• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE SANTA MARIA XV ENCONTRO ACADÊMICO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA I SEMINÁRIO DO PACTO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE SANTA MARIA XV ENCONTRO ACADÊMICO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA I SEMINÁRIO DO PACTO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS EDITAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FACULDADE SANTA MARIA XV ENCONTRO ACADÊMICO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA

I SEMINÁRIO DO PACTO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

[Escolha a data] EDITAL 01∕2017

O XV Encontro Acadêmico da Faculdade Santa Maria (FSM) e o XI Encontro de Iniciação Científica serão realizados em parceria com o I Seminário do Pacto de Educação em Direitos Humanos, marcando um momento importante para a Instituição no que diz respeito à responsabilidade social e acadêmica. A adesão ao referido Pacto ratifica o compromisso da FSM com uma educação pautada na ética, no respeito à diversidade, fomentando uma cultura de paz em seu ambiente e na promoção dos direitos humanos. O evento acontecerá no período de 27 a 29 de setembro de 2017, tendo como objetivo oferecer aos docentes e discentes da FSM, e de outras instituições públicas e privadas, espaços de partilha da produção científica, estimulando debates que contribuam para articulações das práticas de ensino, pesquisa e extensão.

1. INSCRIÇÃO, NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO E CERTIFICAÇÃO 1.1 Das inscrições

 Os formulários de inscrição individual estarão disponíveis no site institucional (www.fsm.edu.br) e na secretaria do evento, com sede na Faculdade Santa Maria, BR 230, KM 504, Cajazeiras-PB, no período de 05 a 22 de setembro de 2017, nos horários das 08h00 às 12h00, das 13h00 às 17h00 e das 18h00 às 22h00. Não serão aceitas inscrições no dia do evento.

 As modalidades de participação, para comprovações e emissão de certificados, serão: Categoria Participante, Categoria Expositor, Comissão Organizadora.  As inscrições deverão ser feitas na modalidade presencial, na secretaria do evento,

até o dia 22 de setembro de 2017, no horário limite das 22h00, através do pagamento da taxa no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) para a comunidade FSM e R$ 70,00 (setenta reais) para discentes e profissionais de outras instituições. Haverá isenção da taxa de inscrição para aluno da FSM que fizer pessoalmente, 5 (cinco) inscrições de pessoas externas..

 Cada inscrito terá direito a duas atividades (oficinas e minicursos), sendo uma a ser realizada no dia 27 de setembro e outra no dia 29 setembro, além das palestras agendadas para o evento.

 A data limite de submissão de trabalhos será até 22 de setembro de 2017, no horário limite das 22h00, através da ficha de inscrição de trabalho, constante no anexo deste Edital.

 Cada participante poderá se inscrever em até 3 (três) trabalhos;

 A carga horária do evento será distribuída entre: solenidade de abertura e Palestra I, que acontecerá no dia 28 de setembro, às 19h00; Palestras II e II, que serão realizadas no dia 29 de setembro, nos horários das 09h00 e 14h00, respectivamente; minicursos e oficinas, que acontecerão no dia 27 de setembro, no horário das 08h00 às 12h00 e das 19h00 às 22h00; apresentação de trabalhos, que será realizada no dia 28 de setembro, no horário das 08h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00; e minicursos e oficinas, que serão realizados nos dias 27 e 29 de setembro;

 Os inscritos deverão participar das oficinas e minicursos em turnos de sua escolha, considerando a programação do evento;

A programação de minicursos e oficinas será divulgada no dia 05 de setembro de 2017, no ato da inscrição.

 O credenciamento para a participação do evento estará disponível nos turnos manhã, tarde e noite e deverá ser feito no dia 26 de setembro, impreterivelmente. Após esse período, não haverá mais credenciamento em função da programação.

