• Nenhum resultado encontrado

23º Revezamento Volta à Ilha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "23º Revezamento Volta à Ilha"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

23º Revezamento Volta à Ilha

Regulamento Geral 2018

No 23º Revezamento Volta à Ilha há duas novidades: a) criação da categoria Participação R (ver detalhes na Regra 3) e b) colocação obrigatória de lacre, pela organização da prova, em todos atletas, inclusive nas categorias Participação e Dupla (Regra 7).

O evento será realizado na cidade de Florianópolis, Santa Catarina, entre os dias 5 e 8 de abril de 2018. O Hotel Oficial do evento é o Majestic Palace Hotel, localizado na Av. Beira-mar Norte, 2746, Centro, onde ocorrerão as atividades administrativas pré evento, jantar e Cerimônia de Premiação.

Para participar deste evento de revezamento é preciso estratégia e muita organização da equipe, com pelos menos seis meses de antecedência. O objetivo da equipe, formada por 2 até 12 pessoas, é o de completar uma volta de 140 km, ao redor da ilha de Florianópolis, num período máximo de 15 horas e 30 minutos. Haverá 17 pontos de troca pela ilha, onde o trânsito não é fechado em momento algum.

Os trajetos são bastante diversos, incluindo praias de areia fofa, trilhas, asfalto, subidas íngremes e muitas belezas naturais. Para algumas equipes o maior desafio e conseguir fazê-la no menor tempo possível e para outras conseguir terminar a tempo, antes que o Portal de Chegada se feche.

CALENDÁRIO RESUMIDO

Regra 1

– Calendário das atividades:

DATAS em 2017 Atividades 16/10 a 17/11 Inscrição definitiva da equipe com vaga garantida

18 a 24/11 Inscrição para sorteio de vagas

27/11 1º sorteio de vagas

27 a 30/11 Inscrição com pagamento da equipe sorteada no 1º sorteio

04/12 2º Sorteio de vagas (se houver desistência no 1º sorteio)

04 a 07/12 Inscrição com pagamento da equipe do 2º sorteio

DATAS EM 2018 Atividades 25/01 Mudança no preço de inscrição por atleta.

28/02 Prazo final para garantia do tamanho da camiseta dos atletas (por meio do cadastro no sistema)

(2)

DATAS EM 2018 Atividades

15/03

Prazo final para mudança de Categoria (se houver vaga) e nome da equipe.

Prazo final de cadastro online dos atletas, inserir novos atletas e preenchimento online do Termo de Responsabilidade e ficha médica.

Data final para pagamentos de reserva do jantar de massas e KIT coordenador.

16 a 22/03 Multa de R$ 50,00 por dia de atraso na documentação solicitada (cadastro, termo de responsabilidade e ficha médica online).

23 a 27/03 Multa de R$ 80,00 por atleta na mudança da composição da equipe.

05/04 – 14h00 às 19h00

Entrega de KIT – RETIRADO pelo (a) Coordenador (a) ou com autorização prévia por outro atleta da equipe.

Colocação de pulseira de identificação EM TODOS atletas, DE TODAS AS CATEGORIAS

05/04 – 16h00 e às 19h00

Congresso Técnico Virtual (disponível nesses 2 horários), com a presença do Prof. Carlos Roberto Duarte, Diretor Geral da prova, para esclarecimentos adicionais. Presença obrigatória do (a) Coordenador (a) da equipe. Haverá controle de presença.

06/04 – 10h00 às 21h00 Entrega de KIT – RETIRADO pelo (a) Coordenador (a) ou com autorização prévia. Colocação de pulseira de identificação EM TODOS atletas, DE TODAS AS CATEGORIAS.

06/04 – 11h30, 16h00 e às 19h00.

Congresso Técnico Virtual (disponível nesses 3 horários), com a presença do Prof. Carlos Roberto Duarte, Diretor Geral da prova, para esclarecimentos adicionais. Presença obrigatória do (a) Coordenador (a) da equipe. Haverá controle de presença.

06/04 – 18h30 às 21h30 Jantar de massas com limite de 1.100 pessoas e somente com reserva antecipada até 15 de março de 2018.

07/04 – 04h15 às 07h30 Largada escalonada por categorias e nível técnico 08/04 – 09h30 Cerimônia de Premiação no Majestic Palace Hotel

Atletas

Regra 2

– O atleta poderá estar inscrito somente em uma equipe. Se seu nome constar em duas, será considerado membro daquela que o inscreveu primeiro. A mudança do atleta de equipe deverá ter a aprovação do (a) coordenador (a) da primeira, caso contrário, ele não poderá participar em equipe alguma. Deverá verificar se possui RG expedido nos últimos 10 anos, para ser apresentado no evento, como também fornecer seus dados corretamente para preenchimento do cadastro de todos integrantes da equipe pelo (a) coordenador (a).

CATEGORIAS DE EQUIPE E IDADE DOS ATLETAS

Regra 3

– São nove as categorias de equipes no Revezamento Volta à Ilha:

Categoria I – ABERTA ELITE (8 atletas de ambos os sexos).

Categoria II – ABERTA MISTA (8 atletas – no mínimo três de cada sexo) –Obrigatoriamente, as 3 atletas

do sexo feminino devem correr, na sequência, as seções: 1, 2 e 3.

(3)

Categoria IV – VETERANA MISTA (8 atletas – 40 anos ou mais para homens e mulheres composta ao

menos por três integrantes de cada sexo). Obrigatoriamente, as 3 atletas do sexo feminino devem correr, na sequência, as seções: 1, 2 e 3.

Categoria V – VETERANA 40 (8 atletas com 40 anos ou mais – homens/mulheres). Categoria VI – VETERANA 50 (8 atletas com 50 anos ou mais – homens/mulheres). Categoria VII – VETERANA 60 (8 atletas com 60 anos ou mais – homens/mulheres).

Nas categorias citadas anteriormente observar que:

3.a) A equipe com menos de oito corredores poderá participar e completar a prova. No entanto, será a última colocada na classificação, atrás das equipes da categoria, que cumpriram integralmente as regras da prova, respeitando o tempo total do revezamento. Havendo mais de uma equipe nesta situação, a definição será pelo menor tempo.

3. b) As primeiras oito seções devem ser feitas, obrigatoriamente, seguindo a sequência dos atletas inscritos/cadastrados (1 ao 8). Entre as seções 9 a 17, qualquer corredor inscrito poderá fazê-lo, inclusive o reserva. Podendo inclusive dobrar percurso.

3. c) Haverá uma travessia de barco/Banana Boat da Seção 3 para a Seção 4. Apenas o atleta que estiver fazendo a seção 3 será transportado.

Categoria VIII – DUPLA. A equipe será composta somente por dois atletas, sem possibilidade de inclusão

de atleta reserva. Cada atleta poderá correr quantas seções quiser e em qualquer sequência. Portanto, o primeiro poderá correr a metade das seções e o segundo o restante, ou correr algumas seções, descansar e voltar a correr novamente. Não será permitido correr com apenas um atleta. Para participar nesta categoria os dois atletas devem ter participado nos últimos dois anos de alguma maratona ou ultramaratona. A soma de tempo dos dois componentes de maratona, não pode ultrapassar 7h30 min. Para ultramaratona será analisado cada caso individualmente. Este tempo de prova deverá ser comprovado com resultados nos respectivos sites do evento participado. O atleta deverá sempre correr cada seção completa e passar pelo funil do Posto de Troca. Será solicitado o ritmo e sequência dos atletas por seção pelo cadastramento, para efeito de previsão do tempo de término da prova, mas esta sequência poderá ser modificada.

Categoria IX – PARTICIPAÇÃO – Esta categoria é subdividida em A, B, C e R (nova nesta edição).

A equipe poderá ser composta por oito a doze corredores previamente inscritos no evento (homens e mulheres acima de 12 anos), não havendo possibilidade de inserção de atleta reserva. Cada um dos participantes deverá correr pelo menos uma seção completa. Cada atleta, na sua respectiva seção, fará a troca de bastão no Posto de Troca. Será solicitado o ritmo e sequência dos atletas, por seção, pelo cadastramento, para efeito de previsão do tempo de término da prova, mas esta sequência poderá ser modificada.

A equipe inscrita na categoria Participação R deverá dividir-se em 2 grupos. Um deles se deslocará para a largada na Av. Beira-Mar Norte (com Carro nº 1), com os atletas que farão os percursos 1,2,3 e 4. O restante do grupo deverá se deslocar para o Posto 5 (Jurerê Tradicional), onde será dada outra largada simultaneamente a partir do 5º percurso. Os integrantes do carro 1, após completar os 4 primeiros percursos, deverão se juntar ao restante da equipe para continuar a prova do local onde estiverem.

Nesta categoria de Participação não se disputa a premiação por troféus. É importante se estudar/calcular muito bem o tempo total da equipe, para que seja possível terminar a prova dentro do prazo previsto no regulamento.

(4)

A idade de cada corredor será aquela completada em 2018 (não importando o mês). Existe uma idade mínima para inscrição no evento, que é de 18 anos para a categoria Dupla e de 12 anos para as categorias Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina e Participação. Nas categorias Veteranas idade acima de 40, 50 ou 60 anos, dependendo do caso.

