• Nenhum resultado encontrado

MAQUIAGEM PARA NOIVAS DE ACORDO COM SEU TEMPERAMENTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAQUIAGEM PARA NOIVAS DE ACORDO COM SEU TEMPERAMENTOS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MAQUIAGEM PARA NOIVAS DE ACORDO COM SEU TEMPERAMENTOS

Ariela Neri Rocha1, Carolayne da Costa Maneira2, Danielle de Cássia ³

1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

2 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR).

3 Especialista Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal.

Endereço para correspondência: Ariela Neri Rocha, arielaneri@hotmail.com

RESUMO: A utilização da maquiagem é para corrigir, valorizar e embelezar o rosto de uma forma sutil. O profissional precisa possuir conhecimentos e habilidades para destacar todos os pontos fortes da noiva. É importante conhecer o temperamento de cada cliente, para se aplicar o visagismo, pois é o que faz cada noiva ter sua característica. Este artigo objetiva apresentar quatro produções de noivas predominantes a cada tipo de temperamento, no qual todas as modelos ficaram satisfeitas com as produções propostas, se identificado com cada temperamento proposto. O desenvolvimento do mesmo fundamentou-se de uma revisão bibliográfica e a produção de quatro noivas, simulando os diferentes tipos de temperamentos.

Palavras-chave: Maquiagem, Temperamentos, Noivas.

_________________________________________________________________________ ABSTRACT: The use of makeup is to correct, enhance and beautify the face in a subtle way. The professional must have knowledge and skills to highlight all the strengths of the bride. It is important to know the temperaments through cosmetology and which one that fits the client because that is what determinates the characteristic of each bride. This article aims to present four brides, each one having a prevalent kind of temperament. All four models showed to be satisfied with the proposed production and identified themselves with the suggested temperament. The development of this article was based on a bibliographic review and the production of four brides, simulating the different types of temperaments.

Keywords: Make up, Temperaments, Brides.

(2)

INTRODUÇÃO

Segundo Pasquali (2003) o conceito de personalidade e temperamento é confundido como sinônimo. No entanto, embora o temperamento esteja mais vinculado aos aspectos emocionais da personalidade. Já Kochhann, (2010) diz que e necessário conhecer as diferentes facetas e saber lidar adequadamente com cada um dos temperamentos, isso se torna uma ferramenta valiosa. Cada temperamento requer certa atitude, ou seja, uma forma de agir que terá melhores resultados. Em geral todos os que trabalham na área, concluem que as pessoas são uma mistura de diversos tipos, mais que geralmente um tipo é predominante. (Hallawell, 2008).

A maquiagem tem o poder de colorir, realçar, disfarçar e corrigir o rosto, um trabalho rico em detalhe, seu maior segredo esta nas formas, estilos, ocasiões e principalmente na harmonia das cores (CEZIMBRA, 2005). Precisam valorizar a aparência, harmonizar e complementar com a coloração pessoal, para ser bem executada (CASTRO, 2007).

Com tantas opções de cores e técnicas, torna-se necessário o conhecimento sobre elas, principalmente as que favorecem a imagem do individuo. Para isso é preciso passar por uma avaliação com o profissional da área, que com cuidado poderá fazer a indicação da melhor técnica que individuo deve utilizar na maquiagem, roupas e acessórios (AGUIAR, 2003).

Para se produzir uma noiva se faz necessário o uso de varias técnicas que destacam feições marcantes de cada noiva. Na antiguidade o casamento para as mulheres era de extrema importância, pois após o ato eram reconhecidas com mais respeito perante a sua comunidade (SHNEIDER, 2010). Já para o ato de casar durante anos era considerado um acordo financeiro entre as famílias, atualmente isso já não é mais visto. Casar é um ato de amor entre duas pessoas envolvendo vários fatores (ZANELLA, 2003).

Com base nestas informações, este artigo tem por objetivo comprovar através de dados bibliográficos e prática a importância da utilização correta aplicada no visagismo através dos temperamentos. Assim como, aplicar maquiagem com as cores da cartela que harmonizam a pele do mesmo, com uma amostra de quatro mulheres de diferentes classificações de temperamentos.