(2)

2 1.2 Normas para submissão e apresentações de trabalhos

 Os trabalhos deverão ser inscritos sob a forma de resumo eletrônico, enviado ao e-mail extensaoepesquisafsm@ge-mail.com, em formato Word, obedecendo à estrutura estipulada neste documento. A comprovação do pagamento de inscrição dos autores deverá ser igualmente enviada por e-mail anexada ao resumo.

 O resumo deverá ter entre 250 a 500 palavras, escrito em língua portuguesa, contendo: introdução, objetivos, método, resultados (ou resultados esperados) e considerações finais.

 O título do texto deve ser escrito em língua portuuesa, seguido do nome dos autores, com identificação dos mesmos em notas de rodapé, e identificação do tipo de trabalho (revisão bibliográfica, pesquisa experimental, projeto de extensão, intervenção, relato de experiência etc.).

 Cada trabalho poderá ter até 5 (cinco) acadêmicos e 1 (um) professor orientador; apenas um deles fará a inscrição do trabalho, porém, todos deverão confirmar as inscrições e efetuar o pagamento da taxa.

 O texto deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento simples. A página deve ser configurada para impressão em papel A4, contendo margens superior e esquerda iguais a 3cm, inferior e direita iguais a 2cm; a paginação deve ser inserida no canto superior direito.

 Citações e referências devem estar de acordo com as normas da ABNT.

 Os trabalhos submetidos ao comitê serão apresentados e, durante o evento, avaliados pela comissão cientifica para parecer final como aprovado ou não aceito, para fins de publicação em anais.

 Serão indeferidos trabalhos que estejam em condições inadequadas de normas ou que não demonstrem coerência com conteúdo proposto do mesmo.

1.4 Áreas Temáticas

Os trabalhos inscritos deverão seguir uma das áreas temáticas: - Meio ambiente e sustentabilidade

- Desenvolvimento humano

- Atenção à Saúde e ao Bem-estar - Direitos Humanos e cidadania

- Violência de Gênero, Criança, Adolescente e Idoso - Inclusão social

- Gestão pública e institucional

- Patrimônio cultural, histórico e natural - Memória, identidades e práticas culturais - Acessibilidade

1.3 Certificação

 Os certificados serão emitidos aos participantes conforme as assinaturas nas listas de presença e cumprimento da carga horária total de cada atividade nas quais estejam inscritos.

 Os certificados serão emitidos ao término do evento.

 Todos os participantes que apresentarem trabalho(s) receberão certificação.

 A participação em apresentações de relatos de experiências e comunicações orais será certificada com até 2h por banca assistida.

(3)

3 Os autores deverão observar as normas da ABNT e os trabalhos deverão ser apresentados de acordo com as modalidades assinaladas na ficha de inscrição e obedecerão aos horários da programação geral.

O formato para apresentação deverá seguir as orientações abaixo: 2.1 Pôster/ Banner

Apresentarão nessa modalidade os trabalhos resultados de atividades práticas e de pesquisas realizadas em disciplinas. Os pôsteres deverão conter introdução, problema, objetivos (geral e específicos), hipótese (quando for o caso), metodologia, fundamentação teórica e referências. A inclusão de figuras, mapas e gráficos fica a critério do(s) autor(es); - A confecção do pôster deverá seguir o modelo disponibilizado no site da instituição, sendo de inteira responsabilidade do(s) autor(es);

- O(s) responsável(is) pela apresentação do trabalho deverá(ão) comparecer na data, horário e local, que serão divulgados pela coordenação do evento. Todos os autores devem está presentes à defesa e assinar a ficha de avaliação ;

- O direito à certificação da apresentação fica atribuído aos inscritos e presentes na defesa do trabalho.

2.1.1 Orientações para Elaboração do Pôster/ Banner

- O texto do pôster deve ser escrito em língua portuguesa, ser autoexplicativo e permitir a leitura na distância mínima de 2m (dois metros). O tamanho do pôster deverá ser de 90 cm (largura) x 1,20cm (altura). Cada participante deverá providenciar o material para fixar o seu pôster nos suportes disponibilizados pela comissão. Não será permitido o uso de tachinhas.

