• Nenhum resultado encontrado

UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Cacoal - Internet:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNESC Faculdades Integradas de Cacoal Mantidas pela Associação Educacional de Cacoal - Internet:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

UNESC

Faculdades Integradas de Cacoal

Mantidas pela Associação Educacional de Cacoal

E-Mail: unesc@unescnet.br - Internet: www.unescnet.br

REGIMENTO

COMITÊ EDITORIAL

(2)

CAPÍTULO I

DO COMITÊ EDITORIAL, FINALIDADE, DURAÇÃO, CONSELHOS E FUNÇÕES

Artigo 1º- O Comitê Editorial da Revista Eletrônica da UNESC (Faculdades Integradas de Cacoal) é um órgão vinculado ao Núcleo Integrado de Pesquisa e Capacitação (NIP).

1. O presidente do Comitê Editorial é o coordenador do núcleo integrado de pesquisa e capacitação, eleito conforme regimento do respectivo órgão.

2. O comitê é autônomo em relação às Coordenações de Curso e encontra-se diretamente vinculado à Associação Educacional de Cacoal, Mantenedora da UNESC, seguindo as disposições contidas no Regimento da UNESC e neste Regimento.

Artigo 2º - Os membros do Conselho Editorial são os representantes dos diversos cursos da instituição e que compõem o NIP, além de convidados de outras instituições.

1. O Presidente do Conselho Executivo (Editor) será escolhido em votação aberta dentre os membros que compõem o Comitê Editorial. A duração de suas atividades será de um ano, podendo haver recondução.

2. A duração das responsabilidades dos membros que compõem o Conselho Editorial e Consultivo é de um ano, podendo haver recondução.

Artigo 3º - Sua finalidade é a de coordenar, orientar e avaliar a produção de artigos e similares para a publicação na REVISTA ELETRÔNICA DA UNESC, nas mais diversas áreas.

Artigo 4º - As funções do Comitê Editorial estão distribuídas em três conselhos internos: Executivo, Editorial e Consultivo.

1. O conselho Executivo é responsável pela gestão do comitê e pela decisão final sobre as publicações. Para tanto, fundamenta-se nos pareceres expedidos pelo Conselho Editorial e pelo Conselho Consultivo.

2. O Conselho Editorial é composto por professores representantes das diversas áreas de conhecimento e vinculados à Unesc.

3. O Conselho Consultivo é composto por professores (doutores ou doutorandos) convidados e sem vínculo empregatício com a instituição, os quais procederão a análise em regime de colaboração, sem recebimento de pro-labore.

(3)

CAPÍTULO II

DAS ATRIBUIÇÕES DO COMITÊ Artigo 4º - São atribuições do Comitê:

a) estimular o corpo Docente da UNESC na produção de textos que correspondam à produção científica ou à verticalização de leituras, tais como artigos, resenhas e ensaios;

b) oferecer parecer analítico, aceitando ou solicitando alterações nas produções apresentadas.

c) sugerir a criação de novos periódicos nas áreas dos cursos oferecidos na UNESC;

d) manter intercâmbio com outras Instituições que publiquem periódicos afins.

Parágrafo Único – O Comitê Editorial poderá aprovar, vetar ou sugerir mudanças em artigos e textos encaminhados a ele. Deverá comunicar, portanto, ao seu autor, o parecer final.

CAPÍTULO III

DA CONSTITUIÇÃO DO COMITÊ EDITORIAL

Artigo 5º - Constitui-se o Comitê Editorial pelo número mínimo de 10 (dez) membros e no máximo de 20 (vinte), devendo a maioria ser de Docentes da UNESC, sendo os demais docentes ou pesquisadores, preferencialmente doutores/doutorandos, convidados de outras IES. Artigo 6º - Na hipótese de criação de novos cursos pela UNESC, deverá haver

uma reformulação quanto ao número de integrantes do Conselho, de forma a abrir espaço para a participação de Docentes desses cursos. Parárafo Único: A composição do Conselho Editorial será de Docentes com a

titulação mínima de Especialista.

CAPÍTULO IV

(4)

Artigo 7º – As atribuições dos membros do Comitê são: I – Do Presidente:

a) Abertura e encerramento das reuniões ordinárias e extraordinárias;

b) Convocação do calendário semestral de reuniões, conjuntamente com os demais membros do comitê;

c) Convocação para formação de novo Comitê, observando o disposto no artigo 10, capítulo VI;

d) Desenvolver as atividades atribuídas ao Comitê Conforme capítulo II deste Regimento;

e) Oficializar o desligamento do membro que incorrer nas faltas previstas no inciso IV do artigo 10.

II – Dos conselhos editorial e consultivo:

a) Ler os textos submetidos ao Comitê e que se enquadram na sua área de conhecimento e oferecer parecer analítico, observando adequação aos critérios de coerência, coesão, fundamentação teórica, relevância do tema, clareza e objetividade.

b) O parecer, apesar de descritivo/analítico, deverá ser feito seguindo formulário próprio oferecido pelo Comitê Editorial

c) O parecer será encaminhado ao editor do Conselho Executivo; que definirá as edições em que os textos serão publicados;

CAPÍTULO V

DO CALENDÁRIO DE REUNIÕES

Artigo 8º - No início de cada semestre letivo será elaborado o calendário semestral para reuniões ordinárias do Conselho, devendo haver no mínimo uma por semestre, quando do lançamento de uma nova edição.

Artigo 9º – As reuniões extraordinárias, quando necessárias, serão convocadas pelo presidente ou sugerida a ele pelos demais membros, com antecedência de, no mínimo, quarenta e oito horas.

CAPÍTULO VI

(5)

Artigo 10 – Poderá haver desligamento de qualquer um dos membros do Conselho:

I – Pelo pedido de desligamento do membro interessado, feito formalmente e encaminhado ao Presidente do Comitê Editorial e encaminhando notificação aos demais membros;

II – Automaticamente, pelo desligamento empregatício do professor-membro da Faculdade;

III – Pela não satisfatória realização de suas atribuições.

IV - Automaticamente, por incorrer em três faltas consecutivas ou alternadas durante as reuniões ordinárias, salvo dos Docentes de outras IES.

Parágrafo 1º A justificativa de falta deverá ser feita formalmente pelo professor-membro e encaminhada ao Presidente do Conselho num prazo máximo de cinco dias. A justificativa apresentada fora do prazo de três dias depois da falta, perderá automaticamente sua validade.

Parágrafo 2º – Em caso de abandono sem pedido formal, o desligamento será automático.

CAPÍTULO VII

DAS REUNIÕES DO COMITÊ

Artigo 11 - O Comitê Editorial funcionará com a presença de 50% de seus membros e decidirá pela maioria dos presentes.

Artigo 12 – Os representantes da direção da IES poderão participar das votações e, no caso de empate, serão o voto de qualidade.

Artigo 13 – Das reuniões será lavrada ata, lida e assinada na mesma sessão ou na seguinte.

CAPÍTULO VIII

DAS NORMAS EDITORIAIS

Artigo 14 - A Revista Eletrônica da UNESC visa divulgar trabalhos originais na forma de artigos, ensaios e resenhas.

a) A revista Eletrônica da UNESC será publicada duas vezes ao ano: em abril(1) e setembro(2).

(6)

b) Os prazos para a entrega dos originais referentes aos números acima são os seguintes: Número 1: até 15/03 e o Número 2: até 15/09.

1) Do escopo do artigo:

a) Deve tratar de objetos e abordagens das variadas áreas de conhecimento. b) Os artigos deverão ser entregues em três vias com no mínimo 15 páginas e no máximo 30 (incluindo tabelas, gráficos, desenhos, fotografias, notas de rodapé e bibliografia), digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo, não excedendo a 70 toques por linha (máximo 25 e mínimo de 10 linhas), utilizando-se de editor de texto Word, seguindo o padrão discriminado a seguir: papel A4, com 3cm de margens esquerda, superior e inferior e 2,0cm de margem direita.

c) Os artigos serão enviados em três vias sem identificação e uma cópia do formulário de identificação contendo: nome completo; e-mail; endereço para correspondência; telefone para contato; instituição em que trabalha, estuda ou pesquisa; titulação; resumo do artigo escrito no máximo em 250 palavras em português e inglês (opcional) e três palavras-chaves.

d) Não usar notas de rodapé, mas notas de fim.

2) Normas Gerais:

a) Os trabalhos serão submetidos à apreciação do Conselho Editorial e serão publicados apenas os aprovados e recomendados por parecer técnico.

b) Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão da bibliografia, são de inteira responsabilidade do autor.

c) Caberá ao Conselho Editorial estabelecer a ordem de publicação dos trabalhos. d) Os casos não previstos por estas Normas serão resolvidos pelo Conselho Editorial da Revista.

e) A correção gramatical e a adequação do trabalho às normas são de responsabilidade do autor.

(7)

Anexar uma cópia do artigo em formato DOC, RTF ou HTML ao modelo de formulário (descrito no subitem c, item 2 do artigo 14) e enviar ao e-mail

Referências

Documentos relacionados

Você pode mudar a sequência abaixo para se adaptar à sua semana, mas não faça corridas de Velocidade e Resistência uma após a outra e siga os quilômetros recomendados.

A promulgação da Lei 11.638/07 teve, principalmente, o objetivo de atualizar a legislação societária brasileira para possibilitar o processo de convergência das práticas

A história política das relações exteriores da Rússia Soviética nesses dois anos é uma trágica história de luta sem fim, inspirada por inúmeros inimigos que literalmente não

É com grande satisfação que apresentamos este texto para que os autores possam submeter, de forma padronizada, os artigos no formato resumo expandido para análise do Comitê

- Trabalho com blocos lógicos, recorte e colagem das formas geométricas.. - Gráfico

percuciente para o público leitor compreender me- lhor o modo de funcionamento da sociedade capi- talista contemporânea. De forma mais específica, o livro é uma contribuição a

3.2.6.3 O candidato com deficiência participará do processo de seleção pública em igualdade de condições com os demais candidatos, no que se refere ao conteúdo, à avaliação, ao

Essa ideia de que uma única substância divina é expressa diferenciadamente segundo atributos (que constituem sua essência infinita) e seus modos (que são suas expressões singulares