(3)

VISAGISMO

Para Hallawell (2003) visagismo é um termo derivado da palavra francesa “visage”, que significa rosto. Foi criado em 1936 pelo famoso cabeleireiro e maquiador francês Fernand Aubry, Dizia que o visagismo é uma arte e um verdadeiro escultor do rosto humano.

O visagismo é a arte de transformar a beleza ou mudar suas linhas do rosto, utilizando cosméticos, tinturas e corte de cabelo. O visagismo é uma atividade profissional, portanto, toda mulher que tem o abito de se maquiar acaba exercendo o visagismo, e conhecendo mais sobre ele (HALLAWELL, 2003).

Segundo Vita (2008) visagismo é a arte de expor uma imagem pessoal que transmite as capacidades interiores de uma pessoa, e características físicas de acordo com seus princípios de linguagem visual com o foco na maquiagem, a coloração, corte e o penteado, entre vários procedimentos estéticos. O visagismo não é somente para à beleza e estética, mas também para diferentes tipos de áreas. Exemplo: moda, artes cênicas e visuais, esporte, educação entre outros. Na moda o foco é para roupa e os acessórios, que precisa estar em sintonia com o cabelo e a maquiagem. Cada pessoa tem sua própria beleza e com isso cada coisa vai se adaptando com a sua imagem pessoal, mais é preciso expor as característica e qualidades das pessoas. Portanto o interior de cada pessoa tem sua própria beleza.

TEMPERAMENTOS

Os primeiros a fazerem a classificação da personalidade das pessoas foram os gregos na antiguidade, eles concluíram que existem quatro tipos de temperamentos, e estes estão relacionados aos elementos básicos: Ar (sanguíneo); fogo (colérico); terra (melancólico); água (fleumático).

Em geral todos os que trabalham com o sistema de classificação de temperamentos e personalidade, concluem que as pessoas são uma mistura de diversos tipos, mais que geralmente um tipo é predominante. Segundo Hallawell 2008 (Norbert Glas) o formato do rosto e suas partes, além da postura e do andar, indicam a personalidade e o temperamento das pessoas.

(4)

Tipo sanguíneo

Do elemento Ar, o tipo sanguíneo é caracterizado por ser comunicativo, extrovertido, é o temperamento dos curiosos, inquietos, bem humorados, interessados em várias coisas ao mesmo tempo, desprendidos e que, em desequilíbrio, podem ser inseguros, instáveis, volúveis. Possui um lado colérico masculino e uma qualidade fleumática feminina, entretanto jamais terá tendências melancólicas (KONIG, 2013).

Destacam-se o nariz grande, rosto oval, hexagonal ou losango com as laterais verticais. O jeito de pisar é com a frente do pé. A cor do cabelo é loiro, castanho ou castanho-claro. Pertencem ao grupo de cores quentes precisamente amarelo, mais relacionados aos tipos primavera, saara e calipso. (HALLAWELL, 2008)

Tipo colérico

Decorrente do elemento fogo, o tipo colérico, por sua vez, são pessoas explosivas, determinadas, objetivas, ousadas, dinâmicas, líderes natos, prontos a encarar desafios, que em desequilíbrio, tornam-se agressivas, ditadoras e orgulhosas mas apresenta tendências melancólicas e sanguíneas. Seu temperamento fleumático dificilmente será reconhecível. Entretanto a mulher colérica se inclinara mais para o sanguíneo (KONIG, 2013).

Segundo Hallawell, 2008 o formato de rosto é quadrado com queixo pronunciado, mas em alguns casos pode ser hexágono com base triangular ou horizontal. Castanho-médio, marrom-avermelhado ou ruivo podem ser o tom do cabelo. Pertencem ao grupo das cores quentes, precisamente vermelho-alaranjado, com classificação nos tipos outono e spike.

Tipo melancólico

Quando se trata do tipo melancólico, este é o mais perfeccionista, detalhista, organizado, introspectivo, concentrado, que analisam a fundo os fatos e podem tornar-se pessimistas e deprimidas, quando em desequilíbrio. Do elemento terra, possui sintomas de fleumática e colérica, mas jamais mostrará atitudes sanguíneas (KONIG, 2013).

Hexagonal de lateral reta, oval ou retângulo comprido e fino pode ser o formato do rosto. Geralmente sua característica física tem em comum o fato de ser

(5)

magro com rosto longo e angular, de nariz longo e fino. Pertence ao grupo de cores frias, com predominância da cor azul, e pode ser classificado tipo verão ou Nilo (HALLAWELL, 2008).

Tipo fleumático

Por fim, o tipo fleumático é místico, são pessoas tranquilas, lentas, concentradas, diplomático, pacificadoras com tendência a ser bondosas, sonhadoras, com especial prazer em alimentar-se, e que, em desequilíbrio, tendem à inércia física e mental, à obesidade e problemas digestivos. Segundo konig (2013) demonstram tanto qualidades melancólicas quanto sanguíneas. Decorrente do elemento água, seu temperamento é colérico, mas geralmente está oculto. Nesse caso é a mulher quem apresenta traços melancólicos.

Seu rosto pode ser em formato oval, triangular ou redondo. Não se preocupa com aparência e pode ser chamado de desleixado. Sua cor característica é roxo, pertencente ao grupo de cores frias. É classificado como inverno jazz ou blues. Percebe-se que os tipos de temperamentos são relacionados com as cores usadas para classificar os tipos de pele. A tendência dos tons de cabelos é relacionada ao seu tipo predominante (HALLAWELL, 2008).

MAQUIAGEM

A maquiagem é uma forma de exibir uma máscara, porém de uma forma mais sutil. Utilizada para embelezar, mas também corrigir e valorizar o que existe de melhor no rosto (SCHNEIDER, 2010).

Com os produtos certos, truques simples e algumas técnicas, independente da idade, etnia, estilo pessoal, todas as mulheres podem ter sua beleza natural realçada (TORQUATTO, 2011). Um dos segredos mais importantes esta na harmonia entre as cores, os estilos, formas e ocasião (CEZIMBRA, 2005).

Em um rosto não se pode experimentar tudo, precisa-se aprender a domina-lo, observar bem, e encontrar uma forma simples e prática de se maquiar. A maquiagem não é apenas para embelezar, segundo Molinos 2004, ela é um poderoso acessório que mostra o estilo pessoal, a personalidade ou até mesmo a atitude que se queira ter em um determinado dia, ou lugar (MOLINOS, 2005).

(6)

Os principais cosméticos utilizados são:

Os produtos com função de embelezar a face acompanham a humanidade desde o inicio: seja com os pigmentos escuros que realçavam e dão profundidade aos olhos egípcios até a palidez medieval; das divas do cinema como Marilyn Monroe à dos produtos multifuncionais (FRANQUILINO, 2011). A maquiagem pode se apresentar de diversas formas cosméticas. Sendo utilizada para embelezar e também cobrir imperfeições da pele, primeiramente é necessária uma limpeza, tonificação e hidratação da pele (BEZERRA, 2001).

Para ter uma melhor explicação sobre os itens de maquiagem Torquatto cita quais são indispensáveis na hora de maquiar. Base pode ser liquida, fluida, cremosa, compacta ou em bastão (stick). As formulas de alta tecnologia intensificam a luminosidade natural, dissimulam imperfeições, uniformizam, suavizam manchas e linhas finas; corretivo: tem a função de atenuar manchas, olheiras, vincos e outras imperfeições, encontrado nas versões, fluido, cremoso, em caneta, bastão ou lápis; pó: promovem uniformidade, menos brilho e fixam a maquiagem de forma mais sutil, nas versões compacto e solto; blush: o tom depende da cor da pele, porem sempre após a pele estar preparada, pode ser encontrado na forma de pó, liquido ou cremoso. (TORQUATTO, 2011).

Lápis de olho: preto para realçar e branco para criar pontos de luz e outros truques, o marrom somente para mulheres loiríssimas originais ou de pele muito branca; mascara de cílios: destaca o olhar, pode ser de volume ou alongadora; sombra: para colorir os olhos, dar profundidade ou realçar, pode ser em pó, compacta, creme, bastão entre outros; delineador: na forma liquida, em gel ou creme e caneta. (TORQUATTO, 2011).

