• Nenhum resultado encontrado

AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO COAGULANTE TANFLOC NO TRATAMENTO DE EFLUENTE GERADO DE INDÚSTRIA LÁCTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO COAGULANTE TANFLOC NO TRATAMENTO DE EFLUENTE GERADO DE INDÚSTRIA LÁCTICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

De 23 a 27 de abril de 2018. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 10, p. 73-77, 2018. Suplemento.

AVALIAÇÃO

DA

EFICIÊNCIA

DO

COAGULANTE

TANFLOC NO TRATAMENTO DE EFLUENTE GERADO DE

INDÚSTRIA LÁCTICA

EVALUATION OF TANFLOC COAGULANT EFFICIENCY IN

TREATMENT OF EFFLUENTS GENERATED FROM DAIRY

INDUSTRY

Amanda Carmelo da Rocha(1)

Prof.ª Dr.ª Vicelma Luiz Cardoso(2)

Prof.ª Dr.ª Patrícia Angélica Vieira(3)

Resumo

Neste trabalho determinou-se a eficiência do agente coagulante Tanfloc no processo de coagulação/floculação do efluente de uma indústria de laticínios. Os parâmetros avaliados foram turbidez, DQO, COT e pH. Os testes foram realizados em Jar-Test, utilizando uma velocidade de 120 rpm e um tempo de 1 min para a mistura rápida e em seguida a agitação intermitente durante 6 h (15 minutos de agitação a 20 rpm e 45 minutos de repouso). O Tanfloc se apresentou como um bom coagulante removendo aproximadamente 99% de turbidez, 77% de DQO e 60% de COT. Ao final do tratamento o pH e o aspecto do efluente se adequaram as normas de limite para lançamento de efluentes não domésticos em rede pública coletora de esgoto.

Palavras-chave: Coagulação/floculação. COT. DQO. Efluente. Indústria láctica. pH. Tanfloc. Turbidez.

Abstract (exemplo)

In this work the efficiency of the coagulant agent Tanfloc was determined in the process of coagulation/flocculation of the effluent from a dairy industry. The evaluated parameters were turbidity, COD, TOC and pH. The tests were performed in Jar-Test using a speed of 120 rpm and a time of 1 min for rapid mixing followed by intermittent shaking for 6 h (15 minutes stirring at 20 rpm and 45 minutes rest). Tanfloc presented as a good coagulant removing approximately 99% turbidity, 77% COD and 60% TOC. At the end of the treatment, the pH and the appearance of the effluent conformed the limits norms for the discharge of non-domestic effluents in public sewage collection network.

Keywords: Coagulation/flocculation. COD. Dairy industry. Effluent. pH. Tanfloc. TOC.

Turbidity.

1Mestranda em Engenharia Química pela FEQ/UFU. Eng. Química. amanda.rocha@ufu.br.

2Doutora em Engenharia Química pela FEQ/UNICAMP. Docente da FEQ/UFU. Eng. Química. vicelma@ufu.br. 3Doutora em Engenharia Química pela FEQ/UFU. Docente da FEQ/UFU. Eng. Química. patriciavieira@ufu.br.

(2)

De 23 a 27 de abril de 2018. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 10, p. 73-77, 2018. Suplemento.

1 Introdução

O efluente líquido gerado da indústria láctica é constituído de quantidades consideráveis de nutrientes, poluentes orgânicos e agentes infectantes. Apresentam elevada concentração de matéria orgânica e além dos resíduos de leite, gorduras, carboidratos, proteínas e resíduos de produtos de limpeza (como detergentes, lubrificantes, desinfetantes) oriundos das lavagens de equipamentos, pisos e demais instalações (GALVÃO; GOMES, 2017).

As legislações que devem ser seguidas para verificar as condições e padrões de lançamentos de efluentes são a Resolução CONAMA N° 430/2011. Além disso, para o estado de Minas Gerais temos a Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH – MG N° 1/2008 e ainda para o município de Uberlândia-MG tem-se o PREMEND que segue o padrão ABNT/NBR 9800/1987 (Tabela 1) (Conforme item 4.4 da ABNT/NBR 9800).

Tabela 1 – Parâmetros e limites para lançamento de efluentes não domésticos na rede pública coletora de esgotos

Parâmetro Limite Permitido

pH 6 a 10

DQO – Demanda Química de Oxigênio (mg/L) 600

Aspecto Límpido

FONTE: ABNT/NBR 9800/1987 (Conforme item 4.4 da ABNT/NBR 9800).

O processo de coagulação e floculação permite a redução dos parâmetros de cor e turbidez por suspensão, partículas coloidais, remoção de algumas substâncias dissolvidas, além da redução do teor de matéria orgânica, o que contribui para a redução da DQO no efluente (WOLF; SCHNEIDER; BONGIOVANI; ULIANA; AMARAL, 2015). Dentre os diferentes processos físico-químicos disponíveis, é provavelmente o sistema mais simples e econômico (CARVALHO; PRAZERES; RIVAS, 2013).

Os taninos são compostos vegetais polifenólicos solúveis em água. Estudos anteriores indicam que os taninos apresentam atividade como coagulante no tratamento da água (BELTRÁN-HEREDIA; SÁNCHES-MARTIN; DÁVILA-ACEDO, 2011).

O presente trabalho avaliou a eficiência do processo de coagulação/floculação em um efluente de uma indústria láctica empregando o coagulante natural Tanfloc e comparou a adequação com os limites para lançamento de efluentes não domésticos.

(3)

De 23 a 27 de abril de 2018. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 10, p. 73-77, 2018. Suplemento.

2 Material e Métodos

Foi realizada a coleta efluente bruto proveniente de uma indústria de laticínios localizada em Uberlândia/MG. Após a coleta foi realizada a caracterização do efluente segundo turbidez em NTU, DQO em g/L, COT em g/L e pH, os quais foram medidos em Turbidímetro MS TCNOPON TB-1000 P, Espectrofotômetro SHIMADZU UV-1280, TOC-L SHIMADZU TNM-1, pHmetro digital Gehaka PG2000, respectivamente, segundo a metodologia de Standart (1998).

Para remoção de partículas coloidais e suspensas (minerais e orgânicas), que promovem turbidez foi empregado o processo de coagulação/floculação com o tanino Tanfloc SG em pó (TANAC). A concentração de Tanfloc empregada com base na relação DQO/coagulante de Wolf e colaboradores (2015) foi de 315 mg/L.

O ensaio de coagulação/floculação foi realizado num equipamento Jar-Test Microcontrolado marca Milan, Mod. JT 203 com béqueres de 600 mL acoplados aos agitadores para avaliar a eficiência do coagulante.

À temperatura ambiente e com pH ajustado em 8,3 com soluções de H2SO4 1 N e

NaOH 5 N o efluente foi adicionado aos béqueres juntamente com o coagulante Tanfloc em concentração DQO/coagulante equivalente a adotada por Wolf e colaboradores (2015) que utilizou Tanfloc como pós-tratamento de efluente de indústria láctica. Em seguida houve a homogeneização a 120 rpm por 1 minuto. Ao final desta etapa, foi empregada a agitação intermitente (15 minutos de agitação a 10 rpm e 45 minutos de repouso) por 6 horas de acordo com a proposta adaptada de Mendes (2014).

O sobrenadante foi avaliado segundo turbidez, DQO e COT e pH.

3 Resultados e Discussão

Na Tabela 2 são apresentadas as características do efluente bruto empregado nos ensaios de coagulação/floculação em Jar-Test. Os parâmetros turbidez, DQO e COT do soro estavam acima dos limites para lançamento o que, portanto, confere a importância deste mesmo ser submetido a um tratamento.

(4)

De 23 a 27 de abril de 2018. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 10, p. 73-77, 2018. Suplemento.

Parâmetro Aspecto Turbidez (NTU) DQO (g/L) COT (g/L) pH

Turvo 1000 3,713 1,005 3,5 - 4,5

Na Tabela 3 são apresentadas as remoções de turbidez, DQO e COT obtidas pelo coagulante após a realização do ensaio.

Tabela 3 – Concentração de coagulante utilizado, porcentagem de remoção de turbidez, DQO e COT e pH.

Tanfloc (mg/L) % remoção de turbidez % remoção de DQO % remoção de COT pH 315 99,3 76,5 59,8 7,5

O processo de coagulação/floculação no tratamento do efluente de indústria láctica foi eficiente para o coagulante testado, principalmente ao parâmetro turbidez que alcançou valor de remoção de aproximadamente 99%.

Observou-se que a remoção de 76,5% de DQO (DQO final igual a 854 mg/L) não foi suficiente para o efluente se adequar as normas de limite de despejo à rede coletora de esgoto público (DQO inferior a 600 mg/L), mostrando a necessidade de tratamentos posteriores para este enquadramento.

4 Conclusões

A DQO após o processo de coagulação/floculação empregando Tanfloc à mesma condição inicial de DQO/coagulante que Wolf e colaboradores (2015) se aproximou do limite exigido para despejo, o que confere que o estudo do coagulante em maior concentração no tratamento do efluente possibilitará um resultado favorável.

O pH final atingiu valor próximo a neutralidade e a alta remoção de turbidez (efluente límpido) adequou o efluente ao aspecto exigido para despejo evidenciando o Tanfloc como um potencial agente coagulante redutor de turbidez.

5 Agradecimentos/

Apoio financeiro

Os autores deste trabalho agradecem ao Programa de Pós-Graduação da FEQ/UFU pela infraestrutura disponibilizada e à CNPq pelo apoio financeiro.

(5)

De 23 a 27 de abril de 2018. Ciência & Tecnologia: Fatec-JB, Jaboticabal, v. 10, p. 73-77, 2018. Suplemento.

Referências

BELTRÁN-HEREDIA, J., SÁNCHES-MARTIN, J., DÁVILA-ACEDO, M. A. Optimization of the synthesis of a new coagulant from a tannin extract, Journal of Hazardous Materials, v. 6, p. 1704-1712. 2011.

CARVALHO, F.; PRAZERES, A. R.; RIVAS, J. Cheese whey wastewater: characterization and treatment. Science of the total environment, v. 445, p. 385-396, 2013.

GALVÃO, D. F.; DOS SANTOS GOMES, E. R. Os processos de separação por membranas e sua utilização no tratamento de efluentes industriais da indústria de laticínios: Revisão

bibliográfica. Revista do Instituto de Laticínios Cândido Tostes, v. 70, n. 6, p. 349-360, 2017.

MENDES, A. A. Avaliação da biodegradabilidade de efluentes com alto teor de lipídios previamente tratados com enzimas hidrolíticas. 2004. 135f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química), Departamento de Engenharia Química, Faculdade de Engenharia Química de Lorena, Lorena.

WOLF, G.; SCHNEIDER, R. M.; BONGIOVANI. M. C.; ULIANA, E. M.; AMARAL, A. G., Application of coagulation/flocculation process of dairy wastewater from conventional treatment using natural coagulant for reuse, Chemical Engineering Transactions, v. 43, p. 2041-2046, 2015.

Referências

Documentos relacionados

Histórico escolar do ensino médio em que conste a integralidade do curso realizado na escola pública; Declaração de renda per capita ( Anexo 1) com comprovação (Anexo V.).. Vagas

Um corpo sem extensão, composto de forças, que se atualiza no corpo extenso/físico do ator , este tomado como “matéria de expressão” (Deleuze) que

O boato de que os lacres das latas de alumínio teriam um alto valor comercial levou muitas pessoas a juntarem esse material na expectativa de ganhar dinheiro com sua venda. As

equipamentos mais importantes utilizados pelas siderúrgicas na produção de aço. Nesse contexto, verifica-se a necessidade de desenvolvimento de modelos computacionais

(OBM 2004) De quantos modos diferentes podemos pintar (usando apenas uma cor) as casas de um tabuleiro 4 × 4 de modo que cada linha e cada coluna possua exatamente uma casa

Aline Alburquerque, Kalline Carvalho e Cintia Tanure apresentam suas considerações sobre os direitos dos pacientes e a Covid-19 que, em uma perspectiva dos Direitos Humanos do

Visto quanto vem de referir-se, afigura-se-nos que os factos dados como provados apontam inequivocamente para uma situação de subordinação do autor em relação ao HDA e depois ao

Dessa forma, convocam outros segmentos da sociedade para colaborar com esse processo: “A participação dos diversos segmentos da sociedade, reunidos em torno de metas comuns e