• Nenhum resultado encontrado

Proposta de Redação Ensino Fundamental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Proposta de Redação Ensino Fundamental"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Proposta de Redação – Ensino Fundamental

Antes de fazer a redação, leia o texto a seguir:

Peladas

Esta pracinha sem aquela pelada virou uma chatice completa: agora, é uma babá que passa, empurrando, sem afeto, um bebê de carrinho, é um par de velhos que troca silêncios num banco sem encosto.

E, no entanto, ainda ontem, isso aqui fervia de menino, de sol, de bola, de sonho: "eu jogo na linha! eu sou o Lula!; no gol, eu não jogo, tô com o joelho ralado de ontem; vou ficar aqui atrás: entrou aqui, já sabe." Uma gritaria, todo mundo se escalando, todo mundo querendo tirar o selo da bola, bendito fruto de uma suada vaquinha.

Oito de cada lado e, para não confundir, um time fica como está; o outro jogo sem camisa. Já reparei uma coisa: bola de futebol, seja nova, seja velha, é um ser muito compreensivo que dança conforme a música: se está no Maracanã, numa decisão de título, ela rola e quiçá com um ar dramático, mantendo sempre a mesma pose adulta, esteja nos pés de Gérson ou nas mãos de um gandula.

Em compensação, num racha de menino ninguém é mais sapeca: ela corre para cá, corre para lá, quiçá no meio-fio, para de estalo no canteiro, lambe a canela de um, deixa-se espremer entre mil canelas, depois escapa, rolando, doida, pela calçada. Parece um bichinho.

Aqui, nessa pelada inocente é que se pode sentir a pureza de uma bola. Afinal, trata-se de uma bola profissional, uma número cinco, cheia de carimbos ilustres: "Copa Rio-Oficial", "FIFA - Especial." Uma bola assim, toda de branco, coberta de condecorações por todos os gomos (gomos hexagonais!) jamais seria barrada em recepção do Itamaraty.

No entanto, aí está ela, correndo para cima e para baixo, na maior farra do mundo, disputada, maltratada até, pois, de quando em quando, acertam-lhe um bico, ela sai zarolha, vendo estrelas, coitadinha.

Racha é assim mesmo: tem bico, mas tem também sem-pulo de craque como aquele do Tona, que empatou a pelada e que lava a alma de qualquer bola. Uma pintura.

Nova saída.

Entra na praça batendo palmas como quem enxota galinha no quintal. É um velho com cara de guarda-livros que, sem pedir licença, invade o universo infantil de uma pelada e vai expulsando

(2)

todo mundo. Num instante, o campo está vazio, o mundo está vazio. Não deu tempo nem de desfazer as traves feitas de camisas.

O espantalho-gente pega a bola, viva, ainda, tira do bolso um canivete e dá-lhe a primeira espetada. No segundo golpe, a bola começa a sangrar.

Em cada gomo o coração de uma criança.

NOGUEIRA, Armando. Peladas. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1574&Itemid=14>. Acesso em: 04 nov. 2014. 11h50min.

Vocabulário:

Guarda-livros: contador.

Itamaraty: nome pelo qual é conhecido o Ministério das Relações Exteriores, órgão do Poder

Executivo, responsável pelo assessoramento do Presidente da República na formulação, no desempenho e no acompanhamento das relações do Brasil com outros países e organismos internacionais.

Lula: jogador do Sport Club Internacional (RS), na década de 1970. Ficou conhecido como o

“carrasco dos laterais”.

Quiçá: possivelmente, talvez.

************************************************************************************

Nessa crônica, o narrador combina momentos alegres e tristes para relatar a importância e a atração que a bola de futebol tem para as crianças que se divertem jogando partidas conhecidas como peladas. Em uma dessas brincadeiras, o jogo é interrompido por um senhor mal-humorado que confisca e destrói a bola.

Agora é a sua vez!

Você já jogou alguma partida de futebol, participou de algum outro jogo ou brincadeira e foi obrigado(a) a parar porque alguém o(a) proibiu ou o(a) impediu de continuar? Conte a sua história ou a história vivida por alguém que você conhece e passou por situação semelhante. Pode ter sido um acontecimento engraçado, sério, emocionante, curioso ou triste.

Escreva um texto narrativo contando como os fatos aconteceram e como tudo terminou. Lembre-se de que a sua redação deverá conter:

 Título

 O que ocorreu?

 Onde tudo aconteceu?

 Quando foi esse acontecimento?

 Quem participou desse fato?

(3)

Se desejar reproduzir a fala das pessoas (diálogos), use os sinais de pontuação corretos (dois pontos e travessão).

Não se esqueça de escrever um texto claro, de no mínimo, 15 linhas, utilizando parágrafos e respeitando as margens da folha. Utilize caneta de tinta azul ou preta para escrever a sua redação.

Nome: _________________________________________________________________________

(4)

_________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

(5)

_________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Todavia, o Poder Judiciário tem entendido em sentido contrário, restando assente no âmbito do Superior Tribunal de Justiça que a alíquota de contribuição para o SAT é aferida

Ao final da venda de cada lote a EMPRESA LEILOEIRA promoverá a emissão do contrato de compromisso de compra e venda, bem como das NOTAS PROMISSÓRIAS

Em relação à faixa etária, os jovens realizam mais a variante semáforo enquanto os idosos preferem sinaleiro, mantendo o mesmo direcionamento dos demais estados

Dessa forma, o professor precisa estar atento ao comportamento da turma, se ela não participa dos debates propostos em sala de aula, ele pode utilizar o

Com relação à participação nas diversas edições do evento a maioria dos entrevistados afirmou participar a mais de quatro anos, sendo que alguns mencionaram que

II - PRÉDIO CENTRAL 70 AMANDA ARAY RIBEIRO DA SILVA EDUCAÇÃO ESPECIAL - Licenciatura - Diurno CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN SALA 20 - BL.. II - PRÉDIO CENTRAL 222 AMAURI JAKONFI

Há mais de 3 anos que tenho o privilégio de ajudar Mulheres a se auto-transformarem, ganharem mais auto-estima e redefinirem a silhueta através do meu Desafio 6 Dias

Nessa fase, que é a atual do Programa, percebemos nas interações os elementos táticos de prescrição e persuasão: primeiro em dois eventos presenciais realizados com toda