• Nenhum resultado encontrado

I CONGRESSO CRIM/UFMG. Gênero, feminismos e. violência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I CONGRESSO CRIM/UFMG. Gênero, feminismos e. violência"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

I CONGRESSO CRIM/UFMG

Gênero, feminismos e

violência

(2)

Edital Nº 01/2021 – SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

1 Apresentação do evento

O CRIM/UFMG – Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais em crimes contra a mulher torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas relativas à participação no I Congresso CRIM/UFMG, que ocorrerá na forma virtual, entre os dias 18 a 28 de agosto, sendo que as apresentações de GTs - Grupos

de Trabalhos serão entre os dias 23 a 27 de agosto de 2021, das 13hrs às 17hrs. com acesso aos autores cujos resumos expandidos tenham sido

aprovados e que tenham realizado a inscrição e o pagamento, a tempo e a modo, tudo conforme os termos deste edital.

1.1 Coordenação geral

Ana Cristina Magnani Pinto Ana Júlia Duci Ferreira

Luiza Martins Santos (coordenadora) Lúnia Cristina Vieira da Silva Cunha Mariana Karla de Faria

Raíssa Emmerich Santana

1.2 Conselho Científico

(3)

Bruna Camilo de Souza Lima e Silva Iggor Antonio Cavaliere Cordeiro Isabela de Souza Damasceno Isabela Betoni

Jéssica Holl

Lethicia Pinheiro Machado Márcia Carolina Santos Trivellato Mariana Karla de Faria

Michelle de Garcia Bernardino Natália Pinto Costa

Nicole Gondim Porcaro Paula Dias Dornelas Pedro Barbabela Talita Fernandes

1.3 Comissão Organizadora discente Bernardo Henrique Mendes Correa Clara Nunes Castro

Izabela Cristina Cordeiro Larissa Maria Armelin Laura Brandão Pereira Letícia Teixeira Rodrigues

Paula Magalhães Pinto Braga de Lara Raissa Michaela Pereira Costa e Silva

1.4 Público Alvo

O público alvo é formado por graduandos, pós-graduandos, professores e profissionais interessados na temática.

(4)

1.5 Duração

A carga horária que constará na certificação geral do evento é de 20 horas.

1.6 Programação e comunicações referentes ao Congresso

A programação prévia e demais comunicações oficiais referentes ao I Congresso CRIM/UFMG serão disponibilizadas nas redes sociais do projeto – Facebook (https://www.facebook.com/crimufmg) e Instagram (@crimufmg), sendo responsabilidade dos participantes acompanharem as respectivas postagens.

2 Resumos Expandidos

2.1 Os resumos expandidos deverão ser inéditos.

2.2 Os resumos expandidos deverão obedecer às normas da ABNT, nos seguintes requisitos:

2.2.1 O arquivo em PDF deverá ser na língua portuguesa e possuir no mínimo 05 laudas e no máximo 07 laudas em folha A4, posição vertical. 2.2.2 Fonte “Times New Roman”; corpo 12; alinhamento justificado; sem separação de sílabas; entrelinhas com espaçamento 1,5; parágrafo 1,5cm; margem – superior e esquerda: 3cm, inferior e direita: 2cm. 2.2.3 As citações (NBR 10520/2002) e as referências (NBR 6023/2018) devem obedecer às regras da ABNT.

2.2.4 O sistema de chamada das referências das citações diretas ou indiretas pode ser autor-data ou número (NBR 10520/2002), sendo as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2003).

(5)

2.2.5 Conforme a NBR 6024/2003, os títulos, subtítulos e sub subtítulos devem ser alinhados à esquerda e conter um texto a eles relacionado, bem como constar numeração progressiva.

3 Autores

3.1 Serão admitidos resumos expandidos com no máximo 02 (dois) autores. 3.2 Serão aceitos resumos expandidos de graduandos, graduados, mestrandos, mestres, pós-graduados e pós-graduandos (stricto senso), doutorandos ou doutores em qualquer área do conhecimento conexa com o tema do evento e com os grupos de trabalho.

3.3 O autor que efetuar a submissão do resumo é o responsável exclusivo por incluir o nome do outro autor, bem como a definição da ordem de apresentação dos nomes.

3.4 Após a submissão dos resumos expandidos, não serão aceitas inclusões de autores e alteração da ordem dos nomes e dos nomes dos autores.

