do mal explicado dinheiro entre as nádegas. Trata-se do discurso oficial, ou pseudo-oficial, do governo, a língua com a qual o poder se comunica e se desnuda, e expõe sua mediocridade. A língua de um governo de generais de fatiota comandados por um capitão e seus filhos e dividido em facções que não se entendem só pode ser a língua do caos disfarçado. Pior do que isto é quando o próprio capitão parece ter um gosto pelo caos.

Para um dos seus musicais de sucesso na Broadway, o compositor americano Stephen Sondheim escreveu uma canção na qual uma veterana atriz lamenta que sua vida acabou como um circo vazio, sem público, sem brilho, sem amor, sem nada. E ela canta “Que entrem os palhaços”, pois só faltam palhaços para que o cenário da sua tristeza volte a ser um circo. O mesmo melancólico fim nos espera num Brasil que cada vez mais se parece com um circo falido. Para ser um circo, só faltam os palhaços. Onde estão os palhaços? Não é preciso procurá-los. Os palhaços somos nós.

01. Quando a avó do narrador utilizava a expressão “Pendura na linguiça”, o sentido literal – denotativo – que pretendia transmitir era o:

A. ( ) De que na verdade, ninguém conseguira entender o sentido. B. ( ) De que se tratava de algo fiado a ser pago posteriormente. C. ( ) De que se tratava de um assunto de suma importância. D. ( ) De um fato sem grande importância.

02. Acerca da origem da frase pronta ‘pendura na linguiça’, é correto afirmar que: A. ( ) Provem da origem rural da avó.

B. ( ) Trata-se de um ditado popular do interior. C. ( ) Ninguém conhecia a origem certa.

(4)

03. Com uma resposta curta, utilizando o sentido da expressão no texto, indique uma situação em que a expressão ‘pendura na linguiça’ seria utilizada por você.

_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 04. De acordo com o autor, o discurso do governo brasileiro pode ser ‘pendurado na linguiça’,

pois

A. ( ) Traz um caos disfarçado em sua mediocridade. B. ( ) Trata-se de um discurso de um capitão.

C. ( ) Procura com palavras duras expor a verdade sobre o país. D. ( ) Somos considerados palhaços.

05. Acerca do gênero deste texto, é correto afirmar que:

A. ( ) Trata-se de uma crônica ao argumentar de forma humorada acerca da realidade. B. ( ) Trata-se de um conto, pois é uma história narrativa com personagens.

C. ( ) Trata-se de um poema pelo seu tom lírico e sentimental.

D. ( ) Trata-se de um romance fantástico ao expor uma realidade transfigurada em outras personagens.

ARTE

Habilidade relacionada

Compreender a integração entre as linguagens artísticas. O que é Dramaturgia

“A tragédia é a imitação de uma ação séria e concluída em si mesma… que, mediante uma série de casos que suscitam piedade e terror, tem por efeito aliviar e purificar a alma de tais paixões”, dizia Aristóteles.

(5)

“Drama é a vida sem as partes chatas”, dizia Alfred Hitchcock. Soa dramático? Talvez porque é comum associar a palavra a algo intenso e emocionante. Na Grécia antiga, uma peça dramática era simplesmente a encenação de um texto, uma espécie de imitação da vida real. O termo

“dramaturgia”, em grego, significa “escrever drama”. Já a palavra “drama”, propriamente dita, quer dizer “ação”.

Ao longo dos anos, o conceito de dramaturgia ganhou novos significados e passou a se aplicar a qualquer uso da composição dramática e da representação dos principais elementos do drama, seja nos palcos do teatro ou – hoje mais do que nunca – nas telas da TV e do cinema.

Um Pouco de História – De Aristóteles à Técnica do Drama

Tudo começou com uma obra pioneira na teoria dramática: a “Poética”, de Aristóteles, lá por volta de 335 a.C. Analisando as tragédias teatrais, o filósofo grego estabeleceu relações entre personagem, ação e diálogo, dando exemplos do que seriam boas narrativas e examinando as reações provocadas pelas histórias na plateia.

Muitas dessas “regras” narrativas são referidas hoje como “drama aristotélico”, e incluem conceitos como o da anagnórise (quando um personagem descobre informações essenciais, até então

desconhecidas, sobre si mesmo ou sobre outra pessoa relevante na história) e o da catarse (momento que ocorre através de uma grande descarga de sentimentos e emoções). Foi Aristóteles também quem dividiu as peças teatrais em narrativas com início, meio e fim, sempre com algum conflito e uma resolução.

