• Nenhum resultado encontrado

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPUGNAÇÃO AO EDITAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

Pregão Eletrônico nº 14/2015 – Conselho Federal de Administração - CFA/DF.

Impugnante: Telefônica Brasil S/A.

Ao (À) Sr.(a) Pregoeiro (a) do Conselho Federal de Administração - CFA/DF,

TELEFÔNICA BRASIL S/A., Companhia Aberta, com sede na

Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, nº. 1376, Bairro Cidade Monções, São Paulo/SP, CEP 04.571-000, inscrita no CNPJ sob o nº. 02.558.157/0001-62, NIRE nº. 35.3.001.5881-4, vem, respeitosamente, perante V. Sa, apresentar

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL do PREGÃO ELETRÔNICO em epígrafe, com

sustentação no §2.° do artigo 41 da Lei Federal n.º 8.666/1993 - aplicável por força do artigo 9.º da Lei Federal n.º 10.520/2002 - e artigo 18 do Decreto Federal n.º 5.450/2005, pelos fundamentos demonstrados nesta peça.

I - TEMPESTIVIDADE.

Inicialmente, comprova-se a tempestividade desta impugnação, dado que a sessão pública eletrônica está prevista para 18/08/2015, tendo sido, portanto, cumprido o prazo pretérito de 02 (dois) dias úteis previsto no artigo 41, §2.º da Lei Federal n.º 8.666/1993 e artigo 18 do Decreto Federal n.º 5.450/2005, bem como no item 27, subitem 27.1 do Edital do Pregão em comento.

(2)

2

II - OBJETO DA LICITAÇÃO.

O Pregão Eletrônico em referência tem por objeto a “contratação de

SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL PESSOAL (SPM) para 16 (dezesseis) linhas e com fornecimento de 12 (doze) aparelhos celulares (smartphone) em regime de comodato, conforme especificações constantes no Termo de Referência - Anexo I”.

A presente impugnação apresenta questões pontuais que viciam o ato convocatório, quer por discreparem do rito estabelecido na Lei Federal n.º 8.666/1993 (com alterações posteriores) e na Lei Federal n.º 10.520/2002, quer por restringirem a competitividade, condição esta essencial para a validade de qualquer procedimento licitatório.

Pretende também apontar situações que devem ser esclarecidas, facilitando-se a compreensão de determinadas cláusulas e evitando-se interpretações equivocadas.

Três são os fundamentos que justificam a presente impugnação,

conforme exposição a seguir.

III - FUNDAMENTOS DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL.

01) ESCLARECIMENTO QUANTO AO CNPJ DA NOTA FISCAL E DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO E DA PROPOSTA DE PREÇOS.

O ato convocatório em apreço a contratação de empresa especializada em telecomunicações para prestação de serviços de telefonia móvel (SMP – Serviço Móvel Pessoal) no Distrito Federal.

No que tange aos critérios para apresentação da documentação exigida à habilitação de proponentes interessadas em concorrer ao certame, o item 12, subitem 12.2 do Edital decide:

12.2. Todos os documentos apresentados deverão estar em nome da licitante e com o número do CNPJ e endereço respectivo. Se a licitante for a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz, se for a filial, todos os documentos

(3)

3 deverão estar em nome da filial, exceto aqueles que pela própria natureza, forem comprovadamente emitidos apenas em nome da matriz.

Inicialmente, insta esclarecer que alguns documentos expedidos para a empresa Telefônica, ainda que utilizados para as filiais, são realizados em nome da Matriz Telefônica Brasil S.A.

Desta maneira, facilitando a agilidade e compreensão da análise dos documentos no certame, a empresa apresentará na fase de habilitação e proposta de preços os documentos em nome exclusivamente de sua matriz.

Entretanto, em função das legislações tributárias que são específicas para cada Estado e, por conseguinte, repercutem nos tributos e alíquotas incidentes, os faturamentos somente podem ser efetivados pela filial de cada Estado onde os serviços serão efetivamente prestados.

De fato, o pretenso problema de faturamento envolve uma questão preliminar relativa aos próprios critérios de incidência tributária.

Ressalta-se que não há qualquer problema neste procedimento, dado que, ainda que haja um problema de incidência tributária no que se refere à autorização para as filiais, a pessoa jurídica da contratação é a mesma daquela que efetivou a habilitação no certame.

