• Nenhum resultado encontrado

Jeana Maria de Moura Telles

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jeana Maria de Moura Telles"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Jeana Maria de Moura Telles

Brincar, compartilhar e aprender: A ludicidade como elemento norteador de uma aula mais proveitosa, atrativa e eficaz

Araguaína – TO 2013

(2)

Jeana Maria de Moura Telles

Brincar, compartilhar e aprender: A ludicidade como elemento norteador de uma aula mais proveitosa, atrativa e eficaz

Relatório de experiência apresentado a SEDUC como pré-requisito para participar do 7º Prêmio Professores do Brasil.

Araguaína – TO 2013

(3)

Sumário 1. Tema e título...3 2. Justificativa...3 3. Problema...3 4. Formulação de hipóteses...3 5. Objetivos...4 5.1 Geral...4 5.2 Específicos...4 6. Referencial teórico...4 7. Metodologia...6 8. Referências...8

(4)

1. Tema e título

Séries/anos iniciais do Ensino Fundamental.

Brincar, compartilhar e aprender: A ludicidade como elemento norteador de uma aula mais proveitosa, atrativa e eficaz.

2. Justificativa

O conceito de ludicidade é de extrema importância porque desejamos uma escola que atenda as atuais exigências da vida social. O motivo da escolha desse temafoi devido à possibilidade de cumprir com o direito de todas as crianças de brincar e aprender, buscando resgatar o papel da escola e fazendo da ludicidade um instrumento de apoio à atuação dos professores em sala de aula. Contribuindo de forma efetiva para a melhoria do padrão de qualidade, eficiência e equidade do ensino público.

O interesse pela temática em questão se constitui na busca da compreensão das relações que se estabelecem na interação das crianças com o processo de aprendizagem.

3. Problema

Quais as dificuldades encontradas com a ludicidade no processo ensino aprendizagem na Escola Estadual Batista Margarida Lemos Gonçalves na Cidade de Araguaína – TO?

4. Formulação de hipóteses

Uma das maiores dificuldades do processo de ludicidade na escola é, sem dúvida, o provimento de material de apoio para viabilizar um ensino escolar com um mínino de qualidade. Não é possível atender a essa clientela sem os devidos materiais adaptados para a idade em que elas se encontram.A educação é responsável pela produção de um bem ou serviço que se supõe necessário, desejável e útil a sociedade.

(5)

5. Objetivos

5.1 Geral

- Identificar a importância da ludicidade no processo de ensino aprendizagem nas séries iniciais na Escola Estadual Batista Margarida Lemos Gonçalves.

5.2 Específicos

- Promover condições favoráveis à construção de novas descobertas, garantindo o avanço dos processos sócio-educacionais.

- Produzir atividades didáticas de alfabetização com jogos e brincadeiras oportunizando a mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído.

6. Referencial teórico

Mauricio (2008) apresenta um estudo focado na importância do lúdico para o processo ensino-aprendizagem, buscando clarificar o papel do brincar e conscientizar professores de seu real significado.

O ato de brincar e jogar torna o indivíduo capaz de pensar, imaginar, interpretar e criar, aspectos estes, que propiciam autonomia, iniciativa, concentração e análise crítica para levantar hipóteses acerca dos fatos, bem como nos ensinam a respeitar

À luz da teoria de Ronca e Terzi (1995) citados por Tezani (2004), o lúdico proporciona compreender os limites e as possibilidades da assimilação de novos conhecimentos pela criança, visto que, mediante o desenvolvimento da função simbólica e da linguagem, o indivíduo conhece e interpreta os fenômenos à sua volta, trabalhando com os limites existentes entre o imaginário e o concreto.

Por meio das atividades lúdicas, o indivíduo forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções e se socializa.

(6)

Dallabona e Mendes (2004) ainda apresentam que as atividades lúdicas são peças-chave para desenvolver a solidariedade e empatia, como para introduzir novos conceitos para a posse e para o consumo.

Maurício (2008) enfatiza que o jogo não deve ser visto apenas como uma ocupação ligeira para chamar a atenção do aluno e dessa forma acalmá-lo, mas sim deve ser considerado como uma fonte importante na educação escolar, já que estimula o desenvolvimento intelectual, a observação, a capacidade analítica, lógica e criativa.

Para Piaget (1978) os jogos não são apenas para fins de entretenimento, também contribuem para o desenvolvimento intelectual, físico e mental dos indivíduos, fazendo com que os mesmos assimilem o que percebem da realidade.

Na teoria do autor os jogos são classificados em três estruturas quanto ao aspecto da evolução do individuo: exercício, simbólico e regras.A primeira tem como finalidade a satisfação, a segunda o indivíduo começa a utilizar a simbologia e a última desenvolve a delimitação do espaço e tempo.

Piaget citado por Melo afirma que o lúdico é uma ferramenta pedagógica que facilita o desenvolvimento da criatividade, autonomia e iniciativa dos aprendizes. Para a efetivação da aprendizagem, nota-se a necessidade de estimular a curiosidade e a criatividade na busca de despertar o interesse do educando. Winnicott (1975) citado por Pedroza (2005) afirma que o brincar é uma terapia com possibilidade auto curativa.

Conforme Melo, a utilização de material lúdico auxilia na aprendizagem, desenvolvendo os aspectos pessoal, social e cultural, que por sua vez, facilita na construção do conhecimento. Por meio da brincadeira, a criança tende a adequar-se à realidade e consequentemente atribuir significado a mesma.

Dallabona e Mendes (2004) apontam que o lúdico serve como um meio pedagógico que envolve o aluno nas tarefas da sala de aula, bem como colocam que o educador deve ter claro em mente os objetivos em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem.

Ressaltam que a ludicidade aplicada e compreendida em sua totalidade agrega resultados positivos no ensino quanto à qualificação, à formação crítica, à definição de valores e aos relacionamentos interpessoais.

Moratori (2003) coloca que o professor deve propor as regras, mas permitir que os alunos criem os limites a fim de motivá-los quanto à agilidade, iniciativa e autonomia.As atividades lúdicas resgatam o gosto pelo aprender, pois ocasionam momentos de afetividade entre o indivíduo e o aprender, tornando a aprendizagem formal mais prazerosa.

Dallabona e Mendes (2004) indicam que a educação mediante atividades lúdicas demanda o ato consciente e planejado para resgatar a satisfação e o

(7)

interesse do aluno. Para tanto, o educador deve repensar sua prática pedagógica, visando inserir atitudes que prezem pela reconstrução do pensamento e da maneira de perceber e compreender o conhecimento, cabendo ao profissional, o compromisso de modificação e transformação por meio da interação com os alunos.

A partir do momento que a escola valoriza as atividades lúdicas, auxilia na criação de um bom conceito de mundo, em que a afetividade é acolhida, a criatividade estimulada e os direitos dos indivíduos respeitados.A educação deve abrir mão da ideia de que aprender significa acumular conhecimentos sobre fatos e informações isoladas que requerem apenas memorização.

7. Metodologia

O projeto foi realizado em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Batista Margarida Lemos Gonçalves no município de Araguaína-TOdurante o mês de agosto de 2013. A proposta foipromover uma semana diferente com a adoção de métodos e processos diferenciados onde cada matéria e conteúdo ministrados foram abordados de forma distinta e todos os dias algo novo era feito, uma surpresa a cada aula.

A fim de pô-lo em prática, durante a semana escolhida, foram utilizados diversos recursos para trabalhar os assuntos com os alunos de forma mais assimilável. Um desses foram as letras móveis, através das quais a turma pôde interagir com o mundo da escrita, proporcionando o desenvolvimento da linguagem por meio da aproximação com o lúdico.

Outro artifício utilizado foi o contato com o espaço extraclasse, onde os alunos foram levados para o jardim da escola e lá observaram o meio ambiente e a diversidade biológica presente no local. Logo em seguida, ao chegar à escola, eles puderam expressar em forma de desenho o que viram e sentiram ao admirar o lugar, compartilhando com os colegas o que foi vivenciado durante a visita.

Durante as aulas de Ciências Sociais cujo assunto era o trânsito, resolvemos simular uma pequena situação que envolvesse o tema abordado e para tal montamos uma mini cidade onde foi instruído quais seriam as atitudes corretas a serem tomadas em cada problema que surgia. Assim, lhes foi proporcionadonão apenas um conhecimento teórico-conceitual, mas também um tipo de conhecimento que perpassa os limites da sala de aula e alcança o entorno do aluno.

Na aula de Religião,que tinha como tema : “Lar, doce lar”, os alunos tiveram a oportunidade de comentar acerca dos integrantes de sua família e ao final cada um pôde representá-la através da modelagem. Além disso, também foi falado a respeito das mais diversas configurações que as famílias podem assumir atualmente e como isso deve ser tratado.

(8)

Foram trabalhadas também algumas temáticas relacionadas ao conceito de sustentabilidade e preservação ambiental e para isso fizemos uso do recurso áudio televisivo para passar aos alunos um pequeno documentário educativo acerca do assunto. Ao final da aula, eles confeccionaram na sala mesmo uma árvore com papel cartão para que a cada dia todos se lembrassem da importância de preservar a natureza e de proteger o meio ambiente.

Não poderíamos deixar de lado o teatro como elemento crucial no desenvolvimento das habilidades motoras e por este motivo resolvemos encenarna escola a história“Chapeuzinho Vermelho” onde as crianças tiveram que protagonizá-la, estimulando, desta forma, o pensamento, a atenção e a concentração.