Foi somente no século 18 que o termo “dramaturgia” passou a ser usado, oficialmente, para descrever uma teoria de estrutura narrativa. O autor e teórico Gotthold Ephraim Lessing, do Teatro de Hamburgo, estabeleceu a fundação do que seria a dramaturgia moderna, tendo em vista as performances dos atores e a manipulação da narrativa para refletir o cenário sociocultural e as referências do mundo no qual ela se encontra. Para ele, o dramaturgo era uma espécie de “juiz dramático”, responsável por entender as motivações dos personagens e por envolver o público na história sendo contada.

A partir da obra de Lessing, outros importantes autores, como Goethe, Schelling, Thornton Wilder, Arthur Miller e Tennessee Williams, começaram a refletir sobre o ofício da dramaturgia. Já no século 19, o escritor alemão Gustav Freytag fez um resumo dessas reflexões no livro “A técnica do drama”, estabelecendo também um modelo de estrutura narrativa em cinco atos (exposição/introdução, ação crescente, clímax, ação em queda e resolução/denouement). As ideias de Freytag serviram como base para o que viriam a ser os manuais de roteiro dos dias de hoje.

1 – Segundo Aristóteles tragédia é?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(6)

2 – Quando a profissão de Dramaturgo surge?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 3 – Assista a um filme, e respondas as questões abaixo:

Nome do filme: ____________________________________________ Resumo do filme máximo de 5 linhas:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ Quem é o Protagonista: _________________________________________________________________

(7)

Qual e o tipo de conflito:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(8)

Quem é o antagonista:

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Qual época o filme se passa: ______________________________________________________________ Qual local o filme se passa: _______________________________________________________________

(9)

LÍNGUA INGLESA Habilidade relacionada:

Ler, compreender, analisar e interpretar: informes de lazer, programação de entretenimento, horóscopos, palavras cruzadas, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais.

Leia a charge abaixo e responda.

1- According to the boy´s face expression, he is: a) ( ) bored.

b) ( ) happy. c) ( ) amazed.

2- Uma campanha pode ter por objetivo conscientizar a população sobre determinada questão social. Na campanha realizada no Reino Unido, a frase “A third of the food we buy in the UK ends up being thrown away" foi utilizada para enfatizar o (a):

a) ( ) desigualdade social. b) ( ) escassez de plantações. c) ( ) desperdício de alimentos.

(10)

3- Os phrasal verbs: end up / throw up e cut down são traduzidos para o português respectivamente em:

a) ( ) terminar/jogar fora/ fazer algo com menos frequência. b) ( ) terminar/ fazer algo com menos frequência/ jogar fora. c) ( ) jogar fora/ fazer algo com menos frequência/ terminar.

MATEMÁTICA

Habilidades essenciais:

- Resolver e elaborar situações- problema de contagem cuja resolução envolve a aplicação do princípio multiplicativo.

- Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos

- Conhecer as características principais das progressões geométricas – expressão do termo geral, soma dos n primeiros termos, entre outras, sabendo aplicá-las em diferentes

- Compreender o significado da soma dos termos de uma PG infinita (razão de valor absoluto menor do que 1) e saber calcular tal soma em alguns contextos, físicos ou geométricos.

- Conhecer a função exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento. - Saber calcular e interpretar medidas de tendência central de uma distribuição de dados: média, mediana e moda

1-) Margarida resolveu brincar com multiplicação e construiu uma tabela de sequência com estrelas. Veja como ficou o desenho dos dois primeiros grupos.

Analisando os desenhos, responda: a-) Quantas estrelas terá no 3⁰ termo?

(11)

b-) Existirá um termo que terá 32 estrelas? ____________________________________

c-) Explique o que você percebeu que está acontecendo nessa brincadeira de Margarida.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

2a-) Na função f(x) = 2x, complete a tabela seguindo o exemplo e depois siga as instruções para construir o gráfico: X Y 0 20 = = 1 1 21 = 2 22 = 2.2 = 4 3 23 =

2b-) Com os valores de y que você encontrou, desenhe os pontos no plano cartesiano, ligue-os para formar o gráfico da função:

(12)

3-) Cláudia tem seis sapatos, cinco bolsas e três chapéus. De quantas maneiras diferentes Cláudia poderá usar esses acessórios nos seus looks?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

4-) Em uma sala de 3⁰ ano do Ensino Médio, a professora Carina de Matemática passou um exercício e disse que na próxima aula vai chamar um aluno para corrigir na lousa. Ao todo são 40 alunos nessa turma. Qual a chance de ela chamar um aluno de número ímpar? (Lembre-se da fórmula de probabilidade).

Calcule aqui:

Resposta:

_______________________________________________________________________________________

5-) Dois alunos fizeram uma aposta para saber qual deles terminaria o ano com a maior média em Matemática. Veja abaixo as notas finais de cada um:

a-) ( ) Quem teve melhor rendimento do 1⁰ bimestre? b-) ( ) E no último bimestre?

