• Nenhum resultado encontrado

Nasser deixa de ser o presidente do PP de Torres Página 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nasser deixa de ser o presidente do PP de Torres Página 2"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - FONES 36055159 e 998435690

JM

ANO XX - N° 1094 - 22 DE JANEIRO DE 2021 - R$ 2,50

TORRES - ARROIO DO SAL - DOM PEDRO DE ALCÂNTARA - CAPÃO DA CANOA - TRÊS CACHOEIRAS - CAMBARÁ DO SUL TERRA DE AREIA - MORRINHOS DO SUL - MAMPITUBA - MAQUINÉ - ITATI - TRÊS FORQUILHAS - PASSO DE TORRES.

JORNAL DO MAR

O JORNAL MAIS PREMIADO DE TORRES E DE MAIOR CIR-CULAÇÃO NO LITORAL NORTE

Email: jornaldomar@terra.com.br - jornaldomar2@gmail.com - FONES 36055159 e 998435690

CLUBE DE TIRO

CAPÃO DA CANOA

E CLUBE DE TIRO

DE TORRES

Compra de arma, transferência,

recadastramento, Certificado.

Respeitando Decretos em razão

da pandemia, estamos atendendo

atendo apenas por telefone, hora

marcada e WhatsApp.

Contato: instrutor de tiro Wilson

Roberto Matzebacher, credenciado

Polícia Federal e Exército, autorizado

a fazer o teste de tiro para

o porte de arma.

Celular e WhatsApp: (51) 996746533. facebook/clinicacuidar

ODONTOLOGIA

Cinthya Guarienti Mestre em Odontopediatria Aparelhos Ortodônticos Odontologia Estética CRO 14030

FONOAUDIOLOGIA

Paula Reck Rodrigues

Fonoaudologia Especialista em Audiologia Aparelhos Auditivos CRFa 8595 Daniel Guarienti Especialista em Implantes Dentários Mestre em Endodontia Tratamento de Canal CRO 13245 Email: cuidarsaude@terra.com.br

Av. General Osório, 390 - Centro/RS Fone: (51) 3626. 4271 ou (51) 985444271

VACINAS CHEGAM NO LITORAL

Quarta-feira (20), foi um dia histórico para a região. Come-çaram as aplicações das doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan, após o enorme sofrimento gerado pela pandemia em todo o mundo. Em Torres, para marcar a data especial, foi rea-lizado um ato simbólico no início da vacinação, às 8h30min, no Centro de Pastoral da Paróquia São Domingos. As três primei-ras pessoas vacinadas no município pertencem à linha de frente da Saúde no combate à Covid-19. O evento foi conduzido pelo prefeito Carlos Souza, emocionado, como todos os demais pre-sentes, pela importância da iniciativa.

As três primeiras vacinadas na cidade são: Michele Ricardo Domingos, servidora do Centro de Triagem, 34 anos, morado-ra do bairro Guarita, natumorado-ral de Torres; Gisele de Matos Selau,

torrense, técnica de enfermagem do Pronto Atendimento, 38 anos, moradora do Getúlio Vargas, e a enfermeira do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, Bianca Fernandes Rocha, 32 anos, também natural de Torres.

Com relação aos indígenas guaranis da Aldeia Nhu-Porã no Campo Bonito, as doses foram entregues para eles que fa-zem a aplicação. Quanto aos idosos que vivem em asilos e casas especializadas, alguns já foram vacinados, como mostra a foto ao lado. Outros serão visitados assim que saírem de quarentena.

Habilidade do prefeito Carlos Souza fez com que Torres fosse a cidade que mais recebeu dose nesta primeira remessa, na região: 695.

Nasser deixa de

ser o presidente

do PP de Torres

Página 2

Abertas inscrições

na Cruzeiro do Sul

Virtual

para

este ano

Página 16

Presos 7 suspeitos de estarem articulando

assassinato do prefeito de Arroio do Sal

A Polícia Civil deflagrou a Operação Antecipação com o objetivo de desarticular um grupo que plane-java a morte do prefeito de Arroio do Sal, bem como polícias que atuam na cidade. Na ação, sete indivídu-os foram presindivídu-os por tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico em Arroio do Sal e Três Forquilhas. Entre o início dessa terça-feira(19) e a tarde desta quarta-feira(20), foram presos os últimos cinco envolvidos. A operação é decor-rente de uma prisão realizada em 30/12/2020 pela DP de Arroio do Sal. Na ocasião um homem foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes e posse irregular de arma de fogo. Com o aprofundamento das investigações foi descoberto que um grupo de indivíduos planejava matar o atual prefeito de Arroio do Sal, bem como policiais que atuam na cidade, em razão dos investimentos

feitos em segurança pública. Os envolvidos, desde a che-gada de alunos da BM no policiamento ostensivo e outras ações policiais, tiveram prejuízo no tráfico de entorpecen-tes, planejando as ações para o término da temporada de veraneio, com aluguel de armas e contratação de pessoal de outras localidades. Operação foi comandada pelo delegado de Arroio do Sal, Adriano Koehler Pinto.

Polo Governador

O presidente da Assembléia Legislativa, Ernane Polo

(PP), será o governador do RS segunda, terça e quarta próxima. A interinidade é um gesto político tradicio-nal no Estado antes do fim do mandato do presidente da Casa.

Na foto, Ernane

(es-querda) com o governador Eduardo Leite.

Em Torres, idosos que vivem em instituições começaram a ser

(2)

OPINIÃO

José dos Santos

Torres Imóveis / Silvano Borja Venda e Locações de imóveis

comerciais e residenciais

Entre em contato conosco pelos fones

36643544 ou

999161020

WWW.torresimoveis-rs.com.br ou email: torresimoveis@terra.com.br

Avenida Silva Jardim 34, Loja 03, Centro, Torres/RS

22/01/2021 - 02

JORNAL DO MAR

Fundado em 11/03/2000 - Jornalista responsável:

José dos Santos, RP 7929. Site: www.jornaldomar.com.br

Rua General Flores da Cunha, nº 915, Itapeva Sul.

FONES (51) 36055159 - 998435690. Assinaturas com Antônio, 995551446. E-mail: jornaldomar2@gmail.com ou jornaldomar@terra.com.br

Descaso com a

numeração das ruas

Outro dia aqui falei aqui que uma cidade tur-rística não merece pedra irregular, só asfalto, em todas as suas ruas. Citei de exemplo as estradas das cidades do Sul de SC, onde não se acha mais estradas de chão. Se lá pode, porque aqui não.

Mas hoje queria falar de um outro descaso de nossos administradores que nos causa vergonha e com certeza deixa turístas enlouquecidos e sem entender como isto pode estar acontecendo.

Falo de nossas ruas, sem placa de indicação com nomes. Nos bairros, onde há, são por ini-ciativa de alguma Associação.

No Centro é um caos. Mas pior que não ter o nome das ruas nas esquinas, é ver a numeração das casas.

Não sei como até hoje ninguém levantou estas bandeiras. Nem nossos vereadores que são contra só por ser se manifestam. Mas é um fiasco. Na maioria das ruas umas casas chegam a ter três números diferentes, CEEE, CORSAN e Prefeitura. Duas normal.

Mas os problemas não param aí. Não existe uma sequência lógica. O certo seria iniciar-se, por exemplo, do mar e ir indo em ordem cres-cente até o final de cada, com números pares de um lado, ímpares do outro.

Mas o que acontece é que não há esta orga-nização. Pior do que isto: números começam baixos, vão aumentando, diminuem de novo e tem pares e ímpares dos dois lados.

Torres tem que se organziar. Isto é inadmissí-vel, uma grande vergonha. Fica a dica pra nossa administração que teve o aval da população para seguir no comando.

CICLOVIA NO MEIO DA AVENIDA?

Não lembro o ano e nem me interessa, mas quero aqui deixar um alerta ao prefeito de Arroio do Sal, meu amigo Bolão. Certa vez um prefeito de Montenegro chegou a ser cassado porque fez uma ciclovia no meio de uma Avenida.

É muito perigoso e acho que não pode mesmo. Sem falar que acidentes podem gerar processos contra o Município.

Sei que o Projeto original é tirar postes do meio da Avenida e fazer a ciclovia numa das laterais. Mas isto pode levar anos.

Então, melhor orientar-se e, de repente, pre-vernir-se. O alerta me foi dado por um veranista de São leopoldo, que também tem casa, e já há anos, aí em Arorio do Sal. Eu não sei quanto a Lei, mas que é perigosdo, há, isto é”

Na última quarta-feira (20), Nasser Samhan pediu desligamento da presidência municipal do Progressistas. Ele ficou à frente do partido por quatro anos e tomou a decisão pela necessidade de se dedicar aos negócios e a família.