4 Grupos de Trabalhos

4.1 Interseccionalidade e feminismos

- Realização dia 23 de agosto de 2021

4.1.1 Coordenadores: Pedro Barbabela (Doutorando e mestre em Ciência Política pela UFMG. Pesquisador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG), do Núcleo Flora Tristan: representações, conflitos e direitos (UnB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM/UFMG). Gerente de Inteligência na TODXS Brasil).

(6)

Talita Fernandes – mulher negra, nordestina, feminista, doula desde 2017, graduada em Relações Internacionais pela UnB, mestra em Ciência Política pela UFMG e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da UFBA.

Isabela de Souza Damasceno (Mestranda na linha de Direito Político na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Atuou como Assessora Jurídica e Mentora de Projeto bolsista, pela FAPEMIG, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, do Governo do Estado de Minas Gerais (2017 - 2019). Bolsista da CAPES (2021).

Voluntários: Letícia Teixeira Rodrigues (graduanda em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara) e Raissa Michaela Pereira Costa e Silva (graduanda em Ciências do Estado pela UFMG).

4.1.2 EMENTA: O presente GT acolhe artigos que se desenvolvem a partir de uma perspectiva interseccional, a partir da compreensão de como as discriminações de gênero se interligam com questões relacionadas à sexualidade, raça e classe. Temas que abordem as questões de gênero articuladas com a divisão sexual do trabalho; a reconfiguração das práticas sociais e das relações trabalhistas decorrentes do capitalismo; os diversos processos culturais e identitários formativos relacionados à raça e sexualidade, sob perspectivas interdisciplinares. Propõe-se discussões sobre as diferentes estratégias de lutas por reconhecimento e direitos de movimentos democráticos contemporâneos a partir de uma fundamentação teórica feminista que busca evidenciar a coexistência de mais de um sistema de opressão em relação às mulheres e outros agentes sociais.

4.2 Mulher, política e democracia

- Realização dia 24 de agosto de 2021

4.2.1 Coordenadores: Bruna Camilo de Souza Lima e Silva - Doutoranda em Ciências Sociais pela PUC-Minas - Pesquisadora CAPES PROSUC. Mestra em

(7)

Ciência Política pela UFMG. Coordenadora do DIVERSO UFMG. Membra da Associação Visibilidade Feminina.

Nicole Gondim Porcaro - Mestranda em Direito Público pela UFBA - Pesquisadora CNPQ/FAPESB. Especialista em Direitos Fundamentais pelo IGC da Universidade de Coimbra. Secretária-Geral da Associação Visibilidade Feminina.

Jessica Holl - Doutoranda em Direito pela Goethe Universität, Frankfurt am Main, Alemanha. Mestre em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG. Graduada em Direito pela UFMG. Pesquisadora do Centro de Estudos em Justiça de Transição da UFMG (CJT/UFMG). Diretora Jurídica da Associação Visibilidade Feminina. Advogada.

Voluntárias: Laura Brandão Pereira (graduanda em Ciências do Estado pela UFMG) e Raissa Michaela Pereira Costa e Silva (graduanda em Ciências do Estado pela UFMG).

4.2.2 EMENTA: O presente GT acolhe artigos relacionados à participação e representação das diversas mulheres na política no contexto democrático, em um sentido amplo. Propõe-se a discussão sobre a importância de aumentar a ocupação de espaços de poder pelas mulheres, as medidas afirmativas e os desafios - entre eles, a cultura e estrutura patriarcal do sistema político-partidário e a violência política de gênero.

4.3 Dimensões internacionais e transnacionais e gênero

- Realização dia 25 de agosto de 2021

4.3.1 Coordenadoras: Márcia Carolina Santos Trivellato (Mestre em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pesquisadora no Centro de Estudos Jurídicos Transnacionais e Comparados - CEJTC/UFMG).

Mariana Karla de Faria (Mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pesquisadora no Grupo de Pesquisa SIPROH- Grupo de Pesquisa

(8)

Sistema Internacional de Proteção aos Direitos Humanos vinculado à Pontifícia Universidade e extensionista no grupo CRIM/UFMG).

Paula Dias Dornelas (Mestra e Doutoranda em Ciência Política pela UFMG, Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher - Nepem/UFMG, do Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça - Margem/UFMG e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão: Direitos Sociais e Migração - GIPE-DSM/PUC Minas).

Voluntários: Bernardo Henrique Mendes Correa (Graduando em Medicina pela UFMG) e Paula Magalhães Pinto Braga de Lara (Graduanda em Direito pela UFMG).

