• Nenhum resultado encontrado

Relatório Anual Rede

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Anual Rede"

Copied!
59
0
0

Texto

(1)

Relatório Anual - 2016

(2)

2

APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO

Este relatório tem por finalidade apresentar os resultados obtidos no atendimento a crianças e adolescentes atendidos na Rede Aica – Rede de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescentes, além de dar transparência as ações e atividades realizadas no ano de 2016.

Apresentaremos neste relatório, os Projetos que integram a Rede, a Metodologia de trabalho e abordagem junto aos atendidos, dados estatísticos do período e o registro de algumas das atividades realizadas ao longo do período.

(3)

3 SUMÁRIO

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO... 2 SUMÁRIO ... 3 REDE AICA ... 5 Projeto Cidadão ... 6 Projeto Curumim ... 6 Projeto Legal ... 6

Projeto Meninos e Meninas do Mestre ... 6

Projeto Semente ... 7

Projeto Casa Lar “Pe. Rafael Dimiccoli” ... 7

Projetos Casa Lar “Luca Fossati” ... 7

Projeto Casa Sol Nascente – LAC/PSC ... 7

ProJovem em Ação ... 8 Espaço Shekinah ... 8 OBJETIVOS ... 9 Objetivo Principal ... 9 Objetivos específicos ... 9 PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS ... 10 Presença ... 10 Diálogo ... 10 Educação solidária ... 10 Espírito crítico ... 10 Criatividade ... 11 Participação ... 11 Espiritualidade ... 11 DADOS ESTATÍSTICOS ... 12

Atendimentos por Unidade: Meta, Beneficiários Diretos e Indiretos ... 12

Total Geral de Atendimentos: Beneficiários Diretos e Indiretos ... 13

Famílias e Familiares Atendidos: Beneficiários Indiretos ... 13

Renda Familiar do Público Atendido: Beneficiários Diretos ... 13

Público Atendido por Raça/Etnia: Beneficiários Diretos ... 14

Público Atendido por Faixa Etária: Beneficiários Diretos ... 14

Público Atendido por Gênero: Beneficiários Diretos ... 15

Público Atendido por Nível de Escolaridade: Beneficiários Diretos ... 15

REGISTRO DE ATIVIDADES ... 16

Diversão, Socialização e Aprendizado ... 16

Arte na Confeitaria e Preparo de Bem-Casado – Banco de Talentos ... 30

Curso de Cabeleireiro – Banco de Talentos ... 31

(4)

4

SUMÁRIO

Manicure – Banco de Talentos ... 33

Confecção de Pirulitos – Parceria SENAC – Banco de Talentos ... 34

Aulas de Violão – Casa Lar ... 35

Visita ao Convento da Penha (Pontos Históricos do ES) – Casa Lar ... 35

Aulas de Judô – Casa Lar ... 36

Passeio no Município de Santa Teresa ... 36

Gincana e Comemoração do Estatuto da Criança e do Adolescente ... 36

Integração entre os Projetos ... 37

Atividades Diversas ... 38

Visita ao Tribunal de Justiça – Casa Sol Nascente ... 47

Café da Tarde com os pais e responsáveis – Casa Sol Nascente ... 47

Oficina de Musicalização: Radio Sol Nascente ... 47

Construção de Horta Comunitária – Casa Sol Nascente ... 48

Passeio ao Sesc de Aracruz – Casa Sol Nascente ... 48

1º Fórum dos Direitos ... 48

Passeio AEST ... 49

Curso em Parceria com SENAC - Projovem ... 50

Festa de Aniversário Projovem ... 50

Dia da Família - Projovem ... 51

Dia da Consciência Negra ... 51

Visita a Reserva Ecológica... 52

RECRIPAM 2016 ... 53

Oficina de Corte e Costura ... 54

Confraternização entre Projetos ... 54

Passeio ao Boliche ... 55

EQUIPE DE COLABORADORES ... 56

PARCEIROS DA REDE AICA ... 57

Financeiros ... 57

Sociais ... 57

Articulação para Execução do Serviço e Parcerias ... 57

DIRETORIA ... 58

(5)

5

REDE AICA

REDE AICA

Valores de justiça, paz, solidariedade e partilha

A Rede AICA denomina-se um programa de Atendimento Integrado a Criança e ao Adolescente, ligado a Pastoral do Menor, criado em 1997. É um trabalho social, em rede, desenvolvido nos municípios de Serra e Santa Teresa, com ações dirigidas para a defesa e promoção da vida de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social.

De inspiração cristã, o projeto vivencia e difunde os

valores de justiça, paz, solidariedade e partilha. Visa contribuir aos jovens e suas famílias o exercício pleno da cidadania, rejeitando qualquer tipo de paternalismo e assistencialismo.

Tem como desafio a conscientização e mobilização da sociedade, na busca por uma resposta transformadora, global, unitária e integrada à situação da criança e do adolescente em situação de vulnerabilidade social.

A cada ano, são atendidas mais de mil crianças, adolescentes e jovens nos projetos da Rede AICA, contribuindo para o seu desenvolvimento humano, social, cultural e psicológico.

As atividades são estendidas às famílias das crianças e dos adolescentes, através de cursos e orientação profissional, atendimento psicossocial, palestras e momentos de formação para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Articulada com a Rede de Proteção e com o Sistema de Garantia dos Direitos, a Rede AICA contribui para a efetivação da prioridade absoluta, para a efetiva implantação da política da proteção integral, para o fortalecimento e o empoderamento das famílias e para a universalização do acesso aos direitos humanos. Mantêm participação efetiva nos Conselhos de Direito no município (CONCASE e COMASSE) e estadual (CRIAD).

A Rede AICA está como Focal do Estado do Espírito Santo, compondo o GT Nacional de discussão e proposição, intitulado como Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária. O Movimento Nacional CFC surge como parte do projeto “Fórum Nacional de Convivência Familiar e Comunitária” idealizado pela Associação Brasileira Terra dos Homens, com apoio da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos (PR – SDH) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). Ele dá continuidade ao trabalho iniciado pelo Grupo de Trabalho Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (GT Nacional), criado em novembro de 2005, por iniciativa da Terra dos Homens e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Esta entidade intitulada OSC (Organização de Sociedade Civil) e denominada Rede de Atendimento Integrada à Criança e ao Adolescente é composta pelos seguintes projetos:

(6)

6

REDE AICA

Projeto Cidadão

(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

Localizada no bairro Novo Horizonte, atende crianças e adolescentes no tempo livre da escola com alimentação, atividades pedagógicas, culturais, artísticas e esportivas, curso profissionalizantes e de artesanato.

Meta de atendimento: 200 crianças e adolescentes

Projeto Curumim

(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

Localizado no bairro José de Anchieta, atende crianças e adolescentes no tempo livre da escola com alimentação, atividades pedagógicas, culturais, artísticas e esportivas e de artesanato.

Meta de atendimento: 100 crianças e adolescentes.

Projeto Legal

(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

Localizado no Bairro Central Carapina, atende crianças e adolescentes no tempo livre da escola com alimentação, atividades pedagógicas, culturais, artísticas e esportivas, cursos profissionalizantes e de artesanato.

Meta de atendimento: 200 crianças e adolescentes.

Projeto Meninos e Meninas do Mestre

(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

Localizado no bairro Planalto Serrano, atende crianças e adolescentes no tempo livre da escola com alimentação, atividades pedagógicos, culturais, artísticas e esportivas, cursos profissionalizantes e artesanato.

(7)

7

REDE AICA

Projeto Semente

(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

Localizado no bairro Residencial Jacaraipe, atende 200 crianças e adolescentes no contra turno da escola com alimentação, oficinas de cidadania, culturais, artísticas e esportivas.

Projeto Casa Lar “Pe. Rafael Dimiccoli”

(Acolhimento Institucional)

Localizado no bairro Chácara Parreiral, é destinado à crianças e adolescentes com os vínculos familiares fragilizados e negligências. O período de sua permanência depende do retorno à família de origem, da colocação em família substituta ou da conquista da autonomia.

Meta de atendimento: 10 crianças e adolescentes.

Projetos Casa Lar “Luca Fossati”

(Acolhimento Institucional)

Localizada no município de Santa Teresa, é destinada à crianças e adolescentes com os vínculos familiares fragilizados e negligências. O período de sua permanência depende do retorno à família de origem, da colocação em família substituta ou da conquista da autonomia. Meta de atendimento: 10 crianças e adolescentes.

Projeto Casa Sol Nascente – LAC/PSC

(Liberdade Assistida Comunitária))

Localizada no bairro Manoel Plaza no município de Serra, atende adolescentes e jovens em cumprimento das medidas socioeducativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço Comunitário, oferecendo atendimento psicossocial individual e em grupos, apoio às famílias, cursos profissionalizantes, atividades esportivas, culturais e artísticas. Meta de Atendimento: 250 adolescentes.

(8)

8

REDE AICA

ProJovem em Ação

(Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos)

Uma parceria com o CRAS, atende em 6 núcleos, adolescentes e jovens do município de Serra, no contra turno da escola. Visa contribuir para a ampliação do universo informacional dos

adolescentes e jovens, bem como estimular o

desenvolvimento suas expectativas para o futuro profissional, com ofertas de cursos, oficinas direcionadas, palestras, conhecimento e reconhecimento das potencialidades do mercado de trabalho local, encaminhamentos para estágio e primeiro emprego, atendimento psicossocial, dentre outros.

Meta de atendimento: 300 adolescentes e jovens.

Espaço Shekinah

Localizado em Santa Tereza, o Espaço Shekinah é destinado a realização de ações programadas e direcionadas de convivência, lazer, formação humana e ambiental para as crianças, adolescentes e jovens da Rede AICA, realizadas no decorrer do ano.

(9)

9

OBJETIVOS

OBJETIVOS

Objetivo Principal

Contribuir para a assimilação de valores éticos e noções de cidadania de crianças, adolescentes, jovens e familiares, visando à convivência e o fortalecimento dos vínculos, de acordo com os princípios básicos valorizando a autonomia e a participação efetiva.

Objetivos específicos

 Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;

 Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;

 Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;

 Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;

 Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

 Desenvolver potencialidades e estimular aptidões e talentos, promovendo a autoestima, a autodeterminação e a autonomia dos jovens.

 Estimular a reflexão sobre a relação ser humano e natureza, contribuindo para a construção de uma visão crítica e proativa sobre a proteção ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável.  Promover a apropriação de conhecimentos sobre o mundo do trabalho, com visão crítica e atitude

proativa na perspectiva do desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários à vida laboral.

 Orientar os jovens na busca pelo reconhecimento de suas aptidões e interesses para a construção de um projeto pessoal e/ou coletivo de desenvolvimento profissional.

 Promover a inclusão no mundo digital e das novas tecnologias, desenvolvendo suas competências comunicativas e capacidades cognitivas, afetivas e de sensibilidades éticas e estéticas.

 Ampliar as referências sobre valores éticos e humanos e sobre direitos e deveres de cidadania dos adolescentes atendidos.

 Estimular a participação social, cultural e política dos jovens na vida pública e seu potencial de transformar a realidade em que vivem.

 Contribuir para que os jovens qualifiquem a sua relação com os múltiplos espaços sociais em que transitam no seu cotidiano, valorizando as redes de sociabilidades juvenis.

(10)

10

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

Fundamentos Sócios Pedagógicos desenvolvidos ao longo da caminhada:

Presença

Opção metodológica: estar presente

 A presença do educador no processo

socioeducativo

 A presença da família  A presença do estado

 A presença da criança e adolescente na

comunidade

Diálogo

Metodologia do diálogo: uma vivência que transforma

 No processo socioeducativo  Na interação com a comunidade  Na interação com o estado  Nas interações sociais (grupos)  Diálogo e família

 Na mediação de conflitos

Educação solidária

Metodologia comunitária: um projeto de educação solidária

 "Para você me educar precisa conhecer o meu

mundo”

 Limites, potencialidades e possibilidades  Fortalecimento da identidade cultural das

crianças e adolescentes

 Integração do grupo

 Valorização da pluralidade e singularidade

Espírito crítico

Dimensão crítica por uma participação transformadora

 Crítica da realidade social do mundo

contemporâneo

 Conhecer valores na comunidade  Compreender e ressignificar a realidade  Ética nas relações

(11)

11

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

Criatividade

Metodologia criativa: a arte de gerar a vida

 Comunicação e expressão  Estímulo à criatividade  Criatividade e resiliência  Criticidade e solidariedade

Participação

Dimensão crítica por uma participação transformadora

 Vivência de grupos

 Organização social e participação na construção  Mobilização

 Fortalecimento e extensão da cidadania  Formação e participação política

 Corresponsabilidade

Espiritualidade

Espiritualidade na concretude da vida.

 Celebração da vida  Gestos de solidariedade  Acolher e servir

 Espiritualidade e dignidade humana

 Respeito à pluraridade e diversidade de crenças  Religião e sociedade

(12)

12

DADOS ESTATÍSTICOS

DADOS ESTATÍSTICOS

Atendimentos por Unidade: Meta, Beneficiários Diretos e Indiretos

PROJETO

META

BENEFICIÁRIOS

DIRETOS

BENEFICIÁRIOS

INDIRETOS

Casa Lar Pe. Rafael

Dimiccoli

10

15

46

Casa Lar Luca Fossati

10

Projeto Cidadão

200

272

818

Projeto Legal

200

225

619

Projeto Meninos e Meninas

do Mestre

200

290

952

Projeto Curumim

100

142

398

Projeto Semente

200

248

619

Projovem Adolescente

300

494

1465

Casa Sol Nascente

250

633

1.984

Banco de Talentos*

500

522

1566

*Foram oferecidos no 2º semestre os cursos: Cabeleireiro|Manicure|Pirulitos|Mecânico de Máq. de Costura|Ponto Corrente e Overlock|Designer de Sobrancelhas|Aprov. Integral de Alimentos|Téc. Vendas|Mini-Bolos decorados|Cupcakes|Téc. de Salgadeiro|A arte na confeitaria-Preparo de bem-casado|Auto Maquiagem|Oratória: Técnicas, Didática e Apresentação em Público|Empregabilidade e Postura Profissional|Qualidade no Atendimento ao Cliente.

200 200 200 200 300 250 100 20 500 272 225 290 248 494 633 142 15 522 0 100 200 300 400 500 600 700 PROJETO CIDADÃO PROJETO LEGAL PROJETO 3MS PROJETO SEMENTE PROJOVEM EM AÇÃO CASA SOL NASCENTE PROJETO CURUMIM CASAS LARES BANCO DE TALENTOS

Quantitativo de Atendimento por Unidade

Meta e Beneficiários Diretos

(13)

13

DADOS ESTATÍSTICOS

Total Geral de Atendimentos: Beneficiários Diretos e Indiretos

Em 2017 atendemos o total de 11.308 beneficiários, sendo 2.841 diretos e 8.467 indiretos.

TIPO

QUANTIDADE

Beneficiários

Diretos

2.841

Beneficiários

Indiretos

8.467

TOTAL

11.308

Famílias e Familiares atendidos: Beneficiários Indiretos

TIPO

QUANTIDADE

Famílias

2.391

Familiares

6.483

TOTAL

8.874

Renda Familiar do Público Atendido: Beneficiários Diretos

FAIXA SALARIAL

QUANTIDADE

0 a 01 salário

1.523

De 1 a 3 salários

1.059

Mais de 3 salários

108

Não informado

151

TOTAL

2.841

2391 6483 0 1000 2000 3000 4000 5000 6000 7000 FAMÍLIAS FAMILIARES 2.841 8.467 0 1.000 2.000 3.000 4.000 5.000 6.000 7.000 8.000 9.000

BENEFICIÁRIOS DIRETOS BENEFICIÁRIOS INDIRETOS 1523 1059 108 151 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600 0 a 01 salário Acima de 1 até 3 salários Mais de 3 salários Não Informado

(14)

14

DADOS ESTATÍSTICOS

Público Atendido por Raça/Etnia: Beneficiários Diretos

RAÇA/ETNIA

QUANTIDADE

Brancos

363

Negros

744

Outros

1734

TOTAL

2841

Público Atendido por Faixa Etária: Beneficiários Diretos

FAIXA ETÁRIA

QUANTIDADE

Crianças de 06 a 11 anos

683

Adolescentes de 12 a 17 anos

1.583

Jovens/Adultos – Acima de 18 anos

575

TOTAL

2.841

683 1.583 575 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600 1800

Crianças de 06 a 11 anos Adolescentes de 12 a 17 anos Jovens/Adultos - acima de 18 anos

Público atendido por Faixa Etária

Beneficiários Diretos

363 744 1734 0 200 400 600 800 1000 1200 1400 1600 1800 2000

Brancos Negros Outros

(15)

15

DADOS ESTATÍSTICOS

Público Atendido por Gênero: Beneficiários Diretos

GÊNERO

QUANTIDADE

Feminino

1059

Masculino

1782

TOTAL

2.841

Público Atendido por Nível de Escolaridade: Beneficiários Diretos

NÍVEL

QUANTIDADE

Educação Infantil

8

Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)

2.508

Ensino Médio

299

Ensino superior

00

Outros

26

TOTAL

2.841

8 2508 299 0 26 0 500 1000 1500 2000 2500 3000

Educação Infantil Ensino Fundamental (1º ao 9º ano)

Ensino Médio Ensino superior Outros

Nível Escolar do Público Atendido

Beneficiários Diretos

1059 1782 0 500 1000 1500 2000 Feminino Masculino

Feminino

Masculino

(16)

16

REGISTRO DE ATIVIDADES

REGISTRO DE ATIVIDADES

(17)

17

(18)

18

(19)

19

(20)

20

(21)

21

(22)

22

(23)

23

(24)

24

(25)

25

(26)

26

(27)

27

(28)

28

(29)

29

(30)

30

REGISTRO DE ATIVIDADES

(31)

31

REGISTRO DE ATIVIDADES

(32)

32

REGISTRO DE ATIVIDADES

(33)

33

REGISTRO DE ATIVIDADES

(34)

34

REGISTRO DE ATIVIDADES

(35)

35

REGISTRO DE ATIVIDADES

Aulas de Violão – Casa Lar

(36)

36

REGISTRO DE ATIVIDADES

Aulas de Judô – Casa Lar

Passeio no Município de Santa Teresa

(37)

37

REGISTRO DE ATIVIDADES

(38)

38

REGISTRO DE ATIVIDADES

(39)

39

(40)

40

(41)

41

(42)

42

(43)

43

(44)

44

(45)

45

(46)

46

(47)

47

REGISTRO DE ATIVIDADES

Visita ao Tribunal de Justiça – Casa Sol Nascente

Café da Tarde com os pais e responsáveis – Casa Sol Nascente

(48)

48

REGISTRO DE ATIVIDADES

Construção de Horta Comunitária – Casa Sol Nascente

Passeio ao Sesc de Aracruz – Casa Sol Nascente

(49)

49

REGISTRO DE ATIVIDADES

(50)

50

REGISTRO DE ATIVIDADES

Curso em Parceria com SENAC - Projovem

(51)

51

REGISTRO DE ATIVIDADES

Dia da Família - Projovem

(52)

52

REGISTRO DE ATIVIDADES

(53)

53

REGISTRO DE ATIVIDADES

(54)

54

REGISTRO DE ATIVIDADES

Oficina de Corte e Costura

(55)

55

REGISTRO DE ATIVIDADES

(56)

56

EQUIPE DE COLABORADORES

EQUIPE DE COLABORADORES

Articulada com a Pastoral do Menor, a Rede Aica é hoje um conjunto de “Oficinas de gente” onde dedicado grupo de colaboradores dão uma mão cuidadosa e carinhosa à crianças, adolescentes, jovens e familiares, em situação de vulnerabilidade e risco social para que se fortaleçam e, empoderando-se de seu papel, deem à luz a identidade, a riqueza e a beleza de seus atendidos, assumidos como filhos e reconhecidos pela sociedade com cidadãos.

Nossa equipe e formada pelos seguintes profissionais:  Assist, Adm

 Assistentes Sociais  Aux. Adm

 Auxiliar de Serviços Gerais  Coordenação Geral  Coordenadores  Cozinheiras  Educadores Residentes  Educadores Sociais  Instrutores  Motoristas  Oficial de Manutenção  Oficineiros  Pedagogos  Psicólogos  Técnico de Referência  Trabalhador Rural  Voluntários e estagiários

(57)

57

PARCEIROS DA REDE AICA

PARCEIROS DA REDE AICA

Financeiros

 Fundação Danilo e Luca Fossati  Prefeitura Municipal de Serra  Vale

Sociais

 Paróquias São José Operário de Carapina

 Paróquia Nossa Senhora da Penha – Jd. Limoeiro  Paróquias São Pedro Jacaraípe

 VEPEMA (Vara de Execuções de Penas Alternativas)  Grupo-S10 da CESAN

 Clínica OdontoFix  Programa Mesa Brasil

Articulação para Execução do Serviço e Parcerias

 Fundo Municipal da Criança e do Adolescente - FIA

 Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CONCASE  Conselho Municipal de Assistência Social – COMASSE

 Centro de Defesa dos Direitos Humanos – CDDH  Conselho Estadual da Criança e do Adolescente - CRIAD  CREAS – Centro de Referencia Especial as Assistência Social  CRAS – Centro de Referência da Assistência Social

 Escolas, Unidades de Saúde, Paróquias e outros

(58)

58 DIRETORIA

DIRETORIA

Diretor Presidente

Celésio Piontkovsky

1ª Secretária

Maria de Lourdes Nunes Piontkovsky

2ª Secretária

Cristina Isabel Coan

Tesoureiro

Eliandro Rosa dos Reis

Conselho Fiscal Efetivo

Pedro Siqueira de Almeida Francisca Lopes Guerra Adriana Pereira Rosa

Conselho Fiscal Suplente

Sidnei Lopes Da Silva Jesus Alves Bezerra Gerlis Prata Surlo

(59)

59

CONSIDERAÇÕES FINAIS

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Atuar na promoção e oferta do Serviço para Crianças, Adolescentes e jovens significa possibilitar a estes um desenvolvimento singular contextualizado dentro de seu ambiente social, mediante a convivência familiar e comunitária. Significa compreender o sujeito como um ser construído socioculturalmente e como produtor do lugar social que ocupa.

Nesse sentido, as estratégias da Rede AICA apresentadas neste relatório, visam o desenvolvimento de atividades que possam promover proteção integral à criança, ao adolescente e ao jovem, e suas famílias, por meio do exercício da cidadania, do reconhecimento da sua autonomia e de suas habilidades sociais, com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de aportes e subsídios técnicos para a oferta com qualidade dos Serviços. A Rede AICA responsabiliza-se pela constituição de espaços de formação para a participação e cidadania, e o desenvolvimento do protagonismo de seus beneficiários.

As ações aqui descritas são efetivadas com a participação e o engajamento da Rede AICA, o poder público e privado e da sociedade civil, de forma articulada. Servindo como ponto de partida para atuarmos na prevenção e proteção, além de contribuir na ampliação da rede de proteção por meio da inclusão de articulações, participação nos espaços de discussões e proposições de políticas públicas para crianças e adolescentes.

Desta forma, concluímos e avaliamos como satisfatória as atividades previstas para o ano. As estratégias empregadas para o desenvolvimento das ações facilitaram o envolvimento, a aceitação e a participação dos usuários.

Referências

Documentos relacionados

Ero così legato alla Scuola che durante il mio corso di medicina e l’inizio della mia carriera, quando avevo più tempo, andavo all’università in bicicletta e mi fermavo

As incorporações a estes bens são depreciáveis, sendo calculadas assim que os bens estão em condições de ser utilizado, pelo método da linha reta/do saldo decrescente/das

Neste trabalho, buscou-se caracterizar o estudo de caso como estratégia de ensino, destacando potencialidades e procedimentos para sua u lização na Educação Profi ssional

Observe as palavras sublinhadas do período: O Coral Mãos que Cantam, formado por surdos e deficientes da fala que se expressam pela língua brasileira de sinais (libras),

CMM – Consumo médio mensal em MWh, média aritmética simples do ultimo ano(exceto o consumo de UC´s com tensão maior ou igual a que 69kV) (mínimo de três casas decimais) TSC

Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. A Governança Corporativa,

Esta publicação oferece subsídios para a atuação profissional de psicólogos no âmbito das medidas socioeducativas de privação de liberdade, tomando como núcleo da

Entendendo a importância do aprofundamento de estudos a partir da Psicodinâmica do Trabalho para maior conhecimento e consolidação da teoria, esta pesquisa teve como objeto de