• Nenhum resultado encontrado

CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE PERNAMBUCO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSÓRCIOS INTERMUNICIPAIS DE PERNAMBUCO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Av. Recife, 6205, Jardim São Paulo - Recife/PE - CEP. 50910-380 Fone/Fax: (81) 3455-5131 / 3455-4015 CNPJ 11.141.363/0001-63 secretariaexecutiva@amupe.org

www.amupe.org

PE

AMU

AMU

PE

PE

AMU

AMU

PE

CONSÓRCIOS

INTERMUNICIPAIS

DE PERNAMBUCO

Associação Municipalista de Pernambuco

(2)

CONSÓRCIOS PÚBLICOS DE PERNAMBUCO

CONSÓRCIOS DE PERNAMBUCO

CIMPAJEÚ

CINDESC

CISAPE

CODEAM CONSÓRCIO

COMAGSUL

COMANAS

COMRIO

COMSIM

COMSUL

COMUPE

CONDOMAR

CONIAPE

PORTAL SUL

ÍNDICE

04

05

08

10

12

14

16

18

20

22

24

26

28

30

32

A PALAVRA DO

PRESIDENTE

DA AMUPE

JOSÉ COIMBRA PATRIOTA FILHO

Presidente da AMUPE

A Associação dos Municípios de Pernambuco, AMUPE, como entidade municipalista, conhecedora das dificuldades político-técnico-financeiras ocasionadas pelos problemas que afligem a administração pública municipal, não poderia deixar de enxergar nos consórcios de municípios uma alternativa para melhorar os resultados da gestão.

É quase uma totalidade dos municípios pernambucanos que apresentam essas dificuldades, a AMUPE tem procurado incentivar a formação de consórcios intermunicipais como forma de oferecer soluções para problemas comuns.

Juntos, os municípios têm mais força política, podem elaborar projetos, viabilizar e posteriormente executá-los. Podem, por exemplo, potencializar os recursos para realizar serviços públicos que, por muitas vezes, não se conseguem fazer sozinhos.

Portanto, os consórcios são essenciais para a resolução de problemas que requerem a atuação conjunta de municípios. Para tal, é primordial que a gestão pública prime pelo desenvolvimento e melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados à população.

A AMUPE junto com a CNM-Confederação Nacional dos Municípios promove dentro da programação do III Congresso Pernambucano de Municípios um Encontro Nacional de Consórcios Públicos referendando sua importância no contexto da administração pública.

(3)

4

5

Comenta-se que foi no início da década de 60, no Estado de São Paulo, alguns municípios sem quase formalidade, conversaram e realizaram serviços juntos.

Os municípios foram os principais protagonistas na criação de consórcios para encontrar soluções para situações comuns não resolvidas durante anos.

Em Pernambuco, data de 1989 o surgimento do primeiro arranjo consorcial onde os municípios de Barra de Guabiraba, Bezerros, Bonito, Camocim de São Félix, Sairé e São Joaquim do Monte constituíram uma associação para, inicialmente, ajudar a resolver os problemas de saúde na região, chamava-se ASSIM - Associação de Integração de Municípios.

Durante um tempo, apareceram vários consórcios de municípios que tinham personalidade jurídica de associação civil, e que hoje não mais existem.

No entanto, a Lei Nº 11.107 de 2005, deu lugar para o surgimento de consórcios públicos intermunicipais abrindo com isso maior interesse de gestores e colaboradores no entendimento que juntos poderiam encontrar maiores oportunidades de melhorar os serviços públicos. Nascia o “Marco Regulatório dos Consórcios Públicos”.

O Consórcio é um instrumento de gestão com segurança jurídica que possibilita realizar cooperações entre os entes da federação visando o enfrentamento de problemas comuns que exigem articulação e união dos atores para a sua solução.

É claro, para que um consórcio público tenha os melhores resultados precisa de união, comprometimento, cooperação, solidariedade e muito trabalho.

Atualmente, em Pernambuco, temos 13 consórcios públicos, constituídos e funcionando, que reúnem um total de 162 municípios consorciados representando 88% dos municípios.

A AMUPE e a CNM-Confederação Nacional de Municípios têm se debruçados em incentivar aos

UM POUCO MAIS SOBRE CONSÓRCIOS

CONSÓRCIOS PÚBLICOS

DE PERNAMBUCO

O consorciamento de municípios está previsto no Brasil desde a Constituição de 1937. Nos anos 60 surgiram alguns arranjos consorciais entre municípios no Estado de São Paulo. Sua sistematização e disseminação entre os gestores públicos, entretanto, começou a se fortalecer somente a partir da década de 1990, quando

a descentralização das políticas públicas, resultada do desenho institucional que a Constituição de 1988

conferiu ao nosso federalismo, impôs aos governos locais dilemas de coordenação e cooperação. municípios a se unirem através de consórcios públicos para minimizar as carências dando soluções conjuntas.

Afinal de contas, é o consórcio público uma importante ferramenta de apoio a administração pública, principalmente, com relação aos municípios. Pois, resolve os problemas regionais sem se limitar as fronteiras administrativas, dá peso politico regional para as demandas locais, aumenta o poder de diálogo por pressão da força política regional, permite o intercâmbio de ideias, projetos e experiências e ajuda para uma economia de gastos de execução, entre outras tantas vantagens que poderíamos ressaltar.

O Consórcio Público é de fato o PACTO FEDERATIVO DA REPÚBLICA que começa pelo município.

A necessidade de encontrar soluções para problemas comuns há muito sem resolver introduziu os consórcios intermunicipais na agenda de alguns governos locais que entendiam perder sua autonomia política com o discurso da autossuficiência autárquica.

