• Nenhum resultado encontrado

Classificação Biológica e os Seres simples

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Classificação Biológica e os Seres simples"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Olá, como sabemos a biologia está presente em nosso dia a dia de várias formas, sendo assim o demonstre hoje vem com uma lista de fatores que influenciam na biologia, e principalmente no modo de viver pelas pessoas.

E hoje vamos falar de Classificação Biológica e os Seres simples, onde baseado em estudos, vamos mostra como é o desenvolver desse processo biológico que envolve diversos fatores.

Classificação Biológica e os Seres simples

A classificação biológica é o modo onde são classificados todos os tipos de seres vivos existentes na terra, alguns seres ainda não foram classificados mais estão sendo estudados para dá uma classificação. Com a classificação biológica é mais fácil de resolver problemas relacionados aos seres vivos.

Os seres mais simples são os principais que representam bastante a biologia, seres esses que são os vírus, bactérias, algas, protozoários e fungos.

(2)

Para que serve a classificação biológica?

A classificação biológica é uma forma de diferenciar os seres vivos de uma maneira mais fácil, baseado em classes, tendo as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, assim definindo espécies de acordo com com os grupos de organismos que se reproduzem entre si.

Classificações biologica é definida como o modo como os biólogos agrupam e categorizam as espécies de seres vivos, extintas e actuais. A classificação científica moderna tem as suas raízes no sistema de Karl von Linnée (ou Carolus Linnaeus), que agrupou as espécies de acordo com as características morfológicas por elas partilhadas.

Videos sobre classificações biológica:

(3)

Fundamentos da classificação biológica

Os sistemas de classificação dos seres vivos, desde a época de Aristóteles até os dias de hoje, sofreram muitas mudanças, o que caracteriza a taxonomia como uma ciência muito dinâmica no campo das ciências biológicas.

Os trabalhos de Aristóteles serviram de base para uma classificação que dividia os animais conhecidos como vertebrados, ou animais de sangue vermelho, e invertebrados, ou animais sem sangue vermelho, e foram utilizados por cerca de 2 000 anos.

(4)

Videos sobre Fundamentos da classificação biológica:

A sistemática moderna

Inclui a taxonomia (ciência da descoberta, descrição e classificação das [espécies] e grupo de espécies, com suas normas e princípios) e também a filogenia (relações evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos.

A sistemática é que classificam as espécies em outros taxa a fim de definir o modo como

(5)

eles se relacionam evolutivamente. Sendo assim é o sistema que define os animais e as plantas em sua devida classe.

Videos sobre A sistemática moderna:

Quantos reinos existem?

Nos dias atuais segundo os cientistas, existem 5 reinos, que mostram a evolução dos grupos, para cada novos seres que forem e vem surgindo, e colocando dentro do seu parentesco.

Os reinos são: o reino monera, reino protista, reino fungi, reino vegetal, reino animal. Para

(6)

que seja definido o parentesco das especies e suas características.

Videos sobre quantos reinos existem?:

A importância de estudar vírus, bactérias, algas, protozoários e fungos?

A grande importância de estudar todos esses elementos é o fato de conhecer o verdadeira origem não só dos seres vivos e poder conhecer como nosso corpo é formado, se prevenir das doenças, conhecer outros seres.

O vírus é um agente biológico microscópico que se reproduz dentro de células. Quando infectada por um vírus, uma célula hospedeira é obrigada a fabricar milhares de cópias idênticas ao vírus original em um grau extraordinário. Bactéria é um domínio de micro- organismos unicelulares, procariontes, antes também chamados Schizomycetes,

(7)

pertencentes ao Reino Monera. Alga é o nome comum de um diversificado agrupamento polifilético de organismos fotossintéticos cujo ciclo de vida se completa geralmente em meio aquático. Protozoários são microorganismos eucarióticos geralmente unicelulares e

heterotróficos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias.

