• Nenhum resultado encontrado

Plano de Lubrificação Da Carregadeira WA 180-3-2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Lubrificação Da Carregadeira WA 180-3-2"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Faculdade Estácio de Belém Engenharia Mecânica Manutenção Mecânica Professor: Luiz Sinimbú

PLANO DE LUBRIFICAÇÃO DA CARREGADEIRA KOMATSU WA 180-3

1. INTRODUÇÃO

Cedo na sua história o homem descobriu a importância da lubrificação, ao perceber que o uso de gordura animal ou azeites vegetais facilitava o carregamento de grandes pesos ou reduzia o atrito dos eixos das charretes. Após séculos sem grandes avanços, isto finalmente começou a mudar com o primeiro poço furado, em 1859, em Oil Creek – Pennysilvania, por Edwin L. Drake, que deu início à história moderna da Indústria do Petróleo. Sendo fundamental para as máquinas e equipamentos que têm um grande número de componentes e elementos com superfícies em movimento constante e intermitente, vários níveis de velocidade e em todos esse movimento existe o atrito que gera calor e desgaste. E para proteger e minimizar esses efeitos desses componentes e elementos de máquinas e equipamentos é que se utiliza a lubrificação. Lubrificar significa o planejamento e programação adequado da lubrificação, para conseguir uma lubrificação eficaz é necessário saber o tipo e a quantidade de lubrificante e quando e onde usá-lo, sendo o controle desses fatores acima chamados de planejamento de lubrificação.

Este trabalho pretende abranger os ativos de carregadeira que requerem lubrificação e, nesta fase, a necessidade de listar os cinco equipamentos da empresa, para se preparar para a próxima fase do planejamento. No nosso exemplo de planta industrial temos uma empresa que lida com construção civil onde geralmente têm vários equipamentos para auxiliar e executar os processos da construção, com cinco máquinas carregadeira WA 180-3 da Komatsu, conforme a Figura 01, onde pode ser feito apena um plano e em seguida contemplar os outros quatro por serem idênticos.

Figura 1 - Carregadeira KOMATSU WA 180-3.

Fonte: www.maquinaspesadas.org 2. OBJETIVOS

 Garantir que todos os pontos de lubrificação da máquina sejam contemplados neste plano conforme manual de instrução do fabricante;

 Auxiliar no treinamento dos lubrificadores e caso seja aplicável, ao pessoal de operação;  Orientar na execução da rota de lubrificação;

 Garantir a segurança e disponibilidade da máquina. 3. CONSIDERAÇÕES GERAIS

A maioria dos acidentes são causados por negligência em não se observar as regras de segurança fundamentais para a operação e manutenção das máquinas. Para evitar acidentes, leia, compreenda e siga todas as advertências e avisos do manual e na máquina antes de trabalhar com a máquina ou na manutenção delas.

(2)

3.1.1 – REGRAS DE SEGURANÇA

 Somente o pessoal treinado e autorizado pode operar e manutenir a máquina.

 Observe todas as normas de segurança, com precauções e instruções ao operar ou fazer manutenção na máquina.  Quando se trabalha com outro operador ou pessoa no trabalho de tráfego e elevação de carga, certifique-se de que

todo o pessoal entende os sinais de mão que vão ser usados. 3.1.2 - ROUPAS E EPI’s DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

 Evite usar roupas folgadas, joias, cabelos longos e soltos. Eles podem pegar controles ou partes móveis e causar ferimentos graves ou morte. Além disso, não usar roupas oleada, porque eles são inflamáveis.

 Usar um capacete, óculos e sapatos de segurança, máscara e luvas ao trabalhar ao fazer a manutenção da máquina.  Sempre use óculos de segurança, capacete e luvas grossas se o seu trabalho for com metal ou partículas minúsculas

- especialmente quando empurrando os pinos com uma marreta ou limpar os elementos do filtro de ar com ar comprimido.

 Também certifique-se de que não há pessoas perto da máquina.

Figura 2 - EPI's obrigatórios para o Lubrificador.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3. 3.1.3 – ANTES DA MANUTENÇÃO

 SINAL DE AVISO

Se outra pessoa pode ligar o motor ou mexer nos controles enquanto você executa a tarefas de manutenção ou serviço, você pode ficar seriamente ferido ou ser morto.

Coloque sempre o sinal de alerta sobre a alavanca de controle na cabine do operador para alertar outras pessoas que você está trabalhando na máquina. Se necessário, coloque ao redor da máquina outros sinais de aviso, como exemplo da Figura 3.

Estas etiquetas podem ser encontradas com o fabricante do equipamento. Figura 3 - Etiqueta de Aviso de Segurança.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.  PARE O MOTOR ANTES DA INSPEÇÃO OU MANUTENÇÃO

 Pare sempre a máquina em terreno plano e sólido e parar o motor antes de efetuar uma inspeção ou manutenção.  Se você precisa trabalhar o motor quando se realiza uma manutenção, coloque a alavanca de bloqueio de segurança

(3)

 Um trabalhador deve sentar-se no assento do operador para parar imediatamente o motor, se necessário. Este deve tomar muito cuidado para não tocar a alavanca por engano. Apenas toque nas alavancas quando necessário para operá-los também.

 Quando o trabalhador executa a manutenção extraordinária deve ter cuidado para não tocar ou ser preso por peças em movimento.

3.1.2 – DURANTE A MANUTENÇÃO

 Somente pessoal autorizado pode atender e reparar a máquina. Deve-se tomar precauções extras quando for serviços de moagem, soldagem e usar a marreta.

 Sempre desligue o motor de todo o equipamento de trabalho móvel antes de executar serviços ou reparos sob a máquina.