Com o advento da Lei Nº 11.107/05 e do Decreto Nº 6.017/07 estabeleceu-se o marco regulatório para a constituição de consórcios no Brasil.

A utilização de consórcios intermunicipais como ferramentas complementares de gestão pública deve ser vista como preâmbulo da formação de redes federativas em busca da melhor maneira de atuação conjunta, compartilhada e solidária para garantir eficiência à administração pública.

Os consórcios intermunicipais podem ser agentes integradores entre os municípios brasileiros provocando várias vantagens, principalmente, o fortalecimento político do municipalismo no âmbito da federação e gerando mais créditos por parte da população em cada território consorciado.

“13

162

consórcios

públicos

municípios

consorciados

com

em Pernambuco

Sem contar que o trabalho em conjunto proporciona economicidade nas ações executadas e gera uma maior integração entre os agentes públicos provocando um fortalecimento político para obtenção de recursos, principalmente, para os projetos de relevância regional.

(4)

6

7

CIMPAJEÚ - CONSÓRCIO INTEGRAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PAJEÚ

CINDESC - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SERTÃO CENTRAL CISAPE - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO SERTÃO ARARIPE PERNAMBUCANO

CODEAM CONSÓRCIO - CONSÓRCIO PÚBLICO PARA O DESENVOLVIMENTO

DA REGIAO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

COMAGSUL - CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DO AGRESTE E DA MATA SUL DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMANAS - CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DA MATA NORTE E AGRESTE SETENTRIONAL DE PERNAMBUCO COMRIO - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

COMSIM - CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DO SERTÃO DE ITAPARICA E MOXOTÓ COMSUL - CONSÓRCIO PÚBLICO DOS MUNICÍPIOS DA MATA SUL PERNAMBUCANA COMUPE - CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

CONDOMAR - CONSORCIO INTERMUNICIPAL DOM MARIANO

CONIAPE - CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO E FRONTEIRAS PORTAL SUL - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PORTAL SUL DA MATA SUL

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

CONSÓRCIOS DE

PERNAMBUCO

LOCALIZE-SE

ABAIXO

1 2 3 4 7 8 9 10 5 6 11 12 13

(5)

9

8

Avenida Manoel Borba, nº267

Centro, Afogados da Ingazeira/PE – CEP 56800-000

Telefone: (87) 3838.3142 – E-mail: cimpajeu2007@live.com CNPJ 08.915.880/0001-38

SECRETÁRIO EXECUTIVO

ALBERTINO BEZERRA DE LIMA

PREFEITO DE TUPARETAMA

EDVAN CÉSAR PESSOA DA SILVA

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 412.285 habitantes (IBGE, 2015) Afogados da Ingazeira/PE Betânia/PE Brejinho/PE Calumbi/PE Carnaíba/PE Custódia/PE Flores/PE Iguaracy/PE Ingazeira/PE Itapetim/PE Quixaba/PE

Santa Cruz da Baixa Verde/PE Santa Terezinha/PE

São José do Egito/PE Serra Talhada/PE Sertânia/PE Solidão/PE Tabira/PE Triunfo/PE Tuparetama/PE

20 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

O Núcleo Intermunicipal de Políticas Públicas para as Mulheres do CIMPAJEÚ - NIPM busca ampliar o alcance das políticas para as mulheres por meio do apoio as unidades municipais com o objetivo de fortalecê-las.

NÚCLEO EM FOCO

As suas atividades focam a institucionalização e implementação as demandas sociais e políticas em suas mais variadas situações: educação, trabalho, saúde, violência, diversidade, participação política entre outras. Sua característica fundamental é a ação transversal na execução das políticas para as mulheres.

NIS - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO CIMPAJEÚ

NAMARH - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO CIMPAJEÚ NIPM - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES DO CIMPAJEÚ

NISB - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO E RESÍDUOS SÓLIDOS DO CIMPAJEÚ

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú – CIMPAJEÚ foi fundado em 07 de abril de 2005. É formado por 20 municípios que compõe as Bacias Hidrográficas dos Rios Pajeú e Moxotó situadas na sub bacia do Rio São Francisco.

O CIMPAJEÚ foi criado no intuito de realizar objetivos de interesse comum promovendo o desenvolvimento regional e, sobretudo, estimulando a qualidade dos serviços públicos prestados à população, a sustentabilidade da gestão, dos empreendimentos e ampliando a capacidade técnica dos municípios consorciados de forma a reduzir os custos operacionais, estabelecer mecanismos de controle social, que garantam à sociedade informação e participação nos processos de planejamento e de avaliações dos serviços públicos estimulando a gestão participativa.

CIMPAJEÚ - CONSÓRCIO DE INTEGRAÇÃO DOS

MUNICÍPIOS DO PAJEÚ

CIMPAJEÚ - CONSÓRCIO INTEGRAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO PAJEÚ

CINDESC - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SERTÃO CENTRAL CISAPE - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO SERTÃO ARARIPE PERNAMBUCANO

CODEAM CONSÓRCIO - CONSÓRCIO PÚBLICO PARA O DESENVOLVIMENTO

DA REGIAO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

COMAGSUL - CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DO AGRESTE E DA MATA SUL DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMANAS - CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DA MATA NORTE E AGRESTE SETENTRIONAL DE PERNAMBUCO COMRIO - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

COMSIM - CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DO SERTÃO DE ITAPARICA E MOXOTÓ COMSUL - CONSÓRCIO PÚBLICO DOS MUNICÍPIOS DA MATA SUL PERNAMBUCANA COMUPE - CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