- Os autores deverão considerar as datas e os números dos suportes indicados para as exposições dos trabalhos, que estarão disponíveis na programação do evento.

- Os autores deverão comparecer com antecedência de 1h antes do horário da apresentação.

2.2 Comunicação Oral

Nessa modalidade, os trabalhos de pesquisa podem ser apresentados com resultados parciais ou finais. O apresentador terá um tempo de 15 a 20min para expor seu trabalho, incluindo: objetivos, metodologia, resultados e considerações finais ou conclusão (quando for o caso), e 10 minutos para cada membro da banca avaliadora.

- Os professores orientadores farão a proposição dos membros das bancas avaliadoras aos coordenadores de cursos;

- A diagramação e o material da apresentação são de inteira responsabilidade do(s) autor(es);

- O responsável pela apresentação deverá comparecer com antecedência de 30 minutos antes do horário. O autor do trabalho verificará o horário, data e local na programação do evento.

2.3 Relato de Experiência

O objetivo desta modalidade é possibilitar a discussão de experiências práticas de atuação nas diferentes áreas. Constará de apresentação e discussão de até três relatos de experiências profissionais (estágio ou extensão), por sala, sob a coordenação de um dos apresentadores, indicado pela comissão organizadora.

Os expositores terão 10 minutos, por trabalho, para fazerem suas apresentações. A atividade deverá durar, no máximo, 1h, incluindo o tempo de participação e intervenção da plateia.

(4)

4 CRONOGRAMA GERAL

Lançamento do edital 01/09/2017

Período de Inscrições 05 a 22/09/2017

Período de Submissão de Trabalhos 05 a 22/09/2017 Período de Inscrições nas Atividades 05 a 22/09/2017

Realização do Evento 27 a 29/09/2017

Cajazeiras, 01 de Setembro de 2017. Coordenação do Evento

COORDENAÇÃO DO EVENTO

(5)

5 Ana Costa Goldfarb

Diretora presidente

Sheylla Nadjane Batista Lacerda Diretora administrativa

COORDENAÇAO GERAL DO EVENTO Fernanda Lúcia Pereira Costa

Coordenação de Pesquisa e Extensão Andréia Braga de Oliveira

Coordenadora do Curso de Serviço Social Coordenadora do Comitê Gestor do Pacto Naedja Pereira Barroso

Leilane Cristina de Oliveira Vanessa Erika Ferreira Abrantes Representantes dos Docentes Suiane Oliveira da Silva

Lindomar Dantas da Silva

Representantes dos Acadêmicos COMISSÕES ORGANIZADORAS Fernanda Lúcia Pereira Costa Naedja Pereira Barroso

Vanessa Erika Ferreira Abrantes Virginia Tomaz Machado

Secretaria e divulgação Fernanda Lúcia Pereira Costa

Maria Aparecida F. de Menezes Suassuna Dandara Dias Cavalcante Abreu

Tesouraria

Emanoella Bella Sarmento Salgueiro (coordenadora)

Rafael Wandson Rocha Sena

Ornamentação dos Espaços e Logística

Marcos Alexandre Casimiro de Oliveira Maria Aparecida Bezerra Oliveira Marcelo de Oliveira Feitosa Oswaldo Rui Dias M. Filho Ubiraidys de Andrade

Recepção, Cerimonial e Monitores Auriléia Batista Mendes

Maria Alricélia de Moura Mendes Miguelangelo Carvalho Ribeiro Rhamuse Soriel

Apoio e Infraestrutura

Ankilma do Nascimento Andrade Feitosa Elisângela Vilar de Assis (coordenadora) Orlando Júnior Viana Macêdo

José Bruno Nunes Ferreira Silva José Valdilânio Virgulino Procópio Renata Lívia Fonseca de Menezes

Comissão Científica e Editorial de Anais

Leilane Cristina Oliveira Pereira (coordenadora)

Wemerson Neves Matias Demais docentes da FSM

Comissão de Organização das Avaliações dos trabalhos

(6)

