• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO AMBIENTAL NA UEMA: AÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO AMBIENTAL NA UEMA: AÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

GESTÃO AMBIENTAL NA UEMA: AÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE

Orientadora: Profª Drª Regina Célia de Castro Pereira- Departamento de História e Geografia/UEMA rdecastropereira@yahoo.com.br Orientanda: Francisca Suenia Alves da Cruz - Graduanda em Geografia Bacharelado/UEMA Suenia_13frashe@hotmail.com

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de uma proposta de extensão desenvolvida na Universidade Estadual do Maranhão, tendo por objetivo, gerir de forma adequada os resíduos sólidos, assim como fortalecer ações ambientais no Campus Paulo VI. Faz-se uma reflexão sobre sustentabilidade, ressaltando instrumentos como a A3P que alicerçam o conhecimento e as praticas ambientais. Para isso foram feitos levantamentos bibliográficos sobre a temática de gestão ambiental em IES, etapas de sensibilizações e oficinas visando o incentivo à pratica de coleta seletiva de resíduos sólidos, do racionamento energético e hídrico, nos setores administrativos. Os resultados demonstram o comprometimento dos servidores administrativos em serem agentes sustentáveis do projeto, contribuindo para o avanço das ações propostas no início do trabalho. Conclui-se a importância de fortalecer as ações de gestão ambiental no Campus Paulo VI, seguindo com isso os princípios da sustentabilidade, no qual não se podem separar as questões sociais das ambientais, pois quando a IES é ecologicamente sustentável, ela também atuará de maneira socialmente responsável.

(2)

1.INTRODUÇÃO

O tema gestão ambiental tem crescido nas Instituições de Ensino Superior. Sua importância se deve ao contexto histórico de impactos ambientais por meio das ações antrópicas desenvolvidas pela sociedade. Tal condição remete a uma palavra que ficou conhecida, que é de suma importância para estruturação da gestão ambiental, trata-se da sustentabilidade.Neste contexto reflete-se sobre o mesmo.

Neste contexto reflete-se sobre o significado da sustentabilidade. Segundo estudos realizados admite-se que este tema deva ser abordado de forma abrangente, pois é complexo com diversas abordagens. No cotidiano o termo nos remete sustentação, e, relacionado o tema ao desenvolvimento tem-se a definição de atender a necessidades do presente, sem comprometer a geração futura. A educação é, em síntese a melhor esperança e o meio mais eficaz que a humanidade tem para alcançar o desenvolvimento sustentável – Educação para um futuro sustentável (IBAMA, 1991).

Neste âmbito as Instituições de Ensino Superior passam a assumir um papel fundamental na formação de novas ideias, responsáveis por articular por meio das políticas públicas medidas e instrumentos que objetivam influenciar o comportamento de diferentes atores e fomentar a qualidade ambiental (STRAUCH, 2008).

Na administração pública o discurso da sustentabilidade, foi implementado em práticas de gestão através do Programa de Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Implementado em 1999 coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente – MMA (ZÄHLER, 2007) este programa foi concebido com intenção de instaurar um processo de construção de uma nova cultura institucional na administração publica, visando à sensibilização dos servidores para otimização dos recursos, para o combate ao desperdício e para a busca de uma melhor qualidade do ambiente de trabalho (SANTOS; MOURA; FERNANDES, 2012). Desta maneira, cabe às instituições

(3)

públicas a adoção de medidas que visem a redução de impactos socioambientais negativos. Em universidades, esta realidade vem sendo mais observada.

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA ao longo de seus 40 anos de existência vem oferecendo cursos na área ambiental sejam na graduação, especializações, pós-graduação, e técnicos, assim como incentiva pesquisas cientificas e de extensão na referida temática. Nessa perspectiva a UEMA vem buscando atender a politica de educação ambiental, por meio de pesquisas desenvolvidas pelo corpo seu docente. Além de vir institucionalizando a gestão ambiental, através de setores, assim em 2012 foi criada a Comissão Permanente de Educação Ambiental - COPEA. Através desta comissão, as ações que eram desenvolvidas isoladamente por professores de diferentes áreas, passaram a ser socializadas e fortalecidas por em ações planejadas e conjuntas.

Como resultado do processo de institucionalização de gestão ambiental na UEMA, em 2015 foi criada a Assessoria de Gestão Ambiental – AGA/UEMA, cujo objetivo é incorporar medidas de sustentabilidade transladando pelos pilares das universidades, ou seja, o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão.

No entrecho de ações pela sustentabilidade vem sendo desenvolvido o projeto de extensão em Gestão Ambiental na UEMA: ações para a sustentabilidade Campus Paulo VI, em São Luís/MA com o objetivo de gerir de forma sustentável os resíduos sólidos no âmbito universitário, como forma de melhor aproveitá-los e proporcionar um exercício de educação ambiental para comunidade universitária por meio da sensibilização.

O referido projeto realizou ação de coleta seletiva de papel em setores administrativos da UEMA e seu direcionamento ao Programa ECOCEMAR, um programa que trabalha com a destinação organizada dos resíduos sólidos à indústria de reciclagem, e difunde a cultura da coleta seletiva e ações conscientes sobre a conservação do ambiente. O processo favorece aos consumidores da empresa CEMAR a uma possibilidade de coleta seletiva de embalagens de papel e plástico, trocando-as em um dos pontos de coleta do projeto, e assim, obtém descontos em sua conta de energia. Este desconto pode ser destinado às entidades filantrópicas, basta chegar ao ponto de

(4)

coleta e verificar quais instituições recebem o bônus. Embora singelo este programa representa um primeiro passo para o exercício de uma ação sustentável ao alcance da população na cidade de São Luís.

Assim, à medida que a universidade se torna parceira de tal ação, ela colabora para a ampliação da mesma, inserindo um grupo de pessoas muito específico, os servidores administrativos, que são potenciais multiplicadores da mesma.

3. METODOLOGIA

Para melhor desenvolvimento e alcance de resultados foram realizadas pesquisas bibliográficas, sobre a gestão ambiental, destinação correta dos resíduos sólidos, a nível mundial e local, estes dados serviram para fundamentar as ações do projeto.

Em seguida foram visitados os setores de aplicação do projeto (direções de curso, secretárias, departamentos,) e por meio de conversas informais, realizou-se uma análise dos problemas ambientais de cada prédio no qual o projeto é desenvolvido, em seguida o levantamento quantitativo dos resíduos sólidos produzidos, para que os mesmo tão prontos tivessem uma destinação correta.

Para sensibilização das pessoas que trabalhavam nos setores onde ocorreu a coleta, foram realizadas oficinas educativas sobre sustentabilidade, classificação dos resíduos sólidos, maneira correta de descarte, efeitos quando lançados de maneira indevida no ambiente, métodos recicláveis, e associação do descarte inadequado para a contribuição de endemias.

Os setores incluídos no projeto recebem uma caixa na qual são colocados os resíduos sólidos para destinação correta. Para o recolhimento do material, houve a parceria da prefeitura de campus que recolhia nos setores e os levava ao posto de recebimento do ECOCEMAR.

As oficinas de sensibilização com temática informativa contribuíram para que os servidores administrativos dos setores ampliassem seus conhecimentos, assim como demonstrassem interesse em serem agentes sustentáveis. Com pequenas ações

(5)

como adoção da causa sustentável já fez toda a diferença nos setores, a figura 2 apresenta os momentos de realização das oficinas.

4. RESULTADOS

A UEMA por ser uma Instituição de Ensino Superior, tem como prioridade a excelência na qualidade do ensino, pesquisa e extensão, busca através das ações desenvolvidas, fortalecer o atendimento das demandas sociais, em caso especifico deste trabalho, dos problemas ambientais.

Nessa perspectiva, apresenta-se no gráfico1 os resultados das coletas realizadas ao longo de 10 meses, quando se realizou a destinação correta dos resíduos sólidos gerados no desenvolvimento das atividades a administrativas sendo estes destinados ao programa ECOCEMAR. No gráfico 1 observa-se o quantitativo dos resíduos coletados no projetos em seus diferentes prédios onde foram coletados.

As oscilações destes quantitativos ao longo dos 10 meses de coletas se justificam pelo fato da Universidade ainda possuir alguns arquivos mortos e os funcionários naturalmente fizeram limpeza nos setores, isto pode ser observado nos

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 Re d u os só lid os e m K g Darcy Cecen Letras Protocolo Gráfico 1. Resultados das coletas de resíduos sólidos gerados

(6)

meses de outubro, março e maio. Também se observa no gráfico, a ausência de quantitativo no mês de fevereiro neste período ocorreram problemas internos relacionados aos transportes da UEMA, inviabilizando a coleta.

Embora tenham ocorridos imprevistos, as coletas tiveram êxito na destinação correta dos resíduos que outrora, tinham seu descarte de forma incorreta. Contudo ressalta-se que este processo é continuo e gradativo, sendo necessário a constante sensibilização das pessoas, sobre as demandas.

E para que esse processo seja continuo foram realizadas sensibilizações, sendo estas efetivas de duas maneiras: a primeira houve conversas informais com o corpo administrativo da UEMA, no qual se pôde perceber a percepção que as pessoas têm a respeito do ambiente que os cercam. Nestas conversas orientou-se sobre uso do ambiente de trabalho de forma saudável e sem desprecio, sugerido assim iniciativas de economia de água e energia dos setores.

Também foram perceptíveis as iniciativas que os servidores administrativos já efetuavam em seus setores como: o uso de canecas ao invés de descartáveis, a reutilização de frente e verso do papel, assim como a transformação desses papeis em blocos de anotações.

A partir desta primeira etapa, iniciou-se a segunda etapa de sensibilização, que ocorre através de oficinas educativas direcionadas aos servidores administrativos e alunos da UEMA, na qual foram apresentados os conceitos de sustentabilidade, os objetivos do projeto, o que é feito com os resíduos recolhidos. Ressaltou-se a importância de todos tornarem-se agente sustentável. Demonstrando os problemas ambientais vão além dos muros da Universidade Estadual do Maranhão.

As ações sustentáveis são continuas e fortalece-las é um desafio, no qual este projeto tem se voltado. Diante da importância do tema, esta proposta continua em andamento, buscando aperfeiçoamentos, maior abrangência e novos caminhos.

(7)

Com a realização deste trabalho conclui-se sua importância estar em fortalecer as ações de gestão ambiental no Campus Paulo VI, seguindo os princípios da sustentabilidade e favorecendo diretamente a discussão sobre as questões socioambiental em IES.

A UEMA tem demonstrado através da proposta deste trabalho, por meio de aprimorar as ações sustentáveis, que para as problemáticas ambientais vale todas as iniciativas, desde as mais simples de conversas informais com servidores, ate a mais abrangente da institucionalização de politicas universitárias, tal como as atividades da implantação da A3P ( Agenda Ambiental na Administração Pública) .

Pode-se considerar nessas iniciativas da A3P, que hábitos e valores sociais já estão sendo modificando dentro da UEMA, pois a mesma já incorpora conceitos e objetivos relacionados à gestão ambiental e ações sustentáveis. É perceptível esta mudança de hábito, por meio praticas ambientais que já foram efetivas, assim autonomia de ações que outrora eram despercebidas.

Por fim destaca-se a contribuição continua da implantação de ações como um programa de Educação Ambiental direcionado à comunidade universitária da UEMA. Com a percepção de que com a educação e ações sustentáveis, não somente hábitos serão modificados, mais atitudes, e ações, levando a comunidade acadêmica refletir sobre o papel de cada individuo em uma coletividade.

REFERÊNCIAS

DURAN DE LA FUENTE H [compilador]. Gestión ambientalmente adequada de

resíduos sólidos. Un enfoque de política integral. Santiago de Chile: CEPAL/ GTZ;

1997.

FITTIPALDI, J. N. M. Diretrizes para Implantação de um Sistema de Gestão

Ambiental na Universidade Federal Rural de Pernambuco com base na ISO 14.001. Monografia-Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2008.

MAYOR, F. Preparar um futuro viável: ensino superior e desenvolvimento sustentável. In: Conferência mundial sobre o ensino superior. Tendências de educação superior para o século XXI. Anais... Paris: 1998.

(8)

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. A3P Agenda Ambiental na administração

publica-cartilha. Brasília: MMA, 2009.

_____________________________. Curso de Capacitação em Sustentabilidade na

Administração Pública. Brasília: MMA, 2013.

______________________________. Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: instrumento de responsabilidade socioambiental na administração pública. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Brasília: MMA, 2014.

OLIVEIRA, I.; GADELHA, F. E. A. A gestão ambiental e a análise do uso racional e ecologicamente correto dos recursos naturais e seus processos no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e

Tecnologia Ambiental, v. 18, n. 1, p. 43-56, 2014.

RECIFE. Manual de práticas A3P. Diretoria de Políticas Ambientais. Secretaria de Meio Ambiente de Recife: Prefeitura do Recife, 2012.

SANTOS, E. C. G.; MOURA, J. M.; FERNANDES, A. T. Estudo de caso para aplicação da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P no IFMT – Campus Cuiabá Bela Vista. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL, 3., Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais. Anais... Goiânia, 19 a 22 de novembro, 2012.

TAUCHEN, J.; BRANDLI, L. A gestão ambiental em Instituições de Ensino

Superior: modelo para implantação em Campus Universitário. 2006.

Universitário Estadual do Maranhão. UEMA: a Universidade de todo Maranhão. São Luís: UEMA/PROPLAN, 2015. 309 p.

____________________________ Curso de Capacitação para Multiplicadores em Educação Ambiental. Fortaleza: SEMACE, 2005.

Referências

Documentos relacionados

 Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para resolução de problemas, considerando diversos contextos..  Localizar em calendários

DATA: Décimo quinto dia do mês de março, do ano de dois mil e dezanove.--- HORA: Vinte e uma horas e oito minutos.--- LOCAL: Salão Nobre dos Paços do Concelho.--- O PRESIDENTE:

de 14.04.2016 Torna público, que o prazo da Con- sulta Pública nº 9, de 24/03/2016, para manifestação da sociedade civil a respeito da recomendação preliminar da Comissão Nacional

O papel do ECDC neste domínio é o de prestar aconselhamento científico e realizar avaliações de riscos, bem como de desenvolver e operar um sistema de comunicação sobre

Porém, mesmo que as trocas não sejam muito freqüentes, testes preliminares ao estudo mostraram que o conteúdo de água do interior das garrafas apresentou os mesmos valores de

Resolução nº 04/2017- Dispõe sobre entidades homologadas que estão habilitadas a participarem da eleição para escolha dos membros da representação da sociedade civil que irão

 Técnicas de autorresgate, manobras de emergência e sistemas expeditos;  Tensagem de corda, desmultiplicação de forças e vantagem mecânica;  Técnicas de tensagem de

impl"citos de comportamento, alguns dos quais en%ati5am o princ"pio da so&erania e legitimar  a &usca do interesse pr)prio, enquanto outros dependem de