• Nenhum resultado encontrado

O que podemos fazer. Consumo consciente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que podemos fazer. Consumo consciente"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

O que podemos fazer

A busca pela sustentabilidade tem aberto inúmeras oportunidades para inovarmos de forma criativa o nosso dia a dia – e de uma maneira que, ao mesmo tempo, seja boa para nós, para a sociedade, para o planeta e para o bolso.

Para colocar em prática a sustentabilidade, o primeiro passo é olharmos ao nosso redor de um jeito diferente: uma forma de ver o mundo que enxerga que as pessoas, o meio ambiente e a economia são interdependentes. E que reconhece que somos nós que construímos nossa realidade, dia após dia.

As organizações e as sociedades são formadas por pessoas. Portanto, somente nós é que podemos tomar as decisões necessárias para construir um futuro socialmente justo, economicamente viável e ambientalmente sadio.

Quando incorporamos o olhar da sustentabilidade, passamos a agir diferente, sabendo que ainda há muito a aprender durante o percurso. Nossa capacidade de captar oportunidades vai se ampliando.

Existem muitas formas de participar desse movimento, seja por meio de nossas decisões a respeito do consumo, do descarte, dos investimentos, do trabalho, ou de atitudes junto à nossa rede de relacionamentos (amigos, família, colegas de trabalho, governo, academia de ginástica, escola dos filhos...).

Para contribuir nessa caminhada, disponibilizamos várias referências que podem ampliar as possibilidades de ação - são todos um ponto de partida. O mais importante é termos consciência do nosso papel e buscarmos sentido em nossas ações. Assim, poderemos construir nosso próprio caminho, compartilhar e, por que não, influenciar as pessoas ao nosso redor, construindo a realidade que queremos viver.

Consumo consciente

Vote com seu dinheiro

Descubra quais marcas e lojas estão se esforçando para reduzir as emissões de carbono e para trabalhar de maneira responsável em relação ao meio ambiente e a sociedade, inclusive com seus fornecedores. Dê apoio a essas atitudes comprando produtos dessas

(2)

marcas e preferindo essas lojas. Quanto às empresas negligentes, transmita a elas suas objeções. Faça com que saibam que enquanto não mudarem suas atitudes, não terão você como cliente.

Consuma de maneira consciente: comece dizendo não às sacolas plásticas e ao excesso de embalagem

O consumo de plásticos é de um milhão por minuto em todo o mundo. Isso corresponde a quase 1,5 bilhão por dia e a mais de 500 bilhões por ano - lembrando que o ciclo de vida do plástico é estimado em 200 anos, em média. Como se trata de um material muito barato, seu valor no mercado de reciclagem é muito baixo; por isso, os catadores e recicladores acabam, muitas vezes, não os recolhendo.

Leve a sua própria sacola quando for às compras. Se um dia não for possível, utilize opções retornáveis ou que apresentem menos impacto ambiental. Recuse todo tipo de embalagem desnecessária. Fonte: IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

http://www.idec.org.br

Dê preferência a produtos recicláveis, reciclados e certificados.

O uso de produtos reciclados reduz a necessidade de extração de recursos naturais. A fabricação de produtos reciclados normalmente apresenta menos impacto ambiental, geralmente consome a metade da água necessária para a produção a partir de matéria-prima virgem e também pode ser uma alternativa de geração de renda. Da mesma forma, os produtos certificados garantem a eficiência e o cumprimento de questões ambientais, econômicas e sociais.

Fonte: http://www.recicloteca.org.br

Você pode consumir alimentos locais e orgânicos

É interessante que você se informe sobre a origem do alimento que está comendo. O alimento percorre, em média, 2,4 mil quilômetros antes de chegar ao seu prato. Já os alimentos produzidos na sua região, percorrem aproximadamente 80 quilômetros. Traduzindo: os alimentos produzidos localmente gastam trinta vezes menos energia e, consequentemente, emitem trinta vezes menos CO2. Além disso, quanto mais distante for o local de produção da sua comida, mais matéria-prima vai ser gasta para empacotá-la e mais energia para refrigerá-la.

(3)

Os alimentos orgânicos são aqueles que em seu cultivo não levam agroquímicos e que se originam de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e os demais recursos naturais.

Você pode consultar o site http://www.portalorganico.com.br/ para encontrar dicas e locais para adquiri-los. Outro site disponível é o http://www.planetaorganico.com.br/

Proteja as florestas com o seu consumo!

Móveis, objetos de madeira e embalagens

Que tal procurar saber a procedência de seus objetos de madeira? Que tal levar isso em consideração ou sugerir ao seu gestor que leve quando for mobiliar o escritório? E as unidades de produção das quais você faz parte ou que são suas clientes - já pensaram que podem incentivar as melhores práticas de cultivo e extração de madeira? Entre os seus clientes, há aqueles ligados ao comércio de madeira?

