• Nenhum resultado encontrado

O GUIA PARA UM RESUMO MODERNO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O GUIA PARA UM RESUMO MODERNO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

O GUIA PARA UM

RESUMO

(2)

2.Como montar meu resumo no menor tempo possível? 1.Introdução

Tudo bem? Como vão os seus estudos? Está cansado de perder muito tempo fazendo resumo? Como você faz? Você escreve, sublinha, digita? Você cansa ou enjoa de fazer no meio da disciplina? Há quanto tempo você está estuda da mesma forma? Já passou pela sua cabeça que você pode estar perdendo tempo?

Digo isso porque eu também fazia resumos como todo mundo: por fichas, cadernos coloridos, sublinhados, digitados...

Mas, depois que tive filho, percebi que precisava otimizar meu tempo de resumo. Foi aí que comecei a procurar se realmente eu aprendia tanto fazendo meus resumos. Depois de ler um pouco sobre como o nosso cérebro aprende, percebi que somente transcrever o que está na apostila para o papel não é o suficiente.

Eu precisava relacionar o que eu estava estudando com fatos que fazem parte da minha memória de longo prazo. Além de fazer isso várias vezes para que o conteúdo novo se transformasse em aprendizado efetivamente.

01

Aí, pensei. Ao montar mapas mentais eu consigo me conectar bem com a matéria, mas eu perco muito tempo fazendo. O que eu posso fazer para agilizar? Foi nesse momento que comecei a montar meu resumo da forma que vou ensinar para vocês aqui.

Querido aluno do REVISAÍ, o nosso objetivo com esse material é fazer com que você aprenda a confeccionar seu próprio resumo de forma autônoma, otimizada e eficiente.

Sumário

02 06 06 06 07 09

3.Atualizando o seu resumo

3.1.Cadernos de questões

3.2.Inserir comentário do professor da questão que errou ou teve dúvida

3.3.Inserir link da questão para refazer quando for revisar 3.4.Inserindo a Lei seca no seu resumo

01

Introdução

Como o nosso

cérebro funciona?

3.5 Fazer o resumo direto na lei seca

4.Como revisar exatas

11 13 14

(3)

Da forma que vou ensinar, vai ser tão rápido, que você terá muito tempo para se conectar com o assunto nas questões. Percebi que não é no resumo que eu iria transformar o conteúdo novo em aprendizado, mas sim nos exercícios. Pois ao fazer as questões, preciso relacionar o assunto a algo que já existe no meu cérebro. A repetição é sua arma para ser aprovado, mas precisa de tempo e de um resumo que te ajude.

Chega de estudar como antes.

Pronto para ter mais tempo de estudo e de vida? Bora!

02

Como montar meu resumo no menor tempo possível?

Primeiro passo:

• Pegue o seu material de teoria em pdf e coloque na tela do seu computador:

• Agora você vai ler a teoria e ao mesmo tempo vai copiando para o word o que acha importante. Aqui está o ponto mais sensível.

(4)

Entenda que o seu resumo só estará pronto 1 semana antes da prova, então não precisa se preocupar com isso. Esse é o maior erro do aluno. Com receio de esquecer algo, acaba copiando toda a apostila e o resumo fica imenso.

03

O QUE É IMPORTANTE?

Por isso, anota aí!

Você vai colocar SOMENTE o que te chamou atenção. São as questões que te mostrarão o que realmente é importante! Fique tranquilo e coloque o básico.

É importante que você siga a ordem do material para que o seu resumo fique bem organizado. Para isso, copie os capítulos do pdf.

(5)

04

Crie também um sumário para que você se ache depois quando for atualizar o seu resumo. Assim ficará bem organizado e será fácil de achar os temas. Coloque também numeração das páginas.

Agora você vai copiar e colar o que te chamar mais atenção no assunto. Mas alguns materiais não deixam você copiar e colar, pois os materiais são protegidos. Fique tranquilo, pois você não está fazendo nada de errado, está somente montando seu resumo.

(6)

05

Quando o material não deixar copiar, você pode inserir pelo INSERIR

INSTANTÂNEO:

Você vai inserir somente o parágrafo que achou importante!

Assim você vai até o final do assunto. • Sempre siga a ordem do seu material;

• Coloque os capítulos somente, não precisa seguir os subcapítulos; • Não deixe de colocar o índice.

(7)

06

Ao final do seu estudo da teoria, o seu projeto de resumo estará pronto. Não se preocupe se você deixou passar algo importante ou se tem tudo. Vamos ver esses pontos nos próximos passos.

Atualizando o seu resumo

Agora que é a parte mais importante do seu resumo. Agora que você vai saber o que seu resumo precisa ter.

Cadernos de questões – TEC

Quando você estiver fazendo as questões sobre o assunto, abra o seu resumo no

word (que você NÃO irá imprimir agora) e complemente com comentários das

questões que você errar. Pode fazer isso no momento em que fizer a questão, pois se deixar para fazer depois vai acabar esquecendo.

Como fazer? Vamos lá!

Coloque no comentário e insira no seu resumo a parte do comentário que você achou importante para sempre revisar e não errar mais.

Inserir comentário do professor da questão que errou ou teve

dúvida

(8)

07

Veja como fica no seu resumo:

Inserir link da questão para refazer quando for revisar

Além de colocar o comentário da questão, você pode copiar o link da questão para refazer depois. É muito eficiente, pois no momento da revisão você clica na questão e já refaz. Esse ponto não descarta você criar um caderno com questões favoritas, mas facilita a sua revisão, pois não tem chance de você se esquecer da questão.

Vamos ver como faz!

(9)

08

Veja como vai ficar!

B) Vai abrir uma aba nova somente com a questão que você teve dúvida ou

errou, copie o link da barra de navegação e cole no seu resumo:

Quando você for revisar, aperte Ctrl e clique no link. Vai abrir direto a questão para você fazer.

(10)

09

Inserindo a Lei seca no seu resumo

Antes desse material, tenho certeza de que você revisava pelo resumo, pelas questões e pela lei seca. Mas batia a dúvida, como incluir a lei seca na minha revisão. Agora você vai revisar tudo em um lugar só, pois vamos incluir o que mais cai da lei seca no seu resumo.

Quando você estiver estudando um assunto que tenha alguma lei seca importante, abra no site do planalto a lei. Você terá na tela, o site de questões aberto e deixe minimizado a lei sobre o assunto e o word do seu resumo.

Por que o planalto? Pois estará sempre atualizado.

Vamos falar da Constituição Federal. Você fez um resumo e vai fazer exercícios do Art. 5º. Sua tela estará assim:

(11)

10

Questão errada ou que tenha dúvida, clique no comentário, veja o artigo que o professor comenta e abra seu resumo ao lado da lei seca.

Copie (Ctrl+C) o artigo e cole (Ctrl+V) no seu resumo dentro do assunto que está estudando.

(12)

11

Em algumas matérias eu percebi que era mais eficiente fazer o resumo dentro da lei

seca.

Como assim?

Fazer o resumo direto na lei seca

Vamos lá, vou te explicar!

Vou te dar dois exemplos:

a lei de licitações ou até mesmo a Constituição Federal, você precisa saber a literalidade toda ou quase toda. Ao ler a teoria, deixe a página da lei seca aberta junto com a sua apostila e vai comentando os assuntos mais importantes dentro da

lei seca.

(13)

Essa é a Lei nº 8.666/93, veja que comento pontos importantes dentro dos artigos, coloco links de questões que errei e dicas de como a banca cobra, isso tudo você vai fazendo ao ler a teoria e ao fazer os exercícios.

Quando você for revisar o assunto, não precisa voltar na apostila de teoria, mas somente na sua lei seca que já estará comentada.

Viu como você vai otimizar seu tempo?

12

Veja outro exemplo: Lei do Pregão.

Destaque o que for a lei seca no centro da página. Eu uso a formatação “citação”.

(14)

13

Como revisar exatas

Essa é uma dúvida em quase todos os alunos, mas não precisa se preocupar, é bem simples.

Primeiro passo é ter um resumo das fórmulas, aqui você não precisa escrever como

o professor chegou naquela fórmula e também não precisa se preocupar com a contextualização da matéria. Entenda o assunto e anote as fórmulas.

O pulo do gato aqui é fazer muitas questões e, caso sinta necessidade, assista alguma aula de um professor bom para pegar os macetes. Pois algumas questões de exatas você só vai aprender vendo o professor fazer.

NÃO precisa assistir mais de uma vez. Anote como se faz a questão no seu resumo e

pronto, não volte mais na teoria e nem nas vídeoaula.

O meu objetivo é deixar você cada vez mais independente de materiais longos ou vídeoaulas e conseguir andar sozinho com os seus resumos.

Veja como ficaria:

Quando achar uma questão difícil ou quando errar, veja como faz e cole no seu resumo.

Agora você não vai errar mais.

Ou dê um “print” da página da vídeoaula quando o professor resolver e cole no seu

resumo.

ATENÇÃO!

Perceba que o mais importante é você ter cada vez mais tempo para praticar e não ficar copiando os assuntos.

(15)

14

Considerações Finais

Pessoal, reflita se sua maneira de fazer resumos está consumindo muito tempo e reveja sua forma de estudar. Se você estuda da mesma forma que há cinco anos, algo está errado, pois o mundo mudou e o tempo está cada vez mais escasso.

Seja um diferenciado, aproveite tudo que existe para otimizar o seu estudo e você será aprovado de uma forma leve e sem para de viver.

Quanto mais leve e prazeroso for o seu estudo, menos peso terá sua prova e menos nervoso no dia.

Maior a sua chance de ser aprovado!

Equipe Revisaí

(16)

MINHAS ANOTAÇÕES

Referências

Documentos relacionados

Neste momento, é importante a atenção às regras de execução abaixo para garantirmos o sucesso da transição para o novo portfólio.. NUNCA abastecer no mesmo PDV o mesmo sabor

Como o lugar em que ocorre esta forma de comunicação é mais amplo e importante que os subsistemas econômicos e políticos, a teoria abre espaço para uma leitura otimista

Cada senador é eleito com dois substitutos (suplentes). O voto nos dois suplentes é chamado de voto “cego” porque os candidatos são desconhecidos e não aparecem na

diagnósticos pelos agentes partícipes de arenas de governança so- cioterritorial. Mais precisamente, tem como objetivo a compreensão interpretativa das formas hegemônicas de

Promptly, at ( τ − 2 ) , there is a reduction of 4.65 thousand hectares in soybean harvested area (statistically significant at the 1% level), an increase of 6.82 thousand hectares

A lo largo del siglo XX, y especialmente después de la Segunda Guerra Mundial, se constata en las formaciones sociales capitalistas en general, aunque con variaciones

Havendo parâmetros para a argtiição de transcendência - “reflexos gerais de natureza econômica, política, social ou jurídica” - o TST não dirigirá nem escolherá a

Em função das peculiaridades e importância social da carreira da magistratura, dedica- se este estudo a analisar a evolução histórica dos cursos de formação inicial realizados pela