• Nenhum resultado encontrado

ANO II RIO DE JANEIRO, 21 DE MARÇO DE 1933 N. 60

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANO II RIO DE JANEIRO, 21 DE MARÇO DE 1933 N. 60 "

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

BOLETIM

ESTADOS UNIDOS DO BRASIL

(Decreto n. 21.076, de 24 de fevereiro de 1932)

ANO II RIO DE JANEIRO, 21 DE MARÇO DE 1933 N. 60

Legislação e Jurisprudência Eleitorais

( P u b l i c a ç ã o f e i t a de a c 6 r d o c o m o o f i c i o n . 4.093, de 22 d e outubro de 1932, do S r . D i r e t o r Geral d a I m p r e n s a N a c i o n a l e autorizada p e l o S r . M i n i s t r o P r e s i d e n t e do T r i b u n a l S u p e r i o r de Justiça E l e i t o r a l ) .

Fasciculos já publicados e que se acham á venda na Tesouraria da Imprensa Nacional

Fasciculo I — Código Eleitoral e t o d o s os d e c r e t o s s u b s e - quentes, expedidos até 31 de d e z e m b r o d e 1932.

Fasciculo II — Regimentos e x p e d i d o s p e l o T r i b u n a l S u p e r i o r . Fasciculo III — Jurisprudência ( A c ó r d ã o s — H a b e a s - c o r p u s

n s . 1 e 2 — R e c u r s o s n s . 1 a 4 ) .

Fasciculo IV — Legislação s u b s e q u e n t e e J u r i s p r u d ê n c i a .

Preço de cada fasciculo 1$000

S U M A R I O *

I — Jurisprudência do T r i b u n a l S u p e r i o r .

1. "Habeas-corpus" n. A — São Paulo.

2. Processo n. 334 — São Paulo.

II — Editais e a v i s o s .

TRIBUNAL S U P E R I O R DE J U S T I Ç A ELEITORAL

J U R I S P R U D Ê N C I A

Art. 14, n. 4. do Código E l e i t o r a l e art. 30, classe 5a, do Regimento I n t e r n o do T r i b u n a l E l e i t o r a l

Habeas-corpus n. 4

SÃO PAULO

Juiz relator — O S r . desembargador Renato Tavares.

Paciente — Edgar de Marins e Dias.

E' inidoneo o remédio judicial do

"habeas-corpus" para, por meio dele, reformar atos dos Tribunais Regionais que designarem serventuários de jus- tiça para desempenhar as funções de escrivão eleitoral.

O processo de "habeas-corpus" não comporta o exame nem a prova, nem a decisão de questões que exijam maio- res indagações, sendo condições essen- ciais para a concessão da ordem que se trate unicamente de garantir a liber-

dade de locomoção e que no seu pro- cesso não se envolva outra questão que só contenciosamente pode ser resolvida.

ACÓRDSÍ)

Vistos, relatados e discutidos estes autos de " h a - beas-corpus" n . 4, em que é impetrante o paciente Edgar de Marins e D i a s :

ACORDAM os juizes do Tribunal Superior de J u s - tiça Eleitoral em não tomar conhecimento do pedido, por não ser caso de "habeas-corpus".

O impetrante, conforme alega em sua petição, pretende obter a ordem para se cxcusar de exercer o cargo de escrivão eleitoral da comarca de Itú, E s - tado de São Paulo, onde é serventuário do 2° Oficio de Justiça, e para o qual foi designado pelo Tribunal Regional do mesmo Estado por indicação do juiz de direito e em substituição do oficial do registro de h i - potecas da dita comarca, que foi suspenso de suas funções.

Como se vê da exposição da espécie, é evidente e não carece de demonstração a inidoneidade do r e - médio judicial empregado p a r a reformar o ato do Tribunal Regional que designou o impetrante, que é serventuário de Justiça, para exercer o cargo de es- crivão eleitoral, visto como o processo de' "habeas- corpus não comporta o exame nem a prova, nem a decisão de questões que exijam maiores indagações (Regimento Interno, a r t . 47), sendo condições essen- ciais para a concessão da ordehi que se t r a t e unica- mente de garantir a liberdade de locomoção' e que no seu processo não se envolva outra questão que só contenciosamente pode ser resolvida (citado Regi- mento, a r t . 4 8 ) .

Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, em 10 de março de 1933. — Hermenegildo de Barros, p r e s i - dente. — Renato Tavares, relator. (Decisão unanime.)

Processo n. 334

Natureza ão processo — São Paulo — Consulta — Sobre si é necessária a apresentação de prova de nacionalidade, quando o alistando tiver nascido em qualquer ponto do território do p a í s .

Juiz relator — O S r . D r . Affonso Penna J ú n i o r .

Só quando o alistando declare lu-

gar de seu nascimento fora do territó-

rio nacional c que ficará adstrito a

provar que, apezar de tal circunstancia.

(2)

1208 Terça-feira 21 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933

c brasileiro (de nascimento ou por na- turalização) por ocorrer algum dos casos previstos no art. 3 8 do Regi- mento Geral dos

JUÍZOS

e Cartórios.

Tal artigo, longe de contrariar o dis- posto no art. 38, n. 4, letra "b", do Código, esclarece e reforça a conclusão, que se tira deste último, de ser des- necessária a prova de qualidade de nacional, quando* o requerente declare ser nascido em qualquer ponto do ter- ritório brasileiro; porquanto só trata de "prova de nacionalidade dos brasi- leiros nascidos no estrangeiro".

A falsidade da declaração ccpsti- tue delito eleitoral [art. 107, § 2° do Código).

ACÓRDÃO

Vistos e examinados estes autos de consulta n ú - mero 334, de 1 9 3 3 :

O T r i b u n a l Regional de Justiça Eleitoral do E s - tado de São Paulo, consulta si, á vista do que dispõe o a r t . 38, n . 4, letra b, do Código Eleitoral, em con- fronto com o a r t . 38 do Regimento Geral dos Juízos, Secretarias e Cartórios Eleitorais, depende de prova a qualidade de nacional do alistando nascido em t e r r i - tório nacional:

ACORDAM os juizes do Tribunal Superior de J u s - tiça Eleitoral responder negativamente. O alistando é obrigado a declarar no r e q u e r i m e n t o de próprio p u n h o qual a sua naturalidade, isto é, o lugar em que n a s c e u . Si esse lugar do nascimento fòr situado em t e r r i t ó r i o nacional está o alistando dispensado de produzir prova da sua nacionalidade brasileira, ressalvando, e n t r e - tanto, a possibilidade de se produzir — em processo de impugnação ou de exclusão — prova de falsidade da declaração e de ficar o declarante incurso nas p e - nas do a r t . 107, § 2

o

, do Código E l e i t o r a l . Só quando o alistando declare lugar de seu nascimento fora do território nacional é que ficará adstrito a provar que, apezar de tal circunstancia, é brasileiro (de nasci- mento ou por naturalização) por ocorrer algum dos casos previstos no a r t . 38 do Regimento Geral. Tal artigo, longe de c o n t r a r i a r o disposto no a r t . 38, n . 4, letra b, do Código Eleitoral, esclarece e reforça a con- clusão que se t i r a deste último, de ser desnecessária a prova de qualidade de nacional, quando o r e q u e r e n t e declare ser nascido em qualquer ponto do t e r r i t ó r i o brasileiro; porquanto só t r a t a de "prova de nacionali- dade dos brasileiros nascidos no estrangeiro", não se encontrando, nem aí, nem em outro artigo do Regi- mento a exigência de tal prova quanto aos nascidos no B r a s i l .

Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, em 14 de março de 1 9 3 3 . — Eermenegildo de Borros, p r e s i - d e n t e . — Affonso Penna Júnior, r e l a t o r . (Decisão u n a n i m e . )

Nota — A questão resolvida pelo T . S. e a que se refere o acórdão supra foi objeto de grande debate no Tribunal Regional de São Paulo:

1." Naquela egrégia corte judiciaria, duas foram as correntes antagônicas na interpretação do a r t . 38 do Código Eleitoral, 4°, letra b, redigido deste modo: — " A r t . 38. Deve o requerimento de quali- ficação: — 4

o

, ser instruído com a prova; b) da qualidade de nacio- nal, si nascido no estrangeiro o requerente. Suscitou-se a duvida na

sessão de 7 do corrente, diante de uma consulta do juiz de Direito de Cajurú, indagando se devia obedecer ao texto legal ou ao regu- lamentar, pois emquanto o a r t . 38. n. 4, letra b exige a prova de qualidade nacional somente aos nascidos no estrangeiro, o a r t . 38 do Regulamento Geral exter.de essa exigência aos naturais do país.

Acrescentou, então, o referido magistrado, em sua consulta ao T . R . , que "entre uma lei substantiva e outra adjetiva não vacilava pela aceitação da primeira, fazendo, entretanto, a consulta, no intuito de dissipar duvidas que naturalmente deveriam sobresaltar todos os juizes eleitorais. O ilustre procurador do T . R . , S r . Plínio Barreto, concordou com o consulente, entendendo, então, haver tres quali- dades de brasileiros, para os quais se exige a prova de nacionalidade: — os nascidos no estrangeiro, os natos e os natu- ralizados. Contrariando o ponto de vista do procurador, o juiz federal D r . Vieira Ferreira, julgou que os que "declaram a sua nacionalidade de brasileiro, nada mais têm a fazer do que acres- centar os demais elementos exigidos por lei, bastando como prova de maioridade a certidão de idade, que seria a solução da contenda, mas não desprezando os demais documentos facultados pela legisla- ção eleitoral, pelos quais não se infere rigorosamente a nacionalidade do alistando e isto porque tal não é necessário". Pelo citado art. 38, n. 4, letra b, é exigida somente aos estrangeiros a prova da qualidade de nacional. E os arts. 37 e 38 do Regulamento Geral, não contrariando o dispositivo do Código, apenas <£> desenvolvem na parte que lhe diz respeito. O a r t . 38, n. 4, letra b, principalmente tem esta interpre- tação "brasileiros nascidos no estrangeiro " é gênero que se desdobra em duas espécies: — natos e naturalizados, isto é, ao invez das tres qualidades de brasileiros pretendidas pelo S r . Plinio Barreto, en- tendeu o S r . Vieira Ferreira existir apenas duas: — brasileiros nascidos no estrangeiro, natos e brasileiros nascidos no estrangeiro, naturalizados. Os primeiros compreendem os filhos dos funcionários diplomáticos, de pai brasileiro ou filhos ilegítimos de mãe brasileira etc. E os segundos os que adquirem nacionalidade por força de lei.

O S r . ministro. Sylvio Portugal levantou a preliminar, que, aliás, foi aceita, de ser submetido o assunto á consideração do T . S-, visto se tratar de matéria de interesse geral. Antes, entretanto, de propor essa preliminar fez as seguintes considerações:

" A argumentação do S r . Vieira Ferreira, interpondo o artigo 38, do Regimento Geral dos JUÍZOS, acerca da prova de nacionalidade dos brasileiros, nascidos no estrangeiro (natos ou naturalizados), é, logicamente, perfeita. Mas essa interpretação não se coordena com o espirito do a r t . 38, n. 4, letra b, do Código Eleitoral, em que sq exige do candidato a qualificação eleitoral, a prova de qualidade de nacional, se nascido no estrangeiro o requerente. O Código não cogita

da qualidade de nacional, se nascido no Brasil o requerente, porque aqui vigora o principio do " j u s soli", em matéria de nacionalidade.

Uma vez provado que o indivíduo nasceu no Brasil, está " ipso facto", provada sua nacionalidade brasileira. Mas se o brasileiro, candidato a eleitor, nasceu no estrangeiro, cumpre provar que adquiriu, por meio legal, a qualidade de cidadão brasileiro. Si prevalecesse in- terpretação contraria, não se poderia praticamente, impedir o in- gresso de estrangeiros no eleitorado nacional " .

2. Na sessão de 10 de março corrente, voltou a questão a ser objeto de nova discussão no T . R., em virtude do recurso interpos- to por Augusto Ferreira de Castilho contra o despacho do juiz elei- toral que indeferira o seu requerimento de qualificação. De acordo com a opinião anteriormente emitida pelo procurador, S r . Plinio Barreto, votaram os S r s . ministros Sylvio Portugal e Hermogenes Silva, negando provimento ao recurso. Dando provimento, votaram os S r s . Reynaldo Porchat e Vieira Ferreira. Verificado, assim, o empate, o ministro presidente do T . R . de São Paulo, S r . Affonso de Carvalho, proferiu o seguinte voto de desempate, dando provi- mento ao recurso:

"Também entendo que o a r t . 38, n. 4, letra B, do Código Elei- toral, dispensa prova de nacionalidade aos alistandos nascidos no Brasil, salvo, está claro, o caso de suspeitar o juiz por algum mo- tivo relevante de falsidade da declaração, " ad instar " do que fazem os oficiais <ie registros em relação ás declarações de lugar de nas- cimento, feitas de acordo com o decreto n . 19.710, de 18 de fevereiro de 1931. Não havendo fundada suspeita, a declaração do alistando fica isenta de prova, e isso nos termos inequívocos do referido ar- tigo. Os Í5rs. Porchat e Ferreira demonstraram que não procede a objeção em contrario extraida da palavra " n a t o s " ou "naturaliza- d o s " exaradas no a r t . 38 do regimento gera! dos Juizos e Cartó- rios. Ela só se refere a brasileiros nascidos no estrangeiro e es- trangeiros naturalizados. Todos os preceitos contidos nesse a r t . 38, providenciam claramente sobre pessoas nascidas no estrangeiro.

Acresce que o a r t . 37 do mesmo regimento, enumerando as varias

espécies supletivas de prova de idade, em falta de certidão de nas-

cimento, veria completamente inutilizados os seus dispositivos su-

plementares, si em todos os casos de qualificação requerida, se exi-

gisse certidão de nascimento, para provar a nacionalidade. Teria-

mos uma lei supletiva inútil e contraditória consigo mesma. Por-

quanto importaria em dizer: — eu permito supletivamente que se

prove a idade por meio de certidão de casamento e outras provas,

(3)

na falta de certidão de nascimento, contanto que se junte certidão de nascimento para prova de nacionalidade. A lei não pode conter estas flagrantes contradições. E, no caso, não contém. O sistema de estar perfeito, de estar completo, e uns dispositivos explicam outros. A fiscalização do juiz e do escrivão e os recursos facultados, removem os perigos da falsidade da declaração tanto do requerente como das testemunhas e a verdade é que si acontecesse escapar da vigilância eleitoral alguns indivíduos, muito menor seria esse mal, que o mal do sacrificio de direito de milhares de alistandos nascidos no Brasil que, pela escassez de. tempo, ou por outro motivo, não pudessem en- contrar a sua certidão de nascimento. Dou, portanto, provimento ao recurso". Foi nomeado relator, o desembargador Vieira Ferreira.

3. O acórdão lavrado pelo • relator designado, desembargador Vieira Ferreira, está assim redigido:

"Vistos, relatados e discutidos estes autos de recurso eleitoral de Taquaritinga, em que é recorrente Augusto Ferreira de Castilho.

0 juiz lhe indeferiu o requerimento para a qualificação por l h e . parecer que a certidão de nascimento de um filho do requerente não era bastante suficiente para provar a nacionalidade do pai.

Acordam os juizes do Tribunal Regional de Justiça Eleitoral de São Paulo, em dar provimento ao recurso, pois que nem o Código Eleitoral, no a r t . 38, n. 4, nem o Regimento Geral dos Juízos, Secre- tarias e Cartórios Eleitorais, no a r t . 38-A, exigem a prova de na- cionalidade de brasileiro nascido no país, qualidade, entretanto, que na certidão de fis. 5, se atribue ao recorrente.

Quanto á nacionalidade dos qualificados nascidos no país o Código se contenta com a sua declaração, punida quando falsa pelo a r t . 107,

§ 2.° com multa convcrsivel em prisão celular nos termos das leis penais.

O regimento Geral, no a r t . 38, refere-se unicamente aos brasi- leiros nascidos no estrangeiro, os quais ou são natos e a sua na- cionalidade se prova na íórma da letra a, ou são naturalizados e a sua nacionalidade se prova com documentos das letras b, c e d.

São brasileiros natos nascidos no estrangeiro os filhos de pai bra- sileiro e os ilegítimos de mãe brasileira, se estabelecerem domicilio no Brasil, bem como os filhos de pai brasileiro que estiver noutro país a serviço da Republica.

O art. não cogita pessoas nascidas tio Brasil, sejam brasileiros,

"jure soli", sejam estrangeiros, por serem filhos de quem aqui esteja a serriço de sua nação, ainda que estes também possam naturalisar-se dc qualquer modo regulado no art. 69, n. 4, 5 e 6, da Constituição da Republica c no art. 3." "a", do Código Eleitoral."

4. A decisão do T . S . , porém, a quem incumbe fixar nomes uniformes para aplicação das leis e regulamentos eleitorais ( a r t . 14, ii. .4 do Cod. E l e i t . ) , com a decisão de 14 do corrente, fez desapa- recer qualquer outra dúvida que, ainda, pudesse existir.

TRIBUNAL REGIONAL DE JUSTIÇA ELEI- TORAL DO DISTRITO FEDERAL

EDITAIS E AVISOS

Q U A L I F I C A Ç Ã O « E X ^ O F F I C I O »

( A r t . 37 do Código e arts. 6° a 10° do Reg. Geral dos Cartórios)

D I S T R I T O F E D E R A L Primeira Circunscrição

S E G U N D A ZONA ELEITORAL

(Distritos Municipais de Gloria, Santa Tereza, S a n t o Antô- nio e Ajuda) .

Juiz — Dr. F r e d e r i c o de Barros B a r r e t o .

Escrivão — Dr. Carlos W a l d e m a r d e F i g u e i r e d o . Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 13 D E F E V E R E I R O

D E 1933

Policia do Cais do Porto

9.460. Manoel Alves de Abreu.

9.461. Hercilio Valença.

9.462. Sebastião Ferreira Daumas.

9.463. João Baptista Ribeiro.

6.464. Eudoro Rodrigues.

9.465. Cassiano Martins Delgado.

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 9.466. Jorge de Souza.

9.467. Juvenal Garcia Pacheco A r a g ã o . 9.468. Álvaro Barroso Figueira.

9.469. Tancredo Império da Cruz.

9.470. Paulo Rezende Lima.

9.471. Pedro Alcântara Siqueira.

9.472. Mario Mendonça.

9.473. Antônio Lyra de Souza.

9.474. Luiz B r a g a .

9.475. Francisco Firmo F . H e f f e r . 9.476. José Genesio Santos F i l h o . 9.477. Antônio Aquino de Mello.

9.478. José Tenorio de Mello.

9.479. Abel José da Costa.

9.480. Pedro Hcrminio da Silva.

9.481. Oscar da Motta Pestana.

9.482. Abilio da Silva Nunes.

9.483. Astrogildo T o r r e s . 9.484. Francisco Cavotti.

9.485. Ricardo Fontes.

9.486. João Cancio da Silva.

9.487. Manoel Francisco das Chagas.

9.488. Maurilio Ferreira Bomíim.

9.489. Heitor Rezende.

9.490. Arnaldo Ribeiro de Brito.

9.491. David Francisco de Lima.

9.492. Attilio Tevano.

9.493. Altino Virgílio da Silva.

9.494. Pedro Pinto Câmara.

9.495. Armando Ruiz T o r r e s . 9.496. Gustavo Plinio de Carvalho.

9.497. João da Costa Brotas.

9.498. Jovino Alves Teté.

9.499. José Araújo da Silva.

9.500. Antônio Vieira Granja.

9.501. José dos Santos.

9.502. José Antônio Alberto.

9.503. José Celestino dos Santos.

9.504. Horacio de Souza Santos.

9.505. Américo Dias da Costa.

9.506. Seraphim Lima.

9.507. Francisco Baptista Pires.

9.508. Germano da Silva de Jesus.

9.509. Zacharias Ferreira de Albuquerque.

9.510. Severino Iglesías Fernandes.

9.511. Geraldino Machado Loureiro.

9.512. José Alves de Oliveira.

9.513. Jorge Pinto Leite.

9.514. Arlindo Ferreira da Silva.

9.515. Bernardino Vieira Portella.

9.516. Manoel Gomes da Silva.

9.517. Ray mundo da Costa F r a g a . 9.518. Wenceslau ornes de Aguiar.

9.519. Antônio Corrêa Lima.

9.520. José Rodrigues da Cruz.

9.521. Djalma Rosival Brasil.

9.522. Mario Emygdio de Souza.

Policia do Distrito Federal

Q U A L I F I C A D O P O R D E S P A C H O D E 11 D E M A R Ç O D E 1933

9.523. Riograndino K r u e l .

Q U A L I F I C A D O P O R D E S P A C H O D E 16 D E M A R Ç O D E 1933

9.524. Oscar Lins Caldas.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 13 D E M A R Ç O D E 1933

9.525. Waldemar L i m a .

9.526. Emygdio da Costa Miranda.

9.527. Lino de Souza.

9.528. Thales de Oilveira Dias.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 16 D E M A R Ç O D E 1933

9.529. Luiz Coelho Messeder.

9.530. Avelino de Moraes.

(4)

1210 Terça-feira 21 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 9.531. Henrique Augusto Ferraz

9.532. Daniel Victorino de Souza.

9.533. Antônio da Costa Corrêa.

9.534. Carlos Ribeiro.

9.535. José Tabóas.

9.536. Jorge Henrique Reidy.

9.537. Silverio Augusto de Azevedo Filho.

9.538. Olímpio Francisco das Chagas.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 10 D E M A R Ç O D E 1933

9.539. Clovis Lobato Valle.

9.540. Nelson de Souza.

9.541. Nilo Ribeiro dos Santos.

9.542. Cauby Pinheiro.

Q U A L I F I C A D O P O R D E S P A C H O D E 9 D E M A R Ç O D E 1933

9.^43. Joaquim Freire da Costa.

Q U A L I F I C A D O S P O S D E S P A C H O D E 11 D E M A R Ç O D E 1933

9.544. Hygino Severeino dos Santos.

9.545. Maurício Antônio Cardoso.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 13 D E M A R Ç O D E 1933

E s c o l a de E n f e r m e i r a s Anna N e r y 9.546. Gil Ferreira Baptista.

9.547. Clarice Vaz Pinto.

9.548. Deoclecia Santos.

9.549. Edith Soares de Paula.

9.550. Mario Carolina Lemos.

9.551. Noeme Mendonça Santos.

9.552. Ruth Borges Teixeira.

9.553. Mintza Sbarsky.

9.554. Carolina De Andrade.

9.555. Daria Zagni.

9.556. Dulce Ferreira Pontes.

9.557. Hilda Ferro de Souza.

9.558. Mercedes Ricardina dos Santos.

9.559. Ophelia Soares Pereira.

9.560. Semiramis Modesto.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 13 D E M A R Ç O D E 1933

Departamento Nacional de Saúde Pública

9.561. Carlos Duarte P e r e i r a . 9.562. Aramis Antônio Lopes 9.563. Cândido Thomé de Abrantes.

9.564. Orlando Carneiro.

9.565. Cândido de Souza Rangel.

9.566. Carlos Rodrigues de Moraes Jardim.

9.567. Felicio Saturnino Gesualti.

I n s p e t o r i a de Demografia Sanitária 9.568. Carlos Bentes Vianna.

9.569. Lydio José dos Santos 9.570. Antonietta Quintella Martins.

Hospital de São F r a n c i s c o 9.571. Engenio Décourt.

9.572. Maria Augusta P i r e s . 9.573. Danilo Duarte Barreto.

9.574. Anna Affonso Gomes.

9.575. Maria da Silva Esteves.

9.576. Orimando de Almeida.

9.577. Maria Gomes Coelho.

9.578. Carlinda Ferreira do Carmo.

9.579. Lucinda Martins.

9.580. Paulina Silveira. _

9.581. Benevenuto Joaquim Ribeiro.

9.582. Augusto Francom.

Número de ordem da publicação' por zona — Nomes dos qualificados 5.583. Alzira Teixeira dos Passos.

5.584. Basiliza dos Anjos.

9.585. Etelvina Teixeira do Nascimento.

9.586. Antônio Paula Fernandes.

5.587. Mathias D u a r t e . 9.588. Hilda Esteves de Souza.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 14 D E M A R Ç O D E 1933

Departamento Nacional de Saúde Pública

9.589. Hernani Padua N e g r ã o . 9.590. Américo Gomes Fialho.

9.591. Mario Corrêa da Costa.

9.592. Durval da Silveira Mesquita.

9.593. Fancisco Xavier Alypio Vieira.

9.594. Hermano Sayão.

9.595. José de Vasconcellos Fernandes.

9.596. Amando da Rocha Vianna.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 15 D E MARÇO D E 1933

Sindicato dos Manipuladores e Auxiliares em Labora- tórios Farmacêuticos Industriais e Drogarias

9.597. José Montenegro de Souza.

9.598. Edgard Cardoso Gonçalves.

9.599. Adalberto Motta e Silva.

9.600. Carlos de Castro.

9.601. José Bulcão.

9.602. Roberto Ulique Delforge.

9.603. Murillo Netto Lobão.

9.604. Ildefonso Caminha dos Santos.

9.605. Adone Fassini.

9.606. Guilherme Ribeiro dos Santos.

9.607. Romeu Teixeira de Souza.

9.608. Edson de Oliveira Souza.

9.609. Raul Mermoud Barroso.

9.610. Ernani de Souza Carvalho.

9.611. Antônio Paladino.

9.612. João de Deus Vieira Filho.

9.613. Eduardo Rodrigues Moreira.

9.614. Victor Lopes Gonçalves.

9.615. Charles Pfeiffer.

9.616. Mario Pereira de Barcellos.

9.617. Nicanor Ribeiro Pinto.

9.618. Antônio Carlos Botelho.

9.619. Odette Joaquim Moutinho.

9.620. Eduardo da Costa Moreira.

9.621. José de Mattos Miranda.

9.622. Orlando Teixeira de Souza.

9.623. Guiomar Vieira Coutinho.

9.624. José Maria Silveira da Silva.

9.625. Carlos Rodrigues de Brito.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 16 D E MARÇO D E 1933

Policia Especial do Distrito Federal

9.626. Joaquim Antônio Leite de Castro.

9.627. Carlos Gracie.

9.628. Ângelo Gammaro.

9.629. Manoel Fernandes Martins.

9.630. Carlos Siqueira Queiroz.

9.631. Benedicto Ferreira.

9.632. Ismael Mendes de Souza.

9.633. Antônio Francisco Ariza Filho.

9.634. Jessé Randolpho Carvalho de Paiva.

9.635. Agenor Moreira Sampaio.

9.636. José Caribe da Rocha.

9.637. Eduardo Sebastião Reis.

9.638. Carlos José Gomes.

9.639. Henrique Rodrigues.

9.640. Jovelino Feliciano Nogueira.

Guardo Civil do Distrito Federal

9.641. Antônio Luiz de Araújo.

9.642. Sérgio de Azeredo Lima.

(5)

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qw.!ííicados Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 9.643. Renato Gonçalves Brazuna.

9.644. Carlos Hygino Campello.

9.645. Manoel de Aguiar Fagundes.

9.646. José Alencar de Lima.

9.647. Humberto Alves de Souza.

9.648. Bernardino Silva Santos Filho.

9.649. Carlos Gonçalves de Oliveira.

9.650. João Fausto de Oliveira.

Instituto de Identificação e Estatistica

9.651. Romualdo Rangel.

9.652. Álvaro Vasques.

9.653. José Feitosa de Almeida.

9.654. Antônio da Rocha Ramos.

9.655. Manoel Ribeiro de Góes.

9.656. Antônio Ricardo Vianna.

9.657. Romeu Mendes Ribeiro.

9.658. Antônio Teixeira.

9.659. Edgard Bittencourt.

9.660. Francisco Baptista Linhares Júnior.

9.661. Amabilio Tenorio Dantas.

9.662. Hilo D'Allincourt Sabo de Oliveira.

9.663. Gabriel de Carvalho.

9.664. Roberto Reboredo.

9.665. José Celso Uchôa Cavalcanti.

9.666. José dos Santos Gomes.

9.667. José Eduardo Pacheco de Andrade.

9.668. Antônio Pedro de Figueiredo.

9.669. José Leite de Araújo Cavalcanti Sobrinho.

9.670. Djalma Cruz.

9.671. Rugo Guimar.es.

9.672. Carlos Américo Pereira.

9.673. Victor Massena.

9.674. João Guerreiro Céres.

9.675. Ary Pereira Guimarães.

9.676. Francisco Monteiro Valente.

9.677. Carlos Alberto da Fonseca Filho.

Q U A L I F I C A D O P O R D E S P A C H O D E 17 D E M A R Ç O D E 1933

Departamento Nacional de Saúde Pública

9.678. Lafayette Cavalcanti de Freitas.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 11 D E M A R Ç O D E 1933

Policia Civil do Distrito Federal

Inspetoria do Trafego e I n s p e t o r i a da Guarda N o t u r n o 9.679.

9.680.

681.

682.

683.

684.

685.

686.

687.

9.

9.

9 9 9 9.

9 9.688.

9.689.

9.690.

9.691.

9.692.

9.693.

9.694.

9.695.

,9.696.

9.697.

9.698.

9.699.

9.700.

9.701.

9.702.

9.703.

9.704.

9.705.

9.706.

Arthur Beviláqua.

Pericles Barboza.

Justino Pereira de Carvalho.

José Corrêa Câmara.

Manoel José de Araújo.

Renato da Costa e Silva.

Walter Pereira dc Araújo.

Manoel de Carvalho Netto.

José Antônio Bernardes.

Miguel Souto Mariath.

Bernardo Feiippe da Silva e Souza.

Antônio Marzullo.

Álvaro Faria Corrêa.

João de S. Bandeira de Mello.

Custodio Cardozo Fontes.

Mario Francisco de Brito.

Leonel Moreira Pires F e r r ã o . Whausca Braga.

Humberto Antunes.

Luiz da Silva Moraes.

Antônio de Souza Pacheco.

Aristides Rangel de Campos.

Jorge de Faria Bandeira.

Floriano da Costa Dourado.

Gabriel Corrêa Brandão.

Domingos Martins.

Miguel Marzullo.

Álvaro Tuvo de Mesquita.

9.707. Casemiro de Oliveira Lanes.

9.70S. Waldcmar Corrêa Câmara.

9.709. Honorio Joaquim Lopes.

9.710. Mario José Alves.

9.711. Cyríllo de Oliveira .

9.712. PVancisco José Monteiro Chaves.

9.713. Antônio T e i x . i r a da Co:ta e Souza.

9.714. Sérgio Salles Rosa.

9.715. José Francisco Azeredo Coutinho.

9.716. Arsenio Francisco de Lima.

9.717. Américo Carlos dos Santos.

9.718. Vicente Ferreira de P a u l a . 9.719. José Simonetü Coelho.

9.720. Enéas Fernandes Lima.

9 . 7 2 1 . José Nunes.

9.722. Oscar Leopoldo Vianna.

9.723. Erancklin Macedo Mala.

9.724. Demetrio Lopes de Souza.

9.725. Hermogenes de Azeredo.

9.725. Raymundo Santos Costeira.

9.727. Tranquilino Antônio.

9.728. Fidelcino de Souza Guimarães.

9.729. Maurilio Mariano.

9.730. Francisco Rodrigues de Oliveira.

9.731. Oswaldo Antunes da Silva.

732. João dos Santos.

.733. Antônio Moreira da Silva.

.734. José de Lima Barros.

.735. Francisco José Monteiro Chaves.

36. João Ferreira Guimarães Barbosa.

9.737. Duarte Justiniano Rodrigues.

9.738. Deocleciano Sobral Velho.

9.739. Francisco Teixeira dos Santos.

9.740. Manoel Francisco da Silva.

9.741. João de Deus Francisco Luiz.

9.742. José Altino da Motta.

9.743. Elydio Manoel de Freitas.

9.744. Aristides Rangel de Campos.

9.745. José Gonçalves de Sá.

9.746. Marcelino Araújo de Almeida.

9.747. Herculano José Macedo.

9.748. Aicino Francisco Pcrret.

9.749. Arthur Vieira de Mendonça.

9.750. Antônio Ignacio T e r r a . 9.751. Mario Pereira de Andrade.

9.752. Guilherme José de Oliveira.

9.753. Germano Rodrigues Aí acedo.

9.754. Brasiliano Carvalho Cortes.

9.755. Sylvio Alves.

9.756. Antônio Monteiro de Araújo.

9.757. João Maciel.

9.758. Nicoláu de Oliveira Lima.

9.759. Alberto Monteiro Pinto.

9.760. José Maximiano.

9.7£1. Adolpho Alvares Gomes Barroso.

9.762. Jcão Pereira do Nascimento.

9.763. José Victorino dos Santos.

9.764. Júlio da Silva Telles.

9.765. jWaltcr Baptista Brown.

9.766. José Antunes de Paiva.

9.767. Lourenço João da Silva.

9.768. Adelino Ferreira de Carvalho.

9.769. Irineu Alves da Silva.

9.770. Martinho dos Santos.

9.771. Manoel Jacinto Gomes.

9.772. José Augusto Lamas.

9.773. Israel de Oliveira.

9.774. Arthur Ribeiro.

9.775. Nestor Lima.

9.776. Oswaldo José Monteiro.

9.777. Moacyr Spcrle.

9.778. José Felix de Menezes.

9.779. Anselmo Vieira dc Almeida.

9.780. Manoel Pereira.

9.781. Cezar David Gonçalves.

9.782. Nelson Siqueira Santos.

9.7?3. Américo Cambraia da Silva.

