• Nenhum resultado encontrado

A Importância do Conhecimento Científico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Importância do Conhecimento Científico"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CIENTÍFICO

CIENTÍFICO

Contribuições da Ciência para a sociedade

Contribuições da Ciência para a sociedade

Gianne M. de C. Nascimento d

Gianne M. de C. Nascimento das Almasas Almas Prof. Antônio César da Silva

Prof. Antônio César da Silva

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Matemática/Licenciatura (MAD 0991) – Metodologia do Trabalho Acadêmico Matemática/Licenciatura (MAD 0991) – Metodologia do Trabalho Acadêmico

01/02/08 01/02/08

RESUMO RESUMO

 Este artigo

 Este artigo tem como tem como finalidafinalidade ressaltar de ressaltar a a imporimportância do tância do conhecimconhecimento científico, enfatizando asento científico, enfatizando as contribu

contribuições da Ciência para a ições da Ciência para a sociedasociedade. Através de de. Através de uma análise inicial do que uma análise inicial do que é conhecimento eé conhecimento e do

do quque e cacararactecterizriza a o o conconhehecimcimenento to ciecientíntíficfico, o, ataté é umuma a ababordordagagem em do do papapepel l da da CiCiênência cia nono desenvolvimento social e tecnológico, destacando a melhora na qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento social e tecnológico, destacando a melhora na qualidade de vida das pessoas e concluindo que o conhecimento científico é agente transformador da História.

concluindo que o conhecimento científico é agente transformador da História.

Palavras-chave: Conhecimento; Ciência;

Palavras-chave: Conhecimento; Ciência; Desenvolvimento.Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO

Analisando as transformações no decorrer da História da humanidade, observa-se que a Analisando as transformações no decorrer da História da humanidade, observa-se que a evolução do pensamento está no centro das conquistas do Homem através dos séculos. Torna-se evolução do pensamento está no centro das conquistas do Homem através dos séculos. Torna-se necessário então compreender as questões que envolvem o conhecimento humano, e como esse necessário então compreender as questões que envolvem o conhecimento humano, e como esse conhecimento passou de experiências cotidianas e sensitivas da realidade a uma forma mais elaborada conhecimento passou de experiências cotidianas e sensitivas da realidade a uma forma mais elaborada de pensamento.

de pensamento.

É importante esclarecer o que é e como se caracteriza o conhecimento científico, pois ele é É importante esclarecer o que é e como se caracteriza o conhecimento científico, pois ele é fato

fator r dedeterterminaminante nte da da socsociediedade ade modmodernerna. a. As As relrelaçõações es socsociais iais e e ececonôonômicmicas as dos dos paípaíseses s estestãoão intimamente ligadas aos avanços das pesquisas científicas. As contribuições da Ciência para o intimamente ligadas aos avanços das pesquisas científicas. As contribuições da Ciência para o desenvolvimento social e tecnológico são notórias, visíveis no dia-a-dia de todas as pessoas.

desenvolvimento social e tecnológico são notórias, visíveis no dia-a-dia de todas as pessoas.

2

2 UMA UMA BREVE EXPLANAÇÃO BREVE EXPLANAÇÃO SOBRE CONHECIMENTOSOBRE CONHECIMENTO

O

O ccononheheccimimeentnto o eeststá á prpreesesentnte e eem m totododos s os os popovvoos, s, eem m mamaioior r oou u mmeenonor r ggrarau u ddee desenvolvimento. É necessário conhecer e compreender a realidade, o mundo em que se vive, desenvolvimento. É necessário conhecer e compreender a realidade, o mundo em que se vive,

(2)

 procurando resolver os problemas da sociedade. O homem existe e se desenvolve dentro de um  processo progressivo, que se dá através do conhecimento, interpretação e ação do próprio homem dentro da História. Com o objetivo de chegar à verdade, ele parte em busca do “saber”, e os resultados obtidos retornam para o homem e para a sociedade.

É importante observar que o conhecimento é um processo dinâmico e inacabado, ou seja, muda no decorrer da História. É isso que faz com que o ser humano se desenvolva, fundamentando e aprofundando conceitos e tradições, e também abrindo as portas do novo, descobrindo como melhorar  sua qualidade de vida.

3 UMA FORMA MAIS ELABORADA DE CONHECIMENTO

Considerando que através do conhecimento o homem intervém na realidade, tornou-se imprescindível encontrar meios de organizar o conhecimento. Como existem muitas maneiras de “conhecer”, isto é, vários níveis de conhecimento; foi necessário ao ser humano optar pelo método mais confiável, pela abrangência e exatidão, que é o conhecimento científico.

4 O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O conhecimento científico não é conduzido através da prática, mas de observações e reflexões metódicas, cautelosas e criteriosas. É um conhecimento racional, sistemático e organizado. Após a definição do problema, serão formuladas as hipóteses. Essas hipóteses serão verificadas e então comprovadas ou refutadas, na tentativa de se chegar à solução do problema. Tendo uma metodologia adequada, o conhecimento é direcionado, e os resultados são objetivos, pois a meta é atingir o melhor  índice de validade e de fidelidade do conhecimento de um fenômeno.

Segundo Barros e Lehfeld (2000, p. 38), “os modos de proceder do conhecimento científico têm em mira descobrir sempre alguma coisa nova ou fornecer o melhor nível de certeza, explicação e compreensão sobre um dado assunto”.

Pode-se dizer que o conhecimento científico nasce da dúvida e se fixa na certeza, justificando e demonstrando os motivos de sua certeza (GARCIA, 1997, p. 45).

(3)

O conhecimento científico é passível de verificação, coerente, analítico e imparcial, e é dele que se constitui a Ciência.

