• Nenhum resultado encontrado

Introdução. 38% dos funcionários se sentem mais engajados quando a empresa se preocupa com o seu bem-estar.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução. 38% dos funcionários se sentem mais engajados quando a empresa se preocupa com o seu bem-estar."

Copied!
25
0
0

Texto

(1)
(2)

Sumário

Introdução

3

1.

O

que

são

benefícios? 6

2. Quais são as vantagens de benefícios bem planejados?

9

3. Como implantar um programa de benefícios sustentável?

12

4. Como fazer uma gestão eficiente de benefícios?

17

(3)
(4)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

4

Voltar para o Sumário Compartilhar no

Pensar no bem-estar dos colaboradores de sua empresa é fundamental. Quando a empresa investe em seu capital humano, ela gera melhores resultados.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Quantum Workplace e Limeade, os funcionários se sentem 38% mais engajados quando a empresa se preocupa com o seu bem-estar.

Ampliando o nível de sua qualidade de vida, a companhia permite que seus colaboradores tornem-se mais motivados e produtivos, o que acaba beneficiando toda a equipe, agregando qualidade ao trabalho coletivo e aos resultados da organização.

Para gerenciar as estratégias que tornam esses resultados possíveis, é preciso que a empresa adote uma gestão de benefícios eficiente. É uma tarefa complexa, que exige uma visão ampla do cenário e do perfil dos colaboradores, a fim de não se tornar um malefício para a organização.

Os benefícios podem contribuir para o engajamento e melhores resultados da empresa

e também para torná-la mais atrativa para recrutar novos talentos e reter os atuais.

38% dos funcionários se

sentem mais engajados

quando a empresa se

preocupa com o seu

bem-estar.

(5)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

5

Voltar para o Sumário Compartilhar no

Considerando uma situação de mercado saturado, o pacote de benefícios oferecido torna-se não apenas um diferencial, como também um produto da credibilidade transmitida pela companhia.

A gestão de benefícios envolve uma série de fatores que a tornam uma atividade estratégica e fundamental para a área de RH.

Neste ebook, veremos como lidar com elementos e desafios comuns como custos, aderência, vantagens e peculiaridades das opções disponíveis. É importante um olhar cuidadoso sobre os impactos associados a todo esse processo. Com este guia, pretendemos ajudá-lo a encontrar o melhor caminho possível para uma gestão de benefícios eficiente.

Boa leitura!

Introdução

(6)
(7)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

7

Voltar para o Sumário Compartilhar no

1. O que são benefícios?

São recursos que  objetivam atrair e reter talentos e manter a empresa competitiva em relação à concorrência. Visando melhorar a gestão de pessoas, cada vez mais organizações passam a oferecer planos de benefícios corporativos.

Segundo dados divulgados pela Exame, opções como assistência médica e seguro de vida estão entre as mais comuns nas empresas brasileiras, sendo, juntamente com assistência odontológica, as primeiras opções de benefícios oferecidas nas empresas pesquisadas.

O desafio do mercado atual é implementar e gerir um programa de benefícios que a empresa consiga manter no longo prazo e que atenda às diferentes demandas dos funcionários.  No entanto, esse é um desafio que encontra diversos obstáculos e problemas. Entre eles, podemos destacar:

• Poucos recursos e verba, exigindo práticas que possam fazer mais com menos investimento;

• A alta complexidade em administrar um sistema com diferentes benefícios, restrições e características;

• Mudanças demográficas, como o envelhecimento da população, maior entrada das mulheres no mercado, etc.

(8)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

8

Voltar para o Sumário Compartilhar no

1. O que são benefícios?

Entre os benefícios, há aqueles que são exigidos por lei, como transporte e vale-refeição, por exemplo. E existem também os opcionais, como plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e previdência – sendo que, conforme o acordo coletivo de determinados sindicatos, alguns deles podem ser obrigatórios.

Os benefícios opcionais, apesar de não serem obrigatórios por lei, são muito importantes para o bem-estar do funcionário. Com a situação de crise na rede de saúde pública e os recentes cortes na saúde praticados pelo governo, não ter a garantia de um plano de saúde ou plano odontológico, por exemplo, torna-se algo indesejado pelo colaborador.

De acordo com pesquisa divulgada pela comunidade de carreiras Love Mondays, fatores como os benefícios possuem um impacto maior na satisfação dos profissionais brasileiros do que ter um alto salário.

Outro estudo divulgado pela Revista Interdisciplinar Científica Aplicada aponta que 53% dos profissionais trocariam de empresa em razão dos benefícios oferecidos. Por conta disso, é sempre importante que a organização tenha transparência ao apresentar seus planos de benefícios e saiba utilizar esse fator como uma diferencial útil em sua gestão de talentos.

Os

benefícios

possuem um impacto

maior na

satisfação

dos profissionais

brasileiros do que ter

(9)

2. Quais são as vantagens de

benefícios bem planejados?

(10)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

10

Voltar para o Sumário Compartilhar no

2. Quais são as vantagens de benefícios bem planejados?

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em meio a um cenário de estagnação econômica, os benefícios oferecidos e a credibilidade do contratante tornam-se diferenciais importantes, garantindo a contratação de bons profissionais e ajudando a reter e engajar os talentos da empresa. Com um bom planejamento e uma gestão

eficiente, os benefícios oferecidos pela sua empresa podem trazer diversas vantagens. Entre elas, destacam-se:

Melhor integração entre empresa e colaborador

Uma relação básica e distante de seus colaboradores é uma possível brecha para que a insatisfação e o clima organizacional sejam negativamente impactados.

Ao promover um pacote de benefícios pensando nos diferentes perfis, necessidades e prioridades da equipe, a companhia terá uma integração mais natural e próxima com seu colaborador.

Assim, os resultados de uma boa gestão de benefícios trazem vantagens também para a empresa, seja no relacionamento interno, no comprometimento ou na qualidade dos serviços realizados pelos colaboradores.

(11)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

11

Voltar para o Sumário Compartilhar no

2. Quais são as vantagens de benefícios bem planejados?

Maior precisão e segurança no processo de

avaliação das opções e coberturas

Ao fazer o planejamento e a gestão de um plano de benefícios, a organização consegue avaliar opções disponíveis no mercado antes de ter de negociar com os provedores atuais, ajusta suas características antes da época de renegociação e avalia o que os concorrentes oferecem para seus funcionários, conseguindo manter o necessário.

Ao estudar esses fatores e obter informações atualizadas, a empresa negocia melhor e é mais assertiva ao definir as opções e coberturas que serão contratadas. Além disso, com essa prática, a companhia conseguirá se precaver para lidar com a antecipação de ajustes de orçamento e poderá oferecer boas coberturas e serviços por um custo que não apenas cabe no orçamento, mas que também faz com que a empresa cresça e mantenha seu funcionário engajado.

Melhor gerenciamento de seguros

Outra grande vantagem de benefícios bem planejados é que as empresas ficam mais protegidas de riscos provenientes de mudanças de custos.

Além do mais, torna-se viável anteceder-se às seguradoras, avaliando o potencial de aumento de custos que podem ser ofertados devido ao índice e perfil de uso dos funcionários, monitorar sua população de colaboradores para interceder em casos que possam gerar aumentos das apólices, criar uma base de informações sobre seus colaboradores e quanto aos usos de benefícios para negociação.

Esses dados obtidos e gerados poderão nutrir sua organização de conhecimento estratégico para tomar melhores decisões e fazer melhores negociações. Utilize essas informações a favor de seu programa de benefícios, de seus funcionários e de seu negócio.

(12)

3. Como implantar um programa

de benefícios sustentável?

(13)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

13

Voltar para o Sumário Compartilhar no

3. Como implantar um programa de benefícios sustentável?

Ao implantar um programa de benefícios, é preciso conhecer seus objetivos, tipos e recursos necessários para gerenciar os processos de forma sustentável e eficiente.

Os riscos envolvidos na implementação de uma iniciativa como essa são vários e é preciso ter uma boa gestão de custos para manter os benefícios em um padrão de qualidade

que se encaixe em sua verba. Esses pacotes representam uma grande porcentagem da folha de pagamento da empresa e afetam no preço do produto ou serviço final.

Quando a empresa contrata um colaborador, ela assume um novo risco. Prevenir esses riscos envolve conhecer a situação de saúde de seu funcionário, investigar as possibilidades e acompanhar a utilização correta do plano de benefícios. Promover programas de qualidade de vida também é uma maneira de gerenciar a situação, especialmente no caso de colaboradores sedentários.

O custo dos programas de benefícios pesa na folha de pagamento da companhia, devido, principalmente, à inflação médica reguladora dos preços, que costuma ser 7 a 8% acima da inflação de preços. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde, estima-se que planos de saúde podem impactar de 5 a 15% da folha de pagamento da organização, dependendo do segmento da empresa.

Planos de saúde

impactam

11,54%

do total da

folha

de pagamento da

(14)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

14

Voltar para o Sumário Compartilhar no

Por isso, a participação do profissional de RH na gestão de contratos é vital nesse processo. É possível partilhar os custos de investimento em planos de saúde, por exemplo, sem que a empresa seja obrigada a adotar uma opção de qualidade inferior a de seus concorrentes ou seu segmento.

Um programa de benefícios sustentável utiliza os recursos da organização de forma inteligente e faz com que a produtividade de seus funcionários aumente por conta da atratividade e utilidade dos atrativos ofertados.

O resultado disso é que a competitividade e a produtividade da empresa serão maiores e a sua rotatividade de pessoal será menor – e isso pode representar uma grande economia para a organização, uma vez que, de acordo com pesquisa realizada pelo Center for American Progress, a perda de um funcionário pode custar à organização até 213% do valor de seu salário. 

É papel do setor de RH saber informar e utilizar os benefícios fornecidos como modo de valorizar e melhorar a qualidade de vida daqueles que fazem parte da empresa.

3. Como implantar um programa de benefícios sustentável?

De acordo com

pesquisa realizada pelo

Center for American

Progress, a perda de um

funcionário pode custar

à organização até

213%

do valor de seu salário. 

(15)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

15

Voltar para o Sumário Compartilhar no

3.1 Quais são os objetivos de um programa de benefícios?

Uma abordagem de gestão de capital humano através de um programa de benefícios, busca reforçar o comprometimento e a fidelidade dos colaboradores, além de auxiliar nos objetivos e nas metas de todos os setores de sua empresa – como, por exemplo, aumentar a produtividade de seus profissionais.

Para a equipe de RH, o programa de benefícios apresenta o potencial de controle de rotatividade de profissionais (turnover) e o aumento de retenção e atração de novos talentos. Da mesma forma, essa iniciativa também pode impactar positivamente em indicadores financeiros como desempenho, vendas e produtividade individual do funcionário.

Para que se possa acompanhar os resultados de seu programa, é preciso definir quais objetivos serão priorizados e quais metas devem ser atingidas. Um levantamento feito por meio de pesquisas de clima e análise interna pode auxiliar nessa definição.

(16)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

16

Voltar para o Sumário Compartilhar no

3.2 Considerações importantes para um programa de benefícios

Para a estratégia do plano de benefícios ser eficiente, é preciso foco. Os principais perfis de colaboradores devem ser considerados, garantindo que a maioria seja motivada e possa usufruir dos atrativos oferecidos.

Segmentar os perfis dos colaboradores em características, necessidade e interesses comuns auxilia bastante no processo de tomada de decisão. Para isso, basta uma coleta de dados simples como idade, estado civil, tempo de trabalho e o que mais for relevante para a sua estratégia. Após essa etapa, a equipe de RH pode separar diferentes perfis e organizá-los em uma planilha.

É importante também levar em conta as mudanças. É preciso acompanhar transformações no perfil de seus colaboradores e mesmo nas condições e na qualidade dos benefícios ofertados.

É fundamental sempre buscar atualização e ter flexibilidade para que os atrativos sejam condizentes com sua estratégia e, de fato, motivem constantemente seus colaboradores.

Saber informar e utilizar ações de comunicação interna para compartilhar as informações a respeito do programa e quais benefícios ele cobre é vital.

3. Como implantar um programa de benefícios sustentável?

A mensagem

deve ser

clara e

acessível, sempre

demonstrando

as

vantagens

(17)

4. Como fazer uma gestão

eficiente de benefícios?

(18)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

18

Voltar para o Sumário Compartilhar no

A experiência de uma gestão eficiente  mostra que a preocupação com a qualidade de vida do funcionário pode ser convertida em um aumento no desempenho e na produtividade. Este cuidado auxilia também para a promoção de uma imagem positiva da empresa no mercado.

O setor de RH deve, em seus processos, utilizar indicadores, evidenciando o impacto dos benefícios no desenvolvimento da empresa. Dessa forma, é possível organizar e coletar dados concretos sobre os reflexos na organização e na sua equipe de colaboradores.

O

investimento em uma gestão de benefícios envolve uma avaliação

de seus funcionários e de sua saúde como um todo (física, mental e

emocional). É preciso considerar

riscos e ações preventivas, sabendo

identificar

ameaças que podem impactar  a empresa, seja esse risco

um reajuste acima do esperado nos planos de saúde, um aumento de

ausências do trabalho ou outros fatores que causem reflexos na taxa

de

produtividade ou mesmo na competitividade.

(19)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

19

Voltar para o Sumário Compartilhar no

4. Como fazer uma gestão eficiente de benefícios?

Um Exemplo: Ginástica laboral como aliada

Um exemplo de ação preventiva que pode ser implementada é a ginástica laboral. Tratam-se de exercícios físicos com o objetivo de tornar o corpo mais forte e flexível. Em resumo, a ginástica laboral é a prática de exercícios físicos realizada pelos funcionários no ambiente de trabalho.

A ginástica laboral pode ser realizada no próprio escritório ou em uma sala ou área externa destinada para esse fim. A condução do exercício é feita por fisioterapeutas ou preparadores físicos. A prática baseia-se em técnicas de alongamento, respiração, reeducação de postura, controle e percepção corporal.

Esses exercícios são importantes aliados para combater o estresse, aumentar o ânimo dos colaboradores e prevenir o sedentarismo. Essa iniciativa contribui para gerar incremento na produtividade e na satisfação dos funcionários, favorecendo também a redução do número de acidentes de trabalho.

(20)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

20

Voltar para o Sumário Compartilhar no

Um fator importante: Doenças Crônicas

As doenças crônicas representam um custo substancial no total investido em um plano de saúde. É importante notar que, quando o gasto supera o previsto, o valor de renovação do contrato é maior, o que pode obrigar a organização a adotar um benefício de qualidade inferior.

As doenças crônicas podem prejudicar a produtividade dos funcionários e impactar negativamente o resultado da companhia. Para que isso não ocorra, é recomendado identificar os funcionários que sofrem com este tipo de problema e realizar uma gestão de benefícios que contemple de forma especial estas pessoas, inclusive com acompanhamento da operadora de seguro saúde e consultoria especializada. Iniciativas como essa incentivam o uso do plano de saúde como prevenção, e não apenas em casos de emergência, diminuindo a incidência de pronto-socorro e tornando o processo mais eficiente e sustentável para a empresa.

Outra ação que pode ser implementada para controlar os custos e garantir uma gestão eficiente é oferecer bônus para aqueles que resolvem entrar em iniciativas de saúde e qualidade de vida promovidas pela organização. Assim, você incentiva um colaborador ao mesmo tempo que reduz a sinistralidade dos planos de saúde contratados.

(21)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

21

Voltar para o Sumário Compartilhar no

Ao investir em benefícios, uma boa dica é realizar um planejamento eficiente, que esteja integrado às ações de motivação da equipe e melhoria do ambiente do trabalho.

Quando profissionais de RH trabalham com o objetivo de gerar um uso eficiente e um suporte e fortalecimento da equipe interna, os benefícios deixam de ser um gasto na folha de pagamento e tornam-se, verdadeiramente, uma prática sustentável e que pode trazer vantagens concretas para todas as partes.

Para isso, é necessário aliar a equipe de Recursos Humanos da empresa àqueles que conhecem o segmento e podem oferecer soluções de consultoria especializadas. A IMC Care, por exemplo, é qualificada em fornecer essa consultoria em gestão de seguros de vida, planos de saúde, plano odontológico e previdência privada.

Com esse suporte, o setor de RH consegue focar em sua expertise enquanto pode implementar a gestão de benefícios de maneira muito mais precisa e segura.

4. Como fazer uma gestão eficiente de benefícios?

DICA:

Realizar um

planejamento

eficiente

, que esteja

integrado às

ações de

motivação da equipe e

melhoria do ambiente do

trabalho.

(22)
(23)

Guia definitivo para uma Gestão Inteligente de Benefícios

23

Voltar para o Sumário Compartilhar no

Considerações Finais

Cada vez mais, os benefícios serão diferenciais importantes para as empresas atraírem e reterem talentos. Benefícios adequados ao perfil de seus colaboradores e ao orçamento de sua empresa podem trazer diversas vantagens para ambas as partes: o funcionário se sentirá valorizado e motivado e a empresa contará com um colaborador engajado e produtivo.

Nesse cenário, investir no funcionário é investir na empresa. Os benefícios, em última instância, refletem em vantagens também para o seu negócio e favorecem o aumento da competitividade e da atratividade de sua organização, tornando-a mais produtiva e admirada, sendo alvo para grandes talentos.

Para isso, é importante fazer uma

gestão

cuidadosa de seu

programa de benefícios, que

deve ser adequado às necessidades de sua

equipe

(24)

Sobre a IMC Brasil

A IMC Brasil é uma empresa especializada na Gestão Integrada de Seguros e Gestão de Riscos. Oferecemos soluções inteligentes e sob medida para cada empresa, proporcionando proteção e eficiência operacional em linha com a estratégia corporativa de nossos clientes.

Nosso principal diferencial é a metodologia de análise e a gestão dinâmica dos riscos corporativos. Possibilitamos a melhoria contínua dos resultados operacionais e financeiros de forma sustentável através de três áreas de atuação: IMC Logistics, IMC Care e IMC Corporate.

Sobre a IMC Care

A IMC Care é especializada em consultoria e gestão de benefícios corporativos seguráveis. Oferecemos soluções sob medida para empresas interessadas em tornar a gestão de capital humano mais eficiente.

Iniciamos com o entendimento estratégico e o mapeamento dos benefícios oferecidos pela empresa a seus colaboradores, passamos pela análise de oportunidades e melhorias, e quando necessário ajustamos o modelo de forma a garantir as melhores coberturas e custos. O nosso diferencial é a gestão permanente dos riscos e benefícios.

Esperamos que este e-book tenha sido útil para direcionar melhor a forma como os

benefícios de sua empresa estão sendo gerenciados. Caso deseje acompanhar mais

de nosso conteúdo e receber notícias e novidades, assine nosso boletim mensal de

saúde.

Até a próxima!

(25)

Siga a IMC Brasil

www.imcbrasil.com

(11) 5908-4000

Referências

Documentos relacionados

fasciatus (rio Ijuí), onde foi verificado semelhanças citogenéticas que podem indicar maior proximidade entre estas espécies quando comparadas com as demais analisadas, sendo que

O pressuposto teórico à desconstrução da paisagem, no caso da cidade de Altinópolis, define que os exemplares para essa análise, quer sejam eles materiais e/ou imateriais,

Aliado a isso, a centralização das decisões envolvendo a propriedade rural, nas mãos do chefe de família (geralmente o pai), provoca um tipo de repressão,

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

Interactions between Indometacin and Refocoxib ligands with therapeutic targets COX-2 (organism Homo sapiens). Compounds Aminoacid Distance (Å) Type Binding