• Nenhum resultado encontrado

Introdução: A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e si

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução: A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e si"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

Introdução:

A maioria das pessoas, quando perguntada, diz que não gosta de ler, porque isto lhe dá sono. Na verdade, não é a leitura que dá sono, e sim o modo como ela é realizada. Devido ao modo como aprendemos a ler, as pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura, tais pessoas ficam com hábitos prejudiciais de leitura, tais como:

1) Subvocalização (leitura como os lábios ou com a

garganta)

2) Leitura Linear (palavra por palavra)

3) Leitura desatenta (com constantes releituras do mesmo

(3)

Também em razão deste tipo de leitura, as pessoas acostumam-se a ler pouco, o que acarreta na maioria dos casos num pequeno repertório de palavras. Assim, qualquer palavra que desconheçam (devido a pouca leitura) provoca-lhe um desconforto interno inconsciente, que elas (as pessoas) procuram justificar-se dizendo para si pessoas) procuram justificar-se dizendo para si próprio e para os outros que não gosta muito de ler. Existem, então, dois motivos básicos pelos quais você lê errado:

1) o modo como aprendeu a ler. 2) ler de modo inconstante.

(4)

Na verdade, um decorre do outro: você lê pouco, devido ao modo como aprendeu a ler. É claro que isto não significa que não saiba ler; isto significa apenas que, em sua aprendizagem, foi imposto um limite à sua velocidade de leitura, limite este que você jamais tentou superar.

Quando se ensina uma pessoa a ler, as palavras são divididas em sílabas, para facilitar a palavras são divididas em sílabas, para facilitar a aprendizagem da leitura. Além disso, as palavras são lidas em voz alta, sílaba por sílaba. Infelizmente, depois de aprendida a leitura, as pessoas continuam a ler fazendo esta vocalização das palavras; mesmo que silenciosamente. Na verdade, este é o maior obstáculo à leitura rápida.

(5)

Para aprender a ler dinamicamente, de um modo veloz e produtivo, você deve mudar o seu método de leitura, o que se pode conseguir com um treinamento especial. Primeiro você deve perder o hábito de subvocalizar as palavras. Depois, deve habituar-se a enxergar o conjunto de palavras, ao invés das palavras isoladas. À de palavras, ao invés das palavras isoladas. À medida que progredir nos exercícios, você conseguirá enxergar blocos cada vez maiores de palavras de uma só vez. Com os exercícios de atenção, aprenderá a aumentar a sua atenção durante a leitura, o que fará que retenha cada vez mais o conteúdo do que ler.

(6)

Técnicas de leitura dinâmica é um conjunto de procedimentos para provocar as mudanças de paradigmas em leitura. Quais são os

fundamentos teóricos das técnicas de leitura

dinâmica? São três: Teoria da Gestalt, Teoria da Percepção Visual e a Teoria das Especificidades dos Hemisférios Cerebrais.

dos Hemisférios Cerebrais.

Para implementar as técnicas de leitura

dinâmica, a Methodus faz uso do que há de mais moderno em estratégias de treinamento. Faz uso dos conceitos da neurociência e de exercícios

(7)

EXERCÍCIOS ESPECIAIS DE LEITURA

De início, para evitar que você procure vocalizar as palavras que irá ler, coloque um lápis entre os dentes, e empurre a língua contra eles(os dentes), não se preocupar você não vai precisar sempre não se preocupar você não vai precisar sempre que ler colocar um lápis entre os dentes, você irá usar o lápis apenas nos cinco primeiro exercícios.

(8)

O que você deve fazer, é procurar ver (e

reconhecer) a palavra de uma única vez, olhando

sua parte central. Faça apenas cinco movimentos dos olhos por linha, levando-os de uma só vez, bem rápido, ao meio da palavra seguinte (a linha toda

deve ser lida no menor tempo possível - de três a quatro segundos, por exemplo, pra começar).

Mantenha o lápis apertado entre os dentes, enquanto lê.

lê.

Atenção: Passe para o exercício seguinte somente quando puder reconhecer em um só olhar cada palavra do exercício anterior (fique com os olhos bem abertos, mas sem forçá-los, durante a leitura).

(9)

Nesta leitura, deixe o olhar seguir verticalmente para baixo, ao longo do texto, sem parar em cada linha).

O pássaro cortou o espaço em um em um voo livre. O grito do animal ferido mostrava

(10)

o seu sofrimento. Pela janela aberta entravam os silêncios os silêncios da madrugada infindável. A teia de aranha balançava,

(11)

enquanto a mosca procurava, sem conseguir, fugir ao seu destino. Napoleão Bonaparte invadiu o Egito, levando, além de soldados, cientistas e engenheiros.

(12)

EXERCÍCIO I

Para se adquirir uma concentração é necessário fazer o exercício chamado, exercícios de respiração, ou seja, primeiramente, procure deixar o ambiente livre de ruídos e barulhos que desviam sua atenção, em seguida, se quiser, escureça o local ou feche os olhos e procure respirar fundo inspirando e em seguida, se quiser, escureça o local ou feche os olhos e procure respirar fundo inspirando e expirando profundamente sem pensar em nada por cerca de alguns minutos. Tente pensar por exemplo na sua respiração, sem ouvir os sons exteriores, sem se deixar levar por interrupções. Este exercício lhe trará uma calma interior importante para que você possa iniciar a sua leitura.

