• Nenhum resultado encontrado

INGLÊS ESPANHOL QUESTÃO 01 QUESTÃO 01

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INGLÊS ESPANHOL QUESTÃO 01 QUESTÃO 01"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)
(2)

INGLÊS

QUESTÃO 01|

A alternativa [D] deve ser escolhida, pois completa corretamente o sentido do trecho do parágrafo 3: “While she passed all other components of the test including writing and reading, she failed to reach the minimum score in oral fluency” (Embora ela tenha sida aprovada em todos os outros componentes do teste incluindo escrita e leitura, falhou em atingir a pontuação mínima em fluência oral).

QUESTÃO 02|

A alternativa [B] está correta, pois afirma que “o objetivo da charge é o de prevenir a proliferação de mosquitos vetores da malária”. O texto coloca: “Se você não jogar o seu lixo, você está convidando os mosquitos para a sua comunidade. Mantenha-os longe por meio da limpeza!”.

QUESTÃO 03|

A alternativa [E] está correta, pois afirma que a expressão “break even” (equilibrar) pode ser entendida como “chegar a um equilíbrio entre o prazer e os efeitos colaterais de se comer fast food”.

QUESTÃO 04|

A alternativa [B] está correta, pois afirma que “os fatos e estatísticas apresentados confirmam que a cada 2 minutos 3 pessoas cometem suicídio”. O texto fala que há 1 suicídio a cada 40 segundos, ou seja, 3 suicídios a cada 120 segundos (2 minutos).

QUESTÃO 05|

A alternativa [C] está correta, pois o poema afirma que os sonhos irão murchar como uvas-passas (dry up like a raisin) ou explodirão (explode).

ESPANHOL

QUESTÃO 01|

Alternativa [A] - Incorreta, pois a representação do povo indígena feita no texto não é marcada por aspectos coerentes com os fatos históricos, até porque o texto informa que a História suprimiu aspectos do que foi feito com o povo “indígena Las investigaciones sobre el currículum estadounidense han mostrado que la historia escolar ha ignorado los episodios oscuros relacionados con la destrucción de las culturas indígenas.”

Alternativa [B] - Correta, pois a representação do povo indígena, feita no texto, é marcada por visões preconceituosas e ofensivas. Isso pode ser comprovado pelo fragmento “Las representaciones de los indígenas en los textos de estudio ha consolidado los estereotipos y prejuicios sobre la población indígena, ya que ha presentado una imagen de ladrones, borrachos, salvajes y perezosos.”

Alternativa [C] - Incorreta, pois a representação do povo indígena feita no texto não é marcada por dúvidas e incertezas históricas. Isso pode ser comprovado pelo fragmento “Las representaciones de los indígenas en los textos de estudio ha consolidado los estereotipos y prejuicios sobre la población indígena, ya que ha presentado una imagen de ladrones, borrachos, salvajes y perezosos.”

Alternativa [D] - Incorreta, pois a representação do povo indígena feita no texto não é marcada por critérios objetivos e históricos. Isso pode ser comprovado pelo fragmento “Las representaciones de los indígenas en los textos de estudio ha consolidado los estereotipos y prejuicios sobre la población indígena, ya que ha presentado una imagen de ladrones, borrachos, salvajes y perezosos.”

Alternativa [E] - Incorreta, pois a representação do povo indígena feita no texto não é marcada por valores éticos e imparciais. Isso pode ser comprovado pelo fragmento “Las representaciones de los indígenas en los textos de estudio ha consolidado los estereotipos y prejuicios sobre la población indígena, ya que ha presentado una imagen de ladrones, borrachos, salvajes y perezosos.”

QUESTÃO 02|

[A] Correta. A última chave do infográfico é adaptar o salário e as formas de pagamento às necessidades do empregado; [B] Incorreta. Nada é dito sobre o trabalho malfeito, apenas que o trabalho bem-feito deve ser valorizado com promoção interna;

[C] Incorreta. Não há qualquer menção ao diálogo do chefe com os empregados, nem do intercâmbio com outras empresas;

(3)

há menção à relação entre funcionário e chefe;

[E] Incorreta. Uma das chaves da felicidade é conciliar a vida laboral e a vida familiar.

QUESTÃO 03|

Apenas a alternativa [C] é correta, pois as expressões necessárias para o preenchimento adequado são: concessiva (apesar de); temporal (enquanto); temporal de simultaneidade (enquanto isso), e; adversativa (no entanto).

QUESTÃO 04|

Apenas a alternativa [C] é correta, pois são verdadeiras somente as afirmativas [I] e [IV]. As demais afirmativas são incorretas porque:

[II] O estudo demonstrou que prolongar a vida não é algo impossível, mas nenhum tratamento/medicamento foi criado a partir disso.

[III] O texto aponta que não é possível afirmar ainda que o envelhecimento é causa dos problemas de saúde. [V] Segundo o Instituto Nacional sobre o Envelhecimento, do Estados Unidos, não há dados que demonstrem o vínculo da restrição calórica com a longevidade.

QUESTÃO 05|

[A] Incorreta. Há utilização de tratamento informal, segunda pessoa do singular, como forma de aproximar-se do leitor. [B] Correta. A propaganda se utiliza de elementos tanto do anúncio publicitário como de características dos videogames.

[C] Incorreta. Não há nenhuma a alusão à fala de qualquer especialista sobre nutrição, ou outra autoridade no assunto. [D] Incorreta. Há uso dos modos indicativo e imperativo apenas.

[E] Incorreta. A imagem original é colorida. Além disso, não se nota nas cores estratégia argumentativa.

QUESTÃO 06|

A polissemia do verbo “tomar” instaura o humor, pois foi usado pelo menino como sinônimo de ingerir medicamento e, por Mafalda, como buscar forma de se distanciar do incômodo, gerando a quebra de expectativa. Assim, é correta a opção [A].

QUESTÃO 07|

O personagem segura uma camiseta de time, assim, fica subentendido que ele pretende utilizá-la para torcer para algum time. Porém, ao deparar-se com a instrução de lavagem “não torcer”, ele não percebe o outro sentido do termo e entende que não pode, então, torcer pelo seu time. Assim, a polissemia da palavra “torcer” provocou ambiguidade, levando o personagem a uma interpretação equivocada.

QUESTÃO 08|

A primeira vírgula do primeiro período do texto justifica-se em função de que o adjunto adverbial de frequência foi deslocado para o início da oração: “Todo dia, duzentos milhões de pessoas levam suas vidas em português”.