CORREDOR RESERVA

Regra 4

– Reforçando então, nas categorias Participação A, B, C, R e Duplas não há corredor reserva. A equipe terá permissão para inscrever um atleta reserva se nas categorias: Aberta Elite, Feminina, Veteranas 40, 50 e 60. No entanto, se estiver na categoria Aberta Mista ou Veterana Mista, poderá inscrever dois corredores reservas, sendo um homem e uma mulher. Todo o corredor inscrito como reserva deverá receber uma pulseira de identificação, quando os demais atletas de sua equipe forem fazê-lo na entrega de KIT. Não haverá pulseiras nos Postos de Troca.

SUBSTITUIÇÃO DE CORREDOR DURANTE A PROVA

Regra 5

– Nas categorias I, II, III, IV, V, VI e VII o corredor que for substituído PODERÁ voltar a correr, desde que não coloque sua vida em risco.

Regra 6

– A substituição de um (a) corredor (a), só poderá ser feita por outro (a) corredor (a) inscrito (a) na equipe. Essa substituição obedecerá às seguintes regras:

6.1) se o corredor tiver um problema de lesão durante seu percurso, seu substituto deverá retornar ao posto de troca anterior, comunicar ao árbitro e correr o percurso completo do corredor substituído. Se este acidente for a alguns metros do Posto de Troca, a organização poderá autorizar a troca; 6.2) as equipes mistas poderão usar seus dois reservas: o corredor reserva masculino terá seu número

com o final nove (9) e a corredora mulher terá o seu número com o final zero (0).

6.3) nas equipes mistas, a corredora mulher poderá substituir um corredor homem, mas nos percursos designados ao sexo feminino (seções Nº 1, 2, 3), somente outra mulher poderá substituí-la.

6.4) das seções 9 a 17 a equipe poderá utilizar o(a) corredor(a) reserva para substituir outro (os) atletas, da equipe quantas vezes desejar, até dobrando seções.

PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO

Regra 7

– Todo atleta inscrito, indiferente da categoria, terá uma pulseira de identificação/lacre. Esta pulseira de identificação/lacre poderá ser colocada no local da entrega de KIT (Majestic Palace Hotel), no dia 05/04 ou 06/04, como também na Largada na Av. Beira-mar Norte (Trapiche). Esta pulseira será colocada pela organização e nesse momento o atleta deve apresentar seu RG, com data de expedição inferior a 10 anos.

A única categoria que poderá receber a pulseira no Posto de troca (Posto 5 Jurerê) serão os atletas de números 5 a 12 da Participação R, pois a largada deles será nesse Posto.

Em cada Posto de Troca, o atleta antes de começar seu percurso, deverá se apresentar aos árbitros, com antecedência, mostrando seu lacre. O atleta não poderá correr sem pulseira de identificação/lacre, caso contrário sua equipe será desclassificada (Regra 55–h).

Regra 8 -

Em 2018, estarão participando da prova 400 equipes, sendo 330 com vagas garantidas e 70 vagas para equipes sorteadas (Regra 13).

(5)

Regra 9

– Os critérios para se ter uma vaga garantida são:

 equipe de empresa apoiadora ou patrocinadora da prova;

 equipe com participação por 7 anos ou mais no evento, incluindo 2016 ou 2017;

 equipe recordista em uma categoria da prova;

 equipe que subiu ao pódio na Volta à Ilha em 2017;

 atleta/equipe que obteve vaga nas provas da Ecofloripa em 2017 (Desafrio Urubici, São Francisco do Sul, Desafio Praias e Trilhas, Maratona Express);

 atleta ter sido sorteado em prova individual organizada pela Eco Floripa 2017;

 equipe filiada a Associação dos Treinadores ATC – SC (total de 3 vagas);

 ter sido sorteado (a) dentre as 5 vagas de atletas que participaram de todos os eventos da Eco Floripa em 2017. O atleta não terá direito a mais de uma vaga para a Volta à Ilha 2018, não importando a forma de obtenção: pódio ou sorteio nos eventos anteriores. O atleta que obteve a vaga deverá obrigatoriamente fazer parte da equipe da Volta à Ilha em 2017. Estas vagas serão distribuídas ao final da premiação da Maratona Express;

por meio da Agência Oficial do evento (Açoriana Turismo). Para ter direito a uma das vagas, a equipe deverá adquirir o pacote completo: passagem aérea, estadia, KIT lanche para no mínimo 8 atletas e locação de veículo (25 vagas); pacote este que tem muitas vantagens em relação aos preços praticados no mercado, fora da agência;

 equipe formada pela imprensa (1 vaga).

Regra 10

– A equipe com vaga garantida terá 33 dias para confirmar sua participação e definir sua categoria (período de 16 de outubro a 17 de novembro). Somente a vaga é garantida e não a categoria. A mesma é feita por ordem de preenchimento. No dia 16 de outubro, todos (as) os (as) coordenadores (as) com vaga garantida receberão link, login e senha para confirmar sua equipe e categoria. Poderá ocorrer de não haver vaga na categoria pretendida. A confirmação da equipe é feita por meio de:

1º pagamento referente a no mínimo 8 atletas. No caso da categoria dupla, pagamento total;

2º preenchimento da fase 1 de inscrição da equipe, contendo apenas: nome da equipe, dados do (a) coordenador (a), categoria pretendida e informações de pagamento. Cada coordenador (a) receberá por e-mail uma primeira senha para o preenchimento desta ficha;

3º o não cumprimento destas duas etapas até 17 de novembro de 2017, será considerado como desistência da vaga;

Obs: A equipe que adquiriu vaga nos eventos da Eco Floripa 2017 (Desafrio Urubici, Revezamento São Francisco, Desafio Praias e Trilhas, Maratona Express) deve efetuar o restante do pagamento e abater R$ 300,00 já pagos na reserva da vaga

É proibida a venda de vaga garantida ou por sorteio. A equipe que assim proceder estará excluída das próximas edições da Volta à Ilha.

Contas para depósito

CAIXA ECONÔMICA BANCO DO BRASIL BRADESCO Ecofloripa Eventos Esportivos

Ag: 1011 – C/C 00000441-7 – OP 022 CNPJ: 04.107.594/0001-95

Ecofloripa Eventos Esportivos Ag: 1453-2 – C/C 10186-9 CNPJ: 04.107.594/0001-95

Carlos Roberto Duarte Ag: 2186 – C/C 34665-9

(6)

INSCRIÇÕES

Regra 11

– Depois de ter a vaga no evento, a inscrição da equipe passa por duas fases: uma em que o (a) Coordenador (a) preenche os dados básicos da equipe com o nome da equipe, categoria e identificação do (a) Coordenador (a) e pagamento da inscrição, para o qual este (a) receberá uma senha. Na fase 2, com outra senha, o (a) Coordenador (a) preencherá o nome e dados pessoais de todos os integrantes da equipe. Para ambas as fases há prazos a cumprir.

O valor de inscrição por atleta será de R$ 250,00 até 24/01/2018 e R$ 290,00 de 25/01 a 27/03/2018. Na categoria dupla o valor total da equipe é R$ 1000,00 até 24/01/2018 e 1.160,00 de 25/01 a 27/03/2018.

Se o pagamento for feito em dinheiro, diretamente na Eco Floripa, haverá um desconto de R$ 30,00 por atleta. Na categoria dupla desconto de R$ 100,00 por equipe.

Filiados à ATC-SC desconto de 20% para pagamento feito em dinheiro, diretamente na Eco Floripa, de toda a equipe. Inscrições feitas do Exterior: US$100.00 por atleta.

MUDANÇA DE CATEGORIA

Regra 12

– Se alguma equipe quiser mudar de categoria, poderá fazê-lo até o dia 15/03/2018, desde que haja vaga na categoria. É importante calcular/estudar bem a escalação da equipe, pois a escolha errada da categoria poderá levar ao insucesso no tempo de término de prova.

SORTEIO DE VAGAS

Regra 13

– A equipe que não tem vaga garantida terá poderá se inscrever no sorteio das 70 vagas disponíveis, entre os dias 18 e 24 de novembro de 2017. A taxa de inscrição para o sorteio é de R$ 70,00 por equipe, não reembolsável. Cada equipe ao se inscrever, deve definir a categoria a qual pretende participar. No entanto, o sorteio de vaga será de acordo com o total de vagas já ocupadas pelas equipes com vaga garantida. Por isso verificar antes, no site www.ecofloripa.com.br/voltailha/inscricoes/equipes inscritas, para ver se há vaga disponível na categoria pretendida.

Regra 14

– O primeiro sorteio de vagas será efetuado no dia 27 de novembro de 2017 e a publicação da lista das equipes sorteadas divulgada no mesmo dia, no site www.ecofloripa.com.br.

14.1) Este sorteio terá o seguinte critério:

1º sorteio de três vagas para equipes de Florianópolis;

2º sorteio de três vagas para cada equipe de estado Brasileiro (mínimo de 60% residente no estado); 3º sorteio de três vagas para cada país (mínimo de 50% residente no país);

4º sorteio das demais vagas entre todas as equipes inscritas.

14.2) A equipe sorteada terá 4 dias para confirmar a inscrição da equipe (27 a 30/11/2017) por meio de: 1º pagamento referente a no mínimo 8 atletas. No caso da categoria dupla, pagamento total;

2º preenchimento da fase 1 de inscrição da equipe, contendo apenas: nome da equipe, dados do (a) coordenador (a) e informações de pagamento. Cada coordenador (a) receberá por e-mail uma primeira senha para o preenchimento desta ficha;

3º o não cumprimento destas duas etapas, até 30 de novembro de 2017, será considerado como desistência da vaga.

4º Após a efetivação da inscrição, o nome da equipe será disponibilizado no site. O (a) Coordenador (a) deverá verificar se a equipe está nesta lista (ver Menu Inscrições / Equipes Inscritas).

(7)

Regra 15

– Haverá um segundo sorteio no dia 04/12/2017, caso haja desistência de equipes sorteadas no 1º sorteio. Se houver o sorteio, este será publicado, no mesmo dia, na lista das equipes sorteadas no site www.ecofloripa.com.br/voltailha/inscricoes.

A equipe sorteada terá 4 dias para confirmar a vaga sorteada (04 a 07/12/2017) e atender aos itens já descritos na Regra 14.2, Itens 2 a 4.

OBS: O não cumprimento destas duas etapas, após 7 de dezembro, será entendido como desistência da vaga.

Regra 16

– Toda equipe, para ser considerada inscrita no Revezamento Volta à Ilha, deverá ter pago as taxas estipuladas e ter preenchido toda a documentação, no prazo fixado pela organização. Se a equipe deixar de cumprir as datas estipuladas estará eliminada da prova. Não serão devolvidas as taxas de inscrição de equipe eliminada ou desistente da prova.

Regra 17

– O (a) Coordenador (a) tem um papel de muita responsabilidade e compromisso para com a equipe. Tem que ser maior de 18 anos e poderá ser um dos atletas da equipe. Se o (a) Coordenador (a) não for um dos corredores, poderá adquirir o KIT coordenador e receber camiseta, medalha e troféu (se a equipe for premiada). Neste caso, deverá efetuar a sua inscrição, no valor de R$ 150,00, até 15/03/2018 Recaem sobre sua pessoa os seguintes procedimentos/etapas:

 realizar as inscrições preenchendo os dados pessoais e corretos de cada atleta (incluindo RG, CPF e e-mail) e pagamento do valor total da equipe;

receber e guardar as 2 senhas de acesso (Fase 1 e 2) à Ficha de Inscrição online da equipe;

conferir se cada atleta preencheu e enviou online o Termo de Responsabilidade e Ficha Médica, para a Ecofloripa;

 orientar o motorista do carro de apoio, por meio do mapa de percurso, conforme regulamento;

 comparecer ao Congresso Técnico no dia 5/4 ou 6/4, nos horários disponíveis;

 retirar o KIT da equipe. Na impossibilidade de comparecimento do (a) coordenador (a), qualquer membro da equipe poderá retirá-lo, desde que tenha sido designado previamente pelo (a) Coordenador (a), por e-mail à Ecofloripa, até 27 de março. Para solicitações entre 28/03 a 07/04 haverá uma multa de R$ 50,00 por equipe.

Na retirada do KIT como atleta designado este deve apresentar RG (expedido nos últimos 10 anos) e a autorização preenchida pelo Coordenador (a) (ver modelo padrão no site da Ecofloripa).

A organização não se responsabiliza por extravios de correspondência, quer via correio ou internet.

Regra 18

– A organização da prova definiu um número máximo de vagas para cada categoria (veja a seguir). A equipe somente poderá mudar de categoria, depois de efetuada a inscrição, se houver vaga na categoria pretendida. Caso contrário ficará na mesma categoria. Se desistir de participar, não será devolvido o dinheiro da inscrição. Portanto, é preciso estudar/calcular o ritmo da equipe, para que esta consiga terminar a prova em tempo.

(8)

Categoria Nº máximo de vagas 1 – Aberta Elite 30 2 – Aberta mista 35 3 – Feminina 25 4 – Veterana Mista 10 5 – Veterana 40 20 6 – Veterana 50 10 7 – Veterana 60 5 8 – Dupla 30 9 – Participação A 30 – Participação B 100 – Participação C 100 – Participação R 60

NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO CORREDOR E POSTOS DE TROCA

Regra 19

– A equipe receberá, na véspera da prova (no seu KIT), os números de cada corredor (segundo sua posição definida no momento da inscrição da equipe). Todo o corredor das categorias I a IX deverá afixá-los na frente e atrás do corpo, com quatro alfinetes, em local visível (preferencialmente na camiseta) para identificação pelos árbitros.

Regra 20

– São 17 os Postos de Troca. Em seu respectivo momento e posição, todo corredor deverá passar por dentro do funil montado no Posto de Troca, mesmo que esteja dobrando (correndo duas seções seguidas), para registro de sua passagem e troca de corredor/bastão. Existe um espaço específico de espera para o atleta que iniciará a corrida no Posto. A arbitragem indicará essa posição.

Regra 21

– Um bastão (fornecido pela organização) deverá sempre estar de posse do (a) corredor (a) em atividade, sendo passado para o (a) próximo (a) corredor (a), dentro dos limites do funil no Posto de Troca.

(9)

LARGADAS E CHEGADA DA PROVA

Regra 22

– Tanto a largada, quanto a chegada da prova serão na Av. Beira-Mar Norte (Trapiche). A largada será entre 4h15min e 7h30min. O horário de largada da equipe será definido pela organização e divulgado com antecedência no site da Ecofloripa, de acordo com o tempo limite para cada categoria. O fechamento do Portal de Chegada se dará às 20h30min.

Existe um tempo limite (máximo) de prova em cada categoria do revezamento (que está descrito a seguir). Como já dito anteriormente, é de suma importância verificar o ritmo médio de corrida da equipe, para que não seja ultrapassado esse limite de tempo.

Nesse tempo total de prova está incluída a travessia do barco da seção 3 para a seção 4.

Categoria Tempo de Prova Ritmo de corrida

do (a) corredor (a) Largada 1 – Aberta Elite 12h30min 5:25 min/km 7h30 2 – Aberta Mista 13h45min 6:00 min/km 6h15 3 – Feminina 14h15min 6:05 min/km 6h00 4 – Veterana Mista 14h15min 6:05 min/km 6h00 5 – Veterana 40 13h30min 5:50 min/km 6h30 6 – Veterana 50 13h30min 5:50 min/km 6h30 7 – Veterana 60 15h15min 5:50 min/km 6h30 8 – Dupla 15h15min 6:30 min/km 5h00 9 – Participação A 13h00min 5:35 min/km 6h45 – Participação B 14h30min 6:10 min/km 5h15, 5h30 e 5h45** – Participação C 15h30min 6:35 min/km 4h15, 4h30 e 4h45** - Participação R 16h00min 6:50 min/km 7h00 e 7h15*, **

* Relargada simultânea no Posto 5 (Jurerê) às 7h15 e 7h30.

** Nessas categorias, nas quais existe mais de um horário de largada, a equipe que sair na (s) primeira(s) largada(s) disporá de alguns minutos a mais para completar a prova.

Regra 23

– Se alguma equipe chegar atrasada no horário de sua largada, esta poderá sair, até a última largada, desde que confirme sua presença com o árbitro responsável. No entanto, o tempo final da equipe será computado levando-se em consideração o horário que estava previamente definido pela organização.

Regra 24

– Na CHEGADA, no intuito de facilitar o trabalho da arbitragem, no que se refere a identificar o atleta/equipe que está “fechando a prova”, será demarcado um local, a 200m do Portal de Chegada, onde será computado o tempo oficial da prova. Somente a partir dali a equipe poderá acompanhá-lo (a) até a chegada (Regra 58). Acompanhantes, familiares e demais admiradores poderão saudar /fotografar/ cumprimentar a equipe apenas após a saída da Tenda de Medalhas.

(10)

HORÁRIO DE FECHAMENTO DOS POSTOS DE TROCA

Regra 25

– A partir do Posto de troca Nº 4, haverá um horário de fechamento. Este horário é independente do horário de largada. Haverá controle “britânico” nesse horário. A equipe que chegar após o horário será desclassificada oficialmente e abandonará a prova ou, se preferir, poderá se deslocar, de carro até a próxima seção ainda aberta e continuar participando da prova. Nesse caso, a equipe receberá medalha se estiver no pórtico de chegada da prova até às 20h30min.

Número e Nome dos Postos de Troca Horário de Fechamento Posto 04 – Praia da Daniela 10h55min Posto 05 – Jurerê Tradicional 11h15min Posto 06 – Cachoeira do Bom Jesus 11h10min Posto 07 – Praia Brava 12h15min Posto 08 – Praia dos Ingleses 12h45min Posto 09 – Praia do Santinho 13h10min Posto 10 – Praia de Moçambique 13h50min Posto 11 – Barra da Lagoa 14h20min Posto 12 – Praia da Joaquina 15h00min Posto 13 – Praia do Novo Campeche 15h30min Posto 14 – Praia da Armação 16h05min Posto 15 – Açores / Morro do Sertão 16h45min Posto 16 – Tapera 18h30min Posto 17 – Via Expressa Sul 19h45min Chegada – Av. Beira-Mar Norte (Trapiche) 20h30min

“PACING”

Regra 26

– Durante o percurso, o corredor poderá ser incentivado por seus colegas corredores, inclusive, correndo lado a lado, desde que não exista contato físico (Regra 53.i). Portanto, é permitido o “pacing”. Não é permitido “pacing” 200 metros antes ou após os postos de troca. Na seção 3, a pessoa/atleta que fizer o “pacing” não será transportada no barco/banana boat.

(11)

TRANSPORTE, VEÍCULOS DA EQUIPE E O LOCAIS DE PARADA/PASSAGEM

Regra 27

– O transporte da equipe para a prova e na prova será de responsabilidade da própria equipe.

Regra 28

– Os atletas não poderão ser transportados em veículos sem identificação da prova (punição de 15 min – Regra 53–m). O motorista do veículo da equipe deverá obedecer ao Código Nacional de Trânsito. Ao alugar veículos, a equipe deverá tomar cuidado, verificando se a empresa locadora está credenciada para transporte de passageiros. A Agência Oficial do evento (Açoriana Turismo) tem contato com locadoras de vans, motos e automóveis credenciadas, regularizadas e com motoristas devidamente orientados para esse tipo de transporte e evento.

Regra 29

– Próximo aos Postos de Troca, o tráfego de corredores e pedestres é preferencial.

Regra 30

– A equipe da categoria Dupla poderá utilizar apenas um veículo e uma moto. Nas demais categorias a equipe tem o direito de utilizar até dois veículos e uma moto. No caso de uso da moto o capacete é obrigatório também para o atleta transportado.

A cidade de Florianópolis tem tráfego intenso em vários pontos. O uso de dois veículos é mais vantajoso, principalmente para as equipes mais competitivas, pois assim, a equipe terá mais tempo para deixar e pegar corredores nos locais de troca. É necessário programar, antes da corrida, qual veículo ficará responsável por pegar ou deixar determinados atletas, o que não deve ser feito na última hora, para que não ocorram contratempos no percurso. Isto pode ajudar em trechos nos quais os corredores seguem um percurso e os carros, outro. É preciso tomar cuidado para que nenhum atleta seja esquecido.

Regra 31

– No KIT da equipe haverá adesivos para serem afixados nos carros/vans/motos de apoio. Serão dois adesivos, que deverão ser afixados nos vidros dianteiro e traseiro do veículo. A equipe será punida em 15 minutos no tempo final, a cada momento que estiver transportando atleta em carro não oficial da prova (Regra 53-m).

A organização não fará reposição dos adesivos. A equipe que usar somente um veículo deverá ter o adesivo com final Nº 1.

Regra 32

– Não será permitido o uso de ônibus, caminhão ou veículo aberto para transporte de corredores. Um micro-ônibus poderá ser utilizado, mas apenas como carro Nº 2 e assim, não poderá estacionar ou circular próximo aos Postos 3, 10 e 16. Evite a utilização de micro-ônibus, para facilitar o fluxo de veículos na prova.

Regra 33

– Somente o veículo devidamente identificado terá permissão de estacionar ou circular nas áreas próximas aos Postos de Troca, como também acessar o estacionamento na Praia da Joaquina (seção 12). Dentro da Base Aérea será permitida apenas a passagem do carro Nº 1 e motos com identificação da prova.

Regra 34

– Nas seções 3, 10 e 16 somente o carro de apoio Nº 1, com identificação da prova, poderá estacionar e circular para deixar e pegar atletas. Haverá um árbitro “bloqueando” a passagem do carro Nº 2. Haverá punição de 15 min para a equipe que estiver com o carro Nº 2 estacionado ou circulando nestas áreas. Já a moto (identificada) da equipe poderá estacionar ou circular em qualquer Posto de Troca.

HIDRATAÇÃO E ALIMENTAÇÃO DA EQUIPE

Regra 35

– Todo corredor pode receber água ou outro suprimento de seus parceiros ou do público durante o percurso. O veículo de apoio não poderá acompanhar o atleta que está correndo, numa distância inferior a 20 metros e nem atrapalhar o trânsito devido a sua lentidão. Haverá punição para isso

(12)

(Regra 53–f). Se a equipe precisar dar apoio ao atleta, deverá estacionar o seu veículo em local adequado e um dos colegas da equipe dará o suporte necessário.

Regra 36

– Cada equipe é responsável pela sua hidratação e alimentação durante a prova. Sugere-se que isto seja organizado com antecedência.

A organização do evento disponibilizará postos de água para o atleta nas seguintes seções: 3 (antes da travessia de barco), 6, 9, 11, 13 e 16.

Na Seção 15 (Morro do Sertão) haverá três postos – dois de água e outro de isotônico. Na Seção 16 (Tapera) haverá dois postos de água.

SINALIZACÃO NO PERCURSO DA PROVA

Regra 37

– É responsabilidade de cada equipe o conhecimento do percurso. A organização estará fornecendo mapa do percurso da prova, mas mesmo assim é imprescindível prestar atenção nas sinalizações específicas do evento (placas, marcas no chão e fitas amarelas da Eco Floripa), como também no staff identificado com camiseta da prova. Haverá o apoio da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária e do Corpo de Bombeiros Militar.

Regra 38

– Caso algum atleta erre o percurso, deve retornar ao local onde ocorreu o erro, para refazê-lo, podendo usar qualquer meio de transporte para este fim. Reforçando, se o corredor não encontrar mais sinalização alguma, deverá retornar até o local onde “errou” e corrigir o caminho.

É necessária atenção redobrada à sinalização, principalmente nas Dunas do Santinho (seção 9), e nas trilhas (seção 6 e 7).

Regra 39

– No dia do evento, o trânsito local não será interrompido, devido à extensão da prova, mas será controlado em cruzamentos ou locais mais perigosos. Portanto, é de responsabilidade do corredor zelar por sua segurança no trânsito, procurando tomar o máximo de cuidado nas ruas, avenidas e estradas. Para a segurança do atleta, não é recomendado o uso fone de ouvido, principalmente nas vias públicas com trânsito de veículos.

EM QUAL LADO DA RUA SE DEVE CORRER

Regra 40

– O atleta deverá correr na calçada, acostamento ou na lateral das pistas. É proibido correr nas faixas divisórias de pistas. De acordo com a seção, estas são as exigências sobre o lado da rua para o atleta correr:

SEÇÃO 1: na ciclovia, nos primeiros 5 km, e depois manter-se preferencialmente no lado esquerdo (contramão dos carros) até a Rodovia SC 401. A partir daí, manter-se no lado esquerdo (contramão) da Rodovia SC 401 até a primeira passarela. Então cruzar a via para o lado direito e manter-se assim até o final do percurso;

SEÇÃO 2: Retornar na Rodovia SC 401 e cruzar a passarela. Permanecer do lado esquerdo até o trevo para bairro de Cacupé. O restante do percurso é livre, devendo-se tomar cuidado nas curvas.

SEÇÃO 3: livre, mas preferencialmente manter-se do lado esquerdo. No km 5,1 haverá parada para travessia de barco para o Pontal da Daniela, onde ocorrerá uma nova largada do outro lado.

SEÇÃO 4: livre nos percursos de praia e trilha e na rua logo depois do Forte, manter-se do lado esquerdo; SEÇÃO 5: correr do lado esquerdo logo que sair da Praia Canajurê (km 1) e manter-se deste lado até chegar à Praia de Canasvieiras;

(13)

SEÇÃO 6: correr no lado esquerdo, depois que sair da praia, na Av. Luiz Boiteaux Piazza, depois

livremente, tomando cuidado nas trilhas e manter-se à esquerda, no asfalto, na descida de acesso à Praia Brava;

SEÇÃO 7: livre em todo percurso, cuidado na trilha: SEÇÃO 8: livre;

SEÇÃO 9: livre; SEÇÃO 10: livre;

SEÇÃO 11: lado esquerdo em todo o percurso; SEÇÃO 12: livre;

SEÇÃO 13: livre na praia e do lado esquerdo na Rodovia SC 406;

SEÇÃO 14: livre na praia, mas manter-se no lado esquerdo na rua e rodovia;

SEÇÃO 15: livre até o fim dos morros e depois manter-se, preferencialmente, à esquerda; SEÇÃO 16: correr na contramão dos carros até o início da ciclovia;

SEÇÃO 17: correr pela ciclovia da Via Expressa Sul até o final, depois correr pelo lado esquerdo até o Iate Clube Veleiros da Ilha, então manter-se na calçada, à esquerda, e terminar pela ciclovia.

ÁRBITROS DA PROVA

Regra 41

– Os árbitros da prova serão identificados com uma camiseta diferenciada e estarão em todos os Postos de Troca e em vários pontos estratégicos. Haverá também um árbitro coordenador geral do Posto de Troca. Eles devem ser respeitados e tratados com educação.

CONFIRMAÇÃO FINAL DA INSCRICÃO DA EQUIPE NA PROVA

Regra 42

– A equipe somente terá direito a correr no dia da prova se, até 15/03/2018, estiver ok com os seguintes itens:

A – ter pago a inscrição total da equipe e outras taxas devidas;

B – ter preenchido a ficha de inscrição da equipe na internet – FASE 1 (1ª senha enviada ao coordenador):

C – ter preenchido a ficha completa dos corredores na internet – FASE 2 (2ª senha enviada);

D – ter enviado por parte de todos os atletas da equipe, os Termos de Responsabilidade e Ficha Médica, via online para a Eco Floripa (cada atleta envia o seu);

E – no caso das categorias Veteranas, ter enviado também (por e-mail) a cópia do RG (com data de expedição inferior a 10 anos) de seus atletas.

Regra 43

– Os atletas cadastrados no sistema até 28/02/18 terão seus tamanhos de camisetas garantidos.

(14)

MUDANÇAS DE ÚLTIMA HORA E MULTAS

Essas mudanças na composição da equipe serão feitas somente pela organização da prova, pois o sistema de inscrição estará bloqueado.

Regra 44

– Cadastramento atrasado – a equipe que cadastrar os atletas após dia 15 de março pagará uma multa, por dia de atraso, de R$ 50,00 entre 16/03 à 22/03/2018 e de R$ 80,00 entre 23/03 à 27/03/2018. Após 28 de março a equipe será considerada excluída da prova.

Regra 45

– Documentação incompleta – A equipe que não preencher ou enviar a documentação de seu cadastramento completo, também receberá multa, que variará de R$ 50,00 a R$ 200,00, dependendo da quantidade de informações incompletas.

Regra 46

– Alterações na composição da equipe (inclusão ou reposicionamento) – No período de 23/03 a 27/03/2017, mediante pagamento de multa, poderá ser feita a inclusão de novo atleta, em todas as categorias, como também a troca de posição do atleta na escalação da equipe nas categorias Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista e Veteranas 40, 50 e 60.

Esta alteração no cadastro será realizada somente pela Organização da Prova, mediante dados do novo atleta, enviados pelo (a) Coordenador a), por e-mail, tendo como base a ficha de cadastro completa dos outros atletas da equipe.

No dia da inclusão, o (a) Coordenador (a) enviará para a Eco Floripa:

a) Termo de Responsabilidade e ficha médica preenchida online pelo atleta;

b) Comprovante de pagamento (por e-mail) da multa, de acordo com o período da alteração: A – De 16/03 a 22/03 – R$ 50,00 por atleta;

B – De 23/03 a 27/03 – R$ 80,00 por atleta;

Regra 47

– Não será feita, de forma alguma, alteração na composição da equipe no período de 28 de março a 7 de abril de 2017, pois a organização precisa da lista dos participantes com antecedência, para cumprir prazos com emissão de documentos burocráticos, como por exemplo seguro de acidentes pessoais.

ENTREGA DO KIT DA EQUIPE

Regra 48

– A entrega do KIT da equipe será nos dias 05/04/2018 (das 14h00 às 19h00) e 06/04/2018 (10h00 às 21h00h), no Majestic Palace Hotel, Av. Beira-Mar Norte, 2746, Centro de Florianópolis. O (a) Coordenador (a) é o responsável pela retirada do KIT da equipe.

CONGRESSO TÉCNICO VIRTUAL E PRESENCIAL

Regra 49

– Todo Coordenador (a) de equipe terá que participar/assistir ao Congresso Técnico, que será no auditório do Majestic Palace Hotel, Av. Beira-Mar Norte, 2746, onde serão dadas maiores informações e comunicadas possíveis alterações. A presença será registrada. Caso a equipe não tenha esse registro, perderá o direito de entrar com recurso, se necessário. Os dias e horários disponíveis serão os seguintes: No dia 05/04/2018: as 16h00 ou 19h00;

No dia 06/04/18: as 11h30min, 16h00 ou 19h00.

O Diretor Geral da prova, Prof. Carlos Roberto Duarte estará presente para esclarecimentos nos dias 5 e 6 de abril as 19h00.

(15)

Toda informação dada ou alterada no Congresso Técnico será considerada como parte do regulamento do Revezamento.

JANTAR DE MASSAS

Regra 50

– No dia 6 de abril de 2018, das 18h30min às 21h30min, será oferecido um jantar de massas, no Majestic Palace Hotel. Há necessidade de fazer reserva, ou seja, não haverá venda de ticket no dia. Haverá um limite de 1.100 jantares. Reservas somente até dia 15/03/2018, juntamente com envio, por e-mail de: comprovante de pagamento, nome da equipe e o número de tickets (para atletas e acompanhantes/familiares). Os tickets do jantar de massas serão entregues junto do KIT da equipe.

Os valores serão: R$20,00 para atleta e R$75,00 acompanhante

Uma lista com as equipes confirmadas para o jantar de massas estará disponível no site da prova, no Menu Inscrições/Confirmação de Jantar. Caso a equipe não esteja confirmada na lista, deverá entrar em contato com a Secretaria da Eco Floripa. É de responsabilidade de cada coordenador (a) verificar se sua equipe está na lista.

COMISSÃO DISCIPLINAR

Regra 51

– Haverá uma Comissão Disciplinar composta por cinco membros entre (corredores, técnicos e comissão organizadora), a qual decidirá sobre possíveis recursos recebidos no dia da prova. Essa comissão será composta e aclamada no dia 06/04/2018, durante o Congresso Técnico.

Qualquer reclamação/recurso sobre violação do regulamento por equipe adversária deverá ser entregue, na chegada da prova, por escrito e identificado, na Secretaria do Evento (tenda de chegada), até às 19 horas do dia 07/04/2018. Este recurso será analisado pela comissão disciplinar e poderá ser aceito ou não.

RESULTADOS OFICIAIS

Regra 52

- Os resultados da prova serão publicados até às 8h00 do dia 08/04/2018 Majestic Palace Hotel, como também no site ecofloripa.com.br/voltailha. Qualquer recurso sobre os resultados publicados poderá ser entregue por escrito na secretaria de apuração no Majestic Palace Hotel somente até às 8h30 do dia 08/04/2018. Este recurso será analisado pela comissão disciplinar e poderá ser aceito ou não.

PUNIÇÕES

Regra 53

– Haverá punição, na forma de acréscimo no tempo total de prova da equipe ou mesmo a desclassificação nas condições abaixo descritas.

ACRÉSCIMO de 15 minutos para a equipe que:

a) fornecer informações imprecisas a respeito do ritmo dos corredores, levando o grupo a ter um tempo final menor ou maior que 1h30min, exceto para a Categoria Dupla;

b) tiver um atleta correndo no lado da rua/estrada diferente daquele apresentado no regulamento (Regra 40);

c) deixar ou jogar lixo em local inapropriado, como: praia, mata, duna, rua, estrada, calçada, ou propriedade privada;

d) tiver o carro de apoio acompanhando o corredor numa distância inferior a 20 metros;

e) fizer a troca de bastão fora (10 a 20 metros) da zona demarcada do funil, sendo que além desta zona a equipe será desclassificada;

f) estacionar ou circular carro de apoio em local inadequado, não obedecendo às recomendações dos árbitros, causando problema no trânsito de corredores ou de outros veículos;

(16)

h) apresentar atitude antidesportista;

i) tiver algum atleta correndo em contato físico com outra pessoa, (por exemplo: estiver sendo puxado, apoiado);

k) tiver atleta usando apenas UM número. Serão adicionados, ao tempo total da equipe, 15min para cada atleta nessa situação;

l) estacionar ou circular o carro de apoio Nº 2 ou sem identificação, próximo das seções: 3, 10 e 16; m) transportar atleta em veículo sem identificação da prova ou não autorizado;

o) tiver atleta fazendo pacing nas proximidades do posto de troca (Regra 26);

Regra 54

– ACRÉSCIMO de 30 minutos no tempo final, para a equipe que: a) teve atleta “cortando caminho”;

b) teve carro de apoio ultrapassando o limite velocidade na Base Aérea ou desrespeitando outras regras do local.

Regra 55

– DESCLASSIFICAÇÃO para a equipe que:

a) teve o corredor utilizando qualquer meio de transporte para percorrer a seção a ele designada; b) não confirmou a largada na Av. Beira-Mar Norte com o árbitro;

c) iniciou a prova antes do horário definido pela organização;

d) realizou troca de bastão fora do funil do Posto de Troca (mais de 20m); e) apresentou atitudes que firam seriamente os princípios do Revezamento; f) chegou ao Posto de Troca depois do horário de fechamento (Regra 25); g) teve algum atleta correndo sem estar inscrito na prova.

h) teve atleta correndo sem pulseira de identificação/lacre ou se recusou a apresentar RG (Regra 7). i) se recusou a subir ao pódio na cerimônia de premiação ou tumultuou a mesma, não aceitando as

decisões da Comissão Disciplinar.

*Nos casos dos itens g e i, a equipe que assim procedeu será banida das próximas edições do Revezamento.

Regra 57

– A equipe ficará em última posição da categoria, se: a) teve atleta correndo fora de sua posição pré-definida ou b) correu com menos de 8 atletas, sendo nas categorias Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista ou nas Veteranas 40, 50 ou 60 (Regra 3 A e 6).

PREMIAÇÃO

Regra 58

– Na chegada, todos os corredores inscritos e coordenador deverão estar juntos e identificados com o número da prova ou pulseira, para que possam adentrar na arena e receber a medalha. O horário de fechamento do Portal de Chegada será às 20h30min. Se algum corredor não puder estar presente, sua medalha será entregue ao Coordenador (a). Não será enviada qualquer premiação pelo correio.

Regra 59

– A Cerimônia de Premiação acontecerá no dia 08/04/2018, às 9h30min, no Majestic Palace Hotel, Av. Beira-Mar Norte, 2746. Após a cerimônia será oferecido um café colonial.

(17)

Regra 60

– Receberão troféus as equipes com menor tempo de percurso, levando-se em conta a quantidade de inscritas em cada categoria:

Nº de equipes inscritas Quantas serão premiadas

2 a 4 Duas

5 a 24 Três

25 ou mais Quatro

Regra 61

– Qualquer situação não prevista neste regulamento será analisada pelos organizadores do Revezamento Volta à Ilha.

DOAÇÃO PARA INSTITUIÇÃO CARENTE

Com o objetivo de ajudar comunidades carentes locais será doado o valor de R$1,00 de cada atleta inscrito, a uma instituição carente situada na cidade de Florianópolis, SC.

HOSPEDAGEM COM TARIFAS PROMOCIONAIS, TRANSPORTE AÉREO

E LOCAÇÃO DE VEÍCULOS

(18)

Percurso da Prova e Graus de Dificuldade

Posto de Troca/Local Distâncias (km) Grau de Dificuldade Trecho Acumulada

01 – Saída – Av. Beira Mar Norte (Trapiche) 10,1 0,0 Fácil 02 – Rod. SC 401 – Decathlon 9,8 10,1 Difícil 03 – Santo Antônio da Lisboa (Praça) – travessia de

barco 8,0 19,9 Moderado

04 – Praia da Daniela 5,1 27,9 Moderado 05 – Jurerê Tradicional (fim da praia) 5,3 33,0 Moderado 06 – Cachoeira do Bom Jesus – Rua Otacílio Costa 10,4 38,3 Muito muito

difícil 07 – Praia Brava – Rua Ari Kardec B. Melo 5,2 48,7 Difícil 08 – Praia dos Ingleses – praia, final da R. Dante de Patta 4,7 53,9 Fácil 09 – Praia do Santinho – Posto Guarda-vidas 8,4 58,6 Muito difícil 10 – Praia do Moçambique 5,7 67,0 Muito difícil 11 – Barra da Lagoa – Cidade da Barra 8,1 72,7 Muito difícil 12 – Praia da Joaquina – Posto Guarda-vidas 4,9 80,8 Muito difícil 13 – Praia do Novo Campeche 7,7 85,7 Muito difícil 14 – Praia da Armação (perto da Lagoa do Peri) 9,3 93,4 Difícil 15 – Praia dos Açores / Morro do Sertão 16,7 102,7 O mais difícil 16 – Tapera – Fazenda da Ressacada 15,2 119,4 Difícil 17 – Via Expressa Sul – terminal ônibus do Saco dos

(19)

Posto de Troca/Local

Distâncias (km)

Grau de Dificuldade Trecho Acumulada

Chegada – Av. Beira-mar Norte (Trapiche) – 140,8 –

Recordistas do Revezamento Volta à Ilha

PERCURSO DE 140 KM

Categoria Nome Equipe Cidade/Estado Tempo Ano Geral Beckhauser Malhas Tubarão/SC 08h01min05s (3:26 min/km) 2013 Dupla Cia dos Cavalos 361º Porto Alegre/RS 09h49min50s (4:10 min/km) 2017 Aberta Elite

Beckhauser Malhas Tubarão/SC 08h01min05s (3:26 min/km) 2013

Aberta

Mista SESI/HF Belo Horizonte/MG 09h20min34s (4:00 min/km) 2014 Feminina Equipiaza Mulheres Curitiba /PR 11h02min10s (4:44 min/km) 2015 Vet. Mista Transpallet Air Cargo Service Brasília/DF 09h33min51s (4:06 min/km) 2013 Veterana 40 Reveza Racing

adventure/Konsolle Pouso Alegre/MG 09h36min10s (4:07 min/km) 2012

Veterana 50 Cia dos Cavalos / Poupex Porto Alegre/RS 10h41min17s (4:35 min/km) 2015 Veterana 60 Chaõ de Aterro Rio de Janeiro/RJ 12h28min27s (5:19 min/km) 2017

(20)

Campeões Gerais e por Categoria de 2012 a 2017

17º REVEZAMENTO – 2012 – 140 KM

Campeão Geral Beckhauser Malhas – Tubarão/SC 08h07min33s (3:29

min/km)

1º lugar Cat. Aberta Paquetá Esportes Asics – Porto Alegre/RS 08h19min35s (3:34

min/km) 1º lugar Cat. Aberta

Mista Nike Mix – Marília/SP

10h05min53s (4:20 min/km)

1º lugar Cat. Fem Michelle Moraes – Porto Alegre/RS 11h22min11s (4:52

min/km)

1º lugar Cat. Vet. 40 Revezaracingadventure/konsolle – Pouso Alegre/MG 09h36min10s (4:07

min/km)

1º lugar Cat. Vet. Mista Campos Running/Paquetá Esportes Vet – Novo

Hamburgo/RS

09h48min27s (4:12 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 50 Chão de Aterro – Rio de Janeiro/RJ 11h01min08s (4:43

min/km)

1º lugar Cat. Dupla André Villarinho/ASICS – Senador Canedo/GO 10h18min48s (4:25

min/km)

18º REVEZAMENTO – 2013 – 140 KM

Campeão Geral Beckhauser Malhas – Tubarão/SC 08h01min05s (03:26 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Paquetá Esportes – Asics – Faccat – Porto

Alegre/RS 08h11min08s (03:30 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Mista Sesi/Hf – Belo Horizonte /MG 09h20min41s (04:00 min/km)

1º lugar Cat. Fem. André Villarinho Feminina – Senador Canedo/GO 11h31min51s (04:57 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 40 Relovoux/Hidra – Curitiba/PR 09h43min52s (04:10 min/km)

1º lugar Cat. Vet. Mista Transpallet Air Cargo Service – Brasilia/DF 09h33min51s (04:06 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 50 Chão Do Aterro – Rio De Janeiro/RJ 10h56min46s (04:41 min/km)

(21)

19º REVEZAMENTO – 2014 – 140 KM

Campeão Geral Supermercado Jacomar – Curitiba / PR 09h09min41s (03:56 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Amigos do Freire – Curitiba/PR 09h32min41s (04:05 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Mista SESI/HF – Belo Horizonte/MG 09h20min34s (04:00 min/km)

1º lugar Cat. Dupla Cia dos Cavalos / INDOMIT – Porto Alegre/RS 10h12min57s (04:23 min/km)

1º lugar Cat. Fem. Cia dos Cavalos Feino – Porto Alegre/RS 11h46min52s (05:03 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 40 Nossa Saúde-Criozan – Curitiba/PR 09h45min43s (04:11 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 50 Chão do Aterro – Rio de Janeiro/RJ 11h24min37s (04:53 min/km)

1º lugar Cat. Vet. Mista Running/Paqueta Esportes – Novo Hamburgo/RS 10h12min41s (04:23 min/km)

20º REVEZAMENTO – 2015 – 140 KM

Campeão Geral Cia dos Cavalos / Flex Nutrition – Porto Alegre 08h37min45s (3:42 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Supermercado Jacomar – Curitiba 09h01min20s (3:52 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Mista Base 1 – Caxias do Sul 09h52min12s (4:14 min/km)

1º lugar Cat. Feminina Equipiaza Mulheres – Curitiba 11h02min10s (4:44 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 40 Nossa Saúde – Curitiba 09h42min19s (4:10 min/km)

1º lugar Cat. Vet. Mista Campos Running/Paquetá Esp. – Novo Hamburgo 10h15min01s (4:24 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 50 Cia dos Cavalos / Poupex – Porto Alegre 10h41min17s (4:35 min/km)

1º lugar Cat. Dupla André Villarinho – Senador Canedo 10h29min30s (4:30 min/km)

21º REVEZAMENTO – 2016 – 140 KM

Campeão Geral D-RUN BIONEXO

SKECHERS II Campinas/SP 09h08min30s (03:58 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Cia dos Cavalos / 361° Porto Alegre/RS 09h12min41s (04:00 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Mista HF Treinamento Esportivo Belo Horizonte/MG 10h18min45s (04:29 min/km)

1º lugar Cat. Fem. Clube da Endorfina Vênus Porto Alegre/RS 11h19min58s (04:56 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 40 Relouvox Curitiba/PR 10h04min03s (04:23 min/km)

1º lugar Cat. Vet. Mista AndreVillarinho Senador Canedo/GO 11h09min00s (04:51 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 50 Os Velhotes São Paulo/SP 10h55min49s (04:45 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 60 Gautama Sex Florianópolis/SC 13h15min25s (05:46 min/km)

(22)

22º REVEZAMENTO – 2017 – 140 KM

Campeão Geral D-Run Bionexo I Campinas SP 08h45min18s (03:44 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Supermercado Jacomar / CR

Runners Curitiba/PR 09h01min15s (03:59 min/km)

1º lugar Cat. Aberta Mista CINDACTA/CR Runners

Brasil/Jacomar Curitiba/PR 10h15min17s (04:22 min/km)

1º lugar Cat. Fem. Lebrinha Cuiabá/MT 11h14min09s (04:47 min/km)

1º lugar Cat. Vet. Mista Clube de Corrida Formacco Vet Florianópolis/SC 10h53min52s (04:38 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 40 Supermercado Jacomar/CR

Runners Vet Curitiba/PR 09h51min54s (04:12 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 50 Os Velhotes Vet 50 São Paulo/SP 10h59min02s (04:41 min/km)

1º lugar Cat. Vet. 60 Chão do Aterro Rio de Janeiro/RJ 12h28min27s (05:19 min/km)

(23)

Trajeto Descritivo do Percurso

SEÇÃO 1 – SAÍDA

Carro 1 e 2: zerar o odômetro, seguir na Av. Beira-Mar Norte (sentido norte) até o retorno em frente da Rodoviária (km 1,6). Então voltar pela mesma Avenida, passando pela largada, Supermercado Angeloni (km 7,2) e logo a seguir subir o viaduto de Centro Integrado de Cultura (CIC), seguindo a placa NORTE DA ILHA (km 7,5). Seguir pela Av. da Saudade e depois pela Rodovia SC 401, passando direto pelo trevo para a Lagoa (km 8,8). No trevo para o Bairro João Paulo (km 9,3), poderá seguir o percurso dos atletas, virando à esquerda, subir o viaduto (km 9,5) que passa sobre a Rod. SC 401, seguir pela Rua João Paulo. No caminho mais curto poderá seguir direto pela Rod. SC 401. Imediatamente antes do viaduto do Monte Verde (km 11,7) entrar na pista lateral e seguir até a Decathlon (km 12,5).

Corredor: Ir pela ciclovia da Av. Beira Mar-Norte no sentido norte, passando pelo CIC, continuando à esquerda pela ciclovia na Av. da Saudade. Depois manter a esquerda na Rod. SC401, até o trevo para o Bairro João Paulo, entrando à esquerda e seguir pelo bairro até o trevo da Rod. SC401. Ir na contramão e mais.300m subir na passarela para o outro lado da Rodovia e seguir por mais 200m até a Decathlon.

SEÇÃO 2 – SC-401, DECATHLON

Carro 1: Zerar o odômetro ir na SC 401 2 km, entrar à direita no trevo para Cacupé, passando debaixo da SC 401 e logo em seguida entrar à direita para Cacupé (km 2,6). Seguir pela Rod. Haroldo Soares Glavan, passando em frente à Colônia de Férias do SESC em Cacupé (km 4,3). Seguir em frente até o N° 5950 (km 8,0) e entrar a esquerda no Caminho dos Açores até a Igreja de Santo Antônio de Lisboa (km 9,6).

Carro 2: no trevo para Cacupé será bloqueado sua passagem, pois deverá seguir direto para a Seção 4 (Praia da Daniela). Deverá seguir pela SC 401 passando pelo trevo de Santo Antônio (km 5,9), depois o pedágio desativado (km 6,5). Virar à direita para o Jurerê (km 8,9). Seguir pela Rodovia SC 404, para o Jurerê Internacional. Passar pelo trevo para o Jurerê Internacional (km 13,2) e segui pela Rod. Pontal do Jurerê para a Praia da Daniela, estacionado próximo à praia (km 16,0).

Corredor: retornar na Rod. SC 401 por 200m e cruzar a passarela para o outro lado. Depois seguir pela contramão na SC 401 por mais 2,4 km e virar à esquerda para Cacupé. Então fazer o mesmo percurso do carro1. Muita atenção nas curvas.

SEÇÃO 3 – SANTO ANTONIO

Carro 1: Zerar o odômetro. Virar à direita 100m à frente (placa Ingleses/Canasvieiras) e continuar na Rua Padre Lourenço Andrade, passando em frente ao terminal de ônibus (km 1,0), passar por baixo do viaduto e seguir sentido norte da Rod. SC 401 (km 1,3), passando pelo pedágio desativado (km 2.0). Virar à direita para o Jurerê (km 4,4). Seguir pela Rodovia SC 404, para o Jurerê Internacional. Passar pelo trevo para o Jurerê Internacional (km 8,7) e segui Pela Rod. Pontal do Jurerê para a Praia da Daniela, estacionado próximo à praia (km 11,5).

Corredor: Seguir para Sambaqui pela Rod. Gilson da Costa Xavier sentido Sambaqui. No restaurante (km 3,3) virar à direita, indo até a última prainha (km 5,1). Terá uma parada para travessia de barco para o Pontal da Daniela. Não será computado o tempo de travessia de barco que dura em torno de 15min (2 km). No Pontal da Daniela será dada uma nova largada pelos árbitros locais. O corredor seguirá por mais 2,9 km pela praia da Daniela.

SEÇÃO 4 – PRAIA DA DANIELA

Carro 1 e 2: Zerar o odômetro. Voltar pelo mesmo caminho e no trevo para Jurerê Internacional virar à esquerda (km 2,8). Seguir pela Av. das Raias até a Av. dos Búzios (km 3,9), então entrar à direita até a Av. Mauricio Sirotsky Sobrinho (km 5,3). Virar à esquerda por mais 200m e estacionar próximo à praia.

Corredor: Seguir por um caminho no final da Praia da Daniela e por uma trilha de 800m até a Praia do Forte (km 1,0). Seguir pela praia do Forte e no final, subir uma trilha de 200m até o Forte de São José. Descer por 300m a Rua do Forte até o início da Praia de Jurerê Internacional (km 2,2), seguindo pela praia até o Jurerê Tradicional.

(24)

SEÇÃO 5 – JURERÊ TRADICIONAL

Carro 1 e 2: Zerar o odômetro. Seguir pela Al. César Nascimento (sentido leste) até o trevo (km 0,5), pegando a esquerda na Rua Tertuliano Brito Xavier, passando pelo Iate Clube Veleiros da Ilha (km 1,7). Seguir passando pela Rua Dep. José Bahia Bittencourt (km 2,8), pela Rua das Flores (km 3,5). Virar à esquerda na Rua F.G (Chico Camarão) (km 4,0), passando em seguida pela Escola Osmar Cunha. Seguir até a rotatória para Cachoeira do Bom Jesus / Ponta das Canas (km 4,7) e seguir pela Av. Luiz Boiteux Piazza até a Rua Otacílio Costa, Posto de gasolina (km 6,7). Então virar à esquerda e estacionar do lado do lado direito próximo à paia.

Corredor: Seguir pela Praia de Jurerê até o final, e depois pela Praia de Canajurê, passando nos fundos do Iate Clube Veleiros da Ilha. Sair da praia ao lado do Camping da Croa e pegar à esquerda na Rua Tertuliano Brito Xavier, virar à esquerda na Rua Dep. José Bahia Bittencourt, seguindo até chegar à Praia de Canasvieiras. Virar à direita, correndo toda a Praia de Canasvieiras e em seguida a Praia de Cachoeira do Bom Jesus até altura da Rua Otacílio Costa.

SEÇÃO 6 – CACHOEIRA DO BOM JESUS

Carro 1 ou 2: Zerar o odômetro. Volta pela Rua Otacílio Costa até a Av. Luiz Boiteux Piazza (km 0,3), então virar á esquerda, passando pelo trevo dos Ingleses (km 1,3), seguindo até o trevo para Praia Brava (km 4,7), virar à direita na Rua Jaime Arruda Ramos e continuar na Av. Epitácio Bittencourt. Subir e descer o Morro da Brava, então virar à direita (km 6,0) na Av. Tom Traucoitt Wildi, e à esquerda na Rua Sinesio Duarte (km 6,3).

Carro 1 ou 2 – direto para a Seção 9: Zerar o odômetro – Voltar pela Rua Otacílio Costa até a Av. Luiz Boiteux Piazza (km 0,3), então virar à esquerda, passando pelo trevo dos Ingleses (km 1,3). Virar à direita na Rua Leonel Pereira, seguindo para os Ingleses até a Rod. SC 403 (km 4,4). Seguir na Rod. SC403 até a Casa de espetáculo Albino (km 5,4). Virar à esquerda na Av. Internacional e logo em seguida (km 5,7) virar à direita na Rua Luiz Elias Daux e em seguida na Rua Dante de Patta até o final (km 6,8), estacionado nesta rua.

Corredor: seguida a Praia de Cachoeira do Bom Jesus, saindo no Jardim Gizele (km 1,6). Depois virar à esquerda na Av. Luiz Boiteux Piazza (lado esquerdo da rua) até quase o final. Virar à esquerda (km 4,0) na Rua Dep. Fernando Viegas até Ponta das Canas. Seguir pela Rua Jornalista Jaime de Arruda, passar pela Lagoinha (km 6,0). Então virar à esquerda na Rua Con. Walmor Castro até o final, (km 7,0), onde se inicia a trilha. Esta trilha tem 3 km com uma subida bem forte no início. Quando chegar ao asfalto virar à esquerda e mais 100m virar à esquerda na Av. Tom Traucoitt Wildi. Logo em seguida virar à direita na Rua Antônio Jorge Salum até o final e virar à direita na Praia Brava.

SEÇÃO 7 – PRAIA BRAVA

Carro 1 ou 2: Zerar o odômetro. Retornar no mesmo caminho, pela Av. Tom Traugott Wildi, virando à esquerda (km 0,7) na Av. Epitácio Bittencourt. Ao chegar ao trevo para Ponta das Canas, (km 2,0), virar à esquerda na Av. Luiz Boiteux Piazza. No trevo para os Ingleses (km 5,4), virar à esquerda na Rua Leonel Pereira, seguindo para os Ingleses até a Rod. SC 403 (km 7,5). Seguir à direita Rod. SC 403 sentido centro e fazer o retorno (km 8,5). Então seguir pela SC 403 sentido aos Ingleses até Casa de espetáculo Albino (km 10,5). Virar à esquerda na Av. Internacional e logo em seguida (km 10,8) virar à direita na Rua Luiz Elias Daux e em seguida na Rua Dante de Patta até o final (km 11,9), estacionado nesta rua.

Corredor: Ir até o final da praia (km 0,8), então seguir por uma trilha com subida até o km 1,8, onde tem uma descida com muitas pedras. Chegar atrás dos últimos prédios, no final da Rua das Gaivotas, Ingleses (km 2,9). Entrar em um deque até a praia e depois à direita pela praia até o posto de controle (km 5,2).

SEÇÃO 8 – PRAIA DOS INGLESES – PARA SEÇÃO 10 (SANTINHO)

Carro 1 ou 2: Zerar o odômetro. Ir sentido sul na Rua das Gaivotas até a Rod. SC403 (km 0,4), então virar à esquerda e logo em seguida à direita (km 0,5) na Rua João Nunes Vieira e em seguida (km 0,7) virar à esquerda na Rua Mercúrio até o final (km 0,9), virar à direita na Rua Dom João Becker até o final (km 2,5), então à direita na Rua Vereador Onildo Lemos até a entrada para Praia do Santinho. Na Rua Raul Pereira Caldas (km 4,5), virar á esquerda e estacionar próximo à praia.

Carro 1: direto para a Seção 11. Zerar o odômetro. Ir sentido sul na Rua das Gaivotas até a Rod. SC403 (km 0,4), então virar à esquerda e logo em seguida à direita (km 0,5) na Rua João Nunes Vieira e em seguida (km 0,7) virar à direita na Rua Mercúrio. Depois pegar à esquerda (km 1,7) na Rod. João Gualberto Soares, fazer uma curva à esquerda (km 5,9), passando pelo Rio Vermelho – igreja (km 8,7), pelo cruzamento para a Praia do Moçambique (km 12,4). Virar à esquerda na estrada de terra e mais 500m chega-se ao Posto de Troca. Muita atenção ao estacionar, pois o espaço é limitado. PROIBIDO o carro 2 e micro-ônibus.

Carro 1 ou 2: direto para a Seção 12. Zerar o odômetro. Ir sentido sul na Rua das Gaivotas até a Rod. SC403 (km 0,4), então virar à esquerda e logo em seguida à direita (km 0,5) na Rua João Nunes Vieira e em seguida (km 0,7) virar à direita na Rua Mercúrio. Depois pegar à esquerda (km 1,7) na Rod. João Gualberto Soares, fazer uma curva à esquerda (km 5,9),

(25)

passando pelo Rio Vermelho – igreja (km 8,7), pelo cruzamento para a Praia do Moçambique (km 12,4), depois camping da CIDASC (km 16,8), seguindo até o trevo Cidade da Barra (km 18,6), para Barra da Lagoa. Fazer o balão para a esquerda e seguir pela Rua Cidade de Córdoba até próximo ao Projeto Tamar (km 19,2).

Corredor: Ir pela Praia dos Ingleses até o final e virar à direita numa trilha de areia para a Praia do Santinho continuando na praia até o Posto Salva Vidas.

SEÇÃO 9 – SANTINHO

Carro 1: Zerar o odômetro. Retornar pela Rua Raul Pereira Caldas até a Rua Ver. Onildo Lemos (km 0,4), virar à direita, continuando pela Rua Dom João Becker até o centro dos Ingleses (km 4,4). Então pegar à esquerda na Rua João Nunes Vieira e logo em seguida (km 4,6) ia à direita. Depois pegar à esquerda (km 5,6) na Rod. João Gualberto Soares, fazer uma curva à esquerda (km 9,8), passando pelo Rio Vermelho – igreja (km 12,6). No cruzamento para a Praia do Moçambique (km 16,3) virar à esquerda e andar mais 500m.

OBS: neste percurso se gasta, de carro, uns 30 minutos.

Corredor: Sair da praia e subir a Rua Raul Pereira Caldas até o final e virar à esquerda na Rua Vereador Onildo Lemos por mais 400m e no final entrar em uma trilha e areia, passando pelas Dunas do Santinho (km 1,7), depois pegar outra trilha de areia à esquerda, que chega à Estrada da Praia do Moçambique (km 3,1). Seguir à direita nesta estrada ao lado da Praia de Moçambique até o km 8,4.

SEÇÃO 10 – PRAIA DO MOÇAMBIQUE

Carro 1: Zerar o odômetro. Voltar para a Rod. João Gualberto (0,5km) e virar à esquerda até o Camping do Rio Vermelho (CIDASC) (km 5,0). Seguir até o trevo Cidade da Barra (km 6,8), para Barra da Lagoa. Fazer o balão para a esquerda e seguir pela Rua Cidade de Córdoba até próximo ao Projeto Tamar (km 7,4),

Corredor: deverá seguir pela praia sentido Barra da Lagoa até a altura do Projeto Tamar. SEÇÃO 11 – BARRA DA LAGOA

Carro 1 e 2: Zerar o odômetro. Voltar até a Rod. João Gualberto (km 0,6), virar à esquerda, passando pelo 2º trevo da Barra da Lagoa (km 1,7), cruzar o canal da Barra, passando pelo Bar Ponto de Vista (km 3,4), pela Praia Mole (km 3,9) até o trevo para Praia da Joaquina (km 5,4). Virar à esquerda na Av. Prof. Acácio Garibaldi S. Thiago até a Praia da Joaquina (km 7,5). Todos os carros com identificação da Prova terão direito a estacionamento gratuito.

Carro 1 ou 2 (direto para a Seção 13 – Campeche): Zerar o odômetro. Seguir na Rod. João Gualberto, passando pelo 2º trevo da Barra da Lagoa (km 1,7), cruzar o canal da Barra, passando pelo Bar Ponto de Vista (km 3,4), pela Praia Mole (km 3,9) até o trevo para Praia da Joaquina/ Lagoa (km 5,4). Virar à direita na Av. Prof. Acácio Garibaldi S. Thiago até a Lagoa (km 5,5) e seguir à esquerda na Av. das Rendeiras até a Rua Ver. Osni Ortiga (km 7,5). Virar à esquerda para o Rio Tavares, passando pelo trevo do Canto da Lagoa (km 11,0), pelo Rio Tavares / Pedreira Pedrita (km 13,2). Virar à esquerda (km 13,5) na Av. Campeche, passando ao lado da Lagoa Pequena (km 14). Em seguida no km 14,8 virar à esquerda na Rua Nicolau João de Abreu. (Novo Campeche). Estacionar nas ruas próximas. O Posto de Troca fica na praia.

Corredor: Na praia por 300m, depois virar à direita na Rua Angelina J. Santos, depois à direita na Rua Inelzyr B. Bertioli e depois fazer o mesmo caminho dos carros, sempre pela contramão.

SEÇÃO 12 – PRAIA DA JOAQUINA

Carro 1: se tem 2 carros e o carro 2 foi para a seção 13, deve ir direto para a Seção 14: Zerar o odômetro. Voltar pela Av. Prof. Acácio Garibaldi S. Thiago, chegando à Lagoa da Conceição (km 2,4) e seguir à esquerda na Av. das Rendeiras até a Rua Ver. Osni Ortiga (km 4,4). Virar à esquerda para o Rio Tavares, passando pelo trevo do Canto da Lagoa (km 7,9), pelo Rio Tavares / Pedreira Pedrita (km 10,1). Continuar pela Rod. Antônio Gonzaga, passando pelo trevo para o centro (km 14,0, virar à esquerda na SC 405 passando pelo Trevo do Campeche (km 15,0), Trevo do Erasmo (km 19,1). Pegar à esquerda na SC 406, passando pelo Morro das Pedras (km 21,5) e seguir até a Lagoa do Peri (km 22,5). OBS: neste trecho demora-se de carro 35 minutos. Se tiver apenas um veículo e for se deslocar para a Seção 13: Zerar o odômetro. Voltar pela Av. Prof. Acácio Garibaldi S. Thiago, chegando à Lagoa da conceição (km 2,4) e seguir à esquerda na Av. das Rendeiras até a Rua Ver. Osni Ortiga (km 4,4). Virar à esquerda para o Rio Tavares, passando pelo trevo do Canto da Lagoa (km 7,9), pelo Rio Tavares / Pedreira Pedrita (km 10,1). Virar à esquerda (km 10,4) na Av. Campeche, passando em frente a Lagoa Pequena (km 10,9) e em seguida virar à esquerda (km 11,7) na Rua Nicolau João de Abreu (Novo Campeche). Estacionar nas ruas próximas. O Posto de Troca fica na praia.

Referências

Documentos relacionados

O presente trabalho analisou por meio da interdisciplinaridade os efeitos causados pelo crime ambiental e social oriundos do rompimento da barragem 1, da mina do Córrego do Feijão, no

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Que o Conselho Deliberativo solicite estudo viabilizando proposta de aumento do AFA, de 20% para 50% do Plano de Pecúlio Facultativo (PPF), contemplando os já

Para tal, foram testadas as seguintes hipóteses; i- em locais mais íngremes ocorre maior substituição de espécies de macrófitas, visto que essas áreas são mais instáveis devido a