• Nenhum resultado encontrado

CONSELHO DIRETOR HOJE: COMPANHEIRISMO. ANO LXV BOLETIM SEMANAL Nº 14 COPACABANA 10 DE OUTUBRO DE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHO DIRETOR HOJE: COMPANHEIRISMO. ANO LXV BOLETIM SEMANAL Nº 14 COPACABANA 10 DE OUTUBRO DE 2016"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

www.rotarycopacabana.com PRESIDENTE DO ROTARY INTERNATIONAL John Germ

GOVERNADOR DO DISTRITO 4570 Guilherme Santos Barbosa

CONSELHO DIRETOR 2016-17

PRESIDENTE

Claudino Brasil da Nóbrega CONSELHEIROS DA PRESIDÊNCIA Alberto Cumplido de Sant’ana Antenor Gomes Barros Leal Filho Cleofas Paes de Santiago Pedro Loureiro Durão VICE-PRESIDENTES

Cleonice Barros de Macedo Datum

– ADMINISTRAÇÃO

Claudio Mauricio Zyngier

– DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL

José Wilhami Fernandes de Oliveira

– IMAGEM PÚBLICA

Fernando Alves Vieira

– SERVIÇOS HUMANITÁRIOS

Eduardo Mayr

– FUNDAÇÃO ROTÁRIA

SECRETÁRIA

Olindina Maria Cavalcanti Régis TESOUREIRA

Nina Clara Benchimol PROTOCOLO

Nissim Cohen Hallale COMPANHEIRISMO Isac Hadid

PRESIDENTE ELEITA 2017-2018 Olindina Maria Cavalcanti Régis PAST-PRESIDENT 2015-16

Claudio Mauricio Zyngier

ANO LXV – BOLETIM SEMANAL Nº 14 – COPACABANA – 10 DE OUTUBRO DE 2016

HOJE:

COMPANHEIRISMO

ROTARY EM SOL MAIOR

Vivência

Eduardo Mayr

O notável pensador Augusto Cury, em um de seus livros, “Dez Leis para ser

Feliz”, faz uma análise muito interessante sobre o que deve ser a nossa

“Wel-tanschauung”, ou seja, nossa filosofia de vida, para alcançarmos nossa felicidade pessoal. São dele estes conceitos, que apresento para nossa reflexão.

“Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo. E você pode evitar que ela vá

à falência. 

Há muitas pessoas que precisam, admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões. 

Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza, e não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. 

Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no

recôn-dito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. 

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um “não”.  É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples, que

mora dentro de cada um de nós. 

É ter maturidade para falar “eu errei”. É ter ousadia para dizer “me perdoe”.  É ter sensibilidade para expressar “eu preciso de você”. É ter capacidade de dizer

“eu te amo”. É ter a humildade da receptividade. 

(2)

Como transcorreu a reunião passada

03 de outubro de 2016

Presidente

CLAUDINO BRASIL DA NÓBREGA

Protocolo

NISSIM COHEN HALLALE

Secretário

OLINDINA MARIA CAVALCANTI RÉGIS

Companheirismo

ISAC HADID

Saudação Inicial

Pontualmente às 20h30min o Presidente CLAUDINO BRA-SIL DA NÓBREGA declarou aberta a décima terceira reunião ordinária do atual período rotário, solicitando uma salva de palmas à Bandeira Brasileira assim como às demais bandeiras presentes em nossa panóplia.

Protocolo

Concluída a abertura da reunião, o Presidente CLAUDINO convocou o Companheiro NISSIM HALLALE para as apresen-tações de praxe.

Ocupando a tribuna ARMANDO GUIMARÃES DE ALMEI-DA FILHO, o Protocolo declarou que hoje estávamos iniciando a décima terceira reunião do ano rotário 2016/17, tendo como Presidente do ROTARY INTERNATIONAL o Companheiro JOHN GERM, do ROTARY CLUB DE CHATTANOOGA, D. 6780 nos EUA, e GOVERNADOR DO DISTRITO 4570 o Companheiro GUILHERME SANTOS BARBOSA, do ROTARY CLUB DA TIJUCA, e cujo lema é: ROTARY A SERVIÇO DA HUMANIDADE.

A seguir, anunciou que a reunião estava dedicada a uma apresentação do Companheiro LUIS F. FILARDI CARNEIRO, no programa CONHEÇA SEU COMPANHEIRO.

A seguir, procedeu à apresentação dos integrantes da mesa presidencial: ao centro, o Presidente CLAUDINO que, como de habito, foi acolhido por uma carinhosa salva de palmas. À sua direita, o Companheiro LUIS FILARDI, e à sua esquerda, a esposa do Companheiro e palestrante, a psicóloga LUCIANA CIRIELLO.

A seguir, falou que nenhum visitante ou convidado teve a presença RÉGIStrada.

Secretaria

O Presidente CLAUDINO convidou a Companheira OLINDINA CAVALCANTI RÉGIS para as comunicações da Secretaria, a qual apresentou inicialmente a agenda do Clube:

• Quarta Feira, 05 de outubro. Visita oficial do GOVERNA-DOR GUILHERME SANTOS BARBOSA, ao ROTARY CLUB DA BARRA DA TIJUCA; jantar.

• Sábado, 08 de outubro. Visita oficial do GOVERNADOR GUILHERME SANTOS BARBOSA aos ROTARY CLUBS DA LAGOA; DO LEBLON-GÁVEA; DE IPANEMA e da URCA. Constará de uma reunião festiva conjunta, às 13h, no Salão de Festas da Pequena Cruzada na Lagoa.

• A reunião do ROTARY CLUBEDE COPACABANA dia 10 de outubro será em conjunto com a do CENTRO DE ESTU-DOS ROTÁRIOS – CER. Dividirão a presidência da reunião o Presidente CLAUDINO NÓBREGA e o Companheiro TASSO BARBOSA.

• Frequência do mês de setembro. A Secretaria informou que índice de frequência o Clube foi de 68 %, tendo variado entre o máximo de 80 e o mínimo de 54%. Companheiros com frequência 100%; ANTENOR; CLAUDINO; CLAUDIO; CLEOFAS; CLEONICE; FRANCISCO SOUZA BRASIL; FRANCISCO WILSON; ISSAC BENCHIMOL; ISAC HADID; JOSE OCTAVIO; LUIZ SCHLITTLER; MARIA PIA; MAURICIO; NISSIM; OLINDINA; PAUL e PEDRO DURÃO.

Momento Rotário

JOSÉ OCTAVIO discorre sobre “CONVENÇÃO DO ROTARY INTERNATIONAL”.

Afirma: “Milhares de rotarianos são esperados na Con-venção do Rotary Internacional em Atlanta, EUA, de 10 a 14 de junho de 2017. Estima-se a presença de 3,6 mil pessoas. Como atividade pré-convenção será realizada a Conferência Presidencial da Paz, entre os dias 9 e 10 de junho no Georgia World Congress Center.

(3)

Presidente CLÁUDIO e sua mulher DORA ZINGIER: Será no dia 05, próxima quarta feira, na Sociedade Germânia, a partir das 20h30mim.

No tocante às dicas culturais, recomendou os seguintes filmes: “O Homem que viu o Infinito Silencioso do Céu”; “Es-perando Acordada”; “Lembrança de um Amor Eterno” e por fim, “Vale do Amor”.

Comunicações

OLINDINA – Chamando a atenção para nota publicada na coluna do jornalista Anselmo Góis sobre as dificuldades que a filha do Presidente CLAUDINO, que se movimenta em cadeira de rodas, encontrou para votar em local de difícil acesso.

MINA – A pedido do Presidente CLAUDINO, ofereceu in-teressantes observações sobre o “ROSH HASHANA”. Disse que a expressão define o Ano Novo Judaico, significando “Cabeça do Ano” ou “Primeiro Dia”. Afirmou que, para os judeus, marca uma recapacitarão, uma reflexão sobre o que se fez de bom ou de mal; que pecados foram cometidos, e também um momento de arrependimento, de pedir perdão, e de se aproximar do seu semelhante; de aguardar o Yon Kipur, que acontece 10 dias após e é celebrado como o “Dia do Perdão”. Conta como os judeus foram perseguidos desde tempos imemoriais, e foram libertados, e mais recentemente, sofreram novas perseguições em campos de concentração. Esses fatos tornaram a celebra-ção do ano novo em uma festa celebrada em família e de muito regozijo por estarem vivos. É também um momento marcado por intenso sentimento de renovação e de esperança.

Esse evento comemorará nossos sucessos, enfatizará a ne-cessidade de continuarmos sanando os problemas que levam aos conflitos, e abordará futuras oportunidades de fortalecer a paz no mundo. Ao contrário da Convenção, o evento é aberto tanto ao público externo quanto aos participantes inscritos na Convenção, incluindo rotarianos, bolsistas do Rotary pela Paz, Alumni do Rotary, jovens líderes e amigos do Rotary. Mas o destaque mesmo será a celebração dos 100 anos da Funda-ção Rotary. Fundada durante a ConvenFunda-ção de 1917 por Arch Klumph, que teve a feliz ideia de propor a criação de um fundo de dotações “com o intuito de fazer o bem”, somente em 1928, este fundo passou a se chamar Fundação Rotary. Até agora são 100 anos de boas ações que serão celebrados bem à moda americana: com bolo, sorvete e muita diversão na cidade onde tudo começou. US$26,50 por pessoa. A Comissão Anfitriã tem programado inúmeros eventos, passeios e atividades próprias da para a Convenção. Voluntários para o culto ecumênico: Os organizadores estão procurando voluntários para fazer a leitura de textos religiosos em inglês durante o culto ecumênico que será realizado no domingo, dia 11 de junho.”

Companheirismo e Cultura

O Companheiro ISAC HADID agradeceu a generosa doação de uísque efetuada pelo FILARDI, a propósito da sua escolha para se apresentar no projeto “Conheça o seu Companheiro”. Acrescentou que, como de habito, não faz pedido, mas que toda e qualquer doação será muito bem vinda. RÉGIStrou os poucos aniversariantes do mês: (02) BELTIS, mulher do BORGERTH, (07) ZÉLIA, mulher do PEDRO DURÃO; e o nosso associado honorário (12) ROBERTO ARACRI.

Também comentou sobre o estado de saúde dos Compa-nheiros MARCELI, já recuperado, e MANOEL, infelizmente ainda hospitalizado.

Lembrou também o jantar que será oferecido pelo quadro social do ROTARY CLUB DE COPACABANA ao seu último

SOUZA BRASIL – Comentando as palavras da NINA, fala da forma como é contada a sequencia do calendário desde o seu inicio, ao que NINA responde que a marcação do ano de 5777 tem origem na contagem do tempo através do calendário lunar, que tem menos dias que o calendário solar, e NISSIM acrescenta que o referido calendário tem mais dias “dishrei”.

(4)

CLAUDINO – Chama a atenção para o próximo dia 4 de outubro, que é consagrado a São Francisco de Assis, frade que ha 800 anos fundou a ordem dos franciscanos, guardiões do Santo Sepulcro.

Às 21h, o Presidente CLAUDINO deu inicio ao serviço do jantar.

Conheça seu Companheiro

Na sequência, o Presidente CLAUDINO informa que havia chegado o ponto alto da reunião, e convida o Companheiro FIILARDI para se apresentar no programa “Conheça o seu Companheiro”.

A parte chata, segundo ele, começa quando resolve falar da sua formação, mas que logo desaparece quando se volta para a família. Tem 44 anos é casado com a LUCIANA e pai de dois filhos: a BIA e o GABO. Nascido em Santo André (SP) encon-tra-se atualmente imerso num processo de “cariocarização”. Do ponto de vista profissional, sua vida está ligada a grandes empresas tais como a Aços Villares, Sadia Trading, GM e agora a Lloyds RÉGISter, onde é o Diretor de Desenvolvimento de Negócios. Formado em Comércio Exterior, é pós-graduado em Gestão Ambiental pela UNICAMP. É também tutor em Economia Ambiental pela BOCCONI UNIVERSITY de Milão, e Auditor Líder em projetos de energias renováveis e de emissões de gases de efeito estufa perante as Nações Unidas, através do Lloyds RÉGISter.

Na sequência, e baseado em fotos, citou fatos que bem o personificam. Repete que é casado com LUCIANA; que tem excelentes amigos; que não é palmeirense; que é recheado de afilhados; que aprendeu a ser filho de verdade depois que se tornou pai; que é de “por a mão na massa”; que gosta de viajar; que é eternamente grato ao ROTARY; que ama a natureza. Por ultimo, de forma bem descontraída, disse em que acredita: no improviso; que nada é impossível; em “nó em pingo d’água”; na transparência e legitimidade dos nossos atos; na transmissão do bem e no respeito ao próximo; no otimismo; que podemos assu-mir erros com segurança; e na mitigação da mudança climática. Concluiu esclarecendo que foi intercambista do ROTARY na Austrália quando tinha 17 anos, e agradeceu ao seu padrinho SILVIO PINHO por lembrar-se do apresentá-lo ao nosso Clube. Comentando a apresentação do Companheiro FILARDI manifestaram-se:

LUIS FILARDI começa por dizer que a sua apresentação será dividida em duas partes; uma legal e outra que chamou de chata. A parte legal, segundo ele, é a descrição da empresa onde trabalha a Lloyds RÉGISter. Disse que tudo começou em um Coffee Shop londrino, que pertencia a certo Sr. Edward Lloyd. Corria o ano de 1760 quando alguns frequentadores decidiram criar uma sociedade RÉGIStradora de navios e cargas, a que chamaram de Lloyds RÉGISter. Outros, por sua vez, formaram uma sociedade financeira a que chamaram de Lloyds of London, que não tinha e não tendo nenhuma relação com a RÉGIStra-dora; e outros simplesmente continuaram a tomar o seu café. Hoje a Sociedade Lloyds RÉGISter atua em âmbito mundial, empregando nove mil colaboradores, atendendo cerca de 60 mil clientes e com um faturamento anual de £ 3 bilhões. Com foco básico em consultoria, segurança e desempenho, apoia clientes envolvidos desde o complexo ciclo de negócios que se estende da exploração de óleo em terra, ou off shore, até o refino do petróleo. Da mesma forma atende clientes interessados em aproveitamentos eólicos, na geração térmica e na transmissão de energia elétrica.

(5)

A PROVA QUÁDRUPLA

Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos

1) É a VERDADE?

2) É JUSTO para todos os interessados?

3) Criará BOA VONTADE

e MELHORES AMIZADES?

4) Será BENÉFICO para todos os interessados?

OUTUBRO

MÊS DOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS

ROTARY CLUB DE COPACABANA– www.rotarycopacabana.com – /rotarycopacabana

Fundado em 30 de junho de 1949 e admitido em Rotary International em 26 de outubro de 1949 CNPJ 30.048.219/0001-21

Reuniões Plenárias: Segundas-feiras – 20h30min – Copacabana Praia Hotel

Rua Francisco Otaviano, 38 – Andar 1 – Restaurante – E-mail: rotarycopacabana@gmail.com

Redação: José Octávio Knaack Campos – Revisão: Past President Eduardo Mayr – Editoração: Sergio Richiden

(Continuação da primeira página)

CLAUDINO – Lembra quando trabalhou numa empresa si-derúrgica, o rigor com que a Lloyds tratava das questões para as quais era chamada a apreciar; segundo ele, era de “tirar o sono.”.

MINA – Lamentou não ter tido a chance de filmar a apre-sentação do FILARDI, pois segundo ela seguia o formato perfei-to de apresentação na medida em que permitia conhecê-lo bem, sua família e seus valores. Sem dúvida, um modelo a ser seguido.

SILVIO PINHO – Diante da apresentação, lamentou não ter convidado antes o Companheiro FILARDI. Concordou que se cada rotariano plantasse uma arvore, como por ele sugerido, o impacto positivo dessa iniciativa seria incalculável.

FILARDI – Comentou uma iniciativa de arborização que re-sultou na plantação de 300 mil espécies. Por outro lado falou do brinde distribuído na festa do seu casamento, uma muda de ipê.

OLINDINA – Entrando no assunto, lembrou a iniciativa do EGD WANDERLEI CHIESA, que ajudou a criar um espaço no Jardim Botânico chamado de Arboreto Rotário.

PEDRO DURÃO – Lembrou que PAUL HARRIS, em visita ao Rio, também plantou uma árvore no Jardim Botânico.

Encerramento

O Presidente CLAUDINO aproveitou o momento para lembrar o seguinte:

O jantar no Clube Germânia em homenagem ao Ex-presi-dente CLAUDIO ZINGIER no dia 5, às 20h30mim;

A reunião do CER em conjunto com a nossa reunião de segunda feira próxima, que contará com a participação do EGD PINHO, que falará sobre a Organização e Administração do ROTARY INTERNATIONAL.

Às 21h30min o Presidente CLAUDINO agradeceu a presen-ça de todos e, após a saudação às bandeiras, deu por encerrada essa inesquecível reunião.

ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO

Mês do Desenvolvimento

Econômico e Comunitário

02 - Beltis, esposa de Marco Aurélio Borgerth 07 - Elias Esquenazi

09 - Zélia, esposa de Pedro Durão 12 - Roberto Aracri, associado honorário

Desejo que a vida se torne um canteiro de oportunidades para você ser feliz. E, quando você errar o caminho, recome-ce, pois assim você descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Usar as perdas para refinar a paciência. Usar as falhas para la-pidar o prazer. Usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência. 

Jamais desista de si mesmo. Jamais desista das pessoas que você ama. Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um obstáculo imperdível,  ainda que se apresentem dezenas de fatores a demonstrarem o contrário.”

Estas palavras vigorosas devem nos conduzir, rotaria-nos, a uma vida plena e realizada. Devem ser a essência do nosso proceder. Na verdade, não devemos temer a vida, não devemos ter medo de vivenciá-la plenamente. Poderíamos afirmar que não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes, mas só é digno do pódio quem usa as der-rotas para alcançá-lo, só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la. Os frágeis usam a força, os fortes, a inteligência.

Somos e realmente devemos ser sonhadores, pois nossos ideais rotários são uma verdadeira filosofia comportamental, miscigenando o companheirismo com o serviço, e fazendo o bem, compartilhando, e tendo a ética como um princípio que não pode ter fim. Creio que devemos sempre lutar pelo que amamos, e sermos, sobretudo empreendedores, executando nossos sonhos apesar dos riscos, caminhando mesmo sem bússola e tomando atitudes inusitadas, pois não há vitória sem obstáculos. Ser empreendedor não é esperar uma he-rança, mas construir uma história, não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la, não é mesmo?

Referências

Documentos relacionados

[r]

<Como reconhecer um auchenorrhyncha e um sternorrhyncha?> Os auquenorrincos e os esternorrincos têm as peças bucais organizadas em um tubo segmentado (rostro),

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

Hepatoxicidade foi verificada em 6,1% dos pacientes que tiveram o esquema de tratamento de acetilcisteína por via oral iniciado até 10 horas após a ingestão de paracetamol e em

Quando a equipe veteriná- ria encontra-se instruída sobre a saúde oral, ela pode ensinar e motivar o cliente a escovar de forma efetiva os dentes do cão, dei-xando mais

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

Consta na referida escritura que o imóvel retro descrito é objeto de caução constituída pelos outorgantes vendedores em garantia das obras de infraestrutura do Loteamento