QUESTÃO 09|

O excerto assinala a presença de um novo estilo literário nascido na década de 30 por autores que, diante das novas configurações históricas, sentiram a necessidade de retratar as desigualdades sociais e as condições de vida miseráveis em que vivia grande parte da sociedade brasileira. Assim, é correta a opção [B].

QUESTÃO 10|

No poema, o eu lírico coloca que as atividades humanas estão sendo substituídas pela máquina, revelando um olhar crítico a essa substituição que vem acontecendo pouco a pouco. Para revelar esse olhar, ele faz uma série de perguntas que encadeiam essa substituição gradual do ser humano pela máquina. Dessa forma, a máquina assume um papel quase divino, por ser capaz de fazer praticamente tudo.

(4)

QUESTÃO 11|

Todas as frases apresentam os termos sublinhados com sentido denotativo, exceto a da opção [A], pois a palavra “canoniza” adquire sentido figurado ao ampliar o seu significado original (Reconhecer como santo, segundo as formalidades eclesiásticas), para designar louvor e elogio a determinada ação.

QUESTÃO 12|

A ênfase expressiva resultante do exagero da significação do verbo e do número de ações em “o esmagavam com o peso de mil exigências” e a associação do agregado explorador a um parasita que se utilizava do meio em que vivia apenas para proveito próprio na frase “que lhe participava da seiva sem ajudá-la a dar frutos” configuram hipérbole e metáfora, respectivamente. Assim, é correta a opção [B].

QUESTÃO 13|

No contexto, a expressão “ateu em religião, política e poesia” (3º parágrafo) poderia ser atribuída a alguém que, da mesma forma que não aceita crenças religiosas, também é contrário aos princípios da política e da religião, como transcrito em [E].

LITERATURA

QUESTÃO 14|

Em “Romanceiro da Inconfidência”, Cecília Meireles recria poeticamente os acontecimentos históricos ocorridos em Minas Gerais, no final do século XVIII. Neste excerto do poema, o eu lírico associa a palavra, e por extensão a arte poética, ao voo das aves que flutuam no ar ao sabor do vento, revelando que a palavra encerra poderes contraditórios (“estranha potência”), pois tanto pode libertar o homem, quanto pode oprimi-lo e condená-lo à morte: “Ai, palavras, ai, palavras,/que estranha potência, a vossa!/Perdão podíeis ter sido!” X Éreis um sopro na aragem...– sois um homem que se enforca!”). Assim, é correta a opção [B].

QUESTÃO 15|

A descrição de Curitiba é feita por um narrador que detém o olhar nas coisas mais simples e nos personagens que faziam parte do cotidiano da cidade: “tocador do realejo”, “bravos soldados do fogo”, “cachorro-quente com chope duplo”, “Curitiba... pelo que você é”. Esse embevecimento pela simplicidade do cenário contrasta com a indiferença pela “outra para inglês ver”. Assim, é correta a opção [D].

QUESTÃO 16|

O poema metalinguístico “Os sapos” apresenta o que, para os modernistas, não deveria ser a poesia. O sapo-boi, o sapo-tanoeiro, o sapo-pipa são personagens metafóricos representativos de determinados poetas que defendem preceitos da poética parnasiana, em especial o sapo-tanoeiro (parnasiano aguado), que passa a descrever o seu cancioneiro, a sua poética, baseado na forma. Bandeira, através da paródia, critica a preocupação excessiva dos parnasianos com a forma, em detrimento do conteúdo. Assim, é correta a opção [D].

QUESTÃO 17|

O segundo e terceiro itens são falsos, pois

[II] o poema adota recursos característicos das vanguardas europeias, que traziam enalteciam ideais de progresso e civilização.

[III] O autor brinca com a própria língua portuguesa arcaica, abolindo a sintaxe clássica e as vírgulas, para fazer uma paródia dos primeiros cronistas que descreviam a cultura e paisagens locais sob a perspectiva do colonizador.

Como o primeiro e último são verdadeiros, é correta a opção [B].

QUESTÃO 18|

O poema de Manoel de Barros expressa a característica paradoxal da verdadeira poesia, que, segundo o eu lírico, busca dizer em seu verso o que é inexprimível. Desta forma, resta ao poeta a “desexplicação”, deixando que as regras do fazer poético operem e a linguagem, em vez de lançar luz, confunda, transtorne os sentidos das palavras e surpreenda o leitor. Assim, é correta a opção [B].

(5)

A referência ao gênero “romance histórico”, que atendia às necessidades de estabelecer um passado heroico e lendário para a sociedade brasileira da época, indica que a primeira lacuna deveria ser preenchida com o termo “indianista”, gênero vinculado à estética romântica cujo principal expoente foi José de Alencar.

QUESTÃO 20|

As referências a ausência de sentimentalismo, distanciamento de temáticas sociais e políticas, assim como preocupação com a técnica da escrita e preciosismo vocabular permitem deduzir que o texto se refere ao movimento denominado “Parnasianismo”, como referido em [C].

QUESTÃO 21|

O excerto de “Funeral de um lavrador” retrata o momento em que o agricultor, um dos muitos "severinos filhos de Maria”, consegue seu pedaço de terra. O tema da reforma agrária, recuperado por Chico Buarque de Holanda, também está presente no Auto de João Cabral de Melo Neto que denuncia a injustiça da situação socioeconômica do Nordeste pela concentração de terras que dá origem ao grande latifúndio e onde o projeto de reforma agrária, “terra que querias ver dividida”, é reprimido de forma violenta. Como todos os itens são verdadeiros, é correta a opção [E].

ARTES

QUESTÃO 22|

A Semana de Arte Moderna de 1922, comemoração do centenário da independência do Brasil, visava fazer uma segunda independência, agora através da cultura aliando aspectos da modernidade mundial à valorização das raízes nacionais. ou seja, valorizar a cultura nacional construindo uma identidade brasileira.

QUESTÃO 23|

A despeito das teorias que consideram que a História se inicia a partir da invenção da escrita, já sabemos que a arte rupestre, ou seja, aquela encontrada na Pré-História possui relevante papel para o estudo da História humana.

[I] Correta. A obra de Cildo Meirelles se insere no contexto da arte contemporânea, contestando a política vigente, por meio das suas produções.

[II] Correta. O artista se dedica a produções, destacando objetos e ressaltando a intervenção política em objetos banais.

[III] Correta. O artista foi precursor do ready-made. Apropria-se de objetos do cotidiano para expressar sua criticidade.

[IV] Incorreta. A arte de Cildo faz parte do universo contemporâneo da arte, portanto não se relaciona com o movimento romântico e realista do século XIX. Procura transformar o cotidiano, não se preocupando com uma cópia realista da natureza.

QUESTÃO 25|

[I] Verdadeira. Na leitura da imagem, cruzamos informações do objeto com informações do leitor, seu conhecimento e sua experiência. Sabemos que existe um movimento de retroalimentação entre objeto/espectador.

[II] Verdadeira. Ao ler a imagem, percebemos que não existem receptores nem leitores, mas construtores de significados, a partir de imagens que se encontram em diversos contextos culturais.

[III] Verdadeira. Na leitura da imagem, existem construtores de significados, a partir dos diversos contextos culturais em que a imagem está imersa. [IV] Verdadeira. Na leitura da imagem, considera-se a imagem constituinte do modo de linguagem na composição e compreensão das mensagens em diversos níveis, considerando os seus elementos estruturais. Dondis é um teórico que considera a imagem como linguagem envolvendo receptores, mensagem e todos os elementos visuais. A ênfase está na alfabetização visual e não no contexto cultural.

[V] Falsa. A leitura da imagem na arte leva em consideração a imagem, o seu significado banhado de conhecimento e vivências do espectador, o seu contexto cultural, não apresentando dessa forma um único significado. Os símbolos visuais são articulados pelos elementos visuais estruturantes, como ponto, linha, forma, cor, volume etc., sem estabelecerem uma única regra, pois envolvem a expressão, o fazer e o conhecer na busca de algo novo. Além disso, a leitura da imagem não está ligada às regras da linguagem articulada.

(6)

QUESTÃO 26|

[A] Incorreta. O artista, nega que a fotografia seja capaz da sensação completa.

[B] Incorreta. A pintura também pode ter caráter científico.

[C] Incorreta. O artista fala da impossibilidade de capturar o movimento.

[D] Incorreta. O pintor propõe a percepção do movimento pela simultaneidade da cena de movimento. [E] Correta. O artista propõe uma percepção ampla da observação e representação da imagem e do movimento, e segundo sua lógica contrapõe a ideia de ‘exatidão’ compreendida pela fotografia.

HISTÓRIA

QUESTÃO 27|

Diversos aspectos históricos contribuíram para a expansão territorial do Brasil que só foi completada no início do século XX, em 1903 pelo Tratado de Petrópolis quando o Brasil comprou o Acre da Bolívia. A interiorização ou a expansão para o interior está associada a pecuária no Nordeste e no Rio Grande do Sul, Drogas do Sertão na Amazônia, a mineração no centro da colônia e as atividades dos bandeirantes paulistas. Gabarito [C].

QUESTÃO 28|

O excerto do historiador José de Souza Martins aponta para a criação do SUDAM, banco da Amazônia, no contexto do regime militar, 1964-1985, que concedia uma política de subsídio fiscal para o agronegócio, estimulando empresários de outras regiões do país a se tornar proprietários de terras na Amazônia, contribuindo para o desmatamento, grilagem de terras bem como o aumento nos conflitos violentos no campo. Em consequência desse processo, surgiram lideranças importantes defendendo o meio ambiente e os povos da floresta como Chico Mendes. Gabarito [D].

QUESTÃO 29|

Alternativa [C] – Correta. A Revolução Russa possuiu uma grande participação popular e buscou representar uma alternativa ao capitalismo, e por isso se encaixa na categoria “revolução” que Bobbio descreveu no texto.

QUESTÃO 30|

Alternativa [D] – Correta. O movimento modernista procurava resolver um conflito presente nas interpretações do Brasil feitas por intelectuais desde o século XIX: seria o Brasil capaz de atingir o patamar das “nações civilizadas”, das nações modernas? Um caminho seria a europeização do país, o que foi colocado em prática com o estímulo à vida de imigrantes europeus ao país. Porém, a intelectualidade também se preocupava em encontrar na cultura brasileira elementos que nos ligassem à modernidade, mas com uma dinâmica específica, particular, própria. Temos, então, a combinação de criação de mecanismos de consolidação de uma identidade nacional – a contribuição brasileira ao mundo “civilizado” e a nossa participação na cultura universal. O item correto é a letra [D].

QUESTÃO 31|

Alternativa [D] – Correta. Para Niall Ferguson, é equivocado acreditar na narrativa mais tradicional acerca da Independência das 13 Colônias que defende a Revolução Americana como uma reação às imposições econômicas constantes. Diferentemente dessa versão, como pode ser visto no texto de Niall Ferguson, além de inúmeras outras pesquisas, a Independência das 13 Colônias está mais relacionada ao desejo de maior participação política.

QUESTÃO 32|

Alternativa [B] – Correta. Claramente o texto I apresenta diversas inovações tecnológicas no advento da Idade Moderna, o que contribuiu decisivamente para o aumento da produtividade e pela diminuição da insegurança alimentar, o que contribuiu para uma melhoria na qualidade de vida de uma maior parte da população.

Já o texto II aborda uma das maiores transformações da Revolução Industrial, e não estamos falando do desenvolvimento tecnológico, mas sim da mudança de mentalidade em relação ao tempo, materializado pela coletividade na expressão: “tempo é dinheiro”.

QUESTÃO 33|

A pecuária, no Brasil Colônia, representou uma atividade que, ao mesmo tempo, contribuiu para o avanço do território rumo ao interior e interligou a economia colonial através do fornecimento de produtos – como carne, couro, transporte e força motriz – para o mercado interno.

(7)

Portugal foi o pioneiro no projeto das Grandes Navegações considerando que foi o primeiro Estado Moderno a surgiu na Europa, no ano de 1139 com a dinastia de Borgonha, 1139-1385, através de uma aliança entre rei e a burguesia e a centralização do poder político. Durante a Baixa Idade Média, séculos XII ao XV, as cidades do norte da Itália monopolizavam o Mar Mediterrâneo controlando o comércio das especiarias. Os portugueses começaram as navegações em 1415, tomada de Ceuta, contornaram a costa ocidental africana e em no ano de 1492, Vasco da Gama chegou em Calicute nas Índias. No ano de 1453, os turcos otomanos tomaram Constantinopla acabando com frágil Império Bizantino, dando início a Idade moderna. Com isso, a rota de acesso ao Mar Negro pela Europa, dando acesso à Índia foi fechada, daí a necessidade de uma rota marítima o que resultou nas Grandes Navegações.

GEOGRAFIA

QUESTÃO 35|

A afirmativa correta é [B], porque terremotos são propagação de ondas sísmicas, cuja origem é o falhamento geológico, também presente no território brasileiro a despeito de sua origem geológica antiga. As afirmativas incorretas são: [A], porque os maremotos são consequência e não causa dos tremores; [C], [D] e [E], porque o início se deu pela pressão das camadas rochosas mais profundas e não pelo tectonismo.

QUESTÃO 36|

A afirmativa correta é [E], porque o mapa aponta que a maior concentração da jararaca se dá sobre a Mata Atlântica, embora se estenda sobre outros biomas que apresentam maiores altitudes.

As afirmativas incorretas são: [A] e [C], porque se distribuem por áreas de até 1000m; [B], porque não são generalizadas e nem se concentram na caatinga; [D], porque não aparecem no bioma amazônico.

QUESTÃO 37|

Os itens incorretos são: [III] (o Centro-Oeste é a segunda região mais urbanizada, atrás do Sudeste e do Sul) e [IV] (os critérios utilizados para a definição da população urbana utilizados pelo IBGE seguem padrões internacionais, apesar da possibilidade de aplicar várias metodologias, os parâmetros utilizados pela ONU são a principal referência e não da OCDE).

A afirmativa correta é [B], porque em razão de sua forma em geoide, ao projetar a Terra sobre um plano, independente da projeção cartográfica utilizada, haverá distorções. As afirmativas incorretas são: [A], porque enquanto Mercator adota a projeção conforme, Gall-Peters adota a projeção equivalente, e dessa forma, são projeções diferentes e não correção de projeções; [C] e [D], porque todas as projeções exibem distorções; [E], porque o formato da Terra já era conhecido.

QUESTÃO 39|

Os itens incorretos são: [III] (o Mercosul não é uma união aduaneira perfeita, as tarifas mais elevadas de importação são aplicadas no comércio com as nações de fora do bloco, todavia ocorrem acordos setoriais e divergências no bloco) e [IV] (o Tratado de Ushuaia é a cláusula democrática do Mercosul, não entram ditaduras no bloco e países podem ser afastados no caso de violação das regras democráticas como golpes de Estado).

QUESTÃO 40|

Alternativa [D] – Correta. A Caxemira representa um dos mais importantes conflitos da atualidade que envolve diferenças étnicas e disputas pela divisão de fronteiras nacionais. Atualmente, o Paquistão ainda parece determinado a ganhar o controle do estado indiano de Caxemira. O país utiliza como principal argumento a questão de que a maioria da população da Caxemira é muçulmana e que é seu desejo participar do Paquistão, mas são impedidos de fazê-lo por um governo indiano opressor.

QUESTÃO 41|

Eis a associação correta: I-C (clima tropical: quente, com verão chuvoso e inverno seco), II-B (clima subtropical: chuva bem distribuída, verão quente e inverno frio, com maior amplitude térmica anual), III-D (clima semiárido: quente, com menor índice pluviométrico anual e secas prolongadas) e IV-A (clima equatorial: quente, baixa amplitude térmica e com chuvas abundantes).

(8)

QUESTÃO 42|

Na Amazônia, 50% da umidade é oriunda da evapotranspiração da Floresta Amazônica, o que torna a MEC (Massa Equatorial Continental) muito úmida. Quente e acentuadamente úmida, a MEC transporta umidade e nuvens (“rios voadores”) da região amazônica em direção ao Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Seu fluxo é canalizado para a direção sul em decorrência de uma barreira de relevo, a Cordilheira dos Andes. Os “rios voadores” são fundamentais para a regularidade das chuvas no Centro-Oeste, Sudeste e até em países vizinhos como a Bolívia, Paraguai e Argentina. E as chuvas são essenciais para o abastecimento de água, energia hidrelétrica e agronegócio.

SOCIOLOGIA

QUESTÃO 43|

Alternativa [D] – Correta. O texto demonstra que no mundo antigo, no caso Atenas, NÃO utilizava a concepção moderna de Locke, que defendia a teoria dos freios e dos contrapesos e de Montesquieu, que defendia a tripartição dos poderes. Entretanto, apenas devemos levar em conta que Aristóteles chegou a falar sobre um tipo de divisão dos poderes.

QUESTÃO 44|

Alternativa [B] – Correta. O manifesto "Vidas negras importam: nós queremos respirar" também é um movimento nacional proposto por diversas personalidades do meio jurídico, político, empresarial, artístico, do esporte e da comunicação, que se mobilizam para debater a diversidade racial brasileira e ajudar a implementar políticas públicas e privadas contra o racismo no país.

QUESTÃO 45|

Somente a primeira afirmativa é incorreta. A Internet não é, por si só, democrática ou antidemocrática, mas o uso que se faz dela que pode conter esse componente autoritário.

QUESTÃO 46|

Dentre os fenômenos apresentados nas alternativas, aquele que apresenta uma característica mais evidente de política pública etnocêntrica é o apartheid, que segregou brancos de negros na África Sul por quase 50 anos durante o século XX.

FILOSOFIA

QUESTÃO 47|

Alternativa [A] – Correta. Tomás de Aquino apontava para a necessidade de combinar razão e fé, cada uma dessas dimensões nos campos que lhes fossem próprios. Daí a compatibilidade existente entre ambas. Portanto, letra [A].

QUESTÃO 48|

Alternativa [E] – Correta. De acordo com o filósofo hispano-mexicano Sánchez Vásquez, a teoria de Karl Marx e Friedrich Engels se estrutura na concepção da luta de classes. A luta de classes só pode ocorrer em sociedades onde surgem formas de propriedade dos meios de produção. Em qualquer sociedade assim estruturada, a violência será a racionalidade decisiva para uma classe social manter seu poder sobre outras classes sociais. Por isso, a violência é um componente inerente às sociedades de classe, ou seja, socialmente hierarquizada. Daí o item correto ser a letra [E].

QUESTÃO 49|

O estoicismo foi uma das correntes filosóficas helenísticas que entendia a filosofia como um exercício prático e não apenas como uma atividade intelectual abstrata, além de se basear nas leis da natureza. Propunha uma ética que enfatizava o equilíbrio das paixões, a autossuficiência e a paz da alma como virtudes necessárias para a felicidade. A valorização dessas virtudes se relaciona com a concepção de que as forças dos cosmos determinam a causalidade das coisas, de modo que a única postura verdadeiramente virtuosa seria a aceitação diante do que não se pode controlar. Tal postura, também chamada de ataraxia, implica a rejeição da influência dos sentimentos e desejos frente ao que é condicional, considerado secundário e supérfluo. A ética estoica influenciou, ainda, a ética cristã, que também valoriza a designação frente ao destino. Partindo dessas considerações, o aluno deve identificar os itens [I] e [III] como corretos.

Já de acordo com a ética epicurista, que também concebe a filosofia como um exercício prático, a moral a ser seguida é a moral hedonista. Na perspectiva hedonista, a busca pelo prazer não necessariamente está dissociada da razão, mas, pelo contrário, deve associar-se à ela para a fruição do prazer refletido, dominado pela razão. Com efeito, a ética epicurista busca os prazeres comedidos, mas não se deixa dominar por ele, recusando as paixões exacerbadas e supérfluas. Assim, o aluno deve indicar o item [II] como incorreto.

(9)

O racionalismo é a perspectiva epistemológica que reconhece a razão humana, inata aos indivíduos, como o aspecto central no processo do conhecimento, haja vista que as experiências sensíveis podem ser ilusórias, incorrendo em erros e afastando o homem do conhecimento verdadeiro. Os racionalistas se baseiam no método dedutivo, a partir do qual um conhecimento genérico possibilita a obtenção de um conhecimento específico. A partir dessas considerações, o aluno deve considerar a primeira afirmação como incorreta, e a terceira afirmação como correta.

A perspectiva empirista parte da consideração oposta, ou seja, a de que são as experiências sensíveis a única fonte segura para chegar ao conhecimento verdadeiro, por meio do método indutivo, que chega a conclusões gerais partindo de conhecimentos particulares. Essa consideração permite que o aluno identifique a segunda afirmativa como correta.

A quarta afirmativa, por sua vez, deve ser identificada como incorreta, uma vez que a epistemologia empirista nega o modelo científico cartesiano ao colocar as experiências sensíveis como principal instrumento para a obtenção do conhecimento e que o racionalismo cartesiano parte do pressuposto de que o sistema cognitivo humano é inato.

FÍSICA

QUESTÃO 51|

Energia gasta com as lâmpadas de gás:

gás gás E 4 40 5 2 20 4 1 15 1 E 975 Wh 0,975 kWh =   +   +   = =

Energia gasta com as lâmpadas de Led:

Led Led E 4 10 5 2 10 4 1 10 1 E 290 Wh 0,290 kWh =   +   +   = =

Portanto, a economia será de:

0,975 kWh 0,290 kWh− =0,685 kWh

QUESTÃO 52|

De acordo com a Lei de Lenz, deve ser gerado um fluxo magnético oposto ao criado pelo movimento relativo. Dessa forma, caso haja uma aproximação relativa entre a bobina e o ímã na figura 2, será gerada uma corrente elétrica induzida com o sentido de B.

No intervalo de 21 s a 28 s, há um total de 5 oscilações. Logo, o período de oscilação é dado por:

7

T s

5 =

Como se trata de um pêndulo simples, temos que:

2 2 L 7 L T 2 2 3 g 5 10 7 L 49 10 L 30 10 900 L 50 cm π =  =         =  =     QUESTÃO 54| Analisando as afirmativas:

[I] Verdadeira. 1ª Lei da Termodinâmica: Q= +τ ΔU.

Na etapas BC e CA, temos:

BC BC BC BC BC CA CA CA CA CA V 0 0 Q 0 T 0 U 0 V 0 0 Q 0 T 0 U 0 Δ τ Δ Δ Δ τ Δ Δ =  =               =  =

Logo, ambas as etapas liberam calor. [II] Falsa. Pelo item anterior, τBC =0.

[III] Falsa. Como CA se dá sobre uma isoterma,

CA

T 0.

Δ =

QUESTÃO 55|

Da equação de conversão entre as escalas Celsius e Kelvin: K C K K T =T +273  T = −184+273  T =89K. QUESTÃO 56| Do gráfico: λ=270nm=270 10 −9m λ=27 10 −8m

Equação fundamental de ondulatória:

8 16 15 8 c 3 10 c f f 0,11 10 f 1,1 10 Hz. 27 10 λ λ −  =  = = =   =   QUESTÃO 57| 2 3 8 2 13 13 1 4 E mc E 1,0 10 (3,0 10 ) E 9,0 10 J OG 10 10 J − + = → =    =  = =

(10)

QUESTÃO 58|

O deslocamento é numericamente igual à área hachurada. 2 1 x 5 x 7,5m. 2 Δ = +   Δ = QUESTÃO 59|

Análise das afirmativas:

[I] Falsa. A resultante das forças é orientada para dentro da curva, na direção radial e é chamada de força centrípeta. [II] Falsa. Sendo um movimento circular uniforme, o módulo da velocidade linear é constante, e, portanto, a aceleração linear é nula.

[III] Verdadeira. Para que o movimento seja retardado há necessidade de redução da velocidade linear com o tempo, assim deve ter uma aceleração tangencial contrária à velocidade tangencial, ou seja, uma força de atrito, por exemplo.

[IV] Verdadeira. A aceleração centrípeta depende diretamente do quadrado do módulo da velocidade e inversamente do raio da curva. Assim, apenas para o caso de manter a mesma velocidade tangencial em módulo, haverá mais aceleração centrípeta quanto menor for o raio da curva. Esta alternativa poderia ser considerada falsa, pois não houve por parte da banca o cuidado de colocar que o módulo da velocidade deveria se manter constante.

QUESTÃO 60|

A miopia se caracteriza pela dificuldade de focalizar objetos distantes e a correção exige o uso de lentes divergentes.

BIOLOGIA

QUESTÃO 61|

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Biologia] As clorofilas são pigmentos fotossintetizantes presentes nos tilacoides dos cloroplastos das algas e plantas.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] As clorofilas a e b estão presentes na estrutura celular denominada cloroplasto, organela onde é realizada a fotossíntese, sendo que a clorofila a é a principal responsável por este processo.

O magnésio pertence ao grupo 2 da tabela periódica

(2 e− de valência): Mg2+.

QUESTÃO 62|

A membrana plasmática é uma estrutura fluida com um mosaico de várias proteínas incrustadas ou ligadas a uma dupla camada de fosfolipídeos, portanto, as moléculas que perderam a fluorescência foram os lipídeos e as proteínas e o modelo evidenciado no experimento foi o mosaico fluido.

QUESTÃO 63|

[II] Incorreta. Os centríolos são constituídos por nove conjuntos de três microtúbulos, presentes na maioria das células eucarióticas, exceto em fungos e plantas, localizando-se no centrossomo, local de onde partem os microtúbulos do citoesqueleto; os cílios e flagelos são constituídos de nove duplas de microtúbulos periféricos e dois microtúbulos centrais, originam-se a partir de centríolos que migram para a periferia da célula, crescem pelo alongamento de seus microtúbulos e se projetam da superfície da célula, empurrando a membrana plasmática, que passa a envolvê-los como uma luva.

(11)

[A] Incorreta. O óleo um lipídio, substância orgânica formada a partir de ácidos graxos e álcool.

[B] Incorreta. O zooplâncton é afetado por esse lipídio, pois ao ingeri-lo muitos animais morrem ou passam adiante na cadeia alimentar.

[C] Correta. O óleo impede a passagem de luz, impedindo que a fotossíntese seja realizada pelo fitoplâncton.

[D] Incorreta. O ecossistema é afetado, pois pode matar muitos seres vivos ou envenenar toda uma cadeia alimentar. [E] Incorreta. O óleo é um lipídio, portanto, uma substância orgânica.

QUESTÃO 65|

O gráfico ilustra o aumento do metabolismo de um animal conforme ocorre aumento da temperatura ambiente, demonstrando que é um animal ectotérmico, ou seja, que regula o seu metabolismo celular, a sua temperatura corporal, de acordo com a temperatura externa, diferentemente de um animal endotérmico, em que a temperatura corporal mantém-se relativamente constante, independentemente da temperatura externa, graças à manutenção do próprio metabolismo.

QUESTÃO 66|

[A] Incorreta. Em [I], o pássaro está no terceiro nível trófico (consumidor secundário), e em [II], o pássaro está no segundo nível trófico (consumidor primário).

[B] Incorreta. As plantas são seres autotróficos, ou seja, produzem substâncias orgânicas através da fotossíntese. [C] Incorreta. O produtor permanece sempre no primeiro nível trófico.

[D] Correta. As plantas são produtores, portanto, estão no primeiro nível trófico.

[E] Incorreta. Em [I], a cobra é o consumidor terciário (quarto nível trófico).

QUESTÃO 67|

[1] Clivagem completa: ovos com quantidade relativamente grande de vitelo apresentam núcleo deslocado para um dos polos (polo animal) e o vitelo fica concentrado no polo oposto (polo vegetativo); os ovos sofrem clivagens completas, mas devido à distribuição desigual de vitelo, surgem blastômeros maiores e mais ricos em vitelo, os macrômeros, e blastômeros menores e pobres em vitelo, os micrômeros; ocorre em anfíbios.

vitelo concentrada na região central do ovo; de início, apenas os núcleos se dividem, sem formação de células individualizadas, mas após um certo número de mitoses, os núcleos migram para a periferia do ovo, dispondo-se em camada imediatamente abaixo da membrana ovular; ocorre em insetos.

[1] Clivagem completa: ovos com pouca quantidade de vitelo e as primeiras clivagens ocorrem em toda extensão do ovo, formando blastômeros aproximadamente do mesmo tamanho; ocorre em mamíferos.

[2] Clivagem incompleta: as mitoses ocorrem na região do disco germinativo, enquanto o restante do ovo não se divide; ocorre em répteis e aves.

QUESTÃO 68|

Os genótipos dos indivíduos acima são: I-1:Aa; I-2:Aa; I-3:aa; I-4:Aa

II-1:AA ou Aa; II-2:aa; II-3:Aa; II-4:Aa; II-5:aa; II-6:Aa

III-1:AA ou Aa; III-2: aa; III-3:AA ou Aa

Assim,

[A] Incorreta. Sabe-se que o indivíduo I-2 é heterozigoto

(Aa), mas não é possível determinar qual era sua probabilidade, pois a genealogia não apresenta seus ascendentes; o indivíduo II-5 é homozigoto; e o indivíduo III-1 pode ser heterozigoto (Aa), com probabilidade de

1 2, ou homozigoto dominante (AA), com probabilidade de 1/4.

[B] Incorreta. O indivíduo I-1 apresenta um alelo para a doença, heterozigoto (Aa), não sendo possível determinar qual era a probabilidade de ter esse alelo, pois a genealogia não apresenta seus ascendentes; o indivíduo II-4 é heterozigoto (Aa) e sua probabilidade era de 1 2.

[C] Incorreta. O próximo filho do casal I-3 (aa) e I-4 (Aa)

ser uma criança doente é de 1 2.

[D] Correta. O próximo filho do casal II-3 (Aa) e II-4 (Aa)

ser uma menina doente (aa) é de 1 8, pois há a probabilidade de 1 4 de apresentar a doença (aa) e 1 2

de ser menina, 1 4 1 2 =1 8 :

[E] Incorreta. Os indivíduos II-1 e III-3 podem ser heterozigotos (Aa) ou homozigotos (AA), sendo que a probabilidade de terem um alelo para a doença (a) é de

(12)

QUESTÃO 69|

[A] Incorreta. A vacina é um tipo de imunização ativa, que consiste na aplicação de antígenos isolados de microrganismos causadores de certas doenças, ou mesmo microrganismos vivos previamente atenuados, que desencadearão respostas imunitárias.

[B] Incorreta. As taxas de incidência e de transmissão do sarampo aumentam conforme a imunidade de grupo diminui.

[C] Incorreta. A vacinação do sarampo nunca deixou de ser necessária, e o surgimento de novos casos da doença só indica a importância de se manter o calendário de vacinação. [E] Incorreta. Ambas as doses da vacina contra o sarampo são compostas por antígenos específicos.

QUESTÃO 70|

Somente o quarto item é falso. O conjunto de hifas de um fungo, que forma uma rede, é chamado de micélio; e, durante os processos de reprodução sexuada de muitas espécies de fungos, como estruturas reprodutivas, formam-se hifas especiais, que crescem em agrupamentos compactos, constituindo os corpos de frutificação.

QUÍMICA

QUESTÃO 71|

Para o etanol:

1.000 g de etanol combustível tem 940 g de C H O.2 6

( )

2 6 2 2 2 2 6 2

1 C H O 3 O 2CO 3 H O Relação estequiométrica C H O : O : 1: 3. 46 g + → +  2 44 g 940 g  2 2 CO CO m 940 g 2 44 g m 1.798,26 g 46 g   = =

A queima de 700 g de gasolina comercial leva à formação de 1.962 g de CO .2 = − =  2 2 CO CO m 1.798,26 g 1.962 g 163,74 g m 164 g Δ Δ QUESTÃO 72|

[A] Incorreto. Essa molécula é pouco solúvel em meio aquoso (3,46 g L), pois apresenta grande quantidade de átomos de carbono ligados entre si (região apolar).

[B] Incorreto. Essa molécula possui carbonos secundários (ligados a outros dois átomos de carbono) e primários (ligados a um único átomo de carbono).

[C] Incorreto. Essa molécula é o ácido 12-hidróxi-9-cis-octadecenoico, de acordo com a nomenclatura da IUPAC.

[D] Incorreto. Essa molécula possui fórmula molecular

18 34 3

C H O .

[E] Correto. Essa molécula apresenta isomeria ótica, pois possui um átomo de carbono quiral ou assimétrico (átomo de carbono ligado a quatro ligantes diferentes entre si).

QUESTÃO 73|

[I] Correta. Os compostos butan-1-ol e butan-2-ol apresentam entre si isomeria de posição (a posição do grupo OH é diferente).

(13)

[II] Correta. Os compostos pent-2-eno (cadeia não ramificada) e 2 metilbut-2-eno (cadeia ramificada) apresentam entre si isomeria de cadeia.

[III] Incorreta. Os compostos propanal (aldeído) e propanona (cetona) apresentam entre si isomeria de função.

[IV] Incorreta. Os compostos etanoato de metila e metanoato de etila apresentam entre si isomeria de compensação ou metameria.

QUESTÃO 74|

Quanto mais ramificado for o isômero, menores serão suas forças atrativas intermoleculares e, consequentemente, menor será seu ponto de ebulição. Então: T.EIII  T.EII  T.E .I

55. (Fac. Pequeno Príncipe - Medici 2020) Os lipídios constituem uma classe de biomoléculas com inúmeras aplicações. Desde relações ao fornecimento de energia até atuações como isolante térmico as moléculas lipídicas influenciam diretamente no bom funcionamento de um organismo. Quimicamente os lipídios são considerados ésteres de cadeia longa e sua hidrólise forma outras substâncias orgânicas.

Considere a cadeia lipídica apresentada a seguir.

que

a) a hidrólise formaria um álcool insaturado e o ácido butanoico.

b) não existe a possibilidade da substância existir como isômeros espaciais.

c) possivelmente se trata de uma molécula bastante solúvel em água.

d) existem dois elétrons pi em toda a estrutura. e) a hidrólise formaria um ácido graxo insaturado e o butan-1-ol.

QUESTÃO 75|

[A] Incorreto. A hidrólise formaria um álcool saturado (butan-1-ol) e o ácido dodec-5-enoico.

[B] Incorreto. Existe a possibilidade da substância existir como isômeros espaciais cis e trans.

[C] Incorreto. Se trata de uma molécula pouco solúvel em água devido à longa cadeia carbônica.

[D] Incorreto. Existem quatro elétrons pi em toda a estrutura . π   =      

(14)

[E] Correto. A hidrólise formaria um ácido graxo insaturado e o butan-1-ol.

QUESTÃO 76|

[I] Incorreta. O nome (aceito pela IUPAC) da substância “A” é etano.

[II] Correta. O nome (aceito pela IUPAC) da substância “B” é o etilbenzeno.

[III] Incorreta. Na substância B existem átomos de carbono com hibridização sp2 e sp .3

[IV] Correta. A fórmula molecular da substância “B” é

8 10

C H .

[V] Correta. O processo de alquilação, representado pela equação da reação na segunda etapa, pode ser classificado como reação de substituição.

QUESTÃO 77|

[I] Incorreta. A presença do grupo carbonila

(

C=O

)

nestes polímeros permite a formação de ligações intermoleculares do tipo ligação de hidrogênio.

[II] Incorreta. Os polímeros biodegradáveis apresentados possuem a função éster na sua estrutura.

[III] Correta. A substituição do radical metila por um radical etila na ramificação do PHB dará origem ao polímero poli(hidroxipentanoato).

[IV] Correta. Os polímeros PHB e PLA possuem apenas ligações saturadas (simples) na cadeia carbônica.

(15)

Quanto mais acima na torre de destilação, maior a volatilidade ou menores as cadeias carbônicas (C)das misturas de hidrocarbonetos.

(CGás) ( CGasolina)(CQuerosene)

(

CÓleo diesel

) (

 CÓleo lubrificante

)

(CRe síduo)

Conclusão:

I - Gás; II - Gasolina; III - Querosene; IV - Óleo diesel; V - Óleo lubrificante; IV - Resíduo.

QUESTÃO 79|

A concentração de sais no Mar morto é muito elevada, por isso, conclui-se que os valores em 2 e 4 foram digitados em linhas trocadas.

Amostra de água Origem Concentração de sais dissolvidos 1 Oceano Atlântico (litoral nordestino brasileiro) 3,6 g 3,6 g 3,6% (m V) 36 g L 100 mL 0,1L = = = 2 Mar Morto (Israel/Jordânia) 30 g 30 g 30% (m V) 300 g L 100 mL 0,1L = = = 3 Água mineral de Campos do Jordão (interior do estado de São Paulo) 3 120 mg L=120 10 − g L=0,12 g L 4 Lago Titicaca (Bolívia/Peru) 1,2 g L QUESTÃO 80|

As reações exotérmicas são favorecidas pela diminuição da temperatura.

A reação de produção do amoníaco é exotérmica, pois quanto menor a temperatura, maior a porcentagem de amoníaco produzida.

QUESTÃO 81|

[A] Falsa. O número 2 é primo.

[B] Falsa. Sabemos que existem infinitos números primos.

[C] Falsa. Tomando n=3, vem 23+ =1 9. Contradição,

uma vez que 9 é quadrado perfeito e, portanto, não é primo.

[D] Verdadeira. Com efeito, pois 29 e 31 são os únicos primos entre 24 e 36.

[E] Falsa. Na verdade, temos 143=13 11, ou seja, 143 é composto.

QUESTÃO 82|

Considerando que a área do trapézio é 21 cm ,2 podemos escrever que:

(

)

(

)

2 x 2 3x x 21 2 2x 1 x 21 2x x 21 0 + +  = +  = + − =

Resolvendo a equação obtemos:

x =3 ou x= −7 2 (não convém)

Considerando x=3, temos a seguinte figura

No triângulo ABE, temos:

2 2 2 BE 4 3 BE 5 cm 4 3 BE h 12 5h 12 h cm 5 = +  =  =  = = Resposta: 12cm. 5

(16)

QUESTÃO 83|

A base desse prisma é um triângulo isósceles com um ângulo de 60°. Isso significa que os outros dois ângulos também terão essa medida, portanto, esse triângulo também é equilátero. A área do triângulo equilátero é dada pela expressão:

Ab =𝑙

2 √3

4

Substituindo a medida do lado do triângulo nessa fórmula, temos: Ab =40 2 √3 4 Ab =1600 √3 4 Ab = 400 √3 cm2

Para finalizar, basta multiplicar a área da base pela altura do prisma. Lembre-se de que 5 m = 500 cm.

V = Ab·h V = 400 √3 · 500 V = 200 000 · √3 V = 200 000 · 1,73 V = 346 000 cm3 QUESTÃO 84|

Vamos considerar que:

J é o conjunto dos alunos que leem jornais.

R é o conjuntos dos alunos que leem revistas.

x é a porcentagem dos alunos que leem jornais e revistas. Podemos, então, representa-los através dos diagramas.

Portanto: 35% x x 55% x 25% 100% x 100% 115% x 15% − + + − + =  − = − = Logo, 15% de 3800 é 570.

Resposta: 570 alunos leem jornais e revistas.

QUESTÃO 85|

O número de palitos em cada etapa cresce segundo a sequência (3, 5, 7, , 2n 1,+ ), com 𝑛 ∈ ℕ∗. A sequência é uma progressão aritmética de primeiro termo a1=3 e razão r=2. Em consequência, temos 2n 1+ =245 =n 122. QUESTÃO 86| A 2 A A 2 A A A A P(x ) 12 12 x x 12 x x 0 x 0 ou x 1 = = − + + − = = = como xA 0 A (1, 12)  = B 2 B B 2 B B B B B P(x ) 0 0 x x 12 x x 12 0 1 7 x x 4 ou x 3 2 = = − + + − − =  =  = = − como xB 0, temos: B( 3, 0)−

Considerando, agora, a função h, temos:

h(1) 12 k m 12 h( 3) 0 3k m 0 =  + = − =  − + = Resolvendo o sistema k m 12 , 3k m 0 + =   + =  obtemos: k=3 e m=9 Logo, k−m= −6.

(17)

Sejam c, m e p, respectivamente, os preços unitários do café, do misto quente e do pão de queijo. Logo, temos

6c 3m 8p t 3c 2m 4p 25 , 9c 5m 12p 70 + + =   + + =   + + =

em que t denota o consumo total na mesa 1.

Escalonando o sistema, encontramos

3c 2m 4p 25 m 50 t . 0 t 45 + + =   =   = − + 

Portanto, o sistema é impossível para tR$ 45,00 e

indeterminado para t=R$ 45,00, com

15 4p (c, m, p) , 5, p 3 −   =  e 0 p 15. 4  

Subtraindo a equação 3c+2m+4p=25 da equação

9c+5m 12p+ =70, encontramos

6c+3m 8p+ =45,

o que corresponde ao consumo total na mesa 1.

[A] Falsa. Na verdade, sabemos que m=R$ 5,00 para

t=R$ 45,00.

[B] Verdadeira. De fato, conforme mostramos acima. [C] Falsa. O sistema é possível e indeterminado para

t=R$ 45,00.

[D] Falsa. Na verdade, temos cp quando 0 p 15. 7

 

[E] Falsa. O sistema pode ser indeterminado, conforme mostramos acima.

QUESTÃO 88|

Existem 5!=120 modos de ordenar os gêneros.

O número de maneiras de arranjar 5 músicas em cada

gênero é dado por

10, 5

10!

A 30240.

5!

= =

Portanto, pelo Princípio Multiplicativo, segue que a resposta é 120 30240 . 5

O número de frascos no laboratório é dado por

10 10! 45. 2 2! 8!   = =    

Existem 9 frascos com a substância A e 9 frascos com a substância E. Ademais, existe um frasco com as substâncias A e E. Em consequência, pelo Princípio da Inclusão-Exclusão, o número de frascos com a substância

A ou a substância E é 9+ − =9 1 17.

Portanto, como 45 17− =28 frascos não apresentam nem a substância A nem a substância E, segue que a resposta é 28 28! 2 2! 26! 45! 45 2! 43! 2 21 . 55        =       = QUESTÃO 90|

O volume do sólido P é dado por

2 2 2 2 1 1 (OC OB ) OA (4 2 ) 6 3 3 24 . π π π   −  =   −  =

Por outro lado, o volume do sólido Q é igual a

2 2 1 1 OA (OC OB) 6 (4 2) 3 3 24 . π π π    − =    − =

Em consequência, razão entre os volumes dos dois sólidos é 1.

Referências

Documentos relacionados

QUESTÃO 01 – Assinale a alternativa que apresenta informação que está de acordo com o texto. A) As doenças respiratórias alérgicas podem ser controladas apenas com

1 Luiz Pinguelli Rosa, 65, físico, é diretor da Coope-UFRJ (Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Trata-se do relato de um professor e não de um aluno, como é possível perceber na frase “verlos sin rostro nos hace sentirlos incompletos, lo mismo que ellos percibirán al mirar

Basta observar o conteúdo geral do texto para responder esta questão... BLOCO 03 01

• Caso a presente proposta não mereça acolhimento, propõe-se que, no mínimo, seja estipulado – à semelhança do que já se encontra previsto na presente Proposta

Desenvolvimento de novos materiais para aplicação em sistemas de energia mais sustentáveis, e de soluções de reutilização de resíduos industriais e demais

A – ( ) Células-tronco serão usadas para substituir os atuais tratamentos contra algumas doenças para as quais não há cura, como é o caso da hanseníase e

Tendo a rubrica de alimentação sido apontada como a mais relevante em 2013, verifica-se que, para 57% dos inquiridos, esta despesa representa entre 11% e 25% na