• Nenhum resultado encontrado

Despacho da Comissão Especial de Seleção Pública de 08/07/2011.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Despacho da Comissão Especial de Seleção Pública de 08/07/2011."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO

CONCURSO PÚBLICO

Processo : DG/MP nº 515/10

Interessado : Ministério Público do Estado de São Paulo

Assunto : Resultado da Análise dos recursos referentes aos Gabaritos das Provas Objetivas do Concurso Público de Analista de Promotoria I e Analista de Promotoria II destinados aos Órgãos e Unidades Administrativas da Capital e Grande São Paulo

Despacho da Comissão Especial de Seleção Pública de 08/07/2011.

Tendo em vista recursos interpostos em face dos Gabaritos das Provas Objetivas do Concurso Público de Analista de Promotoria I e Analista de Promotoria II destinados aos Órgãos e Unidades Administrativas da Capital e Grande São Paulo e, após análise dos pareceres oferecidos pelo Instituto Cidades, a Comissão Especial de Seleção Pública DECIDE:

a) ANULAR as questões relativas às provas objetivas dos cargos a seguir relacionados:

ANALISTA DE PROMOTORIA I (todas as especialidades)

QUESTÃO 21=Não há alternativa correta. A questão está em desacordo com o artigo 5º, inciso XI, XII, LXIII e § 1º da Constituição Federal, bem como Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal. Questão anulada. ANALISTA DE PROMOTORIA I - (Auditor, Bibliotecário, Contador e Economista)

QUESTÃO 30= O enunciado “I” está incorreto, porque a falta punível com pena de suspensão não enseja a cassação de aposentadoria ou disponibilidade (ver artigo 259, inciso I do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo).

Os enunciados “II e III” estão corretos, porque correspondem às hipóteses de cassação de aposentadoria ou disponibilidade previstas no artigo 259, incisos II e IV do Estatuto dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo.

O enunciado “IV” está previsto como causa de demissão a bem do serviço público, no artigo 257, inciso IX, enquadrando-se por isso na regra do artigo 259, inciso I, que autoriza a cassação de aposentadoria ou disponibilidade. Logo, são corretas as afirmativas II, III e IV. Como nenhuma das alternativas oferece essa opção, não há resposta certa. Questão anulada.

ANALISTA DE PROMOTORIA I – (Analista de Sistemas Java)

QUESTÃO 57 = Não se pode afirmar que a alternativa “D” seja a correta. O fato de ligar dois prédios em um mesmo terreno não determina o tipo de rede, o que vai determinar o tipo é a tecnologia empregada. Questão anulada.

ANALISTA DE PROMOTORIA II (todas as especialidades):

QUESTÃO 03 = A questão apresenta duas respostas corretas. Tanto na alternativa “A” como na “B” há inadequação de referência:

a) "disso" - refere-se à troca de experiências, coleta de histórias e dados;

b) "dessa forma" - refere-se ao fato de os carros se locomoverem em congestionamento com a mesma velocidade de uma galinha, e não da "bicicleta", como proposto.

Há duas respostas corretas, o que implica a anulação da questão.

QUESTÃO 06 = A questão apresenta duas respostas corretas: “A” e “D”. Há quatro orações no período (uma para cada verbo conjugado), e aquela iniciada com "mesmo que" é uma subordinada adverbial concessiva. Questão anulada.

(2)

2 QUESTÃO 08= O enunciado refere-se a "verbos destacados". No entanto, nenhum verbo vem destacado a seguir. Nas alternativas "A" - "C" e "E" há mais de um verbo. Questão anulada.

QUESTÃO 10 = O exemplo mostra o uso de duas vírgulas para isolar um adjunto adverbial de tempo, com função meramente explicativa. Nenhuma das alternativas traz o uso de duas vírgulas. Questão anulada.

ANALISTA DE PROMOTORIA II (Finanças, Planejamento e Orçamento Público)

QUESTÃO 41= A compreensão da afirmativa III exige conhecimentos altamente especializados desbordando dos limites do mero conhecimento de atualidades. Questão anulada.

QUESTÃO 43= A questão traz erro inadmissível de português (uso de "perca" como substantivo). Além disso, as afirmativas a serem analisadas não têm nenhuma relação com o texto da notícia. Questão anulada.

QUESTÃO 44 = Nenhuma das alternativas pode ser extraída do texto proposto. Questão anulada.

ANALISTA DE PROMOTORIA II (Rede e Telecomunicações)

QUESTÃO 52 = Não existe alternativa correta. Segundo a Norma ISO/IEC 27005, as etapas do processo de análise de riscos são: identificação de riscos e estimativa de riscos. Questão anulada.

ANALISTA DE PROMOTORIA II (Analista de Sistemas.NET)

QUESTÃO Nº 70 = Não existe alternativa correta. A afirmação “I” (é um processo que não descreve o que fazer em cada situação”) não pode ser considerada correta, pois o SCRUM oferece “recomendações” adaptáveis para as diversas situações concretas (do contrário, seria um processo caótico). O correto seria dizer que este método não requer ou fornece qualquer técnica ou método específico, apenas estabelece conjuntos de regras e práticas gerenciais que devem ser adotadas para o sucesso de um projeto. A afirmação II (“utilizado para trabalhos complexos”), não é verdadeira, pois esse é um processo de desenvolvimento interativo e incremental, e que tem seu melhor desempenho em projetos complexos, mas não é utilizado somente em projetos complexos. A afirmação III (“deve ser utilizado em projetos de desenvolvimento de software”), não é aceitável, pois não é adequado dizer que o processo em referência “DEVE” ser utilizado em projetos de desenvolvimento de software, o certo seria dizer que ele “PODE” ser utilizado, sem caráter de objetividade. Procede, nesse sentido, a impugnação feita em recursos, pois a alternativa gera fundada dúvida para os candidatos. A afirmação IV (“os projetos são divididos em ciclos, chamados sprints”), é a única correta. Nenhuma alternativa oferece somente a opção IV. Questão anulada.

ANALISTA DE PROMOTORIA II (Analista de Processos, Analista de

Sistemas.NET, Infraestrutura de TI, Analista de Sistemas.JAVA,

Segurança da Informação, Suporte Técnico, Rede e

Telecomunicações,Informações Estratégicas, Gestão de Conteúdo,

Administrador de Dados, Administrador de Banco de Dados)

QUESTÃO 47 = A questão traz erro inadmissível de português (uso de "perca" como substantivo). Além disso, as afirmativas a serem analisadas não têm nenhuma relação com o texto da notícia. Questão anulada.

QUESTÃO 48 = Nenhuma das alternativas pode ser extraída do texto proposto. Questão anulada.

(3)

3 b) ALTERAR as respostas das questões relativas às provas objetivas dos cargos a seguir relacionados:

ANALISTA DE PROMOTORIA I (Auditor)

Questão 58= A alternativa correta é a “C” uma vez que a principal fase da auditoria é o planejamento e este vai balizar as demais fases do serviço. O termo “sondagem” não consta das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC-T11), o que torna incorreta a alternativa “D”. Altera-se o gabarito, passando a considerar correta a alternativa “C”.

ANALISTA DE PROMOTORIA I – (Analista de Sistemas Java)

Questão 70= A questão apresenta 4 afirmações corretas. A afirmação IV (“Firebird é uma tecnologia utilizada no desenvolvimento de aplicação para Web”), está correta porque Firebird é um sistema gerenciador de banco de dados, portanto, uma tecnologia, utilizando o termo da forma abrangente como proposto pela questão. Assim, como todas as afirmações estão corretas, altera-se o gabarito, passando a considerar correta a alternativa “A”. ANALISTA DE PROMOTORIA II – (Rede e Telecomunicações)

Questão 70= A alternativa correta é “A”, pois o padrão TIA/EIA-568B diz respeito a padrões para a infraestrutura do cabeamento estruturado. É o padrão adotado em prédios comerciais e residenciais, que fornece recomendações e práticas de projetos para sistemas de cabeamento estruturado.A alternativa “C” não está correta por definir que o padrão é voltado para ambientes prediais e industriais. Para ambientes industriais há outro padrão que suplementa o supracitado que é o padrão ANSI/TIA/EIA 1005 – Telecommunication Infrastructure Standard for Industrial Premises, que especifica o projeto e as práticas de construção para edifícios industriais, detalhando os requisitos de cabeamento, distâncias, configurações e topologias. Altera-se o gabarito, passando a considerar correta a alternativa “A”.

A Comissão Especial de Seleção Pública acolhe a proposta do Instituto Cidades (transcrita entre aspas) de ANULAÇÃO das questões relativas às provas objetivas a seguir discriminadas:

ANALISTA DE PROMOTORIA I (todas as especialidades) Questão 08 (Português) = Anulada

“Há duas alternativas que atendem ao enunciado: em “A” e “B” há emprego inadequado da crase.”

Questão 18= (Raciocínio Lógico) - Anulada

“Não há, entre as alternativas, nenhuma que responda ao que foi solicitado no enunciado.”

ANALISTA DE PROMOTORIA I (Auditor) Questão 65 (específica) = Anulada

“Houve um erro de digitação. O equívoco se deu pelo fato de ter sido solicitada a alternativa correta em vez de INCORRETA, fato esse que ocasionou a existência de quatro alternativas corretas, quais sejam: A, B, D e E, gerando a nulidade da questão.”

ANALISTA DE PROMOTORIA I (Contador) Questão 59= Anulada

“A questão em destaque foi anulada por falta de dados necessários para sua resolução.”

ANALISTA DE PROMOTORIA I (Analista de Sistemas JAVA) Questão 63 (Específica) = Anulada

“A questão está incompleta, fato que gerou sua nulidade. A questão deveria ter o seguinte enunciado:

(4)

4 Em JAVA, os moderadores de acesso são empregados para restringir o acesso a um método. Quando o método é acessível pela classe que o contém, assim como por qualquer classe que tenha sido derivada dessa classe, apenas dentro de um mesmo arquivo-fonte, estamos descrevendo o método:”

ANALISTA DE PROMOTORIA II (todas as Especialidades) Questão 18 (Raciocínio Lógico) = Anulada

“A presente questão foi anulada por não haver, entre as alternativas, nenhuma que respondesse ao que foi solicitado no enunciado. No desenvolvimento da solução, o capital que foi considerado foi de 3000 e não de 2600, o que ocasionou uma resposta de 4,44% de taxa. Marcando assim o gabarito C, que era o oficial.

O valor total do carro é de R$ 5200,00 a vista e pode ser vendido a prestação com 50% de entrada mais um pagamento de R$3000,00, 3 meses depois. Com isso, é pedido para calcular a taxa de juros simples.

Os cálculos são:

juros=capital ×taxa×tempo×100

3000-2600=2600× taxa × 3 ×100⇔400=2600×3×taxa×100⇔taxa=5,12% Como 5,12% não se encontra em nenhuma das alternativas, a questão foi anulada.”

ANALISTA DE PROMOTORIA II (Finanças, Planejamento e Orçamento Público)

Questão 30= ANULADA

A Comissão acolhe a sugestão do Instituto Cidades para anular esta questão, pois as alternativas oferecidas contradizem a Lei 10.261/68, em seus artigos 250, caput e § 2º, 251, inciso VI, 254, 259 e 260.

Questão 53 (Específica)= Anulada

“A questão analisou conhecimentos acerca de “despesas correntes”. No entanto, tal assunto não consta no conteúdo programático divulgado para estudo. No conteúdo programático também não consta a lei 4320/64. Por esse motivo, a questão foi anulada.”

Questão 54 (Específica) = Anulada

“Ocorreu um equívoco na digitação da questão. A forma correta do enunciado seria: No que diz respeito ao mecanismo de transparência fiscal, podemos afirmar que:” Por esse motivo a questão foi anulada.

Questão 56 (Específica)= Anulada

“A questão foi anulada porque o conteúdo da mesma pertence à lei 4320/64 que trata sobre normas do Direito Financeiro. O seu conteúdo não pertence ao conteúdo programático do concurso.”

Questão 65 (Específica) = Anulada

“Houve um erro de digitação no item divulgado como correto.” A Lei de Responsabilidade Fiscal no seu artigo 26 afirma:

“A destinação de recursos para, direta ou indiretamente, cobrir necessidades de pessoas físicas ou déficits de pessoas jurídicas deverá ser autorizada por lei específica, atender às condições estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias e estar prevista no orçamento ou em seus créditos adicionais.” Questão 67 (Específica) = Anulada

“A questão 67 foi anulada porque o conteúdo da questão refere-se a “DÉFICIT OPERACIONAL”. Tal assunto não consta no conteúdo programático divulgado para estudo.”

ANALISTA DE PROMOTORIA II (Analista de Sistema.NET) Questão 68 (Específica) = Anulada

“A questão foi anulada por não apresentar, entre as alternativas, nenhuma que respondesse ao que foi solicitado no enunciado.”

(5)

5 ANALISTA DE PROMOTORIA II (Rede e Telecomunicações)

Questão 62 (Específica)= Anulada

“A questão foi anulada por apresentar duas alternativas corretas B e E.” Questão 64 (Específica) – Anulada

“A presente questão foi motivo de anulação por não haver entre as alternativas nenhuma que respondesse ao que foi solicitado na questão.”

Questão 66 (Específica) – Anulada

“A questão foi anulada por um erro de digitação. Deveria solicitar a marcação da alternativa correta ao invés da incorreta.”

Questão 67 (Específica) = Anulada

“A questão em epígrafe foi anulada por conter duas alternativas corretas, quais sejam: C e E.”

ANALISTA DE PROMOTORIA II (Infraestrutura de TI) Questão 69 (Específica) = Anulada

“A questão em comento analisou conhecimentos acerca de RAID-5. No entanto, esse assunto não consta no conteúdo programático divulgado para estudo. Por esse motivo, a mesma foi anulada.”

A Comissão Especial acolhe a proposta do Instituto Cidades (transcrita entre aspas) de alteração das questões relativas às provas objetivas a seguir relacionadas:

ANALISTA DE PROMOTORIA I (todas as especialidades)

Questão 23 (Conhecimentos Jurídicos)= RETIFICADA de “C” para “B”. “A única alternativa que correspondeu fielmente ao solicitado na questão foi a "B", estando em consonância com o texto constitucional em seu art. 127, § 1º.”

ANALISTA DE PROMOTORIA I (Contador) Questão 56= RETIFICADA de “D” para “A”.

“Por um equívoco na divulgação do gabarito altera-se o resultado de “D” para a alternativa “A”.”

ANALISTA DE PROMOTORIA II (todas as especialidades) Questão 12 = (Matemática)= RETIFICADA de “D” para “E”.

“A questão solicita o valor aproximado e pelos critérios matemáticos de arredondamento, quando o valor é maior que “5”, o número deve ser arredondado uma casa decimal. Por esse motivo altera-se o resultado de “D” para a alternativa “E”.”

No que se refere às demais questões fica mantido o Gabarito Inicial.

Referências

Documentos relacionados

Subordinada a Diretoria Executiva, tem como competência as atividades de desenvolvimento de protocolo, registros dos profissionais médicos veterinários e zootecnistas, registro

(1997, apud BERNARDO, 2011) definiram sete etapas principais para um estudo de evento: a) definição do evento. Nesta etapa é preciso definir qual evento será estudado, bem como

Toda a parte elétrica deverá ser feita mediante a presença do eletricista do Hotel. Todos os nossos salões do CENTRO DE CONVENÇÕES DO ROYAL TULIP RIO DE JANEIRO têm voltagem de

Ocorre que, passados quase sete anos da publicação da Lei n o  12.651/2012 e pacificadas as discussões sobre a sua aplicação, emendas a uma medida provisória em tramitação

The provisional measure addresses the necessary extension of the deadline for entry into the Environmental Regularization Program (PRA), but also contains amendments that aim

la, deveriam voltar aos seus uma rápida retomada dessa tarefa e quando ficaram l iberadas para caixa... colada na tampa, na parte interna, havia um espelho... pois ao

Recuperações Judiciais e Falências; Prestações de contas; Revisões de contratos; Operações financeiras, de crédito e bancárias; fusões e aquisições; avaliações de

As informações básicas sobre a forma de acesso às referências bibliográficas e ao material de apoio, as propostas de atividades, bem como os aplicativos necessários para