• Nenhum resultado encontrado

Habilidades de mergulho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Habilidades de mergulho"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)
(2)

11

Habilidades de mergulho

Antes de dar início ao seu treino prático em mar aberto, você deve praticar, com segurança, em águas rasas. É importante estar confiante em relação à suas habilidades antes de partir para o treino em mar aberto.

(3)

11

Habilidades de mergulho

[Máscara]

Em primeiro lugar, é necessário desembaçar a máscara. A seguir prenda os cabelos de forma que não entrem na máscara, impedindo assim a fixação ao rosto.

[Nadadeiras]

Enquanto um companheiro lhe ajuda a manter o equilíbrio, segure a nadadeira que vai calçar, cuidando para não perder a outra nadadeira. Uma vez que seu pé encontre-se corretamente fixado, puxe a tira para prender a nadadeira (se for um modelo de calcanhar aberto). Se você estiver usando um modelo fechado, assegure-se de que o calcanhar está corretamente encaixado.

Desembace

Cuidado com o cabelo

Coopere com o companheiro

Utilizando o Snorkel

(Máscara, Snorkel e Nadadeiras)

(4)

11

Habilidades de mergulho

Você pode limpar seu snorkel através de sopro ou de deslocamento. No primeiro método inala-se uma grande quantidade de ar na superfície e sopra-se fortemente no snorkel. Na segunda opção, usa-se o ar existente no snorkel para soprar ao mesmo tempo em que se mantém a cabeça virada para cima. Das duas maneiras é possível limpar o snorkel facilmente.

Uso das Nadadeiras

Com as pernas ligeiramente dobradas, lentamente e com movimentos amplos “chutamos” com a perna inteira. Desta forma conseguimos a propulsão adequada.

O estilo golfinho consiste em manter as pernas unidas e move-las simultaneamente, imitando um golfinho.

Sopro

Deslocamento

Estilo Golfinho Maneira usual

(5)

11

Habilidades de mergulho

Uso do Cinto de Lastro

Fixamos pesos ao redor de nossa cintura, de forma igual em ambos os lados, para que nosso corpo fique equilibrado. Vestimos o cinto com a fivela na mão esquerda e o lado solto na direita, e prendemos firmemente a fivela para evitar que ela escorregue ou gire.

Ajustando os Pesos

Após vestir o snorkel, o traje de mergulho e o cinto de lastro, verifique se é possível flutuar. Se, ao inalar sua cabeça fica fora d’água e, ao exalar, ela afunda totalmente na água, seu peso está correto. O sobrepeso é perigoso e deve ser evitado.

1.Fixe os pesos no cinto. 3.Aperte. Sem Pesos Inalando Exalando 2.Coloque-o ao redor da cintura.

(6)

116

Habilidades de mergulho

Comece a bater as pernas assim que as nadadeiras estiverem dentro d’água

Técnica de Descida

Dobre a cintura, cabeça para baixo

Subida

Esta é uma técnica usada no momento de iniciar a descida, quando ainda estamos na superfície. Dobre sua cintura, em um ângulo de 90 graus. Chute para trás, com as pernas para cima, o peso de suas pernas ajudará a dar início à descida. Mantenha as nadadeiras retas em relação a suas pernas e, após elas entraram na água, bata as pernas impulsionando seu corpo para baixo.

Para subir, faça um giro de 360 graus para verificar se a superfície está segura (embarcações se aproximando, etc) ao mesmo tempo em que bate os pés lentamente e mantém uma das mãos acima da cabeça.

(7)

117

Habilidades de mergulho

Configuração do Equipamento

Atenção à posição do cilindro

Configuração

1.Coloque o registro do cilindro de forma que sua abertura fique de frente para o BC. Aperte a cinta do cilindro firmemente de forma que ele fique posicionado corretamente. Você pode erguer o BC para verificar se o cilindro não vai escorregar.

