• Nenhum resultado encontrado

ENTREFIOS DA MEMÓRIA NO CONTO PENÉLOPE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENTREFIOS DA MEMÓRIA NO CONTO PENÉLOPE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

abril-junho de 2013 _____________________________________________________________________________________

ENTREFIOS DA MEMÓRIA NO CONTO “PENÉLOPE”

Pensar sobre a literatura é pensar com a literatura e, simultaneamente, incluir o pensar

e o poetar sobre e com a memória. (Angélica Soares)

É defendido neste trabalho que a tessitura do fazer literário é impregnada pela memória coletiva, visto que, o escritor irá buscar na sociedade a matéria que será transformada em ficção. Além de se abastecer com o alimento da memória social, o mesmo também ajuda a formar, com a sua teia discursiva, a memória da comunidade, pois capta o modo de ver, sentir e viver de uma determinada época. Possibilitando às gerações futuras um legado artístico e de memória. Para dialogar com essa ideia, trouxemos o texto teórico A memória coletiva de Maurice Halbwachs e o conto literário “Penélope” de Dalton Trevisan.

O conto Penélope entrelaça a personagem mítica Penélope, que aparece na Grécia da epopeia de Homero, à esposa apresentada na Curitiba contemporânea. Observa-se que o Aedo grego, que cantava a glória do passado do seu povo através da inspiração das musas, filhas da deusa da memória Mnemosyne, hoje permanece no escritor, que, auxiliado pela imaginação e pelo tecido social, é aquele que canta a vida, seja ela gloriosa ou não. E a vida de todos nós é impregnada de memória, assim, citamos Cecília Meireles “só sei, que tudo é memória”.

Neste trabalho consideraremos o enfoque de Halbwachs sobre a questão da memória, apontando que a mesma é construída e alimentada na e pela coletividade.

(2)

Nossas lembranças permanecem coletivas, e elas nos são lembradas pelos outros, mesmo que se tratando de acontecimentos nos quais só nós estivemos envolvidos, e com objetos que só nós vimos. É porque, em realidade nunca estamos sós. (HALBWACHS, 1990, p. 26)

As imagens de nossas lembranças podem mudar com o tempo. Assim, as impressões que guardamos podem se modificar e se diferenciarem de quando a recordamos pela primeira vez, “para algumas lembranças reais, se junta uma massa de lembranças fictícias.” (Halbwachs, 1990, p. 28) e pode ser que ocorra a distinção das lembranças coletivas para um mesmo grupo. Recordamos o passado a partir do presente, e no hoje não somos mais como no momento do evento ocorrido. Esse fato indica que o sentimento e a forma como cada um apreendeu o vivido vai influenciar no modo de lembrar no presente.

Acreditamos na memória como geradora do fenômeno criador e que nos dá um caminho duplo: preservar e acrescentar conhecimento. Assim, ela é um elemento de conservação, mas também de transformação. Além de ser elemento que estimula a imaginação do homem.

O escritor Dalton Trevisan é um dos renovadores conto na literatura brasileira. É o autor do conto ‘Penélope’, que é matéria de estudo neste trabalho. O conto em destaque foi publicado pela primeira vez no ano de 1959. É o conto de encerramento do livro Novelas nada exemplares.

No conto “Penélope”, temos a apresentação de um enredo que, a princípio, parece ser banal. É narrada a vida de um casal de idosos que se muda para Curitiba após a morte dos filhos. Na nova casa o casal tem uma rotina comum e calma, mas que se modifica e é abalada com a chegada de vários envelopes cujo conteúdo foi escrito por um anônimo e que são colocados por debaixo da porta da casa do casal todos os sábados. Nesse dia, o casal sempre saia para passear. Num dia, ao retornar de um desses passeios, é encontrado pelo marido um envelope azul. A partir deste acontecimento, o texto começa a mostrar as desconfianças do marido em relação à esposa.

(3)

marido, de modo tal que o discurso do narrador se interpenetra no fluxo de consciência da personagem e o leitor não sabe ao certo se é a voz do primeiro ou o pensamento do segundo. A esposa é apresentada pelo narrador em algumas ações no dia a dia do trabalho da casa, mas o que prevalece é o ponto de vista do marido.

A construção do conto Penélope é alicerçada no diálogo intertextual com uma personagem da obra Odisseia de Homero. A interrelação já aparece a partir do título: “Penélope”. Na obra de Homero, Penélope é aquela que ficou mais de 20 anos esperando pelo retorno do marido. Manteve-se fiel arrumando expedientes para não aceitar casar-se com os vários pretendentes que se apresentaram a ela. Iremos perceber que, no texto de Trevisan, há um jogo de resgate e afastamento da Penélope clássica. O texto de Homero é escrito por volta do século IX ou VIII a. C. e o texto de Trevisan é da segunda metade do século XX. Como eles se aproximam e se distanciam?

O conto “Penélope” de Dalton Trevisan inicia-se com a apresentação dos protagonistas. Esclarecemos que todas as citações do conto destacadas neste trabalho são da coletânea de contos do autor citado, intitulada Vozes do retrato: quinze histórias de mentiras e verdades. Vejamos os dois parágrafos iniciais:

Naquela rua mora um casal de velhos. A mulher espera o marido na varanda, tricoteia em sua cadeira de balanço. Quando ele chega ao portão, ela está de pé, agulhas cruzadas na cestinha. Ele atravessa o pequeno jardim e, no limiar da porta, beija-a de olho fechado. Sempre juntos, a lidar no quintal, ele entre as couves, ela no canteiro de malvas. Pela janela da cozinha, os vizinhos podem ver que o marido enxuga a louça. No sábado, saem a passeio, ela, gorda, de olhos azuis e ele, magro, de preto. No verão, a mulher usa um vestido branco fora de moda; ele ainda usa preto. Mistério a sua vida; sabe-se vagamente, anos atrás, um desastre, os filhos mortos. Desertando casa, túmulo, bicho, os velhos mudam-se para Curitiba. (p.52)

(4)

Constatamos que o casal leva uma vida harmoniosa. Ao se mudarem para Curitiba, eles querem romper com o seu passado. Ao decidirem ir para outro lugar, percebemos que desejam romper totalmente com a vida anterior. O narrador usa o verbo “desertar”, o que reforça a ideia de abandono total da vida anterior a mudança. Para os vizinhos, o que existe é mistério em relação aos novos moradores. Embora tenha “desertado” do “túmulo”, o marido mantém o luto; o narrador informa que “ele ainda se veste de preto”. Essa personagem carrega as sombras do passado, pois o preto, além de luto, também está ligado à escuridão, à noite. A mulher não está mais de luto, embora o vestido esteja “fora de moda”, no verão, ela usa branco. O branco está ligado à luz, à claridade, ao dia. É interessante registrar que o branco é uma cor que é oposta ao preto.

A harmonia inicial, que acreditávamos fazer parte da vida do casal, começa a ser desconstruída. O casal não é tão harmônico assim. As cores que usam são significativamente contrárias. O fato ratifica a diferença de pensamento e estado de espírito entre o marido e a mulher e se dá tanto no contexto exterior como na interioridade de cada um:

Só os dois, sem cachorro, gato, passarinho. Por vezes, na ausência do marido, ela traz um osso ao cão vagabundo que cheira o portão. Engorda uma galinha, logo se enternece, incapaz de matá-la. O homem desmancha o galinheiro e, no lugar ergue-se cacto feroz. Arranca a única roseira no canto do jardim. Nem a uma rosa concede o seu resto de amor. (p. 52) [grifo nosso]

Aqui se tem a certeza do quanto o casal é dissonante. A ideia de harmonia se desfaz por completo. Concluímos que é o homem que não quer ter nem bichos, nem plantas em casa. Ele tem sentimento destruidor: “desmancha”, “arranca”. O amor que tem é “resto”. A mulher ainda tem amor, mas para demonstrá-lo, precisa que o marido esteja ausente. Com a sua ausência, pode levar um osso para o cão que aparece para cheirar o seu portão. É incapaz de matar a galinha que engorda. O narrador diz que ela se “enternece”, ou seja, ela é dócil, terna e amorosa.

(5)

sábado. Esse é o dia reservado para o passeio dos dois. Ao retornar de um desses passeios, o marido encontra um envelope azul. A mulher propõe ao marido que queime antes mesmo de abrir, mas ele não atende ao pedido. Lê e guarda. Ao longo de outras semanas, outros bilhetes no envelope azul são enviados e também são guardados. A partir desse fato, o marido começa a desconfiar da fidelidade da mulher e a tratá-la de forma diferente e a imaginar que o motivo da infidelidade está por perto e imagina que as atitudes da mulher são uma prova de culpa:

É um jogo, e exibe a carta: nenhum endereço. Abre-a, duas palavras recortadas. Sopra o envelope, sacode-o sobre o tapete mais nada. Coleciona-a com a outra e, ao dobrar o jornal, a amiga desmancha um ponto errado na toalhinha.

Acorda no meio da noite, salta da cama, vai olhar à janela. Afasta a cortina, ali na sombra um vulto de homem. Mão crispada, até o outro ir-se embora.

[...] Toalhinha difícil, trabalhada havia meses. Recorda a legenda de Penélope, que desfaz de noite, à luz do archote, as linhas acabadas no dia e assim ganha tempo de seus pretendentes. Cala-se no meio da história: ao marido ausente enganou Penélope? Para quem trançava a mortalha? Continuou a lida nas agulhas após o regresso de Ulisses? (p. 53 e 54)

A partir do momento em que o marido se convence da traição da mulher, vê a necessidade de vigiá-la: “Desde a rua vigia os passos da mulher dentro de casa.”(p. 54) Com a obsessão da traição instaurada, o mesmo compra um revólver. A narrativa marca o espanto da companheira com a compra de uma arma:

De madrugada acorda, o travesseiro ainda quente da outra cabeça. Sob a porta, uma luz na sala. Faz o seu tricô, sempre a toalhinha. É Penélope a desfazer na noite o trabalho de mais um dia?

Erguendo os olhos, a mulher dá com o revólver. Batem as agulhas, sem fio. Jamais soube por que a poupou. Assim que se deitam, ele cai em sono profundo. (p.55)

(6)

Cada vez mais atormentado pelas desconfianças, o marido, que no início do conto havia desertado totalmente das lembranças do passado, vai relembrar um primo na vida da mulher. Mesmo ela afirmando que o primo havia morrido aos 11 anos de uma doença, não houve mudança no comportamento do companheiro. Contrariada, a mulher tomou uma atitude radical, que mesmo silenciosa e solitária, foi a sua resposta:

Uma tarde abre a porta e respira o ar. Desliza os dedos sobre os móveis: pó. Tateia a teia dos vasos: seca. Direto ao quarto de janelas fechadas e acende a luz. A velha ali na cama, revólver na mão, vestido branco ensanguentado. Deixa-a de olho aberto. ( p.55-56)

Após a morte e o enterro da esposa, o marido não sente remorso, acredita que foi justo. Ele continua a fazer o seu passeio de sábado e a encontrar, na volta, o envelope que fora o deflagrador de suas desconfianças em relação à esposa que se matara.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O conto trevisaniano entrelaça duas épocas, duas sociedades. Ao recorrer ao mito de Penélope, que está presente na epopeia de Homero, Dalton Trevisan vai à tradição cultural da Grécia para servir-se dela e criar a sua “Penélope moderna”. As

(7)

Ao tecer durante o dia e desmanchar durante a noite, para que dê tempo do marido retornar, a espera é cheia de esperança. Sua trama é constituída pela determinação e confiança. A moderna borda uma toalhinha, mas não aguenta esperar pelo dia em que o marido deixará de oprimi-la psicologicamente. O seu bordado termina, ela corta os fios da linha e também os fios de sua vida. Ao decidir o dia de acabar o seu bordado, decide também o dia em que a sua vida terá fim. A sua trama é tecida pela tortura e pela morte.

A narrativa da tradição clássica apresenta o final feliz com o reencontro dos esposos. A espera e fidelidade de Penélope são recompensadas pela felicidade do retorno do marido. O conto moderno é marcado pelo desencontro e pela infelicidade, e registra a fragilidade dos laços matrimoniais e a ausência da certeza de finais felizes. No conto trevisaniano temos uma versão condizente com a sociedade contemporânea, a família deixa de ser vista como sagrada e indissolúvel.

A memória liga o presente ao passado, nos dá a oportunidade de rever o ontem e por causa disso constatar o que está diferente e o que permanece no hoje. A literatura é o lugar privilegiado para isso, pois o fazer literário se alimenta e apresenta na multiplicidade das narrativas a tradição e a renovação, conectando o ontem e o hoje através da linguagem. Unindo assim, os fios do lembrar e do narrar.

(8)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A.Queiroz, 1979.

COMMELIN, P. Nova Mitologia Grega e Romana. Trad. Thomaz Lopes. Belo Horizonte: Itatiaia, 1997.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FACINA, Adriana. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução: Laurent Leon Schaffter São Paulo: Vértice, 1990.

HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Tradução: J.A.A. Torrano. São Paulo: Iluminuras, 1991.

HOMERO. Odisseia. (Em forma de narrativa). 8. ed. Tradução e adaptação de Fernando C. de Araújo Gomes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

TREVISAN, Dalton. Vozes do retrato: quinze histórias de mentiras e verdade. São Paulo: Ática, 2002.

Referências

Documentos relacionados

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

Por exemplo, ao se locomover até um local para cumprir um objetivo do jogo, seja para capturar um Pokémon ou batalhar em um ginásio, o jogador utiliza o espaço

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

Nessa perspectiva, Shulman (2005) argumenta que o nível de conhecimento sobre a matéria a ser ensinada por um professor interfere diretamente na sua maneira de interagir em sala