Videos sobre:

https://youtube.com/watch?v=W7C4dq7kPW4

Vírus

O vírus é um agente biológico microscópico que se reproduz dentro de células de

hospedeiros viventes. Quando infectada por um vírus, uma célula hospedeira é obrigada a fabricar milhares de cópias idênticas ao vírus original em um grau extraordinário.

(8)

Ao contrário da maioria dos seres vivos, vírus não têm células que se dividem; novos vírus são montados na célula hospedeira infectada. Mais de 2 000 espécies de vírus já foram descobertas.

Videos sobre Vírus:

Bactérias

As bactérias são geralmente bastante pequenas, ou melhor microscópicas ou submicroscópicas (detectáveis apenas com uso de um microscópio eletrônico).

Suas dimensões geralmente não excedem poucos micrômetros, podendo variar entre cerca

(9)

de 0,2 µm, nos micoplasmas, até 30 µm, em algumas espiroquetas.

Videos sobre Bactérias:

Algas

Alga é o nome comum dada a plantas que vivem na água, embora algumas espécies habitem no solo, sobre superfícies expostas à luz solar ou sejam fotobiontes em fungos liquenizados.

As algas são avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Constituem um

(10)

grande e diversificado grupo de espécies autotróficas, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese.

Videos sobre Algas:

Protozoários

Osa protozoários são microorganismos eucarióticos geralmente unicelulares e

heterotróficos (não possui a capacidade de produzir seu próprio alimento, e por isso se alimenta de seres vivos).

Sua classificação é controversa, pois inclui diversos seres semelhantes que não possuem relação evolutiva, sendo assim um grupo polifilético (grupo que não inclui o ancestral comum de todos os indivíduos) que une diferentes tipos de organismos microscópicos que não se encaixam no reino Metazoa.

Videos sobre Protozoários:

Fungos

Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias. Uma grande diferença é que as células dos fungos terem paredes celulares que contêm quitina e glucanos, diferente das células vegetais, que contêm celulose.

(11)

Estas e outras diferenças mostram que os fungos formam um só grupo de organismos relacionados entre si, denominado Eumycota (fungos verdadeiros ou Eumycetes), e que partilham um ancestral comum (um grupo monofilético).

Videos sobre Fungos:

FIM

Chegamos ao fim de mais uma lista de fatores que envolvem a biologia, e hoje falamos de Classificação Biológica e os Seres simples. Se você gosta de nossos trabalhos, ajude para que mais pessoas possam também conhecer do nosso conteúdo, compartilhe nas redes sociais, indique amigos.

Referências

Documentos relacionados

“ecologia” é o tema que percorre toda a descrição das características animais. Diferentemente, em Partes dos Animais, Aristóteles centra sua investigação sobre

Com efeitos a partir de 1 de Julho de 2009, os coeficientes de correcção aplicáveis às remunerações dos funcionários, agentes temporários e agentes contratuais das Comunidades

Montar 3 placas de petri (Figura 2): Colocar algodão (ou papel de filtro) no fundo das placas de Petri e rotulá-las de acordo com o tratamento que será realizado (água, ácido

Bata a mistura até obter a textura desejada (quanto mais bater, mais homogênea ficará a mistura, mas não bata demais porque o papel se tornará quebradiço). Figura 2: Papel picado

Fechar o outro terrário com um tecido (Figura 6) que permita a passagem do vapor d’água, mas não a de insetos, como o Voil, prendendo as extremidades com fita adesiva.. Deixe uma

Restos de seres vivos que vìveram há muitos anos na Terra, ou vestígios da sua actividâde, que ficaram preservados em rochas.. São os maÌs famosos dos animais

E que todos os elementos existentes na natureza são importantes para a sobrevivência dos seres vivos.. SERES VIVOS

2 – todos os vertebrados de sangue quente de uma classe (Aves), caracterizada pelo fato de que o corpo é mais ou menos completamente coberto de penas e as patas dianteiras