(13)

FÍSICA

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Caracterizar os aparelhos elétricos a partir das especificações dos fabricantes sobre suas

características (voltagem, potência, frequência etc.), reconhecendo os símbolos relacionados a cada grandeza.

Dimensionar o gasto de energia elétrica de uma residência, compreendendo as grandezas envolvidas nesse consumo.

Reconhecer os principais modelos explicativos dos fundamentos da matéria ao longo da história, dos átomos da Grécia Clássica aos quarks

Identificar a existência e a diversidade das partículas subatômicas

Reconhecer e caracterizar processos de identificação e detecção de partículas subatômicas H01 – Reconhecer as diferenças representações de um número racional

H10 – Efetuar cálculos que envolvam operações com os números naturais

H42 – Identificar os efeitos de sentidos que resultam da utilização de determinados recursos linguísticos

H43 – Reconhecer pressuposições e subentendidos em um texto. .

Equipamentos elétricos, Matéria e Radiação

Olá, chegamos ao último bimestre, e nessa atividade iremos recordar um pouco a eletricidade, esse tipo de energia que está tão constante em nossa vida. Nos dias atuais não saberíamos viver sem mesma. Não é verdade?

Ela está presente, em todos os equipamentos elétricos e eletrônicos da nossa casa, e todos esses equipamentos têm suas características elétricas, como tensão (V), amperagem (A) e potência (W). Logo, chegamos a nossa atividade desse bimestre. Eu quero que vocês façam três pesquisas:

1) Faça um levantamento dos aparelhos elétricos da sua casa e produza um texto que justifique e auxilie as pessoas a diminuírem o consumo de energia elétrica.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(14)

2) Desde os primórdios, os filósofos e posteriormente os cientistas estudaram a constituição da matéria e é muito interessante observar as alterações que ela teve no decorrer desse período, assim como mudamos o nosso conhecimento do mundo. Faça uma pesquisa sobre essas alterações, partindo do conhecimento da Grécia antiga até chegar nos dias de hoje, com os conhecimentos de como é constituída a matéria. (Uma colinha para vocês, começamos com a ideia de Aristóteles com relação aos elementos básicos que são: Terra, fogo, água e ar, e iremos chegar a Murray Gell-Mann com os quarks).

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 3) Finalizando, gostaria de propor uma atividade muito interessante que é a busca da física em

todos os lugares, então gostaria de propor para vocês encontrarem a física em um filme, em que ele nos mostra a radiação nuclear e suas aplicações. Pois, como vocês sabem a física está em tudo, e é muito interessante observá-la em qualquer lugar, em todas as coisas. Para tanto, gostaria de solicitar que a encontrassem num filme. (Deixando como sempre uma dica para vocês: na série Chernobyl você a encontrará e no Grey’s Anatomy também) Logo, aqui o pedido é uma pesquisa com relação a radiação e suas aplicações.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(15)

GEOGRAFIA

1. Leia o trecho abaixo e observe o mapa para responder as questões:

Para compreender que a regionalização do espaço mundial pode acontecer por diferentes critérios, considere a divisão dos países em blocos econômicos, o domínio das potências hegemônicas, a distribuição da riqueza em escala mundial, entre outras possibilidades. Assim, será possível analisar e se posicionar criticamente diante de processos atuais. Quando falamos em regionalização mundial e os critérios adotados, é importante lembrar que os países e regiões podem ser agrupadas também por aspectos naturais, que se referem à hidrografia, clima, vegetação, relevo entre outros, e aspectos sociais, como exemplo, a concentração de pessoas nas cidades, número de computadores conectados à internet, entre outras.

Elaborado por: São Paulo Faz Escola

a) Qual foi o critério usado nessa regionalização?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b) Escreva duas características dos países do Norte e duas dos países do Sul.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(16)

Como evitar que o terror leve a um aumento da intolerância e da xenofobia?

O atentado terrorista em Barcelona, no dia 17 de agosto de 2017, deixou um saldo de 15 mortos e 130 feridos. Reivindicado pelo Estado Islâmico, o ataque trouxe de volta o discurso da luta contra o terrorismo nos países ameaçados ou naqueles que já sentiram em seu território a ação do terror. Na tentativa de prevenir a ocorrência de novos ataques, os Estados aumentaram a vigilância sobre a população, enquanto aconselham seus cidadãos a ser mais tolerantes com os imigrantes. O fato, porém, é que, ao mesmo tempo em que cresce a ameaça terrorista, assistimos a um aumento da xenofobia e da intolerância. Para o professor Samuel Feldberg, do Núcleo de Estudos das

Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da USP, “a xenofobia e a intolerância têm um viés específico, que pode estar ligado às consequências tanto das crises econômicas recorrentes da última década quanto ao fenômeno dos refugiados”. Estes, por sua vez, são vítimas da radicalização religiosa e dos conflitos nos países do Terceiro Mundo, especialmente no Oriente Médio e na África. Não há dúvida, na opinião de Feldberg, de que as democracias ocidentais enfrentam um dilema, representado pela dicotomia entre proteger os seus cidadãos e as liberdades individuais simultaneamente. Por outro lado, “é quase impossível impedir a realização de ataques terroristas”. Nos últimos anos, observou-se a intensificação do fenômeno que se tornou conhecido como “atuação dos lobos solitários”, que “advém da propagação de determinadas ideias que impregnam determinados grupos”, os quais passam a agir movidos por tais ideologias.

Elaborado por: São Paulo Faz Escola

a) Pesquise e escreva o significado dos termos destacados no texto.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b) O que o texto afirma com relação ao terrorismo?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(17)
(18)

a) Escreva duas características do Norte da África e duas da África Subsaariana. _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b) Escreva algumas características dos aspectos físicos do continente africano.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ FILOSOFIA

O que fazer com a liberdade

Acesse o link, ouça o podcast sobre o tema da aula:

https://talkandcomment.com/p/75461488334f0eb355d48a6e

1. Liberdade, como defini-lá? Você se considera um sujeito livre ou que apenas tem Liberdade? _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 2. O que você precisa para ser livre?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ 3. Considerando a concepção de liberdade que mais se aproxima da sua perspectiva pessoal, qual é o papel da educação na construção de uma sociedade com cidadãos mais livres?

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

(19)

SOCIOLOGIA Texto 1

Brasil de Todos os Santos

Brasil, meu Brasil de todos os Santos Descobrir a sua cara de espanto

Descobrir o seu encanto em um segundo Um país que sonha ser o Novo Mundo Matas, praias, céu, diamante e chapadas Transamazônicas estradas te percorrem Feito rios de águas e florestas

Transformando sua paisagem numa festa Nas suas avenidas todas coloridas

Desfilam homens e mulheres (...)

https://talkandcomment.com/p/5bbf252fb9f9017fe5e55a18 (voice note)

Laura Campanér e Luisa Gimene. Fonte: http://www.lyricstime.com/laura-campan-r-brasil-de-todos-os-santos-lyrics.html – Acesso em: 30/10/08.

Texto 2

Desmatamento

Desde a ocupação portuguesa, o Brasil enfrenta queima de vegetação original e desmatamento com o intuito de aumentar as áreas de cultivo e pastagens, bem como facilitar a ocupação humana e, conseqüentemente, a especulação imobiliária.

Estes procedimentos, ao longo dos anos, levaram à extinção de várias espécies vegetais e animais, à erosão e à poluição do meio ambiente em geral.

(20)

1. Na comparação dos textos I e II, pode-se afirmar que:

a) ( ) Os dois textos tratam do mesmo assunto – meio ambiente.

b) ( ) As nossas riquezas estão sendo bem tratadas ao longo dos anos. c) ( ) O Brasil é rico pela sua natureza, pelo seu povo.

d) ( ) A vida do homem é mais importante que a natureza.

2. Com relação aos textos Brasil de Todos os Santos e Desmatamento, é correta a alternativa:

a) ( ) Ambos enaltecem a paisagem natural do território brasileiro.

b) ( ) Os dois textos abordam o meio ambiente sob pontos de vista opostos. c) ( ) Ambos apontam para a transformação causada pela poluição.

d) ( ) Os dois textos responsabilizam a ocupação portuguesa pelo desmatamento.

Em quem você vai votar?

Se acha que não tem idade para se candidatar e nem está pensando em tirar seu título eleitoral, saiba que, mesmo assim, já pode começar a se engajar na política. No colégio paulistano Elvira Brandão, por exemplo, os alunos, criaram três chapas que concorreram ao grêmio, entidade que tem o objetivo de trazer melhorias para a escola.

Além dos candidatos das chapas, todos puderam participar de debates e, depois, votar – em “urna” eletrônica e tudo! “Vou votar pela primeira vez este ano e acredito que as eleições do colégio ajudam a compreender o processo político.

“Me sinto mais preparada”, explica Patrícia Amaral Prata, aluna do 2º ano do Ensino Médio e uma das diretoras da chapa Impacta, que concorreu à eleição. Aproveitando que estamos em um ano eleitoral, porque você não pede à coordenação da escola para ajudá-la a organizar debates sobre política ou até mesmo promover eleições internas?

Patrícia dá as dicas para quem quiser se candidatar: “é preciso se informar sobre como funcionam as eleições do colégio, saber o que significa o grêmio, apresentar para a direção uma proposta do que se quer melhorar na escola e fazer propaganda do plano de mudanças para que os outros alunos possam decidir em quem votar? Tudo isso sem desrespeitar a liberdade de escolha de cada um, senão vira bagunça.” Viu só?

https://talkandcomment.com/p/3c486f6ef135a16b2037ec0b (voice note) Fonte: Revista Atrevida nº 165 maio/2008 p.74.

(21)

No trecho “é preciso se informar”, a palavra se refere-se:

a) ( ) Aos alunos que vão votar.

b) ( ) Aos alunos que queiram se candidatar. c) ( ) A todos os leitores da revista.

d) ( ) Aos eleitores em geral.

Leia o texto abaixo:

Cerca de 315 milhões de africanos vivem com menos de um dólar por dia – 84 milhões deles estão desnutridos. Um terço da população não sabe o que é água encanada e mais da metade não tem acesso a hospitais. Sem garantias básicas, o continente vira ninho de conflitos de terra, ditaduras e terroristas que podem agir na Europa ou nos EUA. (...) Com tantos problemas, nada melhor que receber ajuda do resto do mundo, certo? Pois é no meio dessa empolgação para fazer a pobreza virar história que o economista queniano James Shikwati grita para o mundo: “Pelo amor de Deus, parem de ajudar a África”.

https://talkandcomment.com/p/bdf9ab7202243b995782d4d8 (voice note) Fonte: Revista Superinteressante, edição 240- junho;2007,p. 87.

3. A parte do texto que mostra opinião é:

a) ( ) 315 milhões de africanos vivem com menos de um dólar. b) ( ) Um terço da população não sabe o que é água encanada. c) ( ) 84 milhões deles estão desnutridos.

d) ( ) Pelo amor de Deus, parem de ajudar a África.

HISTÓRIA

Leia o texto ou ouça o áudio sobre a Segunda Guerra Mundial no seguinte link:

https://www.infoescola.com/historia/segunda-guerra-mundial/

Assista aos vídeos sobre Segunda Guerra Mundial nos seguintes links:

https://www.youtube.com/watch?v=TV4Vzda09Ck&ab_channel=CanalNostalgia

(22)

Responda as seguintes questões:

1. A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito militar da história da humanidade, envolvendo países de quatro continentes. Os participantes se aliaram em dois grandes grupos, os Aliados e os Países do Eixo. Sobre este último é correto afirmar que os países que o compunham eram:

a) ( ) Alemanha, URSS e China. b) ( ) Alemanha, Japão e Itália. c) ( ) Itália, EUA e Japão. d) ( ) Japão, URSS e Itália. e) ( ) Alemanha, Itália e China.

2. A II Guerra Mundial foi o maior conflito armado da história da humanidade, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria bélica, ao ponto de se produzir a bomba atômica e toda a mortandade decorrente. Sobre o conflito, é incorreto afirmar que:

a) ( ) Os Estados Unidos entraram na guerra após o ataque japonês a Pearl Habor. b) ( ) O Eixo era formado pela Alemanha, Itália e Japão.

c) ( ) A guerra iniciou-se após a invasão da Alemanha no território soviético.

d) ( ) O evento final da II Guerra Mundial foram as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. e) ( ) Em 1940, os alemães conseguiram ocupar Paris.

3. O cenário de guerra na União Soviética ficou marcado por batalhas extremamente violentas. À medida que os alemães avançavam pelo território soviético, um rastro de destruição e morte era deixado. Uma das cidades soviéticas foi literalmente cercada pelas tropas alemãs, que estabeleceram uma estratégia para matar a população de fome. Estamos falando de:

a) ( ) Stalingrado. b) ( ) Leningrado. c) ( ) Moscou. d) ( ) Kiev. e) ( ) Minsk.

(23)

QUÍMICA

Conteúdos: Ciclos da água, do oxigênio e do gás carbônico e suas interrelações. Habilidades:

Interpretar e explicar os ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico, suas inter-relações e os impactos gerados por ações humanas.

Ciclos da água, do nitrogênio, do oxigênio e do gás carbônico e suas interrelações.

H22 - Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas

H43 – Associar informações em listas, tabelas ou gráficos que as representam.

HMP04 - Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao tema em textos.

Habilidades do SAEB: Português:

D1 – Localizar informações explícitas em um texto.

D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.)

Ciclo da água

O ciclo da água ou ciclo hidrológico é um ciclo biogeoquímico, no qual se observa a água fluindo entre os seres vivos e o meio ambiente. A água é encontrada nos diferentes estados físicos no planeta, apresentando-se nas formas líquida, sólida e gasosa, sendo a forma líquida a fase primária de utilização pelos organismos vivos.

Durante o ciclo da água, essa substância muda de estado, sendo observada, por exemplo, a evaporação de água presente em oceanos, rios e lagos e a condensação do vapor de água para a formação das nuvens. O ciclo da água permite que esse elemento circule constantemente

pelo planeta, permitindo, assim, que a vida aqui se desenvolva. A água

A água é uma substância encontrada em nosso planeta nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A maioria dos organismos utiliza-a na forma líquida para a realização de seus diversos processos biológicos. A maior parte da superfície do nosso planeta é recoberta por água, sendo estimado que 70% do planeta sejam cobertos por essa substância.