4.3.2 EMENTA: O presente GT acolhe trabalhos que abordem, discutam e reflitam sobre temas relacionados a fenômenos de natureza internacional e que, ao mesmo tempo, ultrapassam o conceito atual de fronteiras (físicas, ideológicas e/ou digitais). Nesse sentido, os trabalhos podem contemplar reflexões sobre fenômenos como as migrações transnacionais, refúgio e apatridia, além de debates sobre deslocamentos populacionais, conflitos internacionais e seus

impactos para sujeitos(as/es) diferentemente localizados

socioeconomicamente. O GT engloba, ainda, propostas interdisciplinares que envolvam, problematizem e discutam questões relacionadas aos fenômenos descritos e suas relações com dinâmicas de gênero, classe, raça, etnia, nacionalidade, entre outras.

4.4 Gênero, criminologia e sistema de justiça criminal

- Realização dia 26 de agosto de 2021

4.4.1 Coordenadores: Natália Pinto Costa (Mestranda do Programa de Pós

Graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Pará,

Especialista em Direito e Processo Penal pelo Centro Universitário Unichristus, Lethicia Pinheiro Machado (Mestranda em Direito Constitucional na Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora integrante do Projeto

(9)

Pesquisa Empírica em Direito - PROPED (Cnpq/UNIFOR). Pós-graduanda em Direito e Processo penal (UNI7).

Isabela Betoni - Bacharela e mestranda em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Minha pesquisa do mestrado é na área da sociologia jurídica e aborda temáticas como críticas feministas ao direito, violência doméstica e familiar contra a mulher, advocacia feminista. Advogada em direito de família e sucessões, atuação com direitos das mulheres e LGBT+. Atuo na Clínica de Direitos humanos, na área de direitos sexuais e reprodutivos.

Voluntária: Izabela Cristina Cordeiro (Graduanda em Ciências do Estado pela Universidade Federal de Minas Gerais).

4.4.2 EMENTA: O presente GT pretende reunir pesquisadores interessados em discutir trabalhos concluídos ou em andamento que abordem temas relacionados às criminologias feministas, controle social, violências de gênero, sistema de justiça criminal e segurança pública, possibilidades de compatibilidades entre abolicionismos e opressões de gênero. A partir da compreensão do sistema de justiça criminal como toda agência de controle estatal que operacionalize o sistema penal (Polícia, Judiciário, Ministério Público, Prisão, entre outras), assim como as agências não penais que exercem também controle, como Congresso Nacional, Poder Executivo. Sendo assim, se acolhe também propostas que visem realizar discussões dentro do plano legislativo ou análises mais amplas sobre o poder punitivo e suas aplicabilidades, políticas públicas que tenham como temática principal violências de gênero.

4.5 Gênero e interfaces com saúde física e mental

- Realização dia 27 de agosto de 2021

4.5.1 Coordenadores: Michelle Bernardino- Doutoranda em Psicologia Social pela

(10)

Beatriz Mendonça- Mestre em Direito Constitucional: Relações Privadas Existenciais.

Iggor Antonio Cavaliere Cordeiro - Mestrando em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Especialista em Psicologia Hospitalar na Área de Infectologia (INI/Fiocruz). Graduado em Psicologia (UFRRJ) com um semestre cursado na Universitat de Lleida (UdL), Espanha, através do Programa Santander Universidades, Bolsa Íbero-Americana. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). Tem experiência nas áreas de Psicologia no contexto Hospitalar, Psicologia Clínica (individual) e Gestão de Pessoas. Interesse em pesquisas voltadas às práticas e à formação profissional nos campos da Psicologia e da Saúde Coletiva.

Voluntários: Bernardo Henrique Mendes Correa (Graduando em Medicina pela UFMG), Clara Nunes Castro (Graduanda em Medicina pela UFMG) e Larissa Maria Armelin (Graduanda em Medicina pela UFMG).

4.5.2 EMENTA: O presente GT propõe a discutir experiências conexas entre gênero

e saúde física e/ou mental, a partir da compreensão da saúde não apenas como uma ausência de doenças ou no seu aspecto biológico, mas sim como um produto de determinantes e barreiras sociais, econômicas, históricos e políticos. Assim, convidamos para o debate trabalhos que reflitam sobre o gênero, como direitos reprodutivos/sexuais, esterilização, violência obstétrica, violência doméstica, papéis de gênero entre outros. Esses temas devem se vincular com saúde física e mental e os textos devem ser desenvolvidos mediante pesquisas de abordagens qualitativas e/ou quantitativas que realcem um estudo com relevância teórica e prática. Alguns pontos que podem ser discutidos:

1. Direitos reprodutivos e/ sexuais e questões relacionadas a humanização

da saúde;

2. Depressão, ansiedade e gênero;

3. Violência Doméstica;

4. Assistência à vítima de violência e suas consequências na saúde;

5. Políticas Públicas voltadas para gênero e saúde;

6. Desigualdade de gênero entre profissionais da saúde;

7. O papel do cuidado na saúde da mulher;

(11)

9. Transexualidade e saúde;

10. Vulnerabilidades sociais e autonomia.

5 Submissão

5.1 Os resumos expandidos serão recebidos entre o período de 10 de maio até o dia 29 de julho de 2021, precisamente até às 23:59 horas. Em caso de prorrogação das submissões, será informada a nova data nas redes sociais do CRIM/UFMG.

5.2 Cada autor poderá submeter no máximo 02 (dois) resumos expandidos para apresentação no evento, desde que para linhas de pesquisa e em dias diferentes, de acordo com o Anexo II.

5.2.1 Caso o autor submeta dois resumos expandidos para a mesma linha de pesquisa, ou para o mesmo dia, ambos serão excluídos. Nesse caso, o valor referente ao pagamento não será devolvido.

5.3 O autor que submeter o mesmo resumo expandido (mesmo título e conteúdo) a mais de uma linha de pesquisa, terá ambos os trabalhos excluídos. Nesse caso, o valor referente ao pagamento não será devolvido. 5.4 Para submissão de resumos expandidos é necessário o preenchimento completo do cadastro individual no site do CONPEDI, tanto pelos autores brasileiros quanto pelos estrangeiros, não sendo necessário o pagamento da anuidade de associado ao CONPEDI.

5.5 Os resumos expandidos deverão ser submetidos exclusivamente por meio da área restrita de cada autor, disponível no site do CONPEDI, no endereço eletrônico www.conpedi.org.br, seguindo rigorosamente as especificações do presente edital e dos procedimentos previstos no próprio sistema.

5.6 O processo de submissão, no sistema do CONPEDI, se dará em três etapas, de acordo com o descrito abaixo:

5.6.1 PRIMEIRA ETAPA - Preenchimento de todos os dados de identificação do resumo

(12)

expandido:

5.6.1.1 Escolha da Linha de Pesquisa, de acordo com os Anexos II e III; 5.6.1.2 Título do resumo expandido em língua portuguesa;

5.6.1.3 Resumo em língua portuguesa com, no máximo, 100 (cem) palavras;

5.6.1.4 Inclusão de, no mínimo 03 (três), palavras-chave, em língua portuguesa;

5.6.1.5 Título do resumo expandido em língua estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano);

5.6.1.6 Resumo em língua estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano), com, no máximo, 100 (cem) palavras;

5.6.1.7 Inclusão de, no mínimo, 03 (três) palavras-chave em língua estrangeira (inglês, espanhol, francês ou italiano).

5.6.2 SEGUNDA ETAPA - Informe dos Autores:

5.6.2.1 Caso o resumo expandido possua um único autor, é necessário conferir se o nome informado no sistema está correto, para somente então seguir para a próxima etapa.

5.6.2.2 Caso o resumo expandido possua 02 (dois) autores, proceda conforme abaixo:

a) Pesquisar o nome do segundo autor no espaço indicado; b) Uma vez localizado, selecionar o respectivo nome;

c) Confirmar se o segundo autor foi devidamente informado.

5.6.2.3 O informe da qualificação dos autores não é obrigatório. Os autores que desejarem informar estes dados adicionais, tais como titulação, instituição a qual está vinculado, financiamentos da referida pesquisa, entre outras informações, poderão fazê-lo dentro do limite

(13)

de 30 palavras. Neste campo não deve ser informado o nome dos autores, devendo proceder conforme instruções abaixo:

a) Informar na caixa de texto, abaixo do nome do autor, sua respectiva qualificação;

b) Confirmar se a qualificação foi informada corretamente; c) Proceder da mesma forma com o segundo autor, se houver.

5.6.2.4 Para que o nome do autor indicado conste no resumo expandido, após a conclusão do processo de submissão, este deverá acessar sua área de associado e aceitar a autoria do resumo expandido, sob pena de seu nome não ser cadastrado como autor. 5.6.3 TERCEIRA ETAPA - Envio do arquivo em formato PDF.

5.6.3.1 O arquivo em formato PDF deve conter as informações do resumo expandido a partir de sua introdução, incluindo objetivos, metodologias, desenvolvimento da pesquisa, conclusões e referenciais.

5.6.3.2 O arquivo em PDF não poderá conter:

a) Nome dos autores – os nomes dos autores poderão figurar apenas quando esses forem citados, porém não poderão ser identificados como sendo os autores do referido resumo expandido;

b) Título; c) Sumário; d) Resumo;

e) Palavras-chave;

f) Numeração de páginas.

5.8 Após a submissão do resumo expandido, não será admitida a substituição, correção, alteração do conteúdo ou de qualquer natureza.

(14)

5.9 Cada autor é responsável por observar os temas, presentes no Anexo II, com a finalidade de vincular corretamente o seu resumo expandido à linha de pesquisa equivalente.

5.10 Os resumos expandidos submetidos ao sistema do CONPEDI passarão por análise editorial. Aqueles que não atenderem às regras do presente edital terão seus trabalhos devolvidos, para que sejam feitos os ajustes necessários. Caso essas correções não sejam realizadas em até 72 horas após o envio da rejeição da análise editorial os resumos expandidos serão desclassificados.

5. 11 Modelo de resumo expandido para exemplificação:

https://drive.google.com/file/d/1eq4cCC4H4LJEc5x0CB3WxvhYbMcStZ os/view

6 Avaliação

6.1 Todos os resumos expandidos submetidos serão avaliados por professores/alunos da pós-graduação indicados pela Comissão Organizadora do Congresso.

6.2 No Sistema do CONPEDI as avaliações são realizadas por meio do método double blind review, que possibilita a análise inominada dos resumos expandidos, garantindo a imparcialidade da avaliação. O método ainda exige o exame do resumo expandido por no mínimo dois avaliadores, o que garante a diminuição da subjetividade e de eventuais preferências ideológicas.

6.3 A lista dos resumos expandidos aprovados será publicada nas redes sociais do CRIM/UFMG até o dia 16 de agosto de 2021.

(15)

6.4 Poderão ser selecionados para apresentação até os 35 melhores resumos expandidos, dentre aqueles que alcançarem média 7,0 (média das notas atribuídas na avaliação) em cada linha de pesquisa.

6.5 Aqueles que, atingindo média 7, receberem a mesma nota na última vaga de cada linha de pesquisa também serão classificados, independente do limite estabelecido no item anterior.

6.6 As notas serão classificadas por critérios atendidos de 0 (zero) a 10 (dez). Os avaliadores analisarão os trabalhos com base nos itens abaixo:

5.6.1 O título do resumo expandido corresponde ao conteúdo desenvolvido?

5.6.2 O resumo expandido foi encaminhado à linha de pesquisa correta? 5.6.3 O resumo e as palavras-chave indicam os objetivos e a metodologia da pesquisa?

5.6.4 O resumo e as palavras-chave foram traduzidos corretamente para a língua estrangeira?

5.6.5 A introdução apresenta o problema, temas centrais, objetivos, justificativa e métodos da pesquisa?

5.6.6 O referencial teórico pesquisado está adequado para a resposta ao problema da pesquisa?

5.6.7 As referências são atuais e abarcam a literatura relevante sobre o tema?

5.6.8 A pesquisa realizada possui complexidade e profundidade compatível com o caráter científico?

5.6.9 A estrutura e a linguagem do resumo expandido são claras e aptas para o alcance dos objetivos da pesquisa?

5.6.10 A metodologia utilizada mostrou-se adequada para a resposta da problemática enfrentada pela pesquisa?

(16)

5.6.11 A conclusão apresenta resposta ao problema da pesquisa?

5.6.12 A conclusão é adequada aos objetivos indicados na introdução? 5.6.13 O resumo expandido possui a forma exigida conforme as regras da ABNT?

6.7 Se determinadas linhas de pesquisas contarem com grande número de resumos expandidos de alta qualidade, comprovada pelas avaliações, a organização poderá subdividir estes grupos; da mesma forma, poderão ser reunidas as apresentações das linhas de pesquisa com baixa demanda em um único Grupo de Trabalho (GT).

6.8 Não será concedida a interposição de recurso acerca da decisão final da avaliação, em qualquer etapa do evento.

7 Apresentação do Trabalho no GT virtual

7.1 Os resumos expandidos somente poderão ser apresentados nos seus respectivos GTs virtuais, cujos links para participação serão encaminhados por e-mail aos participantes devidamente inscritos até a véspera da realização do GT pelo e-mail cadastrado na plataforma do CONPEDI.

7.1.1 Não serão aceitas apresentações em outros GTs, mesmo que estes sejam do mesmo tema.

7.2 O pagamento da taxa de inscrição é obrigatório para certificação da aprovação do resumo no evento, bem como para a participação e apresentação de resumos expandidos no evento.

7.3 Somente os autores poderão apresentar o trabalho, e estes terão até 10 minutos para fazê-lo. Os coordenadores dos GTs terão autonomia para estabelecer o tempo mais adequado de apresentação, de acordo com o número de participantes.

(17)

7.4 Em caso de mais de um autor, será suficiente a presença de apenas um deles no momento da apresentação.

7.5 A ordem de apresentação dos resumos expandidos nos GTs será definida a critério dos seus respectivos coordenadores. Caberá aos autores se organizarem para participarem integralmente do GT e não apenas durante o momento de sua apresentação.

7.6 Poderá haver debate na sequência das apresentações, ao final de blocos ou ao término de todas as apresentações, cabendo aos Coordenadores de GT definirem o formato.

8 Declarações, publicações e certificados

8.1 Todas as declarações e certificados referentes ao Evento serão enviados logo após o evento pelo e-mail cadastrado na inscrição e oficial do evento e/ou na plataforma do CONPEDI.

8.2 Os resumos expandidos apresentados no evento serão publicados no site do CONPEDI com ISBN emitido pela Biblioteca Nacional, em até 90 dias da data de encerramento do evento.

8.3 Os autores, ao submeterem seus resumos expandidos no sistema do CONPEDI cedem automaticamente os direitos autorais em caráter irrevogável e gratuito à entidade promotora do evento. A mesma entidade poderá publicar os resumos expandidos com menção aos respectivos autores e ao evento, seja no formato digital ou impresso, nos seus livros dos GT’s ou em outras publicações a seu exclusivo critério.

8.4 Somente o autor que apresentou o seu respectivo resumo expandido com a presença no seu respectivo GT, terá sua declaração de apresentação de trabalho.

(18)

8.5 A publicação do resumo expandido está condicionada obrigatoriamente à apresentação dele no respectivo GT, por pelo menos um dos autores.

8.6 Terá direito ao certificado de participação no evento, com carga horária de 40 horas, todos os participantes e ouvintes devidamente inscritos, que obtiverem a frequência mínima de 75%.

8.7 Caberá a todos os interessados na certificação registrar diariamente sua frequência nos pontos/links indicados para tal finalidade e na forma estabelecida durante o congresso, sob pena da frequência não ser computada.

8.8 Para efeito de contagem percentual de frequência, considere todos os dias de evento, de acordo com a programação oficial.

9

Inscrições e pagamentos

9.1 Para a apresentação dos resumos aprovados, o pagamento da taxa de inscrição deverá ser realizado obrigatoriamente na modalidade “Apresentação resumo GT”, de acordo com as instruções de pagamento que serão enviadas pelo e-mail cadastrado na plataforma do CONPEDI antes da realização do evento. Sem a comprovação do pagamento da inscrição para apresentação no GT, o autor/participante não será autorizado a apresentar e nem seu nome constará na lista de autores autorizados a apresentar.

9.2 Os inscritos na modalidade “Apresentação de resumo” receberão o ingresso de acesso como ouvinte dos painéis, não sendo necessário comprar separadamente o ingresso.

(19)

9.3 A inscrição somente para ouvinte será realizada por meio da plataforma

Sympla na modalidade pré-lote concomitante ao lançamento do edital e

nos demais lotes lançados de acordo com a demanda.

9.3.1 Em todos os lotes uma modalidade social será ofertada.

- Essa modalidade de inscrição é destinada para aqueles estudantes que são assistidos socialmente por suas respectivas universidades e faculdades, ou que integram os programas PROUNI e FIES.

- Para realizar a inscrição nessa modalidade é necessário enviar um documento comprobatório do auxílio ou assistência para o e-mail congressocrim.comprovante@gmail.com. O e-mail deve ser intitulado "Inscrição social: comprovante", conter o nome completo e o e-mail utilizados na inscrição, bem como o comprovante em anexo.

9.4 A entidade organizadora não realizará reembolso de pagamentos efetuados ou transferência para terceiros da importância paga pela inscrição.

9.4 Valor da inscrição:

9.4.1 Apresentação de trabalho: - R$ 70,00 reais.

9.4.2 Ouvintes:

- Conforme lotes na plataforma Sympla a serem posteriormente divulgados nas redes sociais do CRIM/UFMG

10 Disposições finais

10.1 Caso seja identificada antes, durante ou após o evento a não observância das disposições contidas no presente edital, os resumos expandidos submetidos serão excluídos, inclusive da publicação. Nesse caso,

(20)

não haverá a devolução de qualquer valor referente ao pagamento da inscrição no evento, como também não será expedido qualquer tipo de certificado e/ou declaração.

10.2 As entidades promotoras não se responsabilizarão por eventuais falhas de tecnologia decorrentes de conexões com a internet ou congestionamento de dados ocasionados por número excessivo de acessos simultâneos nos últimos dias válidos para a submissão de resumos expandidos.

10.3 A Comissão Organizadora reserva-se o direito de dirimir discricionariamente as questões relativas a eventuais divergências de interpretação ou de aplicação, erros, redundâncias ou omissões deste Edital.

Belo Horizonte – MG, 30 de abril de 2021

Prof. Carlos Augusto Canedo Gonçalves da Silva Coordenador do CRIM/UFMG

(21)

ANEXO I

Cronograma

CRONOGRAMA I CONGRESSO CRIM-UFMG - GÊNERO, FEMINISMOS E VIOLÊNCIA

10 de maio a 29 de julho 2021: período de submissão de trabalhos 11 de maio de 2021 a 17 de agosto de 2021: prazo das inscrições para

aqueles que participarão apenas como ouvintes (inscrição realizada pela Plataforma do SYMPLA)

16 de agosto de 2021: divulgação dos resumos expandidos aprovados e dos resumos expandidos selecionados para apresentação nos GTs

18 de agosto de 2021: último dia para pagamento das inscrições com boleto bancário feitas pelo site do CONPEDI

20 de agosto último dia para pagamento daqueles que irão submeter resumos (realizada pela Plataforma do CONPEDI)

23 a 27 de agosto de 2021: período de apresentações dos resumos no evento

(22)

15 de dezembro de 2021: publicação dos Anais do Congresso com os resumos expandidos aprovados.

(23)

ANEXO II

Linhas de Pesquisa - Grupos de Trabalho

GT 1 - Interseccionalidade e feminismos- (23/08/2021)

GT 2 – Mulher, política e democracia - (24/08/2021)

GT 3 – Dimensões internacionais e transnacionais e gênero - (25/08/2021)

GT 4 – Gênero, criminologia e sistema de justiça criminal - (26/08/2021)

GT 5 – Gênero e interfaces com saúde física e mental - (27/08/2021)

Referências

Documentos relacionados

•Espaço 6: Educação e autonomia dos povos originários – Gabriela dos Santos Barbosa – Doutora em Educação Matemática, Profª da UERJ e das FIC Coordenadora do CEPOPE/FEUC

§ 2º Para a realização da avaliação qualitativa, o Professor Orientador das Disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e II deverá utilizar o Formulário de

6819 Monitoramento da suscetibilidade de Helicoverpaarmigera (Lepidoptera: Noctuidae) a inseticidas diamidas Aprovado Oral Controle químico 6821 Monitoramento da

É possível fazer um diagnóstico presuntivo de DDIV das regiões toracolombar e cervical com base na raça, idade, histórico, exame físico e sinais clínicos, mas

E assim, quando Maria e José chegaram para apresentar o menino Jesus ao Senhor em obediência à lei, Simeão estava lá.. E tomando a criança nos braços louvou Deus: “Senhor, agora

Para efetivação deste estudo, considerar-se-á como população de dados, o conjunto de informações relativas ao cálculo do custo mensal da produção de frangos de corte no período

2.4 - Todas as inscrições, somente serão acatadas após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser efetuada, obrigatoriamente, por

2.3 - Todas as inscrições, somente serão acatadas após a comprovação do pagamento da taxa de inscrição, que deverá ser efetuada, obrigatoriamente, por intermédio de