• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DO RITMO MUSICAL NA APRENDIZAGEM ESPORTIVA TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Educação Física SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADES INTEGRADAS DE BOTUCATU - UNIFAC INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): THIAGO DO NASCIMENTO SANTANA DE ALMEIDA, STÉFANI MARIA RIBEIRO, LARISSA DOMINGUES BATISTA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ELEN FITTIPALDI BRASILIO CARREGA ORIENTADOR(ES):

(2)

1. RESUMO

O presente trabalho visou demonstrar, através de um questionário aplicado a 51 atletas de três diferentes modalidades (futebol, artes marciais e handebol), a relação natural entre o esporte e o ritmo musical, validando se a combinação da música e seu ritmo com a atividade física traz impacto do mesmo sobre os mecanismos fisiológicos, psicológicos e sociais do corpo humano durante a atividade física. O ritmo utilizado foi o rock devido as batidas agressivas que este possui, assim como suas diferentes frequências. Conforme os resultados encontrados, o ritmo aplicado influenciou positivamente a concentração pré-competição, a recuperação pós-pré-competição, a criatividade estratégia, o resultado atrelado ao conjunto treino-ritmo e, principalmente, a coordenação motora, devido à sincronia entre a batida musical e os movimentos executados, segundo a visão dos atletas, enquanto a visão espacial e melhora técnica (com exceção dos atletas de futebol) não sofreram grande influência do ritmo aplicado.

2. INTRODUÇÃO

Quando se trata de ritmo musical, a primeira impressão que se tem é que o ritmo representa o conjunto todo da música.

Para isso, é necessário compreender que música é o conjunto de harmonias, ritmos e melodias; enquanto o ritmo musical são marcações temporais da música, ou seja, os intervalos musicais, sejam eles fracos ou fortes, breves ou longos, regulares ou não, constantes ou variáveis. Sendo assim, ritmo é basicamente as batidas originadas do intervalo som-silêncio de uma música.

Quando relacionado com práticas esportivas de alto rendimento, existe um paradigma que parte do princípio de que isto é uma realidade muito distante, uma vez que o ritmo atrapalha a concentração do indivíduo. Esta ideia se baseia no fato do desligamento do ser humano do mundo externo no momento em que este ouve uma música, o que, de certa forma, atrapalharia o desempenho do atleta e sua concentração, já que esta prática esportiva requer mais intensidade, atenção e concentração.

(3)

3. OBJETIVOS

Desta forma, este trabalho tem como objetivo avaliar a influência do ritmo musical no treino esportivo de alto nível, juntamente com o nível de desempenho do praticante quando exposto ao ritmo.

4. METODOLOGIA

4.1. Obtenção dos Dados

Este trabalho foi realizado por meio de estudos e análises de questionários. Foram entregues ao total 51 questionários, sendo 12 para atletas de Handebol, 22 para praticantes de Artes Marciais e 17 para jogadores de Futebol. Foram escolhidos estes esportes pela necessidade de um alto nível de treino, disciplina, concentração e foco; afetando também o psicológico do praticante.

Estes atletas responderam ao questionário no final de uma sequência de oito treinos, expressando o quanto o ritmo utilizado influenciou seus resultados. Faz-se importante salientar que o artifício musical esteve preFaz-sente somente em metade dos treinos nos períodos preparatório, de treino e de relaxamento, facilitando a comparação entre os treinos com e sem música.

O ritmo utilizado foi o rock e tal escolha se baseou nas batidas mais agressivas que este possui, assim como suas diferentes frequências (constantes, variáveis, agudas, graves, regulares, irregulares, etc.)

4.2. Perfil das Questões

Ao total foram desenvolvidas 9 perguntas com respostas objetivas, fechadas, possibilitando respostas binárias (sim ou não).

Para avaliar o desempenho do atleta durante o treino, foram elaboradas 7 perguntas, as quais questionavam sobre concentração, motivação e incentivo, coordenação motora, e estratégia. Para avaliar a influência do ritmo pré-treino e pós-treino foi elaborada 1 pergunta para cada, abordando a segurança transmitida antes da prática esportiva, e o relaxamento após a mesma.

(4)

5. DESENVOLVIMENTO

5.1. O Ritmo e Seus Efeitos

Segundo Júnior (2017), educador musical, o ritmo é algo que nos é imprescindível à vida. Desde o período pré-histórico, o ritmo está inerente ao homem, tornando-se, assim, um componente intrínseco do ser humano e, quando relacionamos estes a tons musicais e ritmos, faz-se possível notar uma influência no nosso comportamento motor, alterando nosso tempo e movimentos (DANTAS, 2002).

