• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Relatório Final

ESTÁGIO

PROFISSIONALIZANTE

Rita Cristina Pessoa Coutinho

Mestrado Integrado em Medicina

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas – Universidade NOVA de Lisboa

Ano Letivo 2019/2020

(2)

Índice

1. INTRODUÇÃO ... 3

2. OBJETIVOS ... 3

3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ... 4

ESTÁGIO PARCELAR DE CIRURGIA GERAL ... 4

ESTÁGIO PARCELAR DE MEDICINA INTERNA ... 4

ESTÁGIO PARCELAR DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ... 5

ESTÁGIO PARCELAR DE PSIQUIATRIA ... 5

ESTÁGIO PARCELAR DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR ... 6

ESTÁGIO PARCELAR DE PEDIATRIA ... 6

4. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES ... 7

5. REFLEXÃO CRÍTICA ... 7

6. ANEXOS ... 9

ANEXO 1–TRABALHOS REALIZADOS NO ÂMBITO DO ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE ... 9

ANEXO 2–PATOLOGIAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO DE CIRURGIA GERAL ... 9

ANEXO 3–PATOLOGIAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO DE MEDICINA INTERNA ... 10

ANEXO 4–PATOLOGIAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA ... 10

ANEXO 5–PATOLOGIAS OBSERVADAS NO ESTÁGIO DE PSIQUIATRIA ... 11

ANEXO 6–CERTIFICADO CURSO TEAM(TRAUMA EVALUATION AND MANAGEMENT) ... 11

ANEXO 7–QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO PARA O UTENTE E DE AUTOANÁLISE PARA O MÉDICO ... 12

ANEXO 8–CERTIFICADO DO CURSO DE ELETROCARDIOGRAFIA ... 14

ANEXO 9–CERTIFICADO DA PALESTRA “ÁGIL:HACKS PARA GERIR TEMPO E PROJETOS” ... 15

ANEXO 10–CERTIFICADO DO CONGRESSO NACIONAL DE ESTUDANTES DE MEDICINA (CNEM) ... 16

ANEXO 11–CERTIFICADO DO CNEM-WORKSHOPS “ABC DA COMUNICAÇÃO”,“EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE” E “MEDICINA MILITAR; EMPREENDEDORISMO;SAÚDE PÚBLICA;TECNOLOGIA” ... 17

ANEXO 12–CERTIFICADO DAS IIJORNADAS DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR –HOSPITAL CUF DESCOBERTAS ... 19

(3)

1. Introdução

O Estágio Profissionalizante integra o 6º ano do curso do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Uma vez que é de carácter profissionalizante, o que se pretende é a integração do aluno na rotina diária das respetivas equipas médicas, através de uma orientação tutelada, com foco na aquisição de competências para uma assimilação consistente e autónoma na prática clínica. Este exercício permite a consolidação de conhecimento teórico previamente adquirido com a obtenção de aptidões técnicas, quer de componentes práticos, quer de relacionamento interpessoal, necessárias à prática médica.

A organização é feita em seis Estágios Parcelares, integrado um sistema de rotativo, nas quais estão inseridas várias áreas clínicas (médicas e cirúrgicas). Estas estão divididas em 2 áreas com duração de 8 semanas: Medicina Interna e Cirurgia Geral, e as restantes com duração de 4 semanas: Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental e Medicina Geral e Familiar. Conta ainda com um Estágio Clínico Opcional, com a duração de 2 semanas.

O presente relatório encontrando-se dividido em cinco partes: introdução, objetivos, atividades realizadas em cada estágio parcelar, atividades extracurriculares e termina com uma reflexão crítica global que visa explicitar a avaliação do cumprimento dos objetivos propostos inicialmente. No final, encontram-se os anexos.

2. Objetivos

No inicio do 6º ano, aquando do Estágio Profissionalizante, defini concretamente os objetivos a cumprir, abrangendo os diversos estágios, sendo alguns direcionados com a componente académica e outros de carácter mais pessoal.