“Estive à frente do Partido nos últimos quatro anos, contribuindo com o governo e trabalhando para a continuidade deste Projeto que muito tem feito pela nossa cidade. Alcançamos o objetivo, reelegendo Carlos e Amoretti e fazendo a maior bancada na Câmara de vereadores. Neste momen-to, vou me dedicar à minha família e à expansão de minhas empresas”, afirmou o empresário.

Nasser abriu uma filial da Casa São Paulo em Arroio do Sal no ano passado e pretende agora expandir também para os municípios de Capão da Canoa, Tramandaí e Osório.

Atual presidente do Sindilojas (Torres e re-gião), o empresário diz que não concorrerá nova-mente à presidência, mas continuará contribuindo com a instituição.

Questionado sobre a pré-candidatura à suces-são do prefeito Carlos Souza em 2024, Nasser afirmou categoricamente que não concorrerá.

NERY ASSUME - “Tenho plena confiança

no meu amigo e vice presidente Fernando Néry.

Nesse tempo juntos aprendemos muito um com o outro, me sinto ainda mais seguro em tomar essa decisão, pois sei da capacidade e do quanto ele seguirá representando o que eu sempre busquei enquanto presidente, de ter uma conduta íntegra. Continuo no Progressistas, fazendo parte do di-retório e auxiliando em tudo o que for preciso. Tenho certeza de que o PP estará sob a direção de pessoas muito capacitadas e que tem nomes extremamente qualificados para sucederem o pre-feito e darem continuidade ao trabalho excelente que está sendo realizado”, finalizou.

Fernando Néry fica presidente até que aconte-ça uma nova eleição do Progressistas a nível de Brasil, que atinge então todos os municípios.

Nasser deixa presidência da PP e diz que

não será pré-candidato a prefeito em 2024

Propósito agora é dedicar-se a seus negócios e a família

Nasser, aí com esposa e filhos, sai para am-pliar seus negócios e dar mais atenção a família.

Gimi

cobrou maior clareza,

Rogerinho

diz que achou

justa ação da administração

O IPTU segue sendo o assunto predileto na Câmara de Vereadores de Torres. Segunda, em mais uma Sessão Ordinária, o vereador Gibral-tar Pedro Cipriano Vidal (Gimi), surpreendeu ao dizer que sentiu-se de certa forma traído pela ad-ministração, quando da aprovação do Projeto de Lei que previa o reajuste para 2021. Em dezem-bro, quando ele foi analisado na Câmara, prefeito e vereadores acertaram em não aplicar os mais de 20% possíveis e sim só 9,87%. Mas, segun-do Gimi, “faltou a administração informar que aplicaria agora o recadastramento dos imóveis, aí ficou pesado para mais de 2 mil contribuintes, nesta época de pandemia”.

Também Progressistas, como Gimi, Rogério Evaldt Jacob (Rogerinho), entende a posição do colega, mas também deu sua opinião: “não penso assim, esses que aumentaram seus imóveis sem comunicar a Prefeitura, o fizeram porque po-diam,logo podem pagar este reajuste. E beneficiar só eles seria até injusto, pois são mais de 44 mil contribuintes em nossa Cidade”.

Segunda (16h), tem novo encontro do Legisla-tivo torrense.

(3)
(4)

JORNAL DO MAR

22/01/2021 - 04

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

Mensagem

do Bispo

Dom Jaime Pedro Kohl Bispo de Osório

Olhar e

coração solidários

A solidariedade, no dizer do Papa Francisco, é como uma virtude moral e um comportamento social, primeira-mente praticada pelas famílias na missão educativa. Toda família deve formar os filhos para princípios fundamen-tais: o amor, a fraternidade, a convivência, a partilha, a li-berdade, o respeito, a solidariedade, o cuidado pelo outro. O Papa fala também da responsabilidade educativa de todos os agentes da cultura e dos meios de comunicação social. Todos têm a missão de cuidar da fragilidade que cresce no meio da sociedade, quando tudo parece diluir-se e perder consistência. Não é servir com características ideológicas, mas com responsabilidade. Não é desenvol-ver ideias, mas trabalhar a identidade das pessoas.

A palavra solidariedade nem sempre agrada, porque não se restringe a um ato esporádico de auxílio ao outro. Ela é expressão de comunidade, de prioridade naquilo que defende a vida e valoriza as pessoas. É a atitude de quem não se conforma com o império do dinheiro, com o egoísmo sem sensibilidade para com a estrutura de pobreza, desigualdade, falta de trabalho, casa e negação de direitos.

Falar de solidariedade é apelar para a consciência uni-versal e preocupação pelo cuidado com as coisas comuns. Um exemplo citado pelo Papa se refere ao fato de a pes-soa ter água em abundância, mas gastar só o necessário, evitando desperdício, para que o outro também tenha para seu próprio uso. Isso é gesto humano e verdadeira consciência solidária.

Os bens criados têm um destino comum. O Papa cita na Fratelli Tutti São Gregório Magno, que diz: “Quando damos aos indigentes o que lhes é necessário, não ofe-recemos o que é nosso; limitamo-nos a restituir o que lhes pertence”. Como seria importante entender isso. Certamente as atitudes, também com relação ao drama da pandemia que estamos vivendo, seriam outras.

Como ficar indiferente com o que está acontecendo nesses dias com nossos irmãos de Manaus e arredores? Meu amigo Dom Guilherme perguntava em uma refle-xão nesses dias passados: Que nação e país é esse onde o LUTO de uns e a FESTA de outros estão lado a lado, onde nada mais atinge a vida destes últimos?

Sem voltar a humanizar os humanos e recuperar a capacidade do LUTO com os ENLUTADOS, podemos ainda nos sentir simples animais?

E conclui: “Ó Senhor, retira do nosso peito o coração congelado de sentimentos e duro como pedras e devol-va-nos um coração humano habitado pelo AMOR”. A globalização da indiferença somente será superada com pessoas de olhar e coração solidários ou com globalização do AMOR.

Para refletir: O que precisa ainda acontecer, além da pandemia, para que as pessoas aprendam a lição da soli-dariedade, da partilha, da compaixão? Como explicar a coexistência do luto com festanças e aglomerações? O que fazer para criar essa consciência capaz de solidariedade? Qual conversão precisamos realizar?

Textos bíblicos: Jn 3, 1-5.10; 1Cor 7, 29-31; Mc 1, 14-20

PROGRAMAÇÃO DA PARÓQUIA SÃO DOMINGOS

DIA 22 (SEXTA, HOJE) - 19h, missa na Igreja Santa Luzia; 20h, na Comunidade Sagrada

Fa-mília (Itapeva Sul).

DIA 23 (SÁBADO) - 18h, na Comunidade Santo Antônio (Estrela do Mar); 18h, na Igreja São

Domingos; 19h, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Paraíso); 19h30min, na Igreja Santa Luzia; 20h30min, na Comunidade São Francisco (São Francisco).

DIA 24 (DOMINGO) - 07h30min, na Igreja São Domingos; 09h, na Igreja Santa Luzia; 09h, na

Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes (Real); 18h, na Igreja Santa Luzia; 19h30h, na Igreja Santa Luzia.

DIA 25 (SEGUNDA) - 19h, na Igreja Santa Luzia. DIA 26 (TERÇA) - 18h, na Igreja São Domingos. DIA 27 (QUARTA) - 19h, na Igreja Santa Luzia.

DIA 28 (QUINTA) - 18h, missa na Igreja São Domingos.

MP

CIDADÃO

Promotor de Justiça Vinícius de Melo Lima

A “NUDEZ DOS REIS”

E A COVID-19

FALA PADRE

LEONIR

leoniralves@radiomaristela.com.br

JESUS COMEÇA SUA MISSÃO

E CHAMA. QUE TAL?

O Evangelho deste final de semana, (Mc 1,14-20) 3º Domingo do Tempo Comum, temos Jesus começando sua missão e chamando os primeiros discípulos.

O batismo de Jesus por João Batista é o ato inaugural de sua missão. Atraído pela mensagem do Batista, Jesus abandona sua rotina de vida em Nazaré da Galileia, procura o batismo de João na região do além-Jordão e começa a formar seu próprio discipulado para, a seguir, iniciar sua missão, assumindo elementos do anúncio de João Batista.

João Batista anunciava a conversão à prática da justiça como caminho para remover o peca-do peca-do munpeca-do. Com seu convite ao batismo e à conversão deflagrou um processo de discipulado no qual se inseriu Jesus, que veio da Galileia. João foi preso por Herodes, tetrarca da Galileia, pois este, diante da grande afluência de pessoas atraídas pela pregação de João, temia por uma insurreição popular.

