• Nenhum resultado encontrado

Tesouros de Texturas. T utorial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tesouros de Texturas. T utorial"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

por Bill Fleming

T

u t o r i a l

Tesouros de Texturas

ecentemente estive trabalhando em meu filme, chamado Gecko Viking

Warriors, quando precisei de uma textura de papel envelhecido para os

mapas criados pelo personagem viking Gecko, por volta do ano 2000 A.C..

Apesar de possuir uma cultura antiga, os Vikings eram um povo

artístico e bem educado. Muito de sua história cultural foi bem

documentada em diversos livros.

Com toda esta atmosfera gerada pelo papel antigo, tive algumas dificuldades.

O problema foi que não conseguia encontrar um papel antigo em nenhum

CD de texturas. Também era muito difícil colocar as mãos em uma amostra

de papel antigo que resolvesse, já que são bastante caros e, na maioria das vezes,

cobertos de figuras e escritos, tornando o processo de escaneamento impossível.

Minha única opção restante foi pintar a textura.

É claro que precisei de um bom material de referência. Então procurei um

colecionador de mapas de minha cidade e o convenci a permitir que tirasse

algumas fotos de sua maravilhosa coleção de pergaminhos e textos.

Depois da observação detalhada das fotos, encontrei grande quantidade

de detalhes, particularmente de fissuras, estragos causados por água

e até marcas de queimaduras, as quais imagino terem sido

causadas quando os mapas eram segurados muito próximos à chama no

momento da leitura, já que a maioria era localizada nas bordas.

Se quisesse que meus textos 3D parecessem autênticos, precisaria incorporar

os mesmos detalhes nas minhas texturas. Depois de alguns testes, cheguei a uma

técnica relativamente rápida para criar papéis antigos bem detalhados, que é o

tópico deste tutorial. Sem muitas delongas, vamos começando...

(2)

43

www.digitaldesigner.com.br

Tutorial: Tesouros de Texturas

PINTANDO A TEXTURA DE PAPEL ENVELHECIDA

Pintar um papel envelhecido, assim como outro projeto de pintura qualquer, requer atenção nos detalhes. Apesar da perspectiva de pintar estes detalhes parecer uma tarefa chata, não é algo que proporciona muito trabalho se for feito passo-a-passo e vencido cada detalhe, um de cada vez. É exatamente assim que faremos agora. Vamos começar a pintar.

• PASSO 1 - Crie um novo arquivo em seu programa de

pintura com o tamanho de 1536X2048. Precisamos de um arquivo grande o suficiente para adicionar pequenos detalhes sem problemas de resolução. Ajuste a cor de Foreground para RGB 228, 210, 157 e a cor de Background para RGB 132, 127, 107. Agora, preencha o layer de background com um blend diagonal do canto inferior direito até o superior esquerdo.

• PASSO 2 - Os primeiros detalhes que adicionaremos serão os

estragos causados pela água. É basicamente uma linha de sujeira

em torno da borda do papel. Começamos criando um novo layer chamado "estrago pela água", então criamos uma seleção irregular em torno do topo, da direita e da parte inferior da imagem. Em seguida, ajustamos a cor Foreground para RGB 152, 118, 60 e selecionamos a ferramenta Airbrush com um brush size de 21 pixels e apressão em 20%. Agora pintamos alguns traços ao longo das bordas de seleção; não pinte ao longo da borda toda. Queremos um efeito randômico para que pareça natural. O efeito que estamos criando está muito suavizado, mas precisa ficar sujo e caótico. Uma maneira rápida de se obter este efeito é eliminando toda a seleção, menos o layer ativo e, então, ajustar o Layer Blend para Dissolve com opacidade de 85% para criar o efeito caótico necessário. Agora adicione um novo layer e, com o comando Merge Visible, unifique os dois layers. Isso foi feito para que possamos aplicar efeitos ao layer dissolvido, pois não podemos aplicar efeitos a um layer Dissolve normalmente. Em seguida, aplicamos um Gaussian Blur com raio de .4 para suavizar o efeito dissolve. Finalmente, ajustamos o Blend mode para Hard Passo 01 Passo 02

(3)

Digital Designer - edição 25

44

Tutorial: Tesouros de Texturas

Light com a opacidade de 100%. Hard Light renderiza o layer sobre o layer de background, fundindo as cores dos dois layers. Agora ative o layer de background.

• PASSO 3 - O próximo passo é adicionar uma cor suavizada

ao redor das bordas das marcas causadas pela água. Primeiro ajuste a cor de Foreground para RGB 105, 53, 28. Depois, sele-cione um brush com tamanho de 50 pixels e pinte traços leves sobre as bordas de seleção. Desta maneira, completamos nossas manchas causadas pela água. O próximo passo é adicionar sujeiras ao papel, mas, antes, salve a seleção como "manchas d'água" e, então, desabilite a seleção. Pintaremos sobre toda a imagem no próximo passo.

• PASSO 4 - Adicione um novo layer chamado "sujeira",

ajuste a cor de Foreground para RGB 99, 89, 74 e pinte rando-micamente pontos escuros ao redor das bordas da imagem. Faça algumas manchas mais escuras aplicando mais traços. No

canto inferior direito, pinte a sujeira na imagem por volta de 1/4. Em seguida, alguns pontos escuros abaixo das manchas causadas pela água na parte inferior esquerda. É necessário carregar a seleção "manchas d'água" antes de pintar estes pontos para não aplicar, sem querer, no centro da imagem.

• PASSO 5 - A sujeira está boa, mas precisamos adicionar

um pouco de queimaduras de sol, pois o papel literalmente queima um pouco sob sol quente. Primeiro, ajuste a cor de Foreground para RGB 151, 120, 47. Então pinte, randomica-mente, manchas grandes na imagem. Agora ajuste o layer Blend Mode para Hard Light para combinar com o layer abaixo. Desta maneira nossa sujeira está finalizada. Então vamos adicionar um pouco de pontos queimados nas bordas do papel onde uma vela causou as marcas.

• PASSO 6 - Comece adicionando um novo layer chamado

"bordas queimadas". Então, ajuste a cor de Foreground para Passo 05 Passo 06

(4)

45

www.digitaldesigner.com.br

Tutorial: Tesouros de Texturas

RGB 105, 53, 28. Agora crie uma seleção no lado esquerdo do papel onde há pequenas protuberâncias na imagem. Feito isto, preencha esta seleção com a cor de Foreground. Em seguida, modifique o layer Blend Mode para Dissolve com opacidade de 77% e torne o layer editável como fizemos no passo 2: adicionando um novo layer e unificando os dois com o comando Merge. Então aplique o Gaussian Blur com raio de .4 para suavizar o efeito dissolve e ajuste a opacidade do layer para 77%.

• PASSO 7 - Adicione um novo layer chamado "Bordas

queimadas sangradas" sob o layer "bordas queimadas". Então expanda a seleção 16 pixels e dê um Feather de 8 pixels. Agora preencha a seleção no layer "bordas queimadas sangradas" com RGB 133, 99, 57 e ajuste a opacidade do layer para 50%.

• PASSO 8 - O próximo detalhe a adicionar são marcas

aleatórias no papel representando tinta, sangue ou outro líquido. Primeiro, adicione um novo layer sob o layer "Bordas queimadas sangradas" chamado "manchas". Então, apro-xime com o zoom no lado esquerdo da imagem e crie sele-ções aleatórias como manchas. Agora preencha a seleção com RGB 146, 112, 56. Feito isto, ajuste o Layer Blend Mode para Overlay e a opacidade para 85%. Para deixar as manchas mais reais, adicionamos noise com os seguintes ajustes: Amount 9, Gaussian, Monochromatic.

• PASSO 9 - A mancha parece boa, mas, talvez, seja

interes-sante adicionar outra, como, por exemplo, sangue. Para isso, adicione outro layer sob o layer "manchas" chamado "man-cha de sangue". Então, aproxime do lado esquerdo da ima-gem, crie outra seleção para mancha e preencha a seleção com RGB 120, 68, 46. Feito isto, ajuste o Layer Blend Mode para Hard Light e a Opacidade para 59%. Precisamos, agora, adicionar uma sangria na borda do sangue.

Passo 09 Passo 10

(5)

Digital Designer - edição 25

46

Tutorial: Tesouros de Texturas

• PASSO 10 - Adicione um novo layer abaixo do layer

"man-cha de sangue". Selecione o layer "bordas queimadas". Então expanda a seleção 16 pixels e aplique um Feather de 8 pixels. Agora preencha a seleção no layer "bordas queimadas sangradas" com RGB 172, 81, 66 e ajuste o layer Blend Mode para Hard Light e a opacidade para 29%. Assim finalizamos as marcas de sangue. Precisamos, agora, adicionar algumas marcas na textura do papel para maior autenticidade.

• PASSO 11 - Vamos adicionar alguns layers de textura ao papel.

Para criar o primeiro, adicione um novo layer acima dos outros layers chamado "irregularidades do papel", clique nas cores Default (B/W) e aplique o comando Render clouds no novo layer.