5 CIÊNCIA – DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA

O significado etimológico da palavra ciência é saber, conhecer. De acordo com Barros e Lehfeld (2000, p.41), “a Ciência é também definida como sendo o estudo de problemas formulados adequadamente em relação a um objeto, procurando soluções plausíveis, através da utilização de métodos científicos”. Busca o conhecimento sistemático do universo.

O objetivo da Ciência é conhecer o mundo e as leis que o regem, buscando resposta para todas as coisas. Ela pode ajudar os povos, e tem grande responsabilidade perante o mundo, pois suas descobertas e inovações modificam a sociedade. Segundo Barros e Lehfeld (2000, p. 45-46):

As descobertas científicas ocorrem com a finalidade primeira de servir como força  propulsora e solucionadora de problemáticas individuais e sociais. [...] Os objetivos da Ciência são ainda determinados pela necessidade que o homem possui de compreender e controlar a natureza das coisas e do universo, compreendendo-as naquilo que elas encerram de certo, evidente e verdadeiro.

A Ciência é responsável pelo desenvolvimento social, político, econômico e tecnológico de uma nação. As contribuições da Ciência para a humanidade são as mais variadas, nas diversas áreas do conhecimento humano. Pode-se afirmar que os avanços científicos são diretamente proporcionais aos avanços sociais e tecnológicos da sociedade como um todo. Disto conclui-se que é a partir do conhecimento científico que ocorrem as transformações na vida das comunidades, a evolução da Ciência viabiliza a melhora na qualidade de vida da população.

5.1 EXEMPLOS PRÁTICOS DA IMPORTÂNCIA DA CIÊNCIA PARA A SOCIEDADE

O desenvolvimento social e tecnológico é observado claramente nos dias atuais. Inicialmente, o método científico e as técnicas de pesquisa são importantes para a prática profissional, em quaisquer  setores de atividade. O planejamento e organização são fundamentais para todos os ramos do exercício profissional. Até mesmo relações administrativas e comerciais se desenvolvem embasadas no conhecimento científico.

(4)

A revolução tecnológica da Informática e das Telecomunicações resultaram no que hoje denomina-se mundo globalizado, ou seja, a formação de uma “aldeia global”, um processo de integração social, cultural, política e econômica dos países do mundo.

O desenvolvimento da Matemática contribui com as civilizações desde os cálculos mais elementares, instrumentos de medidas, cálculos financeiros até a Arquitetura e a mais sofisticada Engenharia, estando presente como ferramenta em todos os ramos de comércio, produção industrial e  produção científica.

A Física é definitivamente a ciência que contribui para as grandes conquistas do ser humano, como a descoberta da luz, invenções como o telefone, fabricação de carros, aviões, navios, telescópio, satélite, ônibus espacial e muitos outros exemplos. Através da Física o homem chegou a um amplo conhecimento do universo que o cerca.

Hoje, a produção das empresas, a construção de máquinas, a criação de novos programas de computadores, as estratégias de desenvolvimento social, como urbanização e planejamento orçamentário, fazem parte dos alicerces da sociedade moderna. Isso significa que as transformações e a melhoria na qualidade de vida das pessoas são conseqüências do conhecimento científico, da evolução da Ciência em todas as suas formas.

Acrescenta-se ainda a sensível melhora da Saúde Pública a nível mundial: diminuição das taxas de mortalidade infantil, vacinação, controle de endemias, aumento da expectativa de vida. A  pesquisa em saúde tem se desenvolvido de maneira acelerada em diversos países, resultando em

equipamentos de última geração para exames laboratoriais e procedimentos cirúrgicos, bem como novas formas de tratamento. A pesquisa científica tem sido fundamental também para esclarecer as  pessoas sobre como prevenir doenças, mantendo-se saudáveis.

Governos e organizações trabalham tendo como base o desenvolvimento sustentável, unindo os avanços industriais e tecnológicos ao cuidado com a preservação do meio-ambiente. Isso significa que estão pensando cientificamente, considerando as relações de causa e efeito, analisando e verificando cautelosamente as hipóteses, em todas as suas variáveis, para chegar a resultados satisfatórios, solucionando os problemas da população no presente e no futuro. Através da investigação científica e das soluções que ela propõe o homem pode intervir até no seu futuro, garantindo o bem-estar das próximas gerações. Tudo isso é Ciência.

(5)

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Observa-se então que os mais elevados padrões de desenvolvimento humano são conseqüências do conhecimento científico. Um olhar na realidade demonstra claramente que o homem chegou ao que é hoje através da Ciência, e através dela ainda mais a humanidade avançará em  busca das soluções para os problemas modernos.

Portanto, o conhecimento científico é de fundamental importância para o desenvolvimento intelectual, sendo o responsável direto pelas transformações sociais e tecnológicas no decorrer da História. A Ciência é fator decisivo do progresso de um país.

7 REFERÊNCIAS

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia científica: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2000. GARCIA, Ana Maria Felippe. O Conhecimento. In: HÜHNE, Leda Miranda (Org.). Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.

Referências

Documentos relacionados

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

Foi lavado com este Magnesol um biodiesel virgem, para que assim fosse possível a comparação entre o biodiesel lavado com um adsorvente virgem, e outro biodiesel lavado com

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

A avaliação da atual matriz produtiva do território Sul Sergipano com o uso de indicadores dará elementos para a construção de um estilo de produção familiar de base ecológica,

Não houve interação (P>0,05) entre os níveis de cálcio e as relações cálcio/fósforo para nenhuma das variáveis, porém os níveis de cálcio promoveram efeito (P<0,05)

Em outras palavras, cumpre ressaltar que interpretações sobre as condições socioeconômicas e/ou sobre o papel das instituições an- teriormente referidas - parte importante