Assim, o ritmo, numa organização contínua entre o contrair e o relaxar com constantes trocas quantitativas, é uma medida de princípios, e isto nada mais é, senão, o decorrer do movimento temporal e espacial, fluindo corpo adentro e revelando-lhe a harmonia de toda a sua personalidade. (LANGLADE e LANGLADE 1970).

Para Artaxo e Monteiro (2000), o ritmo facilita a aprendizagem motora, auxilia a incorporação técnica; determina a qualidade do movimento; estimula a atividade do executante; facilita e permite a vivência total do movimento; retarda a fadiga; produz prazer e reforça a memória, tudo isso devido ao fator disciplinante presente no ritmo.

5.2. Esporte de Alto Rendimento

Para uma atividade física ser considerada esporte, é necessário que a mesma ocorra sob um conjunto de circunstâncias, como referir-se a tipos de atividades específicas, com maior intensidade, sendo também uma atividade física competitiva. O foco principal deste tipo de esporte, é o resultado final, o qual é obtido através das competições, e comparações do desempenho daqueles que estão executando a mesma atividade física, com regras e condições padronizadas. A procura pelo esporte de alto rendimento vem crescendo. São competições, treinos intensos, superações, podendo até chegar ao nível profissional. Este tipo de prática esportiva se caracteriza pela busca constante da melhor performance atlética. Sabemos que seu resultado é determinado por dimensões técnicas, táticas, sociais e emocionais. (BARBANTI, 2006).

(5)

Segundo Rubio (2004), a esportividade se torna um valor ou uma norma de comportamento socialmente válido, esperado. O atleta de alto rendimento está ligado a uma série de fatores que formam os sentidos do que ele realmente é.

5.3 Influência do Ritmo Musical no Esporte

A combinação da música e seu ritmo com a atividade física traz impacto do mesmo sobre os mecanismos fisiológicos, psicológicos e sociais do corpo humano durante a atividade física. Quando a música é ouvida durante a atividade física podem ser percebidas alterações nos níveis de percepção, de esforço, da frequência cardíaca, da resistência e da potência muscular (ALMEIDA, 2013).

O ritmo da música (lento ou rápido) e a sua intensidade (volume alto ou baixo) também são fatores que podem estar diretamente relacionados com os movimentos realizados, influenciando positiva ou negativamente o desempenho dos indivíduos (HELLER, 2003).

O exercício físico com a música, por ser mais agradável, estimula o indivíduo, que fica motivado e é influenciado a absorver e aceitar a pratica de atividade corretamente, tendo assim uma sensação de desligamento com o mundo externo. A escolha do estimulo sonoro influencia não só no ânimo do praticante, mas também em alterações psicológicas e fisiológicas. A também um retardo na fadiga muscular e psicológica, aumentando o rendimento em atletas profissionais. (MARTINS, 1996).

Weigsdin (2014) defende a principio de que o ritmo musical influencia positivamente na motivação e desempenho do atleta e Sacks (2007)defende a ideia de que o desempenho dos movimentos é dependente da qualidade da música, pois a mesma pode proporcionar estímulos agradáveis, assim como irritação. Outro fator importante é defendido por Weigsdin et al. (2014), o qual enfatiza que o praticante deve estar atento aos seus limites físicos para que não haja uma influência negativa sobre a percepção de esforço de forma demasiada, o que poderia facilitar lesões. 6. RESULTADOS

A análise das questões resultou em 9 tabelas, apresentadas abaixo contendo os resultados obtidos através do questionário, em percentual.

(6)

1- O ritmo musical atrapalha sua concentração?

SIM NÃO

HANDEBOL 16,67% 83,33%

ARTES MARCIAIS 18,19% 81,81%

FUTEBOL 29,42% 70,58%

2- O ritmo musical te incentiva e motiva no treino?

SIM NÃO

HANDEBOL 91,67% 8,33%

ARTES MARCIAIS 86,37% 13,67%

FUTEBOL 76,48% 23,52%

3- Algum ritmo musical te passa certa segurança no momento treino ou pré-competição?

SIM NÃO

HANDEBOL 91,67% 8,33%

ARTES MARCIAIS 95,46% 4,54%

FUTEBOL 58,83% 41,17%

4- No pós-competição, o ritmo musical te ajuda a se recuperar psicologicamente?

SIM NÃO

HANDEBOL 75% 25%

ARTES MARCIAIS 68,19% 31,81%

(7)

5- O ritmo musical auxilia positivamente sua coordenação motora?

SIM NÃO

HANDEBOL 66,67% 33,33%

ARTES MARCIAIS 68,19% 31,81%

FUTEBOL 88,24% 11,76%

6- Você sente uma melhora técnica maior do que física em relação a treinos com ritmo musical envolvido?

SIM NÃO

HANDEBOL 33,34% 66,66%

ARTES MARCIAIS 50% 50%

FUTEBOL 64,71% 35,29%

7- O resultado que você obteve no seu treino com ritmo musical foi satisfatório?

SIM NÃO

HANDEBOL 91,67% 8,33%

ARTES MARCIAIS 81,82% 18,18%

FUTEBOL 64,71% 35,29%

8- Sua visão de espaço ficou mais ampla quando envolvido o ritmo musical?

SIM NÃO

HANDEBOL 16,67% 83,33%

ARTES MARCIAIS 40,91% 59,09%

(8)

9- Em algum momento do treino, o ritmo musical influencia sua criatividade estratégica? SIM NÃO HANDEBOL 50% 50% ARTES MARCIAIS 63,64% 36,36% FUTEBOL 94,12% 5,88% 7. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo demonstrou que existe uma relação entre o esporte e a música ou, mais especificamente, o ritmo musical.

Dos fatores questionados, a concentração pré-competição, a recuperação pós-competição, a criatividade estratégia, o resultado atrelado ao conjunto treino-ritmo e, principalmente, a coordenação motora, devido à sincronia entre a batida musical e os movimentos executados, foram os que apresentaram maior percentual positivo, segundo a visão dos atletas, enquanto a visão espacial e melhora técnica (com exceção dos atletas de futebol) não sofreram grande influência do ritmo aplicado. Será necessário um futuro aprofundamento no tema para analisar tal discrepância do futebol em relação aos outros esportes.

Quanto à análise das respostas obtidas através dos questionários, fez-se possível concluir que, para os atletas envolvidos na pesquisa, o ritmo musical foi benéfico durante a prática esportiva, seja antes, durante ou depois da mesma; provavelmente porque as batidas do rock, quando sincronizadas com os movimentos, propiciam uma maior intensidade, agressividade e concentração aos movimentos, convergindo em um resultado mais satisfatório e em um ambiente mais agradável para os atletas.

(9)

8. FONTES CONSULTADAS

ALMEIDA, J. K. A música como auxílio das atividades físicas., Santa Rosa, p.7-17, 2013. Disponível em: <http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/ 123456789/2004/JOMAR_-_TCC.pdf?sequence=1> Acesso em 26 mai. 2017.

ARTAXO, I. e MONTEIRO, G. A. Ritmo e movimento. Editora Phorte, 2000.

BARBANTI, V. O que é esporte?. Revista Brasileira de atividade física e saúde, 2006.

do rock ao sertanejo. em: <http://www.brasilescola.com/artes/musica.htm >. Acesso em: 26 mai. de 2017. HELLER, A. Ritmo, motricidade, expressão: O tempo vivido na música. 176 p. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação – Faculdade de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2003.

JUNIOR, L. A Inteligência Musical e seus Efeitos. Musicas na infância. Disponível em <http://musicanainfancia.com.br/a-inteligencia-musical-e-seus-efeitos/> Acesso em: 12 mai. 2017.

LANGLADE, A; LANGLADE, N.R. Teoria general de la gimnasia. Buenos Aires: Editorial Stadium, 1970.

(SC): Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, 1996.

RUBIO, Katia. Rendimento esportivo ou rendimento humano?: O que busca a da psicologia do esporte?. Psicol. Am. Lat., México , n. 1, fev. 2004 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1870-350X20040001 00004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 19 mai. 2017.

Paulo: Cia. das Letras, 2007.

WEIGSDIN, J.A. A influência da música no comportamento humano. Arquivos do MUDI, v 18, n 2, p 47-62, 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs /index.php/ArqMudi/article/viewFile/25137/pdf_59> Acesso em: 17 mai. 2017.

Referências

Documentos relacionados

Quando as carnes in natura (bovina, suína, frango, peixe e outros) e seus produtos cárneos, que são utilizados na alimentação humana, iniciam o processo

A obra está organizada em 12 capítulos, cujos assuntos contemplam desde a concepção e reflexão sobre a pesquisa qualitativa, o papel do pesquisador como instrumento e intérprete,

Segundo Daher (com. pers., 2013), a articulação entre os agentes foi fundamental para que a cafeicultura pudesse avançar mais rápido no estado, e as pesquisas do INCAPER

Esse trabalho tem como objetivo fazer uma revisão nas alterações feitas no Fundo de Previdência do Rio de Janeiro em 2011 com a Lei n° 5.300, e demonstrar como isso serviu

O objetivo do estudo foi monitorar a carga interna de treino antes da competição, em competição e pós competição em atletas de voleibol de praia de alto rendimento. Os principais

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω

Entrega do empenho e abertura do prazo para que o beneficiário da ata entregue o bem/serviço – é feito contato com o beneficiário da ata (o fornecedor que

A técnica e os materiais utilizados para a biopsia renal neste estudo ofereceram resultados satisfatórios quanto à qualidade das amostras obti- das, revelando a