Após a prisão de João, Jesus decide levar o seu anúncio da conversão ao Reino de Deus à Galileia. Ele inova no sentido de que, em vez de aguardar a afluência de pessoas na região desértica à margem do Jordão, decide dirigir-se, com discípulos, às regiões povoadas do Norte.

O que caracteriza o discipulado é a conversão. Assim como Jesus, após receber o batismo de João, abandonou seu costumeiro modo de vida familiar em Nazaré, também os discípulos aban-donam suas atividades profissionais e o convívio costumeiro com seus familiares e companheiros de trabalho, e põem-se a seguir Jesus.

A conversão se faz a partir do olhar para Jesus e deixar-se contagiar pelo seu amor mi-sericordioso e por suas palavras. Assim, vamos nos libertando das ideologias de sucesso, riqueza e poder, para incorporarmos valores de comu-nhão com o próximo, na mansidão e no carinho, construindo um mundo novo possível, na justiça e na fraternidade.

A propósito, aceitamos o convite e chamado de Jesus?

SÃO PAULO, APÓSTOLO DA IGREJA

Na próxima segunda feira, 25 de janeiro, a Igreja celebra a festa da Conversão de São Paulo. Sabe-mos que Saulo de Tarso, era perseguidor dos cris-tãos e no conhecido relato do “cair do cavalo”, passa de perseguidor e anunciador da Boa Nova de Jesus Cristo. Ele foi o grande responsável pela difusão da fé cristã a todos os povos.

A fábula da nudez do rei, a qual configura um verdadeiro libelo contra a vaidade humana, merece reflexão na quadra civilizatória brasileira.

Contardo Caligaris destaca, em sua obra “Os reis estão nus”, a paulatina perda de referencial por parte dos indivíduos, diante da busca incessante da satisfação de interesses pessoais e das “máscaras” utilizadas para encobrir a realidade social.

A falta de oxigênio para os pacientes interna-dos em Manaus em decorrência do agravamento da pandemia da Covid-19 decorre da ausência de planejamento e de logística, constituindo grave situação que viola os direitos humanos e, sobre-tudo, a vida com dignidade. Em uma palavra: A corrupção mata!

O Direito da Sociedade não pode se fiar na “vontade” do poder dos reis, a qual precisa ser desvelada pela carga moral e vinculativa da dig-nidade humana, a partir da compreensão do texto constitucional.

Argumentos de política tais como a alegação da “reserva do possível” em relação à eficácia dos serviços públicos de saúde não se sobrepõem aos argumentos de princípio.

A valorização da ciência, a defesa do SUS e o respeito às medidas sanitárias são estratégias fundamentais para transpor o negacionismo e a pulsão de morte. O interesse público na vacinação da população, em especial dos grupos de risco, sobrepõe-se ao egoísmo narcísico. Aliás, a situa-ção testemunhada em Manaus pode se replicar em outros lugares no país.

Em suma: se a democracia e o Estado de Di-reito não forem respeitados, seremos obrigados a aceitar que o “belo” está na “roupa dos reis”, em uma idolatria cega e adulação a falsos profetas, atingindo a vida e a saúde das pessoas. Sejamos, pois, solidários com os irmãos do Amazonas!

(5)

JORNAL DO MAR

22/01/2021 - 05

JORNAL DO MAR

TORRES

(51) 981009696 Rua Mampituba, 251, sala 02 -

Passo de Torres/SC (Próximo ao Posto de Saúde)

Avenida General Osório, 156 Fone 36261266

Centro - Torres - RS

Inicia colocação de PAVS na General Flores da Cunha

Sonho antigo da população e veranistas do Balneário Itapeva Sul, a rua principal, a General Flores da Cunha, do ponto que termina o asfalto

até a beira da praia, terá mesmo PAVS.

Na última terça-feira, 18h30min, o prefei-to Carlos Souza esteve na comunidade, no local onde iniciam as obras, e assinou a Ordem de Iní-cio da Obra.

Investimento total será de R$ 540 mil, R$ 250 conseguidos pela ex vereadora Zete Silveira (PT), junto a deputada Maria do Rosário, outros R$ 250 vindos do Ministério da Integração e mais R$ 40

mil de contrapartida do município de Torres. Representantes da comunidade compareceram ao ato em bom número e todos estavam felizes. Também estiveram lá o presidente da Câmara, Gimi, mais os verea-dores Rafael Silveira Daitx (PSDB), Carlos Jacques, Théo Rocha, Gimi, e a mais votada do município, Carla Daitx, todos Progres-sistas.

Também os secre-tários Matheus Junges (Planejamento) e de Obras, Mauro Dias de Jesus (Maurinho), que acompanhará os traba-lhos.

No cerimonial, foi dada a palavra a ex ve-readora Zete, que agra-deceu sua deputada.

Pena para ela que esta obra só iniciou agora. Tivesse a bu-rocracia permitido a construção antes da eleição, talvez ela ti-vesse conseguido a reeleição pelo PT, pois faltaram bem poucos

votos. Também falaram o presidente da Câmara e o prefeito.

PAVS inicia na rua Santa Helena e vai até a rua da Sé. Vão faltar cerca de 100m até a praia, mas o prefeito comprometeu-se a tentar concluir a obra com recursos próprios ou, no mínimo, em parceria com moradores e a empresa Construção e Pavimentação Bauer Eireli, de Passo de Torres. Leco, proprietário, também já admitiu participar da parceira, entende fundamental o PAVS chegar até a Avenida Beira Mar.

Hoje o trecho é de pedras irregularidades (se-rão transferidas para outras estradas de chão), causando desconforto e prejuízos. O espaço será substituído por blocos intertravados de 16 faces de concreto.

(6)

JORNAL DO MAR

22/01/2021 - 06

JORNAL DO MAR

CRÔNICAS

O papo é

Meio

Ambiente

Roger Maciel

Biólogo - Especialista em Gestão e Planejamento

Ambiental. Mestrando em

Ciências Ambientais. Dúvidas, sugestões ou críticas: email: roger_smaciel@hotmail.com

Curta a Fan Page www.facebook.com/papomeioambiente

Existe uma infinidade de crenças e cada um se comporta com o que é pregado onde frequenta. Mas tem pessoas que vão a tudo, e a vida acabada indo sempre de mal a pior, e não é de admirar, pois não podemos ter mais de uma crença! Lem-bram-se do que Jesus falou sobre servir a Deus e a Mamon?(Lucas 16:13). Devemos seguir os parâmetros do crédulo que acreditamos ser o certo e cada um tem o direito de escolher o que melhor lhe convém.

Temos um amigo que vai a tudo embora se diga seguidor de uma só religião, mas me disse que quando as “coisas” se complicam tem de procurar “algo mais forte”. Eu acho hilariante, pois é uma fé de vários parâmetros, e fico ima-ginando como se divertem os espíritos de menos evolução que gostam de zombetear. Sim, pois os que se foram e eram debochados, irresponsáveis quando estavam aqui, e ainda não se encontraram na espiritualidade, continuam da mesma maneira agora sem o corpo carnal praticando caçoadas, “pregando peças” como se diz, perturbando in-visivelmente os que aqui ficaram!

O ato de praticarmos rituais, adorar imagens, figas, ferraduras, pé de coelho, ter amuletos pendurados no pescoço, fitas em braços, venerar tatuagens, estátuas, monumentos, ou promover espetáculos de exorcismo e tantas outras práticas, só dificultam a vida que temos de trilhar aqui na Terra.

Sempre digo que somos espíritos que já vive-mos muitas e muitas vidas, pois fovive-mos criados pelo Pai para sermos eternos e desde que saímos das cavernas, há bilhões de anos, adotamos cos-tumes e rituais que até hoje temos dificuldades de nos livrar. Isso é considerado normal e cada um tem o direito de em comunhão compactuar do mesmo pensamento e seguir tais costumes e doutrinas.

Interessante é que Jesus o Ser mais perfei-to que passou pela Terra nunca se utilizou de qualquer tipo de amuleto, adorno, ou acessório. Limitou-se apenas a nos ensinar uma oração para que nos conectássemos com o Pai, visando aliviar dores nos momentos necessários. Portanto qualquer ritual diferente ou paramento é mera necessidade que através dos tempos foi adotado para fortificar a fé, e compreendemos que muitas pessoas necessitam de algo palpável para se reli-garem a Deus, mas muitas crenças já passaram dessa dependência e se utilizam apenas da prece para entrar em sintonia com o Altíssimo, mas considerando que Deus ama incondicionalmente acolhe todos os pedidos que são realizados das mais diversas maneiras aclamadas, desde que estas saiam do coração, e nos dizem os espíritos amigos que nenhuma prece se perde quando é feita com fervor e compromissada no bem.