Batom: existem diversas formas de colorir os lábios, através de batom opaco (mate), cremoso, cintilantes, brilho ou gloss (TORQUATTO, 2011).

ATO CERIMONIAL

O casamento, no passado para as mulheres era muito importante, pois passavam a ser vistas com mais respeito em suas comunidades e adquiriam status diferenciado (MOLINOS, 2000).

O ato de casar foi durante muito tempo fruto de acordo financeiro entre famílias. Atualmente é fruto de paixão entre duas pessoas. Para se realizar um

(7)

casamento, existem variadas formas, incluindo variáveis como local, horário, estilo do casal e numero de convidados (ZANELLA, 2003).

Existem vários tipos de noivas, a informal, por exemplo, casa-se de manhã ou a tarde, a mesma transmite a mensagem de descontração e despojamento. Já a e estilo romântico é amigável, super feminina, de gestos delicados e suaves (FRANCINI, 2002).

O traje deve ser tailleur ou vestido de tom branco ou pastel em tecidos leves de comprimento longo ou curto. Evitam-se brilhos tanto nas joias como nos vestidos e maquiagem, buque de flores naturais nas mãos, sapato ou sandálias de salto alto (TREPTOW, 2003).

As que se casam entre as 16:00 e 20:00 horas, promove uma cerimonia semiformal. A mulher mais clássica e elegante o clássico/tradicional transmite uma imagem conservada de exposição menor. (FRANCINI, 2002).

O vestido é longo ou semilongo com a saia armada ou justa, com tom de brilho ou tecidos brilhosos, sem muito exagero de bordados o véu pode ser curto ou longo. Seu buque é redondo com flores naturais, sapato alto e joias mais discretas (TREPTOW, 2003).

A noiva formal casa-se a partir das 20:00 horas. É uma noiva dramática e sensual o estilo dramático prima em chamar atenção e sua principal característica é teatralidade. O mesmo transmite mensagem de provocação é um ar revelador (FRANCINI, 2002).

O vestido é longo, marfim ou branco, justo com saia armada, muito brilho bordados e caudas longas, véu longo as grinaldas trabalhadas, tiaras bordadas e pedras preciosas. O buque em bragadas e cascata de flores nobres. Os sapatos bordados confeccionados no mesmo tecido do vestido ou pelica branca. As joias são discretas (TREPTOW, 2003).

MAQUIAGEM PARA NOIVA

Claudio Teixeira apud Cezimbra (2005) diz que não existe uma técnica especifica para maquiar noivas. A maquiagem tem que se adequar ao estilo da pessoa, mais também ao local onde vai ser a cerimônia e horário que vai acontecer. Exemplo: Casamento realizado durante o dia, a maquiagem deve ser mais natural e suave, mais muitas noivas preferem olhos bem marcados (CEZIMBRA, 2005).

(8)

Sempre é bom lembrar que o segredo da maquiagem para noivas está no cuidado com a luz, porque certamente a cerimônia será fotografada e filmada, portanto, haverá diferentes luzes envolvidas, e é isso que o maquiador deve levar em consideração para que tenha um bom resultado (CEZIMBRA, 2005).

Nos últimos tempos, a maquiagem para noiva foi padronizada, alguns maquiadores dizem que se devem usar apenas cores claras como: rosa ou bege claro. O maquiador deve valorizar os traços da noiva, mesmo sem usar cores fortes (CEZIMBRA, 2005).

MAQUIAGEM PARA OS DIFERENTES ESTILOS DE NOIVAS

Segundo TOSELLI (2004) deve levar em consideração o estilo pessoal da noiva, seguindo a seguintes propostas de maquiagem:

O estilo de maquiagem para noiva informal deve ser básico. E pode ser utilizando tons neutros de castanho, bege e tons pastel, que nunca saem das tendências de moda. Já a melancólica prefere algo suave como o rosa claro, bem natural, mais para correção do que para chamar atenção (TOSELLI, 2004).

Para as fleumáticas, utiliza-se batom cor de boca, com lápis de olhos, sombra e blush marcado. Para compor o estilo fleumático, acrescenta-se um pouco mais de mascara de cílios. A de estilo sanguínea deve ser focado na boca ou nos olhos, sempre com maquiagem insinuantes. O estilo colérico exige o tipo de maquiagem mais pesada nos olhos e boca. É indicador o batom vermelho (TOSELLI, 2004).

MATERIAIS E MÉTODOS Métodos

O presente trabalho fundamentou-se em uma revisão bibliográfica, realizada entre junho de 2015 e outubro de 2015, baseada em livros especializados em visagismo, maquiagem, teoria das cores e imagem pessoal entre os anos de 2000 a 2013. Assim como realização de trabalho prático, com quatro amostragens, aplicando maquiagem, embelezamento capilar e vestimenta em quatro modelos de diferentes temperamentos.

(9)

Materiais

Os materiais utilizados para a amostra aplicada foram: produtos de higienização facial: mousse de limpeza, tônico, hidratante e algodão. Produtos de correção: primer facial, base liquida, corretivo liquido, pó compacto. Produto para face: blush compacto nas cores rosa e pêssego. Para os olhos: fixador de sombra, sombras compactas diversas cores, delineador, lápis de olho preto, máscara de cílios volume. Produtos de maquiagem para os lábios: batom diversas cores, contorno labial cor de boca. Pincel de base, pó, de esfumar olhos, aplicador de sombra, spray de cabelo, grampo de cabelo, babyliss, máquina fotográfica para registro de imagens.

RESULTADOS

Para mostrar o efeito dos temperamentos na maquiagem, foi realizada a aplicação de maquiagem em quatro voluntárias de diferentes temperamentos, com penteados e maquiagem que favorecem as mesmas

Maquiagem noiva melancólica

Figura A Figura B Figura C

Autor: Autoras Autor: Autoras Autor: Autoras

Penteado: Foi realizada a lavagem do cabelo com shampoo e uma leve hidratação com condicionador. Logo após foi secado e escovado com auxilio do secador. Em seguida foi cacheado com auxílio do baby liss prendendo cacho por cacho com grampos para que o mesmo mantenha o seu formato. Finalizamos com spray fixador para cabelos (Figura B).

(10)

Maquiagem: Primeiramente foi realizada a higienização e hidratação da pele para que a maquiagem perfeita e com um aspecto saudável. Aplicou-se corretivo na parte inferior dos olhos, e base na tonalidade da pele da modelo. Nos olhos foi aplicado primer para fixação e coloração melhor, no canto interno foi aplicada sombra branca, em seguida na pálpebra móvel um tom pastel, no canto externo foi utilizado juntando com o côncavo, sombra marrom com um toque de sombra preta esfumando. Dando continuidade foi aplicado delineador preto em gel em risco fino no canto interno, engrossando mais no canto externo, em seguida mascara preta nos cílios. Nas sobrancelhas foi aplicada a sombra marrom para defini-las. Para finalizar o uso do pó em todo rosto, blush pêssego no zigomático e batom cremoso rosa nos lábios (Figura C).

Maquiagem noiva sanguínea

Figura D Figura E Figura F

Autor: Autoras Autor: Autoras Autor: Autoras

Penteado: Foi realizada a lavagem do cabelo com shampoo e uma leve hidratação com condicionador. Logo após foi secado e escovado com auxilio do secador. Em seguida foi feita uma trança embutida nas laterais prendendo as duas juntas na região acima da nuca. Com o cabelo que sobrou em cima foi desfiado mecha por mecha até dar formato a um moicano. Com o comprimento que ficou atrás, foi enrolado com o auxílio do baby liss. Logo após com esses cachos foi dando formato a uma espécie de coque. Finalizamos com spray fixador para cabelos (Figura E).

(11)

Maquiagem: Primeiramente foi realizadas higienização e hidratação da pele para que a maquiagem ficasse perfeita e com aspecto saudável. Aplicou-se corretivo na parte inferior dos olhos, e base na tonalidade da pele da modelo. Nos olhos foi aplicado primer para fixação e coloração melhor, no canto interno foi aplicada uma sombra iluminadora, em seguida na pálpebra móvel, foi aplicado um tom de salmão e fechando o canto externo e o côncavo com sombra preta esfumando. Na pálpebra inferior na linha d’agua foi traçado um risco fino. Dando continuidade foi aplicado delineador em gel em traçado médio, mascara preta nos cílios superiores e inferiores, destacando bem os cílios. Nas sobrancelhas foi utilizado um tom de marrom para defini-las. Para finalizar o uso do pó em todo o rosto, blush em tom caramelo na região das têmporas e batom mate vermelho nos lábios (Figura F).

Maquiagem noiva fleumática

Figura G Figura H Figura I

Autor: Autoras Autor: Autoras Autor: Autoras

Penteado: Foi realizada a lavagem do cabelo com shampoo e uma leve hidratação com condicionador. Logo após foi secado e escovado com auxilio do secador, alisado com o auxilio da prancha para cabelos. Em seguida foi feito um rabo de cavalo, dividindo em duas partes. A parte de cima foi amarrada um elástico no meio da sua extensão e erguendo formando um semicoque ou “meia lua”. Na outra metade foi feito cachos com auxílio do baby liss em mechas bem finas, assim prendendo com grampos, continuando o semicoque dando formato ao penteado. Finalizamos com spray fixador para cabelos (Figura H).

(12)

para que a maquiagem ficasse perfeita e com aspecto saudável. Aplicou-se corretivo na parte inferior dos olhos, e base na tonalidade da pele da modelo. Nos olhos foi aplicado primer para fixação e coloração melhor, no canto interno foi aplicado um tom de branco na pálpebra móvel foram aplicadas as seguintes cores beges, um tom de bege mais escuro, marrom e em seguida esfumando com sombra preta junto com o côncavo. Na linha d’água foi traçado um risco fino com as sombras marrom e preta dando uma leve esfumada. Foi aplicado delineador em gel preto em risco fino e terminando médio, nos cílios bastante mascara preta. Nas sobrancelhas foi utilizado um tom de marrom para defini-las. Para finalizar pó facial no tom de pele da modelo, em todo rosto, blush em tom mais terroso na região do zigomático. Na boca batom na cor nude (Figura I).

Maquiagem noiva colérica

Figura J Figura K Figura L

Autor: Autoras Autor: Autoras Autor: Autoras

Penteado: Foi realizada a lavagem do cabelo com shampoo e uma leve hidratação com condicionador. Logo após foi secado e escovado com auxilio do secador. Em seguida foi feito cachos em todo o cabelo usando baby liss e prendendo com grampos. Logo após foi solto todos os cachos com o auxilio de grampos para cabelo foi se modelando uma espécie de coque na lateral. Finalizamos com spray fixador para cabelos (Figura K).

Maquiagem: Primeiramente foi realizada a higienização e hidratação da pele para que a maquiagem ficasse perfeita e com aspecto saudável. Aplicou-se corretivo na parte inferior dos olhos, e base na tonalidade da pele da modelo. Nos olhos foi

(13)

aplicado primer para fixação e coloração melhor, no canto interno foi utilizada sombra branca em seguida, na pálpebra móvel utilizamos sombra bege, com o canto interno perto juntando com côncavo, dando uma leve esfumada com sombra marrom. Foi aplicado delineador em gel preto em risco fino, mascara para cílios na pálpebra superior e inferior. Para delinear as sobrancelhas foi utilizado sombra marrom. Finalizamos aplicando pó facial no tom de pele da modelo em todo rosto, blush em tom tijolo no zigomático. Nos lábios um tom de roxo/vinho (Figura L).

DISCUSSÃO

A produção de uma noiva envolve muitos fatores como destacar os aspectos marcantes de cada noiva e seu estilo. O profissional precisa ter habilidade e destacar todos os pontos fortes de cada noiva, saber a maquiagem certa para cada cerimonia, conforme seu horário e local realizado.

A maquiagem realizada na noiva melancólica é de tons suaves que demonstra sua delicadeza e romantismo. As mulheres desse estilo são consideradas perfeccionistas, detalhistas, organizadas e concentradas. Já a sanguínea que tem um estilo mais extrovertido, inquietos e bem humorados em sua maquiagem é indicado tons mais fortes para mostrar a sua personalidade. A noiva de gênero colérica é mais objetiva, determinada e passa um ar de liderança. Sua maquiagem é mais neutra, mas ao mesmo tempo marcante com cores de batom vinho. A noiva fleumática é tranquila, concentrada e sonhadora. Em sua maquiagem foram utilizados tons neutros para suavizar seus traços (KONIG, 2003).

É importante ressaltar que a maquiagem da noiva deve ser impecável, por isso usar a técnica correta é fundamental. Para um resultado final satisfatório é essencial conhecer todos os detalhes do casamento, do vestido da noiva ao estilo da cerimonia. Lembrando que é importante realizar uma prévia da maquiagem e do penteado antes da data prevista da cerimonia, para que a noiva sinta-se segura.

Atualmente as noivas estão ligadas a tendências de moda e maquiagem, mais cabe ao profissional de estética e cosmética utilizar seus conhecimentos para dizer se é adequado ou não. Os estilos de temperamentos e maquiagem apresentados nesse artigo não são afetados pelo passar do tempo, ou seja, são atemporais, apenas são reinventadas com novas cores.

(14)

CONCLUSÃO

A coloração facial para cada temperamento deve ser utilizada com conhecimento utilizando a cartela de cores correta, embora não sejam todos os maquiadores que a utilizam, é através dela que se pode favorecer o tom de pele, ilumina-la, amenizar as olheiras e a aparência cansada ajudando na sua imagem pessoal. Esta técnica pode ser usada no dia a dia ou em ocasiões especiais, porém requer certa experiência.

Analisar e estudar as cores, a coloração natural da pele e formato do rosto da pessoa a ser maquiada, é de suma importância, para o profissional tecnólogo em Estética e Cosmética que deseja atuar na área de embelezamento facial, para que possa desempenhar seu trabalho da melhor forma possível, utilizando de uma técnica diferenciada e pouco utilizada pelos demais profissionais, identificando o seu temperamento e a produção que favorece sua cliente.

(15)

REFERÊNCIAS

AGUIAR, Titta. Personal stylist guia para consultores de imagem. 6° edição. Editora Senac. São Paulo. 2011.

BEZERRA, Sandra Vasconcelos. Guia de produtos cosméticos. São Paulo: Ed. Senac, 2001.

CASTRO, Ana Lucia de. Culto ao corpo e sociedade, mídia estilos de vida e cultura de consumo. 2° edição ampliada. Editora Anablume. 2007.

CEZIMBRA, M. Maquiagem: Técnicas básicas, serviços profissionais e mercado de trabalho. Senac Nacional. Rio de Janeiro. 2005.

FRANCINI, C. Segredos de Estilo: Um manual para você se vestir melhor e ficar sempre bem. São Paulo, 2002.

GUIMARAES, Luciano. A cor como informação: a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. 3° edição. Editora Annablume. São Paulo. 2000.

HALLAWELL, P. Visagismo: Harmonia e estética. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

HALLAWELL, P. Visagismo : Harmonia e Estética. 6ª Edição. Senac. São Paulo, 2008.

KOCHHANN, M. L. B. (2010) O estudo dos temperamentos hipocráticos na ABGCJ. Salvador

KONIG, K. Os quatro temperamentos. Arte médica ampliada. Vol. 33/1. São Paulo. 2013.

MOLINOS, D. Maquiagem Duda Molinos 7º edição. Editora Senac. São Paulo. 2000.

(16)

PASQUALI, L. (2003) Os tipos humanos, a teoria da personalidade. Petrópolis: Vozes.

SCHNEIDER, Estela et.al. Tendência do mercado da maquiagem: Conceito da Arte e da Tecnologia. Trabalho de Conclusão de Curso Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajai - UNIVALI. Santa Catarina. 2010.

TREPTOW, D,L. Inventado Moda – Planejamento de coleção. Rio de Janeiro. Brusque. 2003.

TOSSELI, L. Tradução Raquel Mouta - O Livro de Maquiagem. Editora Estampa Ltda. Lisboa. 2004.

VITA, A, C, R. História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado: Em busca da perfeição. 1ª edição. Anhembi-Morumbi. 2008.

ZANELLA, L, C. Manual de organização de eventos: Planejamento e Operacionalidade. São Paulo. 2003.

(17)

ANEXOS

TERMO DE CONSENTIMENTO

Título do Projeto:

“MAQUIAGEM PARA NOIVAS E SEUS TEMPERAMENTOS”.

Pesquisador Responsável: Ariela Neri Rocha e Carolayne da Costa Maneira Instituição a que pertence o Pesquisador Responsável: Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Telefones para contato: (41) 9126-2253 - (41) 9519-1333 Nome do voluntário:

__________________________________________________________________

Idade: ____________________________ Data de nascimento:________________ R.G.____________________________CPF:_______________________________ O Sr. (ª)__________________________________________________________ está sendo convidado(a) a participar do projeto “MAQUIAGEM PARA NOIVAS E SEUS TEMPERAMENTOS”, de responsabilidade das pesquisadoras acadêmicas Ariela Neri Rocha e Carolayne da Costa Maneira

Informações sobre o projeto:

- Objetivo geral: Compreender o estilo das noivas conforme seu temperamento.

- Objetivo especifico: Realizar a produção completa (Penteado, maquiagem e traje) de noivas conforme seu temperamento.

- Materiais: Produtos de higienização facial: mousse de limpeza, tônico, hidratante e algodão. Produtos para a face: blush compacto nas cores rosa e pêssego. Para os olhos: fixador de sombra, sombras compactas de diversas cores, delineador, lápis de olho preto, mascara de cílios volume. Produtos de maquiagem para lábios: batom diversas cores, contorno labial cor da boca. Pincel de base, pó, de esfumar olhos, aplicador de sombra, spray de cabelo, grampo de cabelo, babyliss.

(18)

- Riscos: Alergia a produtos cosméticos.

- Benefícios esperados: Embelezar e realçar as características de cada noiva.

- Nos casos de ensaios clínicos, assegurar - por parte do patrocinador, instituição, pesquisador ou promotor - o acesso ao medicamento em teste, caso se comprove sua superioridade em relação ao tratamento convencional

- Não será cobrado nenhum valor sobre está pesquisa (está só tem valor cientifico).

- Será realizado em apenas em um dia a produção.

Eu, __________________________________________________________, RG nº ___________________________ declaro ter sido informado e concordo em participar, como voluntário, do projeto de pesquisa acima descrito. Sabendo e concordando com todos os riscos e me comprometendo á comparecer na produção.

Curitiba, _______ de ______________________ de ____________

____________________________________________________ Assinatura da paciente/voluntaria.

Referências

Documentos relacionados

Para obter informações sobre como obter assistência dentro da garantia, entre em contato com a Assistência ao Cliente da ViewSonic (consulte a página Suporte ao Cliente). Você terá

No Brasil, a manutenção do apelido Theml numa família aponta claramente para a sua origem austríaca, de refugiados da II Guerra Mundial; mas já um nome Eneias denota não

O fio em comum poderá ser bastante simples: todos os proble‑ mas nesta lista ocorrem, pelo menos em parte, devido à atividade vagal dorsal ou à ativação do sistema nervoso

APROVADO EM 25-03-2014 INFARMED Foram notificadas reações cutâneas/mucosais após a administração de mesna tanto intravenosa como oral. Estas reações incluêm

Apesar da cidade de Picos haver outra instituição de ensino superior que oferece o curso de Comunicação Social (a UESPI – Universidade Estadual do Piauí) e de haver

Nesta dissertação, a pesquisadora propôs avaliar o conhecimento, atitudes e atividades de autocuidado sobre diabetes mellitus de indivíduos com DM que estão sendo

Os conversores analógico‐digital do Arduino UNO possuem uma resolução de 10 bits e o intervalo de tensão no qual são realizadas as discretizações (degraus da escada) é de 0 a 5V,

nada, mas muito provável nas linhas gerais, de certos fatos histó- ricos mal documentados, — reconstrução essa que, em alguns casos, confina com a certeza. Tampouco é pura fantasia