• Nenhum resultado encontrado

COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA RESOLUÇÃO Nº 01/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA RESOLUÇÃO Nº 01/2013"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

UFAM

DESDE 1909

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM.

COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA

RESOLUÇÃO Nº 01/2013

Estabelece Normas e Procedimentos para a realização do componente curricular Estágio Supervisionado Obrigatório.

O COORDENADOR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA, no uso de suas atribuições regimentais,

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar o componente curricular Estágio Supervisionado Obrigatório;

CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução No 11, de 11 de março de 2002, do Conselho Nacional de Educação;

CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução No 2, de 18 de junho de 2007, do Conselho Nacional de Educação;

CONSIDERANDO o que dispõe a Lei Federal No 11.788, de 25 de setembro de 2008 e a Resolução No 067/2011, de 30 de novembro de 2011, do Conselho de Ensino e Pesquisa – UFAM;

CONSIDERANDO o que dispõe a Resolução No 02/2012 do Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica que estabelece normas e procedimentos para a realização do componente curricular Estágio Supervisionado Obrigatório.

CONSIDERANDO a competência funcional do Colegiado prevista no art. 45 do Regimento Geral da UFAM;

(2)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 2

RESOLVE:

APROVAR as Normas e Procedimentos para a realização do componente curricular Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso de Engenharia Mecânica, em anexo, como parte integrante desta Resolução.

REVOGAR a Resolução No 02/2012 do Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica, por se tornar obsoleta com o início da vigência desta.

SALA DE REUNIÕES 1 DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, em Manaus, 27 de setembro de 2013.

Prof. MSc. Danilo de Santana Chui Coordenador do Curso de Engenharia

(3)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 3

Anexos da Resolução 01/2013 – CEMEC

ANEXO 1 – NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR ESTÁGIO SUPERVISIONADO

CAPÍTULO I – DOS OBJETIVOS

Art. 1º O Estágio Supervisionado tem por objetivos:

1. Consolidar conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Engenharia Mecânica.

2. Promover a integração entre os conhecimentos acadêmicos adquiridos ao longo do Curso e a prática da Engenharia Mecânica.

3. Proporcionar ao discente oportunidade de desenvolver habilidades de planejamento, supervisão, elaboração e execução de projetos e serviços de Engenharia Mecânica.

4. Proporcionar ao discente oportunidade de aprendizado profissional, em consonância com aspectos sociais, ambientais e culturais, visando suas futuras atividades.

CAPÍTULO II – DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

Art. 2º O Estágio Supervisionado Obrigatório é constituído de: 1. Disciplina Estágio Supervisionado;

2. Coordenação de Estágio Supervisionado; 3. Professor-Orientador;

4. Empresa; 5. Supervisor; 6. Estagiário;

(4)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 4

CAPÍTULO III – DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 3º A disciplina Estágio Supervisionado, de caráter obrigatório, tem carga horária de 180 (noventa) horas semestrais, correspondente a 6 (seis) créditos práticos. Art. 4º A disciplina Estágio Supervisionado deverá ser cumprida em 1 (um) período letivo regular, não sendo permitido cursá-la em período especial de férias. Art. 5º A disciplina Estágio Supervisionado deverá ser realizada de forma individual pelo discente, não sendo admitida sua realização em grupo.

Art. 6º As atividades da disciplina Estágio Supervisionado poderão ser realizadas em Instituição Pública ou Privada, escritórios de profissionais liberais, devidamente registrado no CREA/AM, instituições de ensino, setores da Universidade Federal do Amazonas, doravante designados Empresa, que mantenha atividades na área de Engenharia Mecânica.

Art. 7º A disciplina Estágio Supervisionado será obrigatoriamente realizada sob o acompanhamento de um Professor-Orientador, pela Faculdade de Tecnologia, e de um Supervisor, pela Empresa.

Art. 8º A disciplina Estágio Supervisionado possui as seguintes disciplinas como pré-requisitos para sua devida matrícula: Usinagem 021), Instrumentação (FTF-022), Elementos de Máquinas II (FTF-023), Máquinas Térmicas (FTF-019), Refrigeração e Ar Condicionado (FTF-030).

CAPÍTULO IV – DA COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 9º A organização administrativa da disciplina Estágio Supervisionado será exercida pelo Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica.

Art. 10 Compete ao Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica a criação das turmas da disciplina Estágio Supervisionado no SIE, de modo a vincular, em cada turma, o Professor Orientador com os seus respectivos Estagiários, exclusivamente.

CAPÍTULO V – DO PROFESSOR-ORIENTADOR

Art. 11 O Professor-Orientador é o professor do Curso de Engenharia Mecânica a quem compete:

(5)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 5

1. Elaborar, em conjunto com o Estagiário e com o Supervisor, o Plano de Atividades a ser apresentado à Coordenação de Estágio Supervisionado, dentro do prazo estipulado no art. 17;

2. Acompanhar o desenvolvimento do Estagiário através de contatos com o Supervisor;

3. Orientar o Estagiário na elaboração do Relatório Técnico; 4. Avaliar o Relatório Técnico;

5. Preencher o formulário Avaliação do Professor-Orientador (Anexo 5), no qual deverá constar uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) atribuída ao Estagiário, como forma de avaliação de seu Relatório Técnico.

6. Preencher do Boletim de Notas e Frequências – BNF.

§ 1º O Professor-Orientador será registrado no SIE como professor responsável pela turma da disciplina Estágio Supervisionado, contendos os discentes que o escolheram para desenvolvimento do Estágio, quer por entendimento direto entre os discentes e o professor ou com ajuda da Coordenação.

§ 2º O Professor-Orientador não poderá orientar simultaneamente mais do que 05 (cinco) estagiários.

CAPÍTULO VI – DA EMPRESA E DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Art. 12 Compete à Empresa definir o nome do Supervisor para acompanhar o Estagiário no âmbito da Empresa.

Art. 13 Compete à Universidade Federal do Amazonas, através da Coordenação Geral de Estágio providenciar Apólice de Seguro Obrigatório contra acidentes pessoais, em favor do Estagiário, de acordo com o item IV do artigo 9º da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

CAPÍTULO VII – DO SUPERVISOR

Art. 14 O Supervisor é o engenheiro vinculado à Empresa e ao campo de aplicação do estágio.

(6)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 6

1. Elaborar, em conjunto com o Estagiário e com o Professor-Orientador, o Plano de Atividades, a ser apresentado à Coordenação de Estágio, dentro do prazo estipulado no art. 17;

2. Orientar, acompanhar e prestar assistência técnica ao Estagiário, contribuindo para o bom desenvolvimento do estágio;

3. Enviar mensalmente ao Professor-Orientador, em envelope lacrado, o Controle de Frequência Mensal da disciplina Estágio Supervisionado, conforme Anexo 2;

4. Até 7 (sete) dias corridos antes do final do período letivo, encaminhar ao Professor-Orientador, em envelope lacrado, o formulário Avaliação do Supervisor (Anexo 4), no qual deverá constar duas notas de 0 (zero) a 10 (dez) atribuídas ao Estagiário, sendo uma correspondente à avaliação de seu desempenho, e a outra referente ao seu Relatório Técnico.

CAPÍTULO VIII – DO ESTAGIÁRIO

Art. 16 O Estagiário é o discente regularmente matriculado no Curso de Engenharia Mecânica, a quem compete:

1. Elaborar o Plano de Atividades (Anexo 1) juntamente com o Professor-Orientador e com o Supervisor.

2. Apresentar à Coordenação de Estágio Supervisionado o Termo de Compromisso.

3. Apresentar à Coordenação de Estágio Supervisionado a Apólice de Seguro Obrigatório, prevista no item IV do artigo 9o da Lei No 11.788, de 25 de setembro de 2008, no prazo de até 5 (cinco) dias após o início do período letivo em que o discente se encontra matriculado na disciplina Estágio Supervisionado.

4. Cumprir as tarefas previstas no Plano de Atividades.

5. Elaborar o Relatório Técnico do Estágio Supervisionado, de acordo com as normas previstas nesta Resolução, e submeter uma via desse Relatório ao Supervisor, e outra ao Professor-Orientador, com antecedência mínima de 14 (quatorze) dias do final do período letivo.

Parágrafo Único. A não apresentação da Apólice de Seguro Obrigatório implicará o cancelamento da matrícula do discente.

(7)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 7

CAPÍTULO IX – DO PLANO DE ATIVIDADES E DO RELATÓRIO TÉCNICO

Art. 17 O Plano de Atividades do Estágio Supervisionado (Anexo 1) tem como objetivo detalhar as atividades que serão desenvolvidas durante o Estágio, devendo ser elaborado pelo aluno em conjunto com o Supervisor e com o Professor-Orientador. Art. 18 O Plano de Atividades do Estágio Supervisionado deverá ser apresentado à Coordenação de Estágio Supervisionado para controle, devidamente preenchido e assinado pelo Professor-Orientador e pelo Supervisor, pelo menos 15 (quinze) dias antes do final do período letivo anterior ao da previsão de matrícula na disciplina Estágio Supervisionado, obedecido o Calendário Acadêmico da Universidade Federal do Amazonas.

Parágrafo Único. A não apresentação do Plano de Atividades implicará o cancelamento da matrícula do discente.

Art. 19 O Relatório Técnico deverá conter o registro do conhecimento adquirido pelo Estagiário, devendo ser estruturado com as seguintes seções fundamentais:

1. folha de rosto, conforme Anexo 3; 2. sumário;

3. introdução;

4. desenvolvimento do relatório; 5. considerações finais;

6. anexos e apêndices.

Parágrafo Único. O Relatório Técnico deverá ser elaborado em papel branco, sem pauta, no formato A4, espaçamento entre linhas de 1,5, parágrafo justificado, fonte Times New Roman de tamanho 12 ou Arial de tamanho 11, com as seguintes margens: esquerda 3 cm, direita 2 cm, superior 3 cm, e inferior 2 cm.

CAPÍTULO X – DA AVALIAÇÃO

Art. 20 A média dos exercícios escolares (MEE) será calculada pela média aritmética das duas notas atribuídas pelo Supervisor conforme o item 4 do art. 14. Art. 21 A nota atribuída pelo Professor-Orientador, na forma do item 5 do art. 11, será consignada como correspondente à prova final (PF).

(8)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 8

Parágrafo Único. O Professor-Orientador poderá exigir do discente a realização de modificações ou complementações no Relatório Técnico, condicionando a atribuição de sua nota ao cumprimento dessas exigências.

Art. 22 O Professor-Orientador efetuará o preenchimento do Boletim de Notas e Frequências – BNF, respeitado a data limite estabelecida no Calendário Acadêmico. Parágrafo Único. Caso, na data referida neste artigo, o Professor-Orientador não tenha recebido alguma das notas previstas neste regulamento, a ela será atribuído o valor 0 (zero) para fins de lançamento no BNF.

CAPÍTULO XI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 23 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação de Curso do Engenharia Mecânica.

Art. 24 Esta Resolução substitui por completo a Resolução No 02/2012 de 22de maio de 2012 do Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica, que se torna obsoleta a partir da vigência desta.

(9)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 9

Anexo 2 – Plano de Atividades.

Anexo 3 – Controle de Frequência Mensal efetuada pela Empresa. Anexo 4 – Folha de rosto do Relatório Técnico.

Anexo 5 – Avaliação do Supervisor.

(10)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 10

(Anexo 2)

C

URSO DE

E

NGENHARIA

M

ECÂNICA

D

ISCIPLINA

E

STÁGIO

S

UPERVISIONADO

Semestre Letivo 1 / 2010 Plano de Atividades ALUNO: MATRÍCULA Nº ENDEREÇO: TELEFONES: ORIENTADOR: ÁREA EMPRESA: ENDEREÇO: SUPERVISOR: CARGO: TELEFONES: TÍTULODO RELATÓRIO ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

MANAUS, DE DE

ALUNO

ORIENTADOR SUPERVISOR

(11)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 11

(Anexo 3)

C

URSO DE

E

NGENHARIA

M

ECÂNICA

D

ISCIPLINA

E

STÁGIO

S

UPERVISIONADO

Semestre Letivo 1 / 2010 Frequência do Mês de Janeiro / 2010 ALUNO: MATRÍCULA Nº ORIENTADOR: EMPRESA: SUPERVISOR: CARGO: FREQUÊNCIA

DIA HORÁRIO SUPERVISOR DIA HORÁRIO SUPERVISOR

01 17 02 18 03 19 04 20 05 21 06 22 07 23 08 24 09 25 10 26 11 27 12 28 13 29 14 30 15 31 16 TOTAL DE HORAS MANAUS, DE DE ALUNO ORIENTADOR SUPERVISOR Recebido em ___/___/_____

(12)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 12

(Anexo 4)

C

URSO DE

E

NGENHARIA

M

ECÂNICA

D

ISCIPLINA

E

STÁGIO

S

UPERVISIONADO

Semestre Letivo 1 / 2010

por

Relatório Técnico elaborado como parte dos requisitos da disciplina Estágio Supervisionado para a integralização dos créditos do curso de Engenharia Mecânica.

Professor-Orientador: Supervisor: Empresa:

(13)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 13

(Anexo 5)

C

URSO DE

E

NGENHARIA

M

ECÂNICA

D

ISCIPLINA

E

STÁGIO

S

UPERVISIONADO

Semestre Letivo 1 / 2010 Avaliação do Supervisor ALUNO: MATRÍCULA Nº ORIENTADOR: EMPRESA: SUPERVISOR: CARGO:

ESPAÇO DESTINADO A COMENTÁRIOS, SE DESEJAR (INICIATIVA, INTERESSE, DESEMPENHO, ETC.)

NOTA POR EXTENSO

AVALIAÇÕES DO SUPERVISOR ( DUAS NOTAS DE 0,0 A 10,0 ) : DESEMPENHO DO ALUNO ► RELATÓRIO TÉCNICO ► MANAUS, DE DE SUPERVISOR Recebido em ___/___/_____

(14)

Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado. Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, Setor Norte. CEP 69077-000 Manaus – AM. 14

(Anexo 6)

C

URSO DE

E

NGENHARIA

M

ECÂNICA

D

ISCIPLINA

E

STÁGIO

S

UPERVISIONADO

Semestre Letivo 1 / 2010 Avaliação do Professor-Orientador ALUNO: MATRÍCULA Nº ORIENTADOR: EMPRESA: SUPERVISOR: CARGO:

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS, SE DESEJAR (INICIATIVA, INTERESSE, DESEMPENHO, CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO, ETC.)

NOTA POR EXTENSO

AVALIAÇÃO DO PROFESSOR-ORIENTADOR

(NOTA CORRESPONDENTE À PROVA FINAL)

MANAUS, DE DE

PROFESSOR-ORIENTADOR

Referências

Documentos relacionados

Art. 2º - O Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia de Produção da UNIUV, subordinado ao seu respectivo Colegiado do Curso, visa dar cumprimento

Art. 2º - O Estágio Supervisionado e Trabalho de Conclusão do Curso de Engenharia Ambiental da UNIUV, subordinado ao seu respectivo Colegiado do Curso, visa dar

§ 1º – O Núcleo de Estágio é o órgão responsável pela coordenação e supervisão das atividades do Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Enfermagem, respeitando

As disputas em torno da identidade cristã a partir de Cipriano e Agostinho Cipriano de Cartago e Agostinho de Hipona, importantes bispos, deixaram obras através da quais

Alguns resultados da pesquisa mostram que existe uma tendência da população em aceitar que as causas da pobreza são estruturais, pois diante de opções tais

O presente relatório mostra atividades técnicas desenvolvidas no período de 01 a 31 de agosto de 2012 no Hospital das Clínicas Veterinárias da Universidade Federal do Rio Grande

O presente trabalho visa apresentar casos clínicos acompanhados durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, realizado no Hospital Veterinário Drª Renata Saccaro

No setor de CMPA, o estagiário tem a oportunidade de acompanhar e levantar questões sobre os casos clínicos. É de competência do estagiário determinadas tarefas