Em relação aos objetivos académicos, propus-me a consolidar os conhecimentos teóricos com a componente prática, procurando adquirir maior autonomia; promover a estimulação e o apuramento do raciocínio clínico; melhorar a capacidade comunicativa e de relação interpessoal quer com a equipa médica quer com os doentes e seus familiares; explorar ativamente as áreas que considero de maior interesse.

Em termos pessoais: aprimorar estratégias de gestão de tempo, organização e stress; adquirir maior confiança e segurança nas minhas capacidades, assumindo um papel ativo nos diversos contextos; usufruir na integridade da disponibilidade e conhecimento dos meus responsáveis em cada estágio parcelar; estimular o meu sentido crítico; desenvolver e investir mais tempo pelas áreas de maior interesse, de modo

(4)

a orientar o meu futuro para a escolha da especialidade; reconhecer as minhas dificuldades e tentar colmata-las ao longo do presente ano.

3. Atividades Desenvolvidas

Estágio Parcelar de Cirurgia Geral

(Regente: Prof. Doutor Rui Maio)

O estágio de Cirurgia Geral teve lugar no Hospital das Forças Armadas, no período de 9 de setembro de 2019 a 1 de novembro de 2019 , tutorado pela Dr.ª Sara Brás, Dr. Pedro Maurício e Dr. Bruno Ferreira. Deste estágio fez parte uma semana inicial de aulas teóricas na qual se engloba o curso TEAM (“Trauma

Evaluation And Manegement”) (Anexo 6). Nas restantes 7 semanas, a atividade desenvolvida incluiu a

permanência pela Enfermaria, onde fiquei responsável pela observação de doentes internados, tendo elaborado diversos diários clínicos, notas de entrada e notas de alta. Semanalmente, frequentei o Bloco Operatório, onde observei essencialmente patologia herniária e neoplásica (Anexo 2), tendo oportunidade de participar como ajudante em diversas das cirurgias. No âmbito de Pequena Cirurgia, assisti essencialmente a excisão de lipomas e quistos sebáceos, constituindo um dos grandes momentos de aprendizagem, principalmente pela oportunidade de participação e prática da técnica de sutura, assim como a consolidação das noções de assepsia e manuseamento de material asséptico. Em contexto de consulta, assisti tanto a primeiras consultas como consultas pré, pós operatório e de seguimento. Pontualmente, tive oportunidade de frequentar o Serviço de Urgência. Destaco a minha integração nas Reuniões Multidisciplinares semanalmente, bem como as Sessões Clínicas, onde eram abordados temas teórico-práticos recorrendo a casos clínicos. No último dia de estágio participei no Mini Congresso de Cirurgia Geral no Hospital Beatriz Ângelo, onde apresentei o trabalho de grupo “Beauty and the Beast”, que foi baseado em 2 casos clínicos observados ao longo do estágio e que permitiu uma revisão teórica sobre os extremos do tratamento cirúrgico da neoplasia colo-retal.

Estágio Parcelar de Medicina Interna

(Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco)

O estágio de Medicina teve lugar no Hospital São Francisco Xavier na enfermaria do Serviço de Medicina IV, no período de 4 de novembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020, sob orientação da Dr.ª Ana Lynce. Durante as 8 semanas tive oportunidade de acompanhar a evolução em internamento dos doentes, sendo que, todos os dias me era atribuído um número crescente de doentes, entre 1 a 3, sendo responsável

(5)

onde me era permitido treinar as minhas capacidades de transmissão de informação clínica e o esclarecimento de eventuais dúvidas. Realço a oportunidade de treinar o meu raciocínio clínico e a aquisição de maior prática de procedimentos, como a realização de gasimetrias arteriais e eletrocardiogramas. Semanalmente frequentei o Serviço de Urgência, o que me permitiu contactar com uma maior variedade de patologias e treinar a capacidade de avaliar um doente numa situação aguda. Acompanhei, também semanalmente, as consultas externas, onde assisti essencialmente a consultas de Doenças Autoimunes. Destaco as Visitas e as Sessões Clínicas semanais, bem como as Sessões Formativas lecionadas por internos para alunos do 6º ano, pois eram um momento de revisão teórica e discussão de casos clínicos, essencial para estimular o raciocínio crítico. Na semana final, apresentei o tema “Doenças do sono”, sobre a importância do reconhecimento e tratamento precoce de distúrbios relacionados com o sono.

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

(Regente: Profª. Doutora Teresinha Simões)

O estágio de Ginecologia e Obstetrícia teve lugar na Maternidade Alfredo da Costa, no período de 20 de janeiro 2020 a 14 de fevereiro de 2020. Durante 2 semanas, acompanhei a Dr.ª Sílvia Vieira, passando pela consulta de ginecologia geral, onde tive oportunidade de realizar exame objetivo e colheita citológica (Anexo 4). Observei, no Bloco Operatório, um total de seis procedimentos cirúrgicos. No âmbito de obstetrícia, acompanhei a Dr.ª Andreia Miguel durante 2 semanas, assisti a diversas consultas de alto risco, quer de vigilância de grávidas com idade gestacional avançada, quer do seguimento de grávidas com patologia concomitante. Assisti à realização de ecografias obstétricas, e no bloco de partos, presenciei três partos eutócicos, um parto distócico e cinco cesarianas, o que perfaz um total de 9 partos. Semanalmente, pude estar presente no Serviço de Urgência, onde contactei com uma maior variedade de patologias. Destaco a oportunidade de assistir a uma manhã de consultas de imunodepressão, acompanhando a Dr.ª Cristina Guerreiro, pioneira na implementação da mesma. No final do estágio apresentei um trabalho de grupo sobre o tema “Anomalias Mullerianas”, no contexto de um caso clínico.

Estágio Parcelar de Psiquiatria

(Regente: Prof. Doutor Miguel Talina)

O estágio de Psiquiatria teve lugar no Hospital de Egas Moniz, no período de 17 de fevereiro de 2020 a 9 de março de 2020, tutorado pela Dr.ª Ana Sofia Sequeira. No inicio do estágio decorreram dois seminários teórico-práticos, lecionados pelo Prof. Dr. Miguel Talina e pelo Prof. Dr. Pedro Mateus, sendo um deles relativo à abordagem de casos clínicos em contexto de urgência e o seguinte com o tema “Estigma da doença mental e programas para doentes mentais graves”. Participei nas consultas externas de neuropsiquiatria,

(6)

onde observei consultas de avaliação pré e pós operatória em doentes com epilepsia refratária. Assisti, a consultas externas comunitárias, onde pude contactar com uma grande variedade de patologias psiquiátricas (Anexo 5). Semanalmente, frequentei o Serviço de Urgência e participei nas Reuniões de Equipa e nas Sessões Clínicas do Serviço. Realço a oportunidade de assistir de modo semanal, às consultas externas de sintomas neurológicos funcionais, onde pude observar a aplicação do treino cognitivo-comportamental em prática.

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar

(Regente: Prof. Doutora Isabel dos Santos)

O estágio de Medicina Geral e Familiar, ocorreu no período de 16 de março 2020 a 17 de abril de 2020, organizado pela Profª. Doutora Isabel dos Santos. Devido ao contexto epidemiológico atual, pela pandemia do COVID-19, este foi realizado maioritariamente online, através da realização de um Portfólio, que decorreu da necessidade de adaptação do estágio prático numa forma de ensino que permitisse treino de aptidões de consulta e gestos médicos, sem contacto com a especialidade. O Portfólio incluiu a resolução de casos clínicos, possibilitando o reforço do pensamento estruturado em relação às patologias e uma abordagem priorizada em relação aos problemas médicos; a visualização de consultas videogravadas, para revisão sequencial dos passos da consulta; a participação de cursos on-line de variados temas, disponíveis na plataforma interativa de conhecimento da OMS (OpenWHO); e ainda a oportunidade de realizar atividades extra, que permitiram a revisão de conceitos teóricos e a aquisição de competências de trabalho de grupo, pois elaborei, em conjunto com uma colega, um inquérito “Questionário de satisfação para o utente e de autoanalise para o médico, relativamente às suas consultas” (Anexo 7). Por fim, nos dois últimos dias, participei no Mini Congresso de Medicina Geral e Familiar, no qual apresentei individualmente o trabalho “Vigilância da Saúde da Mulher de 40 anos”.

Estágio Parcelar de Pediatria

(Regente: Prof. Doutor Luís Varandas)

O estágio de Pediatria, ocorreu no período de 20 abril 2020 a 15 de maio de 2020, organizado pelo Prof. Doutor Luís Varandas. Devido ao contexto epidemiológico atual, pela pandemia do COVID-19, este foi realizado maioritariamente online. Consistiu, em sessões de discussão de casos clínicos e esclarecimento de dúvidas, abrangendo as diversas áreas da pediatria, e na elaboração individual de um artigo de revisão, cujo tema escolhido por mim foi: “Bronquiolite aguda – Revisão da Literatura”. Considero que, as sessões de discussão de casos clínicos ao longo das várias semanas constituiu um momento crucial de ensino, onde eram abordados temas teórico-práticos, possibilitando o treino e a estimulação do raciocínio clínico. No último

(7)

dia, participei no Mini Congresso de Pediatria, no qual apresentei um trabalho de grupo sobre “Abordagem da Icterícia Neonatal” a propósito de um caso clínico.

4. Atividades Extracurriculares

Considero que as atividades que mais me marcaram, foram realizadas essencialmente no 6º ano, pois foi um ano de maior integração de conhecimentos e de maior busca pela definição concreta de áreas de interesse. Realço a minha participação no curso de eletrocardiografia em 2016 (Anexo 8) bastante útil para me familiarizar e, mais tarde, ao longo dos seguintes anos clínicos, conseguir reconhecer os padrões eletrocardiográficos das patologias cardíacas mais frequentes. Em 2017 participei na Palestra “ÁGIL: Hacks para gerir tempo e projetos” (Anexo 9), pois procurei sempre, ao longo do curso, aperfeiçoar técnicas de gestão de tempo. Destaco a minha participação em 2017 no Congresso Nacional de Estudantes de Medicina – CNEM (Anexo 10) e em dois dos seus workshops (Anexo 11), projeto organizado por colegas do curso de Medicina, no qual foram abordados diversos temas da atualidade médica e de relevância crescente para o jovem médico. Em 2019 compareci nas II Jornadas de Medicina Geral e Familiar (Anexo 12), organizada pela CUF, uma vez que, fui desenvolvendo uma enorme curiosidade e fascínio ao longo do curso nesta área em específico. Por fim, pude trabalhar e colaborar como membro da Crew da edição 12.0 do Imed Conference (Anexo 13), no presente ano letivo, o que julgo ter sido importante para fortalecer conceitos importantes de relação interpessoal quer com os colegas, quer com os participantes, com base na responsabilidade, competência e respeito.

5. Reflexão Crítica

Finalizado o Estágio Profissional, é necessário refletir acerca dos objetivos propostos no início do ano letivo e ponderar sobre o trabalho desenvolvido até então, uma vez que acaba por englobar todo o percurso académico.

Em relação aos objetivos académicos, de modo geral, penso que a maioria dos objetivos foram atingidos, embora estes não transcendam todas as especialidades, uma vez que, devido a pandemia atual pelo COVID-19, não foi possível realizar o estágio prático de Pediatria e de Medicina Geral e Familiar. Um outro objetivo não cumprido foi a exploração de áreas de maior interesse, pela impossibilidade de realização do estágio prático de Medicina Geral e Familiar, que foi a especialidade que mais se destacou ao longo do

(8)

curso e que mais curiosidade me despertou. Também a impossibilidade de realizar o Estágio Clínico Opcional, que seria o momento mais propício para o reconhecimento e busca ativa de áreas de maior relevância pessoal, constituiu um ponto negativo. Apesar disso, considero que a minha passagem pelas diferentes especialidades, especialmente pelas que tive oportunidade de contactar presencialmente, através do desempenho de tarefas quer práticas quer observacionais, permitiu a consolidação de competências necessárias para iniciar a minha carreira profissional com destreza e confiança. Em relação à melhoria das capacidades comunicativas, penso ter sido bem sucedida no que diz respeito à melhoria da comunicação com as equipas médicas e com os doentes, pois tive bastantes oportunidades de me pôr à prova. Todavia, penso ter ficado um pouco aquém das minhas expectativas iniciais em relação ao contacto com os familiares, pois não existiram tantas ocasiões quanto eu gostaria, no entanto, será facilmente colmatada no futuro. Realço o privilégio do rácio tutor ser reduzido, sendo a maioria das vezes de tutor-aluno 1:1, que foi fundamental para o desenvolvimento e incentivo à pró-atividade, a aquisição de maior autonomia e integração nas equipas médicas. Destaco a mais valia dos trabalhos realizados ao longo do ano, a globalidade no contexto de casos clínicos, pois permitiu a estimulação do raciocínio e a revisão de diversos temas médicos e cirúrgicos.

Em termos pessoais penso que superei as minhas expetativas, pois foi onde ocorreu o maior desenvolvimento e crescimento. Saliento a forma pró-ativa que me dispus a assumir no inicio do ano letivo, que me permitiu observar e praticar mais técnicas e contactar com uma maior abrangência de patologias. Considero que, consegui compreender e colmatar a maioria das minhas dificuldades, procurando ativamente um papel mais ativo nos diversos contextos, o que me possibilitou adquirir maior confiança e segurança nas minhas capacidades.

Por fim, julgo ter organizado o meu tempo de modo a estudar para Prova Nacional de Acesso, conciliando o estudo com a área clínica do estágio que estava a contactar, o que possibilitou uma melhor integração dos conhecimentos. Observo que, usufruí tempo de qualidade em atividades extracurriculares, que me permitiram não só aprofundar o meu interesse numa das áreas de maior relevância para mim, a Medicina Geral e Familiar, através da minha participação nas Jornadas de Medicina Geral e Familiar, mas também no maior desenvolvimento de capacidades de trabalho em equipa e coordenação, através da minha participação como membro da Crew do Imed Conference.

Em retrospetiva, concluo e agradeço a todas as pessoas com quem tive a sorte de me cruzar durante todo o meu percurso académico, pois ensinaram-me muito para além de competências práticas, em particular à Carlota Miranda, com quem partilhei, aprendi e cresci como Ser Humano. E finalmente, o agradecimento mais especial aos meus pais, que sempre me incentivaram e apoiaram em tudo e me deixaram voar e seguir os meus sonhos, apesar de para isso ter que estar 6 anos longe de casa.

(9)

6. Anexos

Anexo 1 – Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante

Estágio Parcelar

Tema

Cirurgia Geral

“Beauty and the Beast”

Medicina Interna

“Doenças do sono”

Ginecologia e Obstetrícia

“Anomalias Mullerianas”

Medicina Geral e Familiar

Portfólio de MGF

“Vigilância da saúde da mulher de 40 anos”

Pediatria

“Bronquiolite aguda – Revisão da Literatura”

“Abordagem da Icterícia Neonatal”

Anexo 2 – Patologias observadas no Estágio de Cirurgia Geral

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Tumoral Maligna Tumoral Benigna Quística Infeciosa Herniária

Análise de Patologias | Bloco Operatório e Pequena Cirurgia

(10)

Anexo 3 – Patologias observadas no Estágio de Medicina Interna

Anexo 4 – Patologias observadas no Estágio de Ginecologia e Obstetrícia

0 1 2 3 4 5 6 7 SNC Respiratório Neoplásico Músculo-Esquelético Hematológico Genito-Urinário Endocrinológico Cardiovascular

Análise de Patologias | Enfermaria

Número de doentes 0 2 4 6 8 10 12 14 16 Polipóide Infeciosa Hipertensiva Hemorrágica Endometrial Álgica

Análise de Patologias | Consulta

(11)

Anexo 5 – Patologias observadas no Estágio de Psiquiatria

Anexo 6 – Certificado Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management)

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Sintomas Neurológicos Funcionais Perturbação Obsessivo-Compulsiva Perturbação Depressiva Perturbação Delirante Perturbação de Pânico Perturbação Ansiedade Esquizofrenia Epilepsia Refratária

Análise de Patologias | Consulta

(12)
(13)
(14)

Anexo 8 – Certificado do Curso de Eletrocardiografia

Curso de Electrocardiografia | 3º ano |

Novembro

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa NOME Rita Coutinho DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 14551256 CÓDIGO DE CERTIFICADO MUEKV Evento

Curso de Electrocardiografia | 3º ano | Novembro

17-11-2016 17:30 ® 17-11-2016 20:30 - Duração: - 3 horas

No âmbito do projecto FORMAÇÃO+ organizámos um workshop de Electrocardiografia e Arritmias destinado aos alunos de 3º ano do MIM da NMS|FCM. O principal objectivo do curso é familiarizar o alunos com os padrões electrocardiográficos das patologias cardíacas mais frequentes.

aefcm.up.events

(15)

Anexo 9 – Certificado da Palestra “ÁGIL: Hacks para gerir tempo e projetos”

ÁGIL: hacks para gerir tempo e projetos

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa NOME Rita Coutinho DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 14551256 CÓDIGO DE CERTIFICADO C-59fa571237097 Evento

ÁGIL: hacks para gerir tempo e projetos

(16)

Anexo 10 – Certificado do Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM)

CNEM - Congresso Nacional de Estudantes de

Medicina

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina

Alameda Professor Hernâni Monteiro Hospital de São João 4200-319 Porto | Portugal 4200-319 Porto NOME Rita Coutinho DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 14551256 CÓDIGO DE CERTIFICADO C-74nvf5holv8cc Evento

CNEM - Congresso Nacional de Estudantes de Medicina

10-11-2017 09:00 ® 12-11-2017 17:00

CNEM é um congresso generalista adaptado às necessidades dos estudantes de Medicina que, através de uma abordagem transversal, multidisciplinar e inovadora, pretende ser um complemento à sua formação em diferentes áreas.

Porque Medicina é mais que Ciência

anem.up.events

(17)

Anexo 11 – Certificado do CNEM - Workshops “ABC da Comunicação”, “Equilíbrio Ácido-Base” e

“Medicina Militar; Empreendedorismo; Saúde Pública; Tecnologia”

Workshops/Paralelas - Congresso Nacional de

Estudantes de Medicina

— Certificado de Participação

EMITIDO POR:

ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina

Alameda Professor Hernâni Monteiro Hospital de São João 4200-319 Porto | Portugal 4200-319 Porto NOME Rita Coutinho DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO 14551256 CÓDIGO DE CERTIFICADO C-59f8e4db1f91c

(18)
(19)

Anexo 12 – Certificado das II Jornadas de Medicina Geral e Familiar – Hospital Cuf Descobertas

Participação em Eventos Científicos

Certificado

Certifica-se que Rita Coutinho, titular do Cartão de Cidadão com o nº de identificação 14551256, frequentou o seguinte evento científico:

II Jornadas de Medicina Geral e Familiar

que decorreu a 29 de Outubro de 2019, com a duração de 9 horas, no seguinte local: Hospital CUF Descobertas

Carnaxide, 29 de Outubro de 2019

Cláudia Silveira

Código de Certificado: C-5d9c80dd0beeb

Av. do Forte, nº3 – Edifício Suécia III, Piso 2 - Carnaxide

academiacuf.up.events

Comprovativo de Emissão de Certificado Electrónico

(20)

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Outros problemas observados foram o do espaço físico das empresas serem muito restritos ao número de funcionários, a iluminação não atender às normas, o ruído em certas

Nesse sentido, a partir da análise das diferentes escalas de medidas, indica-se que estudos futuros voltados para a atitude empreendedora em estudantes utilizem

O papel do Fundecitrus foi decisivo para a construção da posição ostentada pelo Brasil, inclusive pelo trabalho do inventário das árvores e a robusta metodologia de estimativa

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do