• Nenhum resultado encontrado

Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. (Fmp 2016) O gráfico a seguir mostra como a concentração do substrato afeta a taxa de reação química.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lista de Exercícios (BIO-LEO) 1. (Fmp 2016) O gráfico a seguir mostra como a concentração do substrato afeta a taxa de reação química."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 5 Lista de Exercícios (BIO-LEO)

1. (Fmp 2016) O gráfico a seguir mostra como a concentração do substrato afeta a taxa de reação química.

O modo de ação das enzimas e a análise do gráfico permitem concluir que

a) todas as moléculas de enzimas estão unidas às moléculas de substrato quando a reação catalisada atinge a taxa máxima.

b) com uma mesma concentração de substrato, a taxa de reação com enzima é menor que a taxa de reação sem enzima.

c) a reação sem enzima possui energia de ativação menor do que a reação com enzima.

d) o aumento da taxa de reação com enzima é inversamente proporcional ao aumento da concentração do substrato.

e) a concentração do substrato não interfere na taxa de reação com enzimas porque estas são inespecíficas.

2. (Uerj 2013) Existem dois tipos principais de inibidores da atividade de uma enzima: os competitivos e os não competitivos. Os primeiros são aqueles que concorrem com o substrato pelo centro ativo da enzima. Considere um experimento em que se mediu a velocidade de reação de uma enzima em função da concentração de seu substrato em três condições:

• ausência de inibidores;

• presença de concentrações constantes de um inibidor competitivo;

• presença de concentrações constantes de um inibidor não competitivo.

Os resultados estão representados no gráfico abaixo:

A curva I corresponde aos resultados obtidos na ausência de inibidores. As curvas que representam a resposta obtida na presença de um inibidor competitivo e na presença de um não competitivo estão indicadas, respectivamente, pelos seguintes números:

a) II e IV b) II e III c) III e II d) IV e III

3. (Ufg 2013) Leia o texto a seguir.

A base da culinária tradicional goiana ocorreu em meados do século XVIII, com a fusão dos hábitos alimentares dos índios nativos que aqui viviam aos hábitos advindos de outras culturas, destacando-se a dos bandeirantes mineiros, paulistas e portugueses com a introdução de carnes salgadas. SANTIAGO, Raquel de A. C. et al. Alimentação saudável na culinária regional. Goiânia: Índice Editora, 2012. p. 17. (Adaptado).

Nesse período, as consequências do movimento dos bandeirantes, para a dinâmica política regional e para os hábitos alimentares na dieta da população local, foram, respectivamente:

a) surgimento das oligarquias locais; incorporação de alimentos energéticos.

b) nomeação de administradores locais; incorporação de alimentos plásticos.

c) fortalecimento do movimento separatista do norte de Goiás; incorporação de alimentos energéticos.

d) criação da capitania de Goiás; incorporação de alimentos plásticos.

e) nomeação de administradores locais; incorporação de alimentos reguladores.

4. (Upf 2015) A maioria das reações metabólicas de um organismo somente ocorre se houver a presença de enzimas. Sobre as enzimas, analise as afirmativas abaixo. I. A ação enzimática sofre influência de fatores como

temperatura e potencial de hidrogênio; variações nesses fatores alteram a funcionalidade enzimática.

II. São formadas por aminoácidos e algumas delas podem conter também componentes não proteicos adicionais, como, por exemplo, carboidratos, lipídios, metais ou fosfatos.

III. Apresentam alteração em sua estrutura após a reação que catalisam, uma vez que perdem aminoácidos durante o processo.

IV. A ligação da enzima com seu respectivo substrato tem elevada especificidade. Assim, alterações na forma tridimensional da enzima podem torná-la afuncional, porque impedem o encaixe de seu centro ativo ao substrato.

Está correto apenas o que se afirma em: a) I, II e IV.

(2)

Página 2 de 5 c) II, III e IV.

d) III e IV. e) I, III e IV.

5. (Pucpr 2015) Rosto vermelho depois de beber pode sinalizar risco de câncer.