 Sempre calce as rodas de forma segura.

 Nunca trabalhe sob a máquina, se a máquina não está devidamente apoiada.

 Derramamentos de óleo ou graxa, as ferramentas espalhadas pelo chão e peças quebradas são perigosos porque podem causar um deslizamento ou um tropeço.

 Sempre mantenha o equipamento limpo e arrumado.

 Se a água entra no sistema elétrico, existe o perigo de que a máquina não se move ou se movam inesperadamente.  Não use água ou vapor para limpar os sensores, conectores ou dentro do compartimento do operador.

4. PROCEDIMENTO GERAL

Executar a manutenção em terreno duro e liso.

Coloque a máquina na posição para inspeção e manutenção.

Sempre realizar operações com a máquina na posição indicada, a menos que especificado de outra forma. Colocar calços nos pneus na posição mostrada na Figura 04.

Coloque todas as alavancas de comando na posição neutra. Coloque a alavanca de segurança na posição OFF.

Pressione o interruptor do freio de estacionamento para aplicar o freio de estacionamento. Tranque a frente e a parte traseira com a barra de segurança.

Figura 4 - Carregadeira com Calços de Segurança.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3. 5. PONTOS DE LUBRIFICAÇÃO

A máquina será dividida em seus conjuntos principais para a elaboração dos pontos de lubrificação que será da seguinte forma:

 Sistema de Força (Motor e Hidráulico);  Sistema do Eixo Traseiro (e Cardam);  Sistema de Transmissão;

 Sistema do Eixo Dianteiro;  Sistema de Escavação.

Nessa etapa os pontos de lubrificação serão localizados e preferencialmente identificados nas máquinas com plaquetas ou decalques, isso facilita e muito o dia a dia da lubrificação. Esses pontos serão fotografados para compor o manual conforme veremos nos exemplos a seguir de acordo com a localização e sistema mostrado na Figura 05.

(4)

Figura 5 - Distribuição dos Conjuntos da Carregadeira.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

O óleo usado no motor é o material que trabalha sob condições extremamente severas (alta temperatura, alta pressão), e o óleo se deteriora com o uso, por isso deve sempre usar óleo igualando o nível e a temperatura indicada para uso no Manual de Operação e Manutenção. Embora o óleo esteja sujo, substitua sempre o óleo após o intervalo especificado, pois o óleo é equivalente ao sangue no corpo humano, de modo que, sempre é bom ter cuidado ao manusear para impedir a entrada de impurezas (água, partículas de metal, sujeira, etc.), devido que a maioria dos problemas com as máquinas são causadas pela entrada de impurezas.

Tomando especial cuidado para não permitir a entrada de impurezas quando substituir ou adicionar óleo, seguindo algumas recomendações listadas abaixo.

 Nunca misturas de óleos de diferentes qualidades ou marcas.  Sempre adicione a quantidade especificada de óleo.

 Tanto o excesso e a falta de lubrificante são causas de problemas.  Na troca de óleo, ao mesmo tempo substituir os filtros relacionados.

 É recomendado que faça a análise periódica do óleo para verificar o status da máquina.

Já os sistemas lubrificados por graxa devem ser tomadas algumas precauções antes e durante o processo de lubrificação, conforme listado abaixo, pois a graxa é usada para evitar o desgaste e o ruído nas articulações.

 Os niples devem ser limpos antes e após a aplicação de graxa.

 Os niples que não estão incluídos na seção de manutenção são para reparos e não precisam de graxa. Se qualquer parte se torna rígida após usá-lo por um longo tempo, adicionar graxa.

 Sempre limpe a graxa velha ejetando graxa nova no trabalho de lubrificação. Tome especial cuidado em limpar a graxa velha com areia ou sujeira que se adere a graxa, pois pode causar desgaste de peças em movimento rotativo.

5.1 - SISTEMA DE FORÇA (MOTOR / HIDRÁULICO)

Figura 6 - Compartimento do Motor. Sistema de Escavação

(5)

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3. 5.1.1 – VERIFICAR O NÍVEL DO ÓLEO DO MOTOR

Verificar o nível do óleo no cárter, adicione óleo se necessário.

1. Abra a tampa lateral do lado direito na parte de trás do lado direito da máquina. 2. Remova a vareta G e limpar o óleo com um pano.

3. Insira a vareta G de nível no tubo de enchimento de óleo e removê-lo novamente. 4. O nível de óleo deve estar entre as marcas H e L na sonda. Se o nível do óleo

estiver abaixo da marca L, adicione óleo por meio do tubo enchimento F. 5. Se o óleo estiver acima da marca H, drenar o excesso de óleo pelo bujão de

dreno P e verifique o nível do óleo novo.

6. Se o nível do óleo está correto, aperte a tampa de enchimento de óleo e fecha a tampa do motor do lado.

OBSERVAÇÃO

Ao verificar o nível de óleo após o motor está trabalhando, espere pelo menos 15 minutos depois de parar o motor antes de iniciar a revisão.

Se a máquina estiver em um ângulo inclinado, colocá-la na horizontal antes da revisão.

Material:

Pano de limpeza mono fibra sem fiapos.

5.1.2 – SUBSTITUIR O ÓLEO DO CARTER DO MOTOR E SUBSTITUIR FILTRO DE ÓLEO

1. Abra a tampa do motor lateral no lado esquerdo da máquina. 2. Abra a boca de alimentação de óleo (F).

3. Coloque a tigela sob o bujão de drenagem (P) para recolher o óleo. 4. Solte o bujão de drenagem (P) e drene o óleo.

5. Verifique o óleo drenado e se há uma quantidade excessiva de partículas de metal ou de matéria estranha, entre em contato com o seu distribuidor Komatsu. 6. Instale o bujão de drenagem (P).

7. Usando uma chave para filtros, retire o cartucho (1) para removê-lo.

Em particular, se isso for feito imediatamente após a parada do motor, deixar uma grande quantidade de óleo; recomenda-se que esperar 10 minutos antes de iniciar esta operação.

8. Limpe a cabeça do filtro e encher o novo cartucho do filtro de óleo e cubra com uma camada de óleo ou uma fina camada de graxa de vedação e instalá-lo. 9. Após a instalação, parafuso do cartucho até selar o contatos da superfície da

cabeça do filtro e em seguida, aperte o cartucho de 3/4 de volta.

10. Depois de substituir o cartucho do filtro, adicione óleo através do orifício de alimentação (F), até que o nível do óleo esteja entre H e L marcas da vareta. 11. Trabalho em marcha lenta do motor por um curto período de tempo, em seguida,

parar o motor e verifique se o nível do óleo está entre as marcas da vareta H e L nível (G).

Embora a máquina não funcionou 250 horas, o óleo e o cartucho do filtro deve ser substituído quando a máquina está em funcionamento durante 6 meses.

Da mesma forma, se a máquina está em funcionamento durante 6 meses, o óleo e o cartucho do filtro deve ser substituído quando a máquina tem trabalhado 250 horas. Material e Ferramentas:

 Vasilha para capturar o óleo drenado: Capacidade mínima 22.0 litros;  Chave de Filtros;

Figura 7 - Partes do Motor.

Figura 8 - Sistema de Lubrificação do Motor.

AVISO

Depois que o motor ter vindo do trabalhar, o óleo tem uma temperatura elevada. Nunca mude o óleo imediatamente após finalizar as operações. Antes de mudar o óleo, deixe esfriar.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

(6)

 Elemento de Filtro do Óleo Lubrificante do Motor;  Óleo Ipiranga 15w40 Ci-4 Brutus Alta Performance;  Pano De Limpeza Mono fibra Sem Fiapos;

 Luva de pvc com palma áspera com punho de 46 cm;  Óculos de segurança - AMPLA VISÃO;

 Abafador de ruídos tipo concha - CA29176;

 Botina em couro sintético com elástico com biqueira de aço;  Capacete com aba frontal branco;

 Colete refletor tipo blusão.

5.1.3 – VERIFICAR FILTRO SEPARADOR DE ÁGUA/ÓLEO

Quando o marcador flutuante 2 estiver acima da linha 1 vermelho, deve se drenar a água de acordo com o procedimento seguinte:

1. Solte o bujão de drenagem 3 e folgue o bujão de ar 4 e drenar a água acumulada até O assentamento do marcador flutuante.

2. Aperte a tampa para purgar o ar 4 e fecha o dreno 3.

3. Se o ar é sugado para o combustível quando a água é drenada, certifique-se de purgar o ar da mesma forma como é feito com o filtro de combustível.

Material:

Pano de limpeza mono fibra sem fiapos.

5.1.4 - VERIFICAR O NÍVEL DE ÓLEO NO TANQUE HIDRÁULICO

1. Abaixe a caçamba na horizontal ao chão e parar o motor. 2. Aguarde 5 minutos e, em seguida, verifique o visor (G). 3. O nível de óleo deve estar entre as marcas H e L AVISO:

1. Não adicione óleo se o nível está acima da linha H. Este irá danificar o equipamento hidráulico e fazer o óleo jorra.

2. Se o óleo estiver abaixo do nível L, soltar o parafuso (1) e remova a tampa (2) e adicionar óleo através do orifício de distribuição (F).

Material:

Pano de limpeza mono fibra sem fiapos. Óleo Ipiranga Ultramo Turbo CT 10W

5.1.5 - MUDANÇA DE ÓLEO E FILTRO DO TANQUE HIDRÁULICO

Preparar o seguinte:

• Um recipiente para capturar óleo drenado com uma capacidade mínimo de 41 litros. • Capacidade de enchimento, 41 litros.

1. Abaixe a caçamba na horizontal ao chão e aplicar o pedal (9) e do travão de Figura 9 - Filtro

separador.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

Figura 10 - Sistema Hidráulico.

AVISO

Quando a tampa do orifício de abastecimento de óleo é removida, pode jorrar óleo; assim, parar o motor e esperar para baixar a temperatura do óleo. Em seguida mover lentamente a tampa para aliviar as pressões internas antes de remover a tampa.

Se o óleo foi adicionado acima da marca H, pare motor e esperar que o óleo hidráulico esfrie e, em seguida, escorra o excesso de óleo através do bujão de

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

Figura 11 - Sistema Hidráulico.

AVISO

Imediatamente após a parada da máquina, o óleo está a uma temperatura elevada.

Aguarde até que o óleo esfrie antes de mudar o óleo.

(7)

Estacionamento após a parada do motor.

2. Solte o parafuso (1) e, em seguida, retire a tampa (2).

3. Manter pressionado o grip (A) do orifício de enchimento (F) e rode a tampa para a esquerda para removê-lo.

4. Coloque um recipiente sob o bujão de drenagem (3) para recolher o óleo. 5. Retire o bujão de drenagem (3).

6. Depois de drenar o óleo, aperte a tampa (3).

7. Retire a tampa do parafuso de montagem (4) e, em seguida, retire a tampa. Ao fazê-lo, a tampa pode soltar-se violentamente devido à força da mola (5), de Modo que não permanecem pressionar a tampa para baixo, enquanto os parafusos são removidos.

8. Remova a mola (5) e a válvula de desvio (6) e, em seguida, o elemento (7) 9. Verifique se há matéria estranha no tanque antes limpo.

10. Instalar um novo item e, em seguida, instalar a válvula de desvio (6), o mola (5) e a tampa (4). Se a tampa da anel “0” está danificado ou deteriorado, substitua-o por uma nova peça.

11. Quando a instalação dos parafusos da tampa, empurre a tampa para baixo e aperte os parafusos uniformemente.

12. Adicione o óleo hidráulico através do bocal de enchimento (F) para o nível especificado e, em seguida, instale a tampa (F).

13. Verificar se o óleo hidráulico está no nível padrão.

14. Trabalho com o motor em marcha lenta e estender e recolher os cilindros de direção, caçamba e do braço de elevação de 4 ou 5 vezes. Tenha cuidado para não abrir os cilindros até o fim do seu curso (parar cerca de

100 mm (3,94 polegadas) antes de chegar ao final do curso). AVISO

Se o motor trabalha a alta velocidade imediatamente ou se o cilindro for aberto até o fim do seu curso, o ar no interior do cilindro irá causar danos na junta do êmbolo.

15. Em seguida, operar com cilindros de direção, caçamba e elevar o braço para o fim da sua extensão, 3 ou 4 vezes e, em seguida, parar motor e solte o bujão do drenagem (8) para sangrar o ar do tanque hidráulico. Depois de purgar o ar, apertar o bujão (8) novamente.

16. Verifique o nível do óleo hidráulico e adicione óleo até o nível especificada. 17. Em seguida, aumentar a velocidade do motor e repetir o procedimento do

passo 15 para purgar o ar. Continuar com esta operação até que não tiver mais ar no bujão (8).

18. Depois de concluir a operação de purga de ar, aperte o bujão (8). Aperte a tampa: 11,3 ± 1,5 Nm (1,15 ± 0,15 kgf.m, 8,3 ± 1,1 lbft) 19. Verifique se o óleo hidráulico está no nível padrão.

20. Verifique se há vazamentos de óleo pela montagem da tampa do filtro. Material:

Pano Multiuso Branco Rolo Com 30cm X 300m Luva de pvc com palma áspera com punho de 46 cm Luva de malha 4 fios pigmentada

Óculos de segurança - AMPLA VISÃO Abafador de ruídos tipo concha - CA29176 Abafador de ruídos tipo concha - CA29176

Botina em couro sintético com elástico com biqueira de aço Capacete com aba frontal branco

Colete refletor tipo blusão

Macacão de proteção contra riscos químicos Óleo Ipiranga Ultramo Turbo CT 10W Elemento de Filtro do Óleo Hidráulico

Figura 12 - Sistema Hidráulico.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

(8)

5.2 - SISTEMA DOS EIXOS TRASEIRO E DIANTEIRO

Figura 13 - Distribuição dos Eixos de Tração.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

5.2.1 – VEIFICAR O NÍVEL DE ÓLEO DOS EIXOS DIANTEIRO E TRASEIRO

Execute este procedimento se houver qualquer sinal de óleo na carcaça do eixo. Realizar a inspeção com a máquina sobre uma superfície plana.

(Se a superfície é inclinada, o nível do óleo pode não ser corretamente verificados.)

1. Pare o motor e remova o bujão de nível de óleo (4).

2. Usando um pano limpo, limpar o óleo que foram anexados à vareta ligada ao bujão de nível de óleo (4).

3. Colocar a vareta de nível de óleo de G, como mostrado no diagrama da direita.

4. O nível do óleo está correto quando estiver entre as duas linhas na vareta. Se o nível do óleo não chegar a linha de fundo, adicione o óleo através do bocal de enchimento F.

5. Se o nível do óleo está acima da linha superior, drenar o excesso de óleo através do bujão de drenagem P e verificar o nível do óleo novo. 6. Se o nível do óleo está correto, instalar o bujão.

Torque: 132 ± 39 Nm (13,5 kgm ± 4, 98 ± 29 lbft).

Material / Ferramentas:

Pano de limpeza mono fibra sem fiapos. Taquímetro em Nm. Chave soquete 22mm Chave combinada 22mm Figura 14 - Travamento de segurança.

AVISO

Ao analisar o nível de óleo, aplique o freio de estacionamento (1) e trave as partes dianteira e traseira com a barra de segurança (2) e o pino (3).

O óleo está em alta temperatura após a máquina está trabalhando. Sempre esperar pela temperatura diminuir antes de iniciar esta

Figura 15 - Visor de níveis dos Eixos.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

(9)

5.2.2 – SUBSTITUIR O ÓLEO DOS EIXOS DE TRAÇÃO

Preparar o seguinte:

• Depósito para capturar o óleo drenado: capacidade mínima de 28 litros • Capacidade de enchimento (dianteiro e traseiro, cada um): 14 litros. 1. Coloque um recipiente sob o bujão de drenagem (P) para capturar o óleo. 2. Retire as tampas (1) dos furos de abastecimento dianteiro e traseiro e remova o

bujão de drenagem (P) para drenar o óleo.

3. Após a drenagem do óleo, limpar o bujão de drenagem (P) e, em seguida, instalá-lo.

4. Despeje o óleo através dos eixos do furo (1) até ao nível especificado. 5. Depois de adicionar o óleo, certifique-se o óleo estiver no nível especificado. OBS: Para operações em que o freio seja usado com frequência, mudar o óleo do eixo em intervalos mais curtos.

Material / Ferramentas:

Pano de limpeza mono fibra sem fiapos; Taquímetro em Nm;

Óleo do Diferencial Shel DONAX TT; Propulsora pneumática para óleo.

5.2.3 – LUBRIFICAR OS PONTOS DE ARTICULAÇÃO DO EIXO DE TRAÇÃO COM OS EIXOS DE TRANSMISSÃO

 Usando uma pistola de graxa, injetar graxa através dos pontos lubrificadores marcadas por setas.

 Depois de fazer a lubrificação, limpar a graxa velha que tenha sido expelido.

Figura 16 – Eixos Dianteiro e Traseiro.

AVISO

Depois que tenha trabalhado com a máquina, óleo está a uma temperatura elevada.

Sempre esperar baixar a temperatura antes de iniciar esta operação.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

Figura 17 - Travamento de Segurança.

AVISO

Aplique o pedal (1) freio de estacionamento e bloquei os suportes dianteiro e traseiro com a barra de segurança (2) e o pino (3).

Coloque o equipamento de trabalho em uma posição segura e, em seguida, desligue o motor em seguida aplicar as travas de segurança alavanca (5) e

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

(10)

1. Ranhuras de deslizamento eixo de acionamento central (1 ponto)

2. O pino de articulação central (2 pontos)

3. Eixo de transmissor dianteiro (2 pontos)

4. Suporte central do eixo da transmissor (1 ponto)

5. Eixo de acionamento Central (2 pontos)

6. Eixo de transmissão traseiro (2 pontos) Material / Ferramentas:

Pano de limpeza mono fibra sem fiapos;

Graxa Industrial para Mancal e Esteira, Litholine EP 2; Propulsora Pneumática para Graxa.

Figura 18 - Pontos do Eixo de Transmissão e Pino Central.

Figura 19 - Pontos do Eixo de Transmissão e Pino Central.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

(11)

5.3 - SISTEMA TRANSMISSÃO

Figura 20 - Sistema de Transmissão

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

5.2.4 – VERIFICAR O NÍVEL DO ÓLEO DA TRANSMISSÃO

Execute este procedimento se houver qualquer sinal de óleo na caixa de transmissão, ou se houver óleo misturado com água arrefecimento.

1. Ligue o motor e deixá-lo trabalhar por pelo menos 5 minutos. 2. Abra o bocal de enchimento de óleo F, retire vareta de nível G, e

limpar o óleo com um pano limpo.

3. Insira novamente a vareta totalmente dentro do tubo de abastecimento de óleo e remova a vareta G para visualizar a marcação.

4. O nível de óleo deve estar entre as marcas H e L na vareta de nível. Se o Nível do óleo estiver abaixo da marca L, adicione óleo da transmissão, através do bocal de enchimento F.

5. Se o óleo estiver acima da marca H, escorra o excesso de óleo pelo bujão de dreno P e em seguida verifique o nível do óleo novamente. 6. Se o nível do óleo está correto, introduzir a vareta G no tubo de

alimentação de óleo e depois aperte a tampa. Material:

Pano de limpeza mono fibra sem fiapos.

5.2.4 – SUBSTIUIR ÓLEO E FILTRO DA TRANSMISSÃO

1. Coloque o recipiente sob o bujão de drenagem (P) para capturar óleo e

AVISO

 Ao verificar o nível do óleo da transmissão, deve se aplicar o freio de estacionamento (1) e travar as partes dianteira e traseira com a trava de segurança (2) e o pino (3).

 O óleo se encontra com temperatura elevada, pois a máquina estava trabalhando, por isso é importante esperar um pouco para que o óleo

Figura 21 – Dispositivos de Travamento.

Figura 22 - Visor de Nível da Transmissão.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

AVISO

Sempre coloque a placa de advertência na alavanca de comando

(12)

em seguida removendo o bujão (P) de drenagem de óleo.

Para evitar que o óleo vaze deve se afrouxar o bujão de drenagem (P) gradualmente.

2. Depois de drenar o óleo, instale o bujão de drenagem (P). Aperte o bujão com o torque: 68,6 ± 9,8 Nm.

3. Coloque um recipiente para pegar o filtro de óleo abaixo transmissão. 4. Remover o bujão de drenagem (1) está localizado na parte inferior da caixa

do filtro e retirar o óleo. Depois de drenar o óleo, aperte o bujão (1) com torque de 17,5 Nm..

5. Folgue o compartimento do filtro (2) usando o parafuso central (3) e remova o compartimento (2).

6. Retire o elemento e limpar o interior da caixa.

7. Antes de instalar, substitua por novas peças de O-ring (anel de vedação), filtro e se aplica às partes uma camada de óleo limpo antes de instalar. 8. Monte o novo elemento, coloque-o no compartimento, em seguida, instalar

com aperto no parafuso central (3).

O torque deste parafuso é de 76,5 ± 11,8 Nm

9. Em seguida deve se limpar o filtro tela que se encontra abaixo da transmissão, para isso deve retirar o parafuso (4) e, em seguida, retire a tampa (5) e remova o filtro (6), que está enroscada na tampa (5). 10. Remova qualquer aderente sujeira do filtro (6) e, em seguida, lavar com

diesel ou óleo de limpeza. Se o filtro (6) está danificado, substituí-lo por um novo.

11. Instale o filtro (6) na tampa (5). O torque do filtro é de: 299,1 ± 93,2 Nm. Substitua o anel-0 por um novo no topo do filtro e em seguida, instale a tampa.

12. Logo em seguida coloque o óleo pelo bocal de abastecimento (F) a Quantidade de óleo específico.

13. Depois de colocar o óleo, verifique o nível se está no nível especificado. 14. Verifique se há vazamentos de óleo da caixa de transmissão e no filtro. 15. Trabalha o motor em baixa por um curto período de tempo e, em seguida,

Verificar se o óleo está no nível correto. Material / Ferramentas:

Pano de limpeza mono fibra sem fiapos; Óleo Ipiranga Ultramo Turbo CT 10W;

Elemento de Filtro de Óleo da Transmissão 75286525; Propulsora pneumática para óleo.

5.4 - SISTEMA DE ESCAVAÇÃO

Figura 24 - Sistema de Escavação.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3. Figura 23 - Sistema de Transmissão.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

(13)

5.4.1 – LUBRIFICAÇÃO DOS PINOS DE ARTICULAÇÃO DOS CILINDROS

Pontos a serem lubrificados conforme pode ser observado na Figura 26: 1. Pino do cilindro de descarga (2 pontos)

2. Pino do cilindro de elevação (4 pontos) 3. Pino pivô do braço de elevação (2 pontos) 4. Pino do braço de inclinação (1 ponto) 5. Pino do cilindro de direção (4 pontos) Materiais / Ferramentas:

Pano de limpeza mono fibra sem fiapos;

Graxa Industrial para Mancal e Esteira, Litholine EP 2;

Usando uma pistola de lubrificação, injete lubrificante através dos bicos de lubrificação marcados com setas.

Obs:

Depois de fazer a lubrificação, limpar a graxa velha que foi expulsa.

Figura 26 - Cilindros de articulação do Implemento.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

5.4.2 – LUBRIFICAÇÃO DOS PINOS DE ARTICULAÇÃO DA CAÇAMBA Lubrificar os pontos indicados por seta:

Figura 25 - Sistema de Travamento dos Comandos.

AVISO

 Aplique o freio de estacionamento (1) e coloque a trava de segurança da parte dianteira e traseira com a barra (2) e o pino (3).

 Coloque o equipamento de trabalho em uma posição estável e em seguida, pare o motor e aplique a trava de Segurança (5) e a alavancas de comando (4). Aguarde até que o óleo esfrie para iniciar a manutenção.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

(14)

1. Pinos de articulação da caçamba (2 pontos)

2. Pinos de articulação do braço de tombamento da caçamba (2 pontos).

6. ROTAS DE LUBRIFICAÇÃO

Na programação das atividades de lubrificação foi traçado um plano de lubrificação dimensionado por horas de trabalho do equipamento como definido pelo fabricante e que deverá ser seguido pela manutenção, assim ficou dividido em planos de 50, 100, 250, 500, 1000, 2000, e 4000 horas de trabalho, como será mostrado todos os tempos e componentes que serão lubrificados para que conserve as condições normais de operação com segurança e economia.

6.1 – ROTA DE 50 HORAS (INICIAL)

Nesta rota foi definido que o lubrificador deve drenar a água do filtro separador de água do óleo e para realizar esse trabalho é necessário utilizar os EPI’s para sua proteção nesta atividade e nas outras que se processaram com estes equipamentos.

Figura 27 - Articulação da Caçamba.

Fonte: Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Komatsu WA 180-3.

(15)

Tabela 1 - Plano de Lubrificação de 50 Horas (Inicial).

6.2 – ROTA DE 50 HORAS (ROTINA)

Nesta rota foi destacado os trabalhos que o lubrificador deve fazer a cada 50 horas de trabalho do equipamento. Tabela 2 - Plano de Lubrificação de 50 Horas (Rotina).

6.3 – ROTA DE 100 HORAS

Conforme pode ser vista na tabela que mostra aas tarefas que deve ser executada a cada 100 horas de trabalho deste equipamento, para que ele desenvolva um bom desempenho e não comprometa seus componentes.

(16)

Tabela 3 - Plano de Lubrificação de 100 Horas.

6.4 – ROTA DE 250 HORAS

Tabela 4 - Plano de Lubrificação de 250 Horas.

(17)

Tabela 5 - Planilha de Lubrificação de 500 Horas

(18)

Tabela 6 - Plano de Lubrificação de 1000 Horas.

(19)

Tabela 7 - Plano de Lubrificação de 2000 Horas.

(20)

Tabela 8 - Plano de Lubrificação de 4000 Horas.

Nota: Este plano foi programado para a carregadeira Komatsu WA 180-3 trabalhando apenas 20 horas por dia em virtude das paradas programadas de troca de turno, check list, abastecimento. Sendo programado para a WA 180-3 com o tag. 01 mais vai ser replicado para o restante da frota destes equipamentos que são 02, 03, 04 e a CA-05, pois os trabalhos realizados serão os mesmos, como os materiais e mão de obra.

(21)

Foi traçado uma rotina de lubrificação a ser realizada nas carregadeiras no decorrer do ano de 2017 e pode ser aplicado para os outros anos seguintes e para outros equipamentos da mesma marca e configurações. Como demonstrado na tabela 9.

Tabela 9 - Distribuição das Rotas de Lubrificação por 52 Semanas do Ano de 2017.

8. CONTROLE DE ESTOQUE

Para que o plano de lubrificação seja eficaz temque ter uma entrega garantida de lubrificantes, na quantidade e intervalo correto, e de forma contínua e automática no ponto de reabastecimento correto, evitando assim a falta de material para não comprometer todo o planejamento, que pode proporciona uma má lubrificação e com isso uma provavel quebra do equipamento.

Somado a gestão de estoque deve se preocupar com o armazenamento correto desses produtos e se já está na área de ações da empresa como a área de manutenção, disponíbilisando os materiais já encomendado pelo profissional responsável pela lubrificação. Na figura a seguir é mostrado um depósito bem organizado como deve ser.

Nota: Não é pode exagerar nos horários e rotas de cada dia é importante deixar um espaço de tempo para o professional de lubrificação o suficiente para a sua organização como materiais, limpeza e o relatório da sua atividade, isto é, não podem comprometer 100% do seu tempo para nas atividades.

(22)

Figura 28 - Depósito de Lubrificantes.

Fonte: http://exposicao60anos.agenciapetrobras.com.br/decada-1970-momento-16.php

Como parte desse plano de trabalho foi levantado todos os materiai que serão utilizados durante o ano pelo pessoal de lubrificação, informando ao setor de compras para adquirirem esses materiais e colocar es estoque para serem aplicados nos equipamentos de acordo com o planejamento da lubrificação de cada mês e mais ainda um sobresalente de 30% para as corretivas que vier a aparecer.

Com esses dados coletados se chegou a um investimento de R$ 30.465,69 (trinta mil quatrocentos e sessenta e cinco reais e sessenta e nove sentavos), que será gasto em equipamento e um total de R$ 150.715,97 (cento e cinqueta mil e setecentos e quinse reais e noventa e sete sentavos) que será necessário para formar o estoque de qualidade para atender às necessidades dos equipamentos e com isso otimisar seus trabalhos para atigir as metas estipuladas pelos gerentes. Segue em a tabela 10 demostrando todos os materiais e os seus custo para 1(um) e 5(cinco) equipamentos conforme foi solicitado pelo cliente, e de posse dessas informações é só replicalas por 5(cinco) vezes ai chegaremos ao valor dos materiais gastos em cinco anos.

(23)

9. IDENTIFICAÇÃO DOS LUBRIFICANTES

Recomenda-se o plano e pontos de lubrificação para usar o método de códigos definidos de acordo com a norma DIN 51502 padrão com o uso de formas geométricas, cores e letras, para que não ocorra a troca dos lubrificantes e nem ser aplicado o lubrificante incorreto nos componentes, como pode ser visto na tabela 11 abaixo.

Figura 29 - Padrão DIN de Formas e Cores de Lubrificação.

Fonte: www.manutencaoemfoco.com.br 9.1 – ESPECIFICAÇÃO DOS LUBRIFICANTES

A especificação descreve os requisitos mínimos e métodos de ensaio para os produtos que foram determinadas pelo fabricante do equipamento. A principal ferramenta para determinar esses requisitos e métodos de ensaio são padrões de teste, tais como DIN, ASTM, ISO VG etc. Estas regras facilitam a escolha possível mais correta de lubrificante a ser utilizado e assim você pode obter um elemento equipamento funcionando adequadamente a vida esperada.

9.1.1 – ESPECIFICAÇÃO DA GRAXA

Graxa Industrial para Mancal e Esteira, Litholine EP 2, é uma graxa de lítio com múltiplas aplicações em NLGI 2, contendo aditivos de extrema pressão, anti-desgaste e inibidores de corrosão e ferrugem. São adequadas para a lubrificação de indústria e automóvel quando o tipo especificado de graxa de extrema pressão, com boa resistência à lavagem por água e estabilidade no trabalho.

Tem uma grande capacidade de suportar cargas, minimizando o desgaste por corrosão e ferrugem de componentes lubrificados, mesmo na presença de humidade, e elevada resistência à oxidação resultando em maior períodos de uso. Tem uma excelente estabilidade de trabalho na presença de calor, frio e humidade com uma vasta gama de aplicações atingindo até + 200 ° C.

Tabela 11 - Especificações da Graxa Litholine EP.

(24)

9.1.2 – ESPECIFICAÇÃO DOS ÓLEOS

Óleo Ipiranga Ultramo Turbo CT 10W são formulas minerais com base em óleos e antioxidantes, ante corrosão, aditivos ante desgaste, detergente / dispersante, antiespumante, o fluxo melhoradores e fricção melhoradores.

A sua formulação específica proporciona alta performance quanto a fricção na transmissão, com um funcionamento mais suave e reduzido desgaste sobre as engrenagens, resultando numa vida útil mais longa para o equipamento. São recomendados para uso em sistemas hidráulicos, conversores de torque, transmissões mecânicas e automáticas, diferenciais, transmissões finais e sistemas de acionamento para equipamentos pesados e comercial.

Tabela 12 - Especificações do Óleo Ultramo Turbo 10W.

Fonte: http://www.naclub.com.br/uploads/produtos/0624095246ULTRAMO%20TURBO%20CT.pdf (Agosto / 06) Óleo Ipiranga 15W-40 Ci-4 Brutus Alta Performance, é um lubrificante mineral multiviscoso para diferentes tipos de motores a diesel de 4 tempos a trabalhar nas condições mais severas. Sua formulação foi desenvolvida com óleos base selecionados de alta qualidade com aditivos de última geração, o que o torna ideal para a lubrificação de motores elétricos, turbo alimentados e de aspiração, mesmo usando combustível diesel com alto teor de enxofre. Também é recomendado para uso em motores a diesel estacionário, veículos a diesel, caminhões, ônibus, tratores, equipamentos de mineração, marinho, agrícola e de terraplanagem. Ele pode ser usado em motores Euro V - da fase P7 do Proconve (Programa de Controle da poluição do ar causada por veículos automotores) - equipado com o sistema SCR.

Tabela 13 - Especificação do Óleo Ipiranga 15W-40 Ci-4 Brutus Alta Performance.

Fonte: http://www.naclub.com.br/uploads/produtos/09141623491.pdf

Óleo do Diferencial Shel DONAX TT é um lubrificante multifuncional de alto desempenho para uso em transmissões, sistemas hidráulicos, travões molhados e outros sistemas auxiliares de tratores e equipamentos off-road. Formulado de acordo com o sistema de garantia de qualidade internacional Shell com óleos minerais selecionados e aditivos ante desgaste, dispersante, antioxidante, ante espuma e abaixador do ponto de fluidez.

Tabela 14 - Especificação do Óleo do Diferencial Shel DONAX TT.

Fonte: http://www.portolub.com.br/img_fichas/48943855.pdf.

(25)

O controle se processará por meu de ordem de serviço emitido pelo setor de PCM – Programação e Controle da Manutenção que será responsável pela emissão deste documento, bem como a verificação se estão sendo seguida as programações ou se ouve alguma alteração e quais os problemas encontrados para que seja adiada ou antecipada uma determinada ordem de serviço, observação relatado pelo profissional de lubrificação que preenche o campo no formulário para esses fins. E depois líder de lubrificação alimentará o software de gestão da manutenção onde pode ser feito vários filtros afim de se ter melhor controle das condições da frota, como pode ser visto no modelo abaixo.

Figura 30 - Modelo de Ordem de Serviço para Controle da Lubrificação.

Fonte: http://pt.slideshare.net/thaisvieira58511/planodemanutencao.

11. CUSTO E INVESTIMENTO DA MANUTENÇÃO DE LUBRIFICAÇÃO

Com o início das atividades a empresa é obrigada a investir em alguns equipamentos, ferramentas e treinamentos para que o lubrificador possa exercer suas atividades com qualidade e segurança, somado aos investimentos de manutenção dos estoques de materiais necessário para o cumprimento dos planos de lubrificação que é de fundamental importância para o êxito do plano de manutenção preventiva de lubrificação, que é disponibilizar o material certo na hora certa ao mantenedor.

Afim de demonstrar esses gastos foi elaborado algumas planilhas com todos os custos gerados por esse setor no decorrer de cinco anos e para cinco carregadeira Komatsu WA 180-3, ficando a critério do gerente de manutenção a aprovação do plano para o seu devido cumprimento.

(26)

Tabela 15 - Custo dos Investimentos em Lubrificação.

Como investimento inicial foi aplicado em um profissional qualificado e treinamento para aperfeiçoar seus conhecimentos nos equipamentos que irá atual, juntamente em um comboio de com todos os equipamentos e ferramentas necessário para uma boa lubrificação. E logo em seguida pode ser visto os gastos com a mão de obra acrescido de 30% a mais em virtude de apoio às corretivas que vierem a aparecer no decorrer de cinco anos e para cinco equipamentos da série WA 180-3. Para materiais será investido um valor de R$ 630.549,99 para a lubrificação desses equipamentos em todo o período proposto pelo cliente sendo que esse valor não será gerado em um momento único, e sim no decorrer dos anos de manutenção à medica que as preventivas vão ocorrendo. Para finalizar é demonstrado o investimento total da empresa para equipar e implementar este setor de lubrificação afim de otimizar seus equipamentos de carregamento.

12. CONCLUSÃO

Ficou demonstrado que um plano de lubrificação bem feito e bem gerenciado é fundamental para o funcionamento adequado de qualquer equipamento que trabalha com partes móveis, peso, velocidade e temperatura pois a falta deste insumo pode levar a falhas prematuras e com isso encurtar a vida útil do equipamento. Assim, mesmo que se possa achar que o investimento e manutenção preventiva é desnecessário pode ser pego de surpresa com uma quebra de grande dimensão, que muitas das vezes se torna mais caro para corrigir do que se estivesse investido nas preventivas regulares e melhor ainda as que trabalham sobre as condições reais dos equipamentos.

Mesmo que os investimentos nessa área sejam alto mais o retorno é garantido, pois só em proporcionar uma boa disponibilidade do equipamento rodando, isso já favorece um bom desempenho para a empresa, que poderá cumprir com todos os seus compromissos nos prazos determinados.

(27)

13. REFERÊNCIAS

ABCM, 2004. “Journal of the Brazilian Society of Engineering and Mechanical Sciences”. 1 Feb. 2007 <http://www.abcm.org.br>.

Manual de Operação e Manutenção da Carregadeira Sobre Rodas Komatsu WA 180-3. http://manutencaoemfoco.com.br/ www.MAQUINARIASPESADAS.ORG www.komatsu.com.br http://naclub.com.br/uploads/produtos/ http://www.portolub.com.br/img_fichas/48943855.pdf. http://pt.slideshare.net/thaisvieira58511/planodemanutencao.

Referências

Documentos relacionados

Creo oferece as funcionalidades que você precisa para criar as formas, superfícies e estéticas precisas para seu desenho. Libere sua criatividade e mostre seus

A construção de uma pesquisa teórica sobre o uso das células-tronco nos seres humanos é uma luz que a ciência vem oferecendo para a melhoria da qualidade de vida, a cura

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

CONCENTRAÇÃO E FORMAS DE POTÁSSIO NA SOLUÇÃO DO SOLO, XILEMA E FLOEMA DAS PLANTAS.. ABSORÇÃO

d) Falta de material necessário para a sua realização, conforme previsto neste regulamento ou código desta entidade. Artigo 21 - Quando uma partida for interrompida por um

fotográfica na medida em que se deseja iluminação precisa e de qualidade, para isso é necessário definir o tipo de fotografias que se. quer produzir, para delimitar a dimensão

São Paulo é hoje a 6°cidade do mundo com o ar mais poluído, ficando atrás apenas da Cidade do México (México), Pequim São Paulo é hoje a 6°cidade do mundo com o ar mais

Observou-se na relação entre os cursos de graduação em Ciências Contábeis das capitais brasileiras e a quantidade destes cursos que possuem a disciplina