• PASSO 12 - Ajuste o Layer Blend Mode para Soft Light e a

opacidade para 40% para combinar o layer com o de baixo. Isto adiciona marcas interessantes na imagem. Vamos então adicionar texturas sutis ao papel utilizando o Noise.

• PASSO 13 - Crie um novo layer chamado "textura do papel"

e preencha o layer com 50% de cinza. Feito isto, adicione o efeito Noise com os seguintes ajustes: Amount 5, Gaussian, Monochromatic. Em seguida, aplique o Gaussian Blur com o raio de .7.

• PASSO 14 - Ajuste o Layer Blend Mode para Overlay e a

opacidade para 100% para combinar o layer com os outros abaixo. Deste modo, aplicamos um pouco de irregularidades a imagem. Assim finalizamos os detalhes de textura. Um próxi-mo passo é adicionar dobras ao papel.

• PASSO 15 - O que foi feito foi escanear um pedaço de papel

craft que havia amassado. Então ele foi convertido para grayscale e aplicado como um novo layer chamado "amassados do papel".

• PASSO 16 - O Layer Blend Mode foi ajustado para Soft

Light e a opacidade para 25% aplicando ligeiros amassados Passo 13 Passo 14

(6)

27

www.digitaldesigner.com.br

Tutorial: Tesouros de Texturas

texturizando o papel. Nosso papel antigo está, agora, com aparência ex-tremamente realística. Só nos falta um detalhe a mais para ser adicionado antes de torná-lo perfeito. Precisamos texturizar mais as bordas para deixá-las mais realistas, já que as bordas envelhecem mais rapidamente.

• PASSO 17 - Salve a imagem como

"papel envelhecido", aplique o Flat-ten Layers para unificar todos os lay-ers da imagem e selecione a fer-ramenta Burn Tool. Ajuste a pressão para 20% e o Brush size para 50 pixels. Em seguida, pinte traços ao redor da borda de fora da imagem, aplicando sobre os pontos mais es-curos. Deste modo as cores se tornam mais saturadas e com aparência de mais envelhecidas.

Finalizamos assim nosso papel lhecido. Temos agora um papel enve-lhecido realístico e autêntico, que pode ser usado como textura para pergaminhos e outras finalidades. Usando layers extras, podemos adi-cionar ranhuras ou textos para repre-sentar textos e pergaminhos em nos-sos projetos. Quando aplicar estes

detalhes, é melhor utilizar um Layer Blend Mode para combinar os deta-lhes com o papel. Devemos utilizar, também, técnicas para tornar os deta-lhes mais naturais. Textos limpos e ilustrações não ficarão bem neste papel envelhecido. Usando técnicas simples, podemos recriar detalhes complexos de papéis envelhecidos naturalmente. Estas mesmas técnicas podem ser aplicadas para criar infinitos tipos de texturas. Só é necessário experimentar.

Bill Fleming é o presidente da Komodo Studio, estúdio especializado em criaturas 3D e personagens para TV e cinema. Bill é também autor de dúzias de livros 3D best sellers, incluindo "The 3D Creature Workshop" publicado por Charles River Media Inc. e "The 3D Photorealism Toolkit" publicado por John Wiley & Sons. Além de artista 3D, Bill é psicólogo e herpetologista, que o proporcionaram uma sólida base para o design fotorrealístico de criaturas. Bill pode ser contatado via email:

Bill@komodostudio.com

Passo 17

ATENÇÃO!

ANÚNCIO DA

Referências

Documentos relacionados

A Diretiva Europeia 97/69/CE, substituída pelo Regulamento (CE) n° 1272/2008 relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas, não classifica as

Shuster et al publicou, em 2003, um trabalho no qual foram selecionados 10.348 pacientes hospitalizados durante o período de 1 ano e 7 meses em uso de heparina não- fracionada

Screening for the GJB2 donor splice site and basal promoter, and for the two common GJB6 deletions, allowed the elucidation of the HL etiology in some of the cases with only

A bacia do Rio Alcântara, localizada no município de São Gonçalo (Figura 3), apresenta as condições gerais de degradação, que são representativas das

6.135 de 26 de junho de 2007 (Comprovação: Número da Identificação Social – NIS - atribuído no CadÚnico); d) candidatos com renda familiar mensal per capita de até

Nos últimos anos a plataforma Arduino se apresentou como uma ferramenta de grande valia para o desenvolvimento de projetos eletrônicos com baixo custo. Além disso, a

Resultados: O grupo com AVC tem um perceção imagem corporal (condição física, habilidade corporal, saúde e aparência) com scores inferiores ao grupo de comparação;

Andrade, na sua biografia de Newton: "Great men do not occur in mental and spiritual isolation from their times." É evidente que a originalidade de Blake não reside nas