Manifestação está ligada à deficiência enzimática no metabolismo do álcool. (...) Essa resposta do fluxo sanguíneo, que pode acompanhar náusea e batimentos cardíacos acelerados, é causada, principalmente, por uma deficiência herdada numa enzima chamada ALDH2, uma característica compartilhada por mais de um terço da população de famílias do leste asiático – japonês, chineses ou coreanos. Mesmo meia garrafa de cerveja já pode deflagrar a reação.

Assinale a alternativa que NÂO caracteriza a ação das enzimas.

a) Aumentam a velocidade das reações químicas.

b) Não se misturam aos produtos formados, isto é, não são consumidas na reação.

c) Aumentam a energia de ativação das reações químicas. d) São produzidas de acordo com a informação contida no

DNA.

e) Atuam como catalisadores orgânicos nas reações.

6. (Ifsp 2011) Considerando o esquema que representa, simplificadamente, algumas etapas do metabolismo do aminoácido fenilalanina, foram feitas as seguintes afirmativas.

I. Na falta da enzima 1, há o acúmulo do aminoácido fenilalanina, gerando também outras substâncias derivadas (ácido fenilpirúvico, fenilacético e fenil-láctico), característicos da doença metabólica fenilcetonúria. II. O albinismo clássico é uma doença causada pela falta da

enzima 2 que converte a tirosina em DOPA, substância intermediária na produção de melanina, pigmento que dá cor à pele, cabelo e olhos.

III. A falta da enzima 3 leva ao acúmulo do ácido homogentísico que não é metabolizado em gás carbônico e água.

É válido o que se afirma em a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

7. (Enem 2009) Estima-se que haja atualmente no mundo 40 milhões de pessoas infectadas pelo HIV (o vírus que causa a AIDS), sendo que as taxas de novas infecções continuam crescendo, principalmente na África, Ásia e Rússia. Nesse cenário de pandemia, uma vacina contra o HIV teria imenso impacto, pois salvaria milhões de vidas. Certamente seria um marco na história planetária e também uma esperança para as populações carentes de tratamento antiviral e de acompanhamento médico.TANURI, A.; FERREIRA JUNIOR, O. C. Vacina contra A ids: desafios e esperanças. Ciência Hoje (44) 26, 2009 (adaptado).

Uma vacina eficiente contra o HIV deveria

a) induzir a imunidade, para proteger o organismo da contaminação viral.

b) ser capaz de alterar o genoma do organismo portador, induzindo a síntese de enzimas protetoras.

c) produzir antígenos capazes de se ligarem ao vírus, impedindo que este entre nas células do organismo humano.

d) ser amplamente aplicada em animais, visto que esses são os principais transmissores do vírus para os seres humanos.

e) estimular a imunidade, minimizando a transmissão do vírus por gotículas de saliva.

8. (G1 - cftsc 2007) Cada vez mais, rações balanceadas têm sido utilizadas como alimento para um grande número de espécies de animais domésticos. Dentre os componentes destas rações, encontramos grande percentual de proteínas. Sobre as proteínas, assinale a alternativa CORRETA:

a) São compostos formados por carboidratos e lipídios unidos por pontes de hidrogênio.

b) São macromoléculas compostas de aminoácidos, que desempenham diversas funções no organismo, tais como a função de defesa, a estrutural e a catalisadora. c) São compostos orgânicos responsáveis pela transmissão

da informação genética, fazendo parte da constituição química dos cromossomos.

d) São compostos de tamanho muito pequeno (micromoléculas) e ocorrem em baixa concentração dentro da célula.

e) São substâncias de grande importância para os animais: muitas representam fontes energéticas para as suas células.

9. (Unesp 2007) As proteínas são moléculas complexas formadas por unidades denominadas ..., que se unem umas às outras por meio de ... Cada unidade é formada por um átomo de carbono, ao qual se ligam um grupo ..., um grupo ..., que apresenta um átomo de nitrogênio, e um radical de estrutura variável.

