• Nenhum resultado encontrado

Cadastro de clientes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cadastro de clientes"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 Objetivo

1.1 Esta Norma estabelece os critérios e procedimentos a serem adotados para desenvolvimento das atividades de cadastramento e recadastramento de clientes, interrupção de faturamento, exclusão cadastral, classificação e quantificação de categoria/economia dos imóveis nos sistemas operados pela COPASA MG.

2 Referências

Na aplicação desta Norma poderá ser necessário consultar os seguintes documentos:

2.1 Regulamento dos Serviços Públicos de Água e Esgoto da COPASA MG, aprovado pelo decreto de nº 32.809 de 29/07/91.

2.2 Tabelas de Códigos de Cadastro.

2.3 Instruções de Preenchimento da "FIC" - Ficha de Informações Cadastrais. 2.4 Glossário do SICOM (Sistema Integrado Comercial).

2.5 NP Infrações e Sanções - 89-007/ , em vigor.

2.6 Tabela nº 6 Classificação/Quantificação de Economias, em vigor.

3 Definições

Para os efeitos desta Norma são adotadas as definições 3.1 à 3.23:

3.1 alteração cadastral - é toda e qualquer mudança processada nos dados registrados no Cadastro

de Clientes.

3.2 cadastro de clientes - conjunto de registros atualizados da COPASA MG , necessários ao

faturamento, cobrança de serviços prestados e apoio ao planejamento e controle operacional.

3.3 categorias de uso - classificação do cliente, por economia, para fim de enquadramento na

estrutura tarifária da COPASA MG.

3.4 categoria comercial - economia ocupada para o exercício de atividade de compra, venda ou

prestação de serviços, ou para o exercício de atividade não classificada nas categorias residencial, industrial ou pública.

3.5 categoria industrial - economia ocupada para o exercício de atividade classificada como

industrial pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

3.6 categoria pública - economia ocupada para o exercício de atividade de órgãos da

administração direta do poder público, autarquias e fundações. São ainda incluídos nesta categoria os hospitais públicos, asilos, orfanatos, albergues e demais instituições de caridade, instituições religiosas, organizações cívicas e políticas, e entidades de classes e sindicais.

(2)

3.8 cliente - pessoa física ou jurídica que se relaciona com a COPASA MG para fins comerciais

e/ou operacionais.

3.9 cliente centralizador - cliente que responde pelo pagamento de fatura de mais de um imóvel. 3.10 cliente imóvel - é aquele cliente que se relaciona com a COPASA MG utilizando de seus

produtos (água e esgoto), através de pontos de serviços.

3.11 economia - imóvel de uma única ocupação ou subdivisão de imóvel com ocupação

independente das demais, perfeitamente identificada ou comprovada em função da finalidade de sua ocupação legal, dotado de instalação hidráulica privativa ou comum, para uso dos serviços de abastecimento de água ou coleta de esgoto.

3.12 Ficha de Informações Cadastrais (FIC) - documento destinado às movimentações dos dados

do cadastro do cliente, do imóvel e do ponto de serviço. Permite também o registro de lançamentos e valores a serem faturados em casos de negociações que impliquem em cobrança e a realização de pesquisas cadastrais e mercadológicas.

3.13 imóvel - é o endereço onde a COPASA MG presta serviço, podendo ser edificado ou não. 3.14 imóvel factível - imóvel com rede de água e/ou de esgoto da COPASA MG disponível, porém

não conectado à mesma.

3.15 imóvel potencial - imóvel localizado em logradouro não dotado de rede de água e/ou esgoto da

COPASA MG.

3.16 imóvel real - é aquele conectado à rede de água e/ou de esgoto da COPASA MG.

3.17 logradouro - local público, em geral uma via de acesso ou praça pública, total ou parcialmente ladeada de imóveis, construídos ou não.

3.18 ponto de serviço - local onde se dá a prestação de serviço a um imóvel, podendo ser ponto de

serviço de água, esgoto, fonte alternativa ou hidrante. A sua situação poderá ser ativo, tamponado, suprimido ou bloqueado.

