• Nenhum resultado encontrado

His. Monitor: Leonardo Machado

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "His. Monitor: Leonardo Machado"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

H

is

.

His.

Professor: Willian Gabriel

(2)

H

is

.

América Latina Contemporânea

Argentina, Chile e Nicarágua

27

set

RESUMO

Argentina: o populismo de Perón

Juan Domingos Perón foi eleito presidente em 1946 e posteriormente reeleito em 1951. Implantou um programa social apoiado pelo Partido Justicialista. Foi um presidente populista de caráter nacionalista e também paternalista. Aproveitando que a Argentina vivia um cenário econômico favorável, Juan Domingos Perón contou com o apoio operário para aplicar suas teorias. Junto de sua esposa Evita, Perón, enquanto esteve a frente do governo, intensificou o controle do Estado sobre a economia, nacionalizando vários setores (indústria, transporte, energia).

A inflação crescente na década de 1950, causada principalmente pelo custeamento das nacionalizações implementadas por Perón, não permitiram o presidente intensificar a política distributiva sem afetar os lucros das classes mais altas. Para conter o avanço da crise, Perón adotou medidas de austeridade econômica como, por exemplo. o racionamento do consumo energético, congelamento de salários e a elevação dos juros bancário

Ditadura de Augusto Pinochet (Chile)

No contexto de Guerra Fria, seria perigosa para os Estados Unidos a instalação de um governo socialista na América Latina. O que aconteceu em Cuba, no ano de 1959 (Revolução Cubana), não poderia se repetir em outro país aliado ao capitalismo. O apoio norte-americano dado no golpe ditatorial brasileiro em 1964 se repetiu no caso chileno. Em 1974, o General Augusto Pinochet assumiu o governo.

Augusto Pinochet ficou a frente do governo por 16 anos. Em 1980, promulgou uma constituição que legalizava seu governo ditatorial e, no decorrer da década de 1980, suas medidas autoritárias, como censura, repressão, torturas e até mesmo assassinatos, geraram um forte crítica da sociedade que pedia pela redemocratização do país. As manifestações populares conquistaram o direito de realizar de um plebiscito popular em 1987, que resultou na proibição da permanência de Pinochet no governo do país. Esse plebiscito

eleito presidente e Augusto Pinochet abandonou o governo.

Movimento Sandinista na Nicarágua

Na década de 1960, um movimento guerrilheiro foi formado com o objetivo de acabar com o imperialismo norte-americano e a interferência estrangeira na região da América Central. A Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), como foi chamada, tinha cunho socialista e apoio do governo revolucionário cubano.

Uma guerra civil estourou na Nicarágua após o assassinato do jornalista Pedro Joaquín Chamorro, que participava ativamente contra a ditadura de Anastasio Somoza. Anastasio governou com apoio dos Estados Unidos, pois os norte-americanos consideravam a ditadura um forte aparato anticomunista. Assim como acontecera em Cuba no ano de 1959, a FSLN conseguiu dominar o Palácio presidencial, na capital do país, Manágua. O novo governo, representado por Daniel Ortega, afastou Anastásio Somoza, e, com a liderança da FSLN, prometeu dar fim às mazelas causadas pela ditadura e pelo imperialismo que assolavam o país

Devido a sua natureza, os sandinistas realizaram uma aproximação com as nações do bloco socialista. Uma série de reformas foram prometidas para melhor distribuir a economia nicaraguense. Porém, tais medidas começaram a incomodar os setores mais conservadores e as classes dominantes no país. Na década de 1980, foi organizada uma força contrarrevolucionária para remover os sandinistas do poder.

tiveram forte apoio financeiro dos norte-americanos e de membros das classes dominantes do país, como, por exemplo, membros da Igreja Católica e o empresariado nicaraguense. Em 1990, a crise política instalada com a

(3)

H

is

.

de Violeta Chamorro.

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

A eleição de Salvador Allende no Chile em 1970 constitui-se num acontecimento específico atípico no panorama geral da América Latina. Sua política de governo se caracterizava por ser:

a) nacionalista, com exclusão dos membros da Guarda Nacional bastião de poder no governo anterior.

b) liberal, com livre importação de produtos manufaturados.

c) isolacionista no contexto continental, com pressões militares e econômicas por parte dos Estados Unidos.

d) democrática, com amplo respaldo popular e de grupos esquerdistas cristãos.

e) reformista com privatização dos bancos estatais e manutenção da reforma agrária iniciada anteriormente.

2.

Ao longo das décadas de 70 e 80, deste século, diversos conflitos marcaram a América Latina em sua participação nos acontecimentos recentes do mundo contemporâneo. Sobre esses conflitos, é correto afirmar-se que no (a):

a) Panamá, em 1989, a posse de Manuel Noriega, aliado politicamente aos Estados Unidos, permitiu o cancelamento do acordo firmado anteriormente entre esses países, o qual previa a devolução da

b) Caribe, as intervenções militares norte-americanas encerram-se com a adoção da política de defesa dos direitos humanos durante a presidência de Jimmy Carter nos Estados Unidos, entre 1977-1980.

c) Chile, a coalizão de forças operárias e camponesas lideradas pelo líder socialista Salvador Allende derrubou, em 1973, o regime militar que há décadas governava o país.

d) Nicarágua, a Revolução Sandinista, em 1979, vitoriosa contra a ditadura de Anastácio Somoza, instituiu um governo de tendência socialista apoiado pelo regime cubano, desestabilizando politicamente a América Central.

e) Argentina, a reconquista das Ilhas Malvinas (Falklands) após a vitória na guerra contra a Inglaterra, em 1982, ampliou a base popular do governo militar, favorecendo sua permanência no poder até os dias atuais.

3.

Sobre o governo de Juan Domingo Perón (1946-1955) na Argentina, podemos afirmar que,

a) recebeu expressivo apoio de parte importante da classe trabalhadora, ainda que não lhe tenha concedido benefícios concretos.

b) foi um governo com uma retórica sustentação política.

c) deslocou o centro das atenções políticas para a figura carismática de Eva Perón, assumindo o presidente uma postura discreta e secundária.

d) foi um governo ditatorial, pois fechou o Congresso e colocou os partidos políticos na ilegalidade. e) buscou persistentemente, no plano internacional, uma aliança com os Estados Unidos.

4.

Os governos de Getúlio Vargas (2º fase) e João Goulart, no Brasil, Perón na Argentina e Lázaro Cárdenas no México, de dar o caráter populista tiveram que buscar iniciativas para a solução de dois problemas fundamentais.

São eles:

a) distribuição de renda e, fundamentalmente, reforma urbana; b) industrialização e controle sobre os trabalhadores;

(4)

H

is

.

d) intimidar os pelegos sindicais e, fundamentalmente, coibir o capital estrangeiro; e) acelerar a reforma agrária e.

5.

Ao lançar-se na aventura de retomada das Falklands/Malvinas o governo militar de Galtieri pretendia: a) reavivar a epopeia expansionista argentina bloqueada pelo governo civil e pró-EUA de lsabel Perón;

b) demonstrar a independência do governo militar em relação ao capital estrangeiro, aliando-se ao Chile para essa façanha;

c) apoiar a iniciativa e o desejo dos insulares de serem argentinos;

d) desviar os olhares argentinos e internacionais dos crimes cometidos pelos militares durante a Guerra Suja, pela retomada do ideal nacionalista;

e) retomar a área insular argentina conquistada pelos ingleses durante a Guerra Suja.

EXERCÍCIOS DE CASA

1.

No período que se estende da década de 30 até o pós-guerra, diversos países da América Latina passaram por transformações de suas estruturas políticas, econômicas e sociais. Como resultado dessas transformações identificamos o surgimento de movimentos reformistas sociais e a emergência de governos populistas em diversos países latino-americanos. Assinale a opção que se relaciona corretamente com essa fase do Populismo.

a) Enfraquecimento político e social das organizações e representações sindicais e do operariado urbano.

b) Exclusão do operariado da legislação trabalhista, criada nesse período, que privilegiava os segmentos médios urbanos e industriais.

c) Monopólio dos grupos empresariais privados no processo de industrialização da América Latina. d) Crise do Estado oligárquico baseado nos modelos econômicos agroexportadores.

e) Fortalecimento dos partidos políticos ideologicamente constituídos em oposição aos movimentos nacionalistas.

2.

O "peronismo", fenômeno político que surge na Argentina na década de 1940, pode ser identificado como:

a) a variante argentina do fascismo europeu, tendo nas classes médias sua principal base social; b) mais um dos regimes ditatoriais da tradição caudilhista latino-americana e identificado com as populações rurais;

c) uma tendência demagógica e oportunista, voltada para o desenvolvimento do operariado em bases nacionalistas;

d) uma forma de "populismo", apoiada nos setores mais novos do proletariado urbano e nas camadas inferiores das classes médias;

e) uma ditadura popular de novo tipo, uma vez que contava com o apoio do campesinato e dos operários pobres.

3.

Nos anos cinquenta, a política econômica da Argentina sofreu várias críticas dos que acreditavam ser o peronismo um regime populista. Isso se deu porque o peronismo:

a) conteve o movimento sindical, o que constituiu um desestímulo para a massa operária. b) beneficiou, sobretudo, as classes ligadas ao capitalismo industrial.

c) realizou muitas mudanças estruturais para garantir o sucesso do justicialismo.

d) terminou com o programa de nacionalização das ferrovias implantado anteriormente. e) diminuiu, sensivelmente, o poder de controle estatal sobre a produção.

(5)

H

is

.

4.

Considerando-se a conjuntura da política externa dos Estados Unidos desde a gestão John Kennedy até a gestão Lindon Johnson, podemos afirmar que:

a) a implantação do Programa de Aliança para o Progresso, por Johnson, caracterizou-se pela doação de alimentos, particularmente leite, para a América Latina.

b) o incidente conhecido como "Invasão da Baía dos Porcos", no governo Kennedy, caracterizou-se como uma fracassada tentativa americana de invadir Cuba.

c) a desestabilização da maioria das democracias latino-americanas pela CIA, com o objetivo de implantar governos ditatoriais "confiáveis", marcou o governo Kennedy.

d) a escalada americana no Vietnã, Laos e Camboja, no governo Johnson, deve ser entendida pela retirada das tropas inglesas, paralelamente à influência chinesa nessas regiões.

e) os governos Kennedy e Johnson foram marcados pelo acirramento do macartismo e, consequentemente, pelo aumento de tensão com o bloco socialista.

5.

Fragmento sobre a América Latina:

"...o novo regime já não é oligárquico, não obstante as oligarquias não tenham sido fundamentalmente afetadas em suas funções de hegemonia social e política aos níveis local e regional e se encontrem, de algum modo, representadas no Estado (...) Trata-se de um Estado de Compromisso que é ao mesmo tempo um Estado de Massas, expressão da prolongada crise agrária, da dependência social dos grupos de classe média, da dependência social e econômica da burguesia industrial e da crescente pressão popular."

O fragmento trata do surgimento, na região, dos regimes: a) Populistas.

b) Comunistas. c) Neoliberais. d) Autonomistas. e) Socialistas.

6.

A "Aliança para o Progresso" foi:

a) um tratado de comércio entre os países latino-americanos para a ampliação do intercâmbio industrial através das reduções das barreiras alfandegárias entre eles;

b) um acordo de cooperação do governo norte-americano do presidente Robert Kennedy com os governos asiáticos visando à independência econômica de seus países;

c) uma ação do governo norte-americano em direção ao apaziguamento dos nacionalismos e das guerrilhas da América Latina, através de estímulos à modernização;

d) uma aliança econômica e militar dos EUA com os países latino-americanos visando derrubar o governo comunista de Fidel Castro em Cuba;

e) uma aliança de países europeus visando a formação da Comunidade Econômica Europeia.

7.

"O movimento guerrilheiro zapatista, desencadeado em 1994, utilizou-se do emprego da luta armada para a obtenção de fins políticos e conjugou reivindicações econômicas e sociais com a defesa de valores culturais das populações indígenas."

O movimento, ao qual o texto se refere, tem alcançado grande repercussão e está localizado no: a) Peru.

b) Haiti. c) Panamá. d) Equador. e) México.

(6)

H

is

.

8.

No ano de 1993, a imprensa denunciou que setores da sociedade apoiavam a "Fujimorização" como alternativa para a situação brasileira.

Isso significava

a) a adoção de uma ampla reforma ministerial, para resolver o imobilismo político do Governo Federal e aumentar seu apoio junto ao Congresso Nacional.

b) a aplicação de um plano econômico com a dolarização da economia, a exemplo do que ocorreu na Argentina, como saída emergencial para a deteriorização do padrão de vida.

c) a entrada maciça de capital japonês, como solução para o rápido agravamento da crise econômica e modernização do parque industrial.

d) a fragmentação do território nacional levado a cabo por movimentos separatistas, como o da "República dos Pampas", em resposta à desigualdade social brasileira.

e) a implantação de um modelo autoritário, por meio de um golpe de Estado com o apoio do exército, para viabilizar uma reforma econômica.

9.

O primeiro projeto de implantação global do neoliberalismo na América Latina teve início a) na Venezuela, após o "impeachment" do Presidente Carlos Andrés Peres.

b) no Chile, a partir da ditadura de Pinochet.

c) no Brasil, com a formulação do Plano Trienal do Governo João Goulart. d) em Cuba, com a ascensão ao poder de Fidel Castro.

e) no Peru, após o golpe de Estado que concentrou poderes nas mãos de Fujimori.

10.

A Guerra Civil da Nicarágua trouxe, como consequência, no plano das relações continentais: a) o reposicionamento da política norte-americana com o regime de Somoza e o rompimento de relações da OEA, com o governo vigente;

b) a invasão da OEA, não respeitando a autodeterminação da Nicarágua; c) a ajuda militar dos países do bloco andino ao governo de Somoza;

d) a intervenção da força de paz da ONU para proteger a população civil e deter os saques efetuados no comércio;

e) a convocação da Conferência dos Não-Aliados em Cuba para tomar posição no conflito

i

nterno da Nicarágua

.

QUESTÃO CONTEXTO

Em documentário, diretor brasileiro resgata atrocidades cometidas no âmbito da aliança entre países do

https://www.cartacapital.com.br/sociedade/operacao -condor-foi-um-pacto-criminal-dos-regimes-militares

(7)

H

is

.

GABARITO

Exercícios de aula

1. d 2. d 3. b 4. b 5. d

Exercícios de casa

1. d 2. d 3. b 4. b 5. a 6. c 7. e 8. e 9. b 10. a

Questão Contexto

A Operação Condor estrutura as relações entre os países membros de ditaduras militares, como Brasil e Chile. Informações eram trocadas com a intenção de fortalecer a repressão e busca internacional de foragidos políticos. Toda logística era amparada pelos EUA e houve um intenso desaparecimento de pessoas durante a operação.

Referências

Documentos relacionados

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Os profissionais da medicina do trabalho que preenchem a ficha de aptidão do trabalhador, ao assinalarem se o trabalhador se encontra apto, apto condicionalmente

Por fim, o trabalho de Lobo (2006) sobre a situação geral do espeleoturismo na região. Com base no panorama apresentado, este trabalho apresenta uma breve análise atualizada sobre

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

II - os docentes efetivos, com regime de trabalho de 20 (vinte) horas semanais, terão sua carga horária alocada, preferencialmente, para ministrar aulas, sendo o mínimo de 8 (oito)