• Nenhum resultado encontrado

10 Sacadas Para Ler Pessoas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10 Sacadas Para Ler Pessoas"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

por Eduardo Vaz

por Eduardo Vaz

por Eduardo Vaz

por Eduardo Vaz

Dez Sacadas Para Ler Pessoas

(2)

Sumário

3

6

5

7

Introdução

Considerações às Sacadas de Leitura Sacadas Efetivas Para Ler Pessoas

Sacada #1

7

7

8

8

9

10

11

12

13

13

Sacada #1 Sacada #2 Sacada #3 Sacada #4 Sacada #5 Sacada #6 Sacada #7 Sacada #8 Sacada #9 Sacada #10

13

15

Conclusão

(3)

Introdução

No mundo de hoje, a persuasão é algo que muitos procuram. Entretanto, muitas pessoas buscam convencer a outra apresentando raciocínios egoístas, o que não é uma estratégia inteligente.

Um exemplo prático e simples pode ser aquele casal que discute, em que um procura convencer o outro logicamente das suas razões, quando bem na verdade existe

Capítulo I

logicamente das suas razões, quando bem na verdade existe muito mais emoção envolvida do que qualquer raciocínio lógico pode suportar.

As pessoas muitas vezes esquecem que estão lidando com outras pessoas e, quando isto acontece, esquecem também que são emissores de uma mensagem qual vai chegar ao ouvido de um receptor humano e gerar uma reação, mas antes uma emoção. É nesse sentido que a persuasão e a leitura de alguém se evidencia.

Não se trata apenas de dizer algo ou fazer algo, e sim COMOCOMOCOMO DIZERCOMO DIZERDIZER EDIZER EE COMOE COMOCOMOCOMO FAZERFAZERFAZERFAZER. Cada pessoa carrega consigo um mapa mental da própria vida, repleto de experiências e aprendizados.

experiências e aprendizados.

Isso quer dizer que existe mapas mentais bons e ruins?

Dependendo do ponto de vista, sim. Existem mapas mentais excelentes e outros mais fragilizados. Mas por que depende do ponto de vista? Porque quanto mais tenho estudado sobre o tema, mais eu percebo que existem duas principais intenções nas ações humanas. São elas: a fuga da

(4)

Introdução

Você tem permissão para refletir um pouco e ver se não é verdade. As motivações intrínsecas de cada pessoa como acordar cedo, trabalhar, viajar, namorar, estudar, formar-se, são plenamente OU uma fuga da dor, OU a busca pelo prazer.

Mas o que tem haver tudo isto sobre COMO ler

Capítulo I

uma pessoa e ser persuasivo?

Para responder a pergunta acima devemos nos perguntar: Como tenho me expressado? Em poucos segundos agora reflita: como suas expressões, seus gestos, seu humor tem sido transmitido para as pessoas à sua volta?

Para tanto, basta olhar para si por um instante e perceber, neste momento, qual a sua posição corporal?

Será que você está se mostrando interessado neste texto ou está lendo apenas por ler? O que você está a transmitir nesse momento?

Talvez você se veja com numa posição de quatro Talvez você se veja com numa posição de quatro americano cruzado, ou com a mão no queixo, talvez você se veja lendo atenciosamente esticado na cadeira ou na cama. A posição do seu corpo transborda um sentimento, O QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO?

Nas interações humanas, como dito, sempre uma ação busca a fuga da dor ou a busca do prazer. Agora, ler este texto está sendo chato ou prazeroso?

(5)

Introdução

Se for chato, provavelmente você tome alguma atitude posteriormente e feche o arquivo, mas e se estiver sendo prazeroso?

Provavelmente você continuará lendo, e certamente com uma linguagem corporal de abertura, atenção.

(6)

Considerações às Sacadas

Aqui vai então, talvez, logo no começo, uma das dicas mais valiosa deste e-book: APRENDERAPRENDERAPRENDERAPRENDER AAA LERA LERLERLER OSOSOSOS OUTROS,

OUTROS,OUTROS,

OUTROS, NECESSARIAMENTENECESSARIAMENTENECESSARIAMENTENECESSARIAMENTE DEPENDEDEPENDEDEPENDEDEPENDE DODODODO GRAUGRAUGRAUGRAU DEDEDEDE INTERPRETAÇÃO

INTERPRETAÇÃOINTERPRETAÇÃO

INTERPRETAÇÃO QUEQUEQUEQUE VOCÊVOCÊVOCÊVOCÊ TEMTEMTEMTEM DEDEDEDE SISISI. Você sabe seSI interpretar?

Aqui que começa um dos principais fatores deste

Capítulo II

Aqui que começa um dos principais fatores deste e-book. Como entender e mudar a si? Importante pergunta para quem quer aprender COMO se expressar e ler pessoas.

Tarefa pretenciosa que decidi estudar, porque cada pessoa possui um mapa mental diferente, como já dito. Mas uma máxima é comum: TodosTodosTodosTodos SomosSomosSomosSomos SeresSeresSeres HumanosSeres HumanosHumanos.Humanos

Por isso, os princípios da fuga da dor e da busca pelo prazer são tão inerentes a nós seres humanos. Se chegamos aos dias de hoje, com toda a tecnologia que temos, se aprendemos a controlar e manter o fogo, se construímos casas para nos abrigar do calor e do frio, se temos Fasts Foods espalhados pelo mundo inteiro, se existe a indústria têxtil, se existe a indústria se existe a indústria têxtil, se existe a indústria farmacêutica, existe o próprio DIREITO, é por conta dessas duas MÁXIMAS do ser h. Por essas razões acima, você já pode ter uma ideia da importância de COMO se expressar é ESSENCIAL para ter resultados palpáveis com a linguagem corporal e a leitura de pessoas.

(7)

Sacadas Efetivas Para Ler Pessoas

SACADA #1

SACADA #1

SACADA #1

SACADA #1

Primeiro, mude a si para perceber como você era antes de mudar. Faça isso sem medo de ser feliz, sem medo de buscar o seu prazer. Experimente novos comportamentos, abra a sua imaginação para uma nova

Capítulo III

perspectiva corporal, SAIA DA ZONA DE CONFORTO! É por meio desse exercício diário que a sua vida mudará, é por meio dessa busca pelo prazer que você vai abrir janelas da sua mente e, como o maior gênio do Século XX, Albert Einstein afirmava: “Uma mente que se abre a uma nova janela jamais volta ao tamanho original!”.

SACADA #2

SACADA #2

SACADA #2

SACADA #2

Por segundo, observe seus padrões de sucesso. Isto é, observe em quais momentos você utilizou uma linguagem corporal adequada e apropriada, quais levaram você ao sucesso, ao ponto de conseguir exatamente o que queria. Mas tome cuidado, as pessoas são diferentes, elas possuem pensamentos diferentes, como veremos, cada possuem pensamentos diferentes, como veremos, cada humano nesse nosso universo tende a processar a informação de uma forma, alguns priorizam o toque, outros a visão, outros o paladar, outros o cheiro, ou seja, cada um carrega consigo uma especialidade dos seus sentidos que é mais aguçada. Teste seus sentidos! Você tem a minha, a NOSSA permissão para fazer isto!

(8)

Sacadas Efetivas Para Ler Pessoas

SACADA #3

SACADA #3

SACADA #3

SACADA #3

Terceiro ponto é observação. OBSERVE, OBSERVE, OBSERVE. Aqui eu fui muito privilegiado nesse momento. Quando eu era mais novo tive muitos exemplos a observar. Minha família sempre foi um pouco estranha. Por

Capítulo III

um lado (da minha mãe) tive exemplos de pessoas que odiavam a mesmice do dia-dia, familiares que não tinham horários pré-definidos, que eram imprevisíveis nas suas atitudes. Por outro (do meu pai), convivi com pessoas metódicas, que sempre tinham certo o que iriam fazer no dia, que buscavam cada dia aperfeiçoar métodos e comportamentos, modeladores de excelência – meu avô e avó por parte de pai, a título de exemplo, fecham a cozinha do apartamento deles 21h e 30min, estando tudo lavado, ambos alimentados. Já minha vó, por parte de mãe, não raras vezes ia fritar bife às 3 horas da manhã. Então aqui o essencial, novamente, é OBSERVAR. Comece agora, qual a rotina na sua casa!?

SACADA #4

SACADA #4

SACADA #4

SACADA #4

SACADA #4

SACADA #4

SACADA #4

SACADA #4

Um quarto aspecto que irá proporcionar uma melhor ideia de COMO se expressar, é você perceber que a vida é rica em interpretações. Você possui valores inerentes às histórias que viveu.

Cada pequena história que compõe você formam o que chamamos de valores e princípios.

(9)

Sacadas Efetivas Para Ler Pessoas

A moral é o simples conceito do que é certo. A ética são os seus atos efetivos, o que você faz. Perceba a diferença, enquanto um está no mundo das ideias, a outra está no campo prático. Viajar pelo mapa mental valores e princípios, éticos e morais, do outro, pode lhe dar um direção de COMO se expressar perante determinada pessoa. Não vou citar exemplos aqui, mas simplesmente reflita por alguns

Capítulo III

exemplos aqui, mas simplesmente reflita por alguns instantes como andam a sua moral e a sua ética. Você tem pensamentos morais tidos como corretos pelos outros? E as atitudes? O exercício diário dessa reflexão faz com que você afine a sua percepção quando for analisar o outro, assim dando parâmetros que ajudam consistentemente você a entender COMO se expressar em determinada ocasião.

SACADA #5

SACADA #5

SACADA #5

SACADA #5

Em uma quinta análise, uma sacada necessária para aprimorar a leitura de outras pessoas e que, consequentemente, atua no COMO se expressar, é você SEMPRE analisar o outro diante das lentes daquele. Não pegue o seuseuseu exemplo de mundo e tente aplicar aos outros.seu pegue o seuseuseu exemplo de mundo e tente aplicar aos outros.seu Isto é egoísmo. Tanto é que em uma discussão, ganha mesmo ela quem tem êxito em evitar ela, e isto pode ser feito pelo simples ato de você dizer: “Não, tudo bem, você está correto, eu errei, a culpa é minha dentro do seu ponto de vista, me desculpa!”. Isto não lhe diminui nenhum pouco, pelo contrário, faz você persuadir o outro, porque você entra na perspectiva dele, cria um pequeno rapport e também janelas mentais de “sim, sim, sim, sim, sim... ele entendeu meu ponto, gostei disso”.

(10)

Sacadas Efetivas Para Ler Pessoas

Mesmo que você esteja coberto de razão, esta tática é valida, porque você cria um estado de recursos que você pode começar a trabalhar uma forma de fazer ELE enxergar como é o seu mundo e porque ELE quem errou.

SACADA #6

SACADA #6

SACADA #6

SACADA #6

Capítulo III

Uma sexta dica é você ter bem definido o que você realmente quer ao se expressar corporalmente. Isto é, ter um propósito. Você quer seduzir o sexo oposto? Você quer arranjar um trabalho? Você quer persuadir a sua mãe para não lavar a louça? Você quer persuadir seu chefe a dar um aumento? Perceba que essas perguntas remetem ao mapa mental que o outro possui do mundo. Estudando o mapa mental da outra pessoa você sabe o que dá certo ou não. O mapa mental pode ser estudado a partir da história de vida que compõe o outro. A partir do momento que você sabe a origem, os sofrimentos, as vitórias daquele que você emite a sua mensagem, você passa a saber COMO gesticular para conseguir o que quer. A vida é sensacional nesse ponto, porque é por meio dos gestos que fazemos a pessoa sentir porque é por meio dos gestos que fazemos a pessoa sentir uma energia especial, seja de alegria, de prazer, de admiração. Neste toar, ao contrário do que alguns especialistas afirmam, na prática do dia-dia, o espelhamento dos gestos corporais, quando inconscientes, levam você a um estado de “parceria” com a outra pessoa qual é excelente para persuadir e ter um parâmetro para ler o outro. Lembre-se aqui, novamente, do que é ético e moral para outra pessoa, isto é muito importante, porque estabelece o limite inconsciente suportado pela outra pessoa

(11)

Sacadas Efetivas Para Ler Pessoas

SACADA #7

SACADA #7

SACADA #7

SACADA #7

Sétima dica para você entender como se ler pessoas é sentir o feeling do momento. É entender o contexto. Tem horas que as pessoas estão abertas para a conversa, outras estão mais fechadas. É nesse sentido que as pessoas funcionam. Não tente ler alguém logo de início (a

Capítulo III

as pessoas funcionam. Não tente ler alguém logo de início (a não ser que seja leitura fria), pois existem filtros mentais que bloqueiam intenções negativas. Mostre-se honesto ao outro para que esses filtros diminuam. Lembro-me de uma frase de marketing interessante: “A clareza é mais eficiente do que a persuasão”. Seja honestamente claro nos seus atos. Em hipótese alguma dê margem para a pessoa duvidar do que está falando, porque diversas pessoas são tão vividas que sacam a malandragem de longe. Essa clareza pode ser praticada, fique tranquilo, para isto basta viver o agora. Sentir o momento. Perceber se a intenção do outro é genuinamente positiva. VIVA O AGORA ao se expressar. Isto lhe transformará numa pessoa com energia, com inteligência, segura. Viver o agora significa pensar somente no que está acontecendo neste exato momento. Por exemplo, AGORA: o que você mais precisa na sua vida? Se você respondeu dinheiro, uma namorada, um emprego, você está errado. Nesse momento, lendo essas páginas, não importa onde esteja, você não precisa de mais nada. Sua atenção está totalmente focada neste texto e não há NADA que você precise. Talvez daqui a alguns minutos você tenha que resolver alguma coisa, sair, ir a algum lugar, comer, mas AGORA, lendo este texto, você não precisa de absolutamente NADA. Isto é viver o agora. Pratique isto numa interação, levante fatos e acontecimentos do passado e

(12)

Sacadas Efetivas Para Ler Pessoas

explore o que a pessoa tem de bom no AGORA e traga felicidade à ela. Duas pessoas conversando não precisam de mais NADA, a não ser a cumplicidade, a atenção um do outro. A partir disso você poderá usar essa leitura de quando ela fica feliz e dar estímulos parecidos. Reflita sobre isto, internalize e observe a mudança real nas suas relações pessoais, profissionais ou amorosas.

Capítulo III

SACADA #8

SACADA #8

SACADA #8

SACADA #8

Oitava dica: preste atenção nos sinais padrões que as pessoas emitem. Primeiramente, observe os olhos. Os olhos são as janelas do mundo do outro. Eles dizem mais do que você acha. Eles, cientificamente comprovado, servem mais do que para piscar ou pingar colírio. Se você continuar lendo este texto, você constatará porque eles são a janela da mente. Os olhos indicam lembranças, pensamentos, criações. Eles são a chave para você perceber qual sentido é mais aguçado no outro. Neles estão presentes, inclusive, os indícios de mentira. Lembre-se dos chamados gestos natos ou aprendidos. Os gestos natos são aqueles que as pessoas já nascem fazendo, por exemplo, o sim e o não ao balançar a cabeça. Estes gestos, conforme os livros de linguagem corporal abordam, são inerentes aos seres humanos. Há pesquisas que afirmam que pessoas cegas de nascença fazem esse gesto desde que nasceram, ele não é aprendido. Entretanto, existem aqueles gestos que são aprendidos, conscientemente ou não. Como por exemplo coçar a sobrancelha, ou os olhos, ou tampar a boca. A análise desses gestos fará você também saber COMO se expressar. Isto tudo a partir de uma auto-observação e da aprendizagem

(13)

Sacadas Efetivas Para Ler Pessoas

sobre si.

SACADA #9

SACADA #9

SACADA #9

SACADA #9

Observe as contrariedades dos gestos. Isto é importante em matéria de COMO se expressar. Se você está

Capítulo III

importante em matéria de COMO se expressar. Se você está se sentindo triste, existe um conjunto de sinais corporais que indicam a tristeza. Assim ocorre com a alegria, o nojo, a surpresa, o desprezo. Uma vez que foge do conjunto, indica uma dissimulação. Assim, preste atenção quando você mentir, ganhe a experiência de observar seus gestos quando está mentindo e observe os que se contradizem com o sentimento real qual sentiria caso fosse verdade. Isto é muito importante, porque você ganha a habilidade de perceber mentiras no ar. Lembre-se: O ser humano mente 3 vezes em apenas 10 minutos de conversa. A mentira está no nosso DNA!

SACADA #10

SACADA #10

SACADA #10

SACADA #10

Use e abuse da sua inteligência emocional. Ao internalizar o que foi dito acima, você ganhará entendimento sobre rapport, contexto, feeling, emoções, captação de sinais de mentira, como entender o mapa mental do outro, diferenças de mapas mentais, qual sentido é mais aguçado no outro, como explorar esses sentidos. Isto tudo constrói um todo chamado inteligência emocional, requisito necessário para um grande líder e leitor de pessoas. Tal requisito é necessário para liderança, porque está

(14)

Sacadas Efetivas Para Ler Pessoas

ou não.

Além disso, você passará a observar mudanças no seu cotidiano, atribuindo valores diferentes às ações que antes pareciam chatas, mas que fazem sentido quando você as coloca com as lentes certas no seu próprio mapa mental.

Capítulo III

A inteligência emocional é importante nos relacionamentos, no trabalho, na família e com os amigos. Se não mais importante que a inteligência do conhecimento, a emocional faz você aprender a lidar e ler os seres humanos. Exercite ela e seja um líder nato. Aprenda a liderar e ganhe a admiração de qualquer pessoa. Aprender sobre a inteligência emocional irá despertar carisma e altruísmo.

(15)

Conclusão

Como vimos, observar e ler uma pessoa necessariamente passa pela visão que temos de nós mesmos, mas ler os outros com a nossa própria visão não é efetivo.

É preciso entrar no mapa mental da outra pessoa, isto é, olhar como a outra pessoa olha, escutar como a outra pessoa escuta, sentir o cheiro da mesma forma que a outra

Capítulo IV

pessoa escuta, sentir o cheiro da mesma forma que a outra pessoa sente, tocar da mesma forma que a outra pessoa toca, e até mesmo sentir o gosto de algo da mesma forma que a outra pessoa sente.

Com as dicas acima você poderá ler uma pessoa entrando no mundo dela e, assim, entender como como ela observa o mundo de sua própria maneira.

Acima você também descobriu que as impressões que temos do mundo e dos outros depende dos nossos valores e crenças, depende de como a gente viveu até esse exato momento e quais experiências tivemos.

O passado de uma pessoa molda quem ela é, logo, O passado de uma pessoa molda quem ela é, logo, saber sobre o passado de alguém pode nos dar uma noção de como ela pensa.

Espero poder ter lhe realçado em pequenas sacadas como faço para entender uma pessoa. Espero também que consiga absorver as informações das pessoas de forma mais congruente e diminua as chances de errar o cálculo quando resolver tirar leituras de qualquer pessoa.

(16)

Essas sacadas são a ponta do ICEBERG para ler pessoas. Claro que aqui você encontrará uma breve exposição de um tema que muitas pessoas gostam.

Esse e-book foi uma forma que eu encontrei de armazenar informações importantes sobre esse conteúdo que envolve como efetivamente ler pessoas.

Ler pessoas não é difícil, mas é preciso atenção à cada parte do quebra-cabeça que a pessoa revela contando do passado e do futuro, seja em uma conversa ou com suas atitudes.

É muito importante você buscar confirmar as impressões que extrai ao ler alguém antes de tirar um conceito estático sobre essa impressão.

Com essas dez sacadas colocadas em prática você tem um guia do que deve lembrar para ler qualquer pessoa.

Entre no mundo dela, transforme o seu e viva em harmonia com quem você é e com as pessoas à sua volta!

Seja muito feliz, até a próxima!

Referências

Documentos relacionados

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Perguntamos para as gestantes do escritório, como foi quando descobriram que estavam grávidas... Sempre tive o sonho de ser mãe, mas eu esperava que isso aconteces- se em um

Apenas você Amor de minha vida Minha razão de viver Meu mais doce amor. 30 - Como eu amo você

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

Se você quiser assistir aos lançamentos de Hollywood no I-Pic do Metropica ou nos cinemas Regal do Sawgrass Mills, comprar ingressos para ver seu artista ou time favoritos no

Um eficiente planeja- mento de segurança para o condomínio irá cuidar não apenas de aspectos relacionados ao acesso pela porta- ria e monitoramento de áreas internas, ele deve

Quando alguém entra em contato com as revelações da Verdade Absoluta, sejam trazidas por Krishna, Buda, Jesus, Paulo, ou por quaisquer outros profetas ou mensageiros,

Com capacidade para 30 pessoas sentadas, o salão de festas do Vivaz é entregue completo e equipado para que você possa festejar com todos os que você gosta.. Perspectiva