• Nenhum resultado encontrado

Tearfund: Missão, Declaração de Fé, Valores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tearfund: Missão, Declaração de Fé, Valores"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Tearfund:

Missão,

Declaração de Fé,

Valores

(2)

Declaração de Propósito e Missão

O propósito da Tearfund é servir a Jesus Cristo, capacitando aqueles que compartilham da fé cristã evangélica a levar boas novas aos pobres.

Proclamando e demostrando o Evangelho ao homem integral, através do apoio de projetos de socorro e desenvolvimento cristãos.

Trabalhando através de uma rede mundial de parceiros cristãos evangélicos.

Encorajando parceiros de oração e apoio entre os cristãos na Grã Bretanha e Irlanda.

(3)

Declaração de Fé

A Tearfund é uma organização cristã evangélica, chamada para refletir a unidade bíblica entre a fé e a vida, entre a história e a eternidade e entre a proclamação e a demonstração do evangelho.

1. Como discípulos do Senhor Jesus Cristo nós damos testemunho do único Deus vivo, revelado através da Bíblia como Pai, Filho e Espírito Santo. O plano de Deus para o universo é gerar, por meio de Jesus Cristo, uma criação transformada inteiramente governada por Deus, da qual todo mal e sofrimento serão banidos e na qual Deus irá morar com a humanidade redimida para sempre. A presença e a esperança do reino de Deus moldam e motivam nossa missão por meio do evangelismo, do serviço de compaixão, da busca ativa pela justiça e paz e do cuidado com a criação.

2. Nós damos testemunho das seguintes verdades da fé cristã histórica como sendo os pilares da nossa visão de mundo, da motivação para a nossa missão e do fundamento do nosso compromisso:

A Bíblia como a Palavra de Deus.

A Bíblia conta a história universal da criação, queda, redenção e nova criação e, assim, molda nossa visão de mundo. Nós a recebemos como a palavra de Deus transmitida por meio de autores humanos e cremos que ela é verdadeira e digna de confiança em tudo o que afirma. Nós cremos nela como a revelação da identidade, caráter, propósitos e ações de Deus e nos submetemos a ela como sendo a autoridade suprema e única da nossa fé e comportamento.

Deus como Criador.

O universo é a boa criação do único Deus vivo e revela a sua existência, poder e glória. Os seres humanos são criados à imagem de Deus, macho e fêmea, a fim de amar, adorar e obedecer a Deus, de se relacionarem entre si em amor, justiça e compaixão e cuidar da criação.

O pecado humano.

Os seres humanos pecaram ao se rebelar contra Deus, rejeitando Sua autoridade e desobedecendo a sua palavra e, portanto, estão alienados de Deus, alienados entre si e alienados da ordem criada. O pecado merece o julgamento de Deus e leva à eterna separação dele. Os efeitos do pecado e o poder do mal têm permeado os elementos formativos da vida cultural, econômica, social, política e religiosa, causando pobreza e prejudicando a criação.

(4)

Embora distorcida pelo pecado, a imagem de Deus permanece como a base da singularidade, dignidade, santidade e igualdade de todas as pessoas sem distinção. Deus ama a todas as pessoas e se importa com elas em sua diversidade cultural e étnica, e estende sua graça para salvá-las por meio de Jesus Cristo.

Jesus Cristo como Senhor e Salvador.

Jesus de Nazaré é o Filho de Deus, o Messias, o único escolhido por Deus para trazer a bênção da salvação ao mundo. Deus assumiu a nossa natureza humana em Jesus Cristo, o qual ensinou e deu forma à nova vida do reino de Deus para a qual ele chama seus discípulos. Com sua morte na cruz ele tomou sobre si o pecado do mundo, pagando todo o seu preço e castigo de maneira que fomos feitos justos diante de Deus por meio de sua graça pela fé unicamente em Cristo. Na cruz Jesus também assumiu o nosso sofrimento, derrotou os poderes do mal e efetuou a reconciliação de toda a criação. Em sua ressurreição corpórea ele derrotou a morte e se tornou o precursor da humanidade redimida. Por meio de sua ascensão ele é exaltado como Senhor que reina e quando ele voltar executará o julgamento de Deus, destruirá Satanás, o mal e a morte e estabelecerá o reinado universal de Deus.

Deus, o Espírito Santo.

A Bíblia testifica a atuação do Espírito Santo tanto na criação, quanto na história, ação capacitadora para a libertação e a justiça. O Espírito Santo convence do pecado e do julgamento, conduz à fé e ao arrependimento e une os crentes a Cristo, tornando real neles aquilo que Cristo conquistou. Por meio de Cristo, o Espírito de Deus é derramado em todos os crentes capacitando-os a viver em unidade e produzir o fruto de santidade, a semelhança com Cristo e a obediência prática. O Espírito concede dons e poder para proclamar e

demonstrar o evangelho, discernir a verdade, orar com eficácia e prevalecer contra as forças das trevas.

A igreja e a missão de Deus.

A igreja mantém-se em continuidade com o povo de Deus do Antigo Testamento, chamada por meio de Abraão para ser luz para as nações, moldada e ensinada por meio da lei e dos profetas para ser uma comunidade de santidade, compaixão e justiça, e redimida por meio da cruz e da ressurreição de Jesus Cristo. A igreja existe para adorar e glorificar a Deus por toda a eternidade e é comissionada por Cristo e capacitada pelo Espírito Santo a participar na missão transformadora de Deus na história.

3. Deus nos manda amá-lo com todo o nosso coração, alma e forças e amar o nosso próximo como a nós mesmos. Portanto, nós nos comprometemos, pelo poder transformador do Espírito Santo e em alegre obediência a:

viver como comunidade de pecadores reconciliados em unidade,

(5)

tornar conhecido a todas as nações o evangelho da graça de Deus por

meio do seu perdão em Cristo, chamando as pessoas à fé, ao arrependimento e ao discipulado;

demonstrar os valores e o poder do reino de Deus, participando, por

meio do sofrimento, no triunfo de Cristo sobre o mal;

servir aos necessitados com compaixão, buscar a justiça e a paz e cuidar da criação de Deus.

(6)

Declaração de Valores

Cristocêntricos Vivemos para seguir a Cristo. Nossas raízes em Cristo

são profundas: o Seu Espírito nos dinamiza, a Sua palavra nos direciona, a Sua presença nos acalma. Nós amamos a Cristo, buscando-o, ouvindo-o e dependendo dele em tudo.

Cheios de

compaixão Temos compaixão por aqueles que o mundo ignora.

Seguimos a Cristo procurando estar na compania daqueles que vivem na pobreza – onde quer que eles estejam. Sejam quem forem, somos irrevogavelmente

transformados pelas pessoas com as quais interagimos e respondemos ao sofrimento das mesmas. Em tudo o que fazemos e na forma em que vivemos, vinculamos nossas escolhas com essas pessoas, optando pelo que venha a ter o efeito mais transformador nas suas vidas.

Verdadeiros Não fazemos concessões na busca e manifestação da verdade. Procuramos ser transparentes em todas as

interações e relacionamentos que temos, bem como na forma em que administramos recursos. Onde vemos injustiça, passamos a nomeá-la. Não nos intimidamos com os conflitos nem com o desafio de resolvê-los. Vivemos a vida em toda a sua plenitude, mesmo na adversidade.

Corajosos Temos a coragem de agir de acordo com as nossas convicções. A necessidade é urgente e muda

constatemente; somos evados a agir. O pouco que conseguimos ver do Reino de Deus nos compele a lutar contra a injustiça e a viver de forma simples e sustentável. Atentamos para a liderança do Espírito Santo e

respondemos à mesma: confiamos nas pessoas, corremos riscos, fazemos tentativas e prendemos ao longo do

caminho.

Servos Entregamos as nossas vidas para servir ao próximo.

Jesus não veio para ser servido, mas para servir: nós o imitamos. Ouvimos àqueles que procuramos servir; o nosso instinto é empoderar. Procuramos identificar e celebrar o chamado e os talentos entregues por Deus às pessoas. Os nossos líderes procuram ser servos, incansavelmente criando condições para que os seus funcionários façam tudo o que for possível na linha de frente.

(7)

Princípios de Funcionamento da Tearfund

Preâmbulo

Os Princípios de Funcionamento completam uma série de quatro documentos que descrevem o trabalho da Tearfund:

A Declaração de Fé definem nosso modelo de fé evangélica tais como

nossa crença na Trindade, na inspiração da Escritura e na justificação pela fé.

A Declaração de Propósito e Missão descreve a tarefa central da

Tearfund de levar as boas novas aos pobres.

A Declaração de Valores enfatiza aspectos que são importantes para nós

ao fazermos nosso trabalho, tais como o nosso comprometimento com a Bíblia, com o homem integral e com a justiça.

Os Princípios de Funcionamento descrevem a forma como nós

desejamos cumprir com nossa missão. Eles evidenciam o nossa missão e teologia funcionam qunado expressas em serviço prático aos pobres.

Cremos que estes documentos descrevem a razão de nossa existência - missão integral. Ao escrever estes documentos, tencionamos ser fiéis à Bíblia, honrar a tradição cristã e a prática do desenvolvimento.

(8)

Missão Integral

As causas da pobreza e da marginalização são complexas, mas nós acreditamos que elas se originam de relacionamentos fragmentados. O alvo da missão integral cristã é relacionamentos restaurados com o seu Criador, com outros em comunidade e com o meio ambiente*. O mundo criado por Deus era bom, porém a rebeldia do homem o conduziu à exclusão, à desconfiança, à cobiça e à injustiça. Jesus Cristo veio em cumprimento da promessa de Deus de restaurar bons relacionamentos com Ele mesmo, seu povo e sua criação. Foi através da encarnação, morte e ressurreição de Cristo que pessoas são salvas da condenação de Deus. Elas então se tornam parte da nova comunidade de Deus e experimentam a paz e a justiça do reino vindouro. Deus tem uma preocupação especial para com os pobres e destituídos de poder. Sendo a intenção de Deus a reconciliação e a comunidade, ele tem uma preocupação especial por aqueles que são marginalizados e excluídos.

A paz e a justiça do Reino de Deus são reconhecidas através do poder do Espírito Santo, mas apenas serão plenamente concretizados quando Cristo retornar em glória. No poder do Espírito Santo nós somos chamados a dar nossa contribuição levando reconciliação ao nosso mundo em desordem. O enfoque da Tearfund está naqueles economicamente pobres e

destituidos de poder, nossa preocupação é de ver relacionamentos

restaurados em toda a sua plenitude, não apenas o bem-estar econômico. O trabalho da missão integral é distinto, dado que temos um compromisso de reconciliar as pessoas com Deus. Entretanto, vemos na Bíblia, que reconciliação com Deus não pode estar separada da reconciliação os com outros. Nossa responsabilidade diante Deus é expressa por nossa resposta aos outros, esta é a espinha dorsal da missão integral.

Existem duas prioridades na missão integral:

A prioridade dos relacionamentos

Reconciliação significa que o desejo por bons relacionamentos está presente em todas as nossas atividades. Nós não somos indivíduos

isolados, mas pessoas em relacionamentos, projetados para viver de forma interdependente em comunidades no vasto mundo. Portanto, uma questão permanente para nós é: de que maneira aquilo que fazemos afeta os nossos relacionamentos? Uma expressão dessa prioridade será então nosso comprometimento com o trabalho em parceria e de cooperação com outros.

*A palavra na Bíblia que descreve relacionamentos restaurados com Deus, com os outros na comunidade e com a criação é ‘Shalom’. Sendo assim, ‘Shalom’ é o alvo do desenvolvimento cristão.

(9)

A prioridade do futuro

Deus estabelecerá no futuro um novo céu e uma nova terra. Nós hoje servimos a Deus na luz desta esperança. Nós queremos que ricos e pobres tenham a esperança de ter um lar nesta nova criação onde não haverá morte, luto, choro ou dor e onde Deus está presente com seu povo. Po isso a reconciliação com Deus através de uma submissão a Jesus Cristo é a maior necessidade dos pobres, assim como para todas as demais pessoas. Nós então estamos comprometidos com a proclamação do evangelho, e desafiamos as pessoas a darem prioridade ao futuro pelo seu

comprometimento no presente com o evangelho e com os pobres, de tal forma que eles invistam em “tesouros no céu” ao invés de “tesouros na terra”.

As Características da Missão Integral Compaixão

No desenvolvimento cristão deve-se refletir o amor sacrificial e a compaixão de Cristo. A reconciliação brota do amor – amor para com Deus e

compaixão pelos que estão em necessidade. Nós sempre trataremos

aqueles com quem trabalhamos com amor e respeito, não fazendo distinção entre eles, pois todos são criados à imagem de Deus. Embora nós

trabalhemos com parceiros cristãos, todo o nosso trabalho é direcionado a pessoas em necessidade, independente de suas crenças religiosas.

Justiça

A reconciliação requer justiça social porque as condições de pobreza muito freqüentemente surgem do exercício injusto de poder. Nós estamos

portanto comprometidos com a defesa de direitos, falando a favor dos destítuidos de poder, capacitando-os a falar por si próprios. Eventualmente, o apoio dado a uma causa e esse tipo de capacitação poderão levar a situações de conflitos, e em tais circunstâncias nosso objetivo continuará sendo a restauração de relacionamentos.

Caráter

Nós acreditamos que o caráter e santidade da pessoa que assume a tarefa da missão integral é crucialmente importante. Nosso desejo é ser como Cristo, “Deus conosco”, refletindo seu compromisso com as pessoas, sua inclusão de todos e sua vontade de proclamar a verdade de Deus sem a compremeter . Precisamos estar prontos para mudanças através de nossa interação com os pobres. Queremos ser “pobres de espírito”, conscientes de nosso pecado e seus efeitos, e misericordiosos com os outros. Nós queremos estar comprometidos com a retidão e justiça, para mostrar misericórdia, sermos puros de coração e pacificadores.

Sensibilidade Cultural

A diversidade cultural é uma expressão da bondade de Deus. Os recursos e conhecimento de cada comunidade devem ser valorizados. Nós

(10)

Transformação Cultural

Nós também acreditamos que não há cultura sem falhas. O evangelho desafia e transforma todas as culturas, incluindo a nossa.

Prestação de contas

A existência de bons relacionamentos requer uma prestação de contas mútua, confiança e transparência. A corrupção e auto-piedade não têm lugar na missão integral. Deve existir necessidades de monitoramento e avaliação para que se garanta um trabalho efetivo e de aprendizado. Nós somos responsáveis perante Deus por administrar de forma sábia os recursos da criação para o bem de todo o povo.

Liderança

A boa liderança e gerenciamento são importantes para um trabalho efetivo. Nosso modelo é Cristo que veio não para ser servido, mas para servir. Os líderes precisam de humildade diante Deus e de um compromisso em colocar as necessidades das outras pessoas acimas das suas.

Capacitando para servir

A capacitação permite que as pessoas façam escolhas, tenham voz ativa e se tornem em agentes de mudança. A falta de esperança e a destítuição causadas pela pobreza, reduzem a dignidade que Deus tem dado às

pessoas e nega-lhes a oportunidade de trabalhar e servir a outros. Uma vez que nosso alvo é relacionamentos restaurados, nós acreditamos que a capaciatação deve ser motivada pelo compromisso de servir aos outros.

Participação

A participação envolve pessoas tomando parte das decisões e ações que afetam suas vidas. Ela reconhece a dignidade das pessoas e é um dos caminhos chave pelo qual as pessoas se tornam capazes. O amor de Deus se extende a todas as pessoas e Jesus ofereceu sua amizade aos

excluídos, entre eles as mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiências físicas, valorizando suas contribuições.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é um processo contínuo de mudanças positivas, tanto pessoais como comunitárias, não apenas pela independência financeira ou pela durabilidade do produto físico do desenvolvimento. A reconciliação com Deus facilita a mudança sustentável, quebrando o poder de tradições danosas, nos libertando para o serviço e criando abertura para novas mudanças. A missão integral sustentável demanda comunidades cristãs sustentáveis.

Integração

A missão integral está direcionada a diferentes necessidades de uma

comunidade. Isso requer cooperação dentro da comunidade e ligações com outros grupos, sejam eles cristãos ou não.

(11)

O Contexto da Missão Integral Oração

Somos totalmente dependentes de Deus em tudo o que fazemos. Existe uma realidade espiritual a ser desenvolvida que com freqüência é ignorada pela visão secular do mundo. Nós estamos engajados num conflito

espiritual. Portanto, a oração é essencial para a missão integral. O único caminho para se manter e ver transformações significativas, provém do gracioso poder e presença do Espírito Santo.

Parceria e Igreja

Deus tem chamado a igreja a ser uma comunidade reconciliada. Nós definimos as igrejas como comunidades de pessoas que seguem a Jesus Cristo, ligadas umas às outras como parte do povo de Deus por todo o mundo. Não equacionamos igrejas como sendo denominações, estruturas, instituições ou hierarquias. Reconhemos o papel das denominações e das organizações para-eclesiásticas, mas cremos que elas devem servir às comunidades cristãs locais onde operam ou que tenham uma visão para igrejas índigenas que ainda não existam. A igreja é central no propósito da salvação. Ela é a comunidade na qual Deus vive pelo Seu Espírito.

Nós estamos comprometidos a trabalhar em parceria com as igrejas evangélicas, capacitando-as a ampliar seu ministério com os pobres, seja através da ajuda financeira ou do serviço prático. Tais parcerias expressam a solidariedade de cristãos reconciliados por Cristo e fortalecem as igrejas locais. Parcerias envolvem compromisso, risco, aprendizado mútuo, abertura e respeito.

O Novo Testamento apresenta pouco ensino explícito sobre os métodos evangelísticos ou de desenvolvimento. Todavia, ele ressalta o chamado das igrejas a serem cuidadosas, inclusivas e agir como comunidades distintas de reconciliação, alcançando o mundo em amor. Quando vemos a igreja prosseguindo neste caminho é possível afirmar que não existe oposição entre a evangelização e a ação social.

Referências

Documentos relacionados

Apesar de não ter sido encontrada associação entre o genótipo e a presença de retinopatia, todas as mulheres do genótipo HbSC apresentaram alterações fundoscópicas, e

O mesmo pode ser relatado por Luz & Portela (2002), que testaram nauplio de Artemia salina nos 15 pri- meiros dias de alimentação exógena para trairão alcançando

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Através do experimento in vivo, verificou-se que o pó nebulizado de nanocápsulas (Neb-NC) é efetivo na proteção da mucosa gastrintestinal frente à indometacina, enquanto que os

Estes resultados sugerem que a utilização in vitro dos extratos botânicos aquosos in natura e desidratado de embaúba no cultivo de larvas não foram eficazes no

Partindo das observações realizadas em sala de aula e das contribuições dos autores expostos, entendemos que o ensino da disciplina de matemática, é um assunto

CAIXA, além do benefício previsto no parágrafo segundo da cláusula 26, o empregado que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança fará jus

As variedades linguísticas registradas no Atlas Linguístico da Mesorregião Sudeste de Mato Grosso evidenciam a influência da fala de outras regiões do Brasil, como ficou