Nos oceanos encontram-se 97% da água da biosfera. No que diz respeito à água doce, cerca de 2% estão presentes nas geleiras e calotas polares e 1% está nos rios, lagos e águas subterrâneas. A água presente na atmosfera apresenta valores insignificantes.

(24)

O ciclo da água garante que esse elemento circule no ambiente.

Os seres vivos dependem de água para sua sobrevivência, uma vez que ela faz parte da composição do corpo de todos os organismos vivos, além de participar de uma série de reações químicas.

Nos seres humanos, por exemplo, além de compor nossas células e participar das reações químicas que ocorrem em nosso corpo, ela atua no transporte de substâncias, sendo o principal componente do plasma sanguíneo, atua na regulação da temperatura por meio do suor, faz parte da composição das lágrimas, faz parte do fluído presente nas articulações e do líquido amniótico, além de vários outros processos.

O ciclo da água faz com que essa substância circule no ambiente e esteja disponível para o uso pelos organismos vivos. Sem água, a vida no planeta não seria possível. Vale salientar, no entanto, que o ciclo da água, apesar de permitir que a água circule constantemente, não pode garantir que ela esteja disponível para todos os seres vivos.

Isso se deve ao fato de que a distribuição de água no planeta ocorre de forma desigual, além disso, fatores como força dos ventos, cobertura vegetal, tipo de solo e temperatura podem afetar a

velocidade do ciclo bem como a quantidade de água envolvida no processo. Ciclo da água e suas etapas

O ciclo da água faz com que a água circule em nosso meio de maneira contínua, envolvendo tanto componentes bióticos como abióticos. O ciclo da água é movido pela energia solar. O Sol aquece a água de oceanos, mares, rios e lagos, fazendo com que a água passe do estado líquido para o gasoso (evaporação).

Além disso, a energia solar é responsável por promover a sublimação do gelo e o processo de transpiração, sendo a transpiração dos vegetais responsável por liberar uma grande quantidade de água para a atmosfera. Dá-se o nome de evapotranspiração ao processo no qual o vapor de água resultante da transpiração das plantas e evaporação dos solos é levado para a atmosfera.

(25)

O vapor de água liberado nos diferentes processos sobe até camadas mais altas da atmosfera, nas quais se condensa e forma nuvens. As correntes de ar podem mover as nuvens para diferentes

regiões. A água retorna à superfície da Terra por meio da precipitação, que é a liberação da água das nuvens na forma de chuva, granizo ou neve, a depender de fatores, como a temperatura do local. A água que retorna à superfície pode cair novamente em rios, lagos, oceanos e mares, pode infiltrar no solo e atingir os aquíferos ou fluir pela superfície.

A água na superfície terrestre pode ser absorvida pelas plantas, que necessitam dela para o seu metabolismo, pelas raízes. A água que está presente nas plantas pode ser absorvida por animais quando eles se alimentam delas. Não podemos esquecer-nos de que animais apresentam também água em seu corpo e, portanto, essa substância vai fluindo pela cadeia alimentar. Além disso, os animais também ingerem água, sendo essa substância fundamental para a sua sobrevivência.

Observe atentamente as etapas do ciclo da água.

Como mencionado, as plantas liberam água de volta ao ambiente por meio da transpiração. Além disso, eliminam água no estado líquido em um processo conhecido como gutação. Os animais, por sua vez, devolvem a água para o meio por meio de urina, fezes, respiração e transpiração. O processo de decomposição dos seres vivos também garante que parte da água incorporada neles retorne ao meio.

(26)

Resumo do ciclo da água:

• O ciclo da água permite que a água circule pelos seres vivos e pelo meio físico;

• A energia solar aciona o ciclo da água, promovendo a evaporação da água;

• O vapor de água atinge camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando as nuvens;

• A água retorna à superfície terrestre caindo na forma de chuva, neve ou granizo.

• Ao retornar para a superfície, a água pode seguir diferentes caminhos, como acumular-se em rios, lagos e oceanos ou infiltrar-se no solo.

Ciclo do Oxigênio

O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico que garante a movimentação do oxigênio pelos organismos vivos e pelo meio ambiente. Esse ciclo permite que o elemento circule constantemente pelo meio, garantindo, desse modo, a realização de importantes processos, como respiração celular, formação da camada de ozônio e combustão.

Relaciona-se diretamente com o ciclo do carbono, tem como uma de suas etapas o processo de fotossíntese. Nesse processo, os organismos fotossintetizantes utilizam gás carbônico e liberam oxigênio. Esse processo é, portanto, responsável por garantir que o oxigênio seja produzido e liberado para o meio. O oxigênio disponível poderá, então, ser utilizado em diferentes processos, como a respiração celular.

O oxigênio é um importante elemento encontrado em três reservatórios do planeta: atmosfera, biosfera e litosfera. Na atmosfera, destaca-se a presença do oxigênio molecular (O2), que representa 21% da atmosfera terrestre e é utilizado por alguns seres vivos na realização da

respiração celular. Além de aparecer como oxigênio molecular, esse elemento aparece na atmosfera em forma de outros compostos, como gás carbônico (CO2), ozônio (O3) e dióxido de nitrogênio (NO2). O oxigênio molecular é liberado na atmosfera graças ao processo de fotossíntese, o principal evento desse ciclo. Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes (algas, plantas e alguns procariotos) utilizam gás carbônico para sintetizar seu próprio alimento e, durante o processo, liberam oxigênio para o meio.

Etapas do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio apresenta diversas etapas importantes, como fotossíntese, respiração celular, decomposição, combustão e formação da camada de ozônio. Na fotossíntese, temos a formação do oxigênio, que será liberado na atmosfera. Esse é, portanto, uma das etapas que merecem maior destaque.

Na fotossíntese, os organismos fotossintetizantes (algas, plantas e alguns procariotos) fazem uso do gás carbônico para a produção de moléculas orgânicas. Durante esse processo, que necessita da presença de luz, esses organismos liberam oxigênio. Entre os organismos fotossintetizantes, destaca-se o fitoplâncton (grupo de organismos microscópicos fotossintetizantes que vivem flutuando na água doce), responsável pela produção de cerca de 95% do oxigênio presente na atmosfera terrestre.

(27)

A fotossíntese garante a liberação de oxigênio, que será utilizado por meio da respiração. O oxigênio produzido pelos organismos fotossintetizantes é utilizado também nos processos de decomposição e de combustão. Ao final desses processos, são liberados gás carbônico e água. O oxigênio participa ainda da formação da camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro, diminuindo a incidência de radiação ultravioleta que chega até a superfície terrestre. O oxigênio atua nessa participação quando sofre a ação dos raios ultravioletas do Sol na atmosfera, dando origem ao ozônio, que irá formar a camada de ozônio.

A camada de ozônio já sofreu intensamente com a ação do homem, que liberava uma grande quantidade de substâncias que reagiam com as moléculas de ozônio, destruindo-as. As principais substâncias causadoras desse problema são os gases clorofluorcarbonos (CFCs), que eram usados, no passado, em alguns produtos, como sprays e refrigeradores.

Os danos causados à camada de ozônio foram descobertos em 1985, quando foi observada uma grande redução da quantidade de ozônio sobre a Antártica (buraco na camada de

ozônio). Atualmente, estudos demonstram que, graças à proibição do uso dos CFCs, a camada de ozônio está recuperando-se dos danos passados. Infelizmente, a recuperação total desses danos pode demorar até seis décadas.

(28)

Importância do ciclo do oxigênio

O ciclo do oxigênio é, sem dúvida, um ciclo essencial para a sobrevivência dos organismos no nosso planeta, uma vez que esse elemento é utilizado em diferentes processos. Além de proporcionar a ciclagem do oxigênio no meio, o ciclo do oxigênio é importante porque garante a:

• Realização da respiração celular, processo por meio do qual muitos seres vivos produzem energia.

• Realização da combustão.

• Realização do processo de decomposição da matéria orgânica.

• Formação da camada de ozônio.

Exercícios:

1) Na respiração, os organismos utilizam oxigênio e liberam gás carbônico, o qual é utilizado pelos organismos fotossintetizantes no processo de fotossíntese. Nesse processo, observa-se a liberação de oxigênio. A respiração e a fotossíntese são, portanto, dois processos

conectados, assim como os ciclos do carbono e do oxigênio:

De acordo com o texto acima, complete os espaços na figura abaixo indicando onde ocorre cada etapa do ciclo.

(29)

(OXIGÊNIO – FOTOSSÍNTESE - GÁS CARBÔNICO – RESPIRAÇÃO)

O ciclo do oxigênio apresenta relação direta com o ciclo do carbono

2) Durante o ciclo da água, observamos a formação de nuvens, que ocorre graças à

transformação do vapor de água em pequenas gotículas. Essa mudança do estado gasoso para o líquido é chamada de:

a) ( ) evaporação. b) ( ) solidificação. c) ( ) sublimação. d) ( ) fusão.

e) ( ) condensação.

3) Os ciclos biogeoquímicos podem ser definidos como processos em que os elementos químicos circulam entre os seres vivos e o meio ambiente. Com o ciclo da água não é diferente e os seres vivos interferem ativamente no movimento cíclico dessa molécula.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome do processo caracterizado pela perda de água pelas plantas na forma de vapor.

a) ( ) Respiração. b) ( ) Transpiração. c) ( ) Fotossíntese. d) ( ) Gutação.

(30)

BIOLOGIA

Habilidade estruturantes:

H43 – Associar informações em listas, tabelas ou gráficos que as representam.

H44 - Comparar argumentos em debate, ao longo do tempo, sobre a evolução dos seres vivos. H41 - Identificar e descrever diferentes representações de fenômenos biológicos a partir de textos e imagens.

Competências de Biologia

• Compreender o nível de complexidade entre os animais.C2

• Identificar os aspectos evolutivos presentes nos animais invertebrados e vertebrados.C2

ANIMAIS INVERTEBRADOS E VERTEBRADOS

Os animais vertebrados são aqueles que possuem vértebras que formam a coluna vertebral. Os animais vertebrados são classificados em: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.

Mamíferos: os mamíferos são animais vertebrados e alimentam-se do leite da mãe durante algum tempo após o nascimento. Uma outra característica comum a todos os mamíferos é a presença de pelos em seu corpo. A maior parte dos mamíferos é terrestre. O ser humano, o cachorro, o gato e o cavalo são exemplos de animais mamíferos. As baleias e os golfinhos também são mamíferos, no entanto, são animais aquáticos.

Aves: as aves são animais vertebrados que nascem de ovos. Elas possuem bico, asas e o corpo

coberto de penas. A galinha, o pato, o avestruz, o beija-flor, o ganso e periquito são alguns exemplos de aves.

Répteis: os répteis são animais vertebrados que geralmente nascem de ovos. Ele tem o corpo coberto de escamas, placas duras ou carapaças. Entre eles encontramos as cobras, os jacarés, as tartarugas e as lagartixas.

Anfíbios: os anfíbios constituem a classe de animais vertebrados. A característica mais marcante dos seres vivos da classe é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre, apesar de haver exceções. Alguns exemplos de anfíbios rãs, pererecas, sapos e tritões.

Peixes: os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectodérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras sustentadas por rios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigênio na água (embora os dipnoicos usem pulmões) e na sua maior parte coberto por escamas.

Os animais invertebrados são aqueles que não possuem vértebras. Esses animais são encontrados na água, na terra e até mesmo dentro do solo. Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, estão aqui o nome de cada grupo e um exemplo de cada, são eles: poríferas (esponja do mar), cnidário (anêmona), platelminto (verme achatado), nematódea (verme cilíndrico), molusco(polvo), artrópodes (aranha) e equinoderma (estrela do mar).

(31)

QUESTÕES

1- Recorte as figuras de animais e coloque em ordem evolutiva de acordo com o grupo que cada um desses animais representa, por exemplo eu já vou dar uma ideia aqui para que você comece pelo animal menos complexo que no caso é a esponja do mar e siga até chegar no animal mais complexo . Você irá organizando esses animais até chegar no mais complexo que somos nós, seres humanos. Siga as informações no texto. OBS: As imagens estão na próxima página.

2- Quando observamos esses animais percebemos o grau de evolução entre eles, e logo

percebemos que os animais que surgiram primeiro foram os invertebrados e só depois vieram os vertebrados, sendo assim responda: Qual animais menos “evoluído”? E qual o animal mais “evoluído”?

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ 3- Observando as informações no texto e visualizando os animais presentes nas figuras, qual o

grupo de animal que está evolutivamente mais próximo dos mamíferos?

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________

(32)

Anexo: Imagens para recorte e resolução da questão 1 de biologia.

(33)
(34)

Referências

Documentos relacionados

Figura 1 - Etapas do processo de validação e adaptação transcultural da escala de Braden Q.. O critério de exclusão foi ter idade igual ou superior a 14 anos ou menor de 1 mês

(B) Se aumenta o tamanho da amostra, a distribuição de amostragem da média se aproxima da distribuição normal, qualquer que seja a forma da distribuição da população. (C) Se

As bolsas de extensão da UFABC terão valor mensal de R$ 400,00 (quatrocentos reais), com vigência mínima de 1 (um) mês e máxima de 10 (dez) meses, de acordo com a

A metodologia e os mecanismos de acompanhamento, controle, fiscalização e avaliação dos resultados obtidos com a execução dos serviços de ATER contratados devem

em forma e arranjo; aglomerados ou escalariformes medindo de 8-32 micra (mé- dias a muito grandes) ; por vezes semi-areolados, contorno oval, com diâmetro de 8-14 micra (médias

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

jogo, conforme tabela divulgada, caso em que a equipe que não estiver presente ou não tiver atletas suficientes, será declarada perdedora pelo placar de WXO. 17º A equipe que