9.784. Armando José de Oliveira.

9.785. Augusto Gomes de Almeida.

9.783. Aristotelino Monte da Silveira.

9.787. Mario Martins Ferreira.

9.788. Armando Borges dos Santos.

9.789. Ozorio Gomes".

(6)

1212 Terça-feira 21 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933

Número de ordem da publicação, por z o n a — N o m e s dos juaiif içados 9.790. Sebastião Costa.

9.791. Armando Carneiro Pereira.

9.792. Ismael Souto Mariath.

9.793. Silvino Faustino Madureira.

9.794. José Pereira Júnior.

9.795. Severino Pedro de Lima.

9.796. Manoel Gonçalves d a Silva.

9.797. Demetrio Lopes de Souza.

9.798. Eugênio Peixoto.

9.799. Juvencio Muniz de Almeida.

9.800. Emigdio d a Silva Monteiro.

9.801. José Mathias Teixeira.

9.802. Altino Chavante.

9.803. Aristides Pereira d a Silva.

9.804. Manoel Flores.

9.805. Pedro Baptista de Oliveira.

9.806. Manoel Antônio de Souza.

9.807. Alcides Pereira dos Santos.

9.808. Accacio Jeronymo da Costa Júnior.

9.809. José Leite da Silva Telles.

9.810. Arnaldo Dias Pereira.

9.811. Manoel de Souza Porto.

9.812. João Vieira Gonçalves.

9.813. Raul Malheiros Sobrinho.

9.814. Manoel da Costa.

9.815. Joaquim Cyrillo Dias.

9.816. Manoel da Motta Lima.

9.817. Alcides Ignacio Marmello.

9.818. Pedro Lemos da Silva.

9.819. José Acelino de Souza.

9.820. Isaias Maia de Oliveira.

9.821. Manoel Bezerra da Silva.

9.822. Carlos índio do Brasil.

9.823. João Felicio da Silveira.

9.824. Fernando de Mello.

9.825. Salustiano Brigmore da Silva.

9.826. Sylvio de Moraes.

9.827. Euciydes Vieira de Azevedo.

9.828. losé Clarencio de Moura.

9.829. José Bogéa.

9.830. Abílio Bezerra de Carvalho.

9.831. Orozimbo Inda.

9.832. João Quadros Bittencourt.

9.833. Floriano Quadros Bittencourt.

9.834. João Barbosa da P a z . 9.835. Antônio Manoel Moreno.

9.836. José Cândido de Menezes.

9.837. Bernardino Villela.

9.838. Wolfango da Cunha Brandão.

9.839. José Pereira Pedra.

9.840. Pedro Grina.

9.841. José Lourenço dos Santos.

9.842. Ataliba José Alves.

9.843. José Raphael.

9.844. José do Nascimento.

9.845. Sebastião de Oliveira e Silva.

9.846. Oswaldo Martins de Andrade.

9.847. Luiz Edmundo Machado.

9.848. Américo Astolpho da Silva.

9.849. Amado Britto de Araújo.

9.850. Joaquim Pinto dos Santos.

9.851. Israel Cardoso da Costa.

9.852. Vicente dé Souza Coutinho.

9.853. Juvenal de Assumpção Pereira de Carvalho.

9.854. Dario Augusto Xavier de Britto.

9.855. Argemiro Souza.

9.856. Rodrigo Pinto da Silva.

9.857. Jorge Pereira Barroso.

9.858. Arthur Gonçalves Portugal.

9.859. Fioravante Chiara.

9.860. João Francisco Andrade.

9.861. Ernesto Damiani.

9.862. Henrique Amaro Oliveira.

9.863. Lincoln Fernandes Chaves.

9.864. Aristides Corrêa da Silva.

9.865. Manoel Corrêa dos Reis.

9.866. Hermano Rodrigues Manso.

9.867. Theophilo Venancio Pimenta.

9.868. Antônio Francisco Donato.

9.869. Occasio Gomes Coelho.

9.870. Praxedes Alexandre dos Santos.

9.871. Djalma Ferreira da Motta.

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 9.872. Antônio Gomes Silva.

9.873. Jesuino José Silva.

9.874. Cicero Cordeiro Carabanette.

9.875. Américo Alves da Silva.

9.876. João Cândido Martins.

9.877. Leonel Francisco Dias.

9.878. Paulo Gonçalves de Albuquerque.

9.879. Edgard Paranhos P a i x ã o . 9.880. Raphael Capollilo.

9.881. Francisco Nogueira da Silva.

9.882. Joaquim das Neves.

9.883. Affonso Antônio da Silva.

9.884. Bernardo de Souza Nunes.

9.885. Antônio Papelardo.

9.886. Manoel da Silva.

9.887. Álvaro Lopes.

9.888. Eugênio José da Conceição.

9.889. José Gonçalves Teixeira Júnior.

9.890. Ephygenio A . Silveira.

9.891. Nicoláu Carvalho J a n r o . 9.892. Francisco Nogueira Rabello.

9.893. João Vidal Belém de Souza.

9.894. João Baptista de Mello.

9.895. Procopio Martins de Abreu.

9.896. Manoel B . Aguiar Costa.

9.897. Carlos Ferreira Pena.

9.898. Genesio Goma de Araújo.

9.899. Januário Bernardo da Silva.

9.900. Cândido Paula Mattos.

9.901. Genuíno Perez Lopes.

9.902. Pedro Laurentino dos Santos 9.903. José de Moura Mendes.

9.904. Pedro Fernandes.

9.905. Francisco Achilles Santanna.

9.906. Alcides Ramos da Silva.

9.907. Josino de Carvalho.

9.908. Amaro P a e s .

9.909. Ananias Baptista da Siiva.

9.910. Antônio Francisco Gomes.

9.911. José Flauzino.

9.912. Joaquim Evangelista.

9.913. Alfredo Antunes Moreira.

9.914. Oscar Barbosa de Oliveira.

9.915. Laurino Ignacio de F a r i a . 9.916. João Rosas de Oliveira.

9.917. Olympio Luiz Coelho.

9.918. Raphael Archanjo de F a r i a . 9.919. Romeu Ladeira de F a r i a . 9.920. Mario José Antunes.

9.921. Antônio Tarqufnio Marinho.

9.922. Domingos Baptista Cardoso.

9.923. Antônio Gonçalves da Silva.

9.924. João Martins de Castro.

9.925. Octavio Pereira de Cavalho.

9.926. José Manoel.

9.927. Annibal Sebastião da Silva.

9.928. José Bernardo G u e r r a . 9.929. Mario Alves de Sá.

9.930. Antônio Corrêa A m a r a l . 9.931. José Lopes Brandão.

9.932. Antônio Gomes.

9.933. Orlandino Barbosa.

9.934. Manoel Euciydes dos Santos.

9.935. Luiz de Menezes.

9.936. Adelino de Moraes.

9.937. Miguel da Silva Rocha.

9.938. Geraldo Nunes.

9.939. Gustavo Schingel.

9.940. João dos Santos.

9.941. Antônio Pereira da Silva.

9.942. Manoel Faustino da Silva.

9.943. Lourenço Antônio Granado.

9.944. Antônio José de Souza.

9.945. Moacyr Paim Santos.

9.946. Benedicto Martins.

9.947. Manoel Francisco França.

9.948. Antônio Ferreira Lima.

9.449. José Mandú de Oliveira.

9.950. Francisco Pereira Pacheco.

9.951. Joaquim Pinto de Miranda.

9.952. João da Rocha Lopes.

9.953. José Marinho de Oliveira.

(7)

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 9.954. Pedro Clementino de Almeida.

9.955. Henrique de Abreu.

9.956. Jcsé Alcino do Espirito Santo.

9.957. Victcr Manoel Ribeiro.

9.958. Demctrio Serra.

9.959. José Antônio Villcla.

9.960. Sebastião Francisco.

9.961. Daniel Barbosa de Oliveira.

9.962. Augusto da Cunha Mendes.

9.963. Oscar de Araújo Lima.

9.964. Urcicino Antônio Villela.

9.965. José Gomes Macedo.

9.966. Napoleão Ferreira Pinto.

9.967. Humberto Bianchi.

9.96S. José Alves de Albuquerque.

9.969. Arquimedes de Sá Freire Moraes.

9.970. João Pedro da Silva.

9.971. José Ferreira Secco Filho.

9.972. Manoel Almada.

9.973. José de Barros.

9.974. Álvaro da Silveira Gonçalves.

9.975. Manoel Silva.

9.976. Juvencio de Souza.

9.977. João de Almeida.

9.978. Willy Reis.

9.979. Ernesto Brasil.

9.980. Ignacio Narcizo de Oliveira.

9.931. Eduardo Soares Braga.

9.982. Camillo Mondino.

9.983. João Vieira de Paiva.

9.984. Caetano Clapp.

9.985. Alfredo Artbur Schort.

9.986. Serafim José de Santana.

9.987. Edgard Coelho.

9.988. Henrique Thiago da Cruz.

9.989. Delfini de Azevedo Silva.

9.990. Manoel da Silva.

9.991. José Vieira dos Reis.

9.992. Manoel Cruz Regadas.

9.993. Eustazio Alves.

9.994. Álvaro Farinha Gonçalves.

9.995. José Graffino.

9.996. Manoel Antônio do Nascimento.

9.997. Francklin Vieira dos Santos.

9.998. Octavio Albino Pereira.

9.999. Procopio Carlos da Silva.

10.000. Aureliano da Silva Leite.

10.001. Raul Bruno Bastos.

10.002. Cândido de Almeida.

10.003. José Severino de Souza.

10.004. Manoel Pereira da Silva.

10.005. Alfredo Bernardo da Silva.

10.006. José França Silveira.

10.007. Roberto Francisco de Paiva.

10.008. Manoel Joaquim de Almeida.

10.009. Agenor Macedo.

10.010. Manoel Cândido de Jesus.

10.011. Amelio José Paranhos de Marinho.

10.012. Norberto Silva.

10.013. José Leite da Silva Telles.

10.014. Mario José de Moraes.

10.015. Antônio Pereira de Azevedo.

10.016. Antônio Pereira da Silva.

10.017. Luiz Alves da Costa.

10.018. Paschoal Magnovita.

10.019. Antônio Alves de Souza.

10.020. Manoel Pereira Baptista.

10.021. Euciydes Serpa Júnior.

10.022. Jacinto José da Silva.

10.023. Adelino Domingos de Figueiredo.

10.024. Júlio Augusto de Oliveira.

10.025. Joaquim Gomes da Cunha.

10.026. Francisco Ignacio de Lima.

10.027. José Luiz da Silva.

10.028. Pedro Thiago da Silva.

10.029. Fausto Rodrigues do Nascimento.

10.030. José Fernandes Lopes.

10.031. Ary Fernandes Soares.

10.032. João de Souza Bandeira de Mello Filho.

10.033. José de Souza Júnior.

10.034. João Caetano de Mello.

10.035. Raymundo Rodrigues da Silva.

10.036. Nicoláu Francisco Alves.

10.037. Eugênio Francisco.

10.038. Manoel José do Nascimento.

10.040. Antônio Belarmino Costa.

10.041. Bernardo Baptista.

10.042. Francisco de Mello.

10.043. Leopoldo de Freitas.

10.044. Herminio Cabral.

10.045. Henrique da Silva Ramos.

10.046. Eduardo da Silva Nogueira.

10.047. Abel da Silveira Rosa.

10.048. Mario Gonçalves da Trindade.

10.049. Jovelino Pereira Chaves.

10.050. Arnaldo Dias Pereira Pacheco.

10.051. Joaquim França.

10.052. José Etclvino H o r t a Júnior.

10.053. Lourenço Silva.

10.054. Euciydes Gonnet.

1G.055. Francisco Xavier.

10.056. Armênio Cardozo de Carvalho.

10.057. Bcrnardino Brasil.

10.058. Bernardino da Silva Maia.

10.059. Manoel Alves de Oliveira.

10.060. Antônio Bezerra de Mello.

10.061. José Joaquim Pereira.

10.062. José Ângelo dos Santos.

10.1)63. Manoel de Santa Rosa.

10.064. Silvino de Siqueira.

10.065. Osvaldo Geraldo de Souza.

10.066. Waldemar de Souza Almeida.

10.067. Jcão dos Santos.

10.068. Otaviano da Silveira Guimarães.

10.069. Raul Frenckel.

10.070. Augusto Garcia da Rosa.

10.071. Mario S. Paulo de Aguiar.

10.072. Alfredo de Carvalho.

10.073. Bento Rodrigues Teixeira.

10.074. Alcides Motta.

10.075. Álvaro Fernandes Corrêa.

10.076. Nelson Florido de Souza.

10.077. Marcelino Araújo de Almeida.

10.078. José Gonçalves de Sá.

10.079. Herculano João de Macedo.

10.080. Alcino Francisco P e r r t . 10.081. Manoel Vargas da Silveira.

10.082. Melchiades Luiz da Cunha.

10.083. Bruno Cabral de Lacerda.

10.084. Attila Gomes.

10.085. Constantino de Mello.

10.0S6. José Jorge dos Santos.

10.087. Sebastião V a r g a s . 10.088. José de Oliveira. , 10.089. Solon de Souza Rocha.

10.090. Tiburcio Corrêa Cavalcanti.

10.091. José Pereira da Silva.

10.092. Antônio Alves de Siqueira e Silva.

10.093. Alcino Vieira de Andrade.

10.094. Waldemar de Andrade Costa.

10.095. Francisco José de Siqueira.

10.096. Edmundo de Almeida Barreto.

10.097. Joacy Silvestre de Aymoré.

10.098. Mario Cardozo da Anunciação.

10.099. Manoel Nicolau da Silva.

10.100. Manoel do Sacramento.

10.101. José Solon Bizerril.

10.102. Antenor da Silva Chavão.

10.103. Fernando Silveira de Andrade.

10.104. Alexandrino Ferreira Lima.

10.105. Cesario Silveira de Andrade.

10.106. Ary da Costa.

10.107. José B r a g a .

10.108. Waldemiro Sizenando Moreira.

10.109. Luiz José dos Santos.

10.110. Abel dc Oliveira.

10.111. Adolpho Plates Barboza.

10.112. José Alves de Almeida.

10.113. Agenor Vieira d a . Silva.

10.114. Manoel Quirino-da Anunciação.

10.115. Arthur Corrêa.

10.116. Álvaro Simões Tremoço.

1 0 . H 7 . André Marques Pereira.

10.118. José da Silva.

(8)

1214 Terça-feira 21 BOLETIM ELEITORAL Março dc l'.)33

Número dc ordem da publicação'' por zona — Nomes dos qualificados Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 10.119. João Aleixo.

10.120. H c n r a u e Pereira de Oliveira.

10.121. Casemiro Manoel Rabello.

Q U A L I F I C A D O S P O R D F . S P A C H O D E 16 D E M A R Ç O D E 1933

Departamento Nacional de Saúde Pública

Inspetoria de F i s c a l i z a ç ã o do E x e r e i c i o da Medicina 10.122. José Augusto Vieira.

10.123. Antônio de Góes Eílerv.

10.124. Hildebcrto Freire de Carvalho.

10.125. Luiz da Costa Azevedo Júnior.

10.126. Pedro Joaquim da Veiga Júnior.

10.127. Francisco Xavier de Britto.

10.128. Ataliba Fialho da Cunha.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 17 D E M A R Ç O D E 1933

Policia do Distrito Federal

10.129. Antônio Evangelista do Amaral.

10.130. Antônio Pereira de Moraes.

Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 18 D E M A R Ç O D E 1933

Policia do Distrito Federal

10.131. Joaquim Antônio Leite de Castro.

10.132. Cândido Souza Pereira Botafogo.

10.133. Maria dc Lourdcs de Oliveira Lamcirão.

10.134. Júlio Pinto Brandão.

10.135. Oscar Meyer.

10.136. Luiz Santoro.

10.137. Antônio de Albuquerque.

10.138. José Maurício Pinheiro Freire.

10.139. Manoel de Freitas Guimarães.

10.140. Martiniano Cândido do Nascimento.

10.141. Antônio Alves Gil.

Departamento Nacional de Saúde Pública

Hospital dc São F r a n c i s c o de Assis 10.142. Tito Barbosa de Araújo.

Funcionários do Palácio do Catete

10.143. Álvaro de Souza Medeiros.

10.144. Jocé Francisco Tcllcs.

10.145. Fausto José de Figueiredo.

10.146. José Maria Gaviiiha.

10.147. Germano Rodrigues.

10.148. Pedro Bernardo de Araújo.

10.149. José da Costa Doria.

10.150. Manoel da Silva.

10.151. José Luiz da França.

10.152. Messias de Mello.

10.133. Manoel da Silva Gomes.

10.154. Joaquim Paulino Alves.

10.155. Manoel Figueiredo dc-Alm:ícla.

10.156. Ernesto Barbosa Lima.

10.157. Manoel Cardoso dos Santos.

10.158. Assis Farmchon.

10.159. Domiciano Pereira.

10.160. Francisco de Araújo.

10.161. Euciydes Moreira da Silva.

RETIFICAÇÕES

204. Oscar Trompowsky Leitão D'Almeida Júnior, e não como saiu publicado no B . E . n . 18, de 1932.

9.078. Jeronymo Pacheco Britto Sanches, e não como saiu publi- cado no B . E . n. 52, de 1933.

6.500. Ernesto Vieira dos Santos, e não como saiu publicado no B . E . n. 23, de 1933.

6.169. Amando da Rocha Vianna, c não como saiu publicado no B. E. n. 8, de 1933.

5.095. Antônio Luiz de Araújo, e não como saiu publicado no B. E.

n. 23, de 1932.

5.061. Manoel de Aguiar Fagundes, idem, idem, idem.

5.265. Sérgio de Azeredo Lima, idem, idem, idem.

5.304. José Alencar de Lima, idem, idem, idem.

4.952. Renato Gonçalves Brasuna, idem,'idem, idem.

5.362. Humberto Alves de Souza, idem, idem, idem.

4.835. Carlos Hygino Campello, idem, idem, idem.

3.240. Bernardino Silva Santos Filho, idem, idem, idem.

8.580. Aloysio Orlando Pinto da Luz, e não como saiu no B. E.

n. 40, de 1933.

1.755. Antonietta Quintella Martins, e não como saiu no B. E.

n . 21, de 1932.

Segunda Circunscrição

QUARTA ZONA ELEITORAL

( D i s t r i t o s Municipais de S n n f A n a , Gamboa, E s p i r i t o Santo e Rio C o m p r i d o )

Juiz — Dr. F r e d e r i c o S u s s e k i n d .

E s c r i v ã o — Br. José P i n h e i r o de A n d r a d e .

Número de ordem da publicação^ por zona — Nomes dos qualificados Q U A L I F I C A D O S P O R D E S P A C H O D E 18 D E M A R Ç O

D E 1933

Ministério da Guerra

Depósito Centra! de Material Veterinário do E x é r c i t o 44.505. Augusto Fischcr.

Diretoria de E n g e n h a r i a 44.506. Manoel Gomes P a r r e i r a .

Primeira Região Militar 44.507. Heitor Antônio de Mendonça.

44.508. Antônio Alves da Silva.

44.509. Paulo de Almeida Magalhães.

44.510. Almir Valente.

44.511. José Tinoco da Silveira Machado.

44.512. Geraldo de Oliveira.

44.513. Luiz de Abreu Lins.

44.514. Oton Medeiros.

44.515. João Febronio de Oliveira Júnior.

44.516. Amaro Elpidio da Silva.

Prefeitura do Distrito Federal

44.517. Delphino de Oliveira.

44.518. Joaquim Eduardo de Avcllar Barata.

44.519. José Justino de Moura.

44.520. Zulmira F . Cavalcante de Freitas.

44.521. Idalina de Oliveira.

44.522. Maria da Gloria Elias.

44.523. Aracy Wcrneck de Abreu.

44.524. Nila Werneck de Abreu.

Estrada de Ferro Central do Brasil

Quarta Divisão 44.525. Romeu de Amorim Desiderati.

44.526. José Borges.

TERCEIRA DIVISÃO S e g u n d o D i s t r i t o 44.527. José Lopes Pinto.

T e r c e i r o Distrito

44.528. José Porphirio.

(9)

Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados A v u l s o

44.529. João Alves Ferreira.

44.530. Nelson Pereira de Souza.

Quinto Distrito

C A R P I N T A R I A

44.531. Tito Lino de Carvalho.

44.532. Affonso Albuquerque Martins Fernandes.

44.533. Vicente Lourenço dos Santos.

44.534. Luiz Ferreira Caldas.

44.535. Luiz Torres da Silva.

4Í.536. Waldemar Alpoim da Silva Menezes.

A L V E N A R I A

44.537. Evaristo dos Santos.

44.538. João Evangelista dos Santos.

CALDEIREIROS

44.539. Juvenal Barbosa da Silva.

44.540. Avelino dos Santos.

44.541. Manoel Quintas.

44.542. José da Silva Toledo.

44.543. Heitor Rodrigues de Assis.

Quarto Distrito 44.544. Irineu José Augusto.

44.545. Olympio Gomes Pereira.

Número de ordem da publicação> por zona — Nomes dos qualificados 44.583. José Maria de Freitas.

44.584. Augusto Fernandes.

44.585. José Viriato.

44.586. Manoel Rocha.

44.587. Carlos Gonçalves dos Santos.

44.588. Benedicto Lourenço Barbosa.

44.589. Antônio Martins I

o

.

44.590. Estanislau Francisco Gonçalves.

44.591. José Joaquim.

44.592. José Emilio.

44.593. Antônio Wenceslau Aleixo.

44.594. Fortunato Ferreira.

44.595. José Bonifácio dos Santos.

44.596. Martiniano Rufino.

44.597. Antônio Ferreira Sobrinho.

44.598. João Querino.

44.599. João de Souza.

44.600. Antiocho Lopes Paranhos.

44.601. José Augusto 1°.

QUARTA DIVISÃO

P r i m e i r a Inspetoria de Oficinas do E n g e n h o de Dentro 44.602. Oswaldo Ferreira Alves.

44.603. Irineu Fernandes Pereira.

44.604. Martinho Antônio Pereira.

44.605. Samuel do Nascimento.

44.606. Alfredo Paes Sardinha.

TERCEIRA DIVISÃO Terceira Inspetoria da L i n h a S e g u n d o Distrito

44.546. José dos Santos.

44.547. Aristides Lemos.

QUARTA DIVISÃO

Primeira Inspetoria de Oficinas ( A l m o x a r i f a d o ) do E n g e n h o de D e n t r o

44.548. Romualdo Augusto P u g a . 44.549. Maurício Cursino.

44.550. Alfredo Ferreira da Silva.

44.551. Sebastião Carvalho dos Reis.

44.552. Norberto de Carvalho.

44.553. Thiago Vaz.

44.554. Joaquim Alves Couto.

44.555. Waldemar Pereira Barbosa.

44.556. Manoel de Oliveira.

44.557. Venancio Firmino.

44.558. Manoel Vieira.

44.559. Eleoterio Pereira de Mattos.

44.560. Bento Silva.

44.561. Domingos José Ramos.

44.562. Joaquim Ferreira de Menezes.

44.563. Aristides dos Santos.

44.564. Octavio Antônio da Silva.

44.565. José Lopes Quinteiros.

T E R C E I R A DIVISÃO

44.607. Lamartine Diniz Carneiro.

44.608. João Fernandes Arruda.

44.609. Taurino de Vasconcellos.

44.610. Benedicto Affonso.

44.611. Roberto dos Santos.

44.612. Izidro do Amaral.

44.613. Cícero dos Santos.

44.614. Augusto Barbosa.

44.615. Arnaldo Costa e Souza.

44.616. Benedicto Cortez dos Santos.

44.617. Joaquim Pereira da Silva.

Oitava Inspetoria do Trafego 44.618. Pedro Moreira.

Reproduz-se por sido publicado no Boletim n. 5S, com omissão dos títulos, o seguinte trecho:

Prefeitura do Distrito Federal

Limpeza P u b l i c a 40.692. Godofredo Francisco de Souza Reis.

40.693. Augusto Cândido.

40.694. Durval Maia.

40.695. Antônio dos Santos ( 2

o

) . 40.696. Amadeu Florentino Rubin.

40.697. Alexandre Vianna.

40.698. Álvaro José Ramalho.

40.699. Antônio de Oliveira Rabello.

40.700. Accacio M a u r o da Silva.

40.701. José Mendes da Silva.

40.702. Manoel Leopoldino de Moraes.

40.703. Júlio Pedrosa da Silva.

40.704. Benedicto Fernandes.

40.705. Antônio Campos.

40.706. Raphael Cândido Ribeiro.

40.707. Pedro Sino.

40.708. Alfredo Jeronymo da Silveira.

40.709. Armando Mathias de Almeida.

40.710. Sebastião Pereira Lopes.

40.711. Adelino Bento dos Santos.

40.712. Durval Machado D u t r a . 40.713. João Lopes de Castilho.

40.714. Amancia Vieira.

40.715. José Cecilio da Silva.

40.716. Felippe Lamana.

44.566. Antônio José Peixoto.

44.567. Manoel Gomes Beato.

44.568. Luiz Silva.

44.569. Leopoldino Barbosa.

44.570. João Carlos.

44.571. José Raymundo.

44.572. Abrahão Feliciano.

44.573. Theago Manoel do Nascimento.

44.574. Jovino de Oliveira.

44.575. Antônio José Maria.

44.576. Modestino de Carvalho.

44.677. Joaquim de Moura.

44.578. Osório Ferreira.

44.579. Eduardo Gonçalves Pimenta.

44.580. Pedro José Marianno.

44.581. Umbelino Caetano Mendes.

44.582. Waldemar Rodrigues.

(10)

1216 Terça-feira 21 BOLETIM ELEITORAL Março de 1933

Número de ordem da publicação' por zona — Nomes dos qualificados 40.717. Jesuino de Souza.

40.718. Augusto de Souza Costa.

40.719. Mario Leonel de Carvalho.

40.720. Aristides Nunes.

40.721. Claudionor José de Almeida.

40.722. Pedro Amadeu da Silva.

40.723. João Baptista Gil.

40.724. José de Mattos.

40.725. Carlos Pinto Barbosa.

40.726. Euzebio da Silva.

40.727. José Domingos ( 2

o

) 40.728. Octavio José de Almeida.

40.729. Henrique Ferreira da Silva.

40.730. Antônio Penha da Silva.

40.731. Olympio da Costa.

40.732. Augusto Lopes do Amaral.

40.733. Henrique Domingos da Silva.

40.734. Carlos Pereira.

40.735. Humberto de Souza.

40.736. Manoel Ozorio Veiga.

40.737. Augusto Cypriano de Souza.

40.738. João Maximiano da Costa.

40.739. João Gomes Leiras.

40.740. José Dias Velloso. • 40.741. Saturnino Domingos.

40.742. José Augusto de Paula.

40.743. Manoel Laurindo.

40.744. Annibal Gonçalves de Mello.

40.745. Simão de Oliveira.

40.746. Rosalino da Costa Maia.

40.747. João Francisco Gomes.

40.748. Oscar de Souza Lima.

40.749. Venancio José de Almeida.

40.750. Domingos Soriano da Costa.

40.751. Sebastião Francisco Alves.

40.752. Francisco Luiz.

40.753. Manoel dos Santos Duarte.

40.754. Hygino Francisco dos Santos.

40.755. Benedicto Vicente.

40.756. Azelino Mario de Oliveira.

40.757. Ricardo Paticati.

40.758. Francisco Barbosa de Oliveira.

40.759. Cid Marques P o r t o . 40.760. Jayrne Nunes de Oliveira.

40.761. Othon Maurício da Fonseca.

40.762. Octaviano Machado.

40.763. José Antônio Garcez.

40.764. Alfredo José Soares.

40.765. José Salvador Pereira.

40.766. Joaquim Augusto Coelho.

40.767. Arnaldo Francisco de Andrade.

40.768. Cesario dos Santos.

40.769. Manoel Lopes.

40.770. Jeronymo Faria Pereira.

40.771. Luiz dos Santos.

40.772. João Oeiras da Silva.

40.773. Sebastião Joaquim de Araújo.

40.774. Agenor Luiz dos Reis.

40.775. Sebastião José de Sant'Anna.

40.776. Adolpho José Pinto.

40.777. João Fernandes da Silva.

40.778. Secundino de Brito.

40.779. Annibal de Souza Pinto.

40.780. Orminda Ferreira da Silva.

40.781. Procopio Joaquim dos Santos.

40.782. José Rodrigues da Silva ( 2

o

) . 40.783. Martmho Tobias dos Anjos.

40.784. José Lopes do Amaral.

40.785. Antônio Mario.

40.786. João Gomes dos Santos.

40.787. Felicíssimo Muniz de Medeiros.

40.788. Antônio Cândido da Rosa.

40.789. Antônio Gomes Leiras.

40.790. Francisco Alves.

40.791. Alcides de Souza Tavares.

40.792. Zeferino Neves dos Santos.

40.793. José Alves.

40.794. Affonso Pereira.

40.795. Sebastião Ramos.

40.796. Pedro Lins da Silva.

40.797. Saturnino Apoliinarío de Freitas.

40.798. Anacleto Gonçalves.

40.799. Antônio Rodrigues da Rocha.

•Número de ordem da publicação, por zona — Nomes dos qualificados 40.800. Mario da Silva Brêda.

40.801. Milton José de Oliveira.

40.802. Francisco Brilho.

40.803. Almerindo Marinho de Souza.

40.804. Benedicto Demetrio de Vasconcellos.

40.805. Durval Pereira Gomes.

40.806. Horacio Soares Guimarães.

40.807. Edmundo Silveira Lopes.

40.808. Orlando Gonçalves.

40.809. Francisco Soares.

40.810. Francisco Romão.

40.811. José Gonçalves de Souza.

40.812. Joaquim Lopes Teixeira.

40.813. José Carlos da Silva.

40.814. Joaquim de Mattos.

40.815. Raul José Antônio.

40.816. Hélio Barra Martins.

40.817. Marcilio Villela.

40.818. Antônio Porto Cruz.

40.819. Waldomiro da Silva P o r t o . 40.820. Armando dos Santos Lisboa.

40.821. José de Mello.

40.822. Manoel Assumpção.

40.823. Francisco da Ponte Corrêa.

40.824. Arlindo de Azevedo.

40.825. Demetrio Rodrigues de Oliveira.

40.826. Eduardo Teixeira de Mello.

40.827. Alfredo Briggs.

40.828. João Antônio de Moraes.

40.829. Durval Gonçalves de Oliveira.

40.830. Júlio Jacintho de Medeiros.

40.831. Francisco de Almeida.

40.832. Pedro Frederico.

40.833. Paulo Gonçalves de Souza.

40.834. Elyseu José Maria.

40.835. João José Maria.

40.836. Marcos José Garcia.

40.837. Antônio Queiroz Júnior.

40.838. Euciydes Francisco.

40.839. Manoel Alves Gomes.

40.840. Manoel José Affonso.

40.841. Antônio Carannezzi.

40.842. José Theodoro de Souza.

40.843. Manoel Gomes dos Santos.

40.844. Antônio dos Santos.

40.845. José dos Santos Vieira.

40.846. Benedicto Alves.

40.847. Joaquim Pereira Gonzalez.

40.848. Tiburcio Rodrigues Pereira.

40.849. Joaquim Gomes.

40.850. Manoel Neves.

40.851. Manoel Teixeira.

40.852. Manoel Moraes.

40.853. Arlindo José Pinto.

40.854. Flavio Gonçalves da Silva.

40.855. Severino Villa Carneiro.

40.856. Álvaro Carneiro de Mello.

40.857. Manoel Lopes da Costa.

40.858. José Augusto de Lima.

40.859. João Malaquias Martins.

40.860. Armando José F e r r e i r a . 40.861. Jacintho Gomes Bastos.

40.862. Gabriel Rodrigues de Almeida.

40.863. Arthur Manoel Lopes.

40.864. Edgard Pereira de Carvalho.

40.865. Francisco José Corrêa de Carvalho.

40.866. Joaquim Gonçalves Manso.

40.867. José Lucas Affonso.

40.868. Margarido dos Santos Loureiro.

40.869. Dimas Gianaca.

40.870. Ângelo Cantermy.

40.871. Liceo Serpa Caldas.

40.872. José Estacio Ribeiro.

40.873. Firmino Gomes Cavalcante de Albuquerque.

40.874. Antônio Marques Pereira.

40.875. Alexandre Theodoro.

40.876. Antônio Joaquim.

40.877. Antônio Augusto Borges de Menezes.

40.878. Octavio Mendes.

40.879. Euciydes Duarte Vianna.

40.880. João Pereira dos Santos.

40.881. Antônio Damião da Silva.

Referências

Documentos relacionados

nas universidades públicas.” As possibilidades de respostas foram: “o Governo deve reservar vagas para os negros nas universidades públicas” e “o Governo não deve reservar

Rómulo de Sousa lassara. José Luis Gomes de Abreu, Frank Kadow. Antônio Carlos Mafra Mlchels, Edison Ribeiro, Lupércio Despotln, Francisco Paulo de Almeida. JOsé

Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

5- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez

do Projeto Gerenciar a Qualidade Controlar as Aquisições Estimar Custos Criar EAP Estimar os Recursos das Atividades Implementar as Respostas aos Riscos Controlar o

Antônio Augusto Ribeiro de Almeida Filho.. Sylvio Armando Fioravanti

(Qualifi- cação ex-officio, B. 627), filho de José Antônio Porto Rocha e de Maria Lindenberg Rocha, nascido a 4 de março de 1881, em Cabo Frio, Estado do Rio de Janeiro,

Antônio José da Costa Ribeiro Júlio Celso de Albuquerque