(3)

Página 3 de 5 Os termos que completam corretamente os espaços em

branco são, pela ordem,

a) monopeptídeos ... ligação glicosídica... carboxila... amina b) monopeptídeos... ligação peptídica... amina... carboxila c) aminoácidos... ligação peptídica... carboxila... amina d) aminoácidos... ligação glicosídica... amina... carboxila e) nucleotídeos... reação de desidratação... carboxila...

amina

10. (Pucrj 2006) O leite talhado é resultado da ação de microrganismos que:

a) alcalinizam o meio, precipitando a lactose do leite. b) acidificam o meio, precipitando as proteínas do leite. c) reduzem a lactose do leite, transformando-a em gordura. d) oxidam as proteínas do leite ao aumentar a

concentração de O2 no meio.

e) acidificam o meio, precipitando a gordura do leite ao torná-la solúvel em água.

11. (Pucrs 2004) Responder à questão relacionando as proteínas da coluna 1 com suas respectivas funções, apresentadas na coluna 2. Coluna 1 1. Queratina 2. Insulina 3. Miosina 4. Hemoglobina Coluna 2

( ) Proteína motriz, que gera movimento nas células. ( ) Proteína sinalizadora, que controla os níveis de glicose no sangue.

( ) Proteína transportadora, que transporta oxigênio nas células sanguíneas.

( ) Proteína estrutural, que reforça as células epiteliais. A ordem correta dos parênteses da coluna 2, de cima para baixo, é a) 3 - 2 - 1 - 4 b) 1 - 4 - 2 - 3 c) 3 - 4 - 2 - 1 d) 3 - 2 - 4 - 1 e) 1 - 2 - 4 - 3

12. (Enem 2003) Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes o ataque é tăo rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinaçăo permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o uso do soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em açăo.

Considerando essas informaçơes, o soro específico deve ser

usado quando

a) um idoso deseja se proteger contra gripe. b) uma criança for picada por cobra peçonhenta. c) um bebê deve ser imunizado contra poliomielite. d) uma cidade quer prevenir uma epidemia de sarampo. e) uma pessoa vai viajar para região onde existe febre

amarela.

13. (Ufv 2001) Além de serem as macromoléculas mais abundantes nas células vivas, as proteínas desempenham diversas funções estruturais e fisiológicas no metabolismo celular. Com relação a essas substâncias é CORRETO afirmar que:

a) são todas constituídas por sequências monoméricas de aminoácidos e monossacarídeos.

b) além de função estrutural, são também as mais importantes moléculas de reserva energética e de defesa.

c) cada indivíduo produz as suas proteínas, que são codificadas de acordo com o seu material genético. d) a sua estrutura terciária é determinada pela forma, mas

não interfere na sua função ou especificidade.

e) são formadas pela união de nucleotídeos por meio dos grupamentos amina e hidroxila.

14. (Cesgranrio 1995) "Ceará joga fora opção alimentar" Segundo pesquisas da UFC, a cada ano 800 toneladas de carne de cabeça de lagosta não são aproveitadas, sendo lançadas ao mar. "O estudo sobre hidrólise enzimática de desperdício de lagosta", título do pesquisador Gustavo Vieira, objetiva o uso de material de baixo custo para enriquecer a alimentação de populações carentes. O processo consiste na degradação de moléculas orgânicas complexas em simples por meio de um catalisador e na posterior liofilização. O pó resultante é de alto teor nutritivo, com baixa umidade e resiste, em bom estado de conservação, por longos períodos.

("Jornal do Brasil" - 27/08/94) Com base nos processos descritos no artigo anterior, assinale a opção correta.

a) As moléculas orgânicas simples obtidas são glicerídios que são utilizados pelo organismo com função reguladora.

b) As moléculas orgânicas complexas empregadas são proteínas que, ao serem digeridas em aminoácidos são utilizadas pelo organismo com função estrutural. c) O catalisador do processo é uma enzima capaz de

degradar proteínas em monossacarídeos essenciais à liberação de energia para as atividades orgânicas. d) A hidrólise enzimática de moléculas orgânicas complexas

é realizada por catalisador inorgânico em presença de água.

e) O alto teor nutritivo do produto é devido ao fato de as moléculas orgânicas simples obtidas serem sais minerais indispensáveis ao desenvolvimento orgânico.