Um dia todas as crenças se unirão numa só voz, nos padrões que Jesus nos ensinou, pois Deus é único.

Olá, Amigo Leitor (a)!

Os seres humanos são dotados de vários senti-dos, mas, aprendemos desde o ensino fundamental que temos cinco principais, que são eles: audição que é a capacidade de perceber sons, e isso é pos-sível graças à orelha humana, que possui mecanor-receptores capazes de captar as ondas sonoras; o sentido da visão que é captada pelos nossos olhos, onde há a presença de fotorreceptores capazes de responder a estímulos luminosos; o olfato que está relacionado com a capacidade de perceber odores; o paladar que juntamente com o olfato, é responsável por garantir a percepção do sabor e textura dos alimentos e o quinto que é o tato, esse é responsável por perceber vibrações, captar a pressão, além de perceber a dor e as diferenças de temperatura..

Durante a pandemia descobrimos que, dentro dos inúmeros sintomas que a COVID19 provoca no nosso organismo, alguns desses sentidos são bem afetados. O olfato, quando a pessoa perde a capacidade de sentir cheiro. O paladar, não sentin-do o gosto sentin-dos alimentos e em alguns casos até a audição, que devido ao nível de infecção, o ouvido fica totalmente obstruído. Sintomas que muitas vezes perduram por vários dias depois, demorando para se reestabelecerem totalmente.

Meus caros leitores o que muitos não percebe-ram nessa pandemia, foi a evolução que alguns sentidos tiveram, como por exemplo a audição. Atualmente temos que nos concentrar para ouvir o que uma pessoa fala quando está de máscara, antes, a nossa visão auxiliava a audição com a leitura labial, assim, compreender o que uma pessoa estava dizendo era muito mais rápido e até intuitivo. Hoje em dia, necessitamos de muita concentração para captar o áudio de alguém, tanto que inúmeras vezes não somos ouvidos e temos que repetir a fala em tom mais alto para só assim a pessoa entender. A questão que fica é: Será que evoluiremos e aprenderemos a ouvir melhor ou nos calaremos ainda mais?

Finalizando, finalmente a vacina chegou! Mas isso é assunto para outra coluna. Gostaria também de lembra-los que somos todos vetores do novo Coronavírus. Pense nisso! Se puder, fique em casa, evite aglomerações, lave as mãos com frequência com água e sabão ou utilize o álcool gel 70%, use máscara, mantenha o distanciamento social (2 metros) e evite o contato das mãos nos olhos, boca ou nariz. Me sigam no insta @rogersmaciel e no Facebook, lá ultimamente tenho publicado Lives falando sobre a pandemia.

Até a próxima, preserve o Meio Ambiente!

Os sentidos humanos

na pandemia

Francisco Reis

turismólogo e Guia (MTUR). Críticas ou sugestões: chicoreistur@yahoo.com.br

Aguatá Turismo e Torrescar

Oferecem Serviços Turísticos

No Verão 2021

TURISMO

EM PAUTA

Olá meus amigos! Assim como na edição passada, hoje quero divulgar mais uma novidade para esta temporada verão 2021.

Trata-se de uma parceria espetacular entre a Aguatá Turismo e Torrescar (empresa de trans-porte turístico de Torres), as duas empresas estão mantendo o serviço de city tour (passeio pelos pontos turísticos) na cidade de Torres.

As duas empresas torrenses se organizaram, planejaram e estão executando este lindo pas-seio visitando os principais pontos turísticos da cidade. Tomando cuidado e executando todos os protocolos de segurança solicitados por causa da pandemia de covid -19 a Aguatá Turismo e Torrescar colocaram um transporte denominado Jardineira (ônibus aberto), um Guia Mtur local e estão todos os finais de semana com este lindo e encantador passeio.

Aos interessados em realizar este passeio e ou ajudar a divulgar, ele está acontecendo todas as sextas, sábados e domingos a partir das 16 horas com embarque em frente a Casado Turista na Praça XV de Novembro na cidade de Torres.

A idéia das duas empresas é em um passeio de aproximadamente uma hora de duração vi-sitar os principais pontos turísticos da cidade e com um Guia Mtur local oferecer informações culturais, históricas, lendas e curiosidades que fazem de Torres a Mais Bela Praia Gaúcha.

Então fica o convite, venham passear, divul-guem para comunidade local, aos turistas em nossa cidade, garanto a todos vocês que este passeio irá fazer vocês se encantarem ainda mais com a cidade de Torres.

Aos realizadores meus parabéns por esta iniciativa, Torres precisa de idéias e projetos que façam da cidade realmente uma cidade que vive e respira turismo o ano inteiro.

Até semana que vem!

Avenida General Osório, n°146 - Sala 02

Torres - fone (51) 3626.1017 - /AguatáTurismo

Recepitivo

Emissivo

Guias MTUR Roteiros Turismo Ecoturismo Cicloturismo

Agência de

Turismo

Passagens Pacotes Shows Eventos Cruzeiros

Os Zombeteiros

(54)3251.1081 fidelidade_fm@hotmail.com www.fidelidadefm.com.br

Diretor Irahy Moraes

Rua Pedro Teixeira Constantino, s/n° Centro - CEP 95480-000

(7)

JORNAL DO MAR

ARROIO DO SAL

22/01/2021 - 07

Arroio do Sal também começou aplicação da vacina

Na manhã do último sábado (16), o Setor de Fiscalização e a Secreta-ria de Turismo, Esporte, Juventude e da Cultura, estiveram na faixa de areia com maior fluxo do

Sociedade Esportiva e Recreativa Rondinha

VISPADÃO FAMILIAR BENEFICENTE

DATA DOS EVENTOS:

JANEIRO - dias 23 (amanhã) e dia 30;

FEVEREIRO - dias 06, 13, 14, 15, 20 e 27.

Sempre a partir das 20h30min.

Observação: serão observados os protocolos contra o

coro-navírus.

SOCIEDADE ESPORTIVA E RECREATIVA RONDINHA

CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA E REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO

O presidente da Sociedade Esportiva e Recreativa Rondinha, usando de suas atribuições conferidas pelo Estatuto Social, conforme Artigos 62, 63, 64, 69, 76 e 77,

CONVOCA

Todos os sócios para comparecerem na reunião da Assembléia Geral Ordinária e Conselho Deliberativo, no dia trinta (30) de janeiro de 2021 (dois mil e vinte um), às 19h30min, em primeira chamada, e 20 horas em segunda e última convocação, na sede da Sociedade, rua Abrelino Borges, 6421, Balneário Rondinha Nova, município de Arroio do Sal/RS, para deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

1º) Assembléia Geral para escolha e posse dos conselheiros, exercícios 2021/2022;

2º) Eleição e posse do presidente e vice do Conselho Deliberativo, exercícios 2021/2022;

3º) Reunião do Conselho Deliberativo para a eleição e posse da direto-ria e Conselho Fiscal da S. E. R. Rondinha, exercícios 2021/2022;

4º) Prestação de contas, gestão 2019/2020, e 5º) Assuntos Gerais.

Rondinha Nova, Arroio do Sal, 22/01/2021.

Edemar Walter Roth Presidente Gestão 2019/2020 Na manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro, em

Arroio do Sal, no ESF Centro, também iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19. Uma manhã emocionante que ficará marcada na histó-ria de Arroio do Sal.

A Enfermeira Aline Iara Borges Morel foi a primeira servidora de linha de frente do Covid-19 a ser vacinada.

Futuro presidente da AL visita AS

Na tarde da última sexta-feira, 15 de janeiro, o Deputado Estadual, Gabriel Souza, esteve no gabinete do prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) para lhe parabenizar pela reeleição e colocar-se a disposição na capital.

O Deputado também trouxe a notícia de que será o próximo presidente da Assembléia Legis-lativa do Estado.

Rondinha Nova, 22 de janeiro de 2021.

Cerca área de desova da Tartaruga de Couro

A Prefeitura Municipal de Arroio do Sal, através da Secretaria de Meio Ambiente,

Agropecuá-ria e Pesca, realizou no início desta semana, o cercamento na área de desova da Tartaruga de Couro, tartaruga que é a maior das espécies de tartarugas e corre risco de extinção.

A cerca ao redor serve para que animais e pessoas não pisem na área aonde estão os ovos, assim dando a segurança para o nasci-mento dos filhotes.

O município de Arroio do Sal recebeu 100 do-ses, que serão destinadas aos servidores da Saúde que trabalham na linha de frente do Covid e Pron-to AtendimenPron-to 24h.

Participaram do momento o prefeito, Affonso Flávio Angst (Bolão); vice-prefeito, José Diogo Martins; secretário de Saúde, Diego Feldmann, e a secretária adjunta, Rosane Genz.

Prefeitura faz campanha de conscientização na beira mar

nosso município,

cons-cientizando as pessoas quanto aos cuidados a COVID-19.

Foram entregues pan-fletos e colados cartazes nos quiosques e guaritas,

com dicas de como curtir uma praia em segurança.

RBS NO TUPAN-CY- A repórter Nathalia

King, da RBS TV, este-ve no Parque Tupancy e conversou com a

enge-nheira agrônoma, Marta Maria da Silva, e o ges-tor ambiental, Marcos Munhoz, para mostrar um pouco das belezas do Parque. Durante a entre-vista foi falado também sobre a reabertura da uni-dade, que estava fechada desde março, e voltou às suas atividades ao públi-co ontem (21).

(8)

JORNAL DO MAR

REGIÃO

22/01/2021 - 08

M on it or ame n to do s M u n ic íp io s d os B on s V en to s M on it or ame nt o do s M u n ic íp io s d as B el as P ra ia s

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE ITATI

AVISO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 01/2021

O MUNICÍPIO DE ITATI, RS, torna público, para o conhecimento dos interessados que se encontra aberta a licitação na modalidade de Concorrência para Registro de Preços, cujo objeto é aquisição de pneus e recapagens para veículos das se-cretarias. Conforme descrito e especificado no Edital. A data de abertura das propostas serão no dia 24 de fevereiro de 2021, às 10h00min. Cópias do Edital contendo detalhes poderão ser obtidas no site: www.itati.rs.gov.br. Maiores informações pelo fone (51) 3628-5104 ou 3628-5239.

Itati, 21 de janeiro de 2021.

FLORI WERB - Prefeito

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE ITATI

AVISO DE LICITAÇÃO

CREDENCIAMENTO 02 Nº 01/2021

O MUNICÍPIO DE ITATI, RS, torna público para conhecimento dos interessados que realizará CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CREDENCIAMENTO DE Pessoas Físicas ou Jurídicas (empresas e microempresas), para Consultas Médi-cas, para a especialidade de (Psicologa). Conforme descrito e especificado no Edital. A data de abertura da sessão ocorrerá a partir de 15/02/2021 no horário das 08hs30min às 11hs30min e 13hs30min às 16hs30min. Cópias do Edital contendo detalhes poderão ser obtidas no site: www.itati.rs.gov.br. Maiores informações pelo fone (51) 3628-5104 ou 3628-5239.

Itati, 21 de janeiro de 2021.

FLORI WERB - Prefeito

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE ITATI

AVISO DE LICITAÇÃO

CREDENCIAMENTO 01 Nº 01/2021

O MUNICÍPIO DE ITATI, RS, torna público para conhecimento dos interessados que realizará CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CREDENCIAMENTO DE Pessoas Físicas ou Jurídicas (empresas e microempresas), para Consultas Médicas, para as especialidades de exames de imagem e consultas especializadas. Conforme des-crito e especificado no Edital. A data de abertura da sessão ocorrerá a partir de 15/02/2021 no horário das 08hs30min às 11hs30min e 13hs30min às 16hs30min. Cópias do Edital contendo detalhes poderão ser obtidas no site: www.itati.rs.gov.br. Maiores informações pelo fone (51) 3628-5104 ou 3628-5239.

Itati, 21 de janeiro de 2021.

FLORI WERB - Prefeito

Por esta publicação, faz-se saber que pretendem casar-se e apresentaram os docu-mentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III, IV e V do Código Civil Brasileiro,

JOSÉ CARLOS ROSA E DILMA LEFFA HAHN

Ele solteiro, natural de Torres, residente e domiciliado em Torres. Ela viúva, natural de Torres, e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 21 de janeiro de 2021.

Ruy Luiz de Freitas Filho Oficial do Registro Civil de Torres

EDITAL DE PROCLAMAS

A vacina começou a chegar. Mas vai demorar para ela começar a fazer efeito. Na sexta passada (15), noticiamos que eram 24.218 casos confir-mados. Subiu para 25.162.

Vacina chega, mas passa de 25 mil casos no Litoral e já são 460 mortes

Óbitos eram 442, agora são 460, os três últi-mos ocorridos na quarta, em Morrinhos do Sul, Xangri-Lá e Caraá.

Nos Hospitais do Litoral Norte, são 87

interna-dos. 87% dos leitos de UTIs estão ocupainterna-dos. Estes dados estão no Boletim 196 do COE da 18ª CRS, divulgado quarta a noite. Nos quadros a esquerda e abaixo, mais detalhes.

Outras 2 mortes

Na sexta (15) noticiamos que haviam 30 óbitos em Torres. No mesmo dia, foi confirmado um óbito que estava em investigação, ho-mem de 39 anos positivado. Domingo (17), novo óbito por Covid-19 foi registrado. Um homem, 56 anos, porta-dor de comorbidades.

No Boletim divulgado ontem, final da tarde, pela Secretaria da Saúde (veja quadro ao lado), destaque para o número de recupera-dos: 2899.

Casos ativos são 3.049, contra os 2.980 da última sexta (15). No Hospital são seis na UTI, 4 de Torres, dois de outros municípios.

(9)

JORNAL DO MAR

REGIÃO

22/01/2021 - 09

LANCHERIA E CONVENIÊNCIA

PICADÃO, ISCAS DE PEIXE, X-CARNE CALOTA, BEBIDAS EM GERAL

E MUITO MAIS.

Rua Edmundo Ferreira Porto, 1756, Itapeva Sul, Torres. HORÁRIO DE ATENDIMENTO

SEGUNDA 18 às 22 horas TERÇA a DOMINGO: 8 às 22h

Avenida Brasil, nº 99, esquina com a rua Itália, bairro Igra Sul, em Torres. Contatos: email

double.v.bordados@hotmail.com - fones 993333030 - WhatsApp 981914569

Escritório de

Advocacia

Assessoria jurídica

direito público

eleitoral - ação de

inde-nização por dano

mate-rial e moral - acidente de

trânsito - usucapião -

Co-brança - previdenciária

separação, divórcio.

Horário de atendimento: das 8h30min às 12h e 13h30min às 17h30min. Edifício Zortea, Avenida

Barão do Rio Branco, 243/502 - Fone (51) 3664.1873 - E-mail: ivo.mr@terra.com.br.

Dr. Ivo dos Santos Rocha

- OAB N° 18354

Drª Vivian Pereira Rocha

- OAB N° 47971

Conselheiros do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS aprovaram em Assembleia Geral Ordinária, na manhã do últi-mo dia 15, a aplicação de recursos em um novo Projeto da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Serão investidos R$ 82,9 mil para a execução do Projeto Guaritas, que tem o objetivo de refor-çar o trabalho já realizado pelos Postos Fixos de Divisa, só que agora com o uso de barreiras vo-lantes em pontos de ingresso no estado.

Inspirado no Programa Sentinela, o Guaritas vai atuar em 97 municípios, divididos em dois blocos.

“Temos o tráfego legal realizado nas rodovias onde estão os Postos Fixos de Divisa. Agora,

nos-Barreiras volantes vai modificar vigilância na divisa do RS

sa intenção é surpreender aquele transportador mal-intencionado que tenta passar por outros 50 pontos existentes na divisa entre os dois estados”, afirma o chefe da Divisão de Controle e Informa-ções Sanitárias da secretaria, Francisco Lopes.

O presidente do Fundo, Rogério Kerber, afir-ma que o apoio ao prograafir-ma, com o investimento na aquisição de kits de barreiras móveis e equipa-mentos de segurança individual para os técnicos, faz parte das diretrizes

do Fundesa, “de apoiar as iniciativas para ma-nutenção e evolução do status sanitário do Rio Grande do Sul”.

Conforme Kerber,

depois do sucesso do Programa Sentinela, que mudou a forma de fazer a vigilância nas frontei-ras, ficou claro que as barreiras itinerantes pro-gramadas e com o apoio das forças de segurança podem fazer a diferença no controle também da divisa com Santa Catarina. O Projeto Guaritas vai contar também com a vigilância na área vegetal.

Texto de Thais D’Avila/Ascom Fundesa

Procurar ruas alternativas para furar bloqueios passou a fi-car perigoso para os motoristas malandros.

(10)

JORNAL DO MAR

SOCIAL

22/01/2021 - 10

Av. Castelo Branco, 1598 - B: Engenho Velho - Torres /RS

Casa do Bife, agora em novas instalações.

Avenida Barão do Rio Branco, Nº 942, esquina com a rua Pará, em frente Bomagg.

Whats 51997573151.

Andréia

Raupp

Social e Variedades.

“Pra hoje e sempre te desejo: o bom, o bem e o melhor!” (frasesdobem) Lembrar de pessoas que vivemos e amamos, nos faz bem. Para você que deseja marcar sua lembrança no dia do aniversário, entre em contato que faço com carinho. Email: rauppjornaldomar@terra.com.br/ Whats: (51) 995277886

Anderson Stef-fen, de Torres, dia 11 de janeiro com-pletou 25 anos, na foto recebendo os parabéns da esposa Deise Cunha, das filhas Ayla e Helena Steffen, das irmãs Janaína e Enajara Steffen e principal-mente da sua mãe Terezinha Steffen. “Parabéns MEU professor de educação física, o orgulho da mãe, estou muito feliz por você ter esse grande talento. Abraço de todos. Sua mãe Terezinha te ama muito muito”. Feliz aniversário, saúde e su-cesso!!!

Av. Assis Brasil, 786 - Arroio do Sal/RS - Algerosas - Colarinhos - Coifas - Calhas de até 7,5 m sem emenda Fabiana Tresbach Torres, de Arroio do Sal, comemora seu niver, hoje (sexta, 22). Parabéns! Muita saú-de, paz, alegria, pros-peridade, amor, e uma infinidade de coisas boas em sua vida. Você merece!

Carina Favere de Matos, apaga as ve-linhas hoje (22). Que a alegria, paz, saúde, esperança e felicida-de sejam renovadas em sua vida hoje e se renovem sempre. Feliz aniversário!

Renato Ferreira, de Arroio do Sal comemo-ra mais um ano de vida hoje (22). Hoje é o dia de celebrar a vida. Que seu dia seja abençoado. Parabéns!

Gabriela Mendon-ça, de Dom Pedro de Alcântara, comemora mais uma primavera neste sábado (23). Te-nha um dia repleto de realizações e o apro-veite ao máximo, feliz vida!

Contato: (51) 991307249

Salete dos Santos-mengue, de Dom Pedro de Alcântara, colhe uma rosa no jardim da exis-tência neste sábado (23). Pela graça de Deus hoje, você comemora mais um ano de vida, e a Ele agradecemos com fervor. Parabéns pelo seu dia!

Helvia Sanae, de Torres, que assumiu no ano passado o car-go do ex secretário de saúde enquanto estava de licença, comemora neste sábado mais uma primavera neste sába-do (23). Que este dia seja cheio de lembran-ças felizes do passado e grandes esperanças para o futuro. Feliz Aniversário!

Helenita Pereira, de Torres, apaga as velinhas neste sábado (23). Feliz Aniversário! Que esta data se repita por muitos anos. Te desejo muitas felicidades sempre. Parabéns!

Gilberto Raupp Bernst, de Torres co-memora mais um ano de vida no domingo (24). Que o dia de hoje seja cheio de lembran-ças felizes do passado e grandes esperanças para o futuro. Feliz Aniversário!

(11)

JORNAL DO MAR

SOCIAL

22/01/2021 - 11

Carla Daitx verea-dora bem mais votada em Torres, comemora mais uma primavera na quarta (27). Desejo para você toda a felicidade do mundo, que Deus te ilu-mine sempre, guie seus passos e dê muita força para que você possa lu-tar pelos seus objetivos hoje e sempre! Feliz Ani-versário!

Antonio Silva Selau, de Torres, um dos com-panheiros a anos do Jornal do Mar, come-mora mais um aniver-sário na quarta (27). Hoje é dia de celebrar a sua vida! Que essa nova etapa chegue re-cheada de muita saúde, paz, amor, sabedoria e novas oportunidades para que seus sonhos mais desejados sejam concretizados. Para-béns! 36645455 36261555 Acompanhamento técnico Projetos e execução Licitações Capelas mortuárias Jaime Prado (51) 36644903 - 999009377 - 999349972

Jeremias dos Santos Oliveira Junior, de Torres, co-memora mais um ano de vida na quinta (28). “Parabéns meu filho! Você merece toda a felicidade que possa ser proporcionada a alguém, saiba que poderá contar sem-pre com meu apoio e comsem-preensão, pois além do grande laço fraternal que nos envolve somos também amigos, e é muito bom participar da sua vida, das suas conquistas e descobertas! Tudo de melhor na sua vida, Que Deus te guarde, te dê sabedoria e força para seguir a vida! Mui-ta paz, saúde e alegria, hoje e sempre! Sua mãe te ama e vai sempre torcer por você! Parabéns e segue os abra-ços do pai Jeremias, dos manos, da Kathy e dos amigos Zé e Cleusa e dos vôs e vós.

Paulinho da Mega Force, de Torres, esteve de niver na quarta (13). Quem presta homena-gem atrasada sãos seus amigos Cristiano e An-tonio do Jornal do Mar. “Feliz aniversário,

ami-go. Hoje e sempre você merece muitos abraços e homenagens”. Parabéns! Suely dos Santos

Machado, de Torres, comemora na quinta (28, junto com o bis-neto Jeremias) mais um ano de vida. Hoje não é um dia qualquer. Hoje é um dia mui-to especial. Você está completando mais um ano de vida e estamos muito felizes de cele-brarmos essa data com você. São os votos dos filhos, noras, genros, netos e bisnetos. Feliz aniversário vó!

Canal

Andrepesca,

inscreva-se e

curta para

ajudar a

crescer.

Jucileia Borges, de Três Cachoeiras, comemora mais uma primavera na segunda (25). Parabéns pelo seu aniversário! Dese-jo que você tenha sem-pre muita saúde, paz, amor e sucesso em sua vida. Felicidades!

(12)

JORNAL DO MAR

VARIEDADES

22/01/2021 - 12

HORÓSCOPO SEMANAL - DE 22/01 à 28/01

Áries - 21/03 a 20/04 - Olhe para o futuro e

tenha muita consciência do que está plantando, ariano. Essa é uma semana especialmente de-licada para você. Dê passos bem lentos, porém firmes e consistentes.

Touro - 21/04 a 20/05 - Um momento para

caminhar com mais inspiração e suavidade, taurino. A vida está pedindo certeza dos passos e um ritmo mais lento. Mas você pode sentir an-siedade, pressa, vontade de jogar tudo pro alto em alguns momentos.

Gêmeos - 21/05 a 20/06 - Hora de colher

re-sultados, geminiano. E tocar sua vida de forma otimista e consciente, sabendo que muita coisa boa espera por você no futuro. Controle sua ansiedade.

Câncer - 21/06 a 21/07 - Um ótimo momento

para você avaliar melhor as relações, canceriano, e fazer planos para o futuro. Relações podem ganhar estrutura e consistência, oferecendo a segurança que você tanto deseja e precisa. No-vos amigos e caminhos podem surgir.

Leão - 22/07 a 22/08 - Um momento favorável

ao diálogo e a definição de projetos comuns, leonino. O que for feito em dupla ou equipe tende a ter resultados melhores e mais concre-tos. Oportunidades profissionais interessantes podem surgir.

Virgem - 23/08 a 22/09 - Momento favorável

para a vida profissional, virginiano. Organize sua agenda de forma a ter tempo para você, a casa

No dia 19 de janeiro de 2021, o Sol entrou no signo de Aquário. Aquário é um signo mental, inteligente e racional. Quem tem o signo de Aquário evidenciado no mapa astral se preo-cupa muito com as questões coletivas, sociais e politicas da humanidade. O olhar de Aquário é diferente do senso comum, pois ele enxerga di-ferente da maioria das pessoas. Didi-ferente é uma palavra que tem muita relação com o signo, pois há um apreço pelo diferente, exótico e inovador. Tudo aquilo que é muito repetitivo, rotineiro e padronizado não chama atenção dele.

Aquário aprecia a liberdade. De todos os sig-nos nenhum aprecia tanto a liberdade quanto o aguadeiro. Ama ser livre e não se prender a nada nem a ninguém. Então, relacionamentos ou tra-balhos que venham a impedir sua independência e liberdade, tendem a afastá-lo.

As amizades tem relação com o signo de Aquário, o qual sabe muito bem ser amigo e costuma ter amigos de todos os tipos. O signo de Aquário gosta de viver em grupos, rodeado de amigos e pessoas que dividem de suas ideologias. A afinidade intelectual é muito importante para Aquário que tem ideias inovadoras e futuristas. Quanto aos sentimentos, salvo outros aspectos do mapa, este não é um signo muito caloroso e afetivo. Os sentimentos mais presentes são de fraternidade, amizade e solidariedade.

Para Aquário todos são iguais, sem nenhuma distinção. É um signo desprovido de preconceitos por cor, raça ou classe social. Pelo contrário, ele tem muita disposição para ajudar as pessoas ex-cluídas socialmente, os animais e os necessitados.

A maior virtude de Aquário é, muitas vezes, a queixa de quem convive com ele na intimidade. Aquário em desequilíbrio não sabe diferenciar quem é importante para ele então trata o bom funcionário com o mesmo reconhecimento que o funcionário relapso. Trata o filho com a mesma atenção que um recém-conhecido e as pessoas mais próximas do aquariano se sentem desva-lorizadas.

O signo de Aquário

e a família também. O prazer será importante o ano todo.

Libra - 23/09 a 22/10 - Dê passos mais lentos,

libriano, mas certo do que está fazendo. Não embarque em aventuras malucas pressionado pelos outros. Siga seu ritmo e os seus próprios desejos.

Escorpião - 23/10 a 21/11 - Um momento

mais delicado, escorpiano, que requer atenção às decisões, palavras e atitudes. Siga no seu ritmo, espere a hora certa e observe antes de falar ou reagir.

Sagitário - 22/11 a 21/12 - Sente para planejar as

finanças, sagitariano, porque novos e grandes sonhos podem demandar investimentos e vale a pena se orga-nizar para isso. Um momento favorável aos estudos, reuniões, negócios e comunicação em geral.

Capricórnio - 22/12 a 20/01 - Um bom

mo-mento para avaliar se tem conseguido mesmo aliviar o peso e a sobrecarga, capricorniano. Você precisa aproveitar essa semana para dar um gás nos projetos pessoais e cuidar mais de você.

Aquário - 21/01 a 19/02 - Um ótimo momento

para tomar decisões, aquariano. Na contramão dos outros signos, você pode dar passos impor-tantes e conquistar coisas novas. Comunicação em alta, autoconfiança a mil.

Peixes - 20/02 a 20/03 - Aproveite a

quanti-dade de ideias que tendem a surgir em sua mente, pisciano. Sente, converse, anote. Inspire-se e ins-pire, olhe para dentro, defina seus planos e metas, e vá em frente.

No último final de se-mana começou a oferta de boa leitura gratuita na praia de Itapeva. A Bi-blioteca Caminante, ini-ciativa da escritora Dio Santanna, com apoio da Oficina Santa Sede de Porto Alegre, conta com parceria do Restaurante Balanço do Mar, onde os livros estão à disposição dos frequentadores. O projeto vai contemplar outras praias da região.

Saiba mais

sobre

Biblioteca

Caminante

(13)

JORNAL DO MAR

TRÊS CACHOEIRAS

22/01/2021 - 13

OAB 43.488 - CRC/RS 42.146

Experiência e Confiança ( (51) 36671050

Atendimento@frlassessoria.com.br

Rua João Cardoso Rolim, nº 423 - Centro - Três Cachoeiras

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRÊS FORQUILHAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE

NOMEAÇÃO E POSSE Nº 001/2021

CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2020

LORACI KLIPPEL MELO GERMANN, Prefeita Municipal de Três Forquilhas, Estado Rio Grande do sul, no uso de suas atribuições legais, CONVOCA e NOMEIA a partir do dia 26 de janeiro de 2021, os candidatos abaixo relacionados, aprovados no Concurso Público nº 001/2020, para suprimento de vagas efetivas do Quadro de Pessoal da Prefeitura Municipal de Três Forqui-lhas – RS, para no prazo máximo de dez dias da data de publicação deste edital, na Prefeitura Mu-nicipal de Três Forquilhas, para apresentar documentos, habilitações exigidas e Avaliação Médica para tomarem posse de seus respectivos cargos:

CARGO CLASSIFICAÇÃO INSCRIÇÃO NOME

Agente Administrativo 1º 850 Fernando dos Santos Gick Agente Com. Saúde 1º 267 Caroline Perei- Área 03 ra de Souza Agente Com. Saúde 1º 279 Miréia Ger-Área 07 mann Model

Assistente Social 1º 639 Dulciana Caro- line Araújo

Auxiliar de Serviços Gerais 1º 755 Josiane Brusch do Coito

Auxiliar de Serviços Gerais 2º 665 Joel Hoffmann

Auxiliar de Serviços Gerais 3º 292 Luciano Klein Soares

Farmacêutico 1º 600 Alexandra Vieira

Operador de Máquinas 1° 428 Elodir Engel de Souza

Operador de Máquinas 2° 289 Vagner

Eberhardt Witt Supervisor Escolar 1° 299 Egeu Timoteo Cardoso

O não comparecimento no prazo legal implicará na desistência do classificado convocado, podendo a Prefeitura Municipal de Três Forquilhas-RS, convocar imediatamente os posteriores, obedecendo à ordem de classificação.

Três Forquilhas, 22 de janeiro de 2021

LORACI KLIPPEL MELO GERMANN - Prefeita Municipal

DOCUMENTAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO/NOMEAÇÃO: Certidão de Antecedentes

Cível e Criminal (Fórum ou Internet) - Declaração de Bens autenticada em Cartório - Cópia Iden-tidade - ópia CPF - Cópia Título de Eleitor com último comprovante de votação (ou termo de qui-tação eleitoral) - Cópia Certidão de Nascimento ou Casamento - Cópia Comprovante de residência - 1 foto 3 x 4 - Cópia Carteira de Trabalho (PIS/PASEP) - Cópia Certificado de Reservista (para Homem) - Cópia do Diploma Escolar – Certificado de Conclusão (conforme escolaridade exigida) - Cópia da Carteira Registro no Conselho Profissional (conforme o caso) - Exames laboratoriais: Hemograma, Creatinina, Glicemia - Para candidatos acima de 45 anos: Eletrocardiograma, Laudo Cardiológico, Laudo Oftalmológico - Laudo Médico (Retirar formulário no setor Recursos Hu-manos para preencher no Posto Saúde do município) - Declaração de Cargo ou Emprego Público (Setor Recursos Humanos) - Conta Corrente (Banrisul) - Certidão de filhos menores de idade (caso houver) - Declaração de outro emprego com contribuição de encargos ao teto máximo (caso houver).

JORNAL

DO MAR

ganha mais

dois troféus

Nesta quarta-feira o JORNAL DO MAR recebeu a visita de re-presnetante da Premium Pesquisas, Eventos e Publicidade, de Laguna/ SC, troféu e diploma de MELHOR JORNAL RE-GIONAL. Entrevistas foram feitas nos muni-cípios da região onde o JM atua e o percentual de aprovação nossa foi de 56%. Para os demais jornais restaram 44%.

No início do mês o JM já havia recebido da Ouro pesquisas o troféu Destaque Diamante. Nas fotos, o diretor José dos Santos, a filha Andierlina Julíe, Andréia e Cleusa.

Vereador do PP conversando

com PP em Terra de Areia

Os Progressistas de Terra de Areia receberam quarta (20), o tenente Cláudio, mais conhecido como Cláudio Bombeiro, que atuou até o final do ano passado como vereador e presi-dente da Câmara de Vereadores pelo MDB, manifestou a inten-ção de juntar-se a família Progressista.

Uma pessoa íntegra em suas convicções e de inalterada idoneidade moral, irá agora somar junto aos Progressistas. Foi recepcionado pelo presidente do Partido, professor Beto, e os vereadores Júlio Witt e Márcio Ferrari (foto a direita), dentre

outros presentes. No dia 11 de março ele deverá sacramentar a filiação, junto a outras pessoas da comunidade.

O presidente se manifestou dando as boas-vindas ao novo integrante e agradecendo por acreditar na ideologia do PP, op-tando pelo ingresso no mesmo.

“Os Progressistas de Terra de Areia recebem a todos de braços abertos e confiando que a mudança para melhor será a melhor resposta do PP à

(14)

JORNAL DO MAR

REGIÃO/CLASSIFICADOS

22/01/2021 - 14

CONSERTO

FOGÃO

qualquer marca,

Ser-viço qualificado. Experi-ência de 45 anos. Contato com Garcia: Whats: (51)

998861535.

AGORA EM NOVO ENDEREÇO, NA

AVENIDA DO RIACHO 857 , TORRES

(PRÓXIMO AO CAMPO DO TORRENSE)

JORGE MOTOS

HAYABUSA 1300 2019 PRETA SRAD 1000 2007 BORDÔ CBR 600 RR 2008 PRETA GSX650 F 2013 BRANCA NINJA 250 R 2011 VERDE CBX 250 TWISTER 2008 PRETA

CG 150 FAN ESI 2012 PRETA

CG 150 FAN ESI 2011 PRETA

CG 150 FAN ESDI 2014 PRETA YAMAHA FAZER 150 2016 BORDÔ YAMAHA FAZER 250 2014 BRANCA

(

(51) 36263895 - 993299808

COMPRA - VENDE - TROCA - FINANCIA

ACEITAMOS A SUA MOTO USADA NA TROCA

TRABALHAMOS COM VENDA DE MOTOCICLETAS HONDA 0KM E COM VENDA DE CONSÓRCIOS MENEGALLI.

OBS. 1: Financiamento em até 48 x com acréscimos, sem burocracia, sujeito a aprovação de crédito.

OBS. 2: Parcelamento no cartão de Crédito em até 12 x sem acréscimos. www.jorgemotos.com.br

XTZ 250 TENERÉ 2019 AZUL HONDA LEAD 110 2010 PRETA HONDA LEAD 110 2010 PRATA HONDA LEAD 110 2012 BORDÔ

BIZ 100 ES 2015 PRETA BIZ 125 ES 2014 ROSA BIZ 125 ES 2014 VERMELHA BIZ 125 ES 2013 PRETA BIZ 125 ES 2012 PRETA BIZ 125 ES 2012 PRATA BIZ 125 ES 2010 ROSA

MODELO ANO COR

MODELO ANO COR REVISÕES FAÇO

DE PORTAS, JANELAS

etc. Agendar visita pelos fones (51) 996885499 ou

998993796.

BARBADA!

VENDO TER RE-NO com 70m² de frente e 26m² de fundos, no bairro Centenário (estre-ma com o Condomínio Reserva das Águas, em Torres-RS). Valor: só R$ 30.000,00. Escriturado.

Contato: 51 99147.9247.

Vendo título Apart

Hotel em Gravatal

Contato fones

36643644 ou 985757211

ALUGO

APARTAMENTO

na rua José Osório Cabral, 390, bairro Stan,

próximo ao Detran CFC, em Torres. Anual. Tratar pelo fone (51) 999165608.

VENDO TERRENO

BAIRRO CENTENÁRIO

em Torres, 160m²,

só R$ 80 mil.

Tratar 991479247.

VENDO TERRENO

BAIRRO CENTENÁRIO

em Torres, 17,50m de frente para

NORTE, 35m de fundos. Só R$ 50 mil.

Tratar 991479247.

JORNAL

DO

MAR

O mais lembrado. Ligue e assine em qualquer Cidade da região. 998435690 ou 36055159.

Por esta publicação, faz-se saber que preten-dem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III, IV e V do Código Civil Brasileiro,

JOSUÉ VIANA DA SILVA E PRISCILA FARINA VELLINHO

Ele divorciado, natural de Porto Alegre, re-sidente e domiciliado em Torres. Ela solteira, natural de Camaquã, e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedi-mento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 11 de janeiro de 2021.

Ruy Luiz de Freitas Filho Oficial do Registro Civil de Torres

EDITAL DE

PROCLAMAS

Por esta publicação, faz-se saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo Artigo 1.525, nºs I, III, IV e V do Código Civil Brasileiro,

EDILSON DA SILVA E KAROLINE FARIAS

Ele divorciado, natural de Passo Fundo, residente e domiciliado em Torres. Ela solteira, natural de Ara-ranguá/SC, e residente e domiciliada em Torres. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Torres, 19 de janeiro de 2021.

Ruy Luiz de Freitas Filho Oficial do Registro Civil de Torres

EDITAL DE

PROCLAMAS

Resposta cruzada

O Adeus a Seu Valneir

Valneir Silveira Lopes, 83 anos, um dos desbravadores do Balneário Itapeva Sul, nos deixou na última quarta-feira (20). Já vinha lutando contra doença séria (câncer) há algum tempo e, internado em Porto Alegre, agora não resistiu.

Deixou esposa, 6 filhos, 6 netos e 3 bisnetos. Seu corpo foi velado na Igreja de Itapeva Norte, das 13 às 16h30min, de onde foi levado pela Funerária Santa Cruz até o Cemitério de Campo Bonito, onde recebeu o adeus final dos amigos e familiares.

Hoje, com certeza, seu nome será lembrado na missa que acontece às 20h no Salão da Associação da Itapeva Sul. Seu Val-neir, como era conhecido pelos amigos, foi um dos desbravado-res da Itapeva. Do nosso JORNAL DO MAR foi assinante desde sua fundação e por isto nos unimos aqui aos que lamentam esta perda. Descanse em paz amigo!

(15)

JORNAL DO MAR

REGIÃO

22/01/2021 - 15

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAMPITUBA

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 01/2021

O Município de Mampituba, através do Prefeito Municipal Sr. Pedro Juarez da Silva, torna público que no dia 04 de fevereiro de 2021 as 14h:00min, estará recebendo os en-velopes de Proposta e de Habilitação, Licen-ciamento mensal de Sistemas de Informática e Gestão do Município. A íntegra do Edital estará disponível no site www.mampituba.rs.gov.br.

Pedro Juares da Silva - prefeito

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE MAMPITUBA

EXTRATO CONTATUAL

Na última terça-feira (19), a Secretaria Muni-cipal de Saúde de Mampituba iniciou a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.

“Neste primeiro momento, recebemos as

do-ses para profissionais de saúde, indígenas, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituição de longa permanência e pessoas com deficiência que estão em instituição de longa permanência. Assim, orientamos que nessa primeira etapa da campanha de vacinação a população em geral não deva procurar os postos de saúde para vacinação contra a Covid - 19”, explica a secretária da Saú-de, também vice prefeita, Marta Aguiar.

“O nosso município recebeu nesse primeiro momento 20 doses, onde foram vacinados profis-sionais da saúde que trabalham na linha de frente

contra o Covid-19. Conforme o Estado disponi-bilizar mais doses de vacinas adquiridas pelo Mi-nistério da Saúde, outros grupos prioritários serão chamados através de campanhas publicitárias re-alizada pelo município, será divulgado também na página da Secretaria de Saúde e outros veícu-los de comunicação”, concluiu a secretária.

Na foto abaixo, a secretária Marta Aguiar (4ª da esquerda para direita), e a sua equipe, come-morando a chegada da vacina, a aplicação das pri-meiras doses e confiantes de que em breve todo o município será atendido.

Em Mampituba, primeiras 20 doses as recebidas

foram para profissionais da linha de frente da saúde

ESTADO DE SANTA CATARINA

PREFEITURA MUNICIPAL

DO PASSO DE TORRES

O Município de Passo de

Torres (PMPT) – Santa

Ca-tarina, torna público que

re-quereu ao IBAMA - Instituto

Brasileiro do Meio Ambiente e dos

Re-cursos Naturais Renováveis a renovação

de sua Licença de Operação nº 637/2007

– referente à Ponte sobre o Rio

Mampi-tuba.

Valmir Augusto Rodrigues

Prefeito municipal

Foi iniciada a vacinação contra a COVID-19 também em Morrinhos do Sul. Terça (19), foram recebidas as primeiras doses da vacina contra o coro-navírus e já iniciou-se a vacinação.

De início, a enfermeira Natieli Evaldt (foto a direita) recebeu a primeira dose da vacina seguido dos profissionais da saúde.

A Secretaria da Saúde vai seguir o plano de vacinação, colocando priori-dade aos grupos mais vulneráveis.

Prefei-to Mar-cos Ve-nicio e a vice Le-oni Car-los (foto esquerda) participa-ram do ato.

Referências

Documentos relacionados

e desenvolvimento; (8) Educação Jurídica: o novo marco regulatório; (9) Humanização das penas; (11) Teoria do Direito e gênero nos Tribunais Internacionais; (12) Dirteito

Samasse ritta mahuvad ka Viitka koguduse ja Ahja-Kärsa kullaketrajate kümnenda tegevusaasta tähistamine (loe lk 9) või siis kohtumised kaugemate sõpradega, mida enamasti kaua

O Município de Guarujá, através da Secretaria Municipal de Cultura, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontra aberto neste Município, o CHAMAMENTO PÚBLICO

Portanto, o presente estudo tem o objetivo de analisar o perfil antropométrico e níveis séricos de vitamina D em idosos atendidos no ambulatório de nutrição do Centro Especializado

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma.. Assinala com um X o retângulo correspondente.. Derivada

Para mim o mais importante é que estejamos sempre prepara- dos para esse dia, quando de repente acontecerá que o mundo e a humanidade precisarão do Esperanto, não somente da

O Município de Macaé, através do Leiloeiro Público da PMM - Prefeitura Municipal de Macaé, torna público, para conhecimento dos interessados, que realizará