• Nenhum resultado encontrado

Casagrande lança novo canal no Telegram para informar população sobre ações realizadas no ES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Casagrande lança novo canal no Telegram para informar população sobre ações realizadas no ES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Casagrande lança novo canal no

Telegram para informar população

sobre ações realizadas no ES

O aplicativo é mais um meio de difusão diária de conteúdo a

ser utilizada pelo governo em prol de todos os capixabas

Da Vitória é escolhido

pelo Cidadania para

integrar mais três

comissões da Câmara

Especialistas alertam

para aumento dos

casos de doenças

respiratórias nos

próximos meses

Pág. 02

Pág. 03

Pág. 06

Consumo de café volta

a crescer no Brasil

durante a pandemia

O total é similar ao registrado em 2016 e é o segundo maior da série histórica da Associação Brasileira da Indústria de Café

Hoje é dia de ‘Café

com elas’ no projeto

conectividade feminina

Pág. 04

Pág. 08

Foto: divulgação Foto: Editora Hoje

(2)

Reflexao

~

"Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine."

Refletindo: Quando uma pessoa não tem o

amor de Deus, mesmo que fale muitas linguas e seja muito culta, poderemos perceber que seu falar é sem vida e seu coração é vazio. Paulo compara com o barulho do metal e do címbalo, que é um instrumento musical, ambos emitem sons mas não têm vida. Já os cristãos que são cheios do Espirito Santo, ao falar fluem rios de águas vivas que vem do trono de Deus. Há unção nas pessoas que têm experiência com Deus. E como é bom estar perto de pessoas assim. Seja você assim também, encha-se do poder de Deus, você vai atrair as pessoas, e vai se tornar exemplo para elas.

Oração: Pai querido, unge meus lábios,

purifica meu coração, toma conta de todo meu ser, quero que meu falar seja conforme tua vontade. Que eu adore o Senhor em todo tempo, e que eu use as palavras certas, bem temperadas, ao falar com as pessoas. Que a Sua vida e o Seu amor estejam presentes em mim, para que outras vidas possam ser alcançadas através do meu falar, do meu agir e do meu testemunho de vida.

de

Momento

1 Coríntios 13:1

27 3117-1030

Dados para envio:

Ana Gomes da Silva - 80 Jardim Passamani -São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Deseja participar? Seja opinando, criticando, denunciando, elogiando, agradecendo, comentando ou enviando poemas e A publicação é gratuíta, sendo publicada ou não conforme a original recebida ou resumidamente, a critério da redação (as correspondências recebidas não serão reenviadas aos remetentes). Para sua carta ter validade, coloque nome completo e endereço juntamente com telefone de contato e nunca esqueça de assinar

crônicas, escreva para o HN!

a mesma de forma legível.

jornalhojenoticias@hotmail.com Hoje Notícias E-mail: Cartas/Correspondências Exemplar de arquivo: R$ 1,00 Sujeito a disponibilidade Filiado à:

Editora Hoje Eireli

Cnpj.: 08325314/0001-76 Insc. Municipal: 32594 Rua Ana Gomes da Silva - 80 - Jardim Passamani

São Gabriel da Palha - ES - CEP.: 29780-000

Central de Atendimento: 27 3117-1030 E-mail: jornalhojenoticias@hotmail.com

Municípios do Estado do Espírito Santo

Circulação: Uma publicação: www.jornalhojenoticias.com/ www.jornalhojenoticias.com.br Contatos: Publicação:Diária Diretor: Editor Chefe:

Os artigos assinados, pronunciamentos e citações, não representam a opinião do Jornal e são de inteira responsabilidade de seus autores.

Julio Cesar S. Fernandes - DRT 2397/ES Harley Kalk da Silva - DRT 3672/ES

WWW.ES1.COM.BR

ENTRETENIMENTO + DIVERSÃO + MOBILIDADE + INFORMAÇÃO = ES1

PARA FICAR BEM INFORMADO

UMA CAMPANHA:

CORONAVÍRUS C O V I D - 1 9 MANTENHA

O DISTANCIAMENTOSOCIAL! Cuide de você

e dos outros.

USE MÁSCARA!

#FiqueEmCasa Se puder!

Casagrande lança novo canal no

Telegram para informar população

sobre ações realizadas no ES

O Governador do Estado Renato Casa-grande, disponibilizou um novo canal no Tele-gram para difusão diária de conteúdo sobre as ações realizadas no Esta-do.

Este aplicativo de mensagem, similar ao WhatsApp, é mais uma alternativa para a popu-lação ter acesso a infor-mações oficiais direta-mente no celular.

Para isso, basta baixar

gratuitamente o aplicati-vo Telegram para Andro-id ou iOS e entrar no

ca-nal: Renato Casagrande (https:// t.me/govrc). Todas as mídias ficam

salvas no histórico e po-dem ser compartilhadas pelos capixabas.

O aplicativo é mais um meio de difusão diária de conteúdo a

ser utilizada pelo governo em prol de todos os capixabas

Editora Hoje

Pré-selecionados do Prouni têm até

sexta para comprovar informações

Os estudantes pré-selecionados em lista de espera do processo seletivo do Programa Universidade para To-dos (Prouni), edição do 1º semestre de 2021, têm até a sexta-feira (12) para comprovar as informações da inscri-ção para obter a bolsa para uma das opções de curso escolhidas.

A documentação comprobatória de que o pré-selecionado aten-de aos critérios do Prou-ni deve ser entregue na instituição para a qual o estudante foi pré-selecionado. A institui-ção de ensino deve, obrigatoriamente, ent r e g a r a o p r é -selecionado o protoco-lo de recebimento da documentação solicita-da. O Ministério da Educação alerta que o candidato deve ficar atento quanto à exigên-cia de entrega de docu-mentos adicionais, ca-so seja julgada necessá-ria pelo coordenador do Prouni na institui-ção. A perda do prazo ou a não comprovação das informações impli-cará na reprovação do candidato.

No primeiro

semes-tre de 2021, o Prouni registrou 599.223 ins-critos. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. Ao todo foram ofertadas bolsas do Prouni para 13.117 cursos de gra-duação em 1.031 insti-tuições privadas de ensi-no superior em todos os estados e no Distrito Federal. A oferta foi de mais de 162 mil bolsas de estudo.

Agência Brasil

Documentação deve ser entregue na instituição

(3)

Especialistas alertam para aumento dos casos

de doenças respiratórias nos próximos meses

O Espírito Santo entra, nos próximos dias, no chamado pe-ríodo de sazonalidade das doenças respirató-rias, que no território capixaba se estende até o final do inverno. Diante deste cenário, especialistas alertam para o aumento de ca-sos de outras doenças respiratórias, como gripes, pneumonias, além do novo Corona-vírus (Covid-19).

“Quando falamos de sazonalidade tem a ver com o mecanismo de transmissão, refe-rindo-se a um período em que as doenças com o mesmo tipo de transmissão aconte-cem com mais fre-quência. No caso das doenças respiratórias, o agente infeccioso encontra cenário ideal

no período de chuvas e frio, que no Estado ocorre entre os meses de março e junho”, explicou o infectolo-gista e referência técni-ca do Núcleo Especial de Vigilância Epide-miológica da Secreta-ria da Saúde (Sesa), Raphael Lubiana Za-notti.

Segundo o profissi-onal, além de determi-nações ambientais, com a chegada do outo-no e do inverouto-no, o au-mento de casos ocorre também devido às ca-racterísticas compor-tamentais da socieda-de, que são observadas em todo o mundo.

“É o período em que as pessoas tendem a ficar mais tempo em locais fechados, e quan-to mais próximas esti-verem, mais efetiva é a transmissão. Esse é o mecanismo de

sazona-lidade das doenças res-piratórias: clima mais ameno, pessoas mais próximas facilitando o comportamento des-ses agentes”, declarou o especialista.

Com os elementos favoráveis à circulação das doenças respirató-rias, a médica e refe-rência estadual da Influenza, Silvana Gu-asti, ressalta que o aprendizado que a po-pulação teve em rela-ção aos cuidados para enfrentamento da Co-vid-19, é essencial e precisa ser mantido: “ U m d o s m a i o r e s aprendizados que esta-mos tendo nesse últi-mo ano foi compreen-der, na prática, que a prevenção de doenças respiratórias é essenci-al e funciona. Lavar as mãos, usar máscaras, ter uma etiqueta respi-ratória, manter

distan-ciamento, evitar aglo-merações e locais fe-chados, são coisas que j á s a b í a m o s, m a s aprendemos com a Covid-19. Esse cuida-do precisa permane-cer”, observou.

A profissional tam-bém ressaltou a

impor-tância da vacina, co-mo método de preven-ção às doenças do sis-tema respiratório e também como forma de se evitar que tenha-mos aumento das Sín-dromes Respiratórias A g u d a s G r a v e s (SRAG). “A

imuniza-ção é uma das melho-res formas de se preve-nir casos graves das doenças respiratórias. Já temos na nossa roti-na, disponível aos gru-pos prioritários, a vaci-na da gripe, e agora, estamos incluindo a da Covid-19”, pontuou.

Sebrae se une a Unesco e Undime para desenvolver

educação empreendedora nos municípios

O Sebrae realizou, na terça-feira (9), o webinar Estratégias para Fomento da Edu-cação Empreendedo-ra. O evento apresen-tou os principais pas-sos da parceria do Se-brae com a Organiza-ção das Nações Uni-das para a Educação, a Ciência e a Cultura ( U n e s c o ) e c o m a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undi-me). A iniciativa tem como objetivo mobili-zar municípios para aplicação de planos de educação empreende-dora. O presidente do Sebrae, Carlos Melles,

fez a abertura do en-contro, ressaltando o poder do empreende-dorismo para transfor-mar realidades socia-is.

“Nós exaltamos o espírito empreende-dor do brasileiro, co-nhecemos a força de vontade do nosso povo em realizar seus negó-cios. Em contraparti-da, ainda ficamos para trás quando se fala em educação empreende-dora. Estamos preocu-pados com isso, quere-mos levar à educação brasileira novas pers-pectivas de empreen-dedorismo. Especial-mente nesse momen-to, com a pandemia, muitos brasileiros

es-tão buscando o empre-endedorismo. Quere-mos implementar o empreendedorismo desde a infância para os brasileiros enxerga-rem o empreendedo-rismo como estilo de vida”, disse Melles.

A parceria do Se-brae com a Maurício de Sousa Produções, celebrada em come-moração ao Dia Inter-nacional das Mulhe-res, foi citada por Car-los Melles como mais uma das ações que fo-mentam o empreende-dorismo desde a infân-cia. “Todos os meses teremos histórias em quadrinhos que refor-çam o papel da figura feminina

empreende-dora. Vale a pena co-nhecer o projeto. O Sebrae tem essa voca-ção de incentivar a edu-cação empreendedora e temos como obriga-ção buscar parcerias como essa aqui com a Undime e Unesco pa-ra fortalecer essa ban-deira. Vamos mostrar a educação empreen-dedora como um fator de transformação de vidas e de realidades sociais”, afirmou o presidente. O vice-presidente da Undime, Marcelo Costa, corroborou a necessidade de levar a educação empreende-dora, cada vez mais, para crianças e adoles-centes brasileiros. “A

pandemia nos ajudou a entender, rapida-mente, como a tecno-logia é importante e, mais ainda, porque a escola tem que ser um ambiente de desenvol-vimento de inovação e empreendedorismo. Não se faz educação sozinho, queremos melhorar a educação do nosso país juntos. Vamos proporcionar técnicas e ferramentas que possam ajudar cri-anças e jovens nesse sentido. Através da parceria com Sebrae e Unesco, desejamos desenvolver o melhor das potencialidades que temos nas escolas, aproveitando as apti-dões de cada região”,

incentivou Costa. No momento, a parceria está em fase de mobilização das secretarias municipais de educação. Em bre-ve, será lançada uma página para os municí-pios se inscreverem. A expectativa é levar edu-cação empreendedora para 2,5 mil cidades, 1,5 mil técnicos e coor-denadores pedagógi-cos, 50 mil professores e 500 mil alunos. Os líderes educacionais serão treinados para levar aos alunos con-ceitos básicos de em-preendedorismo, além de realizarem projetos práticos de empreen-dedorismo local com os estudantes.

Sebrae

A parceria tem como objetivo levar conceitos de empreendedorismo

para 2,5 mil cidades e mais de 500 mil estudantes

Foto: MD Saúde

(4)

Consumo de café volta a crescer

no Brasil durante a pandemia

O total é similar ao registrado em 2016 e é o segundo maior da

série histórica da Associação Brasileira da Indústria de Café

O consumo de café voltou a ter alta no Bra-sil. Em 2020, o cresci-mento foi de 1,34%. Em números absolu-tos, foram consudos, no país, 21,2 mi-lhões de sacas de 60 quilos. O total é similar ao registrado em 2016

e é o segundo maior da série histórica da Asso-ciação Brasileira da I n d ú s t r i a d e C a f é (Abic), atrás apenas de 2017, quando foram consumidas 22 mi-lhões de sacas. As in-formações são da Abic ao jornal Valor Econô-mico.

Os números, que

vinham num crescente desde 2014, tiveram queda em 2018 e 2019, mas mostraram reação no ano passado. E o bom desempenho man-tém o Brasil como o segundo maior consu-midor de café do mun-do, atrás apenas dos Estados Unidos. O dire-tor-executivo da Abic,

Celírio Inácio da Silva, disse, ao Valor, que es-se incremento é resul-tado do consumo do-méstico. “O café tem apelo sentimental, fa-miliar e de segurança. Quanto mais horas as pessoas passam em casa, mais café se con-some”, afirmou.

Para 2021, segundo informou Silva à publi-cação, há muitas dúvi-das quanto ao cresci-mento no consumo, como a falta de defini-ção sobre o auxílio emergencial, que pode ou não alavancar o po-der aquisitivo do con-sumidor e a abertura ou não do consumo fora de casa, por conta das restrições da pan-demia.

Quanto aos preços, Silva destaca que no ano passado houve ma-nutenção e até mesmo queda nos valores co-brados nos supermer-cados. Mas, com o au-mento dos preços da matéria-prima, em

tor-no dos 40%, a alta na energia elétrica e na gasolina, este ano o consumidor deve pa-gar mais caro para ter o cafezinho na mesa.E-xportações de carne suína crescem 20,3% em fevereiro

Safra

Exportações de carne suína crescem 20,3% em fevereiro

As exportações bra-sileiras de carne suína (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) registraram em fevere-iro alta de 20,3%, in-forma a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ao todo, foram exporta-das 81,1 mil tonelaexporta-das no mês, contra 67,4 mil toneladas registra-das no mesmo período de 2020. A receita das vendas de fevereiro totalizou US$ 185,7 m i l h õ e s , n ú m e r o 19,9% maior em rela-ção ao segundo mês de 2020, com US$ 154,9 milhões. No total do primei-ro bimestre, as vendas de carne suína alcan-çaram 144,2 mil tone-ladas, volume 6,12% superior ao obtido no

mesmo período do ano passado, com 135,9 mil toneladas. A recei-ta dos dois primeiros meses de 2021 totali-zou US$ 332,3 mi-lhões, número 4,1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, com US$ 319,1 milhões.

“O cenário

interna-cional segue altamente demandante pela car-ne suína do Brasil. Isto, no entanto, não tem afetado a oferta inter-na destes produtos, que segue ajustada”, avalia Ricardo Santin, presidente da ABPA.

Principal destino das exportações brasi-leiras, a China

impor-tou em fevereiro 41,6 mil toneladas, volume 34% superior ao regis-trado no mesmo perío-do de 2020. Também se destacaram no mês as vendas para o Chile, com 4,5 mil toneladas (+73,5%), Angola, com 3,4 mil toneladas (+7,4%), Singapura, com 3,3 mil toneladas

(+43,8%) e Argentina, com 2 mil toneladas (+15%).

“Adicionalmente ao bom desempenho dos destinos asiáticos, tivemos neste mês uma considerável elevação das vendas para as na-ções da América do Sul, com saldo positivo em praticamente todos

os destinos da região”, avalia Luís Rua, dire-tor de mercados da ABPA.

No levantamento por estado, Santa Cata-rina segue como prin-cipal exportador, com 40,7 mil toneladas em-barcadas em fevereiro (+16,3% em relação a fevereiro de 2020). Em segundo lugar, o Rio Grande do Sul ex-portou 21,3 mil tonela-das (+30%). No tercei-ro lugar, o Paraná em-barcou 11,3 mil tonela-das (+22,4%). A ABPA é a repres e n t a ç ã o p o l í t i c o -institucional da avicul-tura e da suinoculavicul-tura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora su-perior a US$ 8 bilhões.

Foto: divulgação

Foto: Editora Hoje

O cafezinho é indispensável para a maioria dos brasileiros, principalmente na parte da manhã para acompanhar as principais notícias do dia

(5)

Indicador econômico global sobe com

avanço das campanhas de imunização

Os Barômetros Glo-bais da Economia so-bem expressivamente em março refletindo o sucesso inicial das cam-panhas de vacinação contra a covid-19 em alguns países e o oti-mismo quanto à possi-bilidade de se alcançar o controle sobre a pan-demia nos próximos meses. Os resultados, no entanto, continuam heterogêneos entre as grandes regiões pes-quisadas. A análise é do Instituto Brasileiro de Economia da Fun-dação Getulio Vargas (Ibre/FGV) no docu-mento Barômetro Glo-bal Coincidente.

O Barômetro Glo-bal Coincidente sobe 4,5 pontos em março, de 97,9 pontos para 102,4 pontos, alcan-çando o maior nível

desde dezembro de 2017. O Barômetro Global Antecedente sobe 11,9 pontos, para 117,1 pontos, maior nível desde junho de 2010. Desde setembro de 2020, esse indicador se mantém em pata-mar elevado, na faixa entre 104 e 117 pontos, com oscilações que refletem alterações no grau de otimismo com os programas de imu-nização e as dificulda-des em se obter o con-trole da pandemia nos diferentes países.

Nos Barômetros Regionais Coinciden-tes, a região da Ásia, Pacífico e África foi responsável por quase toda a alta do barôme-tro global. Entre os Ba-rômetros Regionais Antecedentes, o He-misfério Ocidental ca-minha este mês na con-tramão das demais

re-giões ao contribuir de forma negativa para o resultado agregado.

Para o pesquisador da FGV/Ibre Paulo Picchetti, a combina-ção dos efeitos de medi-das restritivas e imuni-zação já surte resulta-dos em termos de redu-ção nas taxas de contá-gio da pandemia, ain-da que de forma não homogênea ao redor do mundo.

Segundo ele, nos países em que esses resultados já são mais visíveis, indicadores de nível de atividade cor-rente e expectativas em relação aos próximos meses possibilitaram os avanços dos barô-metros coincidente.

“A oferta de imuni-zantes continua sendo o principal condicio-nante para o potencial de uma retomada mais robusta ao longo de

todas as regiões e seto-res. Do ponto de vista de política econômica, outro condicionante para essa recuperação é a capacidade da con-tinuidade de estímu-los, no contexto de de-terioração do quadro fiscal e preocupações relacionadas à dinâmi-ca inflacionária em vários países”, disse, em nota, Paulo Pic-chetti.

Os barômetros eco-nômicos globais são um sistema de indica-dores que permite ana-lisar o desenvolvimen-to econômico global, sendo, ainda, uma cola-boração do Instituto E c o n ô m i c o S u í ç o KOF, da ETH Zurique, na Suíça, e da Funda-ção Getulio Vargas (FGV). Enquanto o Barômetro Coinciden-te refleCoinciden-te o estado atual

da atividade econômi-ca, o Barômetro Ante-cedente emite um sinal cíclico cerca de seis meses à frente dos de-senvolvimentos econô-micos reais. Esses indi-cadores se baseiam nos resultados de pesqui-sas de tendências eco-nômicas realizadas em mais de 50 países. A intenção é ter a cober-tura global mais ampla possível.

Barômetro Global Coincidente sobe 4,5 pontos em março

Foto: Editora Hoje

A combinação dos efeitos de medidas restritivas e imunização já surte resultados em termos de redução nas taxas de contágio da pandemia

Agência Brasil

Cooabriel abre vagas temporárias para

auxiliar operacional em diversas unidades

Diversas unida-des da Cooabriel es-tão com vagas tem-porárias abertas pa-ra o cargo de auxiliar operacio-nal. Os interessados devem procurar o armazém mais pró-x i m o a t é o d i a 30/03.

Saiba onde estão localizados os arma-zéns da Cooabriel:

Armazém de São Gabriel:

- Córrego São Gabriel da Palha – (27) 99789-2511

Armazém de Nova Venécia:

- Rod. Otávio Ayre de Farias, Bairro Aeroporto – (27) 99942-6980

Armazém de Vila Valério:

- Córrego Ferrugem e Arariboia, s/n, Zona Rural – (27) 99942-7084

Armazém de Águia Branca:

- Estrada Rio Claro – Pedra Redonda – (27) 99964-4117

Armazém de Boa Esperança:

- Rod. 15 de Novembro, Bairro Nova Cidade – (27) 99786-4122

Armazém de Jaguaré:

- Rod. ES 356, Córrego Vargem Grande – (27) 99929-6495

Armazém de Guaraná/Aracruz:

- Rua Antônio Pandolfi, nº 107, Distrito de Guaraná – (27) 2158-1022

Armazém de Teixeira de Freitas/BA:

- Rod. BR 101 Sul – Km 884, Distrito Industria l-(73) 99904-2991

Armazém de Itabela/BA:

- Rua do Sedim, n° 45 Ouro Verde – (73)

99953-2795Armazém de São Gabriel:

- Córrego São Gabriel da Palha – (27) 99789-2511

Armazém de Nova Venécia:

- Rod. Otávio Ayre de Farias, Bairro Aeroporto – (27) 99942-6980

Armazém de Vila Valério:

- Córrego Ferrugem e Arariboia, s/n, Zona Rural – (27) 99942-7084

Armazém de Águia Branca:

- Estrada Rio Claro – Pedra Redonda – (27) 99964-4117

Armazém de Boa Esperança:

- Rod. 15 de Novembro, Bairro Nova Cidade – (27) 99786-4122

Armazém de Jaguaré:

- Rod. ES 356, Córrego Vargem Grande – (27) 99929-6495

Armazém de Guaraná/Aracruz:

- Rua Antônio Pandolfi, nº 107, Distrito de Guaraná – (27) 2158-1022

Armazém de Teixeira de Freitas/BA:

- Rod. BR 101 Sul – Km 884, Distrito Industria l-(73) 99904-2991

Armazém de Itabela/BA:

- Rua do Sedim, n° 45 Ouro Verde – (73) 99953-2795

Editora Hoje

Plena Telecom contrata

analista de suporte

computacional em

São Gabriel da Palha

A Plena Telecom em São Gabriel da Pa-lha, está com uma opor-tunidade de emprego para o cargo de suporte computacional. Para preencher a vaga é ne-cessário atender alguns requisitos:

- Morar no local da va-ga

- Disponibilidade para viajar

- CNH – AB

- Ensino médio com-pleto

- Desejável Curso equi-valente a área

- Experiência Desejá-vel (1 ano)

Dentre os benefíci-os estão seguro de vi-da, inter net, vale-alimentação, plano de saúde e plano odonto-lógico.

Os interessados em preencher a vaga de-vem encaminhar seu currículo para o e-mail: rh@ plenatele-com.com.br

Editora Hoje

(6)

Escola da comunidade Vargem

Alegre em Vila Valério recebe

mutirão de limpeza e pintura

No último fim de semana, a escola da comunidade do Var-gem Alegre em Vila Valério, recebeu um mutirão de limpeza e pintura formado por pais de alunos, mora-dores da comunidade e o vereador Iarly Mene-guelli. Durante dois dias, o grupo fez a lim-peza de toda a área da escola, além da pintura do prédio.

“Graças a Deus e a todos os voluntários, a limpeza e pintura da escola do Vargem Ale-gre foi realizada. Não posso também deixar de agradecer ao nosso Prefeito Davi Ramos por ter nos dado todo apoio necessário”, afir-mou o vereador.

Da Vitória é escolhido pelo

Cidadania para integrar mais

três comissões da Câmara

O Deputado Fede-ral Da Vitória foi o esco-lhido pelo partido Cida-dania, para integrar mais três comissões da Câmara dos Deputa-dos. São elas: Viação e Transportes, Minas e Energia e Segurança Pública. Da Vitória já faz parte da Comissão Mista de Orçamento (CMO), a mais impor-tante do Congresso. O líder do Cidadania na Câmara, deputado Alex Manente, confir-mou a escolha.

“Nosso deputado é um parlamentar com uma atuação excepcio-nal que nos orgulha em fazer parte do nosso time. Além de já estar na Comissão Mista do orçamento, a mais

im-portante da Câmara, agora ele foi indicado para ser nosso membro na comissão de Viação e Transportes, na co-missão de Segurança Pública e na comissão de Minas e Energia. Tenho certeza que sua capacidade vai nos or-gulhar na sua atua-ção”, afirmou o depu-tado Alex Manente.

“Agradeço ao nosso

líder de partido. Para mim essa é uma missão nobre e muito impor-tante. Com humildade e com a participação de cada um dos agentes, das pessoas que acredi-tam em nosso manda-to, as instituições e to-dos os segmentos, va-mos trabalhar intensa-mente para conseguir atingir o objetivo”, des-tacou Da Vitória.

Editora Hoje

Foto: divulgação

Editora Hoje

Foto: divulgação

Exportações de conilon têm a 2ª melhor parcial mensal da história

Segundo Relatório divulgado pelo Centro do Comércio de Café de Vitória, o mês de fevereiro registrou a segunda melhor parcial mensal de conilon des-de o ano des-de 1999, com um total de 300 mil sa-cas exportadas (alta de 40% em relação ao volu-me exportado em feve-reiro de 2020).

A receita total ex-portada em fevereiro foi de 26 milhões de dólares (45% superior à receita exportada no mesmo mês de 2020), com preço médio foi de 85 dólares por saca (3% superior ao preço

mé-dio da variedade em fevereiro do ano passa-do). Em relação a janei-ro deste ano, o conilon revelou um incremento de 25% no volume ex-portado

O arábica, por sua vez, registrou queda de 18% no volume expor-tado em relação a janei-ro deste ano, com um total de 69 mil sacas exportadas, mas o im-pacto na receita cambi-al foi menor, caindo 3% em relação ao mês ante-rior, totalizando 8,7 milhões de dólares. O preço médio da cada saca exportada de café arábica em fevereiro foi de 126 dólares (um au-mento de 18% em

rela-ção a janeiro), tendo em vista o dólar forte frente ao real.

As exportações de café solúvel subiram 4% em relação a janei-ro, com um total equi-valente a 25 mil sacas exportadas. A receita exportada foi de 3 mi-lhões de dólares, o que representou uma subi-da de 3% em relação a janeiro.

No total, fevereiro registrou um volume exportado de 395 mil sacas (com um cresci-mento de 13% em rela-ção a janeiro) e uma receita de 37 milhões de dólares (com um cresci-mento de 16% em rela-ção ao mês passado).

Safra ES

(7)

Esportes

Em busca de mais reforços,

Vasco faz uma sondagem pelo

lateral-direito Hayner, ex-Cuiabá

Jogador, de 25 anos, está na mira do Gigante da Colina para

a temporada 2021. Ele foi um dos destaques da campanha do

Cuiabá, que garantiu o retorno da equipe à elite do futebol

A Ferroviária se com-plicou na briga por uma vaga nas quartas de fi-nal da edição 2020 da Libertadores Feminina, disputada na Argentina. Na terça-feira (9), as Guerreiras Grenás fica-ram no empate por 1 a 1 com o Peñarol (Uru-guai), no estádio José

Amalfitani, em Buenos Aires, pela segunda ro-dada do Grupo D.

A equipe paulista está na lanterna da cha-ve, com um ponto, as-sim como o Peñarol, que fica à frente por ter saldo de gols melhor (-1) que as brasileiras (-4). A liderança é da Uni-versidad de Chile, que g o l e o u o L i b e

r-tad/Limpeño (Para-guai) por 5 a 0, também nesta terça, e foi a seis pontos, assegurando classificação antecipada à próxima fase. As para-guaias somam três pon-tos, com saldo de um gol negativo, e estão na segunda posição.

As chilenas são as próximas adversárias da Ferroviária, na

sexta-feira (12), pela terceira e última rodada, às 17h (horário de Brasília), novamente no José Amalfitani. Além de vencer, o time brasileiro torce para que o Liber-tad/Limpeño não der-rote o Peñarol, em jogo que ocorre no mesmo horário, mas no estádio Nuevo Francisco Urba-no, em Morón. A

deci-são da vaga às quartas pode sair no saldo de gols e, em caso de igual-dade, no número de gols marcados.

As Guerreiras Gre-nás quase abriram o pla-car aos 32 minutos da etapa inicial, mas a me-ia Aline Milene perdeu um pênalti. Três minu-tos depois, a zagueira Ana Alice acertou o

travessão. No segundo tempo, aos 12 minutos, o Peñarol saiu na frente com a atacante Belen Aquino completando cruzamento rasteiro da esquerda. Aos 28 minu-tos, a lateral Monalisa marcou um golaço da intermediária, deixando tudo igual. O empate, porém, não foi bom pa-ra ninguém.

Rafael Forster negocia

rescisão com o Botafogo e

está a caminho do Juventude

O elenco do Botafo-go está perto de ter ma-is uma baixa. O clube de General Severiano tem acordo encami-nhado para rescindir o contrato com Rafael Forster. A operação está sendo realizada de forma amigável e a ten-dência é que o zagueiro assine com o Juventude logo depois.

Rafael Forster, atu-almente lesionado, não participou da reta final da última temporada e

nem dos dois primeiros jogos do Alvinegro na atual época. O zagueiro já possui as bases con-tratuais definidas com o Juventude e aguarda apenas pela rescisão com o Alvinegro.

O Botafogo vê a saí-da de Rafael Forster de forma positiva, já que o defensor tinha um dos maiores salários do elenco. Com a equipe na Série B nesta tempo-rada, a diretoria busca maneiras de cortar gas-tos. Como o elenco pos-sui outras opções para a

posição, os dirigentes aceitaram as demandas da rescisão amigável do atleta.

O zagueiro foi um pedido de Paulo Autu-ori. Ele chegou junto ao Ludogorets, da Bul-gária, em uma negocia-ção que envolveu a ven-da de Alex Santana pa-ra a equipe europeia. No clube de General Severiano, contudo, não conseguiu uma sequência como titular sem ser com o próprio treinador que solicitou sua contratação.

Zagueiro, com um dos maiores salários do atual elenco do Alvinegro, negocia quebra de contrato amigável para assinar com a equipe gaúcha

O Vasco segue no processo de montagem de seu elenco para a temporada 2021. Ape-sar da queda na receita com o novo rebaixa-mento, a diretoria tem mapeado o mercado e trabalhado em sigilo nas negociações. Duas das posições mais ca-rentes do atual elenco

são as laterais e a dire-ção cruz-maltina fez uma sondagem pelo lateral-direito Hayner, ex-Cuiabá. A informa-ção foi inicialmente divulgada pelo perfil "Colina Informa" e con-firmada pelo Lance!

o lateral foi um dos destaques da equipe mato-grossense na últi-ma temporada, quan-do o Cuiába

conquis-tou o acesso à elite do futebol brasileiro. No entanto, rescindiu con-trato em novembro e segue vinculado ao Azuriz, equipe de em-presários do Paraná. Ambas as partes se-guem conversando so-bre um possível acerto. Com a camisa verde, o atleta disputou 23 par-tidas e deu três assis-tências.

lance

Ferroviária empata com Peñarol e se

complica na Libertadores Feminina

Grenás dependem de vitória sobre Universidad de Chile e saldo de gols

Lance Agência Brasil

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Hayner rescindiu contrato com o Cuiabá em novembro, mas segue vinculado ao Azuriz

(8)

Hoje é dia de ‘Café com elas’ no

projeto conectividade feminina

Hoje (11), é dia de tomar seu café da ma-nhã acompanhando o ‘Café com elas’, no Pro-jeto Conectividade Fe-minina.

A convidada da vez, é Viviane Macha-do, professora, consul-tora de comunicação assertiva e idealizado-ra do método comuni-car para vender. Acom-panhada da mentora

do projeto, professora Keila Belo, as duas fala-rão sobre a Mulher Empreendedora.

O encontro será on-line, a partir das 8 ho-ras, no Instagram (@co-nectividadefeminina)

Editora Hoje

Marcello Paiva assumirá a Secretaria

da Justiça do Estado em abril

O Governador do Esta-do Esta-do Espírito Santo, Rena-to Casagrande, anunciou nesta quarta-feira (10), uma mudança no coman-do da Secretaria Estadual da Justiça, que a partir de abril, será comandada pelo Defensor Público, Marcel-lo Paiva. MarceMarcel-lo irá subs-tituir o delegado federal Luiz Carlos Cruz.

“A partir de abril, a Secretaria de Estado de Justiça passa a ser coman-dada pelo Defensor Públi-co Marcello Paiva, dando continuidade ao trabalho até aqui executado pelo Delegado Federal Luiz Carlos Cruz”, afirmou Casagrande.

Um pouco sobre Marcello Paiva de

Mello

Formado pela Univer-sidade Cândido Mendes e

pós-graduado pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. É De-fensor Público do Estado do Espírito Santo há cerca de 12 anos, tendo atuado como Coordenador Penal e de Execução Penal. Atu-ou no âmbito do Ministé-rio da Justiça e Segurança Pública como Coordena-dor do Sistema Nacional de Informações Peniten-ciárias do Departamento

Penitenciário Nacional onde também exerceu o cargo de Chefe da Assesso-ria de Informações Estraté-gicas. Lecionou processo penal da Universidade Estácio de Sá (RJ e ES). Foi agraciado com o Prê-mio Innovare 2015, por projeto desenvolvido no sistema prisional capixa-ba. Atualmente é o Subde-fensor Público-Geral do Estado do Espírito Santo.

Editora Hoje/Governo do ES

Aumenta número de habilitações de

motoristas com restrições visuais

Levantamento divulga-do pelo Conselho Brasilei-ro de Oftalmologia (CBO) sobre saúde dos olhos dos motoristas brasileiros reve-la que o número de cartei-ras nacionais de habilita-ção (CNHs) de condutores com algum tipo de restri-ção visual aumentou 44% entre 2014 e 2020. De acor-do com a pesquisa, esse grupo de condutores repre-senta atualmente 28% (20.761.301 CNHs) da população habilitada no B r a s i l , q u e t o t a l i z a 74.359.170 portadores da CNH. A análise se baseia em dados oficiais do De-partamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A pesquisa mostra que São Paulo, em números absolutos, é o estado que habilitou mais motoristas com problemas visuais no período de sete anos. Fo-ram 6.770.116 habilita-ções. Seguiram-se Minas Gerais (1.953.249), Rio de Janeiro (1.806.576) e Rio Grande do Sul (1.441.704). Roraima tem o menor nú-mero de condutores com restrição: 33.397.

Comparando os dados de CNHs com restrições visuais em 2014 e 2020, constata-se que Tocantins e Goiás lideram a lista, com aumento de 73% cada,

seguidos por Roraima (71%) e Mato Grosso (67%). No sentido inverso, o Distrito Federal apresen-tou a menor variação (25%). Em 2014, o número de carteiras com registro de problemas de visão atingia 14.435.962.

Proporcionalmente, o número de CNHs com restrições em relação ao total de motoristas ou moto-ciclistas é mais expressivo no Rio Grande do Norte, onde 38% dos habilitados têm algum problema de visão registrado na cartei-ra. Na Paraíba, as anota-ções de restrição visual atingem 35% dos conduto-res do estado; no Rio de Janeiro, 31%; no Ceará e Alagoas, 30%. cada. O estado com menor propor-ção de condutores com problemas na vista é o Acre: 17%.

A anotação que apare-ce com mais frequência nas carteiras de motorista dos brasileiros é a de uso obri-gatório de lentes corretivas, somando mais de 20 mi-lhões de pessoas que não podem dirigir carros ou pilotar motocicleta se não estiverem usando óculos ou lentes de contato.

Em segundo lugar, com mais de 332 mil casos, apa-recem restrições associadas à visão monocular, quando um dos olhos é

diagnostica-do com acuidade zero; em terceiro, com cerca de 102 mil casos, estão os motoris-tas impedidos de dirigir após o pôr do sol. E 24 mil motociclistas requerem uso de capacete de segurança com viseira protetora sem limitação de campo visual, acrescenta a pesquisa.

Acidentes

Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), ocorre-ram em torno de 250 mil acidentes entre janeiro de 2014 e junho de 2019, ori-undos de problemas gerais na saúde dos condutores. O diretor científico da Abra-met, Flavio Adura, ressal-tou que muitas doenças oftalmológicas interferem na direção segura. O moto-rista tem de saber interpre-tar as imagens que vê nas pistas e reagir aos coman-dos do veículo. “O fator decisivo não é simplesmen-te o que se vê, mas sim co-mo se reage ao que se vê.” Daí a importância de con-sultar um médico especiali-zado, disse Adura.

Números oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) revelam que o com-prometimento da saúde dos olhos respondeu por 1.659 acidentes de trânsito em rodovias federais, entre 2016 e 2019.

Agência Brasil

Levantamento aponta crescimento de 44% em sete anos

Foto: divulgação

Defensor público Marcello Paiva de Mello vai assumir pasta no lugar do delegado federal Luiz Carlos Cruz a partir de abril

CLA$$IFICADOS

Editais, Comunicados, Atas, Relatórios, Balancetes jornalhojenoticias@hotmail.com 27 3117-1030

Comprando, vendendo ou trocando! Anuncie conosco

jornalhojenoticias@hotmail.com

27 3117-1030

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DA SEDE DE SÃO GABRIEL DA PALHA – ES Faço saber que pretendem casar-se:

1.JOÃO GRIGOLETO e ELIANE PEDRO DE MIRANDA

JOÃO GRIGOLETO, nacionalidade brasileira, profissão auxiliar de obras, com quarenta e seis (46) anos de idade, estado civil divorciado, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Independência, 384, Boa Vista em São Gabriel da Palha-ES e

ELIANE PEDRO DE MIRANDA, nacionalidade brasileira, profissão do lar, com quarenta e oito (48) anos de idade, estado civil divorciada, natural de São Gabriel da Palha-ES, residente na Rua Independência, 384, Boa Vista em São Gabriel da Palha-ES.

2. RAFAEL DE JESUS NEVES e RENATA VASCONCELOS GONÇALVES

RAFAEL DE JESUS NEVES, nacionalidade brasileira, profissão autônomo, com trinta e quatro (34) anos de idade, estado civil divorciado, natural de Colatina-ES, residente na Rua Dario Zanotelli, 139, Santa Helena em São Gabriel da Palha-ES e

RENATA VASCONCELOS GONÇALVES, nacionalidade brasileira, profissão Conselheira tutelar, com trinta e oito (38) anos de idade, estado civil solteira, natural de Duque de Caxias-RJ, residente na Rua Dario Zanotelli, 139, Santa Helena em São Gabriel da Palha-ES.

10 de março de 2021. ELOIR CARLOS AHNERT

Referências

Documentos relacionados

Fonte: Canada Mortgage and Housing Corporation.. Na África do Sul, a conjuntura macroeconómica manteve-se relativamente estável no 2T 2009 e os nossos preços e volumes de

1 — Compete ao Departamento de Fiscalização, abre- viadamente designado por DF, exercer a ação fiscalizadora no cumprimento dos direitos e obrigações dos beneficiários

Figura 6: Variação da condutividade elétrica com a fração cristalizada, a temperatura ambiente, para todas as amostras (a) e para as amostras com baixas frações cristalizadas

Além disso, o design da lente inovador, sem margens, também se adequa a qualquer decoração de interiores com o seu visual impecável e cuidado. E pode ainda tirar partido da

f) Desregulamentação: um dos fatores relacionados ao crescimento das IES privadas foi a promulgação da LDB, de 1996, que flexibilizou o mercado de educação superior.

dinâmica socioespacial do Sudeste Goiano; mobilidade geográfica do capital e do trabalho; políticas estatais de desenvolvimento local; infraestrutura, mão de obra e matéria

Como já foi mostrado anteriormente, para o caso do fluxo bifásico vertical ascende de misturas de fluidos newtonianos gás-líquido, cinco padrões de fluxo são normalmente

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used