6 FACULDADE SANTA MARIA

XV ENCONTRO ACADEMICO

XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

I SEMINÁRIO DO PACTO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS

HUMANOS

FICHA DE INSCRIÇÃO N0. DE INSCRIÇÃO NOME: __________________________________________________________________________ INSTITUIÇÃO: ____________________________ E-MAIL: ________________________________ ENDEREÇO: _____________________________________________________________________ BAIRRO: _____________________CIDADE:__________________ CEP: _____________________ TELEFONE: Celular _____________ Comercial: __________________Residencial:_____________ CURSO: ______________________________ TURNO:___________________________________

Data: _____ de _____________2017

____________________________ ______________________ Responsável pela inscrição Comissão

N0. DE INSCRIÇÃO NOME: __________________________________________________________________________ INSTITUIÇÃO: ____________________________ E-MAIL: ________________________________ CURSO: ______________________________ TURNO:___________________________________ Data: _____ de _____________2017 ____________________________ ______________________ Responsável pela inscrição Comissão

(7)

7 FACULDADE SANTA MARIA

XV ENCONTRO ACADEMICO

XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA

I SEMINÁRIO DO PACTO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS

HUMANOS

FICHA PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHO

N0. DE INSCRIÇÃO DO TRABALHO

DADOS DO PRIMEIRO AUTOR:

NOME: __________________________________________________________________________ INSTITUIÇÃO: ____________________________ E-MAIL: ________________________________ Nº DO CELULAR: _____________________________________ CURSO: ______________________________ TURNO:___________________________________ TÍTULO DO TRABALHO: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

ORIENTADOR OU COORDENADOR DO TRABALHO:

________________________________________________ OUTROS AUTORES: ________________________________________________________ Nº INSCRIÇÃO __________ ________________________________________________________ Nº INSCRIÇÃO __________ ________________________________________________________ Nº INSCRIÇÃO __________ ________________________________________________________ Nº INSCRIÇÃO __________ MODALIDADE DE APRESENTAÇÃO:

(XX) Pôster (XX) Comunicação oral (XX) Relato de Experiência

RECURSOS AUDIOVISUAIS NECESSÁRIOS PARA APRESENTAÇÃO:

(XX) Datashow (XX) Microfone (XX) Outros Qual(is)?______________ Data: _____ de _____________2017 ____________________________ ______________________

Responsável pela inscrição Comissão

N0. DE INSCRIÇÃO DO TRABALHO

NOME DO PRIMEIRO AUTOR: ______________________________________________________ TÍTULO DO TRABALHO:

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Data: _____ de _____________2017 ____________________________ ______________________

Referências

Documentos relacionados

Tabela 8- Casuísticas de afecções do sistema urinário acompanhadas durante o período de estágio curricular obrigatório na clínica veterinária Luciana

(grifo nosso) Em síntese, o Ministro Relator utilizou como suporte jurídico, para seu convencimento – nos casos de tributos denominados indiretos, como são exemplificativamente

9, é possível observar que o comportamento do custo energético em função da demanda recontratada é linear e decrescente na medida em que aplicamos a recontratação

Nossa pesquisa acadêmica investiga as condições de trabalho do profissional do magistério municipal em toda a Paraíba, a partir do processo de levantamento,

Um desses resultados foi o auto de Anchieta, que estudou anos a fio a língua e cultura da nação tupi, elaborando uma gramática da língua tupi (ágrafa), poemetos e

(Aprovada em minuta - doc. Integrado no Plano de Actividades da CMB/DASC/2010 está previsto a realização do I Convívio de Futebol 7 de Escolinhas – Barrancos 2010, no

Para tal, propomos uma tipologia de recrutamento partidário que articula as dimensões estratégias de formação política no interior da organização a modalidades e tipos

Poderá congelar, no máximo, o número de quilos de alimentos frescos no espaço de 24 horas que está indicado na placa de características (consultar Visão geral do aparelho)