• Nenhum resultado encontrado

Download/Open

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Download/Open"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Educação e Religião em Comenius na sua Didática Magna

WELITON CARRIJO FORTALEZA

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP

2010

(2)

WELITON CARRIJO FORTALEZA

Educação e Religião em Comenius na sua Didática Magna

Dissertação apresentada em cumprimento parcial às exigências do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião, para obtenção do grau de Mestre.

Orientador: Prof. Dr. James R. Farris

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP

2010

(3)

F736 Fortaleza, W. C.

Educação e Religião em Comenius na sua Didática Magna / Weliton Carrijo Fortaleza. – 2010.

142 f. ; 30 cm.

Dissertação de (Mestrado) – Universidade Metodista de São Paulo. Faculdade de Humanidades e Direito. Programa

De Pós - Graduação em Ciências da Religião. Bibliografia: f. 132-142.

Orientador: Prof. Dr. James, R. Farris

1. Pedagogia. 2. Educação. 3. Teologia. 4. Idade Média. I. Título

(4)

A dissertação de mestrado sob o título “Educação e Religião em Comenius na sua Didática Magna”, elaborada por Weliton Carrijo Fortaleza foi apresentada e aprovada em 24 de Agosto de 2010, perante banca examinadora composta por Prof. Dr. James Reaves Farris (Presidente/UMESP), Prof. Dr. Geoval Jacinto da Silva (Titular/UMESP) e Prof. Dr. Edson Pereira Lopes (Titular/Mackenzie)

_________________________________________ Prof. Dr. James Reaves Farris

Orientador e Presidente da banca examinadora

___________________________________________ Prof. Dr. Jung Mo Sung

Cordenador do Programa de Pós-Graduação

Programa: Ciências da Religião

Área de Concentração: Práxis Religiosa e Sociedade

Linha de Pesquisa: Interfaces da Práxis Religiosa com a Filosofia e as Ciências Humanas.O

(5)

DEDICATÓRIA

À força inexplicável, energia inesgotável, que nos dá sustentáculo para prosseguirmos diante de todas as dificuldades e impedimentos, Deus. Devemos encontrar Deus e amá-lo pelas bênçãos que ele nos manda, não levando em consideração apenas as suas bênçãos, mas considerando a sua

origem.

À minha querida esposa Josiane que tanto amo, companheira, amiga, aquela com quem posso contar em todos os momentos, mesmo sendo a trajetória árdua e difícil. Por ter valorizado este empreendimento e ter tornado possível, com algum sacrifício, que ele se realizasse. Por compreender minhas ausências e colaborar em momentos tão conturbados.

(6)

AGRADECIMENTO

Ao final deste empreendimento, sinto um profundo sentimento de gratidão. Ele vem da sensação de que este realmente foi um período de crescimento inigualável e da consciência de que isto foi possível graças ao apoio de várias pessoas durante esta caminhada. Não é possível mencionar todas, mas considero necessário lembrar, pelo menos, algumas:

Agradeço ao meu orientador prof. Dr. James R. Farris, pela competência e companherismo demonstrados e pela segurança transmitida. Pela dedicação e empenho durante o desenvolvimento da pesquisa.

Agradeço ao ilustre prof. Dr. Geoval Jacinto da Silva, por viabilizar a realização deste sonho. Por sua paciência e benevolência, pois não há alegria perene sem o testemunho de uma boa consciência.

Agradeço ao prof. Dr. Edson Pereira Lopes pela contribuição através das suas pesquisas sobre Comenius e também por ter aceitado o convite de fazer parte da banca.

Agradeço aos professores da Universidade Metodista de São Paulo que somaram para esse grande feito. Também as professoras Roseane Rodrigues de Barros e Maria Celeste de Castro pela disponibilidade em me ajudar na parte gramatical.

Agradeço à bibliotecária Cintia Paiva pela amizade e pelas orientações referentes às normas da ABNT.

Agradeço ao orgão de fomento (Capes), por viabilizar a realização da pesquisa.

Agradeço aos amigos, que por inúmeros momentos me apoiaram e ajudaram a transpor vários obstáculos sobrevindos nessa longa trajetória de superações.

(7)

Educar é estabelecer uma troca com o educando. Educar não é um ato de "doação" de conhecimento, mas um processo que se realiza no contato do homem com o mundo vivenciado, o qual não é estático, mas dinâmico e em transformação contínua. (anônimo)

(8)

FORTALEZA, W. C. Educação e Religião em Comenius na sua Didática Magna. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). São Bernardo do Campo. Universidade Metodista de São Paulo, 2010.

RESUMO

Este trabalho é uma pesquisa sobre Religião e Educação em João Amós Comenius na obra Didática Magna. No primeiro capítulo, são apresentados o contexto histórico, social, político e religioso em que Comenius estava inserido e as influências que marcaram seu pensamento. Também sua vida e obra. No segundo capítulo é analisada a constituição da educação na Idade Média. Para tanto, são descritos os principais desenvolvimentos ocorridos na educação, bem como as manifestações de cada movimento, caracterizando como a educação se difundia no período anterior ao de Comenius. No terceiro capítulo são apresentadas sínteses e algumas análises teológicas e pedagógicas da obra Didática Magna, tendo como proposta proporcionar uma pedagogia educacional transformadora, “uma arte de ensinar tudo a todos”. Um ponto de real importância a saber é que a salvação tinha como seu instrumento humano a educação. A educação e apresentada como a salvação para a corrupção do gênero humano. Na obra são descritos os princípios que devem colaborar para a formação do ser humano. A pesquisa conclui que em Comenius houve um impulso para a educação. Mas este impulso não pode ser atribuído apenas à força do pedagogo e teologo João Amós Comenius. Deve-se ser compreendido em conjunto com os fatores políticos, religiosos e culturais.