2.Assegure-se de que o segundo estágio (regulador) está do lado direito do BC, retire a capa do primeiro estágio, e coloque sobre a chave yoke da válvula do cilindro. Não se esqueça de também conectar a mangueira para inflar o BC.

(8)

11

Habilidades de mergulho

3. Depois de colocar o manômetro c o m a f a c e p a r a b a i x o , a b r a lentamente o registro. Quando o registro estiver totalmente aberto, faça ¼ de volta no sentido contrário, para garantir que não trave na posição aberta.

4. Cheque no manômetro se há ar suficiente para o mergulho. Verifique se o regulador, o octopus e a válvula de baixa pressão estão funcionando corretamente, assim como se a qualidade do ar é boa. Se você não vai entrar imediatamente na água, descanse o BC com o tanque ao lado.

5. Por fim, ao terminar a configuração do seu equipamento, cheque se o equipamento do seu parceiro de mergulho está configurado corretamente e funcionando bem (seu parceiro fará o mesmo com o seu equipamento). Chamamos isto de “Buddy Check”.

i) Posicione o manômetro com a face para baixo

ii) Abra a válvula do cilindro lentamente

Buddy Check

Dê uma inalada no regulador para verificar o ar – ele está em boas condições e é suficiente?

Checagem!

(9)

11

Habilidades de mergulho

Entrada

Antes de entrar na água, verifique se há flutuabilidade suficiente inflando seu BC. A seguir assegure-se que seu regulador ou snorkel esteja preparado.

[Entrada em dupla]

Quando as ondas estiverem altas na praia, recomenda-se o uso desse tipo de entrada. De frente para o seu parceiro e com os braços unidos, vocês entram juntos no oceano. Fiquem de lado em relação às ondas, vocês estarão dando suporte um ao outro enquanto dão pequenos passos, levando em consideração o intervalo de tempo entre as ondas. Assim que atinjam um local apropriado para a descida, um mergulho rápido para baixo das ondas assegurará uma descida o mais suave possível.

Trabalhe em parceria Preparando seu

regulador ou snorkel

(10)

10

Habilidades de mergulho

Esta é a forma mais simples. Sente à beira d’água, de frente para a mesma. Coloque as duas mãos do mesmo lado do seu corpo e empurre, afastando-se da beirada e girando o corpo até ficar de frente para ela enquanto entra na água. Tome cuidado para não bater seu equipamento em alguma coisa afastando-se bem da beirada durante a entrada.

De pé na beirada da água, use as mãos para segurar a máscara e dirija-se para a água à passos largos. Cuidado para não bater seu equipamento em nenhum lugar.

[Entrada à Passos Largos]

Coloque as duas mãos no mesmo lado do seu corpo

Gire o corpo enquanto entra na água

Um Grande Passo

(11)

11

Habilidades de mergulho

Descida

Para descer, coloque o regulador em sua boca, e desinfle seu BC. Mantenha o corpo reto e suas nadadeiras fora. Defina o ponto de destino e respire lentamente – Agora afunde gentilmente. Neste momento você poderá sentir barotrauma, por isso “equalize-se” utilizando a manobra de Valsava e a técnica de soprar na máscara.

[Descida por Corda]

Neste método você desce enquanto apóia-se numa corda ou corda de âncora. Cuidado para não soltar a corda.

Trocando o snorkel pelo regulador

(12)

1

Habilidades de mergulho

[Descida Livre]

Se não houver corda ou outra coisa para apoiar-se, descemos soltos – também conhecido como descer com os pés na frente. É importante controlar seu ângulo de descida de forma que você esteja na vertical ou ligeiramente inclinado para evitar rolar para trás.

Pés na Frente

Evite rolar para trás

Mantenha os olhos na direção em que se dirige

(13)

1

Habilidades de mergulho

Limpeza do Regulador

Limpamos o regulador para retirar a água de dentro dele. Se o seu regulador sair da sua boca debaixo d’água, você não poderá respirar através dele novamente até que a água seja removida. Há duas formas de fazê-lo: através da respiração; ou através do desafogador.

Com o regulador na boca,

uma forte soprada expulsará a água.

Sempre que o regulador estiver fora da sua boca, lentamente faça pequenas bolhas para assegurar que sua respiração não está estática, evitando danos pulmonares.

Com o regulador na boca,

ao pressionar o botão do desafogador a água será expulsa.

(14)

1

Habilidades de mergulho

Esta é a maneira de limpar a água que acidentalmente tenha entrado na máscara durante o mergulho. Enquanto puxa com as mãos a parte superior da máscara, lentamente solte ar pelas narinas olhando para cima, em direção à superfície da água. Isto expulsará a água da região do nariz.

Solte o Ar pelo Nariz

Recupere a máscara Ajuste a máscara novamente.

Cuidado com cabelos soltos

Ajuste e aperte a fita Execute a limpeza da máscara

1

2

3

4

Recuperação da Máscara

Pode acontecer de a sua máscara ser retirada acidentalmente, pelas nadadeiras de outro mergulhador, por exemplo. Se isto acontecer, recoloque a máscara e execute a manobra para limpeza da máscara.

(15)

1

Habilidades de mergulho

Dobre o ombro direito,

estenda o braço direito para trás, toque o joelho e gire

Segure o regulador no final da mangueira e prepare para executar a limpeza do mesmo

Seguindo a mangueira do regulador a partir do 1º estágio

Busque a mangueira do regulador, trazendo-a para perto de si

I s t o n o s p e r m i t e r e c u p e r a r e recolocar nossos reguladores quando eles forem retirados ou puxados para fora de nossas bocas. Há duas formas: a mais comum consiste em abaixar o ombro direito, levar a mão direita para trás do joelho direito e girar o braço para cima procurando pela mangueira do regulador.

Recuperação do Regulador

O Segundo método consiste em levantar o cilindro com a mão e s q u e r d a d e b a i x o d o m e s m o enquanto tateia o 1º estágio e segue a mangueira até o regulador.

1

2

(16)

16

Habilidades de mergulho

Ao iniciar a subida, vire 360 graus para checar o ambiente e desinfle totalmente o BC.

Utilize a respiração e o ar no BC para controlar a profundidade.

Controle da Flutuabilidade

Quando estamos descendo podemos adicionar ar ao BC/traje seco para controlar nossa taxa de descida. Inversamente, na subida podemos desinflar o BC/traje impermeável para reduzir a velocidade de subida. Logo, é importante controlar a flutuabilidade através do ar em nosso BC/traje impermeável. Da mesma forma, como a flutuabilidade muda de acordo com a profundidade, é preciso ir se ajustando às mudanças. Sempre mantenha a flutuabilidade neutra durante o mergulho. Podemos pensar na flutuabilidade neutra como estar flutuando no ar, por isso também nos referimos a isso como “pairar”.

(17)

17

Habilidades de mergulho

[Na Superfície]

Em certas ocasiões você precisará vestir e remover seu equipamento na superfície da água. Primeiro, assegure-se da flutuabilidade do BC

e do suprimento de ar. Coloque ar no BC

Vista o BC com seu braço direito primeiro; retire primeiro o braço esquerdo.

Sempre verifique se as mangueiras não se enroscaram.

Aperte as cintas da cintura e fivelas, novamente cheque se todas as mangueiras estão funcionando.

1

2

3

Vestindo e Tirando o BC

Apenas um pouco de ar

(18)

1

Habilidades de mergulho

[Debaixo d’água]

Se você ficar enroscado em algo, como uma rede de pesca, e seu parceiro não estiver próximo para ajudar, pode ser necessária a remoção do BC para se libertar.

Solte as fivelas

Retire começando pelo braço esquerdo

Enquanto apóia o peso do cilindro, traga o BC para a sua direita

1

2

(19)

1

Habilidades de mergulho

Em certas ocasiões o cinto de lastro pode escorregar e é necessário recoloca-lo debaixo d’água. Segure a ponta livre da fivela com a mão direita e vire de uma vez para a esquerda.

Segure a ponta livre com a mão direita. Com o cinto ao redor da cintura, coloque a ponta livre na fivela e aperte.

Vire de uma vez para a esquerda

Prenda a fivela na horizontal

1

2

3

Vestindo e tirando

o Cinto de Lastro

(20)

10

Habilidades de mergulho

P r i m e i r o , f e c h e t o t a l m e n t e o registro do cilindro. Use o botão do desafogador para remover todo o ar das mangueiras. Desparafuse o yoke, e remova o primeiro estágio da saída do registro.

Use o ar do cilindro para secar a capinha ao mesmo tempo em que protege o 1º estágio, evitando a entrada de ar. Verifique se a capinha está firmemente segura pelo yoke. Após desconectar todas as mangueiras, retire o BC do cilindro.

Liberação do Equipamento

Feche o registro do cilindro e remova todo o ar das mangueiras.

Seque a capinha com ar do tanque

Não esqueça de fechar o parafuso yoke firmemente com a capinha

1

2

(21)

11

Habilidades de mergulho

[Cãibras nas Pernas]

Cãibras são comuns e se devem a fatores como exercícios súbitos e frio em águas geladas, por isso fazer os aquecimentos e utilizar um traje de mergulho adequado são a primeira forma de defesa. Se você tiver cãibras, massageie o músculo afetado. Em seguida, tentar diferentes estilos de nado e velocidades ajudará a evitar cãibras recorrentes.

[Pânico]

Se você se preocupar demais c o m p e q u e n o s p r o b l e m a s , a respiração e a freqüência cardíaca aceleradas podem levar a problemas respiratórios e perda de controle. Nesse caso, pare, apóie-se em alguma coisa, como uma rocha, e respire devagar para se acalmar.

Segure a ponta da nadadeira e alongue os músculos da perna.

(22)

1

Habilidades de mergulho

[Garrafa Pequena]

Geralmente utilizada próximo à superfície, uma garrafa pequena não é desculpa para um monitoramento inapropriado do ar, uma vez que a quantidade de ar disponível é pequena. Se seu parceiro passar por uma emergência de falta de ar, você pode entregar-lhe a garrafa e lentamente com segurança subir para a superfície juntos, nesse caso sem necessidade de segurar um no outro.

[Respirando pelo Octopus]

Segure em seu parceiro com a mão direita (você usará a esquerda para controlar o BC). Fiquem olhando um nos olhos do outro, receba o octopus, e lentamente e em segurança subam para a superfície, Se o parceiro utiliza um equipamento do tipo octopus AIr 2 ou similar, você receberá o regulador e o parceiro troca para o combinado octopus/ válcula de baixa pressão.

Em caso de um combinado octopus/ válvula de baixa pressão

E m c a s o d e u m c o m b i n a d o octopus/válvula de baixa pressão (do lado esquerdo)

(23)

1

Habilidades de mergulho

Estou sem ar. Dê-me ar!

Sempre segurando a mangueira do octopus, você passa o bocal.

Revezem-se respirando duas vezes a cada turno.

Quando seu parceiro estiver respirando, suporte-o pelo punho.

OK

[Compartilhando o Ar]

Se, por qualquer motivo, seu parceiro passar por uma emergência relacionada à falta de ar e você não tiver um octopus ou se o octopus não funcionar, sua última opção é utilizar o regulador em turnos. Chamamos isto de compartilhar o ar. Geralmente, há um revezamento em que cada um dá duas respiradas a cada turno enquanto sobem lentamente e com segurança. É claro que, possuir um equipamento reserva e sob constante manutenção é obrigatório para todo mergulhador.

1

2

(24)

1

Habilidades de mergulho

Suba soprando pequenas bolhas.

Libere o cinto de lastro antes de subir.

Subida de Emergência

Quando não há outra opção a não ser nadar para superfície, durante a subida você deve soprar constantemente pequenas bolhas para evitar danos por expansão excessiva nos pulmões. É muito i m p o r t a n t e a q u i c o n t r o l a r a velocidade da subida o máximo possível.

Subida Positiva

Novamente, quando não há outra opção a não ser nadar para a superfície, e controlar a velocidade não é uma prioridade (no caso de ferimentos sérios, por exemplo), libere seu cinto de lastro e use qualquer ar disponível do BC/traje impermeável para subir.

(25)

1

Habilidades de mergulho

[Rebocando um Mergulhador]

Quando arrastamos um mergulhador machucado ou cansado na superfície da água estamos rebocando-o. É possível fazer a respiração artificial enquanto rebocamos um mergulhador.

Rebocando pelo BC

(26)
(27)

1:30

2:00

2:00

3:00

4:00

6:00

6:00

12:00

18:00

24:00

30:00

36:00

0:30

0:45

1:00

2:00

3:00

4:00

0:15

0:30

1:00

2:15

3:00

0:30

0:15

1:30

2:00

0:15 0:30

1:00

0:15

0:30

0:15

�A

B

C

D

E

F

G

B

C

D

E

F

G

9 12 15 18 21 24 27 30 33 36 39 9 12 15 18 21 24 27 30 33 36 39 6 10 10 14 15 20 30 40 64 14 2 41 5 34 5 12 3 54 32 23 14 10 9 6 6 3 31 2 11 4 51 29 21 12 7 7 4 5 0 28 1 32 18 13 6 3 4 1 3 26 6 17 6 3 25 7 14 3 1 25 2 3 1 86 67 63 62 1′0 0″ 1′1 0″ 1′3 0″ 1′5 0″ 2′1 0″ 2′3 0″ 2′4 0″ 3′0 0″ 3′2 0″ 3′4 0″ 3′5 0″ 18 10 6 5 5 6 16 12 10 10 36 20 18 15 75 54 32 30 100 72 90 - 25 50 6 6 3 20 18 14 14 10 36 25 80 50 6 10 10 14 15 20 30 40 64 2 2 3 3 1 1 1 1 10 8 7 6 5 5 4 4 3 10 3 13 11 9 8 8 7 6 5 6 13 4 32 22 17 14 12 10 9 7 14 9 47 34 27 15 8 50 37 29 16 3 61 39 56 75 79 80 70 19 28 40 50

Limite para Mergulho Não-Descompressivo

Te m po d o N itr og ên io R es id ua l Ta be la d e Te m po d e Su pe rfí ci e (H :m in )  A T D (m) *1 se c″) (m in ' *2 Li m ite p ar a M er gu lh o N ão -D es co m pr es si vo (m in ) - T ab el a de T em po d o N itr og ên io R es id ua l ( m in )

T

A

B

E

L

A

D

E

M

E

R

G

U

L

H

O

Li m ite s de N ão D es co m pr es sã o (m in ) - G ru po R ep et itiv o D (m) *3 N D L (m in ) 2 27 3

Limite de não Descompressão

Tempo de descompressão à 3m

(28)

Editor STARS Head Office

2-26-14 Hongo, Bunkyo-ku, Tokyo, 113-0033 JAPAN

Tel: 03-3818-6028 Primeira Edição: Abril de 2003 Segunda Edição: Junho de 2003 Terceira Edição: Junho de 2006

Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem a devida autorização.

Referências

Documentos relacionados

Quando a árvore está na forma de árvore é sua forma manifestada e quando está na forma de semente é sua forma ainda não manifestada.. Se não existisse, como é

Para a célula fabricada em silício monocristalino (c-Si), comprimentos de onda pouco energéticos não são aproveitados, tais fótons não têm energia necessária para

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

3 A seguir, o TNC posiciona a ferramenta na direção positiva do eixo principal sobre o ponto inicial da maquinagem seguinte; para isso, a ferramenta encontra-se na distância

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção