• Nenhum resultado encontrado

Toda Aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. (Rubem Alves).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Toda Aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva. (Rubem Alves)."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

EMOÇÃO E AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM 1. ROSANA MORAES DE SOUSA.

Professora Especialista Rosana Moraes de Sousa. EMEB Julieta Arruda Campos - Turma: Maternal 1 A Araçatuba - SP.

1. Introdução.

“Toda Aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva.” (Rubem Alves).

Este estudo parte das inquietações surgidas no dia a dia das experiências vividas no Maternal 1 A, atreladas às Práticas Pedagógicas assertivas ao tema em destaque com os questionamentos dos pais dos relacionados à adaptação escolar e aos conflitos, corroboram para que os alunos identifiquem-se, tornando-se o “Protagonista” da escola, coopera para o bom relacionamento entre as crianças e sua família, no respeito com o “outro”, amigos da sala,professores, funcionários da escola valorizando cada pessoa que faz parte deste processo, para que possam futuramente viver em sociedade, busca minimizar as problemáticas advinda desta faixa etária de 2 a 3 anos, e principalmente contribui para um aprendizado eficaz do aluno,nele é apresentado os resultados da execução do projeto “Emoção e Afetividade na Aprendizagem” na Unidade Escolar, assim como das questões por mim vividas e refletidas enquanto cidadã neste país.

Um estudo que se apoiou na pesquisa bibliográfica e de práticas em sala de aula, com o objetivo de compreender, descobrir, contribuir, conquistar, motivar, e praticar, utilizando de diferentes e recursos que favoreçam as relações interpessoais dos alunos, a dialética entre professor – aluno, sobretudo coadjuvando com a Emoção e a Afetividade na Aprendizagem faz os seguintes questionamentos: De que forma os professores podem amenizar a violência escolar na primeira infância? Como a Emoção e a Afetividade na aprendizagem podem interferir no sucesso escolar? E por fim Como trabalhar a relação professor – aluno imbuida de afetividade ? Este estudo traz a possibilidade de tirarmos este conceito do escuro trazendo-o para o debate,

1 SOUSA, R.M Emoção e Afetividade na Aprendizagem. Considerações sobre o conceito de afetividade e emoção – Professora Especialista Rosana Moraes de Sousa.. EMEB Julieta Arruda Campos, Araçatuba S/P, Araçatuba, 2018.

(2)

2 como forma de repensarmos esta questão, apontando aspectos positivos, que podem ser mantidos, e/ou negativos que possam ser mudados.

• Definição de Emoção e Afetividade

A emoção é definida assim, Pelo Dicionário Aurélio (1994): “Psicol.Reação intensa e breve do organismo a um lance inesperado, a qual se acompanha de um estado afetivo de conotação penosa ou agradável”.

Para Wallon, em sua teoria, o modo contagiante dos sentimentos. “[...] a emoção necessita suscitar reações similares ou recíprocas em outrem e, (...)possui sobre o outro um grande poder de contágio [...]”(1989,p.91)

Freire (1996),cita que um simples gesto do professor pode ser muito mais expressivo na vida de um aluno do que se possa imaginar. Por vezes, um olhar de entusiasmo, um balançar de cabeça demonstrando algo positivo, por outro lado um gesto revelando desapontamento, podem significar muito mais do que palavras articuladas pelo professor. O professor deve ter muito cuidado com o seu olhar, como deve aprender a entender o olhar de cada aluno.

Piaget trata sobre “a afetividade e o desenvolvimento da inteligência, afirmando que estão dissociadas e integradas, no desenvolvimento psicológico, não sendo possível ter duas psicologias, uma da afetividade e outra da inteligência para explicar o comportamento.” (Piaget apud Arantes, 2003,p.56).

A BNCC (Base Nacional Curricular Brasileira) destaca a importância do afeto, onde menciona “A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças. Ao observar as interações e a brincadeira entra as crianças e delas com os adultos, é possível identificar, por exemplo, a expressão dos afetos, a mediação das frustações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções” (BNCC, p.35). O renomado Prof. Dr. José Meciano Filho - Nino Paixão,cita que “O sorriso não só abre a boca, como também abre portas” Sendo assim, o nosso grande desafio, nos tempos atuais, é abrir portas e fazer a diferença na aprendizagem e na vida de cada aluno.

(3)

3

2. Objetivos.

• Compreender e auxiliar nas relações interpessoais dos alunos a partir da primeira infância,

• Trabalhar com a emoção e a afetividade na aprendizagem.

• Contagiar, motivar, e conquistar os alunos afim de que tenham prazer de ir à escola.

• Minimizar a violência escolar própria desta faixa etária (mordidas, arranhões, disputas.

• Potencializar e aprimorar o aprendizado através das emoções e dos afetos. 3. Metodologia.

O presente trabalho será executado de forma a contemplar os eixos da Educação Infantil do ano de 2018 .:

1.1 Linguagem Oral e Escrita (L.O.E)

• Em sala de aula será apresentado o projeto aos alunos,explicando e contextualizando a Afetividade e Emocão,também dizendo sobre o mascoste, que será um coração com braços abertos, para eles levarem para casa e cuidarem com carinho e abraçando seus pais.

• Em roda de conversa, ensinar aos alunos as palavras mágicas: por favor, me desculpe, obrigada, com licença, demonstrando aos alunos o respeito que devemos ter ao próximo.

• Junto com os alunos será elencado as palavras de afeto e desafeto e no espelho imitar as expressões faciais, (bravo, feliz, surpreso, com fome, com sede, com medo, triste, etc).sempre contextualizando as ações.

• Será dramatizado o “ Patinho Feio”, por meio de palitoches, será lido “Maria Vai com as Outras” ,“Menina Bonita do Laço de Fita” e “O Gato Xadrez” enfatizando ludicamente aos alunos sobre as diferenças e sobre o respeito.

(4)

4 importância de cada funcionário e sua função, pois a ação oportunizará a valorização que eles possam respeitar e reconhecer todas as pessoas independente do cargo o qual ocupa.

• Trabalhar com os medos e com as frustações, previamente falado por eles, como medo de sapo, dinossauro, cachorro,monstro, escuro e de dentista, ou frustação por ter perdido em um jogo, por não terem sido os primeiros escolhidos etc.

1.2 Matemática ( M.A.T)

• Na sala de aula, trabalharemos com os jogos das emoções, confeccionados através de um rosto sem olhos e boca, os alunos colarão a parte que estiver faltando,o aluno que colar a maior quantidade de expressões será o vencedor. • Posteriormente dois grupos de meninas e de meninos, jogarão o jogo das emoções contendo empressões triste, feliz, surpreso, bravo, tímido ,com medo etc.

• Confeccionarão violões de EVA, com as cores primárias e secundárias em consonância com o eixo Música (M.Ú.S).

• Serão confeccionados Gatos com as cores primárias e secundárias para contar a História do Gato Xadrez em consonância com os eixos, Linguagem Oral e Escrita ( L.O.E) e Artes Visuais ( A.R.T)

1.3 Música (M.Ú.S)

• No páteo e em sala de aula, conforme a disponibilidade do local, será apresentado aos alunos a caixa musical, pedindo que um deles retirem um objeto e aquele objeto que for retirado, será a música a ser cantada.

• Disponibilizar os sons de alegria (riso), tristeza (choro) e raiva (bronca).

• Será disponibilizado diversos gêneros musicais para apreciação dos alunos, músicas clássicas, populares, infantis, a fim de perceber suas reações.

• Utilizaremos o violão ou o teclado em dias intercalados, e os alunos cantarão com a professora as músicas, “Receita de Felicidade” (Toquinho) e “Deus cuida

(5)

5 de mim”( Pequenos Atos- Élida Veiga)

1.4 Movimento (M.O.V)

• As cadeiras ficarão no páteo para que se trabalhe com a dança das cadeiras,tocarão as músicas do projeto e ao parar eles deverão abraçar o amigo do lado.

• Em fila, procurarão os funcionários os quais darão os cartões de coração que foram confeccionados por eles, o vencedor será aquele que encontrar primeiro o funcionário que a professora sorteou.

1.5 Artes (A.R.T)

• Confeccionarão cartões em formato de um coração, e neles carimbarão seus dedidos com a cor vermelha,em seguida a professora escreverá o nome de cada funcionário,(diretora, coordenadora, as responsáveis em dar banho, cozinheiras, faxineiras, zelador) e no cartão constará um agradecimento pelos cuidados dado aos aluno, em seguida darão um abraço nos funcionários. • Conforme orientação dada pela psicóloga que esteve na escola, dar aos alunos

diversos papéis para eles rasgarem e amassarem .

• Farão um cartaz coletivo,a Árvore dos Afetos, onde nela constarão, fotos dos alunos com o mascote e seus responsáveis e funcionários

1.6 Natureza e Sociedade ( N.E.S)

• Os alunos distribuirão os cartões aos funcionários da escola.

• Serão apresentado alguns objetos onde os alunos anteriomente disseram ter medo, como uma boca grande com dentes, contendo escova, pasta de dente e fio dental explicando a importância de escovar os dentes e que não precisam ter medo do dentista, um dinossauro de silicone para colocar as mãos, um sapo de plástico precisamente a importância dele no meio ambiente entre outros.

• Culminância através de uma exposição na sala de aula para apreciação dos pais,alunos e U.E. todo o projeto, com fotos, trabalhos, música ambiente etc.

(6)

6

5. Resultados Observados.

De acordo com o projeto executado ressalto que os resultados foram bastante produtivos, uma vez que outrora mencionado ocorriam conflitos em sala de aula, contudo hoje as crianças do maternal I transformaram-se através do uso constante das palavras mágicas até mesmo fora do ambiente escolar,em relação aos medos foram superados através das ações desenvolvidas,friso a importância da música na aprendizagem concatenada a Emoção e a Afetividade, pois ela interfere no aprendizado e auxilia em todos os eixos,no âmbito emocional e afetivo superaram todas as minhas expectativas,pois os pais relataram que os filhos mudaram seus comportamentos e hábitos,a violência escolar minimizou e o relacionamento dos pais com os filhos tornaram-se mais afetuosos refletindo portanto no comportamento dos alunos à escola,por fim é nítido nos alunos o prazer ,a alegria e entusiasmo em vir à escola.

6. Considerações Finais.

Diante de todas as explanações, conclui-se que a Afetividade é o agente motivador da atividade cognitiva, sendo necessario trabalhar a valorizacao do aluno, fazendo com que ele se sinta o Protagonista da escola, em seguida levá-los a valorizar o próximo como amigos, professora(o), funcionários e aqueles os quais convivem, o passo seguinte deverá ser trabalhado as emoções que podem ser contidas nos afetos, vínculos, músicas, medos, frustações….em seguida trabalhar com a família concomitantemente ao projeto afim de firmar laços indeléveis pois pequenos gestos como sorrir, escutar, refletir, respeitar são entre tantos outros, necessidades que levam o sujeito a investir na afetividade que é o combustível necessário para a adaptação, a segurança, o conhecimento, e o desenvolvimento da criança.

7. Referências Bibliográficas

ALVES,R. A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. Campinas, SP: Papirua,2001.

[2] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasilia: MEC.2017.Disponível no site: http://basenacionalcomum.mec.gov/imagens/BNCC 20 dez_site.pdf. Acesso em setembro de 2018.

(7)

7

DICIONÁRIO AURÉLIO. Novo dicionário da língua portuguesa. Editora Nova

Fronteira. 1 cd-rom. 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Referências

Documentos relacionados

Centro Caraívas Rodovia Serra dos Pirineus, Km 10 Zona Rural Chiquinha Bar e Restaurante Rua do Rosário Nº 19 Centro Histórico Codornas Bar e Restaurante Rua Luiz Gonzaga

A autuada deverá ser informado de que a não interposição de recurso ocasionará o trânsito em julgado, sendo o processo remetido ao Núcleo Financeiro para cobrança da multa.. O

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Disto pode-se observar que a autogestão se fragiliza ainda mais na dimensão do departamento e da oferta das atividades fins da universidade, uma vez que estas encontram-se

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da