Vale ressaltar que tal alteração não significa mudança da pessoa jurídica prestadora do serviço, dado que se trata de apenas uma única pessoa

jurídica e, portanto, de um único sujeito de direitos e obrigações, sendo que

a diferenciação do CNPJ ocorre apenas para efeito de Administração Tributária, com o foco na diferenciação entre a matriz e as filiais.

Desta feita, diante dos esclarecimentos, requer que seja aditado o dispositivo editalício supratranscrito de modo a admitir que o CNPJ das notas fiscais seja com a filial da licitante do Estado (Unidade Federativa) onde os serviços serão efetivamente prestados, mas, que na fase de habilitação e oferecimento de propostas sejam exigidos tão somente os documentos da matriz, suficientes para comprovar quaisquer situações da empresa, como grupo societário, e resguardar direitos e deveres do

(4)

4

contratante, assim como o contrato seja firmado com a matriz da empresa. Destarte, cumpre esclarecer que para melhor conferência do contratante, na nota fiscal será inserido além do CNPJ da filial que prestará o serviço também o CNPJ da matriz da empresa.

02) ESCLARECIMENTO QUANTO À VELOCIDADE DE CONEXÃO

REQUERIDA. DETERMINAÇÃO DE VELOCIDADE MÉDIA EM RELAÇÃO AO

SERVIÇO DE DADOS ATRAVÉS DE EQUIPAMENTOS CEDIDOS.

IMPOSSIBILIDADE DE GARANTIA DE QUALQUER VELOCIDADE QUE NÃO SEJA NOMINAL.

Em relação ao acesso móvel à internet, o instrumento convocatório indica a cotação de serviço de dados com franquia (pacotes) de 2GB para uso em aparelhos smartphones, cuja velocidade de transmissão deverá ser compatível com as tecnologias “2G/3G/3G+/4G” (quando em disponibilidade de rede), à taxa

média de 10Mbps (um megabits por segundo), conforme sustentado no item 4,

subitem 4.2.4 do Anexo I – Termo de Referência.

Todavia, considerando a peculiaridade do serviço de Internet Móvel no aspecto da abrangência de locais de acesso (a critério do usuário), não é possível garantir tal média de velocidade, dado que a velocidade de conexão

está condicionada a diversos fatores externos que interferem na tecnologia da rede, dependendo do local de acesso.

Diferente situação ocorreria se o acesso à INTERNET ocorresse em um único lugar específico, em que as circunstâncias de tempo e espaço constantes permitem um monitoramento real da velocidade, dado que as condições variam pouco nesta hipótese.

No caso da INTERNET móvel - especialmente considerando que existe uma preferência de voz sobre dados na transmissão do sinal - o local pode repercutir decisivamente na velocidade de acesso, considerando a concentração de outros sinais de qualquer natureza, questões climáticas e de relevo, tecnologia da rede de cobertura no local não ser 3G (GPRS/EDGE) ou mesmo 4G (LTE); quantidade elevada de usuários simultâneos na mesma antena (Erb); nível baixo de sinal celular, devido à distância ou a obstáculos entre o dispositivo móvel e a antena; baixa relação sinal/ruído na interface ar, devido a interferências externas;

(5)

5 congestionamento na nuvem Internet, que poderá apresentar gargalos em seus roteadores e/ou servidores; baixo desempenho do PC, que poderá estar contaminado ou operando com processos paralelos, dentre outros fatores.

Assim, o desempenho da rede varia constantemente conforme o

local em que esteja o usuário da INTERNET, não sendo possível a qualquer

operadora garantir a velocidade média pretendida pelo edital, considerando a mutabilidade de espaço inerente ao tipo de serviço objeto da pretendida contratação.

Requer-se, portanto, sejam alteradas tais condições quanto à taxa de transmissão média destacada no dispositivo editalício supramencionado, dada a impossibilidade de garantia da velocidade pretendida, devendo ser mantida apenas a obrigatoriedade da tecnologia e a previsão de VELOCIDADE

NOMINAL, cuja oferta depende, esta sim, exclusivamente da atuação da

operadora, sem influência de fatores externos que repercutam no desempenho da rede.

Caso não seja alterada tal condição de velocidade média limítrofe abarcada no ato convocatório em lume, atinente ao acesso móvel à Internet, após o consumo da franquia contratada, ocorrerá certamente a não-participação das operadoras no certame, em função dos ônus contratuais decorrentes da inadimplência (que seria iminente) quanto a tal obrigação durante a execução do ajuste.

