• Nenhum resultado encontrado

LIVRO DO MÊS OUTUBRO 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "LIVRO DO MÊS OUTUBRO 2011"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Serviços de Informação e Documentação Avenida das Forças Armadas

1649-026 Lisboa Tel: 217903024 Fax: 217903025 URL: http://biblioteca.iscte.pt

E-mail: biblioteca@iscte.pt

LIVRO DO MÊS - JULHO 2008

NOTAS BIOGRÁFICA E BIBLIOGRÁFICA DA AUTORA

LIVRO DO MÊS – OUTUBRO 2011

(2)

NOTA INTRODUTÓRIA DA OBRA*

Este trabalho parte de alguns dos artigos de divulgação científica que tenho publicado nos últimos anos. Os textos escolhidos foram revistos e actualizados, sem se perder o rigor, o cuidado e a referência científica que guiou ao seu desenvolvimento.

Os capítulos agrupam-se em três partes. Na primeira, Alguém Vive Sozinho?, abordo temas muito associados com a comunicação, quer no modo como cada um de nós comunica consigo mesmo, quer nos relacionamentos que mantemos com os outros e na forma de agirmos, tanto no seio dos grupos a que pertencemos como na própria sociedade. Na segunda parte, Viver a Vida sem Ignorar a Morte, saliento a importância de procurarmos viver o dia-a-dia com a consciência de que tanto os acontecimentos e momentos que caracterizamos como bons ou agradáveis, como os que consideramos como difíceis ou dolorosos, fazem parte do nosso percurso humano, e que todos podem ser encarados de forma positiva e construtiva. Daí a relevância da educação, para a morte e para a vida. Na terceira parte, Entre o Ser e o Parecer, partimos da dualidade entre a nossa identidade, o que somos, e o que tantas vezes aparentamos ser, por opção, incapacidade, dificuldade em assumirmos a nossa identidade ou em expressar-nos de outra forma. O corpo e a forma de o encararmos, é um elemento fulcral, no modo como pensamos, nos sentimos e agimos.

Acordar para cada novo dia como se fosse o único. Viver cada segundo como se fosse o último. Entregar-nos a cada momento, cada relação, cada problema, cada tarefa e cada acontecimento, como se fosse o mais importante. Apoiar um ideal e colaborar para que ele aconteça.

Tentar pensar, sentir e fazer, sempre, o Melhor, em todas as circunstâncias. Eis aí alguns dos grandes desafios que se nos deparam.

* (Parte das) Notas preliminares do livro.

Índice disponível em http://biblioteca.iscte.pt/pdfs/indiceslivros/01000075293.pdf

NOTA BIOGRÁFICA DO AUTOR*

Abílio Oliveira é um cidadão do mundo, nascido em Lisboa, no Verão de 1965. Uns quantos anos depois… licenciou-se em Engenharia Informática, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da U.N.L.. Efectuou um Mestrado em Psicologia Social, estudou Bioética e doutorou-se em Psicologia Social pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). É Professor Auxiliar no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação, no ISCTE-IUL, onde lecciona disciplinas nas áreas da programação, metodologias de investigação, sistemas de informação, e informática aplicada à gestão, às ciências sociais e às ciências, e tecnologias de informação.

Tem colaborado e estado ligado a várias associações e grupos de investigação, como o Núcleo de Estudos do Suicídio, a Sociedade Portuguesa de Suicidologia, a associação A Nossa Âncora, a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Enfermagem. Actualmente é investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES- IUL). Interessa-se muito pelas ciências sociais, da educação e da saúde - com projectos que versam temáticas como a morte, a vida, o suicídio, os sentimentos, o corpo, a aprendizagem ou as redes sociais -, e visam contribuir, nalgum sentido, para a participação cívica e a mudança social, para a educação para a morte e a vida (em particular na infância e na adolescência), para a importância dos cuidados paliativos, para a prevenção do suicídio e para a divulgação de tecnologias de informação.

Tem uma profunda reverência pela Vida, é vegetariano, adora a Natureza e a verdadeira Arte, aprecia um livro que faça pensar e boa música, pratica desporto, escreve de vez em quando e, consciente da sua ignorância, tenta sempre aprender mais um pouquinho em cada dia.

* Fotografia de Raul Rato.

(3)

O OUTRO LADO…

Lugar de sonho?

Via Láctea.

Presente ideal?

Olhar profundo, sincero, afectuoso e atento.

Música preferida?

9ª Sinfonia de Beethoven, Time dos Pink Floyd e Soon dos Yes.

Autor preferido?

Annie Besant, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva.

Livro de referência?

A Sabedoria Antiga, Alexandria e o Conhecimento Sagrado e Cosmos.

Quadro?

O Viandante sobre um Mar de Névoa (Caspar David Friedrich).

.

Pintor?

Mário Ferraz, C. D. Friedrich, H. Bosch, W. Turner e L. Da Vinci.

Luz vegetal O canal de Chichester

Mário Ferraz William Turner

Filme?

Excalibur.

Carro de sonho?

Movido por electromagnetismo.

Desporto?

Atletismo e futebol.

(4)

Clube?

Sporting Clube de Portugal.

Frase/pensamento?

Temos de nos tornar na mudança que queremos ver (M. Gandhi) Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce (F. Pessoa).

NOTA BIBLIOGRÁFICA DO AUTOR

LIVROS

Autoria:

OLIVEIRA, A. - O desafio da vida. Lisboa: Coisas de Ler, 2011.

OLIVEIRA, A. - Passagem - entre as margens da vida. Lisboa: Âncora Editora, 2009.

OLIVEIRA, A. - O desafio da morte. Lisboa: Âncora Editora, 2008 (2ª edição, revista, actualizada e ampliada, com novos capítulos).

OLIVEIRA, A. - Ilusões na idade das emoções - representações sociais da morte, do suicídio e da música na adolescência. Lisboa: F.C.T. / Fundação Calouste Gulbenkian, 2008 (inclui um CD-ROM, de Anexos).

OLIVEIRA, A. - Dar e amar - quando a morte invoca a vida. Lisboa: A Nossa Âncora, 2003.

OLIVEIRA, A. - SobreViver. Lisboa: Âncora Editora, 2001.

OLIVEIRA, A. - Olhar interior. Lisboa: Universitária Editora, 1999.

Capítulos:

SÁ, C.; OLIVEIRA, A. - Health and illness representations in patients with rheumatoid disease. In VACARELLA, M.; eds. - Chronic illness: the borderlands between health and illness. Oxford: The Inter-Disciplinary Press, 2011 [aguarda publicação em 2011-2012].

SÁ, C.; OLIVEIRA, A. - What do you think about your body and your pain?

In HINERMAN, N.; eds. - Making sense of: pain. Oxford: The Inter- Disciplinary Press, 2011 [aguarda publicação em 2011].

OLIVEIRA, A.; RODRIGUES, R. - Does death and suicide sound like the music you hear? In MCKINNON, C.; SCOTT, N.; SOLLEE, K., eds. - Can I play with madness? Metal, dissonance, madness and alienation. Oxford:

The Inter-Disciplinary Press, 2011. p. 155-166.

RODRIGUES, R.; OLIVEIRA, A. - What does the music I hear has to do with my death and life views - social representations of life, death and suicide. In MCKAY, K.; SCHLIMME, J., eds. - Making sense of suicide.

Oxford: The Inter-Disciplinary Press, 2011. p. 59-68.

RODRIGUES, R.; OLIVEIRA, A. - Life and death: the role of music and the others. In MCKINNON, C.; SCOTT, N.; SOLLEE, K., eds. - Can I play with madness? metal, dissonance, madness and alienation. Oxford: The Inter- Disciplinary Press, 2011. p. 15-24.

(5)

OLIVEIRA, A. - Desafiar a própria morte para sentir a vida. O contexto (psico)social do suicídio adolescente. In PEIXOTO, B.; SARAIVA, C. B;

SAMPAIO, D., eds. - Comportamentos suicidários em Portugal.

Coimbra: Sociedade Portuguesa de Suicidologia, 2006. p. 207-230.

ALTURAS, B.; OLIVEIRA, A. - The rise of mp3: exploratory study and research agenda. In KARMAKAR, N.; ISAÍAS, P., eds. - Proceedings of the IADIS Int. Conf. E-Commerce 2005. Porto: IADIS Press, 2005. p.

405-409.

OLIVEIRA, A.; AMÂNCIO, L. - A análise factorial de correspondências no estudo das representações sociais. As representações sociais da morte e do suicídio na adolescência. In MOREIRA, A.; CAMARGO, B.;

JESUÍNO, J.; NÓBREGA, S., eds. - Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. Paraíba: Ed. Universitária UFPB, 2005. p.

323-362.

OLIVEIRA, A.; SAMPAIO, D.; AMÂNCIO, L. - Perscrutando o fim...

Representações sociais da morte e do suicídio na adolescência. In VALA, J.; GARRIDO, M.; ALCOBIA, P., eds.- Percursos da investigação em psicologia social e org.- Vol. I (2002). Lisboa: Ed. Colibri, 2004. p.

53-74.

OLIVEIRA, A. - O desafio da morte e da vida. In I CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ONCOLÓGICA, org. - Diferentes profissionais... Diferentes saberes... Um objectivo comum. O doente oncológico. Coimbra: Ed. Claret, 2004. p. 144-152.

OLIVEIRA, A. - Morte: um (grande) desafio ao nada. In CAEIRO, M. org.

- Nada vezes nove. Lisboa: Edição extra]muros[, 2001. p. 93-108.

PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

Artigos (científicos e de divulgação/promoção científica):

RODRIGUES, R.; OLIVEIRA, A.; SAMPAIO, D. - O som e os outros na morte e na vida – RS da morte e da vida na adolescência. Psychologica.

Nº 52 (2011), p. 99-122.

BORRALHO, C.; OLIVEIRA, A. - Formas e sabores: representações do corpo e da comida na adolescência. Psychologica. Nº 53 [aguarda publicação em 2011].

OLIVEIRA, A.; GRAÇA, J. - Privação relativa - porque não vivemos mais satisfeitos. Biosofia. Nº 38 (2011), p. 4-8.

BORRALHO, S.; OLIVEIRA, A. - Sentimentos das crianças face aos professores. Revista de Educação. Vol. XVII, nº 2 (2010), p. 119-143.

OLIVEIRA, A. - Lidar com as emoções. Biosofia. Nº 35 (2010), p. 4-8.

OLIVEIRA, A.; RODRIGUES, R. - Virtualmente ligados… na era das

«redes sociais». Biosofia. Nº 36 (2010), p. 4-8.

OLIVEIRA, A.; BORRALHO, C. - Da euforia à melancolia: música e suicídio na adolescência. Psychologica. Nº 44 (2007), p. 177-206.

OLIVEIRA, A.; AMARAL, V. - A análise factorial de correspondências na investigação em psicologia: uma aplicação ao estudo das representações sociais do suicídio adolescente. Análise Psicológica. Série XXV, nº 2 (2007), p. 43-65.

OLIVEIRA, A. - Perscrutando a harmonia perdida – a música na adolescência. Biosofia. Nº 28 (2006), p. 41-45.

(6)

OLIVEIRA, A. - Olhar inquieto - o jovem perante a morte. Revista da Ordem dos Enfermeiros. Nº 20 (Janeiro 2006), p.16-30.

OLIVEIRA, A.; PIRES, M. - Aceitar a morte, viver o luto, abraçar a vida.

Biosofia. Nº 26 (2005), p. 4-7.

OLIVEIRA, A.; AMÂNCIO, L.; SAMPAIO, D. - Da desesperança ao desafio da morte... e à conquista da vida: olhar sobre o adolescente suicida. Psychologica. Nº 35 (2004), p.69-83.

OLIVEIRA, A; OLIVEIRA, G. - Como abordar com as crianças, a violência e a guerra. Biosofia. Nº 23 (2004), p.4-7.

OLIVEIRA, A. - A importância de decidir. Biosofia. Nº 21 (2004), p. 4-7.

OLIVEIRA, A. - Solidão: para que te quero? Adolescentes!. Ano 7, nº 26 (2003), p.46-49.

OLIVEIRA, A. - Corpo. Auge da ilusão ou véu da realidade. Biosofia. Nº 15 (2002), p.9-12.

OLIVEIRA, A.; ARAÚJO, G. - Quando a morte chega demasiado cedo.

Biosofia. Nº 14 (2002), p.14-18.

OLIVEIRA, A. - Depressão. Biosofia. Nº 13 (2002), p.9-12.

OLIVEIRA, A. - As preocupações dos jovens face ao suicídio. RS do suicídio na adolescência. Psiquiatria Clínica. Vol. 22, nº 1 (2001), p. 41- 48.

OLIVEIRA, A.; AMÂNCIO, L.; SAMPAIO, D. - Arriscar morrer para sobreviver. Análise Psicológica. Série XIX, nº 4 (2001), p. 509-522.

OLIVEIRA, A. - Anorexia nervosa. Estranha forma de esmorecer. Biosofia.

Nº 10 (2001), p. 5-7.

OLIVEIRA, A. - Luz na escuridão. Prevenção do suicídio na adolescência.

Biosofia. Nº 8 (2001), p. 52-55.

SAMPAIO, D.; OLIVEIRA, A.; VINAGRE, G.; SANTOS, N.; GOUVEIA- PEREIRA, M.; ORDAZ, O. - Representações sociais do suicídio em estudantes do ensino secundário. As explicações dos jovens. Análise Psicológica. Série XVIII, nº 2 (2000), p.139-155.

OLIVEIRA, A. - Eutanásia. cumplicidade ou compaixão? Biosofia. Nº 6 (2000), p. 11-14.

OLIVEIRA, A.; ARAÚJO, G. - A magia de Bosch - pertenças sociais e formas de percepção e representação da arte. Análise Psicológica. Série XVII, nº 2 (1999), p. 339-357.

OLIVEIRA, A.; AMÂNCIO, L. - Representações sociais da morte - a influência do contexto na percepção da morte. Psicologia. Vol. XII, nº 2 (1999), p. 213-235.

NOTA: Esta iniciativa só se tornou possível com a total colaboração do Doutor Abílio Oliveira, pela mesma os SID apresentam o seu

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

De acordo com os resultados para todos os dados experimentais, os parâmetros dos modelos de Brooker e Lewis obtiveram melhores ajustes para a cinética de secagem da

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

Tabela de Preços Supremo | São Paulo - Capital Data das tabelas: Setembro/2020 até Agosto/2021 Atualização do material: Setembro/2020.. 515 F

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No