• Nenhum resultado encontrado

1. DO PROGRAMA DE MONITORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. DO PROGRAMA DE MONITORIA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO PARA MONITORIA – PROJETO INGRESSOS 2017

EDITAL nº 04, de 10 de março de 2017.

O Diretor Geral em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/Campus Seabra, no uso de suas atribuições torna público o processo para seleção de bolsistas do Programa de Monitoria para o Projeto Ingressos 2017, conforme Documento Normativo da Política de Assistência Estudantil do IFBA, aprovado no Conselho Superior através da Resolução nº 194 de 04/12/2014.

1. DO PROGRAMA DE MONITORIA

O Programa de Monitoria é o Programa Complementar destinado a custear bolsas para estudantes selecionados para atuarem como monitores(as) de disciplinas específicas e sob a supervisão docente. Este programa será desenvolvido sob a responsabilidade da Diretoria Acadêmica, com acompanhamento do(a) Coordenador(a) da Monitoria e supervisão da Comissão de Assistência Estudantil do campus Seabra.

1.1 OBJETIVO GERAL

O Projeto de Monitoria é compreendido como um incentivo ao corpo discente, visando possibilitar aos(as) estudantes monitorados aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante sua formação no Ensino Fundamental, no caso do integrado e do Ensino Médio, no caso do Subsequente, bem como apoiar os estudantes ingressos no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais aos Cursos Técnicos Integrados e Subsequentes de Nível Médio.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Melhorar o desempenho acadêmico dos(as) estudantes envolvidos(as) no Programa de Monitoria, visando reduzir reprovações e evasões dos(as) estudantes do IFBA/Campus Seabra;

b) Construir um espaço de desenvolvimento das habilidades básicas exigíveis aos alunos egressos do ensino fundamental nessas disciplinas;

c) Intensificar e assegurar a cooperação entre estudantes nas atividades de ensino.

2. DO PÚBLICO-ALVO

Poderão participar do processo seletivo para monitoria os(as) discentes regularmente matriculados(as) e frequentes no IFBA campus Seabra, conforme critérios estabelecidos no item 3.1 deste edital.

3. DAS VAGAS, TURNO DE ATIVIDADE, BOLSAS E CONDIÇÕES GERAIS DE PARTICIPAÇÃO DA MONITORIA

(2)

3.1 Será realizado PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORIA conforme quadro a seguir:

Disciplina

Horário da Monitoria

Condições Gerais de Participação Matutino Vespertino

Português

01

Estudante regularmente matriculado(a) na Instituição, cursando a partir do 2º ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado ou Subsequente.

Informática Básica (Integrado)

02

Estudante regularmente matriculado(a) na Instituição, cursando a partir do 2º ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado ou Subsequente.

Informática Básica (Subsequente)

_

01

Estudante regularmente matriculado(a) na Instituição, cursando a partir do 3º ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Informática.

Total

02

02

3.2. A bolsa será no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) com duração de acordo com o projeto, podendo ser cancelada por desistência, baixa frequência, trancamento de matrícula, solicitação do orientador ou do coordenador, com a devida justificativa e parecer.

4. DAS INSCRIÇÕES, SELEÇÃO E RESULTADOS PARA OS MONITORES

4.1 DAS INSCRIÇÕES

4.1.1 As inscrições para o PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORIA serão realizadas no período de 10 a 13 de março de 2017, das 08h às 12h e das 13h às 17h, exclusivamente na Sala de Coordenação de Apoio Acadêmico do IFBA/Campus Seabra.

4.1.2 Para proceder à inscrição no PROCESSO DE SELEÇÃO DE MONITORIA, o(a) estudante deverá:

I. estar regularmente matriculado(a) na série e curso indicados nas Condições Gerais de Participação no item 3.1;

II. não receber atualmente nenhuma bolsa fornecida por instituição pública ou privada, incluindo remunerações referentes a estágios, bolsa de pesquisa ou extensão, nem possuir vínculo empregatício de qualquer natureza, nem participar, mesmo que sem remuneração, de atividades de outros projetos ;

III. preencher ficha de inscrição na Coordenação de Apoio Acadêmico; IV. disponibilizar 06 (seis) horas semanais para as atividades de monitoria; V. satisfazer todas as condições do presente Edital.

(3)

4.1.3 A inscrição de que trata este Edital é plenamente gratuita; 4.1.4 Documentos Necessários:

a) Cópia impressa da Ficha de inscrição do bolsista (Anexo III) preenchida;

6. DA SELEÇÃO

O processo de seleção do programa de monitoria do IFBA – Campus Seabra será realizado da seguinte forma:

6.1 – INFORMÁTICA BÁSICA: Entrevista (classificatória e eliminatória)

6.1.1 A entrevista consistirá em uma conversa com, no mínimo, 01 (um) membro da comissão de assistência estudantil e o(a) professor(a) orientador(a), em que poderá ser solicitado ao(a) estudante uma breve explicação de uma questão qualquer pertinente à área, simulando o atendimento aos colegas.

6.1.2 À Entrevista, será atribuída nota 0 (zero) a 10 (dez) pontos;

6.1.3 O sorteio do tema (Anexo II) da entrevista será realizado, com a presença de um membro da Comissão da Assistência Estudantil, o orientador ou o coorientador e um dos candidatos na Será sorteado um único tema para todos os candidatos e será sorteado na Coordenação de Apoio Acadêmico, às 10h20min, do dia 14 de março de 2017;

6.1.3 A entrevista ocorrerá no dia 15 de março de 2017, com horário a ser divulgado posteriormente. O(A) estudante que chegar após o horário previsto da Entrevista estará automaticamente eliminado do certame.

6.1.4 O resultado final será divulgado no dia 15 de março de 2017, nos Quadros de Avisos.

6.2 – PORTUGUÊS: Análise do desempenho acadêmico e entrevista (classificatória)

6.2.1 O (A) professor (a) orientador (a) da disciplina de Língua Portuguesa fará a análise acadêmica (frequência, notas) do (a) candidato (a) na disciplina em questão, no ano letivo de 2017.

6.2.2 A entrevista consistirá em uma conversa com, no mínimo, 01 (um) membro da comissão de assistência estudantil e o(a) professor(a) orientador(a), em que poderá ser solicitado ao(a) estudante uma breve explicação de uma questão qualquer pertinente à área, simulando o atendimento aos colegas.

6.2.4 À Entrevista, será atribuída nota 0 (zero) a 10 (dez) pontos;

6.2.5 A entrevista ocorrerá entre os dias 15 e 16 de março de 2017, com horário a ser divulgado posteriormente. O(A) estudante que chegar após o horário previsto da Entrevista estará automaticamente eliminado do certame.

(4)

6.2.6 O resultado final será definido com base no resultado acadêmico (maior frequência e desempenho na disciplina), sendo divulgado no dia 16 de março de 2017, nos Quadros de Avisos e site da Instituição.

6.3. Em caso de empate, serão adotados os critérios de desempate na ordem abaixo:

a) Ter atuado como monitor(a) e possuir boa avaliação nos quesitos assiduidade e desempenho; b) Possuir melhor histórico de desempenho quantitativo na disciplina pleiteada;

c) Menor número de registros negativos em Conselhos Diagnósticos; d) Maior vulnerabilidade socioeconômica.

7. DOS RESULTADOS

a) Período para recebimento de pedidos de contestação: 24 horas após a divulgação do resultado preliminar, por meio de requerimento específico que deverá ser devidamente protocolado para a Coordenação de Apoio Acadêmico;

b) Divulgação final dos resultados: dia 17 de março de 2017.

8. DA NOMEAÇÃO DOS(AS) MONITORES(AS)

8.1 Ao final do processo, a Coordenação da Monitoria emitirá um parecer homologando os resultados;

8.2 O monitor iniciará suas atividades após a assinatura do termo de compromisso junto à Coordenação da Monitoria.

9. REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DO(A) MONITOR(A)

a) Ser estudante regularmente matriculado(a) no IFBA/Campus Seabra;

b) Ter disponibilidade de horário no turno pleiteado, pois o exercício da monitoria implicará o cumprimento de 06 (seis) horas semanais de atividades, sendo 04 (quatro) horas de atendimento aos(as) estudantes e 02 (duas) horas de planejamento junto ao(a) orientador(a), as quais não poderão ser coincidentes com o horário das aulas do(a) estudante em seu curso regular;

c) Auxiliar os(as) estudantes no reforço dos conteúdos trabalhados pelos(as) professores(as) mediante explicações e listas de exercícios;

d) Apresentar ao final da monitoria, ao(a) professor(a) orientador(a), relatório de suas atividades, contendo uma breve avaliação do seu desempenho, da orientação recebida e das condições em que desenvolveu as suas atividades para em seguida entregá-lo na Coordenação de Monitoria;

e) Assinar na frequência, os dias e horários da monitoria;

f) Possuir conta-corrente, no próprio nome, em qualquer banco (não pode ser conta conjunta nem poupança);

g) Não receber BOLSAS de outros Programas, como o Programa de Apoio e Assistência ao Estudante (PAAE), estágio, pesquisa ou extensão.

(5)

9.1 Fica vedado ao(a) monitor(a) o exercício da docência e de quaisquer atividades de caráter administrativo, de julgamento de verificação de aprendizagem e supervisão de estágio, sob quaisquer hipóteses;

9.2 Ao final da monitoria remunerada, o(a) monitor(a) terá direito ao certificado;

9.3 Em casos de excepcionalidade, os recursos que sobrarem deste programa poderão ser transferidos entre os demais programas da Política de Assistência Estudantil (PAAE) ou os Programas Universais e Complementares, de acordo com avaliação da Gestão da Assistência Estudantil e Equipe Multidisciplinar do IFBA/Campus Seabra.

9.4 Os casos omissos serão resolvidos por, no mínimo, dois componentes da Comissão de Assistência Estudantil, a Coordenação da Monitoria e um componente da Diretoria Acadêmica ou Coordenação de área/curso do Campus Seabra.

Seabra/BA, 10 de março de 2017.

Edinelson Pereira dos Santos Diretor Geral em Exercício

(6)

ANEXO I – CRONOGRAMA

ATIVIDADE DATA/PERÍODO LOCAL

Publicação do Edital 10/03/2017 Site do Campus, murais, Coor-Coordenação de Apoio Acadêmico

Inscrição dos(as) candidatos à monitoria

10 a 14/03/2017 Coordenação de Apoio Acadêmico

Sorteio do tema de Informática 14/03/2017, às

10h20min Coordenação de Apoio Acadêmico

Entrevista com os(as)

candi-datos(as) 15 e 16/03/2017

Resultado preliminar 16/03/2017 Site do Campus, murais,

Coor-denação de Apoio Acadêmico Interposição de Recurso 16/03/2017

Protocolo

Resultado Final 17/03/2017 Site do Campus, murais, Coor-denação de Apoio Acadêmico

Assinatura do Termo de Compro-misso

20/03/2017

Coordenação de Monitoria

Início das atividades 20/03/2017 Informado no Ato da Assinatura do

(7)

ANEXO II – TEMAS PARA SORTEIO DA ENTREVISTA DE INFORMÁTICA

CONTEÚDO

1. LibreOffice Writer

1.1. Interface e operações básicas; 1.2. Modos de visualização do texto; 1.3. Barras de ferramentas;

1.4. Edição de texto (digitar, recortar, colar, salvar e fechar); 1.5. Formatação (da fonte, do parágrafo, da página);

1.6. Impressão;

1.7. Cabeçalhos e rodapés; 1.8. Tabelas (linhas e colunas); 1.9. Imagens;

1.10. Outras ferramentas 2. LibreOffice Calc

2.1. Visão geral;

2.2. Interface (barras de ferramentas e de formas, apontador de célula, a área de trabalho);

2.3. Inserção de dados (números, textos, fórmulas, data, hora e outros tipos de dados);

2.4. Formatação da planilha; 2.5. Uso de fórmulas;

2.6. Gráficos (construção e formação); 2.7. Funções;

2.8. Impressão. 3. LibreOffice Impress

3.1. Visão geral e interface; 3.2. Modos de visualização;

3.3. Edição e formação da apresentação; 3.4. Impressão da apresentação;

3.5. Inserção de gráficos e desenhos. 3.6. Modo Apresentação.

4. Windows Explorer

4.1. Tipos de arquivos.

4.2. Organização de arquivos (pastas/diretórios). 4.3. Noções básicas de armazenamento de dados. 5. Acesso à Internet

5.1. Organização de informação para uso na Internet;

5.2. O uso do Correio Eletrônico (e‐mail, calendário, contatos e tarefas); 5.3. Acesso à distância a computadores, transferência de informação e arquivos.

(8)

ANEXOIII - FICHA DE INSCRIÇÃO DO(A) MONITOR(A)

NOME

CARTEIRA DE IDENTIDADE CPF

TELEFONE

E-MAIL (LETRA MAIÚSCULA) CURSO

ANO/SÉRIE TURMA

TURNO PARA A MONITORIA MATUTINO ( ) VESPERTINO ( )

ÁREA/DISCIPLINA

DATA: ____/____/2017

ASSINATURA DO(A) CANDIDATO(A):

---

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA CAMPUS SEABRA NOME:______________________________________________________

DISCIPLINA:________________________SÉRIE/TURMA:__________________

TURNO: ( )MANHÃ ( )TARDE

RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO: ___________________________________

(9)

ANEXOIV - FORMULÁRIO PARA RELATÓRIO FINAL DE MONITORIA

I – MONITOR(A)

NOME DO(A) MONITOR(A):

CURSO: TURMA:

II - MONITORIA

DISCIPLINA: TURMA:

ORIENTADOR(A):

PERÍODO DA MONITORIA:

CARGA HORÁRIA SEMANAL: CARGA HORÁRIA TOTAL:

III - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS / EXECUTADAS (relatório das atividades desempenhadas

(10)

VI – AVALIAÇÃO

PARECER DO(A) ORIENTADOR(A):

VII – SUGESTÕES/CRÍTICAS

Data: Assinatura do(a) Monitor(a): Assinatura do(a) Orientador(a):

Referências

Documentos relacionados

A influência da matriz revelou a necessidade do uso de soluções analíticas com acidez de no m ínimo 5% (v/v) HNO 3 para a construção de curvas analíticas na determinação de As

As interpretações para as atividades agrícolas são realizadas levando em consideração a classificação das terras de acordo com sua aptidão para diversas culturas, sob

Assim, é fundamental ter em conta o dimensionamento das entradas: número de vias, a largura e raios/ângulos de entradas; ilhéu separador; definição de bermas e

Logo, o presente estudo, trata-se de uma pesquisa de campo realizada com base em uma análise qualitativa, que busca apresentar as características e os detalhes das

Com os autores Thiago Costa Farias, Samuel Costa, Israel Müller dos Santos, estuda-se a contribuição do PNDL na abordagem da Termodinâmica, considerando os

A manutenção do equilíbrio apropriado do nível de água é o fator mais importante para o aumento da vida útil da piscina, bem como a sua boa aparência. É importante que o teste

Símbolo de aterramento protetivo..  Quais habilidades os operadores devem ter.  Instruções para operação: estabelecer com clareza todas as instruções necessárias para a

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa atender a todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Depois que a política