A tecnologia também fora utilizada bastante durante o período. Levamos os alunos até o laboratório de informática onde lá utilizamos os recursos disponíveis na internet para facilitar o letramento através da construção de sílabas, palavras e frases utilizando-se de diversos jogos associativos. Ademais, fomentamos o interesse pelos livros e pela escrita com a criação do “Cantinho da leitura” e o “Mural das cartinhas” por meio do qual os mesmos tiveram um contato maior com o universo lingüístico e foram incentivados a escrever mais com o estudo dos mais diversos tipos de gêneros textuais.

Fez-se uso também dos recursos sonoros por meio da utilização de músicas e cantigas a fim de que os alunos melhor fixassem o que havia sido passado durante a aula. Promovemos o chamado “Dia artístico” onde cada criança teve a liberdade de escolher o que pintar e depois expor a sua “obra de arte” no mural, além disso, trabalhamos com as técnicas de recorte e colagem através de atividades dirigidas sempre explorando as competências e habilidades da turma.

Enfim, para encerrar o circuito lúdico resolvemos promover um piquenique ao ar livre com os alunos onde cada um ficou encarregado de trazer um alimento saudável. Durante o momento aproveitamos a ocasião para fazer uma pequena reflexão religiosa, interagindo os alunos entre si.

Para conferir os resultados foram realizados alguns testes. As avaliações consistiam na análise de desempenho dos alunos em cada uma das disciplinas antes e depois do projeto e incluía apenas os conteúdos que haviam sido trabalhados em sala. Foi analisado também o número de faltas durante a semana que antecedia o projeto e uma semana depois.

Este trabalho teve como objetivo analisar as concepções dos professores e alunos acerca do papel do lúdico no desenvolvimento integral das crianças. Resultados obtidos ressaltam a necessidade de uma reflexão sobre a importância da ludicidade como um recurso fundamental no desenvolvimento e na aprendizagem da criança na educação infantil.

(9)

8. Referências

MAURICIO, Juliana Tavares. Aprender brincando: o lúdico na aprendizagem. 2008. Disponível em:

.http://www.pedagogia.com.br/artigos/importanciadabrinquedoteca1/index.php? pagina=9.

BARRETO, M C L e col. O lúdico no processo de ensino-aprendizagem das ciências.Brasília: R. Bras. Pedag., 2007.

DALLABONA, Sandra Regina. MENDES, Sueli Maria Schimitt. “O lúdico na educação infantil: jogar, brincar, uma forma de educador” In:Revista de divulgação técnico-científica Vol. 1 n. 4 - jan.-mar./2004. Disponível em: http://www.icpg.com.br/artigos/rev04-16.pdf

MORATORI, Patrick Barbosa. Por que utilizar jogos educativos no processo de ensinoaprendizagem? Rio de Janeiro:2003.Disponível em: http://www.nce.ufrj.br/ginape/publicacoes/trabalhos/lado_direito.html

PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem eRepresentação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

TEZANI, Thaís Cristina Rodrigues. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. 2004. Disponível em: http://www.psicopedagogia.com.br/artigos/artigo.asp?entrID=621.

PEDROZA, Regina Lúcia Sucupira. “Aprendizagem e subjetividade: uma construção a partir do brincar” In: Rev. Dep. Psicol. UFF.Niterói: 2005, v. 17,n.2,Dec.Disponívelem:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S010480232005000200006&lng=en&nrm=iso.

DE LIMA, Danielle Conceição. Disponível em:

http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2012/02/importancia-do-ludico-no-processo-de.html

(10)
(11)
(12)
(13)
(14)
(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

Em 1889, Arthur Cayley publicou um artigo com uma f´ormula para a contagem de ´arvores geradoras (spanning) de um grafo completo. O presente trabalho constitui-se de uma breve

O INSTITUTO EUVALDO LODI – IEL/CE, na qualidade de Agente de Integração de Estágio, responsável pelo Processo Seletivo de ESTAGIÁRIOS do TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Currículos: BNCC e itinerários (pág. 547) * Competências específicas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o Ensino Médio (pág. 553). - Ciências da Natureza

al., (2005), que mostrou o alto gasto energético de nadadores da seleção italiana de natação de longa distancia em uma simulação de prova de 2 km, sendo muito importante a

A partir de 05/01/2017, aos estudantes com direito ao Passe Livre deverão ser incluídos (CPF, RG, CEP, curso, tipo de bolsa, período e ano de conclusão do

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Dijete će izrasti u neosjetljiva čovjeka, čija će ga želja za vladanjem činiti sve slabijim zato što slabe okolna polja aura, jer tanani im energetski sustav više nije u