(4)

Página 4 de 5 Gabarito:

Resposta da questão 1:[A]

[A] Correta. A velocidade da reação enzimática se estabiliza quando todas as moléculas de enzimas estão unidas ao substrato sob o qual atuam.

[B] Incorreta. Numa mesma concentração de substrato, a taxa de reação será maior com enzima do que sem a presença dela.

[C] Incorreta. A enzima atua como um catalisador, ou seja, aumenta a velocidade de reação, diminuindo sua energia de ativação. [D] Incorreta. Pela análise do gráfico pode-se observar que com o aumento do substrato aumenta-se a taxa de reação até um

determinado limite onde ela se manterá constante.

[E] Incorreta. Pela análise do gráfico observa-se que a concentração aumenta a taxa de reação até a taxa máxima. Resposta da questão 2:[B]

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia]

Os inibidores competitivos interferem na velocidade da reação enzimática, mas não impedem a reação. Os inibidores não competitivos alteram a estrutura da enzima e, portanto, reduzem a velocidade da reação enzimática.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química]

Na presença de inibidores é necessária uma quantidade maior de substrato para que uma determinada velocidade seja atingida comparando-se com a curva sem o inibidor e verifica-se isto na curva I.

A velocidade máxima da reação é atingida na inibição competitiva e neste caso é necessária uma quantidade muito maior de substrato na reação o que é indicado na curva II.

No caso da inibição não competitiva o inibidor se liga fora da enzima, como as enzimas não atuam no substrato, a velocidade máxima da reação não é atingida o que é indicado na curva III.

A partir da curva IV, podemos deduzir que sem substrato a velocidade é máxima, o que é impossível. Sem substrato, não existe atuação da enzima.

Resposta da questão 3: [D]

(5)

Página 5 de 5 A introdução de alimentos de origem proteica como carne é um componente que entra no metabolismo de construção (plástico) do indivíduo.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de História]

O movimento das bandeiras promoveu uma série de mudanças no Brasil Colonial. A partir do avanço para o interior, desrespeitando a linha de Tordesilhas, os bandeirantes fundaram vilas e vilarejos (que originaram novas Capitanias, como a de Goiás), descobriram o ouro e interagiram com os indígenas (promovendo, ao mesmo tempo, mudanças de hábitos para ambos os lados e uma dizimação em massa dos índios).

Resposta da questão 4:[A]

[III] Falsa. As enzimas não sofrem a perda de aminoácidos após as reações que catalisam. Resposta da questão 5:[C]

As enzimas são catalisadores biológicos de natureza proteica, capazes de acelerar reações bioquímicas diminuindo a energia de ativação necessária para que a reação ocorra.

Resposta da questão 6: [E]

Não há qualquer inconsistência entre o esquema e as afirmativas propostas. Resposta da questão 7: [A]

Uma vacina contra HIV (vírus da imunodeficiência adquirida), assim como qualquer outra vacina, conteria antígenos atenuados e induziria o sistema imunológico a produzir anticorpos específicos que protegeria o organismo contra a contaminação viral. Resposta da questão 8: [B]

Resposta da questão 9: [C] Resposta da questão 10: [B] Resposta da questão 11: [D] Resposta da questão 12: [B]

Os soros antiofídicos contêm anticorpos específicos que neutralizam os antígenos presentes no veneno das cobras peçonhentas. Resposta da questão 13: [C]

Referências

Documentos relacionados

Regulação do tempo de re- conhecimento do obstáculo Regulação do tem- po de arranque Regulação do tempo de aceleração na abertura Regulação do tempo de aceleração no

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem