• Nenhum resultado encontrado

E-Learning Uma estratégia para a qualidade do ensino/aprendizagem. Ensino a Distância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E-Learning Uma estratégia para a qualidade do ensino/aprendizagem. Ensino a Distância"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

E-Learning

Uma estratégia para a qualidade

do ensino/aprendizagem

(num contexto académico)

Vou dividir a minha apresentação sobre “...” em 3 partes: Conceito de e-learning

Apresentar a intranet dos alunos de introdução à medicina Tecer algumas considerações finais

Não posso deixar de abordar/referir em 1º lugar um conceito mais amplo/lato, para chegar a definição de e-learning – ensino a distância.

Ensino a Distância

É uma metodologia de ensino em que:

• o aluno não necessita de se encontrar com o professor numa determinada hora e local; • a comunicação entre eles é suportada por

outros meios.

Segundo o Prof. Doutor Rocha Trindade, responsável pelo projecto “Universidade Aberta”, especialista em ensino a distância, deve utilizar-se a designação “ensino a distância” e não “ensino à distância, utilizando assim um maior rigor de linguagem. Não se trata de um ensino com uma distância pré definida, mas sim uma distância qualquer; do mesmo modo dizemos “salto em altura” e não “salto na altura”, “fato por medida” e não “fato pela medida”.

EAD é uma metodologia de ensino em que:

o aluno não necessita de se encontrar com o professor numa determinada hora e local;

a comunicação entre eles é suportada por outros meios (desde que não seja a habitual presença dos dois no mesmo espaço).

(2)

Meios

Correios

Televisão/rádio/ cassetes de vídeo e áudio E-mail e grupos de discussão (tipo forum) Web

Ensino por correspondência

Tele-educação

Serviços telemáticos Comunidades virtuais e

e-learning

Que meios são estes, de ensino a distância (EAD), que não implicam que formando/formador se encontrem no mesmo espaço físico?

Estes meios foram evoluindo de acordo com a evolução dos meios de comunicação

São eles: os correios, a televisão/rádio/cassetes de áudio e vídeo, e-mail e grupos de discussão (tipo forum-chamados na altura por news)), e finalmente a internet (já mais evoluída, permite a criação de páginas web)

Esta evolução tecnológica dos meios de comunicação é traduzida por por vários autores (ex. Arnold Santos, no seu livro “Ensino a Distância e tecnologia de Informação”) em 4 gerações ou fases. São elas:

Ensino por correspondência

Com a evolução dos serviços postais, durante a segunda metade do século XIX, surgiram os primeiros cursos à distância nos Estados Unidos e na Europa. Esta geração caracterizou-se, essencialmente, pela troca de

documentos em papel, tais como manuais, guias de estudo, livros e outros materiais impressos, entre o aluno e o professor, enviado através do correio habitual.

Tele-educação

Surgiu nos anos 60, e foi caracterizada pela difusão (broadcast) através do rádio, televisão, cassetes de áudio ou

de vídeo. Nestes sistemas a comunicação era unidireccional, a não ser quando havia utilização do telefone ou

troca de informações escritas. Serviços telemáticos

Caracteriza-se pela utilização da comunicação bidireccional entre o professor e o aluno, e aproveita as

capacidades do som, da imagem, dos movimentos para a transmissão do conhecimento. Nesta geração há mais ferramentas que permite uma maior flexibilidade e interacção entre os intervenientes. O surgimento da

comunicação assíncrona, tais como o correio electrónico e os grupos de discussão (tipo fórum), permite não só a

comunicação entre o aluno/professor como também a comunicação aluno/aluno, com possibilidades do aluno não só ver as suas dúvidas como as dos colegas.

Comunidades virtuais e e-learning

Com a evolução das tecnologias, os meios de comunicações descritos nas gerações ou fases anteriores, tornaram-se mais interactivas. Com a evolução da telemática e principalmente da Internet alteraram-se alguns conceitos

de difusão e da gestão da informação que suportam as três gerações anteriores e também muitos dos conceitos clássicos, baseados na interacção presencial aluno/professor.

(3)

“... é um processo planeado de aprendizagem que ocorre normalmente num local diferente do processo de ensino e, em consequência, exige técnicas pedagógicas especiais, métodos especiais de comunicação por tecnologia electrónica (ou outra), bem como processos organizativos e administrativos especiais”.

Conceito

Então será que é só o veículo de comunicação, entre aluno/professor que muda, no EAD relativamente ao ensino presencial? NÃO

Como salienta Michael Moore, EAD

“é um processo planeado de aprendizagem, que ocorre normalmente num local diferente do processo de Ensino e em consequência exige técnicas pedagógicas especiais, métodos especiais de comunicação por tecnologia electrónica ou outra bem como processos organizativos e administrativos especiais".

E-Learning

“... a capacidade de uma pessoa participar num evento de aprendizagem, que poderá ser uma aula de uma universidade ou de um centro de formação, utilizando uma tecnologia como sistema de entrega dos conteúdos”.

A expressão e-learning traduzida literalmente significa “aprendizagem electrónica”. Elliot Masie, considerado como o pai do e-learning, foi o primeiro a divulgar este novo conceito nos Estado Unidos, ele define o e-learning como sendo “a capacidade de uma pessoa participar num evento de aprendizagem, que poderá ser uma aula de uma universidade ou um centro de formação, utilizando uma tecnologia como sistema de entrega dos conteúdos”.

O e-learning é uma evolução tecnológica e pedagógica do Ensino Aberto (EA) e do Ensino a distância (EAD). Ele resulta essencialmente da integração das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) suportadas pela tecnologia Web em processos de ensino, mediando a comunicação entre os intervenientes deste processo e facilitando o acesso a fontes documentais das mais variadas natureza.

(4)

Intervenientes

Aluno

Professor

Programa

Tecnologia

Intervenientes: O Aluno:

Um bom aluno num sistema presencial não implica que seja um bom aluno num sistema on-line. Ele deve ser maduro, estar aberto a novas experiências , aceitar o pensamento crítico, querer e saber trabalhar colaborativamente, ser auto-motivado e finalmente dispor do tempo necessário para se manter ao corrente dos assuntos abordados.

O e-learning beneficiam especialmente os alunos que: vivem distante da Instituição de Ensino,

estão de alguma forma limitados à área de residência (deficientes motores, etc..), têm falta de tempo.

Os requisitos mínimos de participação requerida aos alunos, no e-learning é o acesso a um computador ligado à Internet e a motivação.

O e-learning proporciona um método de ensino com flexibilidade de tempo e de localização, possibilitando o acesso à instrução a qualquer hora e de qualquer lugar.

O Professor:

É da responsabilidade do professor o desenho do programa apropriado ao ensino on-line e o apoio tutorial. Deve deixar de ser o “sábio do palco” (única fonte de informação e

comunicação num só sentido) para passar a ser o guia do aluno para ajudá-lo a descobrir e a sintetizar o material de estudo. Os professores têm experiência de vida além das credenciais académicas, devem sentir-se à vontade na comunicação escrita, devem introduzir o

pensamento crítico na aprendizagem e são eles os responsáveis pela criação do bom ambiente na sala de aula virtual.

O Programa:

O programa (ou curriculum) deve ser desenhado especificamente para a natureza dos cursos

on-line. Muitas vezes a passagem dos programas dos cursos presenciais não é linear para os

cursos on-line é necessário a realização de algumas adaptações. Estes novos programas devem passar por um processo similar de aprovação dos seus equivalentes presenciais, deve ser projectado para promover o diálogo entre os participantes.

A Tecnologia:

A tecnologia deve ser de fácil utilização (intuitiva), acessível e barata, deve ser uma

ferramenta e não o foco da aprendizagem. Este é um aspecto muito importante na realização de um curso on-line pois a utilização de uma ferramenta desapropria da pode complicar o processo de aprendizagem em vez de o facilitar.

Penso, que o e-learning parece apresentar-se hoje, como resposta às necessidades emergentes de uma sociedade caracterizada por elevados níveis de competitividade, em que o "tempo" é um factor crítico no desenvolvimento dos indivíduos e das instituições.

Um possível aumento da sua utilização deve-se em parte ao constante desenvolvimento das novas tecnologias, mas também à necessidade por parte de indivíduos/instituições em encontrar uma forma de aprendizagem de baixo custo, rápida, eficaz e de fácil acesso, características que penso que definem o e-learning..

(5)

Intranet como infra-estrutura de

E-Learning

Ensino, Formação e Aprendizagem conduzidos através da Intranet, quer na vertente de pesquisa e disponibilização da informação necessária, quer na vertente de interacção entre os diversos intervenientes.

A definição de e-learning que vou descrever é a de que o e-learning significa Ensino, Formação e Aprendizagem conduzida através da Internet, quer na vertente de pesquisa e disponibilização da informação necessária quer na vertente de interacção entre os diversos intervenientes, isto é alunos, professores, programa e tecnologia.

Intranet dos alunos

Descrição da Intranet

Guia Alunos Horários Aulas Seminários Trabalhos Avaliação Biblioteca Placard Forum Chat Secções da Intranet :

(6)

Guia Alunos Horários Aulas Seminários Trabalhos Avaliação Biblioteca Placard Forum Chat Secções da Intranet :

Descrição da Intranet

Guia Alunos Horários Aulas Seminários Trabalhos Avaliação Biblioteca Placard Forum Chat Secções da Intranet :

Descrição da Intranet

Guia Alunos Horários Aulas Seminários Trabalhos Avaliação Biblioteca Placard Forum Chat Secções da Intranet :

Descrição da Intranet

(7)

Guia Alunos Horários Aulas Seminários Trabalhos Avaliação Biblioteca Placard Forum Chat Secções da Intranet :

Descrição da Intranet

Descrição da Intranet

Descrição da Intranet

Referências

Documentos relacionados

ES - Para medir las separaciones entre los pies antes de realizar sus juntas de sellado, tire moderadamente de los pies hacia afuera del pórtico para asegurarse de que tiene un

Diante do contexto da pandemia do novo coronavírus, as atividades desenvolvidas foram pautadas pela necessidade de subsidiar a tomada de decisão da Secretaria Estadual de Saúde

Podemos definir esforço normal em uma seção de corte como sendo a soma algébrica das componentes de todas as forças externas na direção perpendicular à

Deve-se ressaltar que não há protocolos em relação ao manejo a ser realizado para a prevenção do HTLV durante a gravidez. A maioria dos profissionais de saúde

Quadrante 1(energia ativa importada) - consumo Quadrante 2 (energia ativa exportada) - produção Quadrante 3 (energia ativa exportada) - produção Quadrante 4 (energia ativa importada)

Ezen aztán egy kicsit elgondolkozott, és azt mondta, hogy most már valami rémlik neki, feltehetően jártam abban az eszpresszóban, ahol ő dolgozott, de hát mi

Definido assim o plano de contribuição por parte do Ente, Câmara Municipal, Fundações e demais autarquias, sugerido para custear o sistema previdenciário, através de seus

O primeiro fóton, θ = 0º (lembrando que θ é a diferença de ângulo entre a polarização do fóton e a fenda), irá passar pelo polarizador com certeza (indicado por P ), e