O cuidado para adquirir utensílios de madeira incentiva boas práticas ambientais, desacelera a necessidade de desmata-mento, incentiva o trabalho em condições dignas e contribui para o sequestro de carbono. Dê preferência aos produtos certificados.

Carne e Soja

Você sabe se a soja ou a carne que você consome vêm de áreas de desflorestamento? Que tal perguntar para o gerente do seu supermercado? Existe um grupo grande de empresas e profissionais que está trabalhando para instituir critérios no plantio de soja para fazer com que a cultura deixe de ameaçar as florestas: http://www.responsiblesoy.org

Casa limpa sim - e de maneira ambientalmente responsável

Todo mundo quer ter uma casa limpa, mas isso pode – e deve! – ser feito de maneira ambientalmente responsável. Os detergentes comuns são derivados de petróleo; isso significa que a cada 30 gramas de detergente produzido, são emitidos quase meio quilo de gases causadores do efeito estufa. Além de causarem danos ao meio ambiente, também causam danos à saúde: a água sanitária à base de cloro, que está presente na maioria dos produtos de limpeza, pode queimar a pele e os olhos, além de poder ser letal se ingerida. Além disso, ela libera organoclorados que, mesmo em quantidades mínimas, comprovadamente causam inúmeras doenças. A amônia,

(4)

que também é muito presente nos produtos de limpeza convencionais, irrita o sistema respiratório e, se ingerida, é venenosa. Por isso, opte por produtos que listam seus ingredientes, que não contenham cloro nem amônia, que são certificados como biodegradáveis ou sem produtos químicos sintéticos. Se você for a algum mercado que não oferece nenhum produto ambientalmente correto, peça a eles que comecem a fazê-lo.

E ao reformar, comprar ou construir sua casa?

O entulho gerado pela construção civil produz mais da metade do lixo gerado pelas cidades brasileiras. Sendo assim, o cuidado com reformas e construções precisa ser grande. Planejando sua reforma ou construção, você pode utilizar materiais que não agridam o meio ambiente, usar técnicas de construção que garantam conforto e necessidade reduzida de água e energia. Você também pode reutilizar materiais e destinar os resíduos para reciclagem. Muita gente já está fazendo coisas interessantes como, construir paredes com o fundo de garrafas de vidro. Além disso, é preciso também cuidar das condições de trabalho daqueles que você contratou para realizar sua obra. Conheça o Curso On-line de Edificação Sustentável do site de sustentabilidade do Santander:

http://www.santander.com.br/sustentabilidade

Cuide da sua beleza sem descuidar do meio ambiente

Com vendas de 17,3 bilhões de reais em 2006, o Brasil é o terceiro maior mercado para produtos de higiene e beleza, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). As brasileiras parecem ser particularmente sensíveis aos apelos da indústria de cosméticos. De acordo com o Target Group Index América Latina, nossas mulheres são as mais vaidosas do continente: são as que mais concordam com a frase “é importante manter-se jovem” e as que menos concordam com a frase “eu não me preocupo muito com minha aparência”, entre os oito principais países da região.

Dicas:

 Procure saber de onde e como é extraída a matéria-prima usada para produzir o seu cosmético;

 É interessante saber se aquele cosmético que você adquiriu teve em seu processo de produção alguma fase em que foi testado em animais. Já existem empresas que aboliram a prática de fazer testes de segurança dos produtos em animais;

(5)

 Separe as embalagens de vidros de perfume e de cosméticos em geral em casa e deixe-as em pontos de coleta de materiais para reciclagem.

Fontes: http://www.ibope.com.br e http://www.natura.net Conheça também o livro Eco Chic - salvando o planeta com estilo, de Christie Matheson, da Editora Matrix; ele apresenta ideias que revelam que ser “chic” e salvar o planeta não são atitudes incompatíveis.

Investimentos

Invista seu dinheiro em fundos que incentivem boas práticas sociais e ambientais

Já vem de tempos a preocupação de fazer com que os investimentos incentivem as boas práticas sociais e ambientais. Há no mundo - e no Brasil - iniciativas para analisar não apenas o desempenho financeiro das empresas, mas seu desempenho social e ambiental. É o chamado Investimento Socialmente Responsável, conhecido como SRI. Incentivando boas práticas, você apoia melhor a qualidade do trabalho, gera pessoas mais protegidas do ponto de vista social, contribui para que cuidem melhor de suas crianças, reduz as taxas de morbidade, reduz os custos com saúde, proporciona maior longevidade, protege o ambiente e gera empregos de melhor qualidade, além de receitas adicionais. Se não controla seus investimentos, pode estar patrocinando práticas lesivas ao meio ambiente ou às pessoas.

Invista num novo negócio sustentável

Apoiar empreendedores de negócios sustentáveis também gera renda e, potencialmente, novos empregos de qualidade, uma vez que a sustentabilidade é considerada desde a sua concepção.

Descarte

Incentivar a boa gestão de resíduos provoca uma diminuição na sua quantidade total, diminui a área necessária para deposição e evita a necessidade de implantação de outras, diminui os riscos de contaminação e a necessidade de transporte - cada vez mais distantes - dos resíduos sólidos.

(6)

Pratique a Reciclagem e a Compostagem

Separar o lixo doméstico em lixo orgânico, vidro, lata e PET é muito importante. Quem mora em casa pode ter uma composteira em um recipiente - muito comum em países como o Canadá, por exemplo – e fazer com que o resto de comida se torne, em pouco tempo, adubo para vasos e jardim. Já existem versões para apartamento. Se o seu bairro não conta com coleta seletiva, você pode se reunir com seus vizinhos e procurar uma cooperativa perto de sua casa que receba esse material. Pode também entrar em contato com a subprefeitura de sua região e mostrar que o seu bairro está interessado em fazer a coleta seletiva, cobrando que providências sejam tomadas para tornar a coleta seletiva uma realidade.

Conheça o Curso de Ecoefiência disponível no Canal Educação.

Descarte corretamente o seu lixo eletrônico

É cada vez maior a quantidade do lixo de eletrônicos, que são os resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos. Esses equipamentos possuem em sua composição metais pesados altamente tóxicos, como o mercúrio e o chumbo; quando descartados incorretamente, podem contaminar o lençol freático e o ar. Além disso, podem causar doenças graves. Portanto, tanto nas corporações quanto em casa, é importante destinar corretamente esse lixo. Há várias alternativas:

 separação e tratamento dos resíduos;

 aproveitamento dos metais como o cobre e o alumínio - placas de PCs feitas de ouro, prata e outros elementos preciosos podem ser vendidas para atravessadores, que as repassam a empresas de reciclagem;

 reprocessamento de pilhas e componentes de computadores - esses materiais são transformados para produzir, por exemplo, corantes industriais;

 reutilização de computadores, por exemplo - faz-se uma análise das peças e vê-se o que pode ser reaproveitado ou arrumado. Ao comprar um equipamento, que tal perguntar se recebem seu equipamento usado? Em São Paulo, a empresa Ativa Reciclagem, em Guarulhos, desmonta monitores de computadores e vende seus componentes para empresas que os reutilizam como matéria-prima. Algumas lojas e supermercados já recebem pilhas e baterias. Além disso, você também pode depositar suas pilhas e baterias usadas no Papa-Pilhas, nas Agências do Santander. Saiba mais em www.santander.com.br/papapilhas.

(7)

Descarte corretamente as lâmpadas fluorescentes!

As lâmpadas fluorescentes são uma alternativa para a economia de energia. Seu descarte, porém, representa uma ameaça ao meio ambiente porque possui elementos tóxicos, como o mercúrio. A Tramppo Recicla (http://www.tramppo.com.br/) separa o mercúrio que fica no interior da lâmpada e o destina para a produção de termômetros. Alguns supermercados também coletam estas lâmpadas.

No trabalho

Não se esqueça dos seus fornecedores

Todas as empresas, grandes ou pequenas, fazem parte de uma cadeia que inclui fornecedores. Juntos, eles podem definir práticas de benefício recíproco, como: pontualidade nos pagamentos, boa gestão de contratos, fazer a diferença tanto na sobrevivência de pequenos fornecedores como nas práticas trabalhistas e ambientais adotadas por estes.

Ao contratar empresas parceiras, verifique qual é a melhor maneira de fazer com que ambos saiam ganhando. Você pode também multiplicar a sustentabilidade em toda a sua cadeia de fornecimento – uma das maneiras para isso é discutir com seus fornecedores como promover os direitos humanos e incluí-los em cláusulas contratuais. Além disso, muitos materiais, como promocionais e de eventos, podem ser obtidos de cooperativas ou ONGs que geram renda e trabalho para pessoas que dificilmente encontrariam espaço no mercado formal de trabalho. Que tal pensar nisso quando promover uma festa em sua casa, presentear um amigo ou organizar um coquetel na empresa?

Seja um empreendedor sustentável

A sustentabilidade tem aberto inúmeras oportunidades para a inovação na prestação de serviços, na produção e na reutilização de materiais. Você pode ter uma boa idéia para solucionar um problema do seu bairro ou do seu setor de atividade e ganhar dinheiro com isso. Referências http://www.springwise.com/eco_sustainability/ http://www.new-ventures.org/center/new-ventures-brazil http://www.artemisia.org.br/

(8)

Desde o seu início em 2005, os Prêmios Santander de Empreendedorismo e de Ciência e Inovação são uma iniciativa do Santander Universidades, com desenvolvimento do Universia Brasil, de apoio à atitude empreendedora e à pesquisa científica da comunidade acadêmica. Acesse para mais informações: http://www.santander.com.br/portal/wps/gcm/package/wp

s/universidades-13-07-2012_73893.zip/nao_correntistas_conta_premios.htm

Seja um empreendedor sustentável dentro da sua empresa!

Chamados de intraempreendedores, são aqueles que agem como agentes de transformação dentro de suas organizações. Você pode ultrapassar o ceticismo, despertar o olhar de oportunidades e contribuir para a criação de valor da sua empresa considerando aspectos socioambientais nos processos, na formulação de estratégia e no desenvolvimento de produtos.

Conheça diversos casos em http://www.sustainability.com/ (em inglês).

Repense os deslocamentos para reuniões

Quantas vezes você não levou mais tempo para ir a uma reunião do que na própria reunião? Sempre que puder, evite deslocamentos desnecessários. Será que você não poderia resolver algumas questões por telefone? Afinal, a cada quilômetro rodado, um automóvel lança no ar 430 gramas de dióxido de carbono (CO2), um dos gases do efeito estufa.

Fonte: Instituto Akatu

http:// www.akatu.org.br

Valorize a diversidade quando contratar pessoas e pensar em serviços

A convivência com as diferenças pode ser um grande desafio, mas também uma grande oportunidade. Você verifica se pode contribuir para a redução de desigualdades? Analisa a possibilidade de oferecer a oportunidade para pessoas cegas ou que sejam portadoras de alguma deficiência, como auditiva ou motora? Contrata pessoas acima de 45 anos? Contrata homossexuais?

Um círculo virtuoso pode começar a ser incentivado com o convívio entre as pessoas hoje empregadas e aquelas portadoras de alguma deficiência. Ao promover a inclusão, as organizações contribuem para a redução da pobreza, incentivam a superação de preconceitos, oferecem às pessoas portadoras e não portadoras de deficiência a oportunidade de conviver com a diferença e promove um ambiente mais aberto para o trabalho e com maiores possibilidades.

(9)

Mas será que você está preparado para oferecer um serviço para essas pessoas? Quem melhor do que elas próprias para indicar para a empresa o caminho a ser seguido? Já pensou em se aconselhar sobre isso antes de definir as tarefas que poderiam estar disponíveis para pessoas portadoras de deficiência?

Promova a educação e a educação para a sustentabilidade

As empresas podem fazer muito para melhorar seu desempenho e favorecer a capacitação das pessoas, inclusive para a sustentabilidade. Na sua equipe, as oportunidades de capacitação têm sido iguais para todas as pessoas? Será que os horários dos cursos estão adequados? A quantidade de trabalho tem afetado essa capacidade? Você pode inserir a sustentabilidade transversalmente nos programa oferecidos.

Conheça os cursos on-line de sustentabilidade do Santander no site: www.santander.com.br/sustentabilidade

Participe dos programas de educação para a sustentabilidade da sua empresa!

Participando dos programas educacionais - virtuais e presenciais - você pode aprofundar seus conhecimentos, compartilhar experiências e discutir como aplicar o que aprendeu no seu dia a dia de trabalho. O Canal Educação disponibiliza para você os seguintes cursos virtuais:

 Casos do Chronos: Peixe plastificado, Os meninos e os bonecos e o Carro mais caro da sua vida;

 Projeto Escola Brasil;

 Ecoeficiência;

 ISO 14001;

 Direitos Humanos;

 Diversidade.

Aproxime-se dos seus públicos de relacionamento (stakeholders)!

Cada empresa tem o seu próprio negócio, que afeta e é afetado por diferentes aspectos da sustentabilidade. Quais são os principais efeitos da atividade de sua empresa sobre a sustentabilidade? O que pensam os seus fornecedores, seus dirigentes, seus funcionários e os órgãos fiscalizadores? O que propõem os governos e as instituições setoriais nessa área? Em seu município e em seu país, como a imprensa tem visto sua empresa em relação a aspectos

(10)

socioambientais? Quais os aspectos sobre os quais o seu negócio deve prestar contas? Sua parcela de contribuição para a poluição dos rios de sua cidade é muito grande? Já mediu isso? Se sim, o que está fazendo a respeito?

Observe, converse com seus fornecedores e clientes, ouça o poder público, verifique as tendências da legislação no país, verifique o que querem seus consumidores. Sabendo que a sustentabilidade é responsabilidade de todas as pessoas e de todas as instituições, combine com seus parceiros as melhores formas de agir e conte como você esta fazendo isso. Assim, sua empresa compartilha experiências, presta contas do seu compromisso com a sustentabilidade e incentiva os parceiros, os clientes e os fornecedores a fazerem o mesmo.

Conheça a nossa política de engajamento com públicos de interesse e saiba o que temos feito para construir bons relacionamentos com nossos stakeholders.

Atitudes

Respeito é bom e todo mundo gosta – defenda os direitos humanos!

Todas as pessoas do seu relacionamento direto são tratadas por você de forma respeitosa e gentil? Você tem consciência de seus preconceitos? As pessoas que trabalham para você – tanto na sua organização quanto na sua casa - têm jornada definida de 40 horas por semana? Têm descanso remunerado? Você consegue reconhecer como profissionais as pessoas responsáveis pela manutenção e limpeza? Já pensou que são elas que tornam seu ambiente de trabalho habitável? Já pensou também que poderiam aproveitar muito algum programa de capacitação interno? Ou uma reunião de planejamento?

A defesa dos Direitos Humanos pode fazer parte do seu dia a dia e do cotidiano de sua organização.

Você pode conhecer mais sobre os Direitos Humanos fazendo o curso disponível no Canal Educação.

Divulgue o Curso On-line de Direitos Humanos do site de sustentabilidade do Santander:

(11)

Denuncie a fumaça preta: Disque Meio Ambiente - 0800 11 35 60 (apenas para o Estado de São Paulo)

A partir de denúncia de usuários, o Disque Meio Ambiente adverte e multa veículos a óleo diesel que soltam fumaça preta. Use esse telefone também para denunciar poluição industrial, áreas contaminadas, lixo em áreas de preservação permanente e emergências químicas.

A denúncia também pode ser feita com o preenchimento de um formulário no site da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental):

http://www.cetesb.sp.gov.br

Para fazer a denúncia, é preciso ter a placa completa do veículo (município, letras e números), local e horário em que o viu poluindo a cidade. Após a reclamação, o motorista recebe uma notificação para fazer a vistoria no veículo que, se não for cumprida, gera uma multa de R$611,00.

Combata a corrupção

Toda a mercadoria falsificada ou pirata não está sujeita a qualquer tipo de controle. Não há como saber se envolve tráfico, crimes, trabalho infantil, trabalho escravo ou qualquer forma perversa de violência durante sua produção e distribuição. São sempre fontes para arbitrariedades e alimentam uma rede de coerção e violência. Além de se colocar numa situação desprotegida por não ter qualquer direito à reclamação e nenhuma segurança quanto à procedência da mercadoria, o consumidor de produtos falsificados alimenta a rede de suborno e corrupção que viabiliza a existência do comércio ilegal. Discuta a corrupção na sua família e capacite os membros de sua equipe sobre as formas de evitar essas práticas. Evite que enormes quantidades de recursos, humanos e materiais, deixem de ter seu destino certo.

Plante uma árvore, mas plante-a corretamente

Uma árvore nativa da mata atlântica absorve no processo de fotossíntese cerca de 180 quilos de CO2 ao longo de 37 anos, auxiliando na redução dos gases responsáveis pelo aquecimento global. Além disso, as árvores diminuem a probabilidade e a intensidade de enchentes, pois favorecem a penetração da água da chuva nos aquíferos subterrâneos.

Para que essa atitude seja realmente sustentável, ao plantar sua árvore não se esqueça de levar em consideração se a planta faz parte da cobertura vegetal original da região que você escolheu e que animais, como pássaros e insetos, ela pode abrigar e atrair. Se você optar por ajudar uma instituição que está promovendo o plantio em escala, é interessante verificar se:

(12)

 as pessoas que vão plantá-las são adequadamente remuneradas;

 o ecossistema resultante será usado com o cuidado devido para que não se degenere;

 as pessoas que são afetadas pela recomposição participam das decisões;

 Essas mudas ou sementes são naturais da região em que serão plantadas;

 o plantio respeita a distribuição original das espécies;

 a reconstituição da paisagem prevê a reconstituição do solo;

 as espécies que habitavam o ecossistema original são reintroduzidas.

Incentive sua escola ou sua empresa a reduzir as emissões

Você pode ampliar ainda mais sua influência positiva na questão das emissões, indo bem além de sua casa, ao incentivar ativa e diretamente outras pessoas a tomarem medidas adequadas. Pense em como você pode influenciar os demais em seu local de trabalho, sua escola, seu centro religioso ou outros lugares. Você pode se reunir com outras pessoas que tenham interesse pelo tema e compartilhar o que aprendeu. Juntos, vocês podem encontrar soluções para minimizar as emissões desse local. No site http://www.reciclecarbono.com.br você pode calcular suas emissões e obter informações de como neutralizá-las.

Seja voluntário ou apoie uma organização da sociedade civil

Ser voluntário é uma excelente forma de ser um agente de transformação, promovendo benefícios para a comunidade. Você pode usar seus talentos e dedicar algumas horas participando de projetos - por exemplo, de alfabetização, de cursos profissionali-zantes, de canto, de dança, de pintura, etc.

Para escolher qual organização apoiar, você pode recorrer aos seguintes critérios:

 Transparência: a instituição presta contas de suas atividades e de seus resultados? Veja também a origem dos recursos, sua aplicação e a prestação de contas financeira;

 Governança: grande parte das ONGs têm se profissionalizado. Saber quem são os gestores, conhecer seu organograma e suas práticas trabalhistas é uma boa solução para que você julgue seus interesses e seus propósitos;

 Compromisso: qual é o objetivo dessa organização no médio e no longo prazo? Quais são seus valores? São compatíveis com os seus?

(13)

Participe do Projeto Escola Brasil. Para isso, acesse o site http://www.projetoescolabrasil.org.br ou envie um e-mail para projeto.escola.brasil@santander.com.br e receba mais informações.

Exerça sua cidadania: apoie seu município

Seu município pode ter muitas necessidades que você e seus amigos podem ajudar a solucionar. Saber quais são os principais problemas e pensar como resolvê-los pode fazer toda a diferença. Votar, acompanhar os candidatos, denunciar práticas abusivas, participar de fóruns destinados a melhorar a qualidade de vida na cidade são algumas das alternativas. Juntar os amigos para analisar o que é importante para o município e o que é possível fazer é outra possibilidade. Incentivar o orçamento participativo e participar da instituição de Conselhos Tutelares também são ótimas opções.

 A Agenda 21, instituída pela Conferência de 1992, chamada Eco92, pode ajudá-lo na missão de mobilizar e agir para que sua cidade se transforme num lugar melhor para se viver. Um guia para a implantação dessa agenda está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente:

http://www.mma.gov.br

 Em São Paulo, o Movimento Nossa São Paulo tem como objetivo construir uma cidade justa e sustentável. Atua em três eixos: indicadores, acompanhamento, educação e mobilização. Hoje dela participam 500 organizações. Você pode fazer parte de uma delas:

http://www.nossasaopaulo.org.br

 O Programa de Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Getulio Vargas, tem catalogada “Histórias de um Brasil que Funciona”. O banco de dados traz inúmeras experiências bem sucedidas realizadas por prefeituras de diversas regiões do país para melhorar as condições de vida dos munícipes:

http://www.eaesp.fgvsp.br/default.aspx?pagid=EOMDM KVQ&menuid=1660

Dirija de forma inteligente

Se para você ainda não for possível andar a pé ou utilizar o transporte público, algumas mudanças simples nos hábitos de dirigir

(14)

podem melhorar a eficiência do seu veículo e reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Se possível, evite trafegar na hora do rush. Você perderá menos tempo preso no tráfego e seu carro consumirá menos combustível.

Evite deixar o motor ligado sem necessidade e mantenha o carro em bom estado de conservação - a manutenção regular melhora o desempenho e reduz as emissões. Outra boa prática é concentrar suas atividades perto de sua casa: quem sabe você não estará ajudando a promover o comércio no seu bairro?

Você pode também planejar sua saída de modo a fazer tudo o que precisa sem se locomover muitas vezes: sempre que possível, combine várias tarefas na mesma viagem, evitando viagens desnecessárias. E incentive a Carona Solidária.

Antes de comprar um veículo, procure saber quais são as práticas ambientais e sociais da empresa fabricante e opte por aquela que cuida tanto das pessoas quanto do meio ambiente quando gerencia os negócios. As empresas mais comprometidas publicam suas práticas.

Viaje, mas não deixe em casa tudo o que aprendeu sobre sustentabilidade

Quando for viajar, a escolha do destino e do hotel pode ser guiada para incentivar boas práticas, tanto no Brasil quanto fora. É importante levar em consideração se o local para onde você vai pratica o turismo sustentável, preocupando-se com a preservação do meio ambiente e dos patrimônios históricos, com a geração local de empregos de qualidade e com o respeito à comunidade. Grande parte dos hotéis no Brasil e no mundo já estão incentivando o uso racional de água e de energia, mas o cuidado com a deposição dos resíduos ainda não está tão difundido. Se o hotel em que você vai ficar não adota essas práticas, cobre-o.

O PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) desenvolveu o Passaporte Verde, um guia para ajudar você a ser um turista que se preocupa com a sustentabilidade. Acesse http://www.unep.fr/greenpassport/ e saiba mais. Conheça também a apresentação sobre turismo sustentável publicada no site

de sustentabilidade do Santander: http://sustentabilidade.santander.com.br/cursos/Documents/apresen tacao_turismosustentavel.pdf

Sites Interessantes

Intranet (sustentabilidade) http://www.praticassustentaveis.com.br

(15)

Notícias, histórias, divulgação de cursos e eventos, biblioteca, comunidades e discussões sobre sustentabilidade e negócios sustentáveis.

Conheça a Base de Conhecimento:

Site de Sustentabilidade do Santander

http://www.santander.com.br/sustentabilidade

O site de sustentabilidade não só apresenta as iniciativas já realizadas e bem sucedidas do Santander, como oferece diversos materiais para sensibilização e aprendizado sobre o tema.

Veja algumas das seções disponíveis:

Casos Práticos – Conheça casos de práticas e empresas que estão inserindo sustentabilidade nos negócios;

Cursos Online – permitem que o participante se aprofunde em um assunto específico da prática de sustentabilidade. Temas abordados: Edificação Sustentável, Direitos Humanos, Vida Financeira, Estatuto da Criança e do Adolescente, Negócios Sustentáveis e Sustentabilidade.

TV do Práticas – confira diversos vídeos que promovem a reflexão e o debate sobre sustentabilidade entre especialistas, funcionários, clientes, fornecedores, instituições parceiras e a sociedade.

Na Prática – jogos, dinâmicas e dicas que vão ajudá-lo a estimular a reflexão e o engajamento de mais pessoas para a prática da sustentabilidade. Os conteúdos dessa seção podem ser usados em treinamentos, eventos ou reuniões, além de auxiliar você a aplicar os conceitos de sustentabilidade no seu dia a dia.

Planeta Sustentável

http://planetasustentavel.abril.com.br

Traz notícias e diversas dicas do que pode ser feito em casa, nas cidades quanto ao lixo, etc. Nele, você pode descobrir como planejar um condomínio sustentável, como montar uma horta em seu apartamento e muito mais.

(16)

Conheça também:

Manual de Etiqueta Sustentável- 50 dicas para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade

http://planetasustentavel.abril.com.br/cartilha

Mercado Ético

http://mercadoetico.terra.com.br/

Plataforma de comunicação criada para difundir informações, práticas exemplares, estudos, reflexões e debates que inspirem e motivem pessoas a se engajar na construção de sociedades mais justas, equânimes e ambientalmente equilibradas.

Akatu

http://www.akatu.org.br

Traz diversas informações e dicas sobre o consumo consciente

Conheça também:

Consumo Consciente – O que fazer: dicas http://www.akatu.org.br/Dicas

Comissão Europeia

http://ec.europa.eu/environment/climat/campaign/i ndex_pt.htm

Sob o título “É você que controla a mudança do clima!”, traz as medidas que cada um pode adotar, divididas em Reduza, Desligue, Recicle e Ande a pé. Mostra inúmeras alternativas para que cada um contribua para conter as emissões. O menu está disponível em diversas línguas, incluindo o português.

Calcule as suas emissões de carbono em:

http://footprint.wwf.org.uk/

Recicle Carbono

http://www.reciclecarbono.com.br

No site Recicle Carbono, você pode calcular suas emissões de gases do efeito estufa e ainda contribuir com o plantio de árvores para a reciclagem do CO2.

Sustentabilidade.org

http://www.sustentabilidade.org.br

O Sustentabilidade.org é um espaço aberto e dinâmico, com inúmeras dicas, artigos e indicações bibliográficas sobre sustentabilidade. Funciona no formato wiki, em que você

(17)

pode colaborar, escrevendo sobre assuntos que domina e contribuindo para a ampliação do portal.

Voluntários

http://www.voluntarios.com.br

Nesse site, você encontrará informações diversas sobre voluntariado, podendo encontrar inclusive as ONGs mais próximas de sua casa.

Recicloteca

http://www.recicloteca.org.br

O site Recicloteca.org traz muita informação sobre reciclagem, coleta seletiva e educação ambiental, além de notícias e publicações sobre reciclagem.

Sabesp

http://www.sabesp.com.br

Informações sobre água e esgoto e sobre alguns dos grandes projetos em andamento, como o Projeto Tietê, que pretende coletar e tratar os esgotos da região metropolitana de São Paulo. Além disso, você pode também acessar o Relatório de Sustentabilidade da Sabesp, para saber o que eles estão fazendo.

Ashoka

http://www.ashoka.org.br

Muitas pessoas têm assumido o empreendedorismo social. Um número significativo de iniciativas têm sido apoiadas pela Ashoka nas áreas de saúde, educação, direitos

humanos, desenvolvimento econômico, participação cidadã. A Ashoka é uma instituição internacional sem fins lucrativos voltada para a viabilização de empreendimentos sociais.

Ciência e Saúde

http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/2007/12/03/ ult4476u17.jhtm

Na página Ciência e Saúde, no site da UOL, é possível encontrar diversas dicas sobre como economizar água com pequenas mudanças de hábitos.

Natureba

http://www.natureba.com.br

O natureba.com.br é um site que disponibiliza informações sobre diversos assuntos, como clima, flora, fauna, energia e alimentos. Lá, você pode acessar a Carta da Terra, uma declaração de princípios éticos fundamentais para a

(18)

construção de uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica, preocupando-se com a transição para maneiras sustentáveis de vida e de desenvolvimento humano.

IDEC

http://www.idec.org.br

O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) é uma associação de consumidores que não possui fins lucrativos e não tem qualquer vínculo com empresas, governos ou partidos políticos. Ele pretende promover a educação, a conscientização, a defesa dos direitos do consumidor e a ética nas relações de consumo, com total independência política e econômica. No site do IDEC você encontra informações sobre os direitos e deveres do consumidor, além de informações sobre consumo sustentável.

Transparência Brasil

http://www.transparencia.org.br

A Transparência Brasil é uma organização independente e autônoma, fundada em abril de 2000 por um grupo de indivíduos e organizações não-governamentais comprometidos com o combate à corrupção. No site da organização, você poderá encontrar, entre outras coisas:

 Excelências - históricos da vida pública de todos os parlamentares federais e estaduais, noticiário sobre corrupção que os envolve, os processos a que respondem na Justiça, as multas recebidas por Tribunais de Contas, as declarações de bens, os padrões de financiamento eleitoral, a frequência ao trabalho e muito mais;

 Às Claras - banco de dados com informações e análises sobre o financiamento eleitoral;

 Deu no Jornal - banco de dados com noticiário sobre corrupção e controle publicado em 63 jornais e revistas de todo o país, atualizado diariamente.

Adote um município

http://www.adoteummunicipio.org.br

Iniciativa de combate à corrupção criada pelo Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) em parceria com a ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo). Trabalhando em conjunto com outras entidades, essas duas instituições civis criaram uma sistemática de ação em que pessoas da comunidade e funcionários públicos da área de controle de finanças trabalham juntos contra a corrupção. Acessando o site, você pode descobrir se o seu município já foi adotado e ajudar a combater a corrupção.

Mundo Sustentável

(19)

Traz artigos, entrevistas e o conteúdo do Programa Cidades e Soluções.

Sites em inglês

Wiser Earth

http://www.wiserearth.org/

Comunidade que mapeia e conecta ONGs, empresas, governos e pessoas no mundo inteiro. Acessando o site e colocando seu CEP, você consegue encontrar todas as ONGs mais próximas daquele local. O site funciona no formato wiki, ou seja, você pode colocar informações. O Wiser Earth está em inglês, mas no canto direito da tela há a opção other languages, em que você pode escolher a versão em português.

Spring Wise

http://www.springwise.com/eco_sustainability

No site Spring Wise, você encontra inúmeras idéias, desde produtos até empreendimentos sustentáveis. É uma ótima fonte de inspiração!

World Resources Institute (WRI) http://www.wri.org

Organização dedicada a encontrar caminhos práticos para proteger o planeta e melhorar a vida das pessoas.

Story of Stuff

http://www.storyofstuff.org/movies-all/story-of-stuff/

O Story of Stuff é um vídeo divertido de 20 minutos que expõe a conexão entre questões sociais, ambientais e nossos padrões de consumo e produção. Faz com que mudemos a forma como olhamos para as coisas e nos chama para criar um mundo mais sustentável e justo. O site é rico em informações e, além de outros vídeos, traz diversas sugestões de leitura, lista de organizações e grupos que estão trabalhando com o tema e ideias de como cada um pode promover a sustentabilidade.

Referências

Documentos relacionados

Instituto processual que garante ao acusado o direito da aguardar em liberdade o transcorrer do processo até o trânsito em julgado, vinculado ou não a certas obrigações, podendo

Condensação pode ocorrer quando um reservatório contendo um vapor tem sua parede resfriada, como ilustrado na Figura 5.1, na qual também são ilustrados os perfis de velocidade e

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

• Application window shortcut key (Tecla de atalho de janelas de aplicações): para abrir um menu rápido de opções no Auto Mode (Modo Automático) e no Easy Arrange. •

[r]

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

A partir dos estudos empíricos será possível (re)conhecer comportamentos de recusa e rejeição por parte de mulheres pentecostais, pois as práticas femininas de

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 