(13)

EXERCÍCIO II

Se assim mesmo, tiver dificuldade em se concentrar, faça este outro exercício. Escolha um ponto qualquer de sua sala e olhe fixamente para ele, sem pensar em nada, apenas no ponto ele, sem pensar em nada, apenas no ponto escolhido, fique assim por uns 10 minutos, cada vez que começar a pensar em uma outra coisa, recomece a marcar o tempo.

(14)

EXERCÍCIO III

Outro exercício importante é colocar-se à frente de um espelho e olhar fixamente para o centro de seu nariz, por exemplo, não deixar o olhar desviar do ponto escolhido, insista no exercício, desviar do ponto escolhido, insista no exercício, não desista facilmente, fique também por cerca de uns 10 minutos. Repita diariamente esses exercícios, isto irá ajudá-lo a disciplinar a sua concentração, somente pule para as lições seguintes, se realmente se sentir seguro.

(15)

EXERCÍCIO IV

Para exercitar elabore você mesmo uma lista de objetos ou de palavras importantíssimas ao aprendizado de determinada matéria, como no caso dos órgãos da respiração que passamos. Crie associações para memorizar esta lista, as imagens associações para memorizar esta lista, as imagens devem ser realmente criadas em sua mente para que você possa memorizá-las, novamente pratique os exercícios e dedique-se, pois será importante para você aprender as técnicas e alcançar um melhor aprendizado.

(16)

EXERCÍCIO V

Pratique criando você mesmo a sua lista de tarefas diárias de toda a semana lembrando-se dela todas as manhãs.

LIÇÃO 16

Para memorizar textos ou discursos, selecione palavras chaves

no texto.

1º Leia atentamente o texto sublinhando as ideias principais de 1º Leia atentamente o texto sublinhando as ideias principais de

cada parágrafo.

2º Após esta leitura minuciosa, releia o que foi sublinhado e destaque aquele parágrafo que você acha principais e que realmente são uma síntese de todo texto. 3º Após determinar estes parágrafos, tente condensá-los entre uma ou duas palavras cada um, que contenham a ideia principal abordada, estas serão as palavras chaves na ordem das ideias contidas no texto.

(17)

EXPLICAÇÃO

Não adianta decorar palavra por palavra, pois se você esquecer uma delas, corre o risco de perder toda a frase e a seqüência. Toda fala, discurso falado ou escrito que precisam ser memorizados exigem a memorização das idéias a serem apresentadas. Digamos que você será o orador de sua sala no dia de sua formatura. Imagine se esquecendo o texto bem no dia, ou tendo que olhar no papel e esconder o rosto, pior ainda, dia de sua formatura. Imagine se esquecendo o texto bem no dia, ou tendo que olhar no papel e esconder o rosto, pior ainda, imagine, se as folhas voam e saem da ordem, bem, melhor nem imaginar uma cena dessas. O segredo para memorizar tetos ou discursos é a utilização de palavra chaves, essa técnica pode ser aplicada aos assuntos que quiser. Por exemplo, se o assunto fosse a situação econômica do Brasil, esta poderia ser a sua lista de palavras chave: desemprego atual, fábricas fechando, planos do governo, criminalidade, protestos, miséria, alternativas.

(18)

Agora selecione textos de jornais ou revistas, ou mesmos textos escolares de não mais de quatro páginas e procure exercitar essa técnica.

Vamos agora aplicar na prática todos os conceitos teóricos já absorvidos. Cabe ressaltar que, o sucesso almejado para o curso, depende que, o sucesso almejado para o curso, depende fundamentalmente da assiduidade na execução dos exercícios.

(19)

Exercício de Deslocamento

Visual

Tem como principal objetivo, adaptar a musculatura ocular, para movimentações de deslocamentos verticais e horizontais em grande velocidade.

Procure focar sua visão na posição bem no centro a acima das palavras ou grupos de palavras, para facilitar a visualização das mesmas de forma completa, utilizando-se a técnica da visão periférica.

(20)

Para relaxamento, feche os olhos, faça movimentos de giro lentamente dentro das órbitas. Friccione bem as mãos, e quando aquecidas, coloque-as suavemente sobre os olhos.

2. Leitura Dinâmica (1º Exercício - Palavras de 3 Letras)

de 3 Letras)

(Coloque uma folha de papel ocultando as linhas abaixo da linha que você está lendo, e vá descendo a folha progressivamente. Não se preocupe com as palavras que verá no fim da página. Apenas leia-as)

Referências

Documentos relacionados

O desenvolvimento territorial está fundado na dependência da sociedade na organiza- ção da produção social local ou regional, e na criação de instituições com diretrizes lo-

Adriana Maria de Souza Zierer, Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, MA, Brasil; Álvaro Alfredo Bragança Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

molho de tomate, carne em pequenos pedaços, vegetais e vinho (bolonhe‑ sa), que serve para acompanhar a massa que toma este nome (p. espar‑ guete à bolonhesa). braise) —

Encha a garrafa até um pouco abaixo do nível desejado e feche o canal de drenagem girando a válvula de controle de fluxo no sentido horário até que ela pare.. CRAFTAP 3 | Breve

Deus chamou Abraão, assim como havia chamado Noé, para um relacionamento de aliança especial que mantinha muitos dos mesmos parâmetros da aliança feita com o

José Ricardo Caporal: Então, só para garantir, vamos mandar para a Executiva, porque fica

Objetivou-se avaliar o efeito da aplicação de doses de fósforo em cultivo de sequeiro e irrigado sobre a biomassa seca e conteúdo de nutrientes da parte aérea,

Após a introdução, no primeiro capítulo tratamos a estrutura dramatúrgica de Bertolt Brecht, discutindo questões a respeito do teatro épico, do gestus, do