3.19 recadastramento - é a revisão programada, integral ou parcial, dos dados cadastrais, em pontos

de serviços e imóveis, objetivando sua atualização.

3.20 situação do imóvel - identificação do imóvel com relação às redes de água/esgoto da COPASA

MG, podendo ser real, factível ou potencial.

3.21 supressão da ligação - interrupção do fornecimento de água a um imóvel, caracterizada pela

retirada do hidrômetro e desconexão do ramal predial junto à rede de distribuição, no caso de rede no passeio ou junto ao meio fio, no caso de rede na rua.

3.22 tamponamento da ligação de água sem retirada do hidrômetro - é a interrupção do

fornecimento de água a um imóvel, através da colocação de arruela de vedação na virola do padrão da ligação, com fechamento do registro e instalação do “copinho” com lacre.

3.23 tamponamento da ligação de água com retirada do hidrômetro - é a interrupção do

(3)

plug provido de furo na cabeça, passando-se o fio de lacre no plug e no registro, de modo a impossibilitar a retirada daquele.

3.24 tipo de adesão da ligação - identifica se a ligação de água e esgoto do imóvel foi originada de

“Crescimento Vegetativo, Expansão ou Assunção de Novo Sistema”.

4 Competências

4.1 Compete aos Distritos de Serviços e respectivos Escritórios Locais informatizados/conectados ao SICOM, bem como à Unidade de Operações Comerciais da Metropolitana:

a) cadastrar os bairros, classes de serviços, logradouros e faixas de localizadores; b) confeccionar e manter atualizados os mapas de rotas e o mapa geral da cidade;

c) cadastrar os clientes, os imóveis e os pontos de serviços das novas localidades a serem operadas pela COPASA MG;

d) manter o cadastro atualizado.

4.2 Compete aos Escritórios Locais não informatizados/não conectados ao SICOM

a) enviar aos Distritos responsáveis as “FIC”, as Solicitações de Serviços (SS) e demais documentos, quando da inclusão, alteração e exclusão de informações cadastrais.

4.3 Compete à Unidade de Cadastro e Faturamento:

a) orientar, acompanhar e fiscalizar a realização das atividades de implantação e manutenção do cadastro de clientes em todas as localidades operadas pela COPASA MG;

b) manter atualizadas as Tabelas de Códigos de Cadastro;

c) programar e realizar auditagens no Cadastro de Clientes, objetivando resguardar a confiabilidade dos seus dados;

d) programar a execução de atividades de recadastramento dos sistemas operados pela Empresa, definindo prioridades, padronizando procedimentos, estabelecendo cronogramas e criando mecanismos para avaliação e controle dos resultados;

e) analisar e excluir o cliente imóvel, ponto de serviço, conforme fluxograma de exclusão de contas, solicitando informações complementares quando necessário;

f) devolver à área solicitante toda documentação de exclusão para arquivo e auditoria.

5 Condições gerais 5.1 Do cadastro

5.1.1 A operação do cadastro deverá ser feita de forma descentralizada, utilizando-se de terminal de computador ou através de preenchimento do formulário "FIC", para processamento.

(4)

5.1.2 Os Distritos de Serviços e respectivos Escritórios Locais e a Unidade de Operações Comerciais da Metropolitana negociarão com o cliente uma única data de vencimento alternativo para todas as Notas Fiscais Faturas de Serviços do cliente, conforme estabelecido pela Lei de nº 9.791 de 24 de março de 1999, que deverá estar compreendida entre os dias 1º (primeiro) e 28 (vinte e oito) de cada mês.

5.1.2.1Para concessão deste benefício deverão ser atendidas as seguintes condições: a) o cliente não poderá ter débito em atraso, junto à COPASA MG;

b) a alteração da data de vencimento está limitada a 1 (uma) vez a cada período de 12 (doze) meses.

5.1.3 A Unidade de Cadastro e Faturamento efetuará análise em relatório específico referente às movimentações cadastrais efetivadas, informando às áreas responsáveis as divergências identificadas, para as devidas providências.

5.1.4 As movimentações cadastrais deverão ser processadas via "on-line" pelas áreas responsáveis, obedecendo os prazos estabelecidos pelo Calendário de Faturamento da COPASA MG.

5.1.5 Sempre que a COPASA MG negociar uma ligação predial, o cliente deverá ser incluído no cadastro, mesmo que a ligação ainda não tenha sido executada.

5.1.5.1 As ligações de edifícios em obras, deverão ser incluídas no cadastro com o indicativo desta situação, dentro das características do imóvel.

5.1.6 As ligações provisórias deverão integrar o cadastro de clientes.

5.1.7 As ligações clandestinas, uma vez identificadas, deverão seguir os procedimentos específicos da Norma de Infrações e Sanções.

5.1.8 A atualização dos dados contidos no Cadastro de Clientes deverá ser efetuada, rotineiramente, com base nas informações dos Leituristas e Encarregados de Rotas ou através de solicitações de clientes, as quais deverão ser previamente confirmadas.

5.1.9 Para efeito de faturamento, os clientes centralizadores deverão ser incluídos no cadastro, através de solicitação formal à Unidade de Cadastro e Faturamento, que providenciará a criação da matrícula centralizadora.

5.1.10 Para pesquisas cadastrais de rotina, trabalhos dirigidos ou de programações específicas que envolvam alterações no tipo da situação de água ou esgoto do imóvel, deverá ser registrado no SICOM o número do respectivo documento que originou a pesquisa, bem como a data da realização da mesma. 5.1.10.1 Como tipo da adesão, deverá ser utilizado o código de Crescimento Vegetativo e como política de negociação, o código correspondente ao motivo da informação cadastral.

5.2 Da classificação e quantificação de economias/clientes

5.2.1 Para fins de enquadramento na Estrutura Tarifária da COPASA MG, quando da inclusão/atualização cadastral, os imóveis deverão ser classificados segundo a sua categoria de uso, tais como: residencial "r", comercial "c", público "p" ou industrial "i", aplicando-se a Tabela n.º 6 "Classificação/Quantificação de Economias".

(5)

5.2.2 A Tabela de Classificação/Quantificação de Economias será atualizada pela Unidade de Cadastro e Faturamento e aprovada pela Diretoria da COPASA MG.

5.3 Do recadastramento

5.3.1 As unidades responsáveis deverão efetuar a checagem em campo dos registros dos clientes, através de documento específico (FIC, Ordem de Serviço, etc) e anotando as divergências verificadas, para posterior análise e alterações cadastrais necessárias.

5.3.2 Após o levantamento de campo, deverá ser efetuada a análise dos dados apurados e posteriormente deverão ser processadas as alterações necessárias.

5.3.2.1 Os Escritórios Locais não Informatizados deverão enviar aos Distritos os documentos utilizados no recadastramento para o devido processamento.

5.3.3 A Unidade de Cadastro e Faturamento deverá emitir relatório demonstrativo da situação do cadastro anterior e posterior ao recadastramento efetuado, para fins de avaliação dos resultados alcançados.

5.4 Da interrupção de faturamento

5.4.1 A interrupção de faturamento poderá ocorrer pelos seguintes motivos:

a) bloqueio - quando for solicitado um tamponamento ou supressão do ponto de serviço de água

e/ou esgoto, a pedido do cliente, sendo este bloqueio por tempo determinado.

O bloqueio do ponto de serviço de esgoto poderá ocorrer quando for executado um tamponamento ou supressão da ligação de água e o imóvel for vazio, lote vago, demolido ou abandonado. O imóvel se mantém na condição de “real” e o ponto de serviço deverá ser alterado para “B” (bloqueado);

b) tamponamento da ligação de água sem retirada do hidrômetro - por falta de pagamento,

cuja ocorrência deverá estar registrada na situação do ponto de serviço. O imóvel deverá passar para a condição de “factível” e o ponto de serviço para “H” (tamponado sem retirada do hidrômetro);

c) tamponamento da ligação de água com retirada do hidrômetro - a pedido do cliente, por

falta de pagamento ou por infração, cuja ocorrência deverá estar registrada na situação do ponto de serviço. O imóvel deverá passar para a condição de “factível” e o ponto de serviço para “T” (tamponado);

d) supressão - a pedido do cliente, por falta de pagamento, por infração, por queda de padrão,

desapropriação ou impedimento da execução da suspensão ou tamponamento, cuja ocorrência deverá estar registrada na situação do ponto de serviço. O imóvel deverá passar para a condição de “factível” e o ponto de serviço para “S” (suprimido).

5.4.2 No caso de tamponamento ou supressão a pedido, deverá ser faturado o mês subsequente, antecipando-se a cobrança do volume consumido após a última medição. Não havendo consumo após a última medição, não será necessária a antecipação do faturamento.

5.5 Da exclusão

5.5.1 As exclusões cadastrais poderão contemplar todos os dados do cliente ou apenas os dados do ponto de serviço e deverão ser devidamente justificadas.

(6)

5.5.1.1A exclusão do Ponto de Serviço não exclui a matrícula do Cliente Imóvel que permanece no cadastro com os dados pessoais do cliente.

5.5.2 A exclusão do Cliente Imóvel ou do Ponto de Serviço somente se efetivará desde que não haja: a) débito faturado ou a faturar;

b) negociação especial;

c) solicitações de serviços em aberto; d) processo de medição em andamento.

6 Disposições finais

6.1 Esta Norma de Procedimentos entra em vigor a partir desta data, revogadas a N.P.- Cadastro de Clientes de nº 98-005/0, a N.P.- Interrupção de Faturamento e Exclusão Cadastral de Cliente, Ponto de Serviço e Imóvel, de nº 98-003/0 e demais disposições em contrário.

6.2 Aplica-se às Unidades Organizacionais envolvidas com as atividades comerciais.

________________________________ _________________________________

Hubert Brant Moraes Valter Zschaber Júnior

Superintendente Comercial Superintendente de Planejamento e Controle

__________________________________ ___________________________________

José Carlos Righetti Marcello Lignani Siqueira

Diretor Financeiro e Administrativo Presidente

Analista Responsável: Luiz Cláudio Andrade Silva Arquivamento: Manual do Sistema Comercial

(7)

Documentos Revogados por essa NP em 1998, conforme item 6.1: Cadastro de Usuários NP 77.027/2

Classificação, Codificação e Quantificação de Economias/Usuários NP 77.028/2 Recadastramento NP 82.002/0

Referências

Documentos relacionados

Dentro do sector da construção, as Directivas Europeias transpostas para a legislação Portuguesa pelos Decretos Lei 220/2008 de 12 Novembro, e 1532/2008 de 29 de Dezembro

The effect of prophylactic percutaneous endoscopic gastrostomy (PEG) tube placement on swallowing and swallow-related outcomes in patients undergoing radiotherapy for head

Para recuperar o nióbio contido no rejeito de concentração de apatita da Anglo American Fosfato Brasil, foi construída, pela Anglo American Nióbio Brasil, uma

Ela é considerada a mãe da maioria dos Orixás e, por causa disso, está sempre procurando dar auda que eles necessitam. Algumas lendas contam que 9emaná teria gerado

O referencial teórico desse trabalho está dividido em três seções: a primeira tratará dos principais estudos globais, conduzidos através de dados de diversos países e que, de

A revisão realizada por ERDMAN (1988a) mostrou que, nos dezessete experimentos em que a silagem de milho foi a única fonte de volumoso oferecida a vacas leiteiras no início

seguinte objetivo: descrever parte da história da Revista Ângulo de seu número 0, publicado em 1978, ao número 147/48, publicado em 2016; e analisar seus redesigner, sobretudo

(2006) como sendo “um tipo de intervenção humana que ocorre de forma ocasional ou sistemática, em cativeiro ou na natureza, para manter, recuperar, controlar ou utilizar, de