Sobre outro mote, a confirmação da pretensão da Administração Pública em se adotar velocidade nominal mínima de 10Mbps (dez megabits por

segundo) – em correção à disposição editalícia supramencionada, conforme

fundamentação ora transcrita – não condiz com a velocidade de conexão obtida atualmente através das tecnologias ofertadas pelo mercado. A tecnologia de transmissão de dados em 4G (LTE), a mais avançada tecnologia de transmissão de voz e dados – ainda em processo de implementação no território nacional – possuem em média velocidade nominal muito aquém dos valores acima destacados.

Por todo exposto requer a pertinente retificação do referido dispositivo abarcando de modo coerente e coeso a pretensão do volume de dados que se pretende contratar (franquia), bem como velocidade nominal

(6)

6 condizente aos padrões nacionais de fruição do serviço em atenção à tecnologia disponível para a área de cobertura quanto à prestação do objeto contratado.

03) ESCLARECIMENTO QUANTO AOS SERVIÇOS DE VOZ EM ROAMING

NACIONAL. VALOR DE REFERÊNCIA INCOMPATÍVEL COM OS PREÇOS

PRATICADOS NO MERCADO.

A planilha de estimativa de preços transcrita no item 5, subitem 5.2.1 do Anexo I – Termo de Referência, aponta de modo pormenorizado os valores máximos por unidade quanto aos serviços demandados pela administração.

Nesta toada os “itens 13 a 16” da aludida planilha preveem o valor máximo/limítrofe de R$ 0,01 (um centavo de real) por unidade de AD – Adicional por Chamadas, bem como de DSL – Deslocamento de Chamadas, conforme estimativa abaixo reproduzida:

Tal montante, preenchido na referida planilha, apresenta um valor de referência atinente aos serviços de voz em roaming nacional que, contudo, está muito abaixo daqueles praticados no mercado.

De fato, os valores indicados para o serviço em tela estão MUITO BAIXOS, incompatíveis com os planos homologados pela Agência Reguladora – ANATEL.

Caso este valor estimado para os indicadores de AD e DSL seja utilizado como limite máximo por unidade em atenção à disposição/apresentação de preços para futura contratação, certamente haverá a frustração do certame, dado que as propostas a serem apresentadas serão necessariamente superiores àquela, objeto da estimativa quanto a tais valores.

(7)

7 E, ainda que alguma empresa por eventualidade proponha tal valor estimado para os serviços de voz em roaming nacional (AD e DSL), será manifestamente inexequível a proposta, que, portanto, deverá ser desclassificada, a teor do artigo 48, inciso II da Lei Federal n.º 8.666/1993, gerando, da mesma forma, a declaração da licitação como fracassada, situação esta incompatível com o princípio constitucional da eficiência exposto no caput do artigo 37 da Constituição da República.

IV - REQUERIMENTOS.

Em síntese, requer sejam analisados os pontos detalhados nesta impugnação, com a correção necessária do ato convocatório para que se afaste qualquer antijuridicidade que macule todo o procedimento que se iniciará.

Tendo em vista que a sessão pública eletrônica está designada para 18/08/2015, requer, ainda, seja conferido efeito suspensivo a esta impugnação, adiando-se a referida sessão para data posterior à solução dos problemas ora apontados. Caso contrário, há o iminente risco de todo o ritual do artigo 4.º da Lei Federal n.º 10.520/2002 ser considerado inválido, sustentados os equívocos no edital ora apontados, com desperdício da atividade ocorrida na sessão pública, incluindo avaliação das propostas e dos documentos de habilitação.

Requer, caso não corrigido o instrumento convocatório nos pontos ora invocados, seja mantida a irresignação da ora impugnante, para posterior juízo de anulação por parte da autoridade competente para tanto.

Pelo que PEDE DEFERIMENTO,

Brasília/DF, 11 de agosto de 2015.

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

 A AES ELETROPAULO será responsável pela elaboração do Projeto Civil quando da necessidade de obras civis na via pública, para interligação do INTERESSADO ao

Nestes dois episódios reconhece-se uma diversidade de ações por parte da professora em momentos de discussão coletiva em que passa em revista o trabalho realizado pelos

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi