• Nenhum resultado encontrado

ICEBERG GIGANTE SE DESPRENDE DE PLATAFORMA DE GELO NA ANTÁRTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ICEBERG GIGANTE SE DESPRENDE DE PLATAFORMA DE GELO NA ANTÁRTICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Tempo Início: Término: Total:

Edição 16 MMXVII

Fase 3 Grupo A

ICEBERG GIGANTE SE DESPRENDE DE PLATAFORMA DE GELO NA

ANTÁRTICA

Cientistas acompanham de perto deslocamento de um dos maiores blocos de gelo a se desprender

do continente gelado.

Por BBC 18/07/2017

O iceberg gigante que se desprendeu na Antártica na última semana continua se deslocando para o mar aberto. Imagens de satélite mostram uma fenda entre o bloco de gelo de seis mil quilômetros quadrados, batizado de A-68, e a plataforma gelada Larsen C.

O satélite Deimos-1 capturou a imagem na sexta-feira (14), o que não é fácil nesta época do ano na Antártica, por causa de suas longas noites de inverno cobertas de nuvens. A espaçonave que conseguiu avistar o iceberg usou radares e sensores infravermelhos para superar essa limitação.

Questão 1

*Sabe-se que nas proximidades dos polos do planeta Terra é comum a formação dos icebergs, que são grandes blocos de gelo, flutuando nas águas oceânicas. Estudam mostram que a parte de gelo que fica emersa durante a flutuação corresponde aproximadamente 10% do seu volume total. Um estudante resolveu simular essa situação introduzindo um bloquinho de gelo no interior de um recipiente contendo água, observando a variação de seu nível desde o instante de introdução até o completo derretimento do bloquinho.

Com base nessa simulação, verifica-se que o nível da água no recipiente

A) subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível subirá ainda mais.

B) subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível descerá, voltando ao seu valor inicial.

C) subirá com a introdução do bloquinho de gelo e, após o derretimento total do gelo, esse nível permanecerá sem alteração.

D) não sofrerá alteração com a introdução do bloquinho de gelo, porém, após seu derretimento, o nível subirá devido a um aumento em torno de 10% no volume de água.

E) subirá em torno de 90% do seu valor inicial com a introdução do bloquinho de gelo e, após seu derretimento, o nível descerá apenas 10% do valor inicial.

** Explique sua escolha.

***Responda, apresentando somente suas hipóteses. Não faça consultas nem pergunte a alguém.

a) O que é um iceberg?

b) Como se forma um bloco de gelo (como a água se transforma em gelo)?

c) Por que um bloco de gelo tão grande e tão pesado boia no mar?

(2)

Até agora, o bloco de gelo, que tem uma área um pouco maior que o Distrito Federal e é um dos

maiores já registrados, está se comportando como esperado por cientistas. Em teoria, ele deveria

deslizar para o mar pelo declive formado pela ação de águas empurradas contra a costa pelos

ventos do Mar de Weddell.

Observe o infográfico da página anterior.

a) Em quantas vezes a área da Grande Londres caberia na área do iceberg?

b) Quantos icebergs caberiam na Grande Ilha do Havaí?

c) A área do iceberg caberia na ilha de Chipre? Sobraria ou faltaria espaço? Quanto?

Apresente todos os cálculos.

Questão 3

Antártida vai soltar um iceberg do tamanho de Brasília

A nova montanha de gelo deve nascer nos próximos dois meses. Se o desprendimento for turbulento, o nível do mar pode aumentar alguns centímetros.

Por Giselle Hirata (Domínio Público)

Em apenas dois meses, a rachadura na plataforma “Larsen C‖, na Antártida, cresceu 27 quilômetros. Desde dezembro, ela avançou quase cinco campos de futebol por dia. A ruptura, que deve acontecer nos próximos meses, vai criar um dos maiores icebergs já vistos no mundo, com 5.000 km² (área equivalente à

(3)

do Distrito Federal). Até agora, apenas 20 quilômetros de faixa de gelo impedem que o imenso bloco se solte da plataforma.

De acordo com pesquisadores britânicos do projeto Midas, que monitora a fenda desde 2014, a área em que a rachadura se encontra já está vulnerável ao aquecimento gradual de temperaturas, isso acelera o processo de desprendimento. O fenômeno, segundo eles, vai mudar drasticamente o cenário da Antártida.

O bloco de gelo sozinho não vai causar aumento no nível do mar, uma vez que flutuará nos arredores gélidos da Antártida, sem derreter. A grande preocupação dos cientistas é que futuras rupturas, decorrentes do desprendimento, podem levar ao descongelamento de geleiras. E isso poderia, sim, elevar o nível do mar. Estimativas do estudo apontam que na improvável hipótese de toda a plataforma “Larsen C‖ derreter, o nível dos oceanos poderia aumentar em até 10 centímetros.

(Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/antartida-vai-soltar-um-iceberg-do-tamanho-de-brasilia/. Com adaptações. Acesso em 12/2/2017.) Vocabulário:

Antártida: É um Continente de 14 milhões de km² rodeia o Polo Sul e é cercado pelo Oceano Antártico, que fica entre o Oceano Pacífico e o Atlântico.

Plataforma “Larsen C”: É uma longa superfície plana e horizontal de gelo, localizada na parte noroeste do mar de Weddell, que se estende ao longo da costa leste da península Antártica.

Vulnerável: Que tende a ser danificado ou derrotado; frágil.

Iceberg: Grande bloco de gelo oriundo de geleiras polares e que flutua nas águas oceânicas impelido pelas correntes marítimas; geleira.

Turbulento: Que se agita ou se movimenta muito; tormentoso.

Fenda: Abertura estreita e alongada que aparece na superfície de algo, surgida por acidente ou provocada; fissura, greta, racha, rachadura. (Disponível em: Dicionário Eletrônico Online)

Com base na compreensão, interpretação e estruturas verbais do Texto, julgue as afirmativas a seguir, assinalando C para as afirmativas CORRETAS ou E para as ERRADAS.

1. É correto afirmar que, no título do Texto há uma locução verbal que dá ideia de tempo futuro e que pode, sem prejuízo gramatical, ser substituída por soltará.

2. De acordo com o Texto, não há nenhuma possibilidade da plataforma “Larsen C‖ derreter e elevar o nível dos oceanos.

3. Pode-se afirmar que de acordo com pesquisadores britânicos do projeto Midas, a área em que a rachadura se encontra já está vulnerável ao rápido aquecimento de temperaturas e, segundo eles, isso mudará drasticamente o cenário mundial.

4. Os verbos presentes em “...a área em que a rachadura se encontra já está vulnerável ao aquecimento gradual de temperaturas, isso acelera o processo...” pertencem à primeira conjugação.

5. Pode-se afirmar que as formas verbais cresceu, avançou e impedem, destacadas no primeiro parágrafo do Texto I, possuem, respectivamente, os seguintes temas: cresce-, avança- e impede-.

6. Pode-se afirmar que, no último parágrafo do Texto, há quatro (04) ocorrências de verbos na forma nominal de infinitivo que pertencem à primeira conjugação.

(4)

Questão 4

Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres vivos passou um período observando baleias em alto-mar na região de geleiras: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequência dos meses do ano, quantos meses a bióloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias?

(A) 2 meses. (B) 3 meses. (C) 5 meses. (D) 6 meses.

Mostre como você pensou.

Questão 5

O gráfico mostra a variação da extensão média de gelo marítimo, em milhões de quilômetros

quadrados, comparando dados dos anos 1995, 1998, 2000, 2005 e 2007. Os dados correspondem

aos meses de junho a setembro. O Ártico começa a recobrar o gelo quando termina o verão, em

meados de setembro. O gelo do mar atua como o sistema de resfriamento da Terra, refletindo

quase toda a luz solar de volta ao espaço. Águas de oceanos escuros, por sua vez, absorvem a luz

solar e reforçam o aquecimento do Ártico, ocasionando derretimento crescente do gelo.

Disponível em: http://sustentabilidade.allianz.com.br. Acesso em: fev. 2012 (adaptado). (Foto:

Reprodução/Enem)

(5)

Com base no gráfico e nas informações do texto, é possível inferir que houve maior aquecimento

global em

(A) 1995.

(B) 1998.

(C) 2000.

(D) 2005.

(E) 2007

Desafio

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista que as alegadas similaridades entre Budismo e Cristianismo são super- ficiais, os cristãos envolvidos na missão entre os budistas precisam também reconhecer que,

A Prefeitura Municipal de Bastos, Estado de São Paulo, torna público na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal a abertura de inscrições ao CONCURSO PÚBLICO DE

Como já afirmamos, o acompanhamento realizado pelas tutorias é nosso cartão de visitas, nossa atividade em que o objeto social do Gauss se manifesta de forma mais

5 - A Portaria GSF 087/2013, Fixar em 24 (vinte e quatro) meses o prazo de validade dos Laudos de Análise Funcional dos Programas Aplicativos Fiscais – PAF/ECF emitidos com base

C erca de 210 empresas industriais do país já utilizaram uma modalidade de finan- ciamento à inovação que oferece recursos não reembolsáveis e, simultaneamente, o apoio de

Nos quadros a seguir, são indicados para cada alternativa de resposta de algumas questões do Questionário do Estudante, a nota média obtida, o desvio-padrão e o percentual

Distorção 1: Aprimeiraéquenãoexisteumcritériocomumpara caracterizarosconjuntosdeunidadesconsumidoras,o

Os resultados obtidos na análise das respostas da atividade diagnóstica revelaram que a maioria dos alunos das turmas do 6º ano não apresentou as habilidades básicas elencadas pelos