CONDOMAR - CONSORCIO INTERMUNICIPAL DOM MARIANO

CONIAPE - CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DO AGRESTE PERNAMBUCANO E FRONTEIRAS PORTAL SUL - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PORTAL SUL DA MATA SUL

(6)

11

10

Rua Maria Nogueira Sampaio, nº 233, sala 11

Bairro Nossa Senhora das Graças – Salgueiro/PE – CEP 56000-000 Telefone: (87) 3871.6124 – E-mail: cindesc@gmail.com

CNPJ: 18.463.003/0001-27 PREFEITO DE SALGUEIRO MARCONES LIBÓRIO DE SÁ SECRETÁRIO EXECUTIVO FRANCISCO A. TAVARES DE SÁ PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 158.711 habitantes (IBGE, 2015)

7 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Cedro/PE Mirandiba/PE Salgueiro/PE

São José do Belmonte/PE Serrita/PE

Terra Nova/PE Verdejante/PE O Núcleo Intermunicipal de Saúde foi criado com o objetivo

de buscar mecanismos que facilitem aos Entes consorciados uma melhor e eficiente gestão das ações que norteiam o SUS – Serviço Único de Saúde, que são ofertados pela rede pública municipal na promoção, prevenção atenção, recuperação, vigilância à saúde e assistência farmacêutica.

NÚCLEO EM FOCO

A busca por parcerias que desenvolvam as soluções e ações consorciadas regionais que visem reduzir custos financeiros e materiais, com a concepção central embasada e de não ferir os parâmetros atribuídos a cada Ente consorciado sempre a benefício da maioria da sua população e usuários do SUS.

NIS – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE NIE – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

O CINDESC – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central foi fundado na cidade de Salgueiro em 28 de Agosto de 2009, sendo assinado e aprovado o Protocolo de Intenções do Consórcio por todos os Prefeitos Municipais envolvidos, representantes dos Municípios fundadores.

O CINDESC tem suas finalidades gerais e específicas na busca da promoção e o desenvolvimento municipal em nível local e regional, representado pelo conjunto dos entes que o integram, em matéria de interesses comuns na implementação de iniciativas de cooperação articuladas de planejamento regional, priorizando o planejamento com o objetivo de adotar e executar ações específicas, definindo e monitorando uma agenda regional que fortaleça e institucionalize as relações entre o poder público e a sociedade civil, assim, estabelecendo comunicação permanente no sentido de arregimentar o acompanhamento de programas e ações, garantindo a efetiva qualidade do serviço público principalmente nas áreas de Infra-Estrutura, Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental, Saúde, Educação, Cultura e Esportes, Assistência, Inclusão Social e Direitos Humanos, Segurança Pública e o Fortalecimento Institucional.

CINDESC – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE

(7)

13

12

Av. Fernando Bezerra, 1343

Centro – Ouricuri – PE – CEP 56.000-200

Telefone: (87) 3874.1946 – E-mail: cisapeararipe@yahoo.com.br CNPJ: 10.283.138/0001-07

SECRETÁRIO EXECUTIVO

JOSÉ WALDER FERREIRA DE FARIAS

PREFEITO DE SANTA FILOMENA/PE

PEDRO GILDEVAN COELHO MELO

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 372.085 habitantes (IBGE, 2015)

13 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Afrânio/PE Araripina/PE Bodocó/PE Dormentes/PE Exu/PE Granito/PE Ipubi/PE Moreilândia/PE Ouricuri/PE Parnamirim/PE Santa Cruz/PE Santa Filomena/PE Trindade/PE

O Núcleo Intermunicipal de Saúde – NIS, surgiu numa perspectiva de buscar práticas de gestões inovadoras e eficientes que viabilizam a constante melhoria dos serviços públicos oferecidos à população, em acordo com a Constituição Federal, art. 196 e 241, que reconhece a saúde como um direito de todos e dever do Estado.

NÚCLEO EM FOCO

NIS - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO SERTÃO DO ARARIPE PERNAMBUCANO - CISAPE foi fundado em 12 de fevereiro de 2005, no município de Trindade, ocasião onde foi eleita a diretoria executiva do Consórcio.

O CISAPE tem como finalidade promover o desenvolvimento municipal em nível local e regional abrangendo aspectos ambientais, políticos, administrativos, econômicos, culturais e sociais. Essas ações são promovidas através de um conjunto integrado de ações de Gestão Técnica e Profissional que contemple a elaboração e utilização de elementos de planejamento e organização tecnológica da informação e comunicação, além de desenvolvimento profissional em prol do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano, como também gerenciamento das mais diversas áreas e atividades desenvolvidas e executadas sobre a responsabilidade de cada Prefeitura Municipal, sempre incorporando uma visão sistemática que garanta a promoção de benefícios para a população de cada município e do conjunto de municípios de forma compartilhada e solidaria.

CISAPE - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO SERTÃO

DO ARARIPE PERNAMBUCANO

(8)

15

14

Rua Capitão Pedro Rodrigues, 920

Magno – Garanhuns/PE – CEP 55.294-310

Telefone: (87) 9.9999-2620 – E-mail: codeamagreste@hotmail.com CNPJ: 11.468.931/0001-35

SECRETÁRIO EXECUTIVO

SANDOVAL CADENGUE DE SANTANA

PREFEITO DE INAJÁ/PE

LEONARDO XAVIER MARTINS

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 831.765 habitantes (IBGE, 2015)

31 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Águas Belas Angelim Arcoverde Bom Conselho Brejão Caetés Calçado Canhotinho Capoeiras Garanhuns Iati Ibirajuba Inajá Itaíba Jucatí Jupi Jurema Lagoa do Ouro Lajedo Manari Palmeirinha Paranatama Pedra Quipapá Saloá Sanharó

São Bento do Una

São João Terezinha Tupanatinga Venturosa O NIS tem sua atuação voltada para as demandas de exames

laboratoriais, com a implantação do LABAM- LABORATÓRIO DO AGRESTE MERIDIONAL realiza o gerenciamento e monitoramento das ações estando capacitado para atender todos os municípios consorciados.

NÚCLEO EM FOCO

A assistência integral a saúde da mulher com o cuidado, prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero no cotidiano assistencial na região agreste, que atua nas equipes da Estratégia Saúde da Família, a partir das suas atribuições. Realizando mensalmente leituras de 1.500 laminas atendendo 20 municípios, e entregando o resultado com até cinco dias uteis. NIS - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

NÚCLEO DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

Um consórcio público voltado para o desenvolvimento da região Agreste Meridional de Pernambuco, o CODEAM/CONSORCIO, é uma associação publica integrante, assim, como órgão público da administração indireta de todos os municípios consorciados. Tem como objetivo de realizar ações de interesse comum, visando a promoção e o desenvolvimento político, administrativo, econômico, social e ambiental dos municípios e da região a que pertencem.

O CODEAM-CONSORCIO é um elo de entendimentos entre os gestores públicos propiciando uma maior integração entre os municípios. Já nasceu forte por sua representatividade política e pela robusta capacidade de desenvolvimento do seu território consorciado, uma vez que reúne no conjunto de seus municípios densos potenciais de produtividade na indústria, agricultura e no turismo.

CODEAM – CONSÓRCIO PÚBLICO PARA DESENVOLVIMENTO

DA REGIÃO AGRASTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

(9)

17

16

www.comagsul.pe.gov.br

Rua 11 de Setembro, nº 120 BR 104 - KM 87, na Agrestina/PE - CEP 55495-000 E-mail: comagsul-pe@hotmail.com CNPJ: 07.753.868/0001-01 SECRETÁRIO EXECUTIVO

BARTOLOMEU PEREIRA DE MENDONÇA

PREFEITO DO MUNICÍPIO DE CATENDE

OTACÍLIO ALVES CORDEIRO

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 460.139 habitantes (IBGE, 2015)

22 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Agrestina Altinho Barra de Guabiraba Belém de Maria Bonito Cachoeirinha

Camocim de São Félix Catende

Cupira Ibirajuba Jaqueira Jurema

Lagoa dos Gatos Lajedo

Maraial Panelas

Quipapá

Riacho das Almas São Benedito do Sul São João

São Joaquim do Monte Tacaimbó

O COMAGSUL é gestor de um aterro sanitário regional localizado no município de Altinho apresentando um bom resultado e ajudando a implantação de políticas ambientais que promovam atividades em conjunto com a população.

NÚCLEO EM FOCO

O reflexo dessa atuação provoca os gestores públicos a investirem em programas de tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos deixando sua cidade mais limpa e aconchegante.

O COMAGSUL conseguiu a aprovação do Governo de Pernambuco através da SEPLAG/FEM recursos R$ 239.752,55 para elaboração de projeto para instalação de um Centro Intermunicipal de Estudos, Pesquisas, Destinação Final e Tratamento de Resíduos Sólidos dentro da visão de qualificação dos trabalhos prestados pelo consórcio.

NÚCLEO GOVERNAMENTAL DE MEIO AMBIENTE NÚCLEO GOVERNAMENTAL DE SAÚDE

NÚCLEO GOVERNAMENTAL DE EDUCAÇÃO

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

A ideia de se constituir um consórcio de municípios foi fruto do entendimento de gestores municipais que era preciso unir esforços para encontrar soluções para problemas que se arrastam no tempo sem serem resolvidos.

O COMAGSUL foi constituído em 21 de novembro de 2005, conforme reza seu Protocolo de Intenções, atendendo os preceitos da Lei N º11.107/05, Lei dos Consórcios Públicos.

A cooperação a ser desenvolvida entre os integrantes do COMAGSUL poderá caracterizasse de natureza administrativa e financeira, de cooperação técnico-científica, pedagógica, de intercambio turístico e cultural, de preservação do meio ambiente, incluindo agricultura, gestão ambiental e politica de resíduos sólidos, saúde, manutenção e restauração do patrimônio histórico e, demais ações, eventos, compras e serviços, atividades, metas, diretrizes, programas e projetos nas diversas funções de governo.

COMAGSUL – CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS

(10)

19

18

www.comanas.pe.gov.br

Rodovia BR 408, KM 76, S/N

Bairro Novo – Carpina/PE - CEP 55819-320

Telefone: (81) 3621-0088 - E-mail: contato@comanas.pe.gov.br CNPJ: 09.242.465/0001-23

PREFEITO DE CAMUTANGA/PE

ARMANDO PIMENTEL DA ROCHA

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 733.444 habitantes (IBGE, 2015)

25 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Aliança/PE Buenos Aires/PE Camutanga/PE Carpina/PE Casinhas/PE Chã de Alegria/PE Condado/PE Feira Nova/PE Ferreiros/PE Glória do Goitá/PE Goiana/PE Itambé/PE Itaquitinga/PE Lagoa de Itaenga/PE Lagoa do Carro/PE Limoeiro/PE Machados/PE Nazaré da Mata/PE Passira/PE Paudalho/PE Salgadinho/PE Timbaúba/PE Tracunhaém/PE Vertente do Lério/PE Vicência/PE

O Núcleo Intermunicipal de Resíduos Sólidos – NIRS/COMANAS, criado em 2010, desenvolve o papel de construção de mecanismos que otimizem a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), no viés da assistência técnica, operando o “Sistema de Tratamento e Destinação Final de Resíduos Sólidos da Região da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco”, instituído no âmbito do COMANAS, tornando os 25 (vinte e cinco) municípios consorciados competitivos para a captação de recursos e a execução da política pública.

Devido ao ganho de escala na contratação, reduzindo os custos operacionais, por meio do NIRS/COMANAS os municípios consorciados elaboraram os Planos Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS’s), nos termos da Lei Federal Nº. 12.305/2010, contribuindo para a redução da geração de resíduos sólidos dos municípios consorciados, orientando o correto acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final. O COMANAS captou recursos públicos na ordem de R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais) para a elaboração de projeto executivo de engenharia visando a implantação de centros de triagem, transbordos, usinas de compostagem, de reciclagem, de resíduos de construção e demolição.

NIDS - Núcleo Intermunicipal de Desenvolvimento Social NIM - Núcleo Intermunicipal de Mobilidade

NIS - Núcleo Intermunicipal de Saúde

NIRS - Núcleo Intermunicipal de Resíduos Sólidos

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

O Consórcio dos Municípios da Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco - COMANAS foi instalado em 01 de outubro de 2007, na Cidade de Carpina/PE, onde houve a aprovação por unanimidade do respectivo Protocolo de Intenções. Tomou personalidade jurídica de direito público em 14 de novembro de 2007, com a ratificação do Contrato de Consórcio Público por parte dos entes consorciados, sendo o primeiro consórcio público pernambucano a ter registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

O COMANAS tem como missão institucional promover integração, solidariedade e a cooperação mútua entre os municípios consorciados de forma a assegurar o desenvolvimento sustentável da Mata Norte e Agreste Setentrional do Estado de Pernambuco. Norteia ainda as ações do COMANAS, a consolidação do órgão através de uma gestão cada vez mais profissional, centrada em resultados, e a manutenção de uma Rede de Parceiros para garantia de sustentabilidade operacional. Criou em seu território duas escolas de governo, a Escola Técnica Pinto Ferreira (ensino técnico) e da Escola Pinto Ferreira de Administração Pública (ensino superior), que tem como objetivo apoiar a formação, a capacitação e a especialização de servidores públicos e de seus assemelhados, entre outras finalidades, para a eficácia e otimização da gestão administrativa.

COMANAS - CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DA MATA

NORTE E AGRESTE SETENTRIONAL DE PERNAMBUCO

(11)

21

20

Rua Nunes Machado, 50

Centro - Santa Maria Da Boa Vista/PE - CEP 56380-000

Telefone: (87) 9.9955-7774 – E-mail: comriopernambuco@gmail.com CNPJ: 20.596.196/0001-36

PREFEITO DE LAGOA GRANDE

DHONIKSON DO NASCIMENTO AMORIM

SECRETÁRIO EXECUTIVO

HARRISON MENEZES DE LIMA

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 113.742 habitantes (IBGE, 2015)

4 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Cabrobó/PE Lagoa Grande/PE Orocó/PE

Santa Maria da Boa Vista/PE A primeira ação do COMRIO através do NISB corresponde a

elaboração do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP e o apoio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMAS, o Ministério Público de Pernambuco – MPPE e Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE/PE para implantação de aterro regionalizado que irá erradicar os lixões existentes oferecendo uma melhor qualidade de vida para a população dos municípios.

NÚCLEO EM FOCO

Encontra-se aprovado pelo Governo de Pernambuco através da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado – SEPLAG recursos para a elaboração de projeto para implantação de unidades de disposição final para resíduos sólidos urbanos domiciliares em formato consorciado no valor de R$ 358.727,67. NIS - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

NISB - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO NIM - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE MOBILIDADE

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

O Consórcio Internacional do Sub Médio São Francisco – COMRIO foi constituído em 14 de fevereiro de 2014, no município sede de Santa Maria da Boa Vista, ocasião onde foi assinado e aprovado o Protocolo de Intenções do Consórcio por todos os prefeitos representantes dos municípios fundadores.

O COMRIO tem como objetivo ajudar no desenvolvimento das cidades fortalecendo a região com realização de ações na área da saúde, saneamento básico e mobilidade, onde, a união dos municípios facilita a elaboração de novos projetos e contratação de serviços públicos para execução de atividades nos municípios.

As dificuldades vivenciadas pelos gestores públicos destes municípios, principalmente, pelo extraordinário desenvolvimento do Vale do Rio São Francisco que motiva um crescimento das demandas sociais onde os municípios isolados têm demonstrado falta de condições técnicas e financeiras para poder oferecer as soluções esperadas pela população.

A união destes municípios através do COMRIO oportunizará maiores possibilidades de se encontrar os resultados desejados.

COMRIO – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DO

SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

(12)

Encontra-se aprovado pelo Governo de Pernambuco através da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado – SEPLAG recursos para a elaboração de projeto para implantação de unidades de disposição final para resíduos sólidos urbanos domiciliares em formato consorciado no valor de R$ 358.727,67.

23

22

Rua XV de Novembro, 385 (Ponto Cidadão), sala 05 Centro – Floresta – PE – CEP 56400-000

Telefone: (87) 9.9623.0091 – E-mail: sec.executivacomsim@gmail.com CNPJ: 19.019.448/0001-85

SECRETÁRIO EXECUTIVO

RÔMULO LEÃO DA SILVA

PREFEITO DE CARNAUBEIRA DA PENHA

SIMÃO LOPES GONÇALVES

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 109.054 habitantes (IBGE, 2015)

6 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Belém Do São Francisco Carnaubeira Da Penha Floresta

Itacuruba Jatobá Tacaratu O Núcleo de Resíduos Sólidos, Meio Ambiente e

Saneamento Básico - NIRSB que pauta suas ações na elaboração de planos de gerenciamento integrado de resíduos sólidos e na implantação do aterro sanitário regional e UTR que será implantado no município de Floresta, para atender os demais municípios consorciados.

NÚCLEO EM FOCO

Com essas iniciativas se espera uma maior integração da população para que seja implantado o programa de coleta seletiva. Procura-se atender o que determina a lei Nº12.305/10 que trata do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.

A qualidade de vida da população passa por investimentos que melhorem a coleta, tratamento e destinação final dos resíduos solidos urbanos.

NIS – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

NIIP – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE ILUMINÇÃO PÚBLICA

NIRSB – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS, MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO BÁSICO NIAPP – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE AGRICULTURA, PEDUÁRIA E PISCICULTURA

NIED – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

O Consórcio dos Municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó – COMSIM foi criado em 27 de agosto de 2013 no município sede de Floresta, com a presença de todos os Prefeitos municipais presentes e demais representantes dos municípios fundadores, que ocasionou na assinatura do Protocolo de Intenções de fundação do Consórcio.

Promove o desenvolvimento local municipal e regional abrangendo temas importantes como Gestão Administrativa, Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Saneamento Básico, Economia, Agricultura Familiar, Saúde, Educação entre outros.

As ações são propostas para o desenvolvimento local e regional, através de uma Gestão Técnica e Profissional compartilhada que atinjam os objetivos propostos, tendo como parâmetros: planejamento, organização, informações, comunicação para que o COMSIM atenda as demandas existentes em cada município consorciado.

COMSIM – CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS DO SERTÃO

DE ITAPARICA E MOXOTÓ

(13)

25

24

BR 101, Km 81 - nº 1024 Ribeirão/PE - CEP 55.520.000

Fone: 81 3671.1558 – E-mail: comsulpe@gmail.com CNPJ: 11.896.703/0001-66

www.comsul.pe.gov.br

SECRETÁRIO EXECUTIVO

GERVÁSIO GURGEL

PREFEITO DE CORTÊS

JOSÉ GENIVALDO DOS SANTOS

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 790.389 habitantes (IBGE, 2015)

25 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Água Preta Amaraji Barra de Guabiraba Barreiros Belém de Maria Catende Chã Grande Cortês Escada Gameleira Jaqueira Joaquim Nabuco Maraial Palmares Primavera Pombos Quipapá Ribeirão Rio Formoso

São Benedito do Sul São José da Coroa Grande Sirinhaém

Tamandaré

Vitória de Santo Antão Xexéu

O Núcleo Intermunicipal de Saneamento Básico – NISB, oferece assessoria, planejamento, execução e monitoramento da gestão integrada de resíduos sólidos, atendendo à legislação vigente.

NÚCLEO EM FOCO

O NISB é o gestor responsável pelo Aterro Sanitário Regional localizado no município de Escada observando o Plano de Recuperação Operacional e Mitigação dos Impactos Ambientais do Aterro, elaborado por sua equipe técnica para restaurar e normatizar a manutenção do equipamento e prolongar sua vida útil. O aterro encontra-se licenciado pelo órgão estadual de controle ambiental, o CPRH.

Além disso, o NISB, procura estimular a coleta seletiva nos municípios consorciados, por meio de parcerias com outras instituições, integrando-se ao plano de gerenciamento do aterro, apoiando os catadores de materiais recicláveis, que receberam a adequada capacitação técnica.

O COMSUL tem aprovado pelo Governo de Pernambuco, SEPLAG/FEM, recursos na ordem de R$ 398.539,73 com a finalidade de elaboração de projeto para remediação e recuperação de áreas degradadas por lixões.

NIIP – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NIS – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

NISB – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

O COMSUL é uma associação pública de municípios da Região da Mata Sul de Pernambuco objetivando ajudar a encontrar soluções para os problemas comuns que afligem a população e buscando formas de desenvolvimento que garantam a sustentabilidade, permitindo que os municípios ajam em parceria e, com o ganho de escala, melhorem a capacidade técnica, gerencial e financeira.

O COMSUL apoia a gestão de saúde pública dos municípios in loco, beneficiando as populações por meio de campanhas informativas, exames e ações preventivas de doenças cardiovasculares, câncer de mama, câncer de próstata, dentre outras, atendendo a mais de 1500 pessoas e realizando mais de 400 exames e consultas médicas em 2015.

O COMSUL disponibiliza para as prefeituras gestão cooperada em ativos de iluminação pública que reduzirá os custos, onde assume a responsabilidade pela operação de todo o sistema, além de prestar consultoria relacionada, apoio técnico em contratos, análise de faturas e na qualidade do fornecimento de energia elétrica. Está em curso a contratação de uma empresa para realizar trabalhos de manutenção em regime de produtividade, modelo que levará a uma maior economicidade dos serviços ofertados.

COMSUL – CONSÓRCIO PÚBLICO DOS MUNICÍPIOS

DA MATA SUL PERNABUCANA

(14)

27

26

Sede Administrativa: Av. Recife, 6205

Jardim São Paulo – Recife/PE - CEP 50.910-380

Telefone: (81) 3455-5131 – E-mail: comupe@comupe.com.br CNPJ: 22.824.173/0001-67

SECRETÁRIO EXECUTIVO

JOSÉ MÁRIO BARROS FALCÃO

PREFEITO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA

JOSÉ COIMBRA PATRIOTA FILHO

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 462.252 habitantes (IBGE, 2015)

11 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Afogados da Ingazeira Bezerros Buenos Aires Cumaru Iguaracy João Alfredo Lagoa Grande Moreno Pesqueira

São Bento do Una Serra Talhada

A Superintendência Intermunicipal de Saúde está realizando Compra Compartilhada de Medicamentos de Atenção Básica, garantindo cobertura à 462.252 habitantes. Esta ação foi definida como prioritária pelos consorciados.

NÚCLEO EM FOCO

Em continuidade, Processo Licitatório/Pregão Eletrônico para Registro de Preços para aquisição de insumos Uso Hospitalar - Medicamentos e Material Médico Hospitalar – MMH mais Material Odontológico está em fase de elaboração.

A plataforma eletrônica utilizada pelo COMUPE é a do Banco do Brasil e os processos tem sido realizado sob supervisão do TCE-PE – Gerência de Auditoria de Processos Licitatórios.

SUPERINTENDÊNCIA INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

SUPERINTENDÊNCIA INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO

SUPERINTENDÊNCIA INTERMUNICIPAL DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

Com abrangência estadual, o COMUPE congrega todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado, na perspectiva de que da união resulta a grandeza das ações e conquistas. Aprovada a criação em 14 de julho de 2014, por deliberação dos Prefeitos de Pernambuco em Assembleia na AMUPE, e oficialmente registrado em 30 de junho de 2015, o COMUPE tem por finalidade a prestação de políticas públicas de desenvolvimento dos consorciados em diferentes áreas de interesse. O quadro de pessoal do COMUPE é composto por Secretário Executivo, Controlador Geral, Procurador, Pregoeiro, Assessor Técnico em Saúde e Assistente Administrativo.

COMUPE – CONSÓRCIO DOS MUNICÍPIOS

PERNAMBUCANOS

(15)

29

28

Rua Adalberto de Farias, S/N

Centro – Pesqueira/PE - CEP 55.200-000

Telefone: (87) 3835-5518 - E-mail: gab.prefeito.pesqueira@gmail.com CNPJ: 11.110.361/0001-07

SECRETÁRIO EXECUTIVO

JOSÉ FLORÊNCIO NETO

PREFEITO DE PESQUEIRA

EVANDRO MACIEL CHACON

PRESIDENTE

População do território é estimada em 489.458 habitantes (IBGE, 2015)

POPULAÇÃO

13 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Alagoinha Arcoverde Belo Jardim

Brejo da Madre Deus Buíque Jataúba Pedra Pesqueira Poção Sanharó Sertânia Tupanatinga Venturosa

O Núcleo de Meio Ambiente é o gestor de um programa de tratamento e destinação final dos resíduos sólidos gerenciando um Aterro Sanitário existente que hoje atende aos municípios de Pesqueira, Poção, Alagoinhas e Sanharó num total de população de 116.806 habitantes que produz, aproximadamente, 70 toneladas de resíduos por dia.

NÚCLEO EM FOCO

Decorrente da situação em que se encontra o atual Aterro sanitário já foi solicitado e aprovado pelo Governo do Estado de Pernambuco/SEPLAG/FEM recursos de R$ 349.127,71 para implantação de Aterro Sanitário Regional no município de Pesqueira.

NÚCLEO DE TURISMO NÚCLEO DE SAÚDE

NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

O Consórcio Dom Mariano- CONDOMAR, foi constituído como sendo uma associação pública, de direito público, sem finalidades econômicas, tendo como objetivo a coordenação e ordenação da utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis nas esferas dos governos, federal, estaduais e municipais e dos seus órgãos e é integrante da administração indireta dos seus municípios consorciados, em conformidade com que preconiza a Lei Nº11.107/05 e o Decreto Nº 6.017/07.

Sua sede está localizada no município de Pesqueira tendo como seus objetivos específicos de defender, ampliar e promover a integração, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica, jurídica e financeira melhorando os serviços públicos de educação, saúde, segurança alimentar e nutricional, difusão cientifica e tecnológica, desenvolvimento econômico e social dos municípios consorciados de acordo com seu Protocolo de Intenções datado de 31 de maio de 2007.

CONDOMAR

(16)

31

30

www.consorcioconiape.pe.gov.br

Dr. Aubiérgio Tavares Prestelo, nº 60 Indianópolis – Caruaru/PE – CEP 55024-745

Telefone: (81) 3136-5355 – E-mail: gerenciaadm@consorcioconiape.pe.gov.br CNPJ: 15.091.751/0001-38

SECRETÁRIO EXECUTIVO

EDJANE SILVA MONTEIRO

PREFEITO DE TAQUARITINGA DO NORTE

JOSÉ EVILÁSIO ARAÚJO

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 588.382 habitantes (IBGE, 2015)

17 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Bezerros/PE Bom Jardim/PE

Brejo da Madre de Deus/PE Casinhas/PE

Frei Miguelinho/PE João Alfredo/PE Orobó/PE

Riacho das Almas/PE

Santa Cruz do Capibaribe/PE Santa Maria do Cambucá/PE São Caetano/PE

São Joaquim do Monte/PE Surubim/PE

Taquaritinga do Norte/PE Vertente do Lério/PE

O Núcleo Intermunicipal de Saúde - NIS, surge numa perspectiva de buscar práticas de gestão inovadoras e eficientes que viabilizem a constante melhoria dos serviços públicos oferecidos à população, em acordo com a Constituição Federal, Art. 196 e 241, que reconhece a saúde como um direito de todos e dever do Estado.

NÚCLEO EM FOCO

O CONIAPE, junto ao seu núcleo de saúde, criou o Programa Consorcial de Promoção, Prevenção, Atenção, Recuperação, Vigilância à Saúde e Assistência Farmacêutica, que integra a organização, planejamento e execução de ações e serviços de saúde. O NIS já executou 304.732 procedimentos em saúde, sendo 17.328 em Clínica Geral, 1.614 em Anestesiologia, 7.236 em Cirurgia Geral, 25.000 em Enfermagem, 15.552 em Fisioterapia, 7.284 em Hematologia, 24.954 em Obstetrícia, 2.100 em Odontologia, 4.050 em Otorrinolaringologia, 4.950 em Pediatria, 194.664 em Plantões Médicos e outras realizações também em Educação Continuada aos profissionais de Saúde.

O NIS desenvolveu a construção da Rede Materno Infantil Consorciada junto aos 32 municípios pertencentes a IV Regional de Saúde e 20 municípios pertencentes à II Regional de saúde, totalizando mais de 1.310.903 habitantes, 554.198 mulheres em idade fértil e mais de 20.000 partos por ano.

NIS - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

NIIP - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA NISB - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO NIE - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

NIAS - NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

O Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras - CONIAPE foi fundado em 29 de abril de 2013, no município sede de Santa Cruz do Capibaribe, ocasião onde foi assinado e aprovado o Protocolo de Intenções do Consórcio por todos os prefeitos municipais - representantes dos municípios fundadores.

O CONIAPE tem como finalidade promover o desenvolvimento municipal em nível local e regional abrangendo aspectos ambientais, políticos, administrativos econômicos, culturais e sociais. E essas ações são promovidas através de um conjunto integrado de ações de Gestão Técnica e Profissional que contemple a elaboração e utilização de elementos de planejamento, organização, tecnologia da informação e comunicação, além de desenvolvimento profissional em prol do Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras, como também gerenciamento das mais diversas áreas e atividades desenvolvidas e executadas sobre a responsabilidade de cada Prefeitura Municipal, sempre incorporando uma visão sistemática que garanta a promoção de benefícios para a população específica de cada município e do conjunto de municípios que formam o Consórcio de forma compartilhada e solidária.

CONIAPE - CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DO

AGRESTE PERNAMBUCANO E FRONTEIRAS

(17)

33

32

Engenho Serra D’agua 271 Rio Formoso/PE - CEP 55.580-000

Telefone: (81) 9826-0101 - E-mail: portalsulconsorcio@gmail.com CNPJ: 18.538.240/0001-00

www.portalsulconsorcio.pe.gov.br

SECRETÁRIO EXECUTIVO

MIGUEL GOMES DE FREITAS

PREFEITO DE TAMANDARÉ

JOSÉ HILDO HACKER JÚNIOR

PRESIDENTE

POPULAÇÃO

População do território é estimada em 162.311 habitantes (IBGE, 2015)

5 MUNICÍPIOS CONSORCIADOS

Barreiros/PE Gameleira/PE Rio Formoso/PE Sirinhaém/PE Tamandaré/PE O Núcleo Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos e

Proteção Ambiental, surge como uma ferramenta de gestão para desenvolver e fortalecer a capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos nos municípios integrantes do Portal Sul Consórcio, promovendo as ações de gerenciamento em resíduos sólidos de forma integrada, assim como as ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento em uma administração municipal, apoiada em critérios sanitários, ambientais e econômicos para acompanhamento de todo o processo, desde a geração, transporte à destinação final, aplicando técnicas e tecnologias que estejam condizentes com a realidade do local.

NÚCLEO EM FOCO

O Aterro Sanitário está localizado no município de Rio Formoso, atendendo aos municípios consorciados que juntos produzem uma média de 100t/d de Resíduos Sólidos Urbanos. Atualmente, encontra-se licenciado pela Agência Ambiental do

Estado(CPRH). Temos aprovados recursos no valor de R$ 200.000,00 oriundos do FEM via SEPLAG-GOV-PE para

elaboração de projeto de uma nova célula, a ser implantada contígua há existente.

NIGEPA – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E PROTEÇÃO AMBIENTAL NIS – NÚCLEO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE

NÚCLEOS DE GESTÃO

INSTITUCIONAL

O Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul – PORTAL SUL, foi fundado em 25 de junho de 2013 no município sede de Rio Formoso, consórcio público, com personalidade jurídica de direito público, na forma de associação pública e com natureza autárquica, integrante da administração indireta de todos os municípios consorciados. Na ocasião, foi assinado e aprovado o Protocolo de Intenções do Consórcio, por todos os Prefeitos Municipais representantes dos municípios fundadores.

O PORTAL SUL tem como finalidade promover o desenvolvimento municipal em nível, local e regional abrangendo aspectos ambientais, políticos, administrativos, econômicos, culturais e sociais. E essas ações são promovidas através de um conjunto integrado de ações de Gestão Técnica e Profissional que contemple a elaboração e utilização de elementos de planejamento, organização, tecnologia da informação e comunicação, além de desenvolvimento profissional, como também, o gerenciamento das mais diversas áreas e atividades desenvolvidas e executadas sobre a responsabilidade de cada município consorciado sempre incorporando uma visão sistêmica que garanta a promoção de benefícios para a população.

PORTAL SUL – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL PORTAL

DA MATA SUL

Referências

Documentos relacionados

As key results, we found that: the triceps brachii muscle acts in the elbow extension and in moving the humerus head forward; the biceps brachii, pectoralis major and deltoid

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Figura 25 - Identidade Visual para Eva Nails Fonte: Criado pelo Maurício..

Effects of the bite splint 15-day treatment termination in patients with temporomandibular disorder with a clinical history of sleep bruxism: a longitudinal single-cohort

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan