• Nenhum resultado encontrado

PAN-AFRICAN PARLIAMENT PARLEMENT PANAFRICAIN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PAN-AFRICAN PARLIAMENT PARLEMENT PANAFRICAIN"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PAN-AFRICAN PARLIAMENT

PARLEMENT PANAFRICAIN

يقيرفلأا ناملربلا

PARLAMENTO PAN-AFRICANO

Gallagher Convention Centre, Private Bag X16, Midrand 1685, Johannesburg, Republic of South Africa Tel: (+27) 11 545 5000 - Fax: (+27) 11 545 5136 – Web site: www.pan-african-parliament.org

ANÚNCIO DE VAGA

SECRETÁRIO-GERAL DO PARLAMENTO

O Parlamento Pan-Africano (PAP) foi estabelecido como um órgão da União Africana por força do Protocolo ao Tratado que institui a Comunidade Económica Africana relativo ao Parlamento Pan-Africano para providenciar uma plataforma comum para a participação plena do Povo Pan-Africano, da diáspora e das organizações de base nos debates e nos processos de decisão sobre problemas e desafios que o continente enfrenta. Ao procurar a concretização dos seus objectivos, o Parlamento Pan-Africano pretende reforçar as suas capacidades de execução preenchendo a vaga do cargo de Secretário-Geral do Parlamento Pan-Africano, entre outros pontos.

Assim, o Parlamento Pan-Africano lança um convite à apresentação de candidaturas de cidadãos dos Estados-Membros da União Africana que possuam capacidades excepcionais de liderança e de gestão, e as competências e o historial de prestação excelente de serviços em organizações internacionais. O Secretário-Geral do Parlamento Pan-Africano é o Chefe do Secretariado do PAP.

DETALHES DO CARGO DESIGNAÇÃO DO POSTO Secretário-Geral

CATEGORIA SALARIAL D1

LOCAL DE AFECTAÇÃO Midrand, Joanesburgo, República da África do Sul SUPERIOR HIERÁRQUICO Presidente do Parlamento Pan-Africano

1. Principais Deveres e Responsabilidades: Principais Domínios de Desempenho (KPAs):

 Ao responder perante o Presidente do PAP, o titular assume as responsabilidades estatutárias inerentes ao cargo de Secretário-Geral do Parlamento, providenciando a liderança na gestão dos serviços, das finanças e dos requisitos administrativos do PAP e garantindo que as actividades internas diárias do PAP progridam sem dificuldades.

 Assim, o candidato seleccionado deverá proporcionar liderança sólida, tanto profissional como administrativa, no desenvolvimento e na implementação de estratégias, políticas e planos de gestão interna organizacional, financeira, administrativa e dos recursos humanos; deverá analisar

(2)

e rever periodicamente os processos e os procedimentos conexos e deverá recomendar as mudanças apropriadas e oportunas para melhorar o desempenho da instituição;

 Deverá administrar efectivamente a prestação de serviços para garantir que estejam em conformidade com as directrizes que regem a contratação pública e os acordos contratuais celebrados com o PAP;

 Articular-se-á com o Governo do país de acolhimento no respeitante ao acordo de país de acolhimento celebrado com a União Africana, em termos das suas obrigações, privilégios e imunidades perante o PAP e os seus funcionários.

Relativamente às suas responsabilidades principais, o titular compromete-se a, entre outras obrigações:

(a) Principal domínio de Desempenho 1 – Responsabilidades Estatutárias:

 Prestar aconselhamento ao Parlamento, ao Presidente, à Mesa e aos Membros sobre os procedimentos (regras formais e informais) relativos às suas operações.

 Assistir o Presidente na preparação das sessões incluindo a Plenária e as Comissões e prestar aconselhamento sobre procedimentos.

 Registar formalmente as decisões do Parlamento na Plenária e nas Comissões e manter relatórios integrais e autênticos das actividades do Parlamento e assinar e homologar todas as instruções e comunicações oficiais do Parlamento.

(b) Principal domínio de Desempenho 2 - Serviços Administrativo:

 Presidir às reuniões da direcção, para debate de questões da instituição, celebrar contratos em nome do Parlamento, adquirir e administrar o património do Parlamento.

 Liderar e facilitar o desenvolvimento e a implementação dos enquadramentos, sistemas e políticas para gerir os serviços administrativos do PAP, em conformidade com o regimento interno da UA.  Orientar, analisar e rever os processos e os métodos de trabalho e recomendar ao Presidente as alterações em procedimentos e nas políticas tendo como objectivo melhorar as operações da instituição.

 Supervisionar a execução do orçamento administrativo, garantindo que seja utilizado de modo efectivo e eficiente e em conformidade com os Regulamentos e Manuais Financeiros da União Africana.

 Articular com o Governo do país de acolhimento em concertação com a Unidade Jurídica sobre matéria de privilégios e imunidades para o PAP e os seus funcionários.

 Garantir o cumprimento dos acordos contratuais celebrados com o PAP.

 Prestar aconselhamento e apoiar a prestação de serviços de qualidade na gestão de instalações, de serviços de segurança assim como do plano, das políticas e dos sistemas de gestão de activos.  Dirigir e facilitar a prestação e implementação de um enquadramento, do sistema e das políticas

de Tecnologias de Informação (TI).

(c) Principal Domínio de Desempenho 3 – Gestão Financeira

 Prestar liderança geral a todas as operações financeiras, incluindo a contabilidade dos recursos, a elaboração de orçamentos, de folhas salariais, de relatórios financeiros e de controlos internos, a gestão de fluxos de caixa, previsão e planificação financeira a curto e longo prazo, e nas funções de elaboração de relatórios, em conformidade com os sistemas da UA.

 Supervisionar a preparação dos orçamentos do PAP, dos relatórios da execução orçamental, dos relatórios financeiros, incluindo as demonstrações financeiras trimestrais e garantir que as demonstrações financeiras sejam preparadas nos prazos devidos e em conformidade com os princípios contabilísticos aceites globalmente e com as linhas orientadoras da UA.

(3)

hierárquicos, de relatórios periódicos a apresentar ao Presidente e à Mesa e garantir o cumprimento dos requisitos de apresentação de relatórios estatutários.

 Providenciar liderança estratégica no desenvolvimento e na gestão de um quadro institucional para a implementação das políticas, sistemas, processos e procedimentos orçamentais e financeiros do PAP em conformidade com as políticas, os regulamentos e os controlos financeiros da UA.

 Fornecer orientação no desenvolvimento e na implementação de estratégias de mobilização de recursos, de geração de receitas e de gestão de investimentos do PAP.

 Liderar e facilitar o desenvolvimento e a implementação de políticas e sistemas efectivos de gestão de subvenções e providenciar a supervisão efectiva dos recursos financeiros de projectos para garantir a gestão financeira sólida, apelar oportunamente a fundos prometidos e ao cumprimento das directrizes de gestão financeira do PAP.

 Prestar orientação geral aos auditores e aos funcionários dos serviços jurídicos. (d) Principal Domínio de Desempenho 4 – Gestão dos Recursos Humanos

 Liderar e facilitar o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia e de um sistema de administração de Recursos Humanos em geral que sejam alinhados com a visão e os objectivos estratégicos do PAP e em conformidade com as Regras e Regulamentos da União Africana.  Aconselhar claramente o Presidente e os funcionários sobre questões relativas aos Recursos

Humanos e facilitar o trabalho em equipa e a manutenção de um ambiente favorável no seio do PAP.

 Garantir que o PAP atraia e retenha funcionários altamente competentes, multilíngues e tendo em conta o conceito de igualdade de género, com as habilitações, as competências e a orientação necessárias à implementação plena e com sucesso das suas actividades.

 Apoiar o Presidente na criação e manutenção de uma estrutura organizacional efectiva que apoie as actividades gerais do PAP.

 Supervisionar e monitorizar cuidadosamente as relações entre os funcionários e oferecer orientação nos processos de resolução de queixas dos funcionários, e trabalhar com o Secretário-Geral Adjunto, responsável por Finanças, Administração e Recursos Humanos e com o Director de Recursos Humanos para garantir que todas matérias sejam resolvidas adequada e prontamente.  Liderar e apoiar o desenvolvimento e a implementação de um sistema de gestão de desempenho

efectivo que alinhe o desempenho institucional com o desempenho individual.

(e) Principal Domínio de Desempenho 5 – Gestão do gabinete do Secretário-Geral do Parlamento

 Garantir a administração geral do Gabinete do Secretário-Geral do Parlamento: recursos humanos, orçamento, desempenho, controlo de qualidade, disciplina, formação e desenvolvimento em conformidade com o regimento interno relevante.

 Promover a aplicação das melhores práticas, de sistemas, processos e procedimentos de trabalho efectivos.

 Supervisionar a preparação do plano de trabalho anual da função de Secretário-Geral e realizar as avaliações de desempenho dos funcionários sob a supervisão do titular,

 Estabelecer e manter boas relações de trabalho com todos os Departamentos, Divisões e Unidades no seio do PAP e com a Comissão da União Africana (CUA) e todos os órgãos da UA e Agências Especializadas.

(f) Outras funções que lhe sejam atribuídas

(4)

2. Habilitações e Experiência:

Um mínimo de um grau de Mestrado em Direito, Administração Pública ou Ciências Sociais. Os candidatos devem ter um mínimo de quinze (15 anos) de experiência de trabalho relevante, com pelo menos dez (10) anos de responsabilidade directa por Administração ou gestão Financeira e de Recursos Humanos. Experiência em elaborar, interpretar o regimento interno, as actividades e em administração e actividades parlamentares será uma vantagem adicional,

3. Requisitos em Caraterísticas, Competências e Aptidões:

 Excelentes competências em comunicação oral e escrita, aptidões em facilitação e apresentação, capacidade comprovada em preparar, apresentar, discutir e argumentar clara e concisamente as questões, constatações e recomendações; sólidas aptidões de redacção.

 Competências excelentes para determinar a visão estratégica, a planificação, implementação, monitorização, avaliação e elaboração de relatórios.

 Capacidade para coordenar, administrar, monitorizar e avaliar as actividades do Parlamento Pan-Africano.

 Um espírito apurado e analítico imbuído de um pensamento com criatividade, com aptidões de inovação e de resolução de problemas providenciando soluções práticas para situações complexas com tacto e maturidade emocional sem perder a compostura e coerência.

 Capacidade para interagir com funcionários e colegas profissionais ao mais alto nível do governo, do sector privado, da sociedade civil e das organizações internacionais

 Elevados níveis éticos e de responsabilização, integridade impecável e um profundo sentimento de justiça.

 Aptidões altamente refinadas de diplomacia, aptidões excepcionais inter-pessoais e de orientação para trabalho em grupo e capacidade para interagir harmoniosa e efectivamente com colegas de disciplinas, perspectivas, países e culturas diversas.

 Capacidade para tomar decisões objectivas e para resolver problemas, exercer o sentido mais elevado de responsabilidade e maturidade no tratamento de questões confidenciais e sensíveis.

 Sólidas aptidões de organização, planificação de trabalho, programação e gestão de tempo, capacidade para assumir grandes volumes de tarefas com exactidão e detalhe ao mesmo tempo equilibrando várias operações complexas.

 Capacidade de identificar oportunidades e criar relações sólidas com parceiros e outras partes externas.

 Excelentes aptidões em aplicações de informática, tais como Pacote Microsoft Office (MS Word, Excel, PowerPoint); SAP; plataformas de partilha de conhecimentos e informações, por exemplo, trabalho em equipa, etc.

4. Mandato:

A nomeação será feita com base num Contrato Regular de três (3) anos da UA, dos quais o primeiro ano será considerado como um período probatório. O contrato pode, depois, ser prorrogado por um período de dois (2) anos sujeito a desempenho satisfatório.

5. Aptidões em Línguas

Fluente numa das línguas de trabalho da União Africana é um requisito. O conhecimento de outras línguas de trabalho da União Africana seria uma vantagem adicional.

(5)

7. Inclusão do Conceito de Género

O Parlamento Pan-Africano pratica uma política de igualdade entre homens e mulheres. Mulheres com as habilitações necessárias são fortemente encorajadas a candidatar-se.

8. Remuneração:

Salário básico indicativo de US$70.139,00 por ano e outras regalias (por exemplo, suplemento por cargo, subsídio de habitação, subsídio de educação, etc.) em conformidade com as regras e os regulamentos aplicáveis aos Funcionários de Organizações Internacionais quando trabalham na União Africana. Contudo, alguns destes subsídios não se aplicam aos candidatos recrutados localmente (Cidadãos da República da África do Sul).

9. Como se candidatar

Os candidatos ao posto anunciado devem submeter o seguinte:

 Uma carta de motivação comprovando a sua adequação ao cargo e indicando as razões por que deseja candidatar-se a um cargo no Parlamento Pan-Africano.

 Uma declaração de visão de 2 a 3 páginas

 Um curriculum vitae detalhado, incluindo a nacionalidade, idade e género.

 Três (3) pessoas que sirvam de referência com um conhecimento sólido do trabalho do candidato. Providencie os detalhes de contacto das referidas pessoas – telefone, fax e endereços de e-mail.  Cópias autenticadas das habilitações académicas – graus, diplomas e certificados, quando

aplicáveis.

10. Prazo para a apresentação das Candidaturas

As candidaturas devem ser recebidas o mais tardar até Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016 e devem ser endereçadas a:

Head, Human Resources & Administration (Chefe, Recursos Humanos e Administração) Pan African Parliament

19 Richards Drive P/Bag X16 Midrand, 1685 Johannesburg South Africa Telephone: +27 (0)11 545 5000 E-mail: recruitment@panafricanparliament.org

Só os candidatos que satisfaçam os requisitos para a vaga anunciada serão contactados. Para qualquer informação adicional visite o sítio da web do Parlamento Pan-Africano; www.pan-africanparliament.org

Referências

Documentos relacionados

Ao olhar para si mesmo, a empresa deverá identificar se ela tem condições de atender esse mercado e buscar a melhor forma de fazê-lo, seja reduzindo seus custos

SCHWARZ, Wilfried. ESTUDO DA EXPANSÃO URBANA COMO SUBSIDIO À ANÁLISE AMBIENTAL APLICADO A CIDADE DE PATO BRANCO – PR. Este estudo buscou a identificação da evolução espacial

Santto António dos Soldados infanttes, ficou muito arruinada, esttá reprada em partes, a Irmida do Espírito Santo cahida, e assim esttá Santa Barbara e a Irmida de nossa

Universidade Federal de Juiz de Fora União Nacional dos Estudantes.. Breve contextualização ... O caso da Universidade Federal de Juiz de Fora ... Análise dos indicadores da UFJF...

Implementação Estratégica Empreendedorismo E Inovação Corporativa Estrutura e Controles Organizacionais Governança Corporativa Liderança Estratégica Formulação

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Assim sendo, o sujeito é aqui entendido como resultado de atos de diferenciação, supressão, exclusão que o distinguem de seu exterior constitutivo 8. Voltando às relações entre

These short films, then, were acquired by the first broadcast TV channels in the United States and began to compose the sched- ule when these channels were still defining their