Palavras-chave: Educação, Didática Magna, Idade Média, Teologia, Pedagogia e

Salvação.

(9)

FORTALEZA, W. C. Education and Religion in Comenius in the Didactica Magna. Dissertation (Masters of Science in Religion). São Bernardo do Campo. Methodist University of São Paulo, 2010.

ABSTRACT

This work is a research about religion and education on João Amós Comenius in his work Didactica Magna. In the first chapter the historical, social, political and religious contexts are shown as well as the ideas that have influenced his thought, life and work. In the second chapter the constitution of education in the middle age is analyzed. The main developments in education as well as the manifestations in each movement are described, characterizing how education spread before Comenius. The third chapter offers summaries and some theological and pedagogical analyses of the work Didactica Magna are presented with the purpose of providing a transforming pedagogy, “the art to teach everything to everyone”. A key point is to know that salvation had education as an important human tool. Education is presented as a key means for the salvation of corrupted human beings. In this work the principles that should underpin the formation of the human being are described. The research concludes that there was an impulse for education in the thought of Comenius. However, this impulse cannot be only credited to Comenius. It should be understood together with other political, religious and cultural factors.

Key words: Education, Didactica Magna, middle ages, Theology, Pedagogy and

(10)

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ... 11

CAPÍTULO 1. O CONTEXTO HISTORICO, SOCIAL, POLITICO, RELIGIOSO EM QUE COMENIUS ESTAVA INSERIDO ... 20

1.1. A Reforma Protestante e seus precursores... 20

1.2. Fatores históricos e econômicos ... 25

1.3. Martinho Lutero e a Reforma... 27

1.4. Implicações educacionais em Lutero ... 32

1.5. João Calvino e a Reforma ... 33

1.6. Implicações educacionais em João Calvino ... 35

1.6.1. A Academia-Genebra ... 35

1.6.2. A escola comum ... 36

1.6.3. O Governo e a vida civil ... 37

1.7. Nascimento e vida de João Amós Comenius ... 37

1.7.1. Influência: Continente Europeu ... 41

1.7.2. Influência: Na Inglaterra e outros lugares ... 45

1.7.3. Uma influência permanente ... 48

1.7.4. Considerações do capítulo ... 49

CAPÍTULO 2. EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA... 51

2.1. Alta Idade Média e a educação ... 51

2.2. Monaquismo... 51

2.3. Renascimento Carolíngio ... 52

2.4. Baixa Idade Média e a Educação ... 54

2.5. A Educação dos cavaleiros ... 57

2.6. A Educação feminina na Idade Média ... 58

2.7. Método e conteúdo... 59

2.8. A Escolástica... 60

2.8.1. Conteúdo e Método da Escolástica ... 61

2.9. As Universidades na Idade Média ... 63

2.10. Os grandes educadores da Idade Média ... 65

(11)

2.12. O Renascimento e a educação ... 68

2.13. Comenius e a Idade Média ... 71

2.14. Considerações do capítulo ... 73

CAPÍTULO 3. PEDAGOGIA E TEOLOGIA EM COMENIUS NA DIDÁTICA MAGNA ... 75

3.1. A Sistematização da Didática Magna ... 75

3.2 Os fundamentos teológicos e filosóficos da educação... 78

3.3 Os princípios da didática geral ... 82

3.4. Os fundamentos do método pedagogíco de Comenius ... 85

3.5. A Didática especial ... 100 3.5.1 Ciências em geral... 100 3.5.2. Artes ... 102 3.5.3. Línguas... 104 3.5.4. Moral ... 106 3.5.5. Piedade ... 109

3.6. Esboço de um plano de organização do sistema escolar ... 113

3.7. Escola Materna ... 114 3.8. Escola Vernácula ... 115 3.9. Escola Latina... 116 3.10. Academia (Universidade) ... 117 3.11. Considerações do capítulo ... 122 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 126 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 132

(12)

Referências

Documentos relacionados

Todas estas atividades, sendo elas atividades de vida diária ou de reabilitação, são fundamentais e, consequentemente, uma mais valia para as utentes desta casa de

Os problemas de competência lingüística (o conhecimento que o falante/intérprete possui sobre a língua de sua comunidade e utiliza para a construção das

Este artigo tem como objetivo apresentar o estudo de caso de implantação da Educação Integral/Educação Integrada e(m) tempo integral, nos moldes do ProEMI,

Não vou entrar aqui em detalhes sobre o alcance da “lei de caland”, que, como se sabe, surgiu para explicar certas peculiaridades da composição nominal no Avesta, mais

Em relação à modelagem dos canais, os sistemas Reciproc® e WaveOne® não apresentaram diferença em relação aos sistemas MTWO® e ProTaper®, que possuem uma

Esta norma define os termos relativos às placas cerâmicas para revestimento, esmaltadas e não esmaltadas.. 2

A busca da história do livro didático, no Brasil, remete à pesquisa de inúmeras publicações: monografias, dissertações, teses, artigos, bem como a documentos

Nas culturas «paelolíticas», ao Outro Sujeito, a esse outrém de quem depen- de, identifica-o o homem no próprio Mundo – sobretudo o natural (como no culto dos elementos) mas