• Nenhum resultado encontrado

O CONSUMO DE SUPLEMENTO POR MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O CONSUMO DE SUPLEMENTO POR MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 103

O CONSUMO DE SUPLEMENTO POR MULHERES PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

THE CONSUMPTION OF SUPPLEMENT BY WOMEN'S PRACTICE OF MUSCULATION

AFONSO SOUSA DE AQUINO

Acadêmico do Curso Bacharelado em Educação Física da Faculdade Centro Mato-grossense – FACEM

JAILSON ALVES BOMFIM

Coordenador do Curso de Educação Física da Faculdade Centro Mato-grossense – FACEM

RESUMO

As atividades físicas como a musculação aumentam a necessidade de energia e as recomendações nutricionais específicas representam um importante instrumento para o planejamento dietético desta população. O conhecimento da quantidade correta, assim como nutrientes é fundamental para a manutenção da performance, composição corporal e saúde dos indivíduos. O presente trabalho através de uma pesquisa qualitativa e descritiva buscar-se-á verificar o consumo de suplemento por mulheres praticantes de musculação nas academias de Sorriso-MT, identificando os suplementos usados. Este trabalho contou com a participação 50 mulheres praticantes de musculação com idades entre 17 e 47 anos de uma academia da cidade de Sorriso. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário específico com questões de múltipla escolha preenchido pelos próprios voluntários. Os dados obtidos foram tabulados e analisados através de estatística descritiva, através de média, desvio padrão e percentagem. As principais razões referidas para o uso de suplementos foram: qualidade de vida, prevenção de doenças, aumentar e /ou melhorar a performance, compensar a deficiência de alimentos e otimizar resultados. Os objetivos da suplementação pelas participantes são majoritariamente para ganho de massa, para aumento de energia e para emagrecimento. Também foi informado que 90% observaram resultados após o uso. Os suplementos mais consumidos pelos praticantes de atividades físicas foram Whey Protein, Creatina, BCAA e complexos vitamínicos, onde dizem ter recebido indicação do instrutor de academia, personal trainer, de nutricionistas, e também de iniciativa própria.

Palavras chave: suplementação, musculação, mulheres.

(2)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 104

Physical activities such as bodybuilding increase the need for energy and specific nutritional recommendations represent an important tool for the dietary planning of this population. Knowledge of the correct amount as well as nutrients is fundamental for maintaining performance, body composition and health of individuals. The present work through a qualitative and descriptive research will seek to verify the consumption of supplementation by women practicing bodybuilding in the academies of Sorriso-MT, identifying the supplements used. This work counted on the participation of 50 women practicing bodybuilding between the ages of 17 and 47 years of an academy in the city of Sorriso. The instrument used for data collection was a specific questionnaire with multiple choice questions filled out by the volunteers themselves. Data were tabulated and analyzed through descriptive statistics, using mean, standard deviation and percentage. The main reasons cited for the use of supplements were: quality of life, prevention of diseases, increase and / or improve performance, compensate for food deficiency and optimize results. The objectives of supplementation by the participants are mostly for mass gain, for energy increase and for weight loss. It was also reported that 90% observed results after use. The supplements most consumed by physical activity practitioners were Whey Protein, Creatine, BCAA and vitamin complexes, where they are said to have been nominated by the gym instructor, personal trainer, nutritionists, and also on their own initiative.

Key words: supplementation, bodybuilding, women.

INTRODUÇÃO

Nas últimas décadas temos assistido uma crescente busca pela boa forma, fator que levou a um aumento consideravelmente significativo pela procura por academias de ginástica para práticas de atividade física pelo público feminino, visando à estética, a busca por um corpo definido e saudável que atenda aos padrões de aceitação da sociedade.

Existe ainda a preocupação com a qualidade e aumento da expectativa de vida dos indivíduos ante as tendências da sociedade moderna que proporciona mais comodidade ao ser humano diminuindo as exigências do movimento corporal.

Dentre as muitas atividades físicas a que tem tido maior evidência nas academias é a musculação por ser um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis, contínua ou intervalada, suave ou intensa, com recursos aeróbios ou anaeróbios.

As atividades físicas como a musculação aumentam a necessidade de energia e as recomendações nutricionais específicas representam um importante instrumento para o planejamento dietético desta população. O conhecimento da

(3)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 105

quantidade correta, assim como nutrientes é fundamental para a manutenção da performance, composição corporal e saúde dos indivíduos.

É evidente que os efeitos positivos da prática de atividades físicas são benéfica e estão positivamente associados a estratégias que levam a mudanças de hábitos alimentares. No entanto, está se tornando cada vez mais comum a procura de meios rápidos para alcançar seus objetivos, ou seja, as pessoas têm optado pela utilização de suplementos alimentares aliados a prática de atividades para alcançar mais rapidamente e com mais eficácia o que almeja.

Os suplementos nutricionais são compostos de vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, lipídios e aminoácidos, produtos herbais, extratos de tecidos que são consumidos com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir doença, melhorar o desempenho físico, aumentar massa muscular, reduzir gordura corporal, aumentar a capacidade aeróbica, melhorar o desempenho esportivo e retardo do envelhecimento.

A relação entre nutrição e saúde tornou-se parte importante das estratégias de marketing das indústrias alimentícias, induzindo o crescente lançamento de alimentos funcionais, enriquecidos, com substâncias consideradas benéficas e/ou com teor reduzido de nutrientes associados ao aumento do risco de doenças; estudos internacionais constataram que a televisão, rádio, jornais e revistas são as fontes de informação sobre alimentação mais usada pela maioria das pessoas; assim como familiares e amigos (SANTOS & BARROS FILHO, 2002b).

Apesar de ser cada vez mais utilizado por praticantes de atividade física o uso de suplementos tem levantado muitas questões importantes sobre sua utilização que ainda necessitam de respostas. Assim, faz-se necessário verificar qual o impacto da utilização dos suplementos alimentares na saúde, na boa alimentação e no desempenho físico.

A pesquisa se faz relevante porque aborda o ser humano e a relação desse com seu corpo, haja isto que o corpo é visto e considerado em seu aspecto social e cultural, não apenas em sua forma anatômica.

Nesta perspectiva, o presente trabalho através de uma pesquisa qualitativa e descritiva buscar-se-á verificar o consumo de suplemento por mulheres praticantes de musculação nas academias de Sorriso-MT, identificando os suplementos usados.

(4)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 106

A atividade física se caracteriza como qualquer trabalho ou esforço que proporcione ao ser humano gasto de energia através dos movimentos musculares.

A atividade física, de acordo com Carvalho (2001, p. 69), se apresenta como toda e qualquer ação humana que comporte a ideia de trabalho como conceito físico. Realiza-se trabalho quando existe gasto de energia. Esse gasto ocorre quando o indivíduo se movimenta. Tudo que é movimento humano, desde fazer sexo até caminhar no parque, é atividade física.

Através da atividade física, pode-se desenvolver uma série de benefícios à saúde, quer sejam físicos, psicológicos (emocionais) ou sociais.

Como nos mostra Nahas (2006, p. 170-171),

Existem diversos benefícios propiciados pela prática regular de atividade física, benefícios fisiológicos, psicológicos e sociais, sendo eles benefícios imediatos, ou de forma que se adaptam conforme há a prática regular de atividade física. Dentre eles, controle de glicose, estímulo de adrenalina e noradrenalina, sono com qualidade maior capacidade cardiorrespiratória, manutenção da massa muscular, mantendo os níveis de força, resistência, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade no movimento, permitindo maior amplitude de movimentos, prevenindo acidentes. Redução do stress, ansiedade, melhor bem estar, da saúde mental proporcionando menor risco de depressão, melhora cognitiva e relaxamento. Além de manter integração com a comunidade, manter suas funções sociais ativas, e manter uma maior aceitação, estando mais seguros de si mesmos.

Esses benefícios se dão em virtude da atividade do organismo como um todo, assim, além dos benefícios apresentados pelo autor, tanto há o aumento ou a manutenção da capacidade cardiorrespiratória, bem como cardiovascular.

Outros benefícios à saúde também podem ser especificados, como no caso da osteoporose, que segundo Vidmar (2011, p. 419),

A prática regular de atividade física possibilita a manutenção ou até mesmo a melhora do estado de saúde física e psíquica de pacientes com osteoporose, que tem como principal consequência a fratura, que frequentemente impõe severas limitações emocionais e sociais, comprometendo a qualidade de vida, em virtude da instalação de um quadro de ansiedade, depressão e mudança de humor.

Ainda, no conjunto benefícios proporcionados pela atividade física, pode-se mencionar o combate à insônia causada pela depressão e ansiedade, fatores que afetam diretamente a qualidade de vida do ser humano.

Conforme Silva e Lima (2001, p. 49), incluir atividade física em pessoas que possuem esse problema, tem trazido parte do tratamento para esse distúrbio, trazendo benefícios para sua qualidade de vida.

(5)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 107

Neste sentido, deve-se observar que a atividade física deve ser realizada de acordo com a capacidade de cada indivíduo e sua necessidade, para que, conforme sua condição física, seus objetivos sejam alcançados.

Como explica Point Geis (2003, p. 49), ao realizar uma atividade física de acordo com a necessidade do indivíduo, as articulações ganham os determinados movimentos que merecem, assim sendo são reforçados, os músculos e ligamentos, a capacidade que o pulmão necessita é aumentada, e o sangue tem circulação mais fácil no organismo, além do que aumenta a capacidade e a resistência física.

Como se observa, são inúmeros os benefícios proporcionados pela atividade física à saúde, essa ou essas atividades podem ser realizadas no cotidiano de cada indivíduo, nas realizações de suas tarefas diárias.

Exercício Físico

O exercício físico se caracteriza como uma sequência de movimentos musculares repetitiva, planejada e sistematizada.

Assim como a atividade física em geral, o exercício físico proporciona uma série de benefícios à saúde e, por consequência, uma melhor qualidade de vida, independentemente da idade do praticante.

De acordo com Coromano (2006, p.178) os principais motivos para o início da prática de exercícios físico regular, independentemente da idade, estão relacionados com a qualidade de vida e saúde onde é enfatizado o controle ou perda de peso, redução de risco de ocorrência ou recorrência de doenças, principalmente as cardiovasculares, diminuição do estresse ou depressão, melhora da autoestima e socialização.

Ainda, observa-se que nos últimos anos houve um estimulo para a prática de atividades físicas visando à estética corporal e tal cenário tem difundido as academias de ginástica e musculação vem se destacando entre uma das principais atividades físicas por ser uma atividade física altamente versátil e que traz muitos benefícios para saúde e para a estética dos seus praticantes.

(6)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 108

A musculação pode ser conceituada como a atividade física desenvolvida, predominantemente, através de exercícios analíticos, utilizando resistências progressivas fornecidas por recursos materiais tais como: halteres, barras, anilhas, aglomerados, módulos, extensores, peças lastradas, o próprio corpo e/ou seus segmentos, etc. (GODOY 1994, p. 03).

A musculação é uma atividade física denominada como exercício resistido, caracterizado por serem exercícios nos quais ocorrem contrações voluntárias da musculatura esquelética de um determinado segmento corporal contra alguma resistência externa, ou seja, contra uma força que se opõe ao movimento, sendo que essa oposição pode ser proporcionada pela própria massa corporal, por pesos livres ou por outros equipamentos os como aparelhos de musculação.

Para Guedes, Souza Júnior e Rocha (2008 apud ALMEIDA, 2011, p. 01-36), musculação é um método de treinamento desportivo, cujo principal meio de treinamento são os pesos e a principal capacidade física treinada é a força.

A musculação é o exercício físico buscado com frequência quando se pensa nos cuidados com o corpo. De acordo com Fleck e Figueira (2003) apud Amorim (2010, p. 10), ela pode ser praticada por variadas faixas etária, com objetivos diferentes, sendo “uma forma de exercício resistido” (treinamento de força).

Percebe-se que na sociedade atual o principal motivo na procura dos exercícios de musculação é a preocupação com a estética, haja vista que está havendo uma grande mudança de hábitos e valores, onde está cada vez mais evidenciada a cultura ideológica da beleza.

Para Fidelix et al (2011, p. 203), “os padrões de beleza, influenciados pela mídia, tem exigido perfis antropométricos cada vez mais magros para as mulheres e fortes para os homens”.

Esta visão exposta na mídia acaba criando novas necessidades nos sujeitos que procuram a promoção individual visando alcançar o padrão exposto relacionado à beleza e a saúde.

Benefícios da Musculação

Estudos têm mostrado os benefícios da musculação para melhor mobilidade e realização das atividades diárias e ainda que representam uma excelente opção

(7)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 109

para a manutenção e melhoria da qualidade de vida, quando praticada de forma adequada, implicando positivamente para a prevenção de doenças e favorecendo a saúde física e mental de seus praticantes.

Quando trabalhado de forma responsável e adequadamente propicia o aumento de força muscular, melhora a coordenação motora, a manutenção e aumento de flexibilidade, até o fortalecimento ósseo e articular.

Pesquisas têm mostrado que o treinamento de força de alta intensidade tem um profundo efeito sobre a independência funcional e a qualidade de vida de idosos com idades até acima de cem anos. O fortalecimento muscular resulta em melhoria da força, resistência, densidade óssea, flexibilidade, agilidade e equilíbrio, embora o aumento da força muscular pareça ser o fator mais determinante na melhora da contínua independência (ESTORCK; ERBA e CORREA, 2012, p. 6)

Do ponto de vista funcional, os exercícios com pesos, desenvolvem importantes qualidades de aptidão, constituindo uma das mais completas formas de preparação física. Uma das características mais marcantes dos exercícios com peso é a facilidade com que podem ser adaptados à condição física individual.

Foi a partir da década de 70 e 80 que a musculação foi incluída no treinamento de adeptos do fitness em geral, de ambos os sexos, na busca do ganho de massa e volume muscular, alterações na aparência, tratamento de doenças e benefícios cardiovasculares. (AMORIM, 2010, p. 10).

Outro fator importante na procura da musculação a ser considerado é a estética. Para Fidelix et al (2011, p. 203), “os padrões de beleza, influenciados pela mídia, tem exigido perfis antropométricos cada vez mais magros para as mulheres e fortes para os homens”.

Com a procura pela ideologia da beleza e do corpo perfeito a busca pelos exercícios físicos, mais especificamente a musculação, tem levado a um aumento considerável do número de praticantes em academias.

Nutrição

São chamados de nutrientes os componentes dos alimentos que têm funções específicas e são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde, ou seja, entende-se por nutrição a utilização dos alimentos

(8)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 110

pelo organismo proporcionando energia e/ou contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento e a manutenção da saúde e da vida.

A ingestão adequada de nutrientes proporciona energia para as atividades diárias normais e a sua falta leva à desnutrição. Sobre nutrição Lima (1994, p. 77) diz que a nutrição é um processo pelo qual os alimentos são ingeridos e utilizados pelo organismo.

Os nutrientes dos alimentos são: Proteínas, Carboidratos, Lipídios, Sais Minerais e Vitaminas. Cada um desses nutrientes possui uma função especial no corpo. São considerados macronutrientes os carboidratos, proteínas e lipídeos e as vitaminas e sais minerais como micronutrientes.

De acordo com Freitas (2002, p.43):

As proteínas são alimentos construtores ou reparadores. Eles renovam nossas células gastas e constroem novos tecidos [...].

Os carboidratos são energéticos, sendo a principal fonte de combustível do corpo. Fornecem as calorias que gastamos diariamente em nossas atividades.

GORDURAS OU ÁCIDOS GRAXOS (Lipídeos) também são energéticos e veiculadores de certas vitaminas. São também essenciais ao corpo.

VITAMINAS – ou reguladores do funcionamento do corpo. Eles não fornecem energia, sua função é manter a máquina do organismo funcionando corretamente.

MINERAIS - assim como as vitaminas, são reguladores. Exercem importante papel na manutenção da máquina viva. Estão presentes em toda parte do corpo interferindo no equilíbrio das funções vitais do sistema nervoso bem como de todo organismo.

Uma alimentação de qualidade é fundamental para garantir uma boa qualidade de vida. Para tanto, é necessário se ter hábitos alimentares e nutricional corretos.

Segundo o Consea (2004, p. 81):

A alimentação e nutrição adequadas constituem direitos fundamentais do ser humano. São condições básicas para que se alcance um desenvolvimento físico, emocional e intelectual satisfatório, fator determinante para a qualidade de vida e o exercício da cidadania.

Assim, verifica-se que uma dieta equilibrada e rica em alimentos e nutrientes saudáveis é essencial para levar a vida em plena harmonia.

(9)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 111

Os suplementos vitamínicos e/ou minerais são definidos na Portaria nº 32, de 1998, do Ministério da Saúde (BRASIL, 1998), como “alimentos que servem para complementar a dieta diária de uma pessoa saudável, onde a ingestão de alimentos é insuficiente, ou quando a dieta requer suplementação, devendo conter entre 25 a 100% da IRD de vitaminas e/ou minerais. Não podem substituir os alimentos nem serem considerados como dieta exclusiva”.

Os suplementos nutricionais são produtos compostos por vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos e outros, consumidos com o objetivo de melhorar a saúde e prevenir doenças e que inicialmente eram utilizados para suprir necessidades nutricionais alimentares, mas que tem sido, atualmente, empregados para a melhoria no desempenho esportivo e estético.

Para Santos e Santos (2002, p. 175) “a busca de um corpo esteticamente

perfeito e a falta de uma cultura corporal saudável tem levado a população a usar de forma abusiva, substâncias que possam potencializar, no menor espaço de tempo possível, os seus desejos”.

Com o crescente estímulo à prática de atividade física vem sendo popularizado o consumo de suplementos alimentares nas academias de ginástica e também no meio esportivo, principalmente motivadas pelo desejo do ganho de massa muscular ou perda de peso.

Os suplementos nutricionais são consumidos com diferentes objetivos, trazendo consigo uma proposta de melhorar o desempenho e “aumentar a massa muscular, reduzir a gordura corporal, aumentar a capacidade aeróbica, estimular a recuperação”, etc. (GOSTON, 2008, p. 13).

Segundo a Portaria nº. 222 da ANVISA (2001) os suplementos nutricionais são assim definidos:

Alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física, incluindo formulações contendo aminoácidos oriundos da hidrólise de proteínas, aminoácidos essenciais quando utilizados em suplementação para alcançar alto valor biológico e aminoácidos de cadeia ramificada, desde que estes não apresentem ação terapêutica ou tóxica. Ainda de acordo com a mesma portaria as classes de alimentos são classificadas como;

(10)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 112

 Alimentos compensadores - produtos formulados de forma variada para

serem utilizados na adequação de nutrientes da dieta de praticantes de atividades físicas;

 Alimentos proteicos - definidos como produtos com predominância de

proteína(s), hidrolisada(s) ou não, em sua composição, formulados com o intuito de aumentar a ingestão deste(s) nutriente(s) ou complementar à dieta de atletas, cujas necessidades proteicas não estejam sendo supridas pelas fontes alimentares habituais;

 Aminoácidos de cadeia ramificada - produtos formulados a partir de

concentrações variadas de aminoácidos de cadeia ramificada, com o objetivo de fornecimento de energia para atletas;

 Repositores energéticos - produtos formulados com nutrientes que permitam

o alcance e/ou manutenção do nível apropriado de energia para atletas;

 Repositores hidroeletrolíticos - produtos formulados a partir de concentração

variada de eletrólitos, associada às concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrente da prática de atividade física;

 Suplementos vitamínicos e minerais - doravante denominados simplesmente

de "suplementos", são alimentos que servem para contemplar com estes nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, em casos onde sua ingestão a partir da alimentação, seja insuficiente ou quando a dieta requerer suplementação.

Apesar do aumento crescente do uso da suplementação, em determinados casos sua utilização pode causar um desequilíbrio trazendo como consequência à toxicidade ao organismo. Muitos problemas, associados com altas doses de um único nutriente, podem refletir interações que resultam em deficiência relativa de outro nutriente (ALVES, 2002, p. 1).

Assim é fundamental que a suplementação seja indicada e acompanhada por um profissional qualificado, pois o efeito pode ser contrário ao esperado e ainda, pode trazer consequências sérias e irreversíveis.

(11)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 113

A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica realizada em diversas obras literárias. A amostra contou com a participação voluntária de 50 mulheres praticantes de musculação com idades entre 17 e 47 anos sendo realizada no dia 8 de maio de 2017, segunda feira nos horários das 09h00 às 18h30 em uma academia da cidade de Sorriso. O número de voluntários para amostragem não foi pré-determinado e dependeu da voluntariedade dos indivíduos presentes na academia no dia da pesquisa.

O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário específico com questões de múltipla escolha preenchido pelos próprios voluntários. Este questionário continha questões pessoais, questões voltadas à praticada de musculação, o consumo de suplementos e sua fonte de indicação. Os suplementos foram escolhidos com base na popularidade dos mesmos. Os dados obtidos foram tabulados e analisados através de estatística descritiva, através de média, desvio padrão e percentagem.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Para que se possa ter uma melhor visualização dos dados os mesmos serão apresentados em tabelas.

O levantamento de dados considerou a quantia de 50 mulheres, todas praticantes de musculação, das quais 40% afirmam que fazem uso de suplementos alimentares e 60% dizem que não fazem o uso.

Dos 50 participantes do estudo, 40% são casadas e 60% solteira. Ainda observa-se que 45% têm filhos e 55% ainda não tem.

Quanto ao tempo da prática de musculação o quadro abaixo apresenta que 5% praticam a atividade física com regularidade a 3 e/ou 6 meses, 25% a menos de um ano e 65% a mais de um ano.

Entre o grupo de participantes deste estudo 35% fazem outras atividades físicas e 65% praticam apenas musculação.

Tabela 1

Aspectos gerais da prática das praticantes de musculação

Perfil das praticantes Tempo de atividade Frequência Semanal

Casada 40% Solteira 60% - de 3 meses 5% - de 6 meses 5% 3 vezes 15% 4 vezes 10%

(12)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2 www.cientifica.facem.com.br Página 114 Fonte: Pesquisa realizada pelo autor em Sorriso-MT.

As principais razões referidas para o uso de suplementos foram: qualidade de vida (15,38%), prevenção de doenças (7,6%), aumentar e /ou melhorar a performance (30,77%), compensar a deficiência de alimentos (30,77%), otimizar resultados (25,64%) e outros motivos (12,82%).

Quanto aos objetivos os participantes deste estudo (42,86%) afirmam que são para ganho de massa, (9,52%) para aumento de energia, (9,52%) para emagrecimento e (38,09%) outros motivos.

Ainda, quando questionadas sobre os gastos com suplementos informaram que tem gasto médio de R$ 267,00.

Também foi-nos informado que 90% observaram resultados após o uso de suplementos e 10% não.

Tabela 2

Principais razões e objetivos para a prática da musculação

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor em Sorriso-MT.

No que se refere à fonte de indicação (3,7%) dizem que recebeu indicação do instrutor de academia, (14,81%) de personal trainer, (33,33%) de nutricionistas, (25,92%) de iniciativa própria, (7,4%) de amigos e (14,81%) de médicos.

Os suplementos mais consumidos pelos praticantes de atividades físicas foram: complexos vitamínicos (10,52%), Whey Protein (39,47%), Creatina (10,52%), BCAA (21,05%) e outros (18,41%).

Quando questionados ao tempo de uso afirmam que 50% o consomem a 6 meses, 40% a menos de um ano e 10% a mais de um ano.

A partir do consumo de suplementos 5% afirmaram que após este perceberam reações indesejadas e 95% não.

Com filhos 45% - de 1 ano 25% 5 vezes 55%

Sem filhos 55% + de 1 ano 65% 6 vezes 20%

Motivo % Objetivos %

Qualidade de vida 15,38% Ganho de massa 42,86%

Prevenção de doenças 7,6% Aumento de energia 9,52%

Aumentar a performance 30,77% Emagrecimento 9,52%

Compensar a deficiência de alimentos 7,6% Outros 38,09%

Otimizar os resultados 25,64% ****

(13)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 115

Tabela 3

Fontes de indicação, suplementos mais consumidos e tempo de uso.

Os suplementos são adquiridos conforme explicitado no quadro abaixo: (41,67%) adquiriram em lojas especializadas, (12,50%) em farmácias, (4,1%) em academia e (41,67%) em internet. Quanto à qualidade (68,18%) é importado e (31,82%) são nacionais.

Tabela 4

Onde é adquirido e qual a qualidade dos suplementos mais consumidos

Aquisição % Qualidade %

Lojas especializadas 41,67% Importados 68,18%

Farmácia 12,50% Nacionais 31,82%

Academia 4,16% *** ***

Internet 41,67% *** ***

Fonte: Pesquisa realizada pelo autor em Sorriso-MT

CONCLUSÃO

Cada vez mais o público feminino praticante de musculação tem procurado a utilização de suplementos alimentares como forma de alcançarem seus objetivos mais rapidamente. No entanto, essa busca incessante, tem sido motivo de preocupação para os profissionais da área de saúde, visto que o uso excessivo de suplementos sem orientações de um profissional adequado pode apresentar riscos à saúde. É preciso uma maior conscientização dos profissionais de educação física e dos vendedores de lojas de suplementos, para que não façam recomendações indiscriminadas. Os nutricionistas também precisam educar intensivamente seus pacientes/clientes e a comunidade, como forma de prevenir o uso excessivo sem recomendações adequadas.

Fontes de Indicação % Suplementos + consumidos Tempo de uso

Instrutor de academia 3,7% Complexos Vitamínicos 10,52% 6 meses 50%

Personal Trainer 14,81% Whey Protein 39,47% - de 1 ano 40%

Nutricionista 33,33% Creatina 10,52% + de 1 ano 10%

Iniciativa própria 25,92% BCAA 21,05% *** *** Amigos 7,4% Outros 18,41% *** ***

Médico 14,81% **** *** *** *** Fonte: Pesquisa realizada pelo autor em Sorriso-MT

(14)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 116

REFERÊNCIAS

ALVES, D. O risco de suplementos alimentares: suplementação. Rio de Janeiro. Grupo de estudos avançados em Saúde e Exercício, 2002.

ALMEIDA, R. G.; Prevalência de Algias Musculoesqueléticas em praticantes de musculação. Trabalho de Conclusão de Curso, Novo Hamburgo, 2011, p. 01-36.

Disponível em:

http://ged.feevale.br/bibvirtual/Monografia/MonografiaRosselieAlmeida.pdf Acesso

em: 15/05/2017.

AMORIM, D.P. Motivação à prática de musculação por adultos jovens do sexo masculino na faixa etária de 18 a 30 anos. Porto Alegre: Trabalho de Conclusão de Curso, 2010.

ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Rotulagem Nutricional

Obrigatória: Manual de Orientação aos Consumidores, Educação para o Consumo Saudável. Universidade de Brasília, 2001.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância Sanitária. Portaria nº 32, de 13 de janeiro de 1998. Aprova o regulamento técnico para suplementos vitamínicos e ou minerais. Brasília: D.O.U., 15 jan 1998.

CAROMANO, F. A.; IDE, M. R.; KERBAUY, R. R. Manutenção na prática de

exercícios por idosos. Revista do Departamento de Psicologia – UFF, v. 18, n. 2, p.

177-192, jul/dez. 2006.

CARVALHO, Yara Maria de. 2001. O mito da atividade física e saúde. 3 ed., São Paulo: Hucitec.

CONSEA. Alimentação e educação nutricional nas escolas e creches. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR, 2. ed., 2004, Olinda. Relatório final. Olinda, 2004. Disponível em: Acesso em: 05 de maio de 2017.

ESTORCK, A; ERBA, I. L. L; CORREA, R. C. Os efeitos da musculação para terceira idade no desenvolvimento da qualidade de vida. Faculdade de Educação Física de Sorocaba (ACM), Sorocaba, Brasil, 2012. Disponível em: Acesso em 11 Mai. 2017.

FLECK, S. J.; KRAEMER, W. J. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. za edição. Porto Alegre RS: Editora Artrned, 2003.

FIDELIX, Y.L; SILVA, D.A.S; PELEGRINI, A.; SILVA, A.F.; PETROSKI, E.L.

Insatisfação com a imagem corporal em adolescentes de uma cidade de pequeno porte: associação com sexo, idade e zona de domicílio. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, 2011, p. 202-207.

FREITAS, Paulo G. Saúde um Estilo de Vida. Baseado no Equilíbrio de Quatro Pilares. São Paulo: IBRASA, 2002.

(15)

Revista Científica Cultural - O Futuro que Transforma - ISSN 2526-0766 Ed. 2 Vol 1 - 2017/2

www.cientifica.facem.com.br Página 117

GODOY, E. S. Musculação: Fitness. Rio de Janeiro RJ: Editora Sprint Ltda, 1994. GOSTON, J.L. Prevalência do uso de suplementos nutricionais entre praticantes de atividade física em academias de Belo Horizonte: fatores associados. Belo Horizonte: Dissertação de Pós-graduação, 2008. Disponível em: http://cpan.sites.ufms.br/files/2015/02/J%C3%89SSICA-MENDES-TCC.pdf; Acesso: 12 mai 2017.

LIMA, D.R. Manual de farmacologia clínica, terapêutica e toxicologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1994. 1116 p.

NAHAS, Markus V. Atividade Física Saúde e Qualidade de Vida. Conceitos e Sugestões para um Estilo de Vida Ativo. Londrina: Midiograf, 4ª ed. rev. e atual., 2006.

PONT GEIS, Pilar. Atividade Física e Saúde na terceira idade: teoria e prática. 5ed. Porto Alegre. Artmed, 2003.

SANTOS, K.M.A.; BARROS FILHO, A.A. Fontes de informação sobre nutrição e saúde utilizadas por estudantes de uma universidade privada de São Paulo. Rev. Nutr. V.15, n.2, Campinas, maio/ago. 2002b, p. 201-210. ISSN 1415-5273.

Disponível em:

https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/87686/203181.pdf?sequence= 1. Acesso: 15 mai 2017.

SANTOS, M.A.A; SANTOS, R.P. Uso de suplementos alimentares como forma de melhorar a performance nos programas de atividade física em academias de ginástica. São Paulo: Revista Paulista de Educação Física, 20ª ed, 2002. Disponível em http://citrus.uspnet.usp.br/. Acesso em 03 jun 2017.

SILVA, Carlos Alberto da; LIMA, Walter Celso de. Exercício físico na melhora da qualidade de vida do indivíduo com insônia. Rev. Movimento. v. 7, n. 14, 2001. p. 49 Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2607/1240. Acesso 20/6/2017.

VIDMAR, Marlon Francys; POTULSKI, Ana Paula; Sachetti, Amanda; SILVEIRA, Michele Marinho da; WIBELINGER, Lia Mara. Atividade Física e Qualidade de Vida em Idosos. Revista Saúde e Pesquisa. v. 4, n. 3, p. 417-424, set/dez. 2011.

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A aplicação do KDD utilizando o software WEKA 3.8.1 sobre a base de dados meteorológicos mostrou-se uma ferramenta útil para auxiliar na descoberta de conhecimentos

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Núbia Ivete Monteiro de Oliveira, constituída pela Portaria nº 290/2012, publicada no DOE de 20/06/2012,alterada pela Portaria SEGESP nº 023/2013, publicada no DOE de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam