• Nenhum resultado encontrado

Tax Scan Analytics Manual do Usuário Interno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Tax Scan Analytics Manual do Usuário Interno"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

t

Tax Scan Analytics – Manual do Usuário Interno

Cadastro de Grupo Econômico, Cliente, Usuário

Externo e Projeto

(2)

2 3.5 Cadastrar e Acessar um Projeto... 9

3.5.1 Cadastrar um Projeto 9

3.5.2 Acessar um Projeto 19

(3)

3

1. INTRODUÇÃO

Este documento tem finalidade de detalhar os procedimentos que devem ser adotados pelo usuário interno para o cadastro de suas funcionalidades favoritas e cadastro de grupo econômico, cliente, usuário externo e novo projeto.

2. ACESSANDO A FERRAMENTA TAX SCAN ANALYTICS

Para ter acesso ao Tax Scan Analytics, o usuário interno deverá realizar o login no site www.taxscananalytics.deloitte.com.br por meio de autenticação de MFA cadastrado anteriormente.

O usuário em seu primeiro acesso deverá aceitar os termos e condições, clicando no box com o texto “EU ACEITO OS TERMOS E CONDIÇÕES” e no botão “Eu Aceito”.

3. UTILIZANDO AS FUNCIONALIDADES

3.1 Inserir suas funcionalidades favoritas

Após o usuário aceitar os termos e condições, será apresentado a home do Tax Scan Analytics na qual o usuário deverá clicar em Editar, conforme imagem abaixo:

-

Posteriormente, será apresentado uma tela onde o usuário deverá clicar em “ADICIONAR”

para incluir as suas funcionalidades favoritas.

(4)

4 Serão exibidos os seguintes atalhos: “Cadastro Usuário”, “Cliente”, “Dashboards”, “Projeto”,

“Grupo Econômico” e “Cadastro de Categoria Cliente”1. O usuário deverá selecionar as funcionalidades desejadas no botão “+” presente ao lado para inserí-las no menu de favoritos, como na imagem abaixo:

As funcionalidades selecionadas estarão disponíveis na tela inicial do Tax Scan Analytics.

1 Estas funcionalidades serão detalhadas mais a frente neste manual.

(5)

5

3.2 Cadastrar grupo econômico

Para cadastrar um novo grupo econômico2, o usuário deverá clicar na opção “Grupo Econômico”, presente na tela inicial caso tenha optado pela funcionalidade como favorita e clicar no botão NOVO.3 Se o usuário não tenha optado como favorita, clicar no ícone à esquerda (em verde) para acessar a opção Grupo Econômico.

Na tela de cadastro do grupo econômico, Clique em Novo, conforme imagem abaixo:

Na tela “Editar Grupo Econômico”, insira o nome do grupo econômico, e logo após informe os domínios de e-mail a serem vinculado, em seguida clique em Salvar.

O domínio do grupo econômico será utilizado para vincular automaticamente, no momento do cadastro, um usuário externo a um determinado grupo econômico, identificando qual grupo econômico por meio do domínio de e-mail do usuário.

2 Empresas distintas, com personalidade jurídica própria, mas sob a direção, controle ou administração de outra, formando assim um grupo específico;

3 Caso a opção não esteja visível, favor seguir os passos informados na etapa anterior “3.1. Inserir funcionalidades favoritas”.

(6)

6 Após adicionar um grupo econômico e vincular um domínio a ele, na tela de busca é possível observar quais os domínios vinculados:

3.3 Cadastrar novo cliente

Para cadastrar um novo cliente (estabelecimento), o usuário deverá clicar na opção “Cliente”, presente na tela inicial caso tenha optado pela funcionalidade como favorita e clicar no botão NOVO4. Se o usuário não tenha optado como favorita, clicar no ícone à esquerda (em verde) para acessar a opção Cliente.

4 Caso a opção não esteja visível, favor seguir os passos informados na etapa anterior “3.1. Inserir funcionalidades favoritas”.

(7)

7 Na tela “Incluir Cliente”, ao preencher todos os campos abaixo, selecionar o tipo “Matriz” ou

“Filial”, dependendo do estabelecimento que está cadastrando e clicar no botão “SALVAR”.

3.4 Cadastrar novo usuário externo

Para cadastrar um novo usuário externo5, o usuário deverá clicar na opção “Cadastro de Usuário”, presente na tela inicial caso tenha optado pela funcionalidade como favorita e clicar no botão “NOVO”6. Se o usuário não tenha optado como favorita, clicar no ícone à esquerda (em verde) para acessar a opção Cadastro de Usuário.

5 O termo usuário externo refere-se às pessoas que não estão vinculadas à Deloitte, como por exemplo os colaboradores de nossos clientes.

6 Caso a opção não esteja visível, favor seguir os passos informados na etapa anterior “3.1. Inserir funcionalidades favoritas”.

(8)

8 Recomenda-se que antes de cadastrar um novo usuário, verifique na barra de pesquisa se o usuário já não está cadastrado.

Após clicar em “NOVO”, informe o “NOME” e “E-MAIL”. Com isso o domínio será preenchido automaticamente, e será utilizado para vincular automaticamente o usuário a um grupo econômico que tenha esse domínio vinculado.

Nas permissões globais, você selecionará o tipo de projeto que irá ser utilizado.

Na sequência clicar no botão “SALVAR” para finalizar o cadastro.

Caso o domínio informado não esteja vinculado ainda a nenhum grupo econômico, a seguinte mensagem é exibida:

(9)

9 Ao clicar em “CADASTRAR DOMÍNIO”, o usuário será redirecionado para a tela de “EDITAR GRUPO ECONOMICO”, onde poderá adicionar o domínio ao grupo econômico.

O Usuário deverá adicionar o nome do grupo econômico e logo após informar o domínio que deseja inserir a tal grupo econômico. Abaixo segue um exemplo de preenchimento após adicionar um domínio ao grupo econômico.

3.5 Cadastrar e Acessar um Projeto

3.5.1 Cadastrar um Projeto

Para cadastrar um novo projeto o usuário deverá clicar na opção “Projeto” caso tenha optado pela funcionalidade como favorita e clicar em “NOVO” para iniciar o cadastro. Se o usuário não tenha optado como favorita, clicar no ícone à esquerda (em verde) para acessar a opção Projeto.

(10)

10 O processo para cadastro do projeto será realizado por “passos” a serem seguidos pelo usuário, da seguinte maneira:

PASSO 1

O usuário deverá preencher os campos:

Nome: informar como será chamado o projeto;

Engagement ou Oportunidade7: informar o engagement do projeto;

Válido até: informar até quando o projeto estará disponível para acesso;

Sócio: informar o nome do sócio responsável do projeto;

Gerente: informar o nome do gerente responsável do projeto;

Tipo de Projeto: informar qual tipo de projeto o Tax Scan Analytics será utilizado; e

Nome Visualizado pelo Cliente: informar o nome do projeto que será visualizado pelos usuários externos (se necessário).

7 Caso seja preenchido como uma oportunidade, o usuário tem um prazo de até 6 meses para informar o engagement, caso contrário o projeto é bloqueado até o preenchimento do engagement.

(11)

11 Após o preenchimento dos campos, o usuário deverá clicar no botão “SALVAR” para prosseguir para o Passo 2.

PASSO 2

O usuário deverá selecionar qual o cliente e o(s) estabelecimento(s) que fará(ão) parte do projeto utilizando a barra de pesquisa (item 1).

Caso o usuário não tenha cadastrado o cliente na funcionalidade de “Cadastro de Cliente”, poderá fazê-lo pelo botão “SELECIONAR CLIENTE A PARTIR DE ARQUIVO”8, no qual o usuário selecionará um arquivo, o qual a ferramenta, automaticamente, trará as informações do registro cadastral para confirmação ou, ainda, poderá acionar o botão “NOVO CLIENTE”, onde será aberto um pop-up para incluir as informações de nome, CNPJ, IE e grupo econômico.

Ao localizar o cliente na barra de pesquisa, a razão social será apresentada em uma caixa no campo “Demais Clientes”, a qual deverá ser arrastada para a direita em “Clientes Selecionados” e, posteriormente, escolhido(s) o(s) CNPJ(s) envolvido(s) no projeto.

8 A seleção do cliente por meio de arquivo é permitida apenas para arquivos do ambiente SPED e no formato .txt (ECF, ECD, EFD ICMS/IPI ou EFD Contribuições).

(12)

12 Após o preenchimento dos campos, o usuário deverá clicar no botão “PRÓXIMO” para prosseguir para o Passo 3.

PASSO 3

O usuário irá definir o período inicial e final do escopo, bem como as obrigações acessórias que envolverão o projeto9.

Depois de indicar o período do projeto, o usuário arrastará a(s) obrigação(ões) acessória(s) desejada(s), presente na coluna “Demais Obrigações” para a coluna “Obrigações Selecionadas”. Para retirar alguma obrigação acessória, basta realizar o caminho inverso, arrastando da coluna “Obrigações Selecionadas” para a coluna “Demais Obrigações”.

9 Dependendo do tipo de projeto selecionado no Passo 1, algumas obrigações acessórias já estarão pré-selecionadas no box “Obrigações Selecionadas”, aparecendo após o usuário clicar no botão “SALVAR”, mas não há impedimentos para que o usuário posso retirar ou incluir outras obrigações acessórias.

(13)

13 Após finalizar as seleções clicar em “SALVAR” e em seguida no botão “PRÓXIMO” para prosseguir para o Passo 4.

PASSO 4

O usuário irá definir quais funcionalidades envolverão o projeto, que poderão ser:

Cruzamentos10: Selecionar quais cruzamentos farão parte do projeto;

Dashboards: Selecionar quais dashboards farão parte do projeto;

Extratores: Selecionar as obrigações acessórias;

Monitoramento: Selecionar se o monitoramento de notas fiscais (download e consulta de status) e CT-e (download) farão parte do projeto; e

Relatório11: Selecionar quais relatórios farão parte do projeto.

Para adicionar uma funcionalidade12 é necessário arrastar o item desejado na coluna localizada no canto inferior esquerdo (“Demais...”) e arrastar para o box “Selecionados para o escopo do projeto”, conforme demonstrado abaixo:

10 Consiste no confronto de informações dos registros entre a própria ou entre obrigações acessórias distintas. Ex:

valor devido de IPI apurado na EFD ICMS/IPI com o valor declarado de débito de IPI na DCTF e com o DARF recolhido.

11 Consiste na organização de dados da obrigação acessória no intuito de demonstrar de forma organizada e estruturada informações para auxiliar eventuais análises do usuário, não havendo qualquer confronto entre obrigações acessórias ou campos da mesma obrigação acessória. Ex: Mapa de CFOP, Totais por Participantes.

12 Dependendo do tipo de projeto selecionado no Passo 1, o usuário pode clicar no botão “ADICIONAR ITENS PADRÕES” e alguns relatórios e cruzamentos já estarão pré-selecionadas no box “Selecionados para o escopo do projeto”, mas não há impedimentos para que o usuário possa retirar ou incluir outras funcionalidades.

(14)

14 Após a seleção clique no botão “PRÓXIMO” para dar prosseguir para o Passo 5.

PASSO 5

O usuário interno irá cadastrar os demais usuários que poderão acessar o projeto, por meio do botão “Adicionar”, informando, na sequência, o nome no campo de pesquisa e selecionando o usuário desejado, conforme demonstrado abaixo:

(15)

15 O usuário interno determinara se os demais que está cadastrando terão acesso completo (o usuário terá acesso a todas as funcionalidades do Tax Scan Analytics) ou acesso customizados a determinados estabelecimentos e funcionalidades.

Definido as funcionalidades desejadas para o usuário, clicar em “SALVAR E FECHAR”.

Após ter adicionado o novo usuário, clique no botão “PRÓXIMO” para prosseguir para o Passo 6.

(16)

16 Após clicar no botão de edição do usuário externo, abrirá um pop-up para selecionar o CNPJ e funcionalidade que o usuário poderá ter acesso no TSA

(17)

17 Se nenhum usuário externo estiver vinculado, poderá clicar no botão “Adicionar Usuário” para redirecionar para a tela do grupo econômico do cliente do projeto.

Caso tenha mais de um cliente vinculado ao projeto, com grupos econômicos distintos, o TSA abrirá um pop-up como esse abaixo, solicitando a seleção do grupo ecônomico o qual deseja vincular o usuário externo.

Após você clicar em “CONFIRMAR” você sera redirecionado a tela de “EDITAR GRUPO ECONOMICO” referente ao grupo econômico selecionado.

(18)

18

(19)

19

3.5.2 Acessar um Projeto

Após a conclusão do cadastro de um projeto, o usuário deverá clicar no projeto para ter acesso às funcionalidades, conforme abaixo:

Nesta tela o Tax Scan Analytics exibirá todas as funcionalidades habilitadas na criação do projeto (Passo 4 – Funcionalidades).

(20)

20

A Deloitte refere-se a uma ou mais entidades da Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada, de responsabilidade limitada, estabelecida no Reino Unido ("DTTL"), sua rede de firmas-membro, e entidades a ela relacionadas. A DTTL e cada uma de suas firmas-membro são entidades legalmente separadas e independentes. A DTTL (também chamada "Deloitte Global") não presta serviços a clientes. Consulte www.deloitte.com/about para obter uma descrição mais detalhada da DTTL e suas firmas-membro.

A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados dos mais diversos setores. A Deloitte atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®, por meio de uma rede globalmente conectada de firmas-membro em mais de 150 países, trazendo capacidades de classe global, visões e serviços de alta qualidade para abordar os mais complexos desafios de negócios dos clientes. Para saber mais sobre como os cerca de 244.400 profissionais da Deloitte impactam positivamente nossos clientes, conecte-se a nós pelo Facebook, LinkedIn e Twitter.

©2021 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados.

A Deloitte refere-se a uma ou mais entidades da Deloitte Touche Tohmatsu Limited, uma sociedade privada, de

Referências

Documentos relacionados

Após a digitação do nome do usuário e da senha, o usuário deverá clicar sobre a opção “Entrar no Sistema”; em seguida, o mesmo será direcionado para a tela do

01. presença de água no Erlenmeyer. presença de cloreto de sódio no balão de destilação. presença de água + cloreto de sódio no Erlenmeyer. presença de água + ácido

 Entidades não discutem entre sí estas políticas;  Representações na GEAP não contam com. apoio político efetivo

Foi neste contexto que nasceu a ideia de recoltar dados do português falado nas aulas da escola, após se observar que os jovens, no contato diário com os professores não Kuikúro e

O usuário deverá preencher os campos obrigatórios para cadastrar novo projeto.. R7:

O clímax climático se aproxima do conceito de Biomas; por exemplo: Lago em sedimentação Sucessão Primária: Hidrosérie Sucessão Primária: Xerosérie Sucessão

FIGURA 2 - Médias e desvios padrões dos valores obtidos do Teste Lacrimal de Schirmer (TLS) em mm/min dos olhos em coelhos experimentalmente induzidos para ceratoconjuntivite

Caso o usuário deseje responder o item Reordenação da Gestão acadêmica da IFES, o mesmo deverá clicar sobre o item, o qual apresentará a seguinte tela com o